• Nenhum resultado encontrado

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DIAGNOSE DE POTENCIAIS VETORES DE RIQUÉTSIAS NO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ) - ÁREA ENDÊMICA PARA FEBRE

MACULOSA.

DIAGNOSIS OF POTENTIAL rickettsial VECTORS IN BATURITÉ MOUNTAIN (CEARA) - AREA ENDEMIC TO SPOTTED FEVER

GERLENE CASTELO BRANCO COELHO1-4; GILBERTO SALLES

GAZÊTA2; ZIRLANE CASTELO BRANCO COELHO3; ROBSON DA

COSTA CAVALCANTE1

; PEDRO COVAS COELHO4

1- Núcleo de Controle de Vetores / Coordenação de Promoção e Proteção à Saúde / Secretaria Estadual de Saúde – CE (Nuvet-SESA/CE).

2-Laboratório Ref. Nacional em Vetores das Riquetsioses - IOC/FIOCRUZ – Rio de Janeiro/RJ.

3- Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas/FFOE/Universidade Federal do Ceará 4- SOS Veterinário

RESUMO:A Febre Maculosa Brasileira (FMB), causada pela bactéria

Rickettsia rickettsii, é zoonose importante em saúde pública. O Estado

do Ceará tem dez (10) casos confirmados de FMB. A maioria no Maciço de Baturité. O trabalho teve como objetivo a investigação preventiva entre julho/2011 e abril/2013 no maciço de Baturité para determinar a diagnose de potenciais vetores de riquétsias. Os espécimes foram submetidos individualmente à extração de DNA e quantificação de DNA extraído. A diversidade de espécies e prevalência ora encontradas reforça a consideração do Maciço de Baturité como área de vulnerabilidade, assinalando para o risco de surgimento de casos humanos.

Palavras-chaves: Febre Maculosa Brasileira, Rickettsia rickettsii, Maciço de Baturité.

ABSTRACT:The Brazilian spotted fever (BSF), caused by the bacterium Rickettsia rickettsii is important zoonotic disease in public health. The State of Ceara has ten (10) confirmed cases of BSF. Most in Baturite Mountain. The study aimed to preventive research between July/2011 and April/2013 to determine the diagnosis of potential vectors of Rickettsia. The specimens were submitted individually to the DNA extraction and quantification of extracted DNA. Species diversity and prevalence found reinforces the consideration of the Baturite Mountain as vulnerability area, pointing to the risk of emergence of human cases.

(2)

Key-words: Brazilian spotted fever, Rickettsia rickettsii, Baturite Mountain

INTRODUÇÃO: A Febre Maculosa Brasileira (FMB), causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, é zoonose importante em saúde pública. Acomete várias espécies de animais domésticos, silvestres e o homem. Animais domésticos (cão, coelho, aves), do campo (bois, vacas, cavalos) e silvestres (capivara, roedores) são reservatórios da doença. É transmitida pelo carrapato Amblyomma sp infectado. (Del Fiol et al.,2010) . O Estado do Ceará tem dez (10) casos confirmados de FMB.

A maioria no Maciço de Baturité, região que concentra uma das últimas

reservas de Mata Atlântica dentro do bioma Caatinga, propiciando o

isolamento de ectoparasitos vetores e dos bioagentes por eles transmitidos. (Cavalcante, 2005). Rhipicephalus sanguineus é espécie

comprovadamente transmissora de riquétsias, podendo participar do ciclo epidêmico em diferentes partes do mundo, bem como do ciclo enzoótico em cães, já tendo sido encontrado espécimes infectados na região do Maciço de Baturité, área endêmica para Febre Maculosa. Cães são também hospedeiros de Amblyomma ovale, espécie, aparentemente, com maior importância no ciclo epidêmico de riquétsias nos focos dessa região do Estado do Ceará, bem como de

