• Nenhum resultado encontrado

Quebrando a Banca Direito Administrativo Giuliano Menezes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quebrando a Banca Direito Administrativo Giuliano Menezes"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Quebrando a Banca

Direito Administrativo

(2)

01 (CESPE - MPE/AM/Promotor/2007) O princípio da legalidade no âmbito da

administração pública identifica-se com a formulação genérica, fundada em ideais liberais, segundo a qual ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

02 (CESPE – DETRAN/ES/Administrador/2010) O gestor público, respeitando o

princípio constitucional da impessoalidade, deve evitar favorecimentos, distinções ou direcionamentos em desacordo com a finalidade pública e que não estejam previstos em lei, bem como o fomento à promoção pessoal de servidor público.

03 (CESPE – PGE/PE/Procurador/2009) De acordo com o principio da

impessoalidade, é possível reconhecer a validade dos atos praticados por funcionário público irregularmente investido no cargo ou função, sob o fundamento de que tais atos configuram atuação do órgão e não do agente público.

04 (CESPE – TRF5/Magistratura/2009) Suponha que seja construído grande e

moderno estádio de futebol para sediar os jogos da copa do mundo de 2014 em um estado e que o nome desse estádio seja o de um político famoso ainda vivo. Nessa situação hipotética, embora se reconheça a existência de promoção especial, não há qualquer inconstitucionalidade em se conferir o nome de uma pessoa pública viva ao estádio.

(CESPE- Técnico Judiciário TRT6/2003) Julgue os itens seguintes, relativos aos princípios básicos da administração pública.

__ 01. O princípio da eficiência foi acrescentado à Constituição Federal de 1988

pela Emenda Constitucional n.º 19/1998, chamada de reforma administrativa.

__ 02. A administração pode anular seus próprios atos se estes estiverem eivados

de vícios que os tornem ilegais.

__ 03. Considere que uma empresa privada que presta serviços públicos a um

município por delegação tenha suspendido a prestação desse serviço em virtude da interrupção, sem justificativa prévia, dos pagamentos mensais feitos pelo referido município. Nessa situação, a empresa agiu corretamente, pois o município descumpriu o contrato ao não efetuar os pagamentos devidos.

___ 04. Em um município que não disponha de imprensa oficial, a fixação de um

ato administrativo na sede da prefeitura atende ao princípio da publicidade.

___ 05. Uma câmara de vereadores de determinado município pode dispor de

(3)

municipal dispor sobre sua estrutura; além disso, esse fato não fere nenhum princípio da administração pública.

___ 06. A existência das chamadas cláusulas exorbitantes nos contratos

administrativos visa atender ao princípio da supremacia do interesse público.

__ 07. O princípio da legalidade determina que a administração, além de não

poder atuar contra a lei ou além da lei, somente pode agir segundo a lei.

___ 08. Fere o princípio da eficiência a atitude praticada pelo prefeito de uma

cidade do interior que, com o objetivo de valorizar sua propriedade, abre processo de licitação para asfaltar a estrada que liga a cidade à sua fazenda.

____09. (CESPE -Analista de Controle Externo – TCU/2004) - A jurisprudência e os

costumes são fontes do direito administrativo, sendo que a primeira ressente-se da falta de caráter vinculante, e a segunda tem sua influência relacionada com a deficiência da legislação.

____10. (CESPE - Técnico Judiciário / Área Administrativa – STJ – 2004) - O fomento

abrange a atividade administrativa de incentivo a qualquer iniciativa privada que requisite subvenções ou financiamentos.

____11. (CESPE- Procurador Consultivo – MP TCE/PE -2004) - O princípio da

moralidade envolve um conceito indeterminado, que é a própria noção de moralidade, a qual não é definida de modo preciso no ordenamento jurídico; por conseguinte, a ocorrência de ofensa ao princípio deve ser elucidada em cada caso, em face do direito e com o fim de realizar a ética na administração pública.

