• Nenhum resultado encontrado

LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: o lúdico na conscientização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: o lúdico na conscientização"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: o lúdico na

conscientização

Marlon Patrik Costa Moreira Marina Neiva Alvim

RESUMO

A leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa e não contagiosa que é transmitida por vetores do gênero Lutzomyia. Quando a fêmea se alimenta de algum animal que esteja infectado com protozoários, este inseto pode se contaminar trazendo contigo formas amastigotas de Leishmaniasp, dessa forma quando fizer um novo repasto irá contaminar o hospedeiro. É importante que a população que mora em locais onde há casos de leishmaniose se previna de novos contágios, a partir de ações realizadas pelo governo que possam instruir a população a se proteger adequadamente. Buscando contribuir com a construção de materiais para a conscientização, o presente trabalho teve como objetivo produzir jogos didáticos sobre a temática. Foram escolhidos 3 tipos de jogos (dominó, jogo da memória e caça-palavras). Para colocar em prática as informações dadas sobre a LTA, para a confecção dos jogos foram utilizadas cartolinas, caneta, tesoura e régua. Os jogos produzidos, não são de natureza informativa, mas podem ser usados como coadjuvantes no processo de conscientização, uma vez que permitem a fixação do tema de forma lúdica. A simplicidade das regras assim como a familiaridade da população com os tipos de jogos permitem que os mesmos sejam tanto utilizados em sala de aula como em campanhas de prevenção.

Palavras-chaves: Leishmânia, jogos, lutzomyia, flebotomíneos.

1 INTRODUÇAO

A leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa e não contagiosa, causada por um protozoário do gênero Leishmaniaspque acomete o ser humano, segundo registros, desde o século I (BASANO; CAMARGO, 2004). É considerada uma zoonose primária de mamíferos silvestre (roedores, marsupiais e primatas), sendo o homem um hospedeiro acidental, adquirindo a infecção ao ser picado pelos flebotomíneos contaminados, os mesmos são insetos pequenos de cor amarelada e pertence à ordem díptera.

(2)

A Leishmaniose vem se expandindo devido às graves modificações nos ecossistemas, como o desflorestamento para assentamentos populacionais, abertura de estradas, projetos de irrigação e urbanização desmedida, além de outros fatores (BASANO; CAMARGO, 2004). Atualmente, é considerada uma das endemias de interesse prioritário em quatro continentes (América, Europa, Ásia e África), sendo que 90% dos casosde leishmaniose cutânea ocorrem no Brasil, Irã, Peru, Arábia Saudita e Síria (BASANO; CAMARGO, 2004).

Minas Gerais é considerado o oitavo estado brasileiro em número de casos notificados, e o primeiro da região sudeste em volume de casos/ano. Dos 853 municípios do estado, 401 já registraram a ocorrência de transmissão de LTA. (BRASIL, 2009).

O controle da LTA deve ser abordado, de maneira abrangente, sob cinco aspectos: vigilância epidemiológica, medidas de atuação na cadeia de transmissão, medidas educativas, medidas administrativas e medicamentos (BASANO; CAMARGO, 2004).

A LTA não é muito divulgada nos meios de comunicação, com isso é notado que o grau de conhecimento sobre a LTA entre as pessoas é restrito. As medidas educativas utilizadas para a informação da população consistem em treinamento técnico dos profissionais da saúde, que é fundamental para que os agentes possam informar a população no que se refere ao conhecimento da doença e sobre as medidas profiláticas. (SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE, 2009). Contudo, algumas das medidas não têm apresentado o resultado desejado, como demonstrado por Luz et al. (2008), onde folhetos com informações sobre leishmaniose visceral como meio informativo para funcionários da área de saúde e para leigos apresentou informações confusas e de difícil entendimento sobre os sintomas. Os mesmos autores, trabalhando em uma área endêmica, demonstraram que a maioria dos moradores locais, não fazia nenhum tipo de prevenção contra a doença, um exemplo é o hábito de levar animais domésticos ao veterinário.

A prática de prevenções de doenças como a Leishmaniose ainda necessita de incentivos e melhor divulgação do governo e da própria sociedade. Buscando contribuir com a construção de materiais para a conscientização, o presente trabalho teve como objetivo produzir jogos didáticos sobre a temática.