Ctenocephalides felis, pulga transmissora de Rickettsias felis,

patogênica para humanos e já detectada nessa mesma região. (Gazêta et al. 2013; Szabó et al. 2013). O trabalho teve como objetivo a investigação preventiva entre julho/2011 e abril/2013 no maciço de Baturité para determinar a diagnose de potenciais vetores de riquétsias. MATERIAL E MÉTODOS: Os espécimes foram submetidos individualmente à extração de DNA e quantificação de DNA extraído. Utilizou-se primers gênero-específicos (gltA) para detecção de Rickettsia spp (Azad et al., 1990) e primers grupo-específicos, para detecção de

(3)

RGFM (ompA) (Regnery et al., 1991). O preparo das soluções e as condições das corridas da PCR foram adequados para cada tipo de gene pesquisado (Eremeeva et al., 1994). Para a visualização do fragmento de DNA amplificado, as amostras foram submetidas à eletroforese em gel de agarose a 1,5 %, coradas por brometo de etídeo e observadas em luz de ultravioleta (Sambrook e Russell, 2001).

RESULTADOS:

ARATUBA

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Bos taurus Boi Boophilus microplus (macho)

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (macho)

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (fêmea)

Canis familiaris Cão Ctenocephalides felis (fêmea)

Asinus asinus Burro Anocentor nitens (fêmea)

Canis familiaris Cão Rhipicephalus sanguineus (fêmea)

Canis familiaris Cão Rhipicephalus sanguineus (macho)

BATURITÉ

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Canis familiaris Cão Rhipicephalus sanguineus (macho)

Canis familiaris Cão Rhipicephalus sanguineus (fêmea)

Canis familiaris Cão Amblyomma parvum (fêmea)

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (macho)

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (fêmea)

Residência Ctenocephalides felis (fêmea)

GUARAMIRANGA

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (macho)

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (fêmea)

PACOTI

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (macho)

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (fêmea)

REDENÇÃO

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Pasto Amblyomma calcaratum (fêmea)

Equus caballus Cavalo Rhipicephalus sanguineus (fêmea)

PALMÁCIA

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Canis familiaris Cão Rhipicephalus sanguineus (macho)

Canis familiaris Cão Rhipicephalus sanguineus (fêmea)

MULUNGU

Hospedeiro Ambiente Espécie de potencial Vetor das Riquetsioses

Canis familiaris Cão Amblyomma ovale (macho)

Canis familiaris Cão Ctenocephalides felis (fêmea)

(4)

DISCUSSÃO: R. sanguineus é espécie comprovadamente transmissora de riquétsias, podendo participar do ciclo epidêmico em diferentes partes do mundo, bem como do ciclo enzoótico em cães. Aratuba concentra o maior número de casos confirmados de FMB no Ceará, sendo reconhecido o potencial envolvimento de A. ovale no ciclo epidêmico da doença, bem como de R. sanguineus, A. ovale e cães no ciclo enzoótico. O resultado sugeri medidas intensas de educação em saúde, buscando a prevenção de novos casos. Cães são também hospedeiros de A. ovale, espécie, aparentemente, com maior importância no ciclo epidêmico de riquétsias nos focos dessa região, bem como de C. felis, pulga transmissora de R. felis, patogênica para humanos e já detectada na região. Os cães podem ter um papel significativo na epidemiologia da FMB devido ao contato próximo com seres humanos. (Fortes et al. 2011). A proximidade de Baturité com região de circulação de riquétsia patogênica (Aratuba, Mulungu e Guaramiranga) e seu perfil ecoepidemiológico, aponta este município como área de vulnerabilidade para FMB. O encontro de amostra de R.

sanguineus, vetor de riquétsias patogênicas, aponta para o ciclo

enzoótico e aumenta a probabilidade de surgimento de casos humanos. Localidades de Baturité com amostras negativas para a presença de riquétsias, não afasta o cuidado na manutenção de programa de controle de carrapatos, pois este município tem casos confirmados de FMB. A. ovale é o ectoparasito com maior potencial de transmissão em Guaramiranga e Pacoti. Estes municípios são comprovadamente área de circulação de riquétsia patogênica. O encontro de A. calcaratum positivo para gene riquetsial do GFM é novo para o Maciço de Baturité e pode assinalar a circulação de riquétsia ainda não detectada na região ou a circulação de riquétsia já detectada, mas com uma potencial