____12. (CESPE- Assistente Técnico de Informática e Administração - TCE/PE - 2004) - A exigência constitucional de concurso público para acesso aos cargos e

empregos públicos tem fundamento no princípio constitucional da moralidade, mas, juridicamente, não tem relação com o princípio da igualdade.

____13. (CESPE- Auditor do Estado – ES/2004) - Um dos princípios regentes da

atividade administrativa estatal é a supremacia do interesse público sobre o privado. Segundo esse princípio, há uma desigualdade jurídica entre a administração pública e o particular administrado, com vistas à prevalência do interesse da coletividade.

(CESPE- Procurador do Ministério Público junto ao TCU/2004) - A respeito dos princípios administrativos, julgue os itens subseqüentes.

____14. A vedação de aplicação retroativa de nova interpretação de norma

administrativa encontra-se consagrada no ordenamento jurídico pátrio e decorre do princípio da segurança jurídica.

____15. O princípio da legalidade pode ser afastado ante o princípio da

supremacia do interesse público, especialmente nas hipóteses de exercício de poder de polícia.

(4)

____16. Regras relativas a impedimentos e suspeições s ão aplicadas a servidores

públicos como corolário do princípio da impessoalidade.

____17. A revogabilidade dos atos administrativos, derivada do princípio da

autotutela, comporta hipóteses em que a revogação não é possível.

(CESPE- Juiz Substituto – TJBA – 2005) - No atinente aos princípios da administração pública, julgue os itens que se seguem.

____ 18. O princípio da proporcionalidade é hoje amplamente reconhecido pela

doutrina e pela jurisprudência brasileiras como um dos que regem a atividade administrativa, conquanto remanesça como princípio implícito no ordenamento jurídico positivo do país.

____ 19. De acordo com a Constituição da República, os atos dos agentes públicos

geram responsabilidade objetiva para o Estado e não para a pessoa deles próprios, a não ser na hipótese de o poder público comprovar a ocorrência de dolo ou culpa, em ação regressiva. Essa imputação dos atos do agente público ao Estado representa a concretização do princípio da impessoalidade, consoante uma de suas concepções teóricas.

____ 20. Como decorrência do princípio constitucional da publicidade, a

Constituição de 1988 assegura a qualquer cidadão obter certidão para a defesa de direito e para o esclarecimento de situação de interesse pessoal. No caso, porém, de o cidadão desejar a defesa de interesse coletivo ou difuso, não terá direito à certidão, mas, sim, o direito de representação ao Ministério Público para que este, como representante da sociedade em juízo, providencie os elementos necessários àquela defesa e promova as ações adequadas, se for o caso.

____ 21. A moralidade administrativa possui conteúdo específico, que não

coincide, necessariamente, com a moral comum da sociedade, em determinado momento histórico; não obstante, determinados comportamentos administrativos ofensivos à moral comum podem ensejar a invalidação do ato, por afronta concomitante à moralidade administrativa.

____ 22. (CESPE- Promotor de Justiça – MP MT /2005) - Não é juridicamente possível,

com fundamento no princípio da proporcionalidade, a invalidação de atos administrativos praticados no exercício do poder discricionário.

23. (CESPE- Analista Judiciário – Área: Administrativa – TRE/MA – 2005) - Julgue os itens seguintes com relação aos princípios da administração pública e do processo administrativo previstos na Lei n.º 9.784/1999.

I. O princípio da publicidade determina a publicação oficial dos atos administrativos para que possam produzir efeitos externos.

II. O princípio da legalidade, intimamente ligado à noção de estado de direito, representa uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais.

III. A administração pública não pode declarar a nulidade de seus próprios atos, mesmo quando eivados de vício de legalidade.

IV. Entre os princípios do processo administrativo presentes na Lei n.º 9.784/1999, incluem-se os princípios da motivação, da razoabilidade e da proporcionalidade. V. O princípio da supremacia do interesse público não confere à administração os poderes de desapropriar, de requisitar e de policiar.

