• Nenhum resultado encontrado

Que vos ameis uns aos outros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Que vos ameis uns aos outros"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

João 13,34: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.”

João 13,35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”

(5)
(6)

Mateus 22,34-40: “Os fariseus, tendo sabido que Ele tapara a boca aos saduceus, reuni-ram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: “Mestre, qual o mandamento maior da lei?” — Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”

(7)
(8)

Mateus 5, 43-48: “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu ini-migo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fa-zem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.”

(9)

Lucas 6,32-36: “Se somente amardes os que vos amam, que mérito se vos reconhecerá, uma vez que as pessoas de má vida também amam os que as amam? Se o bem somente o fizerdes aos que vo-lo fazem, que mérito se vos reconhecerá, dado que o mesmo faz a gente de má vida? Se só emprestardes àqueles de quem possais esperar o mesmo favor, que mérito se vos reconhecerá, quan do as pessoas de má vida se entreajudam dessa maneira, para auferir a mesma vantagem? Pelo que vos toca, amai os vossos inimigos, fazei bem a

todos e auxiliai sem esperar coisa alguma. Então,

muito grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para os ingratos e até para os maus. Sede, pois, cheios de misericór-dia, como cheio de misericórdia é o vosso Deus.”

(10)
(11)

Mateus 5,38-42: “Aprendestes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhe entre-gueis o manto; e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar empres-tado.”

(12)
(13)

Lucas 18,18-23: “Uma pessoa importante perguntou a Jesus: "Bom Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não cometa adul-tério; não mate; não roube; não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe." O ho-mem disse: "Desde jovem tenho observado todas essas coisas." Ouvindo isso, Jesus disse: "Falta ainda uma coisa para você fazer: venda tudo o que você possui, distribua o dinheiro aos pobres, e terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me." Quando ouviu isso, o ho-mem ficou triste, porque era muito rico.”

(14)
(15)

Mateus 7,12: “Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas.”

Lucas 6,31: “Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem.”

(16)

Mateus 18,23-35: “O Reino dos Céus é comparável a um rei que quis tomar contas aos seus servidores. Tendo começado a fazê-lo, apresentaram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Mas como não tinha meios de os pagar, mandou seu senhor que o vendes-sem a ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que lhe pertencesse, para pagamento da dí-vida. O servidor, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: 'Senhor, tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo.' – Então, o senhor, tocado de compaixão, deixou-o ir e lhe perdoou a dívida.

(17)

Esse servidor, porém, ao sair, encontrando um de seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, o segurou pela goela e, quase a estrangulá-lo, dizia: 'Paga o que me de-ves.' – O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: 'Tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo': – Mas o outro não quis escutá-lo; foi-se e o mandou prender, para tê-lo preso até pagar o que lhe devia. Os outros servidores, seus compa-nheiros, vendo o que se passava, foram, ex-tremamente aflitos, e informaram o senhor de tudo o que acontecera.

(18)

Então o senhor, tendo mandado vir à sua pre sença aquele servidor, lhe disse: 'Mau servo, eu te havia perdoado tudo o que me devias, porque mo pediste. Não estavas desde então no dever de também ter piedade do teu com panheiro, como eu tivera de ti?' – E o se-nhor, tomado de cólera, o entregou aos ver-dugos, para que o tivessem, até que ele pa-gasse tudo o que devia. É assim que meu Pai, que está no céu, vos tratará, se não per-doardes, do fundo do coração, as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós.”

(19)
(20)

Mateus 5,22: “Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: 'imbecil', se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de 'idiota', merece o fogo do inferno.”

(21)

Ajudar a teu próximo sem 2as. intenções

(22)

Mateus 6,1-4: “Tende cuidado em não pra-ticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebe-reis recompensa de vosso Pai que está nos céus. Assim, quando derdes esmola, não façais tocar a trombeta diante de vós, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Di-go-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; a fim de que a esmola fique em segredo, e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará.”

