• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA ITUIUTABA RECICLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA ITUIUTABA RECICLA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA ITUIUTABA RECICLA

AUTOR E APRESENTADOR: Cristina Garvil

Diretora da Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba – SAE – Arquiteta, Mestranda em Engenharia de Produção com Ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica e Ambiental Apresentadora do Trabalho: Cristina Garvil

Endereço: Rua 33, 474 Setor Sul – Ituiutaba-MG. CEP: 38300.030 Telefone: (34)3268.0400 - Fax: (34) 3268.0448

(2)

CIDADANIA E AMBIENTE

Os níveis de degradação ambiental, causada pela sociedade moderna - conceito que deve ser revisto, pois não podemos conceber modernidade sem nos atermos ao Ambiente que vivemos, nos leva a questionar também o conceito de cidadania. Queremos sim, ser cidadãos; nos consideramos cidadãos. Mas que cidadania é esta, que não leva em conta a integridade à natureza e da humanidade, o que já nos ameaça e ameaça às gerações futuras? Ser cidadão hoje é, também, promover a qualidade do Ambiente e levar esta mesma cidadania àqueles que a sociedade excluiu.

Síntese

Programa Ituiutaba Recicla é um programa municipal e a SAE, a princípio, implantou a Primeira Unidade de Coleta Seletiva no Projeto Piloto, do programa que abrange 16 bairros da parte leste da cidade. A comunidade rural do Ribeirão São Lourenço, um dos mananciais de abastecimento de água para a cidade, também integra o Projeto Piloto.

Ainda em 2000 a SAE iniciou os trabalhos para a implantação da Coleta Seletiva. Em julho de 2001 entrou em operação o Projeto Piloto, com a inauguração de uma Central da Coleta Seletiva. Outras três centrais de Coleta Seletiva, localizadas em pontos estratégicos, deverão entrar em funcionamento, para inclusão de todos os setores da cidade ao projeto.

Programa Ituiutaba Recicla prevê a implantação da Coleta Seletiva em toda a cidade, antes que o Aterro Sanitário entre em operação, com o objetivo de destinar a menor quantidade de lixo para que aumente a vida útil do aterro. O Aterro Sanitário está estrategicamente localizado em área da Estação de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba (ERPAI), onde é feito o tratamento de esgoto da cidade.

Histórico

A Prefeitura de Ituiutaba criou o Programa Ituiutaba Recicla em 2000 juntamente com a Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE - Autarquia Municipal criada pela Lei 1208, de 27 de dezembro de 1967),para a viabilização do projeto, construção e operação do aterro, bem como para criar a mobilização da comunidade com relação ao desenvolvimento do ambiente sócio-ambiental.

(3)

A SAE, que oferece água tratada a 100% da população urbana (90 mil habitantes) e coleta 98% dos esgotos, fazendo o tratamento de 70% do esgoto coletado, também opera a destinação final dos resíduos sólidos com a coleta seletiva e aterro sanitário. No País, a SAE é uma das poucas empresas públicas de saneamento que detêm a Certificação ISO 9002 pela qualidade no Processo de Tratamento de Água conferido pela BVQI – Bureau Veritas Quality Internacional, em 1999, e o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS – Nível I), conferido pelo Comitê Nacional de Qualidade - ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2001.

Programa Ituiutaba Recicla é composto de seis projetos de apoio, operacionados pela SAE e Secretarias Municipais: Coleta Seletiva, Aterro Sanitário, Coleta de Lixo, Educação Ambiental, Produção mais Limpa e Inclusão Social, conforme figura “A”. A SAE cuidará diretamente dos Projetos da Coleta Seletiva e do Aterro Sanitário, por meio de projetos, esclarecimento da população quanto à sua relação com o Ambiente, incluindo projetos sociais e culturais.

Figura A: Desenho esquemático do programa municipal Ituiutaba Recicla.

Os resíduos são um grave problema que ameaça o nosso planeta.

A cada ano aumenta a quantidade de resíduos, tornando-se cada vez mais difícil encontrar locais adequados para depositá-los.

Algumas pessoas produzem mais, outras menos, sendo considerado que cada indivíduo gera, em média, meio quilo de resíduos diariamente.

(4)

REDUZIR Consiste em diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçar menos, consumir só o necessário, sem exageros.

REUTILIZAR É dar nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e são jogados no lixo.

RECICLAR É dar "nova vida" a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricação de novos produtos.

