• Nenhum resultado encontrado

IMPLANTAÇÃO DO PBQP-H EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE EDIFICAÇÕES VERTICAIS NA GRANDE JOÃO PESSOA: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPLANTAÇÃO DO PBQP-H EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE EDIFICAÇÕES VERTICAIS NA GRANDE JOÃO PESSOA: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IMPLANTAÇÃO DO PBQP-H EM EMPRESAS

CONSTRUTORAS DE EDIFICAÇÕES VERTICAIS NA GRANDE

JOÃO PESSOA: UM ESTUDO DE CASO

Nelma Mirian Chagas de Araújo, M. Sc.

Universidade Federal da Paraíba – PPGEP / Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Av. 1º de maio, 720 – Jaguaribe – João Pessoa – PB – 58.015-430 - nelma@cefetpb.br

Evelyne Emanuelle Pereira Lima Hayana Sousa Silva

Renata Moreno da Costa Moreira Marileuza Fernandes Correia Lima, M.Sc.

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba

Av. 1º de maio, 720 – Jaguaribe – João Pessoa – PB – 58.015-430 - marileuza@cefetpb.br

Abstract

The civil construction market is becoming more and more competitive, consequently, many companies are finding tools that help considerably in the necessary changes. Therefore, a Quality Programs adoption has been observed, specially the PBQP-H (Quality Brazilian Program and Productivity in the Dwelling). The present inquiry consists of a study of a case that aims at analyzing the efficacy of the foundation of the PBQP-H in a builder company located in the large João Pessoa city. The facts obtained verify to the efficacy of the program through the reduction of waste and faults along the constructive trials that assist, inclusively, as an incentive for the adoption of other Quality Programs.

Key-words: Civil construction, quality, PBQP-H. 1 Introdução

A década de 1990 caracterizou-se por mudanças de comportamento profundas no mundo e, de forma especial, na sociedade brasileira. O processo de globalização e a abertura de mercado proporcionaram aos consumidores, de um modo geral, novos produtos e serviços.

Dispondo de um leque de opções, o mercado torna-se, a cada dia que passa, mais sofisticado e exigente. Os consumidores, cada vez mais conscientes de seus direitos, têm reclamado por qualidade. Como conseqüência, essa corrida pelo melhor tem feito com que as empresas construtoras invistam na modernização de seus equipamentos e processos construtivos, bem como na procura de meios para comprovar sua qualificação. É a busca por programas evolutivos de garantia da qualidade, dentro das diretrizes do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação) e ISO (International Organization for Standardization) 9000.

A produtividade nos canteiros de obras é colocada, pela maioria dos empresários da construção civil, como objetivo maior a ser alcançado por suas empresas. Em determinadas obras, anda a galope. No entanto, em outras, anda de forma tão lenta que pode ser comparada a uma tartaruga. Em determinadas obras, o canteiro é limpo, organizado, planejado, permitindo, assim, aferição contínua da qualidade dos processos. Essa situação vem crescendo cada vez mais, devido à busca, pelas construtoras, da certificação com o

(2)

selo ISO. As construtoras já certificadas costumam afirmar que suas histórias são divididas em duas etapas: antes da ISO e depois da ISO.

Em João Pessoa – PB, a realidade não poderia ser diferente. Atualmente tem-se apenas uma empresa certificada com a ISO 9002 e 18 empresas em processo de certificação PBQP-H e com o intuito de certificação ISO.

Dentro desse contexto de certificação, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de implantação do PBQP-H em uma empresa construtora de edificações verticais que compõe o grupo das 18 empresas anteriormente citadas.

2 Metodologia

A pesquisa foi realizada em uma empresa construtora de edificações verticais, de médio porte, com atuação local (João Pessoa – PB) e presente no mercado há mais de 10 anos. Esta empresa vem sendo destaque na implantação de novos processos construtivos e no empenho que está efetuando com vistas à certificação PBQP-H.

A empresa possui atualmente cinco obras em execução, estando uma em fase de fundação, duas em fase de estrutura e duas em fase de acabamento.

Como ferramentas de pesquisa, foram realizadas entrevistas previamente estruturadas com 60 funcionários da empresa lotados em dois canteiros de obras distintos. Salientando-se que a empresa possui um total de aproximadamente 300 funcionários, localizados nos cinco canteiros de obras e no escritório central.

3 Fundamentação teórica

O PBQP-H faz parte do conjunto de instrumentos da política industrial implementada a nível governamental a partir de 1990. É um programa destinado a promover a qualidade e a produtividade e, pelo seu caráter mobilizador, influenciou o setor da construção civil de forma associada à pressão competitiva que instalou-se na área.

