• Nenhum resultado encontrado

Os acontecimentos que marcaram 2020 em Cuba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os acontecimentos que marcaram 2020 em Cuba"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Os acontecimentos que

marcaram 2020 em Cuba

Image not found or type unknown

Em 2020, Cuba foi testemunha de acontecimentos que provocaram graves prejuízos à economia, como o bloqueio, o combate à Covid-19 e suas conseqüências devastadoras, ao mesmo tempo, promoveram o apoio da juventude cubana à Revolução, o trabalho da ciência e dos médicos cubanos, o 60º

aniversário dos Comitês de Defesa da Revolução e as acertadas falas do presidente d República Miguel Diaz-Canel.

Eis alguns dos acontecimentos mais significativos.

1.- Combate à Covid-19 em Cuba

Cuba preparou seu projeto de combate à Covid-19 com ações que contaram com a participação ativa da população e da juventude.

O ministro de Saúde Pública, José Angel Portal Miranda, explicou que se organizou a capacitação, a assistência aos doentes e a logística. E, ao mesmo tempo, foi constituído o grupo de ciência com um comitê de inovação e um observatório, e se desenhou um protocolo em correspondencia com a situação epidêmica.

A contenção da pandemia em Cuba esteve marcada pela assistência primária, a utilização de medicamentos novos e a participação ativa da comunidade. As capacidades de diagnóstico foram potenciadas rapidamente, assim como a compra de equipamentos, insumos, reagentes, em função do

(2)

aumento da vigilância e o estudo da doença.

Em março, Cuba contava com quatro laboratórios para realizar testes de PCR em tempo real, com capacidade de 100 testes diários. Hoje em dia, possui 17 laboratórios, com capacidade de mais de 15 mil testes de PCR e possibilidades de alcançar 20 mil.

2.- Cuba desenvolve vacinas contra a Covid-19

Em 10 de novembro se comemora o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em 2001. A propósito da data, as Nações Unidas pediram que se facilitasse gratuitamente informação e pesquisa científica fidedigna, para agilizar a criação de vacina eficaz contra o Sars-Cov-2.

Cuba é o único país da América Latina que apresentou candidatos vacinais contra a Covid-19. Não é mera casualidade, levando em conta sua longa história no campo da biotecnologia.

Conta, hoje, com quatro candidatos vacinais: Soberana 01, Soberana 02, Abdala e Mambisa. Os candidatos Soberana 01 e Soberana 02 – cuja efetividade contra o Sars-Cov-2 já está sendo

estudada no país -, também terão ensaios clínicos no exterior, para completar os realizados em Havana. Cuba desenvolve 869 projetos de pesquisa e inovação, dos quais 189 são de caráter nacional; e 24 ensaios clínicos, dos quais 16 estão em execução e dois finalizados.

3.- Morre Rosita Fornes

A atriz, vedete e cantora cubana Rosita Fornés morreu em 10 de junho passado. Fazia parte da relação de grandes artistas cubanas que alcançaram prolongados sucessos fora da nação na primeira metade do século 20.

Rosita brilhou durante mais de 60 anos na rádio, no cinema, na televisão, revista musical, opereta, zarzuela, espetáculo de variedades, comédia leve e drama clássico.

Na cerimônia de enterro, o intelectual Miguel Barnet afirmou:

Rosita Fornés transpôs as fronteiras de seu tempo e ficará para sempre na memória de todos, também daqueles que não a conheceram, porque ela é um símbolo da cultura nacional. Sua morte será a ressurreição de sua incandescência e a possibilidade de nunca perdê-la. Rosita, repousa tranqüila, nunca te esqueceremos.

4.- Cuba resistiu o ano mais difícil na história do bloqueio

Pela primeira vez na história da política genocida do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba, os prejuízos da Ilha superaram em um ano os cinco bilhões de dólares, revelou o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez Parrilla.

