• Nenhum resultado encontrado

1)A razão entre a área total e a área da base de um cone circular reto cuja medida da altura é 4m e a medida do raio da base é 3m é igual a :

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1)A razão entre a área total e a área da base de um cone circular reto cuja medida da altura é 4m e a medida do raio da base é 3m é igual a :"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1)A razão entre a área total e a área da base de um cone circular reto cuja medida da altura é 4m e a medida do raio da base é 3m é igual a :

a)2/3 b)5/3 c)8/3 d)2 e)3

2)Em uma pesquisa de opinião acerca dos processos de geração de energia e seus impactos na natureza, foi constatado que:

- 40 entrevistados aprovavam o uso de energia nuclear; - 180 entrevistados aprovavam o uso de energia eólica; - 150 entrevistados aprovavam o uso de energia solar;

- 15 entrevistados aprovavam a utilização das energias eólica e nuclear; - 10 entrevistados aprovavam a utilização das energias nuclear e solar; - 50 entrevistados aprovavam a utilização das energias eólica e solar;

- 5 entrevistados aprovavam o uso a utilização das energias nuclear, eólica e solar;

- 30 entrevistados não aprovam o uso de nenhum desses três mecanismos de geração de energia Determine o total de pessoas que foram entrevistadas :

a)280 b)370 c)480 d)220 e)330

3)Denominando P a soma dos números pares de 1 a 100 e I a soma dos números ímpares de 1 a 100. O valor de P - I é: a)49 b)50 c)51 d)52 e)53

4)Calcule o valor de 𝐸 = log510 . log1015 . log1520. log2025 … log620625 a)2

b)3 c)4 d)log 5 e)1 - log 25

(2)

5)Se os complexos z e w estão relacionados pela equação z + wi = i e se z = 1 −1 𝑖 , então w é igual a a)i b)1-i c)-i d)1+i e)2

6)No boxe, um dos esportes olímpicos, um pugilista tem à sua disposição quatro golpes básicos: o jab, o direto, o cruzado e o gancho. Suponha que um pugilista, preparando-se para as olímpiadas queira criar uma sequência com 6 golpes, empregando-se necessariamente dois jabs, dois diretos, um cruzado e um gancho.

Assim, o número máximo de sequências que ele poderá criar será de: a)180

b)160 c)140 d)120 e)100

7)Sabe-se que a função 𝑓(𝑥) = 4𝑥+1

3 . Assim , 𝑓 −1(7) é a)4 b)5 c)6 d)7 e)8

8)Considere duas matrizes A e B de ordem 3. Sabendo que Det (A) =5 e Det (B) = 3. Determine o valor de Det( 2. A. B-1 )

a)20/3 b)20 c)40/3 d)9 e)10/3

9)Sabendo-se que o número complexo 2 + i é raiz do polinômio x³ +ax² +bx -5 , em que a e b são números reais, conclui-se que a + b é igual a

a)7 b)5 c)8 d)6 e)4

10)Um menino vai retirar ao acaso um único cartão de um conjunto de sete cartões. Em cada um deles está escrito apenas um dia da semana, sem repetiçoes: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. O menino gostaria de retirar sábado ou domingo.

(3)

A probabilidade de ocorrência de um dos dias que o menino não gostaria é: a)1/49 b)2/7 c)1/7 d)5/7 e)1/2

11)Um hexágono regular tem área 150√3 𝑐𝑚² . Calcule a área do círculo inscrito a essa circunferência a)55𝜋 cm²

b)60𝜋 cm² c)65𝜋 cm² d)70𝜋 cm² e)75𝜋 cm²

12)Calcule o coeficiente de x3 no desenvolvimento de (𝑥2+1 𝑥) 6 a)20 b)10 c)5 d)11 e)90

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES: Texto para a(s) questão(ões) a seguir.

Encontros e Desencontros

Hoje, jantando num pequeno restaurante aqui perto de casa, pude presenciar, ao vivo, uma cena que já me tinham descrito. Um casal de meia idade se senta à mesa vizinha da minha. Feitos os pedidos ao garçom, o homem, bem depressinha, tira o celular do bolso, e não mais o deixa, a merecer sua atenção exclusiva. A mulher, certamente de saber feito, não se faz de rogada e apanha um livro que trazia junto à bolsa. Começa a lê-lo a partir da página assinalada por um marcador. Espichando o meu pescoço inconveniente (nem tanto, afinal as mesas eram coladinhas) deu para ver que era uma obra da Martha Medeiros.

Desse modo, os dois iam usufruindo suas gulodices, sem comentários, com algumas reações dele, rindo com ele mesmo com postagens que certamente ocorriam em seu celular. Até dois estranhos, postos nessa situação, talvez acabassem por falar alguma coisa. Pensei: devem estar juntos há algum tempo, sem ter mais o que conversar. Cada um sabia tudo do outro, nada a acrescentar, nada de novo ou surpreendente. E assim caminhava, decerto, a vida daquele casal.

O que me choca, mesmo observando esta situação, como outras que o dia a dia me oferece, é a ausência de conversa. Sem conversa eu não vivo, sem sua força agregadora para trocar ideias, para convencer ou ser convencido pelo outro, para manifestar humor, para desabafar sobre o que angustia a alma, em suma, para falar e para ouvir. A conversa não é a base da terapia? Sei não, mas, atualmente, contar com um amigo para jogar conversa fora ou para confessar aquele temor que lhe está roubando o sossego talvez não seja fácil. O tempo também, nesta vida corre-corre, tem lá outras prioridades. Mia Couto é contundente: “Nunca o nosso mundo

(4)

teve ao seu dispor tanta comunicação. E nunca foi tão dramática a nossa solidão.” Até se fala muito, mas ouvir o outro? Falo de conversas entre pessoas no mundo real. Vive-se hoje, parece, mais no mundo digital. Nele, até que se conversa muito; porém, é tão diferente, mesmo quando um está vendo o outro. O compartilhamento do mesmo espaço, diria, é que nos proporciona a abrangência do outro, a captação do seu respirar, as batidas de seu coração, o seu cheiro, o seu humor...

Desse diálogo é que tanta gente está sentindo falta. Até por telefone as pessoas conversam, atualmente, bem menos. Pelo WhatsApp fica mais fácil, alega-se. Rapidinho, rapidinho. Mas e a conversa? Conversa-se, sim, replicam. Será? Ou se trocam algumas palavras?Quando falo em conversa, refiro-me àquelas que se esticam, sem tempo marcado, sem caminho reto, a pularem de assunto em assunto. O WhatsApp é de graça, proclamam. Talvez um argumento que pode ser robusto, como se diz hoje, a favor da utilização desse instrumento moderno.

Mas será apenas por isso? Um amigo me lembra: no WhatsApp se trocam mensagens por escrito. Eu sei. Entretanto, língua escrita é um outra modalidade, outro modo de ativar a linguagem, a começar pela não copresença física dos interlocutores. No telefone, não há essa copresença física, mas esse meio de comunicação não é impeditivo de falante e ouvinte, a cada passo, trocarem de papéis e até mesmo de falarem ao mesmo tempo, configurando, pois, características próprias da modalidade oral. Contudo, não se respira o mesmo ar, ainda que já se possa ver o outro. As pessoas passaram a valer-se menos do telefone, e as conversas também vão, por isso, tornando-se menos frequentes.

Gosto, mesmo, é de conversas, de preferência com poucos companheiros, sem pauta, sem temas censurados, sem se ter de esmerar na linguagem. Conversa sem compromisso, a não ser o de evitar a chatice. Com suas contundências, conflitos de opiniões e momentos de solidariedade. Conversa que é vida, que retrata a vida no seu dia a dia. No grupo maior, há de tudo: o louco, o filósofo, o depressivo, o conquistador de garganta, o saudosista... Nem sempre, é verdade, estou motivado para participar desses grupos. Porém, passado um tempo, a saudade me bate.

Aqueles bate-papos intimistas com um amigo tantas afinidades, merecedores que nos tornamos da confiança um do outro, esses não têm nada igual. A apreensão abrangente do amigo, de seu psiquismo, dos seus sentimentos, das dificuldades mais íntimas por que passa, faz-no sentir, fortemente, a nossa natureza humana, a maior valia da vida.

Esses momentos vão se tornando, assim me parece, uma cena menos habitual nestes tempos digitais. A pressa, os problemas a se multiplicarem, as tarefas a se diversificarem, como encontrar uma brecha para aquela conversa, que é entrega, confiança, despojamento? Conversa que exige respeito: um local calminho, sem gritos, vozes esganiçadas, garçons serenos. Sim, umas tulipas estourando de geladas e uns tira-gostos de nosso paladar a exigirem nova pedida. Não queria perder esses encontros. Afinal, a vida está passando tão depressa...

Adaptado de: UCHOA, Carlos Eduardo. Disponível em: http://carloseduardouchoa.com.br/blog/.

13) No 3º parágrafo, o autor cita o escritor moçambicano Mia Couto. Essa estratégia objetiva a)Valorizar a literatura contemporânea, por meio desse escritor.

b)Ser coerente com as pessoas que não gostam da Internet. c)Comprovar que a literatura e a Internet são incompatíveis. d)Induzir o leitor a aceitar o texto como verdadeiro.

e)Corroborar as ideias explicitadas anteriormente.

14) Sobre as ideias expressas no texto, é correto afirmar que

a)o cronista deixa clara a sua preferência pelas conversas ao telefone, apesar de reconhecer que o WhatsApp, por ser de graça, torna a comunicação mais rápida, uma vez que os falantes e ouvintes podem trocar de papel a todo instante.

b)nos bate-papos intimistas cabem todos os assuntos, mesmo que haja divergência de opiniões, já que retratam a vida no seu dia a dia e envolvem pessoas diferentes, mais afinadas na confiança estabelecida e na percepção mais abrangente do outro.

c)o texto parte de um registro do cotidiano – o comportamento de um casal em um restaurante – para analisar os exageros cometidos pelos usuários da Internet, os quais priorizam o mundo digital e abandonam

(5)

d)a citação de Mia Couto, no 3º parágrafo, ratifica a ideia central do texto: as pessoas estão cada vez mais sós, vivendo em um mundo virtual, onde a conversa não é plena, já que não há o compartilhamento do mesmo espaço e a troca de ideias praticamente inexiste.

e)o 6º parágrafo se contrapõe ao 8º, pois enquanto naquele o cronista estabelece algumas causas para a

diminuição das conversas e delimita elementos necessários ao ambiente onde esse diálogo acontecerá, neste ele especifica como deve ser a conversa entre as pessoas.

15) Em “O compartilhamento do mesmo espaço, diria, é que o que nos proporciona a abrangência do outro, a captação do seu respirar, as batidas de seu coração, o seu cheiro, o seu humor...” (3º parágrafo), infere-se que para o autor

a)a comunicação digital, nos dias de hoje, não prescinde da abrangência do outro. b)na Internet, o compartilhamento do espaço é a reprodução da abrangência do outro. c)captar o cheiro, o humor e as batidas do coração do receptor garante a interlocução. d)o compartilhamento do mesmo espaço é a forma real para a humanização do diálogo. e)o mundo digital, ao contrário do que se pensa, não permite a interlocução em tempo real.

16) A Polícia Civil apreendeu 415,4 quilos de crack __________ em uma casa na Avenida Salim Farah Maluf. No local, também __________ dois quilos de maconha. Um homem de 28 anos e um adolescente de 17 __________ . a) escondidos … havia … foram detidos

b) escondido … havia … foram detido c) escondidos … haviam … foi detido d) escondido … haviam … foram detidos e) escondidos … havia … foram detido

17) Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta. a) Haviam cooperativas de catadores na cidade de São Paulo.

b) O lixo de casas e condomínios vão para aterros.

c) O tratamento e a destinação corretos do lixo evitaria que 35% deles fosse despejado em aterros. d) Fazem dois anos que a prefeitura adia a questão do lixo.

e) Somos nós quem paga a conta pelo descaso com a coleta de lixo.

18) Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho. _____________ 103 toneladas de lixo reciclável diariamente.

_____________ 16 centrais de triagem em São Paulo. a) Coleta-se. Têm-se

b) Coleta-se. Hoje tem c) Coletam-se. Existe

(6)

d) Coleta-se. São

e) Coletam-se. Hoje existem

19) Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. a) Começaram as investigações pelas ações do jovem soldado. b) Um jovem soldado e a WikiLeaks divulgou informações secretas. c) Mais de um relatório diplomático vazaram na internet.

d) Repartições, investimentos, pessoas, nada impediram o jovem soldado.

e) Os telegramas relacionados com o Brasil foi, para o ministro Jobim, muito negativos.

20) Assinale a frase em que o acento indicador de crase está empregado corretamente. a) Vendemos CDs à partir de R$ 10.

b) Todos nossos produtos podem ser comprados à prazo. c) Você será encaminhado à um de nossos gerentes. d) As peças do mostruário também estão à venda.

e) Você está convidado à conhecer nosso setor de eletrodomésticos.

21) A palavra, cuja acentuação gráfica obedece à regra diferente das demais, é: a) insuportável.

b) hierárquicas. c) máximo. d) árvores. e) súbita.

22) Assinale a alternativa incorreta.

a)A primeira geração do modernismo teve um papel relevante na introdução das vanguardas estéticas européias no Brasil.

b)Cruz e Souza é um dos principais representantes do simbolismo na literatura brasileira.

c)Embora tenham ocorrido no mesmo período, o Naturalismo e o Realismo apresentavam algumas diferenças em termos de estética literária.

d)O parnasianismo tinha, como uma de suas principais características, a busca pelo máximo rigor formal nos versos.

e)A presença de temas inspirados na Antiguidade Grega é uma das principais características da literatura barroca brasileira.

23) Assinale a alternativa que contém erro na análise da classe gramatical. a) Fomos cedo para casa. (advérbio)

b) Não a encontrei. (pronome) c) Carlos chegou cansado. (advérbio) d) Use sua inteligência. (substantivo)

e) Sofia era uma menina muito bonita. (adjetivo)

(7)

a) Antônio é muito agitado. b) Tudo continua calmo.

c) Retornaram os trabalhadores. d) Recebi vários telefonemas. e) Contrata-se pedreiro.

25) Sobre o processo de colonização portuguesa na América, marque a alternativa CORRETA:

a) Na colonização da América, os portugueses introduziram na economia o trabalho escravo e a monocultura de exportação. Por isso, outras atividades econômicas e comerciais não se desenvolveram no Brasil colonial. b) Foi somente no final do século XVII que os metais preciosos foram encontrados no Brasil, desencadeando uma autêntica “corrida do ouro” no século seguinte. Entretanto, a economia mineradora acabou inibindo o crescimento do mercado interno no Brasil colonial.

c) Durante quase todo o período colonial, a ordem política brasileira não esteve submetida às regras do Mercantilismo e Sistema Colonial. Isso significa que os colonos no Brasil colonial desfrutavam de autonomia política.

d) O principal motivo para a criação dos governos-gerais no Brasil colonial foi o fracasso do sistema de capitanias hereditárias. Seu insucesso manteve a colônia desocupada, sem nenhum retorno

comercial, ao mesmo tempo em que facilitou a invasão por estrangeiros (como, por exemplo, os franceses no Rio de Janeiro).

e) As revoltas coloniais que ocorreram no Brasil, a partir do final do século XVII e que ficaram conhecidas pela historiografia tradicional como “revoltas nativistas” questionaram o domínio português na América e por isso, visavam à independência da colônia.

26) Especificamente, com relação ao território brasileiro, é correto afirmar que , a partir do século XVI, foi alvo de projetos de colonização de

a)Portugal e Espanha, apenas b)Portugal, Espanha e Inglaterra

c)Portugal , Espanha, Inglaterra e França

d)Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda e)Portugal, apenas

27) A Restauração portuguesa (1640) repercutiu no Brasil colonial porque:

a) Amenizou as restrições comerciais com a implantação das companhias privilegiadas.

b) Tornou a administração mais centralizada com a substituição dos vice-reis pelos donatários. c) Reforçou o domínio político e a exploração econômica com a criação do Conselho Ultramarino. d) Extinguiu o sistema de capitanias com a nomeação das autoridades pela metrópole.

e) Aumentou a autonomia das Câmaras com a nomeação dos juízes pelo Governo Geral.