(23)
(24)

Lucas 14,12-15: “Dizia mais ainda ao que o tinha convidado: Quando deres algum jantar ou alguma ceia, não chames nem teus ami-gos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos que forem ricos, para que não aconteça que também eles te convidem à sua vez, e te paguem com isso; mas quan-do deres algum banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, porque esses não tem com que te retribuir, mas ser-te-á isso retribuído na ressurreição dos justos. Tendo ouvido es-tas coisas, um dos que estavam à mesa dis-se para Jesus: Bem-aventurado o que comer

(25)
(26)

Mateus 18,21-22: “Então Pedro, aproxi-mando-se dele, lhe perguntou: 'Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?' Res-pondeu-lhe Jesus: 'Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete'.”

(27)
(28)

Mateus 5, 23-26: “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adver sário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na pri-são. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.”

(29)
(30)

Mateus 7,1-2: “Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que jul-gardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão tam-bém a vós.”

(31)

Não ter respeito humano no

(32)

João 4,4-9:Jesus tinha que atravessar a Jesus tinha que atravessar a Samaria. Chegou, então, a uma cidade da

Samaria. Chegou, então, a uma cidade da

Samaria chamada Sicar, perto do campo que

Samaria chamada Sicar, perto do campo que

Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a

Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a

fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus

fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus

sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia.

sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia.

Então chegou uma mulher da Samaria para

Então chegou uma mulher da Samaria para

tirar água. Jesus lhe pediu: "Dê-me de

tirar água. Jesus lhe pediu: "Dê-me de

be-ber."(Os discípulos tinham ido à cidade para

ber."(Os discípulos tinham ido à cidade para

comprar mantimentos). A samaritana

comprar mantimentos). A samaritana

per-guntou: "Como é que tu, sendo judeu, pedes

guntou: "Como é que tu, sendo judeu, pedes

de beber a mim, que sou samaritana?

de beber a mim, que sou samaritana?""

(De fato, os judeus não se davam bem com os samaritanos).

(33)

Lucas 7,36-39: “Certo fariseu convidou Jesus para uma refeição em casa. Jesus en-trou na casa do fariseu, e se pôs à mesa. Apareceu então certa mulher, conhecida na cidade como pecadora. Ela, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, le-vou um frasco de alabastro com perfume. A mulher se colocou por trás, chorando aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a ba-nhar-lhe os pés. Em seguida, os enxugava com os cabelos, cobria-os de beijos, e os ungia com perfume. Vendo isso, o fariseu que havia convidado Jesus ficou pensando: 'Se esse homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando ne-le, porque ela é pecadora.'"

(34)

João 13,4-9: “Então Jesus se levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, en-xugando com a toalha que tinha na cintura. Chegou a vez de Simão Pedro. Este disse: […] "Tu não vais lavar os meus pés nunca!" Jesus respondeu: "Se eu não o lavar, você não terá parte comigo." Simão Pedro disse: "Senhor, então podes lavar não só os meus pés, mas até as mãos e a cabeça."

(35)

Imagem da Capa:

Referências

Documentos relacionados

¢ Identificamos e avaliamos os riscos de distorcZo relevante nas Demonstracdes contabeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos

universo, método, modo própiro de atuar ou de fazer algo, doutrina, ensinamento, princípio, escrever, dizer, viajar por tal via. 反 fǎn Voltar, virar, voltar para trás,

A comissão eleitoral, nomeada pela Portaria CECS nº 57, de 18 de setembro de 2018, publicada no Boletim de Serviço nº 782, de 21 de setembro de 2018, torna público

O aumento de 9,5% entre 2015 e 2016 na linha de pessoal decorreu principalmente do maior volume de contratações referentes à expansão de alguns projetos na CRC/Gama que

Nesta comunicação apresentam-se a metodologia e os desenvolvimentos efetuados até ao presente, com ênfase para os sistemas de monitorização e de previsão em tempo real, a

[r]

A pesquisa realizada evidenciou a capacidade das redes de gerar as condições necessárias ao fortalecimento dos laços de relacionamento entre seus participantes, confirmando

RESUMO: Nosso trabalho tem como perspectiva teórico-metodológico a História das Ideias Linguísticas (HIL) e seu corpus consiste em analisar dois verbetes típicos