• Nenhum resultado encontrado

h) III Da Comissão de Seleção. IV Do Processo Seletivo. 1ª Etapa, Prova Escrita de conhecimentos específicos 15 de outubro de 2010, 2ª Etapa,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "h) III Da Comissão de Seleção. IV Do Processo Seletivo. 1ª Etapa, Prova Escrita de conhecimentos específicos 15 de outubro de 2010, 2ª Etapa,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Mestrado em Lazer – Interdisciplinar

Edital de Seleção – 2011

O Coordenador do Mestrado em Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, FAZ SABER que, no período de 16 de setembro a 1º de outubro de 2010, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos. As inscrições serão feitas na Secretaria do Colegiado do Mestrado em Lazer, situada no Prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Av. Antonio Carlos 6627 – Campus UFMG – Pampulha. Belo Horizonte, Minas Gerais. CEP. 31.270-901, de 2ª a 6ª feira, exceto em feriados, de 09:00 às 11:30 e de 13:30 às 16:00 horas, onde serão fornecidas informações complementares aos candidatos. Serão também aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex) especificando no envelope “Secretaria do Mestrado em Lazer/EEFFTO/DEF/CELAR”. A data limite de postagem será até 1º de outubro de 2010 e o candidato deverá comunicar à Secretaria do Curso a data de envio do material e, quando for o caso, os dados referentes ao comprovante de postagem para que o recebimento do mesmo seja monitorado. Erros na data de postagem ou no endereço do destinatário, extravios não comprovados ou ausência de quaisquer documentos solicitados no Item II deste edital implicarão a automática eliminação do candidato. Contatos: Telefone (31)

3409-2335; E-mail: eeffto-mlazer@ufmg.br; site:

www.ufmg.br/mestradoemlazer.

I – Das Vagas. Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2011, distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa: (i) Lazer, história e diversidade cultural (8 vagas, distribuídas entre os professores orientadores Ana Maria Rabelo Gomes, Marcus Aurelio Taborda de oliveira, Rafael Fortes Soares, José Alfredo Oliveira Debortoli e Victor Andrade de Melo); (ii) Lazer, cidade e grupos sociais (7 vagas, distribuídas entre os professores orientadores Ana Claudia Porfírio Couto, Christianne Luce Gomes, Luciana Karine de Souza, Regina Helena Alves da Silva, Silvio Ricardo da Silva e Walter Ernesto Ude Marques); (iii) Lazer, formação e atuação profissional (5 vagas, distribuídas entre os professores orientadores Christianne Luce Gomes, Hélder Ferreira Isayama, Luciana Karine de Souza e Ricardo Teixeira Veiga). A descrição das linhas de pesquisa, bem como a relação dos professores orientadores a elas vinculados podem ser consultados no site do Programa.

II – Dos Requisitos para a Inscrição. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na Secretaria e no site do Programa); b) projeto de pesquisa, sem identificação do candidato, em 2 (duas) vias impressas, acompanhadas de um CD com o arquivo do projeto gravado em Word ou em PDF; c) cópia do diploma de graduação ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento que comprove que o candidato terá concluído a graduação até o período previsto

(2)

no item VI deste edital para o efetuar o registro prévio no Mestrado em Lazer; d) cópia do histórico escolar do curso de graduação; e) cópia dos documentos pessoais (carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento / certidão de casamento). No caso de estrangeiro, cópia do passaporte e a documentação exigida pela legislação específica; f) 1 (uma) fotografia 3X4 recente, não sendo admitida foto scanneada ou impressa por computador; g) comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais; h) candidatos brasileiros do sexo masculino deverão apresentar também prova de estar em dia com as obrigações militares; i) 1 (uma) cópia impressa da versão completa do currículo no modelo Lattes, que deverá estar atualizado e devidamente cadastrado na plataforma Lattes do CNPq (www.cnpq.br). O currículo deverá estar documentado com os comprovantes referentes aos itens cadastrados no Lattes, numerados de acordo com a ordem de apresentação; j) comprovante de endereço. Não serão recebidas inscrições com a documentação incompleta. Caso a inscrição seja homologada, o candidato receberá uma confirmação oficial, por escrito, da Secretaria do Mestrado em Lazer, na qual constará o número de identificação que será utilizado para preservar o seu anonimato nas etapas referentes à Prova escrita e avaliação do Projeto de Pesquisa.

III – Da Comissão de Seleção. A Comissão de seleção será constituída de 08 professores do Mestrado em Lazer, indicados pelo Colegiado, que instituirão Bancas Examinadoras referentes a cada fase do processo seletivo. Cada Banca Examinadora será constituída por, no mínimo, 03 (três) professores do Mestrado.

