• Nenhum resultado encontrado

AÜ1AM SUPERINTENDENTE: LUIZ RIO DE JANEIRO - QUINTA-FEIRA, ó DE AGOSTO DE 1D4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AÜ1AM SUPERINTENDENTE: LUIZ RIO DE JANEIRO - QUINTA-FEIRA, ó DE AGOSTO DE 1D4"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

AÜ1AM

F M PR ES A*"A

ANOI ,

NOITE"

SUPERINTENDENTE: LUIZ

RIO DE JANEIRO - QUINTA-FEIRA, ó DE AGOSTO DE 1D4

li

1 / V ¦"^tt

J^^a rr?'************* «»* ^|U tj i

\/i£^v>l

Ottitan

CASSIANO RICARDO

i.r.r,.-.- ÁLVARO CALDA8

¦-.*..- 4*

AÇAO, ADMINISTRAÇÃO K

ciiiAa; rua KÇAiiiüro A VEIOA, 18

A NETTO

NUM. 305

"EMBORA

MANHA E 0

AO

OS RESTOS MORTAIS DE VIDAL NEGREIROS E.FERNANDES

VIEIRA

FORAM TRANSLADADOS PARA A IGREJA DOS GU AR AR A PES

Uma fábrica na cidade de Júlio de Castilhos, no Estado do Rio Grande do Sul,

já está aparelhada para a produção em série

de aparelhos de gasogênio

Acro

estudante» daa eacola» stiperlorM doCeará, hlpotecando-lhe* Inteira «oll-dartedade na campanhi encetada.

A "Componho doi Metais" om Fortaleza

Pernambuco

Trailadoção doi rattoi mortais

do doil heróis nacionais

Estado tfo Rlo

Noticiai do Rio Claro RIO CLARO, (Do correspondente) — Chegou a esta cidade o médico dc-RECIFE. 5 (A. N.) — Decorreram 8ignil<io pelo governo fluminense pa-com extraordinário brilhantismo o« rR a di^çHo do Posto de Saude local.

Um voto do agradecimento ao

governador Oscar Passos RIO BRANCO. 5 (Do correspon

dentei - Eateve reunto» * Juni» FORTALEZA. 5 (A. N.) - A Cam- ,

Executiva Regional do Conselho Na- pan),a do» Metals, empreendida peto AXM dR solene trauladaçAo do» res- _ ^ Prefeitura Municipal contratou dona! de Estatística deste Território, cap|,j,0 do* Portos do Ceará, coman- teg mortais de Vldal de Negreiro». com 0 ír, r«u1 de Souia e Silva, pio-resolvendo expressar ao governador dRnte Henrique Ccsar Moreira, ealá Fernandes Vieira para a Igreja dos prietárlo da Usina do Salto, localiza-Oscar PaKws um voto de prplunao despertando os mais confortadores oUBrarapes. A população da cidade da no 2." Distrito, o fornecimento de agradecimento pela aua atuação pa- BMt0S de patriotlsmo do nosso povo. Dreatou a maior solidariedade às ho- energia elétrica k Vila dé Pausa Tréa. mótlca « renovadora à frente dos nove ^^ grupos de ruas. compreendendo „,eni,KCnJi * memória daqueles pa- sede do 4." Distrito, situada no quito-artérias, Já foram percorridos. tr|0tns comporecendo fta ruas. para ns- metro 99 da Estrada RIo-SAo Paulo, tendo seus moradores doado apreciável sL,tlr no desfile do cortejo. Desde — Atendendo aos reiterados apelos quantidade de metais para a Marinha mul,0 cct)o ft ddade apresentava as- da ndmlnlstraçáo ínunlclpnl. a òrcie-destinos acreanos. A crlaçáo do Qua_

riro dos Funcionários e o» demais bene lidos que os servidores daquela Jun-ia auferirão com o reajustamento de «rncimentos e a estabilidade, a pro-rr.nlgaçào da lei orgânica do pessoal extranumerárlo, flxondo deveres e es-labelecendo, ao mesmo tempo, garan-tias e direitos para o mesmo, a re-prfanlzaçfto dos Departamentos e Ser-\!ços da Administração dentro dos moldes racionais e modernos, medidas q'ie destacam a atuação administrai!-va do governador cap. Oscar Passos e que veem dizer da justiça da home-nagem promovida por aquele Depar-t.imento. principalmente quando se Mbe que a essas salutares medidas tuntaram-sc a crlaçSo de Estastistlcas Militar e a reorganização da esta-tiscas do Território.