(5)

Estão certos apenas os itens A. I, II e III. B. I, II e IV. C. I, III e V. D. II, IV e V. E. III, IV e V.

(CESPE- Analista Ministerial Especializado – Especialidade: Ciências Jurídicas – MPE/TO – 2006) Com relação aos princípios constitucionais aplicáveis à administração, julgue os seguintes itens.

____24. Com base no princípio da economicidade, o Tribunal de Contas da União

pode rever o mérito do ato ou contrato administrativo, anulando-o ou revogando-o, desde que o faça fundamentadamente.

____ 25. Pelo princípio da sindicabilidade, todos os atos administrativos são

passíveis de controle pela administração.

26. (CESPE- Delegado de Polícia Civil – PCPA – 2006) - A respeito dos princípios que

informam a administração pública, assinale a opção incorreta .

A. A publicação de errata no Diário Oficial, dias antes da realização da prova de capacitação física em um concurso público, alterando o edital do certame, é suficiente para dar publicidade ao ato administrativo, sendo desnecessária a sua veiculação em jornais de grande circulação.

B. O princípio da isonomia pode ser invocado para a obtenção de benefício, ainda que a sua concessão a outros servidores tenha acontecido com violação ao princípio da legalidade.

C. A comunicação, por meio de denúncia anônima, de fatos ilícitos graves que tenham sido praticados no âmbito da administração pública, autoriza, em cada caso concreto, a ponderação entre a vedação constitucional do anonimato e a obrigação jurídica do Estado de investigar condutas funcionais desviantes, imposta pelo dever de observância à legalidade, à impessoalidade e à moralidade administrativa.

D. A limitação de idade para a inscrição em concurso público só se legitima, quando a delimitação possa ser justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

27. (CESPE- Juiz do Trabalho Substituto – TRT 5ª Região - 2006) - Assinale a opção

correta a respeito do princípio da isonomia.

A. Tratamento diferenciado instituído pelo legislador deve ter por base motivo que justifique lógica e racionalmente a existência de um vínculo entre o fator de discrímen e a desequiparação procedida.

B. O princípio da igualdade, dentro da tradicional classificação das gerações de direitos, é considerado um direito de primeira geração.

C. O princípio da isonomia não se reveste de auto- aplicabilidade, sendo suscetível de regulamentação ou de complementação normativa.

D. O princípio da isonomia deve ser considerado, em sua função de impedir discriminações e de extinguir privilégios, sob duplo aspecto: o da igualdade na lei e o da igualdade perante a lei. A igualdade perante a lei opera em uma fase de

(6)

generalidade puramente abstrata e a igualdade na lei, pressupõe a lei já elaborada e traduz imposição destinada aos demais poderes estatais, para que, na aplicação da norma legal, não a subordinem a critérios que ensejem tratamento seletivo ou discriminatório.

E. Quando uma lei realiza discriminação indevida, concedendo, por exemplo, vantagens, devidas pelos imperativos das circunstâncias concretas, a apenas uma categoria, que se encontra, no entanto, em uma mesma posição jurídica de outra categoria, que por via de conseqüência mereceria igualmente a extensão da vantagem, há ofensa ao princípio da isonomia, que deve ser resolvido pela declaração de inconstitucionalidade positiva da lei.

28. (CESPE- Delegado de Polícia Civil PA/2007) - A respeito dos princípios que informam a administração pública, assinale a opção incorreta.

A A publicação de errata no Diário Oficial, dias antes da realização da prova de capacitação física em um concurso público, alterando o edital do certame, é suficiente para dar publicidade ao ato administrativo, sendo desnecessária a sua veiculação em jornais de grande circulação.

B O princípio da isonomia pode ser invocado para a obtenção de benefício, ainda que a sua concessão a outros servidores tenha acontecido com violação ao princípio da legalidade.