Coleta de lixo em Ituiutaba

Na cidade de Ituiutaba são coletados diariamente 120 metros cúbicos de lixo, equivalentes a 45 toneladas. O serviço de coleta está a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que trabalha em três turnos, entre 06h00 e 21h00 horas, de segunda a sábado, em que utiliza seis caminhões de coleta e cinquenta e duas pessoas estão envolvidas no processo, entre motoristas, garis, tratoristas e pessoal administrativo.

Os caminhões percorrem 15 trechos de 23 quilômetros cada um, perfazendo cerca de 400 quilômetros diários.

A Secretaria de Obras é responsável pela limpeza urbana de ruas, parques e jardins e vai atuar em parceria com a SAE para que todo o lixo recolhido seja transportado até o Aterro Sanitário.

Os resíduos orgânicos resultantes de podas de grama e árvores também receberão o tratamento no pátio de compostagem do aterro sanitário

DESCRIÇÃO DOS PROJETOS DO PROGRAMA ITUIUTABA RECICLA:

INCLUSÃO SOCIAL

Programa Ituiutaba Recicla tem na questão social o seu fundamento principal. É preciso integrar ao programa as pessoas que viviam e ainda vivem da venda de materiais recicláveis, recolhidos no lixão e nas ruas, para dar-lhes outra opção de renda e oportunidades de reintegração social.

Com o Aterro Sanitário, o depósito de lixo a céu aberto (lixão) será desativado, com a consequente recuperação ambiental da área.

Hoje, sete pessoas que antes trabalhavam no lixão trabalham na Primeira Unidade da Central da Coleta Seletiva. O projeto de inclusão "Lixão Nunca Mais", em sua primeira fase, prevê a integração de cinquenta pessoas, contando com a inclusão de adictos, albergados e idosos, geralmente os excluídos pela sociedade e não

(5)

possuem oportunidades para exercer a plena cidadania. Os catadores de resíduos de rua vão ser estimulados e apoiados na criação de organizações comunitárias de coleta de lixo.

Para viabilizar o processo a SAE firmou, em 2001, convênio com uma Organização Não-Governamental denominada Associação Ecológica Tijuco (ASETI), que tem como objeto a cooperação técnica, econômica, social e de preservação ambiental, viabilizando a comercialização dos resíduos e o retorno financeiro em benefício do programa.

Departamento de Desenvolvimento Social da prefeitura é responsável por este projeto, que oportuniza o resgate social, principalmente das pessoas que dependem para viver. lixão.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Programa Ituiutaba Recicla propõe a Educação Ambiental para todas as pessoas, na proposta de repensar a partir da integração Homem-ambiente, para a evolução de um novo paradigma de consumo e , consequentemente do que se entende como qualidade de vida.

A partir da educação e da relação com os resíduos, desenvolver esclarecimento da importância de cada pessoa no processo de conservação e utilização dos recursos naturais.

A Secretaria Municipal de Educação com a metodologia e o conhecimento específicos é a responsável para coordenar e fomentar possibilidade para a criação de uma nova cultura de qualidade de vida, pelo respeito, a dignidade do homem e ao meio ambiente que vivemos

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Todo tipo de produção de bens e serviços produz algum tipo de resíduo. O Programa Ituiutaba Recicla contempla a Produção Mais Limpa, que é um programa internacional desenvolvido no Brasil para as indústrias e que se pretende implantar em todas as áreas de produção da cidade. Este programa incute na produção uma atitude pró-ativa, que traz consigo o imperativo de controle da poluição em suas fontes de geração, bem como redução do uso de energia e recursos naturais. A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo é a responsável pela implantação deste projeto em todos os setores da comunidade Ituiutabana.

(6)

A otimização dos processos produtivos, em todas suas dimensões, é também objetivo do Programa Ituiutaba Recicla, trazendo melhoria contínua , tornando-se um condutor eficaz para a adequação da sociedade produtiva da cidade aos princípios do desenvolvimento sustentável.

COLETA SELETIVA Objetivo:

O programa prevê que a Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba – SAE operacionlize a coleta seletiva em Ituiutaba, bem como o aterro sanitário. Este trabalho demonstra a operacionalização e implantação do programa que envolve a comunidade com a responsabilidade com o resíduo que ela própria gera..

Os moradores do setor leste da cidade (figura "B" em anexo) já separam do lixo, que continua a ser recolhido normalmente, materiais limpos e secos como vidro, plástico, metal e papel, que são recolhidos toda semana, nos dias programados pelo serviço próprio da Coleta Seletiva, "catadores", previamente avisados. A meta é a implantação da coleta seletiva em toda a cidade.

A população dos bairros do Projeto Piloto foi informada, por meio de impressos, de como seria feita a Coleta Seletiva, que também orientavam as pessoas na separação de materiais recicláveis do lixo doméstico. O resultado hoje é que cerca de 13% dos moradores dos bairros fazem esta separação.