(3)

2 Leishmaniose, Leishmaniasp

A Leishmaniae um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocitico mononuclear, com duasformas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do insetovetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados (BRASIL,2007).

Os Flebotomíneos são da Ordem Díptera; Família Psychodidae; Sub-FamíliaPhlebotominae constituindo um grupo de insetos hematófagos, geralmente não ultrapassando 0,5 cm de comprimento, pernas alongadas e delgadas e o corpo densamente piloso. O voo saltitante e a manutenção das asas eretas, mesmo em repouso, são características desses insetos.

Os flebotomos apresentam cor parda e apenas as fêmeasestão adaptadas com aparelho bucal picador que penetram na pele de vertebrados e sugam seu sangue. É conhecido nas regiões brasileiras como: mosquito palha (BASANO; CAMARGO, 2004). As fêmeas necessitam de sangue para maturação de seus ovos, algumas espécies se alimentam de sangue uma vez, enquanto outras espécies de flebotomíneos chegam a tomar refeições sanguíneas várias vezes durante o dia sendo os vetores mais importantes na transmissão da LTA (BASANO; CAMARGO, 2004).

A transmissão da Leishmaniassp é através de dípteros hematófagos do gênero

Lutzomyia que são os reservatórios dos parasitos, os flebotomíneos se contaminam

quando se alimentam de animais silvestres que contém as Leishmanias em formas amastigotas que no contato com o intestino dos vetores se desenvolvem para promastigota que é a forma infectante, quando houver o repasto causará a infecção do indivíduo. (CAMARGO; BARCINSKI, 2004.)

As medidas preventivas contra a ação desses dípteros é reduzir o contato homem-vetor através de aplicações de inseticidas nas residências, a proteção individual com mosquiteiros e o controle dos reservatórios também são medidas importantes no combate ao vetor. As medidas educativas devem estar inseridas nos serviços que desenvolve ações de controle da LTA, capacitando equipes para um conhecimento técnico em relação à doença e aos doentes (BRASIL, 2000).

(4)

O tratamento da doença é a base de medicação, tendo como primeira escolha um antimonial pentavalente que é indicando para tratar todas as formas de leishmaniose tegumentar, mas são remédios fortes que podem apresentar efeitos colaterais como mialgia, inapetência, náuseas, vômitos, cefaleia, nervosismo, insuficiência renal aguda (BRASIL, 2000).

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) constitui um crescente problema de saúde pública, não somente no Brasil, onde é considerada uma das endemias de interesse prioritário, mas também em outros continentes. Sua importância levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a incluí-la entre as seis doenças consideradas prioritárias no programa de controle.

A LTA tem sua distribuição em todo Brasil apresentando três formas de transmissão que são classificadas da seguinte forma, segundo Basano e Camargo (2004):

1) leishmaniose tegumentar puramente silvestre, são surtos em regiões onde aconteceram derrubadas de matas para a construção de estradas, também é associada à exploração descontrolada das florestas para extração de madeira;

2) leishmaniose tegumentar silvestre modificada são ocorrências de surtos em determinadas épocas do ano, em regiões que apresente focos residuais de mata primária e está associada com a peridomicilio e áreas de mata onde o homem utiliza para agricultura;

(3) leishmaniose tegumentar periurbana, ocorre de forma endemo-epidemica, endo ou peridomiciliar em áreas de colonização antiga onde suspeita que animais domesticados estejam sendo reservatórios (BASANO; CAMARGO, 2004, p.332).

Dados do Ministério da Saúde (2002) informam as espécies de leishmanias responsáveis pela LTA de interesse médico sanitário do Brasil, são elas:

Leishmaniaamazonensis: apresenta distribuição nas florestas primárias e

secundárias da Amazônia (Amazonas, Pará e Maranhão) está presente no Nordeste (Bahia), Sudeste (Minas Gerais) e centro-oeste (Goiás), tendo como hospedeiros naturais marsupiais (Didelphissp) e roedores principalmente rato soia (Proechimys

sp.). Os vetores são espécies do complexo Lutzomyiaflaviscutellata, e são de hábito

(5)