IV – Do Processo Seletivo. A seleção dos candidatos será realizada em quatro etapas. 1ª Etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Prova Escrita de conhecimentos específicos, baseada na bibliografia indicada no Anexo deste Edital. Esta prova será aplicada no dia 15 de outubro de 2010, de 14:00 às 17:00h, na EEFFTO, em sala a ser divulgada em cartaz afixado na porta da Secretaria do Curso, no dia da realização da prova, sendo necessário que o aluno se apresente com trinta minutos de antecedência, portando carteira de identidade (ou documento equivalente) e comprovante de inscrição no processo seletivo/2011. Serão avaliados na prova escrita: estrutura, organização, coerência e coesão das idéias desenvolvidas (0 a 20 pontos); fundamentação teórica (0 a 40 pontos); consistência argumentativa (0 a 30 pontos); registro lingüístico adequado (0 a 10 pontos). Nesta etapa o anonimato do candidato será preservado. O candidato que utilizar qualquer tipo de identificação pessoal na prova escrita será automaticamente eliminado do processo seletivo. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter, pelo menos, 70 pontos num total de 100 pontos. O resultado desta prova será divulgado até o dia 26 de outubro de 2010, em lista afixada na Secretaria do Curso. 2ª Etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Avaliação do Projeto de Pesquisa. O projeto de pesquisa não deverá conter nenhum tipo de identificação pessoal ou profissional do candidato, nem mesmo no corpo do texto ou em nota de rodapé, sob pena de ser eliminado do processo seletivo. O projeto de pesquisa deverá observar o limite de 15 (quinze) páginas digitadas (incluindo as referências), em papel A4 com todas as margens 2cm em espaço 1,5 e fonte arial, tamanho 12. Na análise do projeto de pesquisa serão considerados: definição do tema de pesquisa, com problema e objetivos

(3)

claramente formulados, sistematizados e pertinentes ao campo de estudos do Lazer (0 a 25 pontos); justificativa e relevância (0 a 05 pontos); fundamentação teórica (0 a 30 pontos), metodologia e exequibilidade, levando-se em conta o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para defesa da Dissertação (0 a 20 pontos); registro linguístico adequado e observância das normas da ABNT (0 a 10 pontos); inserção e relação do tema/problema na linha de pesquisa escolhida (0 a 10 pontos). Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter, pelo menos, 70 pontos no total de 100. Os resultados desta etapa serão divulgados até o dia 10 de novembro de 2010, em lista afixada na Secretaria do Curso. 3ª Etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Análise de Currículo Lattes. Na análise do Currículo Lattes serão pontuados, nesta ordem: 1) publicações científicas (0 a 30 pontos), 2) qualificação e experiência acadêmica no campo de estudos do lazer (0 a 30 pontos), 3) experiência profissional (0 a 40 pontos). Serão pontuados apenas os itens do currículo que estiverem documentados com os respectivos comprovantes. A Análise do currículo será realizada até o dia 19 de novembro de 2010. Nesta etapa será atribuída a cada candidato uma nota de 0 a 100 pontos. Estarão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem nota mínima de 70 pontos. 4ª Etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Argüição Oral sobre o tema a ser pesquisado. A argüição oral do candidato será feita após a divulgação do resultado da etapa anterior, sendo realizada até o dia 3 de dezembro de 2010 na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, em sala, dia e horário especificados em lista a ser divulgada na Secretaria do Curso. Na arguição serão considerados os seguintes critérios: 1) Capacidade de expressão de ideias (0 a 10 pontos); 2) conhecimento e domínio do Projeto de Pesquisa (0 a 40 pontos); 3) relação do tema/problema proposto pelo candidato à linha de pesquisa e ao campo de estudo do possível professor orientador (0 a 30 pontos); 4) domínio de conhecimentos no campo de estudos do lazer (0 a 20 pontos). Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter, pelo menos, 70 pontos num total de 100. O resultado desta etapa será divulgado até o dia 10 de dezembro de 2010, em lista afixada na Secretaria do Curso.