Pará

O Instituto da Estiva vai inou-gurar 41 casas em Belcm

BELÉM, 5 (A. N.l — O Departa-m'nto de Belém do Instituto dc Apo-.«rntadorla c Pensões da Estiva Inau-gnrará no próximo dia 8 do corrente, as primeiras 41 casas do conjunto re-sidencial "Vila Antônio Ferreira Fi-lho", construídas pelo referido Instl-tino. A nova vila operária tomou a rienominaçAo de "Antônio Ferreira Fl-lho". que é o presidente daquela or-panizaçÃo, para-estatal, por sugestão do prefeito Abelardo Condurü.

Ceará

Vai assumir o comando interino da 3.' B. I.

FORTALEZA, 5 (A. N.) — Chegou a esta capital, o tenente-coronel Er-^-nesto Pereira, que. velo assumir, Inte-rinamentf, o comando da 3.* Brigada de Infantaria, aqui aquartelada. O referido oficial viajou pelo avlâo da "Panair",

procedente do Maranhão, onde exercia o cargo de comandante do 24." Batalhão de Caçadores.

Comício anti-nazista FORTALEZA, 5 (A. N.) - O comi-rlo antl-nazlsta realizado, ontem, no bairro de Bonfim, constituiu expressl-va demonstração de patriotismo. Reu-nidos na praça São Sebastião, os aca-dèmicos falaram ao povo, exterlorl-Mndo os seus sentimentos contrários a conduta dos países do eixo. Os ope-rArios receberam, com entusiasmo 03

???????????????????????

0 MUNDO

EM24H0RAS

1

Telegramas de Washington noticiam que o presidente Roosevelt declarou aos jorna-listas, eui entrevista coletiva, que será punido severamente todo indivíduo envolvido no "mercado negro" do aço, já tendo sido ini-ciada uma investigação em torno de um caso desse gênero ocorrido no Estado de Louisiana.

de Guerra do Brasil. A infância do Ceará está na perfeita compreensão do movimento em prol do esforço de nossa defesa. Do» meninos cearenses

pecto festivo. Cerca de quatro mll escolares participaram das manlfes-taçóes, bem como uma companhia de uma bateria da Escola de iiuwti ucicjo. uw ...V...VK, w,..w..-.- eucrra e uma oatena

partem os mais patrióticos gestos, nes- ^prendlZM Marinheiros e de veículos ÜJSÜ^Püfiffl -JBSSSS^úSSSSm di ata moto-mecanlzada. As 8 ho entraram, sábado último, no gabinete

do capltáo dos Portos, entregando-lhc, pessoalmente, seus soldadinhos de chumbo, para serem transformados em armas para a defesa do Brasil. O ca-pitão dos Portos mostrou-se emocio-nadlsslmo com a demonstração de pa-trlotlsmo daquelas crianças.

Rlo Grande do Norte

Está em Natal o general Fiúza

de Castro

NATAL, 5 (A. N.) — Chegou a esta capital, o general Fluza de Castro, chefe da Artilharia Divlsionária da 7* Região instalada em Campina Gran-de, na Paraíba. O general Fluza de Castro, que veio Inspecionar as unida-des aqui sediadas, foi recebido pelo ge-neral Gustavo Cordeiro de Farias, co-mandante da guarnição federal, e ou-trás autoridades civis e militares.