Uma série de ações desenvolvidas no âmbito do PBQP (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade) contribuiu de forma importante para a adoção das normas ISO 9000 no Brasil.

Como suporte das ações de mobilização e conscientização do PBQP, foi estruturado um novo modelo para o Sistema Brasileiro de Certificação (SBC), o qual veio a se constituir num referencial para o país em todas as atividades de certificações de conformidades, tanto no que se refere a produtos como a sistemas, serviços e pessoal.

A partir do PBQP foi criado o PBQP-H, com o objetivo de estabelecer um ambiente de competitividade que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade na área de habitação. A criação do PBQP-H é justificada pela ineficiência na prestação dos serviços da construção habitacional que acarretam a elevação de custos e a redução da qualidade de vida da população urbana. O PBQP-H é também um dos instrumentos do Governo Federal para o cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil, quando da assinatura da Carta de Istambul - Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) dos Assentamentos Humanos – Habitat II, em 1996.

No que se refere à padronização de produtos e serviços, o PBQP-H segue a série ISO 9000, representada na ABNT (1990) NB-9002, ISO 9002, registrada pelo INMETRO como NBR 19002.

4 Resultados

Após a realização das entrevistas e tabulação dos dados, foram obtidos os seguintes resultados:

(3)

4.1 Diagnóstico geral da empresa com relação à qualidade

Com a adoção do PBQP, percebe-se que a empresa está bastante empolgada com a questão da qualidade e, principalmente, que busca alcançar, o quanto antes, o nível A da certificação. Atualmente, a empresa encontra-se no nível C.

Ainda com relação à adoção do PBQP-H, dois fatores se destacam de forma significativa quanto à decisão de implantação do programa na empresa: primeiro, a realidade do subsetor de edificações, que na Paraíba está se tornando cada vez mais competitivo; segundo, o fato de padronizar e registrar métodos que já vinham sendo utilizados pela empresa, garantindo, através da certificação, o reconhecimento da qualidade dos seus produtos e serviços.

É importante ressaltar que para adotar um programa de qualidade, vários motivos podem interferir na decisão. Porém, o principal motivo para a não adoção desse programa anteriormente, pela empresa pesquisada, está relacionado com os custos oriundos do mesmo. Neste sentido, a empresa pesquisada procurou outras empresas construtoras para minimizar esses custos. Como citado anteriormente, fazem parte do grupo 18 empresas. Mesmo assim, os custos não deixaram de ser altos. Todavia, o Comitê da Qualidade da empresa afirma que ao analisar o investimento inicial e os resultados finais esperados, esses custos se transformarão em investimentos positivos, pois acredita que o seu retorno será bastante satisfatório.

Ao se analisar a implantação de um programa de qualidade, faz-se necessário entender qual o real objetivo da empresa construtora. Nesse sentido, ressalta-se a Política da Qualidade da empresa. No caso da empresa pesquisada, a sua política é: "Crescimento da empresa através da oferta de produtos e serviços continuamente melhores, para satisfação dos nossos clientes e funcionários".

Essa Política da Qualidade resume o compromisso da empresa com a qualidade e com seus clientes, devendo ser seguida por todos os que fazem parte da empresa. Com base nessa política, é válido analisar o seguinte trecho do documento "[...] produtos e serviços continuamente melhores [...]". Esse trecho mostra a preocupação da empresa com o nível de conformidades que, de acordo com os dados obtidos, é muito alto.

4.2 Padronização da qualidade no gerenciamento.

No que se refere à padronização, a pesquisa revelou o total cumprimento da norma ISO 9002, haja vista que o PBQP-H segue esta norma.

Com relação ao recebimento e armazenamento dos materiais utilizados nas obras, existem procedimentos que estão especificados na Tabela de Inspeção de Materiais (TIM) e na Tabela de Armazenamento de Materiais (TAM) que servem de orientação para recebimento e armazenamento destes produtos, devendo os mesmos estar em conformidade com a ISO 9002.

Para os serviços, existem os Procedimentos de Execução de Serviços (PES), que padronizam os serviços executados nas obras. Para cada serviço, bem como para cada material, existe um procedimento, o qual poderá apresentar tolerâncias de acordo com as normas, seguido de uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) ou de uma Ficha de Verificação de Materiais (FVM), no caso dos materiais.

Uma das finalidades do PBQP-H e da ISO 9002 é padronizar e registrar todos os processos executivos que possam ocorrer nas obras, a fim de evitar perdas de material, oriundas de não-conformidade, e diminuir as falhas ao longo dos processos de produção.