28) A meu ver, a causa principal de nossa derrota no Nordeste foi a precipitação do dia (...) Outro erro, mais clamoroso, foi o comando que não se ligou às organizações partidárias, para que essas mobilizassem seus

(8)

membros e as massas trabalhadoras. Em uma palavra, o partido não foi mobilizado e, por isso, não poderia mobilizar a classe operária.

Gregório Bezerra

O fragmento de texto acima faz referências à revolta que se restringiu às cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro e foi rapidamente sufocada pelas forças leais ao governo. Trata-se:

a) das Ligas Camponesas. b) da Greve dos Marinheiros. c) da Revolta da Chibata. d) da Intentona Comunista. e) da Greve Geral de 1917.

29) O período conhecido como Estado Novo (1937-1945) foi uma das fases em que Getúlio Vargas exerceu o poder executivo no Brasil. Acerca desse período e de suas principais características, assinale a alternativa correta.

a) Revolução Constitucionalista iniciada em São Paulo

b) Censura aos meios de comunicação e atividades culturais , a cargo principalmente da DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda)

c) Tentativa da Aliança Nacional Libertadora de promover um levante armado, sendo desarticulada e derrotada pelas forças do Governo. O episódio ficou conhecido como Intentona Comunista

d) Criação da Petrobrás e o atentado contra Carlos Lacerda.

e) Articulação com militares para iniciar a ditadura militar, que começou logo após seu governo.

30) Diante do impasse econômico-financeiro no País e de circunstâncias internacionais, os governosbrasileiros, no período de 1986 a 1994, tentaram reverter esta situação combatendo a inflação e procurando retomar o crescimento através de vários planos econômicos que foram implementados naquela época.

Para a conquista da estabilização econômica, foram implantados os seguintes planos econômicos: 1. Plano Cruzado

2. Plano Collor 3. Plano Real 4. Plano Verão 5. Plano Bresser

A sequência cronológica correta dos planos listados é a) 4, 2, 3, 1 e 5.

b) 3, 5, 4, 1 e 2. c) 5, 2, 1, 4 e 3. d) 2, 4, 1, 5 e 3. e) 1, 5, 4, 2 e 3.

31)Sobre os diferentes tipos climáticos que ocorrem no Brasil, é correto afirmar que :

a) o clima equatorial úmido é caracterizado por uma elevada amplitude térmica anual e é controlado pela Massa Equatorial Continental.

b) o clima litorâneo úmido que ocorre no litoral do Nordeste possui chuvas concentradas nos meses da primavera e do verão.

c)o clima tropical, de verão úmido e inverno seco, abrange uma pequena área do País e atua, sobretudo, no litoralnordestino.

d)o oeste da Paraíba é uma das porções do Brasil onde ocorre o clima tropical semi-árido, que é marcadopormédiastérmicasanuaiselevadaseporlongosperíodosdeestiagem.

e)O clima subtropical úmido,predominante na região Sul, é controlado pela Massa Equatorial Conti- nental e influenciado pela Massa Polar Atlântica.

(9)

32) Para compreender o setor energético brasileiro, é necessário conhecer, dentre outros fatores, as fontes disponíveis, as necessidades de consumo e a demanda de energia elétrica por região do País. Assinale a

alternativa que apresenta o maior consumo final de energia elétrica por fonte, setor e região, respectivamente. a)carvão mineral, industrial e Região Sul.

b)hidráulica, residencial, Região Sul. c)petróleo, transportes, Região Sul. d)petróleo, transportes, Região Sudeste. e)hidráulica, industrial, Região Sudeste.

33)Tucuruí, uma das maiores hidrelétricas do Brasil, teve sua construção projetada para atender alguns importantes objetivos, como o de gerar energia para:

a)abastecer as grandes usinas siderúrgicas do Quadrilátero Ferrífero e as indústrias metalúrgicas da Grande Belo Horizonte.

b)abastecer grandes projetos minerais da Amazônia, como o Projeto Grande Carajás, e indústrias de produção de alumínio da região.

c)suprir as indústrias nordestinas, principalmente aquelas concentradas nas regiões metropolitanas de Salvador e de Recife.

d)complementar o sistema de abastecimento energético do Centro-Sul, região que possui baixa capacidade de geração de energia.

e)suprir a cidade de Manaus, em face do aumento da produção industrial, na fase inicial de implementação da Zona Franca.