O general Raimundo Sampaio viajou para Fernando de

Noronha

NATAL, 5 IA. N.) — Com destlm. a Fernando de Noronha, prosseguiu viagem, ontem, o general Raimundo Sampaio, diretor de Engenharia do Exército que se encontra em inspeção aas estabelecimentos militares do nor-te do pais. O general Sampaio recebeu, aqui, as mais expressivas manifesta-çôes de consideração e apreço. Homenageado o secretário geral

do Estado

NATAL. 5 (A. N.) — Realliou-se ontem, aqui, expressiva homenagem prestada ao sr. Aldo Fernandes Me-lo, por Iniciativa dos chefes dos ser-vlços públicos do Estado, que flze-ram inaugurar o retrato do homena-geado no seu gabinete de trabalho.

Falecimento de um oficial

NATAL, 5 (A. N.) — Faleceu, on-tem, aqui o capitão Laurentlno Mo-rais, oficial da força policial do Es-tado na qual exercia cargos de Intel-ra confiança. Sua morte foi multo sentida no selo dos companheiros de farda.

Iniciada a "Semana Anti-Eixista"

NATAL, 5 (A. N.) — Inl?la-se hoje aqui, a semana antl-elxlsta, promo-vlda pelo Centro Estudantil Potiguar. A semana será Iniciada com uma bri-lhante reunião solene no Ateneu Rlo-grandense, presidida pelo Interventor Rafael Fernandes. Falarão vários es-tudantes e o dr. Manoel Varela Al-buqúerque, conhecido orador, advoga-do e professor que fará uma palestra sobre o combate aos métodos nazis-tas.

taria da Agricultura flo Estado do Rlo designou um técnico rural para dirigir o fomento da produção vegcUI no município.

Suicídio de um advogado CAMPOS. 4 (Do correspondente) — A sociedade cainplsta acaba de ser grandemente abalada con a noticia do suicídio do dr. Carlos Fonseca, talentoso advogado conterrâneo, co-nhecldisslmo em nossos meios foren-ses e primoroso orador. A despeito de todos os esforços médicos, velo a fale-conduzidos U urnas, que conteem as '"^^ de tpr lngerldo terrlvcl t0"

¦ Iku. rl»r rtnir llrtt-Ale : t .. fl CTITOfl XICO

ras. relebrou-so missa de "requlem", com » presença do Interventor Aga-memnon Magalhães, general» Masca-renhas de Morais e Dermeval Pclxo-to, o Prefeito Novals Filho. Almirante José Nelva e os secretários do Esta-do, além de outra* autordades civis e militares. Finda a missa, foram

NA OFENSIVA, A

ALE-I) yi JlUHiiHITI

DE LUTA"

A ZONA DO RUHR FOI NOVAMENTE VISADA PELA

"RAF",

QUE ATACOU OBJETIVOS FERROVIÁRIOS

ATACADAS AS POSIÇÕES JAPONESAS EM

HAN-KOW POR BOMBARDEIROS NORTEAMERICANOS

FIM DE

E 0 JAPA

A 1%.

cinzas dos dois heróis, até a carreta pelos srs. Interventor Federal e ge-neral Mascarenhas dc Morais, a de André Vidal de Ncgreiros. gene-ral Dermeval Peixoto, a de Fcrnan-des Vieira. A carreta foi movimen-tada. a braços, por quatro praças do Exército até a praça Joaquim Nabu-co. acompanhada pela multidão. Nas urinas, foram passados epltáflos ex-presslvos do agradecimento da pá-trla nos dois grandes vultos de nos-sa história.

Baía

Adesão ao 4.° Congresso Euca-rístieo Nacional

SALVADOR. 5 (A. N.) — Com a participação dos bispos de Caltltt, Ilhéus. Bonfim e Amargosa, altas au-loridades do Arrebispado, numerosas associações religiosas e fiéis, serão Iniciadas amanhã, aqui, sob o pat>o-cinio do arcebispo primaz D. Angus-to Álvaro da Silva, a.s solenldades re-latlvas à adesão da Baía ao 4." Con-gresso Eucarístico Nacional, a reali-zar-se em São Paulo. A.s cerimônias serão encerradas no próximo dia 3, com uma grande missa campal na praça 2 de Julho.

Deixa viuva a sra. d. Alice Fonse-ca, tabeliã nesta comarca.

Homenagem da Sociedade de Medicina ao chefe da Nação

CAMPOS. 4 (Do correspondente) — Reuniu-se hoje. em sessão ordinária, a Sociedade Fluminense de Mediei-na e Cirurgia. Entre vários assuntos debatidos foi aprovada, com a maior simpatia e unanimidade, a proposta parn se dirigir um telegrama de con-fraternização ao presidente Getulio Vargas, por motivo do seu restabcle-cimento.

Minas Gerais

A viagem do Núncio Apostólico ao Estado

BELO HORIZONTE, 5 (AN) — O Núncio Apostólico presidiu, ante-ou-tem, à instalação da diocese da clda-de clda-de Oliveiras, para onclda-de viajava no mesmo dia, em companhia do arce-bispo metropolitano;' d. Antônio dos Santds. Cabra,!, ,£br kiocisfto.: do.prçfel-to Jaime Pinheiro, o -fepreséritante do Vaticano foi declarado hóspede oficial daquela cidade, tendo a Prefeitura lhe oferecido um banquete em home-nagem, ás 19 horas. As cerimônias em Doadores espontâneos de sangue Oliveiras tiveram inicio meia hora de-pois da chegada dos representantes da SALVADOR, 5 (A. N.) — A

Asso-clação dos Escoteiros do Mar concor-re com cinqüenta por cento do nú-mero de doadores espontâneos de son-gue, que até ante-ontem foram cias-slficados pelo Serviço de Transfusão de Sangue, o primeiro do gênero et-ganizado entre nós.

Doação para a Cruz Vermelha

SALVADOR, 5 (A. N.) - A ."Bolsa de Mercadorias e Valores da Baía doou cinco contos de réis à filial da Cruz Vermelha,

LOTERIA FEDERAL

VEJA A LISTA DE ONTEM NA 10.» PÁGINA

Igjeja, ou seja, ás 15,30 horas, na Catedral, com a leinira das Bulas, Instalação da nova diocese e posse do arcebispo metropolitano como adml-nistrador apostólico da diocese de Oll-velras, e sermão, pelo padre Orlando Machado, professor do Seminário, e, por último, "Te Deum", o núncio apostólico Aloiso Masela regressou a esta Capital ontem, devendo viajar es-ta manhã, para o Rlo, em avião da "Panair".

Convidado para reger a cadeira de literatura italiana

BELO HORIZONTE, 5 (AN) — Foi convidado para reger a cadeira de 11-teratura Italiana, na secção de Le-trás Clássicas da Faculdade de Filoso-fia de Minas Gerais, o conhecido es-critor e critico literário Oscar Mendes. ... (Conclue na %.** pág.)

Instala-se o Instituto c/e Cultura Brasil-Bolívia

á%

2

As autoridades do Distrito Naval de Nova York infor-mam que foi rejeitado o pe-dido feito pelo conhecido ator cinematográfico Tyrone Po-wer para servir na Marinha "num ramo especializado", visto que . o mesmo não se acha habilitado pa-ra essa qualificação.

A

Formidável explosão des-truíu a estação rádio-tcle-fônica de ondas curtasCXA-2-Râdio continental — de-ciaram de Montevidéu. A primei-ra noticia da explosão foi dada aproximadamente às duas horas da madrugada, por uma familia residente nas proximidades da es-tação sinistrada. A rádio Contl-ncntal distingula-sc pelo cuidado com que. propalava noticias favo-raveis ao Eixo.

JBL

Aprovado pelas duas casas do Parlamento inglês, subiu a sanção real o projeto de lei que autoriza as autorida-des militares dos Estados Unidos a criarem "tribunais criminais" na Inglaterra, para julgarem seus kproprios cidadãos, de acordo com [as leis criminais e processuais da-Iquele pais,

Fontes oficiais de Havana noticiam que numa reunião especial do gabinete cuba-no, o primeiro ministro apre-vou ontem ao presidente Ba-2r. a resignação de todo o Mi-istério. O presidente Batista, po-'¦ expressou ioda a sua confi-"Ça no gabinete e con firmou to-°s os ministros em seus cargos.

^M^mmVl^mm$' <yj<j&JíÍ«?l >Í!kÀÀjSiJ&Mt2wsjL-j.'.. \ Jv. ííífííí > }?3kÍííÍ' çVÍPS^^"5^wwNWKSífêííoòcw ?

fl^^Kv^^Hflf SkSpSíS 'S^-j' ^c-'* *mmmmV'^i*LmmVímm,kMÍUfj^ikk^ ¦' BiXjfiSS' çWwííWíwSkto,' "íSoSaá^íiMi * ^.'j ^ '• -- ^ rofiraS WH . : j

MEM.

iiklni

}!:'"'''''

!

"V'\-2 K ^ÉÊ$ÊÍ£&B ' '' BB mm WKtm*WmWmmwBmmWUmwSKSSS

WBí-inauguraçdo do Instituto de Cultura Brasil-Bolívia. ontem realizada no Itamarati, cerimonia de que nos ocupa-,„js detalhadamente em outra pagina desta edição, foi uma lesta de. pensamento que se revestiu dc grande signi-ficacão continental e é uma das primeiras realizações eletivas do convênio cultural assinado cm 1939 pelos doi* paises. Na granira, flagrante colhido quando 0 chanceler Oswaldo Aranha proferia a oração de. abertura dos

tra-balho3, tendo a seu lado os embaixadores David Alvcslegui, da Bolívia, s Afranio de Melo Franco.

A

mos fie pa

\

LONDRES, 5 *Por Drew Middleton, do Atiocioted Pr*ss> — Oi chefes militares norteamericanos e britânicos estão procurando empregar meios mais rápidos e efetivos, para aliviar a desesperada situação da Rússia, do que oi bombardeio! da "Royal Air Force", segundo foi anunciado, depois dc uma revisão dos planos de inva-são em mossa do continente. O Primeiro Lord do Mar, Almirante sir Duddley, chefe da Marinha Real delegou parte de seus trabe-lhos ao Almirante sir Charles Kenncdy, afim de dedicar maior part* do seu tempo aos planos e operações da esquadra, cujas unidades levei teem so empenhado cm várias batalhas ao largo da costa d« França, nos pontos onde os alemães localizaram suos peças de arti-lharia para contra-atacar ai forças aliadas de invasão.

instln;-si; A INVASÃO

A segunda frente, o assunto mnls discutido do dia. n&o foi men-clonado na Câmara, embora continue dentro úx* coftitaçées do pú-blico, e o Inimigo tenha prosstguldo com sua advertência de que está preparado ao longo da costa européia. Noticias de Estocolmo con-flimam a {atisfaç:\o do exército alem&o com .'-- novas defesa* das costas norueguesas, e flíxcrevem a-s fortlfleaçfies nazistas, pontfhadxs de canhões pesados, casamatas e trincheiras em toda a extensão das linhas.

VÁRIAS ALTERNATIVAS

A invasão do continente c evidentemente dificil em viriud* do falta de navios. Todas as alternativas estão, contudo, sendo dis-cutidas, inclusive ações de escala limitada em certos pontos, onde os alemães contom com a vantagem de linhas de comunicação com o interior e poderiam tentar esmagar as cabeças de pante esto-belecidas na costa européia. No entanto, essas operações podem ser efetuadas em pontos mais convenientes, os quais possam ter de utilidade para ações de maior envergadura dos exércitos bri-tânico e norteamericano.