C A comunicação, por meio de denúncia anônima, de fatos ilícitos graves que tenham sido praticados no âmbito da administração pública, autoriza, em cada caso concreto, a ponderação entre a vedação constitucional do anonimato e a obrigação jurídica do Estado de investigar condutas funcionais desviantes, imposta pelo dever de observância à legalidade, à impessoalidade e à moralidade administrativa.

D A limitação de idade para a inscrição em concurso público só se legitima, quando a delimitação possa ser justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

____29. (CESPE- Técnico Administrativo – ANVISA – 2007) Aplicam- se à ANVISA os

princípios administrativos da moralidade, da eficiência e da autotutela.

30. (CESPE- Analista Judiciário – Área: Judiciária – TSE – 2007) - De acordo com o

art. 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve obedecer aos princípios de legalidade,

A. qualidade, liberdade, pluralidade e eficiência.

B. impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. C. impessoalidade, moralidade, pluralidade e eficiência. D. imparcialidade, moralidade, publicidade e eficiência.

31. (CESPE- Técnico Administrativo – Área: Administrativa (TRE) – TSE – 2007) - De

acordo com o princípio administrativo da autotutela, A. os atos administrativos são auto-executórios.

B. é sempre possível pedir reconsideração de decisões que deneguem direitos. C. a administração pública deve tutelar os direitos individuais e coletivos.

(7)

D. a administração pública pode anular, de ofício, seus próprios atos, quando ilegais.

(CESPE- Analista de Controle Externo - TCU/2007) - Acerca dos princípios constitucionais que informam o direito administrativo, julgue os próximos itens. ____32. A probidade administrativa é um aspecto da moralidade administrativa

que recebeu da Constituição Federal brasileira um tratamento próprio.

____33. A declaração de sigilo dos atos administrativos, sob o argumento de

segurança nacional, é privilégio indevido para a prática de um ato administrativo, pois o princípio da publicidade administrativa exige a transparência absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

____34. A administração pública responde civilmente pela inércia em atender uma

situação que exige a sua presença para evitar uma ocorrência danosa. Exemplo disso é a situação em que há demora do Estado em colocar um pára-raios em uma escola localizada em área com grande incidência de raios, o que leva a uma catástrofe, ao serem as crianças atingidas em um dia chuvoso. Nesse caso, o princípio da eficiência, que exige da administração rapidez, perfeição e rendimento, deve incidir no processo de responsabilização do gestor público.

____35. O atendimento do administrado em consideração ao seu prestígio social

angariado junto à comunidade em que vive não ofende o princípio da impessoalidade da administração pública.

__ 36. (CESPE- Analista Judiciário- TRT9ªR/2007) Com base no princípio da

segurança jurídica, uma nova interpretação dada pela administração acerca de determinado tema não pode ter eficácia retroativa.

(CESPE- Analista Administrativo- TRT9/2007) Com relação aos princípios básicos da administração pública e dos poderes administrativos, julgue os seguintes itens. ____37. Com base no princípio da segurança jurídica, uma nova interpretação

dada pela administração acerca de determinado tema não pode ter eficácia retroativa.

____38. Pelo atributo da coercibilidade, o poder de polícia tem execução

imediata, sem dependência de ordem judicial.

39. (CESPE- Exame da Ordem- OAB-2007.3) O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS, falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da

A autotutela.

B indisponibilidade dos bens públicos. C segurança jurídica.

(8)

40. (CESPE- Analista Judiciário- TJRJ/2008) Acerca dos princípios informativos do direito administrativo, assinale a opção correta.

A A previsibilidade no emprego do poder, por instituições e órgãos, previamente estabelecidos, não decorre do princípio da segurança jurídica.

B Pelo princípio da motivação, é possível a chamada motivação aliunde, ou seja, a mera referência, no ato, à sua concordância com anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, como forma de suprimento da motivação do ato.

C O princípio da ampla defesa e do contraditório tem sua

aplicação, no âmbito administrativo, limitada aos processos administrativos punitivos.

D A publicidade é elemento formativo do ato administrativo, uma vez que, sem ela, o ato não chega a se formar e, por isso, não pode gerar efeitos.