Leishmaniabraziliensis: Tem ampla distribuição da Amazônia ao sul do país, sendo

que o estado do Ceará contribui com a maioria dos casos, seguido da Bahia, Mato grosso, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os hospedeiros naturais são desconhecidos e o único vetor conhecido é o flebótomoPsichodopiguswellcomei (serra dos Carajás) altamente antropofílico, picando o homem mesmo durante o dia e com grande atividade na estação úmida, em floresta de terra firme (COSTA, 2005). Os fatores climáticos como temperatura, pluviosidade e umidade relativa, poderão influenciar diretamente na ocorrência do díptero em algumas áreas, sendo visto que chuvas em níveis moderados beneficiam os flebotomíneos (COSTA, 2005).

O aspecto cutâneo da LTA são lesões de pele que podem se caracterizar de forma localizada (única ou múltipla) de forma disseminada que são lesões mais numerosas que podem se localizar em qualquer parte do corpo (CAMARGO; BARCINSKI, 2004).

Já foram relatados casos variados de ulcerações cutâneas causadas pela LTA no continente americano, tendo recebido designações regionais como, por exemplo: úlcera de bauru. As lesões cutâneas são causadas por vários tipos de espécie de

Leishmania que apresentam diversidade de transmissores de origem flebotominea.

A úlcera de bauru é um caso grave de LTA que é causada pelo protozoário

Leishmaniabraziliensis que apresenta uma lesão inicial sendo sólida na pele e

surgindo em alguma região dos membros, a lesão pode se expandir fazendo com que a epiderme se espesse e necrose. A úlcera não cura, podendo causar metástase na mucosa nasal e oral, com eventual destruição da arquitetura do palato e do nariz, caso ela não seja tratada ou tratada, mas não curada, poderá haver uma enorme mutilação na região da face (CAMARGO; BARCINSKI, 2004).

3 Uso de jogos didáticos

A metodologia lúdica no contexto escolar vem a ajudar a despertar um interesse maior nos alunos, pois os objetos de estudo ministrados nas escolas, muitas vezes, são desinteressantes, não se integrando à realidade social e regional, dificultando o processo de ensino-aprendizagem (FREIRE, 2002; MORIN, 2005). Segundo Schultz (2005), a prática lúdica é uma forma de desenvolvimento para os

(6)

alunos em sala de aula, podendo trabalhar as dificuldades dos alunos de uma forma que possa atrair a atenção deles.

Mas sua utilização não se restringe a este espaço, pois é possível a inserção de jogos em parques e praças. Uma ideia proposta para o desenvolvimento dos parques e praças foià construção de peças geométricas coloridas conhecidas como Blocos Lógicos de Dienes, sendo uma boa estratégia para abrir a atenção das crianças(SOBREIRA, 2009).

Segundo Vygotsky (2003) os jogos irão desenvolver estratégias para o ensino aprendizado como levantamento de hipóteses, argumentação, resolução de problemas, memorização, comparação.Ainda, de acordo com Santos (1997) os jogos lúdicos são interessantes para qualquer faixa etária e não podem ser vistos como diversão porque fazem parte de um processo facilitador na construção do conhecimento.

Na Educação em Saúde, são várias as possibilidades de utilização de jogos para informar a respeito de doenças. Coscratoet al(2010) utilizaram de software educativo e um jogo de computador para ajudar crianças com asmas, a eficácia do software educativo não foi superior aos materiais tradicionais que eram aplicados, mas o CD-ROM se fez eficaz em programas educativos gerais sobre a asma, podendo ser incorporado ao currículo de saúde. Também foi relatado por este autor, o uso de jogos de tabuleiro e cartas obtendo melhoras no nível de conhecimento do público.

Mas também, formas mais tradicionais de se trabalhar com o lúdico estão relatadas na literatura. Ely et al(2008)utilizaram de cantigas, recursos visuais e brincadeiras educativas que dinamizaram o processo de ensino aprendizagem, reuniram os alunos e realizaram explicações em cartazes e utilizaram uma dinâmica sobre lavagem das mãos e também lavagem dos alimentos, o interesse das crianças em participar da atividade foi, como relatado pelos autores, surpreendente.

