• Nenhum resultado encontrado

MBA Empresarial em Marketing Orientation MANUAL DO CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA Empresarial em Marketing Orientation MANUAL DO CURSO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MBA

Empresarial em

Marketing Orientation

MANUAL DO CURSO

ESPM

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo – SP Rua Gomes de Carvalho, 1195 – Vila Olímpia – São Paulo - SP

Informações

Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta — 9h às 20h45 Sábado — 9h às 12h45

(2)

relacionamentojt@espm.br www.espm.br/pos

MBA Empresarial em Marketing Orientation

O MBA Empresarial em Marketing Orientation é um curso destinado às empresas que desejam oferecer aos seus colaboradores a possibilidade de cursar pós-graduação na ESPM, com preços diferenciados e num curso pago diretamente pelos funcionários da empresa. Fica estabelecido que o programa somente ocorrerá nas condições descritas a seguir:

1. Se houver uma turma de 35 alunos matriculados por turma;

2. Se o aluno concordar em compartilhar uma mesma turma com outras empresas; 3. As turmas têm vagas limitadas;

4. Não há possibilidade de mudança de turma e/ou curso.

Caso não forme uma turma de 35 alunos no prazo definido para inscrições, a turma será cancelada sem prejuízo às partes.

Objetivo

Oferecer uma visão contemporânea de negócios a partir da orientação de marketing, promovendo conhecimento dos fundamentos, estratégias e práticas mercadológicas visando melhor performance nas decisões estratégicas das organizações.

Público-alvo

O curso é dirigido a profissionais, com mais de três anos de experiência no mercado, que desejam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na área de marketing para aprimoramento de suas habilidades gerenciais.

Dinâmica

O curso tem carga horária de 420 horas, divididas em quatro áreas: I) Núcleo Business Administration

(3)

II) Núcleo Marketplace III) Núcleo Instrumental IV) Núcleo TCC

Estrutura

A seguir, são apresentadas as disciplinas que compõem o curso:

 Básico de Finanças - Educação a Distância – (EAD)...(36h)  Gestão de Pessoas ...(24h)  Inteligência Competitiva...(24h)  Cenários e Planejamento Estratégico...(24h)  Métodos Quantitativos Aplicados...(24h)  Consumer Behaviour...(24h)  Marketing Business Game ...(24h)  Mensuração e Previsão de Demanda...(24h)  Marketing Verde...(24h)  Marketing Research...(24h)  Inovação e Desenvolvimento de Produtos...(24h)  Estratégia de Preços e Custos...(24h)  Trade Marketing e Cadeias de Distribuição...(24h)  Brand e CIM na Era Digital...(24h)  Mensuração e Ações de Marketing...(24h)  Trabalho de Conclusão de Curso – TCC...(48h)

Total: 420 horas A sequência das disciplinas será definida conforme orientação da Direção Acadêmica e informada previamente no início de cada semestre letivo.

As aulas da disciplina de EAD, indicada no programa do curso, ocorrerá concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

(4)

O conteúdo programático das disciplinas poderá ser alterado por decisão da Diretoria Acadêmica, respeitando-se a carga horária.

Básico de Finanças - Educação a Distância (EAD)

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão de Pessoas

Aborda questões relacionadas à história do trabalho e reflexões sobre o fator humano no atual mundo dos negócios, promovendo a discussão de diferentes tipos de cultura organizacional e vínculos estabelecidos entre as equipes e indivíduos. Possibilita a aplicação dos conceitos estudados à carreira profissional, ampliando a capacidade para perceber e lidar com as várias dimensões do comportamento organizacional, valorizando o fator humano como condição essencial para maximização dos resultados no mundo dos negócios.

Inteligência Competitiva

Esta disciplina visa entender o contexto competitivo contemporâneo, a necessidade das organizações de compreenderem os movimentos do mercado e principalmente dos seus competidores e clientes, além de entenderem as limitações das ferramentas de gestão tradicionais e a importância de um novo modelo de métricas como componente estratégico. Adicionalmente aborda a natureza das informações necessárias para suportar os processos de formulação estratégica e de definição das principais decisões de marketing das organizações, explicitando a importância do alinhamento estratégico nas organizações e as premissas conceituais e para construção de modelos de Inteligência Competitiva e de Inteligência de Negócio (Business Intelligence).

(5)

Cenários e Planejamento Estratégico

Apresenta os principais conceitos, modelos e alternativas de cenários para a formulação de estratégias competitivas que possibilitem a evolução dos negócios. Possibilita a assimilação e ordenação do conhecimento sobre o processo de planejamento, enfocando a definição do negócio em relação aos diversos ambientes dentro de um contexto globalizado.

Métodos Quantitativos Aplicados

Propõe a abordagem quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões.

Consumer Behaviour

Discute as origens históricas da moderna sociedade de consumo e as redes de significados culturais por trás das trocas e consumo de bens. Trata do complexo processo de comportamento do consumidor, abordando os fatores que influenciam o comportamento de compra, a classificação de consumidores pelos critérios de valores e estilo de vida, as tendências do comportamento na sociedade contemporânea e o processo de decisão de compra dos consumidores. Traz exemplos práticos da aplicação do conhecimento neurocientífico à pesquisa de marketing, conhecida como neuromarketing.

Marketing Business Game

O simulador Markstrat é um software que permite aos alunos a elaboração, em um ambiente virtual, de estratégias de marketing e vendas nos diversos cenários econômicos. A concorrência entre as várias empresas ocorre exatamente como na realidade dos negócios, ou seja, a decisão tomada em cada uma delas afeta os resultados das demais. O objetivo é propiciar aos alunos a aplicação dos conceitos de marketing num ambiente de baixo risco e levá-los à convivência com as consequências de suas próprias decisões.

(6)

A disciplina visa permitir o aprendizado das técnicas preditivas de demanda, bem como a sua mensuração, inseridas no processo de interpretação da informação para tomada de decisão de mercado. O objetivo é capacitar o aluno a elaborar modelos quantitativos que possibilitem o desenvolvimento de ferramentas de previsão com base em dados e informações disponíveis.

Marketing Verde

Aborda o papel do marketing em relação à sustentabilidade e a responsabilidade social das organizações. Explora temas relacionados aos desafios enfrentados pelos executivos buscando a convergência de interesses das organizações e da sociedade e seu impacto no meio ambiente.

Marketing Research

Oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, visando atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua. Aborda os aspectos da cultura organizacional relevantes para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.

Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Compreender como gerar inovação nos negócios e na vida profissional por meio da aplicação de conhecimentos e ferramentas que estimulem o potencial criativo. Vivenciar a criatividade centrada na necessidade do cliente para se tornar um profissional capacitado a criar produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

Estratégias de Preços e Custos

Compreender a relação entre preços, custos e estratégia empresarial como suporte às decisões e ações de adequação da empresa ao seu ambiente de negócio. São abordados os pressupostos de uma boa gestão de preços para geração e captação de valor, estratégias de preços e o papel do preço no composto mercadológico, a relação do preço com clientes e concorrentes. É dada uma visão evolutiva dos métodos de custeio, passando pelo custeio por Absorção, Direto, Baseado em Atividades (ABC) e

(7)

Custo Meta (Target Cost). É apresentada a abordagem da Teoria das Restrições (TOC) e são trabalhados cálculos de custos, margens e preços.

Trade Marketing e Cadeias de Distribuição

Apresenta o conceito e os fundamentos de trade marketing. Proporciona o estudo do modelo de implantação da atividade em uma organização, discutindo seu papel, variáveis, instrumentos de gestão e interação com as estratégias de marketing e vendas. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos apreendidos em atividades práticas no Retail Lab — exclusivo laboratório de varejo da ESPM — e na elaboração de um plano de trade marketing.

Brand e CIM na Era Digital

Aborda o processo de gestão e divulgação de marcas explorando seus aspectos mais relevantes, tais como: construção do brand equity; arquitetura e extensão de marcas, criação e manutenção da identidade e consciência de marca por meio de ações de comunicação integrada em plataformas digitais, especialmente nas redes socais, blogs e APPS.

Mensuração e Ações de Marketing

Contribui para que os profissionais de Marketing estejam cada vez mais preparados, avaliando e demonstrando os resultados de suas atividades, justificando, assim, os elevados recursos investidos na execução dos programas de marketing e orientando os seus programas para a geração de valor ao negócio.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Oferece aos participantes um ganho concentrado de experiência no desenvolvimento de um plano de marketing, o qual requer decisões estratégicas em todas as suas áreas, com base nas análises de informações de mercado e concorrência, aplicando os conceitos e fundamentos abordados ao longo das disciplinas do curso.

O projeto terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

(8)

ESPM CARREIRAS

É o centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos alunos da pós-graduação. Oferece serviços e informações que auxiliam o aluno oferecendo diversos serviços, tais como: ciclo de palestras, workshops e eventos; Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadoras de carreira; além de Parcerias Estratégicas com o vagas.com, Michael Page, Robert Half, Love Mondays. Saiba mais pelo link:

www.espm.br/carreirapos.

Processo seletivo

Inscrições abertas de 11/7/16 até 10/8/16.

 Após o preenchimento da ficha de pré-inscrição, o candidato receberá um link para preenchimento do processo seletivo on-line, o qual é composto das seguintes etapas:

1ª etapa preenchimento dos dados cadastrais; 2ª etapa elaboração da redação.