E A violação ao princípio da finalidade não gera o chamado abuso de poder, que é aplicado nos casos em que o ato administrativo é praticado por agente incompetente.

41. (CESPE- 136º Exame da Ordem - OAB-SP/2008) Assinale a opção correta com relação aos princípios que regem a administração pública.

A Não ofende o princípio da moralidade administrativa a nomeação de servidora pública do Poder Executivo para cargo em comissão em tribunal de justiça no qual o vicepresidente seja parente da nomeada.

B A administração pública pode, sob a invocação do princípio da isonomia, estender benefício ilegalmente concedido a um grupo de servidores a outro grupo que esteja em situação idêntica.

C Ato administrativo não pode restringir, em razão da idade do candidato, inscrição em concurso para cargo público.

D O Poder Judiciário pode dispensar a realização de exame psicotécnico em concurso para investidura em cargo público, por ofensa ao princípio da razoabilidade, ainda quando tal exigência esteja prevista em lei.

42. (CESPE- Auditor- CGE-PB/2008) Em relação ao princípio da moralidade administrativa, assinale a opção correta.

A A moralidade administrativa, por traduzir conceito jurídico indeterminado, não se submete, em sua acepção pura, ao controle judicial.

B Na realização de ato administrativo, o agente público não precisa observar o princípio da moralidade administrativa para condutas entre órgãos da administração direta e da indireta.

C Na prática de atos administrativos vinculados, o administrador não está obrigado a observar a moralidade administrativa, mas apenas os limites previstos em lei.

D A moralidade administrativa surgiu inicialmente como explicação para o controle jurisdicional do desvio de poder.

E A veiculação de propaganda de obra pública que promova o administrador público, se autorizada por lei, não implica violação da moralidade administrativa.

(9)

43. (CESPE- Auditor- CGE-PB/2008) Em relação ao princípio da moralidade administrativa, assinale a opção correta.

A A moralidade administrativa, por traduzir conceito jurídico indeterminado, não se submete, em sua acepção pura, ao controle judicial.

B Na realização de ato administrativo, o agente público não precisa observar o princípio da moralidade administrativa para condutas entre órgãos da administração direta e da indireta.

C Na prática de atos administrativos vinculados, o administrador não está obrigado a observar a moralidade administrativa, mas apenas os limites previstos em lei.

D A moralidade administrativa surgiu inicialmente como explicação para o controle jurisdicional do desvio de poder.

E A veiculação de propaganda de obra pública que promova o administrador público, se autorizada por lei, não implica violação da moralidade administrativa.

44. (CESPE- Promotor de Justiça Substituto/MPE-AM/2008) Acerca da principiologia do direito administrativo, assinale a opção correta.

a) Explícita ou implicitamente, os princípios do direito administrativo que informam a atividade da administração pública devem ser extraídos da CF.

b) Os princípios que regem a atividade da administração pública e que estão expressamente previstos na CF são os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

c) A lei que trata dos processos administrativos no âmbito federal previu outros princípios norteadores da administração pública. Tal previsão extrapolou o âmbito constitucional, o que gerou a inconstitucionalidade da referida norma. d) O princípio da legalidade no âmbito da administração pública identifica-se com a formulação genérica, fundada em ideais liberais, segundo a qual ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. e) Os princípios da moralidade e da eficiência da administração pública, por serem dotados de alta carga de abstração, carecem de densidade normativa. Assim, tais princípios devem ser aplicados na estrita identificação com o princípio da legalidade.

45. (CESPE- Exame da Ordem/2008)Assinale a opção correta com relação aos princípios que regem a administração pública.

a) Não ofende o princípio da moralidade administrativa a nomeação de servidora pública do Poder Executivo para cargo em comissão em tribunal de justiça no qual o vicepresidente seja parente da nomeada.

b) A administração pública pode, sob a invocação do princípio da isonomia, estender benefício ilegalmente concedido a um grupo de servidores a outro grupo que esteja em situação idêntica.

c) Ato administrativo não pode restringir, em razão da idade do candidato, inscrição em concurso para cargo público.

d) O Poder Judiciário pode dispensar a realização de exame psicotécnico em concurso para investidura em cargo público, por ofensa ao princípio da razoabilidade, ainda quando tal exigência esteja prevista em lei.