A Prefeitura de Ituiutaba e a SAE acreditam que o restante dos moradores venha a participar do programa de coleta, e que, somente quando cada um fizer a sua parte o município alcançará os melhores índices de seleção.

Das 20 toneladas de recicláveis que passam pela Central de Coleta Seletiva todo mês, 16 são recolhidas pelos catadores, o que representa 80% da coleta. Os 20% restantes são recolhidos pelo serviço de coleta próprio programa .

O projeto da coleta seletiva ainda prevê o dia para a implantação da coleta de orgânico, de podas de jardins e árvores residenciais e o dia do Bota-fora, que quando a população poderá dispor de resíduos diferenciados da coleta seletiva normal.

ATERRO SANITÁRIO

Em 2000 a Equipe SAE elaborou um projeto do Aterro Sanitário no concurso do Fundo Nacional do Meio Ambiente, quando concorreu com projetos de outros 220

(7)

municípios, e foi aceito e premiado pela sua concepção moderna e pela proposta do Programa Ituiutaba Recicla e sua interação com a comunidade e meio ambiente. O No Aterro Sanitário de Ituiutaba não existe a esteira de separação de resíduos, porque o Programa Ituiutaba Recicla com forte fundamento social proporciona o envolvimento da comunidade com a questão do lixo. A separação de materiais recicláveis do lixo orgânico é feita em casa. Atualmente o Aterro Sanitário está em obras e a previsão é que entre em operação total no ano de 2004.

Aterro Sanitário de Ituiutaba foi projetado para receber além do lixo da cidade, o resultado da varrição de ruas, local para animais mortos, restos de construção, podas de árvores e jardins e o lixo hospitalar.

lixo orgânico, assim como a poda de árvores e jardins, será colocado no pátio de compostagem. Os restos de construção serão reciclados para que possam ser aproveitados na pavimentação asfáltica, fabricação de tijolos, blocos de calçamento e material para reboco.

O chorume, líquido altamente poluente, resultado da decomposição do lixo no aterro sanitário, será tratado em duas fases. Primeiramente em um reator anaeróbio de fluxo ascendente, na própria área do aterro. Em seguida, por meio de tubulação, seguirá por gravidade até a Estação de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba - ERPAI, onde será finalizado o tratamento.

CONCLUSÂO:

Os vários aspectos do Programa Municipal Ituiutaba Recicla expõe o cidadão em contato com o resultado de sua produção de resíduos e ao mesmo tempo com o impacto de suas atitudes no meio ambiente e seus reflexos nas relações sócio-econômicas e culturais.

Os cuidados com o Planeta Terra, com a vida sustentável, dependem mais das convicções das pessoas e de seu compromisso com essas convicções do que somente de ações do Estado. E a forma como a maioria das pessoas pode melhor expressar este compromisso é na comunidade que vive.

BIBLIOGRÁFIA:

TORO A, José Bernardo e WERNECK, Nísia Maria Duarte. Mobilização Social: Um modo de construir a democracia e a participação. Brasília. Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal/Secretaria de Recursos Hídricos. Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior. ABEAS, UNICEF, 1997.

(8)

Referências

Documentos relacionados

A seguir, algumas práticas sustentáveis que são importantes para a gestão ambiental dos condomínios e que foram o foco da coleta de dados da pesquisa: coleta seletiva; reuso

A resposta das fêmeas aos tratamentos de controlo da atividade reprodutiva é muito variável e depende de fatores genéticos (es- pécie, raça, indivíduo), individuais

Tabela 27: Variação percentual da resposta dos filmes PMMA/VF gama irradiados com 2, 25 kGy e não irradiados, em relação ao dia da irradiação, armazenados em 45ºC, protegidos da

Parágrafo único Inobstante o cumprimento do princípio da publicidade, o Poder Executivo Municipal deverá enviar cópia dos decretos suplementadores ao Poder

No solo arenoso, a adição de palha incrementou a altura das plantas e o acúmulo de N pelas mesmas, independentemente do método de aplicação, assim como aumentou o rendimento de

 Complexidade de malte de pão (malte pale, maris otter), biscoito (malte biscuit) ou leve tostado (maltes torrados)..  Aroma de lúpulo moderado a nenhum: só lupulagem de amargor

Assim sendo, o trabalho aborda os procedimentos realizados em 2004 para reabilitação da cobertura do edifício Rio Paraná, então com quase sessenta anos de

Assim, conhecendo o impacto da soldagem sobre o balanço de fases desses aços, o presente trabalho propõe o estudo da influência do teor de nitrogênio nas misturas do gás de