No relatório anual que atualiza os prejuízos causados por essa política no desenvolvimento do dia a dia e de longo prazo, o chanceler denunciou, em conferência virtual, a hostilidade crescente dos EUA, cujo governo, sem se importar com o flagelo da pandemia da Covid-19, impôs mais sanções contra a Ilha violando abertamente todas as normas do comércio exterior e de investimentos.

“O bloqueio, com sua extraterritorialidade, é uma violação massiva e aberta dos direitos dos cidadãos em Cuba e em escala mundial, porquanto não só tenta render por fome e privações o nosso povo, mas também constitui uma grave violação do direito internacional”, sentenciou o ministro das Relações

(3)

Exteriores cubano.

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, o bloqueio recebe categórico rechaço. Não há âmbito do comércio e a navegação que não seja atingido pela perseguição, que também afeta os cidadãos norte-americanos em suas relações com o povo de Cuba.

5.- A maior organização de massas de Cuba comemora 60 anos

O Herói da República de Cuba Gerardo Hernández Nordelo foi eleito Coordenador Nacional dos Comitês de Defesa da Revolução, conhecidos por suas siglas CDR.

A maior organização de massas do país, fundada em 28 de setembro de 1960, tem estado presente em cada acontecimento histórico, como o atual combate à pandemia, assinalou Hernández Nordelo. Os CDR vivem e continuarão vivendo e defendendo a Revolução Cubana.

Gerardo Hernández Nordelo, um dos Cinco cubanos combatentes contra o terrorismo, que permaneceram presos nos EUA por defenderem sua Pátria e pelos quais se desencadeou vasto movimento internacional para que fossem soltos, foi eleito em dezembro membro do Conselho de Estado da República de Cuba.

6.- Juventude cubana apóia obra da Revolução

Em resposta a mais recente manipulação midiática liderada pelo chamado Movimento San Isidro, a comunidade universitária cubana deixou bem clara sua definição e posição diante dos que distorcem, espezinham, mentem em detrimento da Pátria e negociam sua soberania por um punhado de dólares. Indignados pelas falsas notícias publicadas em redes sociais sobre desordens em Cuba, a juventude cubana convocou um encontro no Parque El Trillo, da capital, ao qual compareceu o presidente Miguel Diaz-Canel para apoiar sua mensagem.

Dirigindo-se aos presentes o presidente cubano assinalou: A emoção não cabia no meu peito e tinha de vir aqui. Alguns me aconselharam que não viesse para que não se manipulasse a espontaneidade da manifestação. Vocês sabem tudo que eles queriam armar. Com certeza vão repetir, porque os planos contra a Revolução continuam, afirmou.

Pensaram que podiam destruir a revolução antes que terminasse o governo Trump, mas não

conseguiram nem conseguirão. Diálogo para melhorar e aperfeiçoar o socialismo sempre, sublinhou o presidente de Cuba.

7. Adeus ao mais Leal dos homens

O povo cubano tributou homenagem a um dos filhos mais ilustres da Velha Havana: Eusébio Leal

Spengler, Historiador da cidade, que morreu em 31 de julho passado. Quando a situação epidemiológica permitiu, os cubanos se despediram do homem que dedicou sua vida a salvar e preservar o patrimônio nacional.

Suas cinzas foram expostas na Sala dos Passos Perdidos do Capitólio Nacional. No ato de solenidade, Abel Prieto Jiménez, presidente da Casa de las Américas, destacou que Eusébio Leal tinha sido homem único, imprescindível, de uma honestidade exemplar, devoção apaixonada por Cuba, sua história, seus símbolos, pelos homens e mulheres que criaram as bases desta nação, sua obra abrangeu muito mais do que levantar e ornamentar prédios em ruínas e transformá-los em palácios.

Ao longo de sua vida recebeu inúmeros prêmios e distinções de universidades, governos, da UNESCO, de entidades defensoras do patrimônio, de Cuba, sempre orgulhosa de sua obra. O prêmio mais

(4)

apreciado por Eusébio Leal foi o amor de seu povo que o manifestava o tempo todo.