(10)

46. (CESPE- Procurador do Estado-PGE-PI/2008) Os princípios de regência da administração pública que estão expressamente previstos na Constituição do Estado do Piauí são apenas os princípios da

a) legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

b) legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da economicidade. c) legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade. d) legalidade, da impessoalidade e da eficiência.

e) moralidade, da eficiência e da publicidade.

(CESPE- Analista Administrativo-ANATEL/2009) O presidente de um tribunal de justiça estadual temdisponível no orçamento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juízes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em média, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Diário Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juízes de direito aguardar nova disponibilização de verba orçamentária para o pagamento do que lhes é devido. O presidente fundamentou sua decisão de pagamento inicial em razão de os desembargadores estarem em nível hierárquico superior ao dos juízes. Irresignados, alguns juízes pretendem ingressar com ação popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca do controle e dos princípios fundamentais da administração pública.

____ 47. A decisão do presidente do tribunal de justiça violou o princípio da

impessoalidade, na medida em que esse princípio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idêntica situação jurídica.

____ 48. Respeitado o princípio da publicidade, uma vez que a decisão do

presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Diário Oficial, é correto afirmar que, em consequência, os princípios da moralidade e legalidade não foram violados.

49. (CESPE- Analista Judiciário- TRE-MA/2009) Acerca dos princípios constitucionais da administração pública, assinale a opção correta.

a) Segundo os princípios da legalidade e da finalidade, os poderes concedidos à administração pública devem ser respaldados pelas devidas disposições legais. No entanto, tais poderes são ampliados quando a sua atuação fica aquém do mínimo necessário para suprir as demandas de atendimento ao interesse coletivo. b) O princípio da publicidade é um requisito formal dos atos administrativos, contratos e procedimentos, pois apenas a partir da publicação por instrumentos oficiais de divulgação, a exemplo dos diários oficiais, é que tais ações tornam-se transparentes e efetivas.

c) O princípio da moralidade administrativa, por possuir relação com o princípio da legalidade, impõe que um ato, para ser legal, isto é, esteja em conformidade com a lei, precisa ser necessariamente moral.

(11)

d) Diferentemente do princípio da legalidade, o princípio da publicidade possui exceções, quando se refere, por exemplo, à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas.

e) O princípio da autotutela refere-se ao poder e dever de declarar a nulidade dos próprios atos, desde que praticados em desacordo com a lei.

____50. (CESPE- Advogado da União- AGU/2009) Com base no princípio da

eficiência e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituição a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

Referências

Documentos relacionados

(Cespe – AJ/TRE-PI/2016) Assinale a opção correta no que se refere ao princípio da continuidade na administração pública. a) A delegação de ato administrativo decorre do

A dissecção de aorta torácica, quando aguda, frequentemente apresenta-se como um quadro de dor aguda e súbita cujo principal diagnóstico diferencial são as

Um polissacarídeo importante presente na parede gram-positiva é o ácido teicoico. Ele age como um deter- minante antigênico, portanto, é importante para a identifi- cação

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

(Banca: CESPE Órgão: POLÍCIA CIENTÍFICA - PE) Em relação ao direito processual penal, assinale a opção correta. A) De acordo com o procedimento especial de apuração dos

56. Com relação aos princípios que regem a atividade financeira e orçamentária do Estado, assinale a opção correta. b) O princípio da exclusividade determina

(A) utilizar termos apropriados como “vovô”, “querido”, ou, ainda, utilizar termos diminutivos (“bonitinho”, “lindinho” etc.) como demonstração de afeto. (B) falar sempre