PKEVEXIXHO UMA LIXIIA

VITAL DE SUPRIMENTOS

O rádio de Berlim, citando um despacho da DNB. diz que »im grupo de jornalistas estrangeiros visitou as íortificações a convite do Alto Comando Alemão. O despacho acrescenta que as forttficaçõ*s são construídas de concreto à prova de bombas, eficientemente pn>-tegldas por numerosos embazamentos de canhões anti-aéreos. bate-tias pesadas, canhões ric longo alrance, bases aéreas, etc.» além das áreas minadas por toda a costa. Se os aliados decidirem estabelecer cabeças de ponte na zona do Canal da Mancha, em preparação de investidas maiores, o ponto mais importante se resume na

manaten-ção de uma linha vital de suprimentos para as forças de vanguarda na costa européia.

TRÊS RAZÕES DECISIVAS

LONDRES, 5 (A. P.) — No discurso que proferiu, pelo radio, conclamando seus patrícios a se prepararem "para tomar parte ativa na destruição do Tirano", o Primeiro Ministro do Governo da Holanda no exílio, Pieter Gerbrabdy, cita três razões que justi-ficam a confiança de todos "na mudança da maré da guerra", a saber: 1) A superioridade aérea, com os bombardeios pesados dos Aliados contra os centros da indústria de guerra da Alemanha, bombardeios esses, todavia, que "ainda são prelúdio do muito que virá depois"; 2) A demonstração de que embora atacando como ainda estão, a Alemanha e o Japão já se mostram exaustos, pare-cendo estarem a chegar ao extremo limite de sua capacidade de luta; 3) O aumento do valor militar dos Estados Unidos. No seu apelo o Primeiro Ministro Gerbranbdy conclama os holandeses a atenderem "com prudente paciência o momento em que a cha-mada lhes for dirigida daqui, não apenas para assumirem um papel passivo de resistência mas para, tambem, tomarem parte ativa nas operações da possivei segunda frente." E termina: Todos estamos convictos de que é melhor morrer lutando por uma rutura Europa livre que viver sob o jugo alemão."

BOMBARDEIROS INGLESES

ATACARAM O RUHR

LONDRES, 5 (A. P.) — O Ministério do Ar anuncia, em commü-cado: "Na noite passada, nossos bombardeiros atacaram objetivos ror Ruhr. Esquadrilhas do comando de caç?, em patrulha sobre o terri-tório ocupado, atacaram ferrovias e outros objetivos. Nessas opera-ções, um avião do comando de bombardeio e um do comando ds caça se perderam".

EM VÔOS DE GRANDE

ALTITUDE

LONDRES, 5 (A.P.) — O Ministério do Ar anunciou que • "Royal Air Force", em nova determinação e sem considerar as con-dições do tempo, efetuou um ataque na área do Ruhr, na noite passada, através do nevoeiro, da tempestade e até mesmo da neve em vôos de grande altitude.

"Parecia

que voávamos sobre um cobertor de lã olvissima" — disse o artiSheiro de um avião de bombardeio Halifax. Os aviões de bombardeio pesado efetuaram o primeiro ataque do mês contra o território alemão voando a 22.000 pés.

Não foi anunciado o número de aviões que tomou parte no ataque, mas a despeito do mau tempo a RAF perdeu um avião de bombardeio.

PROGNÓSTICOS E PALPITES

EM TORNO DA SEGUNDA

FRENTE

LONDRES, 5 (A. P.) — Embora o grande público continue a fa-ver prognósticos em torno da possivei abertura da segunda frente na Europa, a Câmara dos Comuns acordou numas curtas férias de verão. Sir Stafford Cripps, "leader'' governamental, assegurou aos depa-tados que a Câmara será convocada imediatamente, na syentualidade de "qualquer situação inesperada". O inicio e duração das férias não foram anunciados. Stafford Cripps reiterou a afirmação de que © Primeiro Ministro não fará nenhuma declaração sobre a situação da guerra antes das férias.

PARA AUXILIAR O

PRIMEI-RO LORD DO ALMIRANTADO

LONDRES, 5 (A.P.) — O primeiro Lord do Almirantado, A. V. Alexander, anunciou, nos Comuns, que o almirante Sir Charles Kennedy Purvis foi nomeado auxiliar imediato do primeira Lcrd do Mar, tendo assumido as suas funções no dia 29 de julho, depois de deixar o comando de uma estação no estrangeiro. Esse novo posto foi criado para dirigir os serviços administrativos do Almi-rantado, de maneira que o primeiro Lord possa "dedicar o máximo de tempo am planos e às operações."

i^sJL

CÁUCASO

negro m n I

wmKmWmWmÊÊÊKHÊSÊmmi

. WS»mÊ\

•; 17 Bi

Co» « Ultimas operações na frente oriental, a batalha do Cáucaso entra rm sva grande fase. Os últimos despn-c*os ttícsrãfícos informavam ontern çse os tzrrcitos nazUtas estariam fa-í*3mío prrssõo a mat gem do rto Kuban rm ázrrção da cidade de Kmpotkin. Em «osso gráfico vemos assinalada per uma seta branca a referida Ct*

dade.

Passando da defesa ao aUque LONDRES. 5 (A. P.) — Ò'au-meaío da atividade das unidades cosjeiras britânicas — dizem os eincatos autorizados — torna claro que "passemos da defesa ao atl-qoe" e qu», "á medida que aumen-tam as oossts forças costeiras, cer-tramente aumentará ainda mais a 6sca!a dos ataques".

Pequenos ataques ao sul de Galles

LONDRES, 5 (A. P.) — Os Ml-nfetènos do Ar e Segurança In-ueraa distribuíram o seguinte co-mnraic-ado conjunto: "Na noite passaía, at-iòes inimigos, em pe-sjmeno número, estiveram sobre o sul e sudoeste da Inglaterra e ai-gums deles chegaram ao sul de Gaites. Bombas foram atiradas em pontos esparsos. Houve dano ligei-iro e nm pequeno número de bal-xas. Seis aviões inimigas de bom-bardeio lotam destruídos durante a

noite'"-Um novo tipo de "guerra de nervos"

IjONBRES, 5 (A. P.) — Segundo aüçuns observadores, os recentes Taids" aéreos noturnos da avia-rão alemão sobre vários pontos da laaçlaterra, com resultados m.lni-mos cu nulos, mostram que o comando alemão está tentando um inovo tipo de "guerra de nervos", pSjiiçando as populações a cons-tantes alarmes noturnos, embora pwm o emprego de um número muito limitado de aviões.

Os nativos de nova Guiné DOQ.G. DE MAC ARTHUR NA AUSTRÁLIA. 5 CA. P.) — Um por-ta-T©z dr> exército declarou que há tiopas nativas combatendo ao la-do la-dos aliala-dos na Nova Guiné, em-touia não seja possivei revelar qual o seu eletivo,

(Conclue na 2.* pág.)

X4 4." PaÍGINaA:

Hoje:

"Conversa

sobre teatro",

de Ribeiro Couto;

"Os

caminhos da intui*

ção", de Jorge de Lima.

Amanhãs

"Renovação administra*

tiva", de Azevedo

Amaral.

í-njíGU.vdo noticia o Serviço de *t^lniormação Agrícola, a produçAo k^jtto coroa no Estado do Ceará ai-^s~1^CB3JÇQJ! cerca de 2 milhões ée qpiiíos, em 1941. .4 área de caroasais motivas -naquele Estado é estimada em, aproximadamente. 385 mil hectares, ttpit. lima vez explorados, poderão tor-mectr 308 milhões de quilos de fibras 5íipaí — tomando-se por base a quan-Siúaãe de 20 mil quilos de folhas ver-às? ça* J« p«?e coHier mim hectare. r»jo rendimento de folhas secas regu-ímííí-m naquele Esteio, conforme WMSÍa leito pela Divisão de Fomen-fo tío Produção Vegetal. 17 instalações bezeticiadoras de caroã, localizadas tan úífrrenics municípios.

''4

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as