Trabalhando também com profilaxia, Violet al.(2010) propõem jogos educativos para a prevenção de doenças parasitológicas, devido ao baixo custo este se torna acessível e muito apreciado pelo público infantil, ajudando a criança a formular hipóteses de possíveis situações do dia-a-dia e assim promovendo aprendizagem das medidas profiláticas. O jogo escolhido foi o tabuleiro e antes da utilização do

(7)

jogo as crianças são direcionadas para a sala para que seja explicado o conteúdo e também foi apresentado um teatro facilitando o entendimento na hora de jogar.

4 Metodologia

Para confecção dos jogos didáticos relacionados à prevenção e conscientização da população em relação à leishmaniose, foram escolhidos como modelos, três tipos de jogos (dominó, jogo da memória e caça-palavras). Para a confecção dos mesmos foram utilizados os seguintes materiais: Cartolina, Caneta, Tesoura, Régua.

Os temas que foram usados para a produção dos jogos são informações sobre a LTA, retiradas do livro Parasitologia Humana de David Pereira Neves, 11ª edição (2005).

A diagramação dos modelos de dominó e jogo da memória foi feita no programa PowerPoint, já a do caça-palavras foi realizada no programa Excel. Ambos programas pertencem ao pacote Office da Microsoft. Os diagramas foram impressos em papel brilhante o qual foi colado em cartolina.

Para a confecção do modelo de dominó foi necessário cartolina e tesoura, se faz necessário à medição de 10 cm de largura por 10 cm de altura para cada peça seguindo a linha do jogo original com 28 peças contendo palavras referentes à doença.

Para o jogo da memória foram produzidas 20 peças, recortando a cartolina em tamanhos iguais, a medição para o modelo é 5 cm de largura por 5 cm de altura cada palavra se repetindo em duas peças diferentes.

O caça palavras foi impresso em papel A4 e pode ser posteriormente xerocado. O caça-palavras apresenta letras arranjadas e aleatórias colocadas em um quadrado.

(8)

5 Resultados

5.1

Dominó

Figura 1 – Modelo do jogo dominó

Na figura 1 está demonstrado o modelo do jogo de dominó. O modelo de dominó pode ser jogado até 4 pessoas sendo distribuídas 7 peças para cada, o restante das peças ficará para pegar caso algum jogador não tenha a peça da partida.

As Peças de dominó são compostas por duas pontas, cada uma com uma imagem e uma descrição da doença (exemplos de peças: Vetor-Lesão, Reservatório-Protozoário). Uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo

(9)

menos uma descrição em comum (exemplo: Vetor-Lesão encaixa com Lutzomyiasp – Úlcera).

As peças são "embaralhadas" na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça em branco. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma. A partida pode terminar em duas circunstâncias, quando um jogador consegue bater o jogo ou quando o jogo fica trancado.

5.2 Jogo da memória

Figura 2 – Modelo das cartas do jogo da memória

Na figura 2 pode ser observado o modelo do jogo da memória. O jogo da memória pode ser jogado por 2 pessoas e para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as imagens e

(10)

suas descrições sejam semelhantes, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente.

5.3 Caça Palavras

O objetivo é encontrar as palavras e circundá-las, as palavras podem estar verticalmente ou horizontalmente, será oferecido um texto sobre o tema para facilitar encontrar as palavras e também é uma maneira de está revisando a matéria. No caça palavras, o jogador deve circular as palavras que se encontram “escondidas” entre várias letras embaralhadas. O modelo está demonstrado na figura 3.

Figura 3- Modelo de caça-palavras

Procure, no quadro abaixo, as palavras do texto destacadas em negrito e, em seguida, circule-as.

A leishmaniose, uma zoonose não contagiosa, comum ao homem, apresenta duas manifestações: a cutânea, causando lesões na pele e nas mucosas. Esta doença se dá pela contaminação do protozoário do gênero Leishmania, que é transmitido por insetos vetores conhecido como flebotomíneos. No caso da leishmaniose, o vetor é do gênero Lutzomyia. Existem várias espécies diferentes de leishmaniose, porém não há vacina contra tal zoonose. Assim, as medidas mais utilizadas para combatê-las são através do controle do vetor, manejo ambiental e prevenção.