34) Sobre o setor agropecuário brasileiro pode-se dizer que:

a) a agropecuária extensiva, caracterizada por seu elevado nível técnico e por grande integração com a ndústria, tem sua produção voltada para atender, predominantemente, o mercado externo.

b) no Brasil, a agricultura familiar revela grande importância social e econômica para o País, haja vista que é responsável pela maior parte das culturas de alimentação básica.

c) de modo geral, as propriedade srurais cujas culturas são voltadas para exportação apresentam, a despeito do bom desempenho do País no setor agrícola, baixo investimento em técnicas e capitais.

d) a pequena propriedade é responsável por grande parte das culturas de exportação, a exemplo da laranja, cultivada nos minifúndios do norte de SãoPaulo.

e) a modernização da agricultura relaciona-se diretamente com a demanda interna por produtos componentes da cesta básica, como arroz e feijão.

35)Assinale a alternativa que apresenta , corretamente, as principais características do sistema de plantation a) agricultura diversificada , voltada para a subsitência, pequenas propriedades rurais, mão de obra familiar. b)Extrativismo, voltado para o mercado interno, médias propriedades, mão de obra imigrante.

c)monocultura, voltada para o mercado externo, latifúndio e mão de obra escrava.

d)Produção agrícola diversificada, voltada para o mercado externo, latífundio e mão de obra livre. e)Produção mecanizada, voltada para o mercado interno, pequenas propriedades, mão de obra escrava.

36)O que caracteriza o movimento pendular?

(10)

b) movimento de pessoas em fuga de seus países por motivos de guerra ou conflito armado.

c) caracteriza o clima em certas partes do país que alterna entre períodos de chuva e períodos de seca. d) os trabalhador rurais itinerantes que se ocupam em tarefas temporárias sem vínculo empregatício. e) refere-se a automação dos postos de trabalho do setor industrial.

37) "___ am amazed to see the ways that indigenous peoples are stepping up to provide support where

governments have not," Tauli-Corpuz said. "____ are providing PPE and sanitation, making _____ own masks, and ensuring that information on Covid-19 is available in local languages, and are distributing food and other necessities. Indigenous peoples and local communities can better protect _____ from the virus when _____ have legally recognised rights to _____ lands, Tauli-Corpuz says: "they can better enforce lockdowns and govern the resources they need to survive." Complete the blanks with the correct pronouns:

a) I / Their / them / themself / they / our b) I / They / him / themselves / they / my c) I / They / their / themselves / they / their d) I / Them / their / themself / I / their e) I/Them / him / themselves / they / my

38) Which alternative can substitute the modal verbs in bold, keeping the same idea of the sentence, respectively:

I -You may go now. II- May you help me? a) are allowed to / can b) must / can

c) should / ought to d) can / should e) can /can

39) -Joseph moved to Europe in 2010, but in 2018 he moved to the USA and he lives there since then. Which sentence is correct:

a) Joseph went to the USA two years ago. b) Joseph has been in the USA since 2018. c) Joseph has been in Europe for eight years. d) Joseph has gone to the USA two years ago. e) Joseph was to the USA two years ago.

40) If you don't wanna see me Did a full 180, crazy

(11)

Thinking 'bout the way I was

Did the heartbreak change me? Maybe But look at where I ended up

I'm all good already So moved on, it's scary

I'm not where you left me at all, so

If you don't wanna see me dancing with somebody If you wanna believe that anything could stop me Don't show up, don't come out

Don't start caring about me now Walk away, you know how Don't start caring about me now Aren't you the guy who tried to Hurt me with the word "goodbye"? Though it took some time to survive you I'm better on the other side

Which alternative better replaces the verbs in bold: a) proceded / exhibited / get in / abandon

b) went ahead / come / get in / jog c) trespassed / appear / come / get off d) overcame / appear / appear / leave e) trespassed / appear / get in / leave

Texto

Elabore um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 20(vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, sobre o tema:

(12)

Referências

Documentos relacionados

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

USUCAPIÃO Imóvel pertencente à COHAB SP, que o havia compromissado a outrem Sociedade de economia mista Submissão ao regime de direito privado - Bem público

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de