De acordo com os dados fornecidos pelo Comitê da Qualidade da empresa pesquisada, a implantação do programa tem proporcionado uma redução considerável tanto no desperdício, de materiais e de mão-de-obra, como nas falhas de produção e retrabalhos.

(4)

4.3 A visão dos funcionários sobre qualidade

De acordo com os dados obtidos, a empresa pesquisada possui uma preocupação muito grande com a capacitação dos seus funcionários, uma vez que a qualidade dos serviços está diretamente relacionada com a conscientização dos mesmos para a adoção do Programa de Qualidade. Neste aspecto, o Quadro 1 apresenta as perguntas que apresentaram resultado bastante positivo, quanto à implantação do programa.

Perguntas Sim Não

Possuem alguma informação sobre qualidade? 100% 0% A qualidade é importante para seu serviço? 100% 0% É mais fácil trabalhar com qualidade? 80% 20% Você gosta de trabalhar com qualidade? 90% 10% QUADRO 1: A qualidade sob a ótica dos funcionários.

Analisando os dados, percebe-se que a grande maioria dos funcionários entrevistados tem informação a respeito da implantação do programa de qualidade; acreditam que o programa é importante, pois facilita o trabalho (mesmo sendo difícil no começo), tornando-o mais prazeroso e, conseqüentemente, mais produtivo.

4.4 Qualificação dos fornecedores

Ao se entrevistar os funcionários da empresa pesquisada, um fato tornou-se relevante: o questionamento sobre a qualificação dos fornecedores.

O PBQP-H é um programa de qualidade que segue a série ISO 9000, especificamente a ISO 9002, objetivo maior da empresa. Esta norma está diretamente ligada à inspeção de serviços, existindo para isso procedimentos a serem seguidos, com tolerâncias mínimas para alguns casos. Entretanto, os serviços estão diretamente ligados aos materiais utilizados, pois se um material não é de boa qualidade e não existe oferta melhor no mercado, faz-se necessário sua aceitação e utilização, mesmo sendo reprovado por inspeção.

Neste aspecto, deve-se incentivar a certificação dos fornecedores, como forma de melhoria da qualidade dos materiais, diminuindo, conseqüentemente, o nível de não conformidades nas empresas construtoras.

4.5 Expectativas dos clientes

Ao se falar em qualidade, percebe-se que o termo está diretamente relacionado à satisfação dos clientes, objetivo maior em qualquer empresa construtora, atualmente.

Porém, ao se falar em implantação de um Programa de Qualidade não pode-se falar em satisfação, haja vista que os clientes ainda não usufruíram do produto.

Dessa forma, de acordo com os dados obtidos, tem-se que:

Perguntas Sim Não

A qualidade na indústria da construção é importante? 100% 0% Um produto ou serviço com qualidade se torna mais caro? 95% 5% A adoção de programas de qualidade pode ser visto como

um grande jogo de marketing?

40% 60% QUADRO 2: A qualidade sob a ótica dos clientes.

(5)

Ao se analisar os dados referentes ao Quadro 2, observa-se que as expectativas dos clientes em relação ao processo de adoção de Programa de Qualidade nas empresas construtoras é muito grande. Percebe-se que a maioria dos entrevistados considera que a qualidade é fator importante para o crescimento do setor.

5 Conclusão

Feitas as análises sobre a implantação do PBQP-H na empresa construtora pesquisada, pôde-se avaliar a eficácia do programa através do questionário aplicado aos funcionários da construtora.

Nesta empresa, o nível de implantação já está no nível C, sendo o objetivo principal alcançar o nível A. No nível C foi percebido que tanto a padronização quanto à freqüência de registros dos processos construtivos estão em conformidade com a ISO 9002, sendo o grau de não conformidade muito baixo.

Assim sendo, o aumento da competitividade do mercado fez com que a adoção deste Programa só viesse a melhorar o nível de qualidade dos seus produtos e serviços, não só na empresa pesquisada, como no setor construtivo em geral, haja vista a macro tendência de implementação deste tipo de programa, dado os benefícios e a diminuição de custos já percebidos.

6 Bibliografia consultada

SOUZA, Roberto de; et al. Sistemas de Gestão da Qualidade para empresas

construtoras São Paulo: Pini, 1995.

SOUZA, Roberto de; MEKBEKIAN, Geraldo. Qualidade na aquisição de materiais e

execução de serviços. São Paulo: Pini, 1996.

FEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA ISO 9000 como instrumento de

competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Coletânea de Normas de

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem