• Nenhum resultado encontrado

BIOLOGIA REFORÇO CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 1ª série Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIOLOGIA REFORÇO CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 1ª série Ensino Médio"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

1ª série

Ensino Médio

BIOLOGIA – REFORÇO

1. "Transgênicos: seguros ou não?"

O mundo se divide cada vez mais entre os que são a favor e os que são contra os alimentos geneticamente modificados.[...].

As colheitas transgênicas são um sonho que virou realidade ou desastre desde já anunciado? Os defensores dos transgênicos afirmam que as plantas geneticamente modificadas vão beneficiar o ambiente,[...]. Mas os críticos temem os riscos potenciais.

("Scientific American", ano 1, n. 1, p. 9, jun. 2002.)

Considerando as informações acima,

a) cite e explique dois riscos potenciais que as plantas transgênicas podem acarretar ao meio ambiente.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

b) apresente dois benefícios observados na produção de alimentos transgênicos.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2. Leia o texto a seguir com atenção.

No esforço para entender a realidade, somos um homem que tenta compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros, escuta o tique-taque, mas não tem como abrir a caixa. Sendo habilidoso, pode imaginar o mecanismo responsável pelo que ele observa, mas nunca estará seguro de que sua explicação é a única possível.

(Essas palavras foram ditas pelo cientista Albert Einstein, referindo-se ao caminho das descobertas científicas, e extraídas do livro FAVARETO, J. A. "Biologia." 1 ed. São Paulo: Moderna. v. único, p. 2.)

Em relação à ciência assinale com um x a(s) proposição(ões) CORRETA(S), e a seguir descreva os erros das alternativas consideradas erradas.

(01) A ciência pode ser entendida como um contingente aleatório e estático do conhecimento, baseado em observação, experimentação e generalização.

(02) Uma vez levantada, por indução, uma hipótese para explicar um fenômeno, os cientistas fazem uma dedução, prevendo o que pode acontecer se sua hipótese for verdadeira.

(04) Os experimentos, capazes de testar as hipóteses formuladas, devem lidar com uma parte do problema de cada vez e ser cuidadosamente controlados.

(08) Confirmados os resultados, eles devem ser publicados em jornais diários locais, de grande circulação, para que possam ser analisados e criticados pela população em geral, constituindo-se, então, em leis científicas.

(16) As conclusões do método científico são universais, ou seja, sua aceitação não depende do prestígio do pesquisador, mas de suas evidências científicas.

(2)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3. O tema "teoria da evolução" tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo TEORIA, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas.

Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidade de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

c) uma idéia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.

d) uma idéia, apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

e) uma idéia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

4. Os itens adiante referem-se a aspectos diversos da Biologia. Julgue-os.

(0) A Biologia tem estreitas relações com outras áreas do conhecimento, como a Química, a Física, a Matemática, a Geografia, a Economia e a Política.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ (1) Após serem testadas, por experimentação, as hipóteses podem vir a ganhar consistência, passando a constituir teorias.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(3)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN (2) A ocorrência de enormes quantidades de água no planeta Terra foi, indubitavelmente, uma condição da maior importância para o surgimento e a manutenção da vida.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ (3) Por seu desenvolvimento cultural, o homem é o único ser capaz de interferir no processo evolutivo dos seres vivos.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5. Na solução aquosa das substâncias orgânicas prebióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese

de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucléicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...)

Mas o avanço verdadeiramente criativo - que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez - ocorreu quando uma molécula de ácido nucléico "aprendeu" a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucléico. Em outros termos, um ácido nucléico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucléico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado.

Adaptado de: LURIA, S.E. "Vida: experiência inacabada". Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979.

Considere o esquema abaixo:

Adaptado de GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química. USP - "Interações e Transformações atmosfera: fonte de materiais extrativos e sintéticos". São Paulo: EDUSP, 1998.

O "avanço verdadeiramente criativo" citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre:

a) 5,0 e 4,5.

b) 4,5 e 3,5.

c) 3,5 e 2,0.

d) 2,0 e 1,5.

(4)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 6. A atmosfera da Terra primitiva era composta por gases simples, como vapor d'água, hidrogênio,

metano e amônia. Esses gases continham os ingredientes básicos necessários para a vida. Em cada um dos gráficos a seguir, o eixo vertical representa quantidades e o horizontal, o tempo. Supondo que a quantidade de aminoácidos, numa seção do mar primitivo, aumentou ao longo de um determinado tempo, qual dos gráficos a seguir pode representar melhor a quantidade de amônia no mesmo período de tempo? a) I b) II c) III d) IV e) V

7. O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

LEGENDA:

1 - Pneumatosfera primitiva; 2 - Aparecimento da vida; 3 - Começo da fotossíntese; 4 - Primeira célula eucarionte; 5 - Pré-Cambriano; 6 - Primário; 7 - Secundário; 8 - Terciário e Quaternário; 9 - Primeiros vertebrados; 10 - Conquista da Terra.

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.

b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.

c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.

d) desde o Pré-Cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.

e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

8. A Terra tem uma idade estimada em 4,6 bilhões de anos e, durante este tempo, os seres vivos surgiram, se modificaram e muitos desapareceram. Estude as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA a respeito do processo evolutivo.

a) Alguns cientistas admitem que os primeiros organismos vivos utilizavam o alimento encontrado no meio (hipótese heterotrófica).

b) Acredita-se que os primeiros seres vivos surgiram na água e lentamente invadiram os continentes.

c) O estudo dos fósseis forneceram inúmeros indícios da vida primitiva, seja através dos seres petrificados, ou dos restos químicos por eles produzidos.

d) Pode-se considerar que as vitórias-régias e elódeas (plantas aquáticas) sejam mais primitivas que os pinheiros e sequóias.

e) A evolução do cavalo, constatado pelos fósseis, mostram como um pequeno animal de 60 cm de altura e três dedos se modificou até o aspecto atual.

(5)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 9. O rato canguru é um pequeno mamífero, comum no deserto americano, que consegue sobreviver

nessa região hostil graças às várias adaptações que possui: ele se alimenta à base de sementes com elevado conteúdo de gordura, não possui glândulas sudoríparas, tem hábitos noturnos e um focinho afilado e comprido.

Essas características representam adaptações do animal a um aspecto marcante de seu habitat.

a) Identifique esse aspecto marcante.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

b) Escolha duas das quatro adaptações citadas e explique como elas contribuem para a sobrevivência do rato canguru.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 10. Os homens sempre se espantaram diante das belezas naturais. Poetas, pintores, cada um a seu modo, tentam retratar a profunda beleza do mundo dos seres vivos. Uma das coisas que mais atraem os olhos é a imensa variedade de formas e cores. Além de encanto para os olhos, essas cores muitas vezes estão ligadas a funções biológicas e foram sendo selecionadas ao longo da evolução. A esse respeito, julgue os itens abaixo.

(1)Flores de cores vivas atraem insetos e pássaros, que ajudam na polinização.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ (2) O urso branco e a onça pintada são exemplos de animais cujas cores fazem com que sejam menos visíveis por possíveis presas.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ (2)Frutos de cores vivas espantam pássaros que poderiam comê-los.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ (3)As plantas de folhas vermelhas não realizam fotossíntese.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ (5) As penas multicoloridas das aves muitas vezes têm papel significativo nos seus rituais de acasalamento.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

O estudo tem como objetivo discutir concepções de apuração do resultado e evidenciação. Na primeira parte do trabalho, serão discutidos alguns aspectos conceituais, onde se destaca

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

The  surface  immunglobulin  that  serves  as  the  BCR  has  two  functions  in  B‐cell  activation.  First,  like  the  antigen  receptor  on  T  cells,