3ª etapa inserção do currículo profissional atualizado*

* Inserir os documentos nos formatos Word, PDF ou zipado.

 Todas as etapas do processo seletivo on-line deverão ser adequadamente cumpridas.

 O prazo de realização do processo seletivo on-line será de dois dias corridos.  A critério da comissão julgadora, eventualmente, o candidato também poderá

ser convidado a entrevista presencial.

(9)

O resultado de sua avaliação e demais orientações sobre matrículas e formação do grupo serão enviados por e-mail.

Pré-requisitos para ingresso

 Aprovação no processo seletivo on-line.

 Apresentação do diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), com carga horária mínima de 1.600 horas-aula.

Documentos obrigatórios para efetivação da matrícula

 RG e CPF originais.

 Histórico original de curso superior.

 Diploma original de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso autenticado com a descrição da data de colação de grau, que será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº 8, de 4/10/07, do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível em http://portal.mec.gov.br/

Trancamento

Não há trancamento total do curso, ou seja, não é possível a interrupção do curso e do plano de pagamento. O aluno poderá, contudo, solicitar até dois trancamentos de disciplinas ao longo do curso. No trancamento de disciplina não há interrupção do plano de pagamento.

O trancamento de disciplina deverá ser solicitado formalmente por meio de requerimento até a segunda aula da disciplina. O pedido de trancamento somente é possível a partir da segunda disciplina do curso.

(10)

O aluno será automaticamente matriculado na disciplina seguinte, não sendo necessário solicitar a reabertura da matrícula.

Cancelamento

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

 Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, para os alunos efetivamente matriculados, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

Certificação

Os alunos que cumprirem as exigências acadêmicas para aprovação em todas as disciplinas e obtiverem frequência de 75% em cada uma das disciplinas receberão certificado de Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM.

Início das aulas

15/8/16 (2ª Feira na JT) 16/8/16 (3ªFeira) na VO

Noturno - aulas às terças-feiras no período noturno (das 19h30 às 22h30) e um sábado integral por disciplina no período diurno (das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30).

Local

Campus da Pós-Graduação ESPM – Unidade Joaquim Távora Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo – SP Campus da Pós-Graduação ESPM – Unidade Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1.195 – Vila Olímpia – São Paulo – SP

(11)

Investimento

O investimento total para os alunos que ingressarem na ESPM em 2016, será na opção: sendo matrícula R$ 990,00 (novecentos e noventa reais), seguidas de 29 parcelas de R$ 990,00 (novecentos e noventa reais).

30 parcelas

Total Parcelado: R$ 29.700,00 Matricula:1 x R$ 990,00 Parcela: 29 x R$ 990,00

Esses valores se referem a uma turma de 35 alunos. As aulas serão ministradas em São Paulo (SP), nas instalações da ESPM.

O pagamento da primeira parcela (matrícula) deverá ser feito por meio de boleto bancário, o qual será entregue no ato da matrícula.

As próximas parcelas também serão pagas por meio de boleto bancário (a partir de outubro/16), com vencimento dos parcelamentos/mensalidades para dia 8 de cada mês.

Em hipótese alguma serão concedidos quaisquer outros tipos de descontos e/ou abatimentos no valor de investimento supracitado.

Seguro Educacional

Agora, você recebe da ESPM, sem nenhum custo, o Seguro Educacional. Ele terá validade a partir do início das aulas e da aprovação da proposta, por parte da seguradora. Clique aqui para conhecer o regulamento.

Ficamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Referências

Documentos relacionados

9 – O PALÁCIO DA MEMÓRIA não é responsável pe- rante o Cliente Comprador de qualquer objecto que, por facto imputável ao Cliente Vendedor ou a terceiro, venha a ser alvo

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0713629/CA.. fomenta a análise de possíveis cenários de otimização do custo e do prazo relacionados à atividade de transporte

Ressaltou Sua Excelência que, não obstante o Tribunal Regional tenha entendido que a falsificação de cópias de contas de luz, para fins eleitorais, configura o crime de

Embora até o momento tenha sido aprovada apenas sob forma de aplicação intranasal, há estudos mostrando a eficácia da escetamina sob outras formas de

expressa em uma unidade na dinâmica, no timbre, no ataque das notas e na articulaçã (MORAIS, 2009: p.70) no Duo Bream/Williams, as diferenças são tão díspares

científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente, nos termos da Resolução nº 017/CUn/97, que prevê como penalidades possíveis a

Quando o contato de START se abre, o relé desopera após decorrido o tempo pré-selecionado.. O relé opera quando se larga o contato

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), torna pública a abertura de inscrições de projetos