V - Do Resultado Final: A nota final de cada candidato será apurada a partir da média entre as notas obtidas: (a) na prova escrita de conhecimentos, (b) na avaliação do projeto de pesquisa, (c) na análise do currículo Lattes e (d) na arguição oral. Estarão aprovados os candidatos com média de 70 pontos ou mais. O resultado final será divulgado até as 18:00 horas do dia 10 de dezembro de 2010, por ordem de classificação decrescente das médias apuradas, por linha de pesquisa, na Secretaria do Curso, podendo ser preenchidas até 18 (dezoito) vagas. Para o desempate de candidatos, observar-se-ão os seguintes critérios, nesta ordem: 1º) maior nota obtida na prova escrita de conhecimentos específicos; 2º) maior nota obtida na avaliação do projeto de pesquisa; 3º) maior nota no currículo Lattes; 4º.) maior nota na argüição oral. O prazo para recurso é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data de divulgação do resultado. Neste período, o candidato poderá ter acesso às avaliações às quais se submeteu. Não serão aceitos, sob hipótese alguma, recurso durante o processo seletivo. O candidato reprovado ou não classificado dentro do limite de vagas terá um prazo máximo de 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado para reaver a documentação apresentada para este processo seletivo, com exceção do projeto de pesquisa.

(4)

Após esse período toda a documentação não procurada será encaminhada para reciclagem.

VI – Do Registro e Da Matrícula. Para efetuar o registro acadêmico na UFMG, o candidato aprovado deverá, no período de 15 de dezembro 2010 a 15 de janeiro de 2011, acessar o site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio e preencher a Ficha de Cadastro. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do término do período para registro acadêmico no Mestrado em Lazer, deverá entregar na Secretaria do Mestrado, até o dia 15 de janeiro de 2011 (último dia para o cadastro prévio no Mestrado em Lazer), documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG (“cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”). As matrículas dos candidatos aprovados far-se-ão no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, em data a ser divulgada pela Secretaria do Curso, observado o calendário acadêmico da UFMG. A contribuição ao Fundo de Bolsas da FUMP é voluntária. Em atendimento à Resolução no. 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, os alunos de mestrado selecionados no exame de seleção de que trata este Edital deverão apresentar, no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). A comprovação solicitada é requisito para a continuidade dos estudos no mestrado, exigindo-se rendimento mínimo de 60%. O não cumprimento desta determinação implicará a exclusão do aluno do curso de mestrado em Lazer da UFMG. Para comprovação de conhecimento da língua estrangeira serão aceitos um dos seguintes certificados: certificado de conhecimento de inglês, francês ou espanhol emitido pelo Cenex-FALE/UFMG, nos últimos 3 anos; certificados de conhecimento de inglês: Test of English as Foreign Language – TOEFL; International English Language Teste – IELTS; First Certificate in English (FCE), Certificate in Advanced English (CAE) e Certificate of Proficiency in English (CPE) da Universidade de Cambridge; certificado de conhecimento de espanhol: DELE, do Instituto Cervantes; certificado de conhecimento de francês: certificado de proficiência em Língua Francesa da Aliança Francesa. Belo Horizonte, 06 de agosto de 2010. Prof. Dr. Hélder Ferreira Isayama – Coordenador.

ANEXO

Bibliografia para a Prova Escrita de Conhecimentos  Referências selecionadas para todas as linhas de pesquisa:

MARCELLINO, Nelson C. (Org.). Lazer e Sociedade. Campinas: Editora Alínea, 2008.

(5)

MELO, Victor A. de (Org.) Lazer: Olhares Multidisciplinares. Campinas: Editora Alínea, 2010.

 Referências específicas para a Linha 1: Lazer, história e diversidade cultural:

GIACOMINI, Sonia Maria. A alma da festa. Rio de Janeiro: Iuperj, 2006. MARZANO, Andrea, MELO, Victor A. (Org.). Vida divertida: uma história do lazer no Rio de Janeiro do século XIX/início do século XX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

RAGO, Margareth. A invenção do cotidiano na Metrópole: sociabilidade e lazer em São Paulo , 1900-1950. In: PORTA, Paula (org.). História da cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 387-436.

 Referências específicas para a Linha 2: Lazer, cidade e grupos sociais: DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: O rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

MAGNANI, José Guilherme C.; Souza, Bruna M. de. (Org.). Jovens na Metrópole: Etnografias de Circuitos de Lazer, Encontro e Sociabilidade. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.

 Referências específicas para a Linha 3: Lazer, formação e atuação profissional

ISAYAMA, Hélder F. (Org.). Lazer em Estudo: Currículo e Formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010.

MELO, Victor A. Animação Cultural: Conceitos e Propostas. Campinas: Papirus, 2006. p.19-52.

Referências

Documentos relacionados

A análise do crescimento econômico por meio de suas variáveis mostra-se como um meio para o objetivo de melhorias da qualidade e bem estar geral na vida de sua população: Os

Há muito se pensava e acreditava que a aprendizagem do estudante dependia exclusivamente de sua vontade e dedicação para estudar. No entanto, felizmente, com estudos

Embora nosso foco seja o da compreensão do Sistema de Numeração Decimal, o processo de alfabetização matemática, num contexto de letramento vai mais além das paredes da

[r]

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

[r]

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até