8.- Cuba realiza transformações econômicas pelo bem do país

Encerrando 2020, Cuba estima decrescimento econômico do Produto Interno Bruto de 11 por cento, informou Alejandro Gil Fernández, vice- primeiro ministro e ministro da Economia e Planejamento ao falar no 6º Período Ordinário de Sessões do Parlamento.

A ordenação monetária e cambial em Cuba inclui a unificação monetária e cambial, a eliminação dos subsídios excessivos e gratuidades indevidas, assim como a transformação das rendas e sua aplicação é necessária, imprescindível para avançar na estratégia do país.

O chefe da Comissão de Implementação das Diretrizes, Marino Murillo Jorge, informou tratar-se de um assunto complicado e transversal na economia e sociedade. “Tem gente que pensa que no dia em solucionemos a dualidade monetária e cambial vão se resolver automaticamente todos os problemas da economia, mas isto não será automático, como todos sabem, é preciso continuar trabalhando.

9.- Comemorando o centenário de nascimento de Alicia Alonso

Com três galas compartilhadas por várias companhias de dança cubanas, o Balé Nacional de Cuba comemorou o centenário de nascimento de Alicia Alonso, uma de suas principais fundadoras e inspiração de gerações de artistas dentro e fora do país.

Uma das bailarinas mais extraordinárias, a artista mais universal de Cuba, nasceu a 21 de dezembro de 1920, alcançou seu altíssimo nível profissional nos EUA, em 1940, já sendo estrela veio a Havana oito anos mais tarde, onde fundou o atual Balé Nacional de Cuba.

Historiadores coincidem que Alicia estava destinada à dança, a linguagem mediante a qual podia contar qualquer história.

10.- Presidente cubano afirma: “estamos vivos e juntos venceremos”

Em reiterados discursos, o presidente da República de Cuba, Miguel Diaz-Canel, denunciou as manobras do governo dos EUA contra a Revolução. Faz um ano – disse – atiraram contra nós para matar, mas estamos vivos e juntos venceremos.

No meio do cenário atual devido à presença da Covid-19, o endurecimento do bloqueio e o

decrescimento da economia nacional, o presidente cubano encerrou a Assembleia Nacional do Poder Popular com as seguintes palavras: o povo cresceu neste ano 2020, tão duro, que testou nossa resistência, nossa solidariedade, nossa unidade, mas nos ensinou muito. E nos deu a vitória. Com o que aprendemos 2021 aparece intenso, desafiante, como um degrau para a superação de nossos próprios limites; no caminho do aperfeiçoamento e da continuidade, devemos nos consagrar a converter em feitos a convicção compartilhada de que a obra de justiça social que empreendemos terá seu melhor apoio no crescimento produtivo e eficiente a partir de nossas próprias realizações, disse o presidente cubano. E prosseguiu:

Adiante 2021! Cuba te espera viva e fortalecida nos combates do ano que termina. Os filhos da Geração do Centenário, junto com o nosso povo, têm o dever, o compromisso, e a honra de dar continuidade à historia que nos trouxe aqui. E nossa consigna continua sendo: Venceremos!

(5)

https://www.radiohc.cu/index.php/pt/especiales/exclusivas/243447-os-acontecimentos-que-marcaram-2020-em-cuba

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Quando o formulário for submetido, dará um erro, alertando que o script consulta.php (para o qual estamos encaminhando os dados) não existe. Precisamos, então, criá-lo. Notem

Os objetivos foram analisar a cobertura da população da mi- crorregião assistida por equipes do Programa Saúde da Família (PSF); avaliar as informações do Sistema de Informação

Depois da liquida ção da antiga Sociedade Colonizadora de 1849, em 1899 houve descar -Lamento de muitos documentos da Direção da Colônia Dona Francisca então não mais consultados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Com os resultados obtidos, foi possível concluir que a eficiência do painel fotovoltaico aumenta com a diminuição da temperatura; a eficiência do painel não