(11)

6 - Discussão

A Vigilância em Saúde é responsável pelo controle de diversas doenças que acometem o homem e existem setores que produzem materiais ilustrativos, como meio de profilaxia para controlar a ação de diversas doenças (BRASIL, 2010).

Os jogos construídos no presente trabalho servirão para que as pessoas conheçam mais sobre a leishmaniose, e melhor entendam as causas e os sintomas de uma maneira lúdica que atrai o a pessoa para o tema não ficando preso somente no conteúdo. Pela doença não ser tão vinculada nos jornais de televisão, é importante trabalhar com o tema para reforçar os meios profiláticos para se evitar o contato com o vetor.

No espaço escolar,pode-se utilizar do jogo após a aula teórica para identificar o grau de entendimento da matéria, isto pode ser feito em uma só aula, ou então em mais de uma aula. Também se pode jogar às vésperas de uma avaliação, permitindo que o jogo seja uma revisão para a prova.

No espaço não escolar a utilização de jogos lúdicos em áreas recreativas e públicas como praças e parques tem o intuito de propiciar o desenvolvimento de formas solidárias de participação em jogos, brinquedos e brincadeiras, sabendo da importância da ludicidade para todos aqueles que ali participam, interagem, se relacionam e expressam suas vivências. Também é possível implementar nos postos de saúde (MARTINI, ????)

Os jogos podem fazer parte de uma brinquedoteca de saúde, vinculada a uma unidade pública de saúde. A iniciativa de levar uma brinquedoteca a um posto de saúde tem como objetivo garantir aos adolescentes a qualificação do atendimento de saúde nas unidades socioeducativas. Os jogos lúdicos podem estimular a concentração e memória nos jovens propiciando um momento de integração e desconcentração. A brinquedoteca propicia as crianças momentos de lazer e desconcentração dentro de um ambiente nos quais muitas crianças não gostam de estar (RODRIGUEZ; MOURA, 2009).

A produção dos jogos não tem caráter informativo, mas pode ser utilizado em processo de conscientização, pois apresenta de forma lúdica a fixação do tema. Por

(12)

serem jogos conhecidos da população e de fácil entendimento por apresentar regras simples, podem ser utilizado em sala de aula e também em campanhas de prevenção.

O jogo pode ser usado em campanhas realizadas em escolas das regiões que apresentam maior incidência de casos, com o intuito de orientar os alunos para as medidas profiláticas da LTA. Rebelo (2001) aponta que os jogos podem direcionar as crianças em seu comportamento e apresentar uma interpretação da atividade, com isso a utilização de atividades poderia facilitar o entendimento sobre o assunto proposto.

Considerações finais

O recurso de jogos didáticos em sala de aula se torna importante para desenvolver a criatividade, a sociabilidade além de reforçar o assunto que foi ministrado pelo professor. Os jogos produzidos, não são de natureza informativa, mas podem ser usados como coadjuvantes no processo de conscientização, uma vez que permitem a fixação do tema de forma lúdica. A simplicidade das regras assim como a familiaridade da população com os jogos permitem que os mesmos sejam tanto utilizados em sala de aula como em campanhas de prevenção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, A.M; MORAIS, S.M.T.S. O jogo educação e saúde: Uma proposta de mediação pedagógica no ensino de ciências. Ed.2010

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de controle da leishmaniose tegumentar americana. 5. Ed. Brasília, 2000.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE.Guia de Vigilância Epidemiológica. 5. Ed. Brasília, 2002.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atlas de leishmaniose tegumentar americana: diagnóstico clínico e diferencial.2. Ed. Brasília, 2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de vigilância da leishmaniose tegumentar americana.2. Ed. Brasília, 2007.

(13)

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância Epidemiológica. 7. Ed. Brasília, 2009. Caderno 11

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes nacionais da vigilância em saúde. 1. Ed. Brasília, 2010.

CAMARGO, L.M.A.; BARCINSKI, M.A. Leishmanioses, feridas bravas e kalazar.Ciência e Cultura, n. 55, v.1, 34-37pp, 2003.

CAMARGO, L.M.A.; BASANO, S.D.A. Leishmaniose Tegumentar Americana: histórico, epidemiologia e perspectivas de controle. Revista brasileira de epidemiologia, n.3, v.7, 2004.