(5)

biodiversidade de vetores não analisada completamente. A. calcaratum pode parasitar diferentes espécies de mamíferos, sendo mais comumente encontrado em tamanduás, já detectados com A. nodossum positivo em Guaramiranga (Nuvet-SESA/CE). No município de Mulungu apesar da ausência de casos, consideramos este município como área de grande vulnerabilidade. A ausência de partes anatômica do espécime identificado como sendo do gênero Amblyomma sp., não permitiu uma diagnose específica. A amostra foi coletada em humano e teve resultado positivo para a presença de riquétsia do GFM, assinalando o risco potencial de infecção.

CONCLUSÃO: A diversidade de espécies e prevalência ora encontradas reforça a consideração do Maciço de Baturité como área de vulnerabilidade, assinalando para o risco de surgimento de casos humanos. Dessa forma, faz-se necessária a continuação do programa de vigilância e ação educativa e implantação de programa de controle de ectoprasitos em cães na região.

REFERÊNCIAS:

1- Del Fiol,F.S., Junqueira, F.M.,Rocha, M.C.P.,Toledo, M.I., Barberato filho, S. A Febre Maculosa no Brasil. Rev Panam Salud Publica 27(6), 2010.

2- Cavalcante, A.M.B. A Serra de Baturité. Fortaleza, CE: Edições Livro Técnico, 2005. 3- Azad A.F., Webb L., Carl M., Dasch G.A. Detection of Rickettsiae in arthropod vectors by

DNA amplification using the polymerase chain reaction. Ann. N. Y. Acad. Sci., 590: 557– 563. 1990.

4- Eremeeva M, Yu X, Raoult D. Differentiation among spotted fever group rickettsiae species by analysis of restriction fragment length polymorphism of PCR-amplified DNA. J Clin Microbiol., 32: 803–810. 1994.

5- Regnery RL, Spruill CL, Plikaytis BD. Genotypic identification of Rickettsiae and estimation of intraspecies sequence divergence for portions of two rickettsial genes. J. Bacteriol., 173: 1576-1589. 1991.

6- Sambrook J, Russell DW. Molecular cloning: a laboratory manual. 3 ed, New York: Cold Spring Harbor Laboratory Press. 2001.

7- Gazêta GS, Cavalcante RC, Nascimento FC, Silveira JC, Furtado FHS, Amorim M, Vizzoni V, Pereira JM. Aspectos epidemiológicos da febre maculosa brasileira na região do Maciço de Baturité, estado do Ceará. Bepa 10(117): 5. 2013.

8- Szabó, M.P.J., Pinter, A., Labruna, M.B. Ecology, biology and distribution of spotted-fever tick vectors in Brazil. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, v.3, Article 27,2013. 9- Fortes, F.S., Biondo, A.W., Molento, M.B. Febre maculosa brasileira em cães Brazilian

Referências

Documentos relacionados

Especificamente sobre os elementos de valor de ordem transacional e relacional, em termos gerais é possível destacar a presença da confiança e do desempenho do

O participante pode apresentar uma reclamação contra o processamento dos seus dados pessoais, junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, no que respeita à sua

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

QUARTA-FEIRA 21/10/15 (8H30 ÀS 11H30) ESTUDO DA CARCINOGÊNESE EM VIDEOS DE STOP-MOTION CARLOS ALBERTO BERNARDES 3 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - BIOLOGIA..

institucionalizados por regras específicas, sendo necessário que o seu ensino não se esgote nos gestos técnicos. Colocar um limite para o ensino dos gestos técnicos,

O caso dos verbos meteorológicos em concordância com um tópico locativo-temporal, entao, nao parece poder ser explicado segundo essa linha de abordagem, seja

The proposed solution focused on using the VANET’s mobility network simply as an underlay network between the solution’s components, by creating a set of virtual networks over

(2008), avaliaram o biodiesel destilado de óleo residual com 7 proporções de mistura de biodiesel e diesel (B0, B5, B15, B25, B50, B75, B100) em um trator agrícola (100