COSTA, J.M.L. Epidemiologia das leishmanioses no Brasil. Salvador, Gazeta médica da Bahia, 2005. 3-17 p.

COSCRATO, G.; PINA, J.C.; MELLO, D.F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm23(2): p. 257-63 2010.

DIAS, E.S. SILVA J.C.F.; SILVA, J.C.; MONTEIRO, E.M.; PAULA, K.M.; GONÇALVES, C.M.; BARATA, R.A. Distribuição geográfica de Lutzomyia

(Nyssomyia) whitmani (Antunes & Coutinho, 1939) no Estado de Mato

Grosso.Revista da Sociedade de Medicina Tropical 49-52 pp,2007.

ELY, P.H.; BALESTRIN, F.F.; MAGALHÃES, K.C.; DIAS, S.Y.F.; STRADA, C.B.C.; GODOI, S.D.C. O uso do lúdico na educação em saúde: uma intervenção com crianças de uma instituição de ensino. Interbio v.5 n.2 2011.

FURTADO, T; VIEIRA J. B. F. Geografia da leishmaniose tegumentar americana no Brasil. An. Bras. Dermatol, [S. l.], v. 57, p. 135-140, 1982.

LUZ; Z.M.P.; PIMENTA; D.N; CABRAL; A.L.L.V; FIUZA; V.O.P; RABELLO; A.A urbanização das leishmanioses e a baixa resolutividade diagnóstica em municípios da Região Metropolitana de Belo horizonte. Revista brasileira de epidemiologia, n.3, v.7, 249-254 pp, 2001.

NEVES, D.P; MELO, A.L; LINARDI, P.M; VITOR, R.W.A.V. Parasitologia Humana. 7. Ed.2005

REBELLO, S.; MONTEIRO, S.; VARGAS, E. P. A visão de escolares sobre drogas no uso de um jogo educativo. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 5, n. 8, p. 75-88, 2001.

RANGEL, E.F; LAINSON, R. Flebotomíneos do Brasil. 1. Ed. Fiocruz, 2003.

RODRIGUEZ, A.M.C; MOURA, F.D.A. Ensinar e aprender através do lúdico: 10 anos da brinquedoteca do instituto de ciências humanas e sociais da UFOP. Minas Gerais, 2009.

(14)

SAMPAIO, R. N. R. et al. Leishmaniose tegumentar americana: casuística do Hospital Escola da UnB. Anais Brasileiros de Dermatologia, [S. l.], v. 55, p. 69-76, 1980.

SESSA, P.A.; FALQUETO, A.; VAREJÃO, J.B.M.; BASANO, S.A.; CAMARGO, L.M.A. Leishmaniose tegumentar americana: histórico, epidemiologia e perspectivas de controle. Revista Brasileira Epidemiologia. 7. Ed. 2004

SANTA CATARINA. SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE. Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana. 3. Ed. Santa Catarina, 2009.

VIOL, B. M; SALVADOR, F. C. Estudando as parasitoses através de estórias e jogos lúdicos. Revista Fapciência, v.6, n. 9, p. 76 – 79 2010.

Imagem

Figura 1 – Modelo do jogo dominó
Figura 2 – Modelo das cartas do jogo da memória

Referências

Documentos relacionados

The present study investigated the components of speaking ability that are assessed in the speaking scales of two proficiency tests of English as a foreign language

Nesta dissertação foi estruturado um conjunto de contribuições consideradas as mais significativas: (1) quer para a clara compreensão das dificuldades de resolução

Em Goiás foi verificado nos últimos anos um aumento das áreas de transmissão e número de casos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral Americana

Conforme Ato do Diretor de Escola Técnica designando a Comissão de Avaliação divulgado em 30/10/2018, a Comissão de Avaliação responsável pela Aula-Teste será composta pelos

Resultados: Veintidós medicamentos potencialmente peligrosos indicados para niños - amoxicilina, ampicilina, calcio, cefalexina, cefotaxima, ceftazidima, digoxina,

Vimos que os autómatos celulares são ferramentas que podem representar diversos sistemas evolutivos, e que as suas principais características são a computação

familiar bruta os candidatos aprovados pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas, nas categorias III e IV do item 2.3.2 deste Edital renda familiar bruta superior a 1,5 (um