• Nenhum resultado encontrado

Benefícios provenientes da implementação do programa 5s em empresas nacionais. Benefits from 5s implementation program in national enterprises

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Benefícios provenientes da implementação do programa 5s em empresas nacionais. Benefits from 5s implementation program in national enterprises"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 276

Benefícios provenientes da implementação do programa 5s em empresas

nacionais

Benefits from 5s implementation program in national enterprises

João Antônio da Costa Messa (joaoamessa@terra.com.br, Unipampa, RS, Brasil)

• Avenida Tiarajú, 810. CEP: 97546-550 – Alegrete – Rio Grande do Sul

Pedro Brandão Campani (pedrobcampani@gmail.com, Unipampa, RS, Brasil)

Alexandre Silva de Oliveira (alexandresilva@unipampa.edu.br, Unipampa, RS, Brasil)

Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar resultados de estudos publicados em

periódicos, sobre a implementação do programa 5S em empresas brasileiras, analisando possíveis consequências da aplicação, dificuldades encontradas e benefícios. O programa 5S visa melhorar a qualidade dos processos empresarias de forma que elimine desperdícios e qualifique o ambiente de trabalho. Entretanto, a implementação do programa requer sacrifícios e dificuldades, pois exige dedicação total de todos os envolvidos de forma direta na produção. A metodologia empregada foi baseada em uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, utilizando artigos, livros e trabalhos relacionados para fundamentar e discutir o tema proposto. Considerando dez trabalhos recentes, neste artigo consta uma análise da implementação do programa 5S visando ajudar o leitor a identificar resultados particulares da aplicação do processo dentro de cada empresa referenciada no artigo.

Palavras-chave: 5S. Qualidade. Implementação.

Abstract: This article aims to present results of studies published in periodicals about the

implementation of the 5S program in Brazilian companies, analyzing possible consequences of the application, difficulties encountered and benefits. The 5S program aims to improve the quality of business processes in a way that eliminates waste and qualifies the work environment. However, the implementation of the program requires sacrifices and difficulties, since it requires the total dedication of all involved directly in production. The methodology used was based on a bibliographical and exploratory research, using articles, books and related works to substantiate and discuss the proposed theme. Considering ten recent works, this article presents an analysis of the implementation of the 5S program in order to help the reader to identify particular results of the application of the process within each company referenced in the article.

(2)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 277 1. Introdução

Vive-se em um mundo capitalista onde a busca pela lucratividade e sucesso empresarial tomam conta do mercado de produção. A concorrência e a disputa de espaço no mercado entre empresas, faz com que o processo de evolução se mantenha constante, e as intolerâncias também.

Buscando sempre a melhoria diária do processo de gestão e qualidade dentro das industrias, as empresas adotam ferramentas e programas de controle e produção. Entre os diversos tipos, encontramos o programa 5S, que será abordado neste artigo.

Introduzido no Japão na década de 50, o programa 5S visava mudar o cenário dentro das industrias japonesas. O programa é constituído por 5 etapas que são: Senso de seleção (Seiri), senso de ordenação (Seiton), senso de limpeza (Seizo), senso de saúde (Seiketsu) e senso de autodisciplina (Shitsuke); onde visava melhorias no ambiente de trabalho, reduzindo desperdícios e melhorando a produtividade, considerando que programa reduziu os tempos improdutivos nas empresas. Porém, esse programa depende do empenho de todas as pessoas que fazem parte do processo, ou seja, caso não haja dedicação total da equipe não será possível atingir a eficiência total do programa. Levando em consideração que o programa 5S ajudou a potencializar as industrias japonesas, não demorou muito para o mesmo se tornar referência em qualidade e gestão empresarial e ganhar o mundo.

Empresas Brasileiras adotam esse programa a décadas. Sendo assim, o problema de pesquisa deste trabalho é uma análise e comparação de publicações encontradas sobre a implementação do 5S, buscando expor seus efeitos, sejam eles positivos ou dificuldades no gerenciamento e acréscimo de qualidade empresarial, onde a pesquisa delimita-se a análise de artigos e trabalhos de conclusão de curso, sendo o foco destes, estudos de caso do programa 5S. O objetivo deste trabalho é identificar os benefícios provenientes da implementação do programa 5S em empresas nacionais. As hipóteses levantadas são: o programa 5S aprimora a organização e higiene do ambiente de trabalho; com a implementação da ferramenta são reduzidos os desperdícios; a falta de interesse dos colaboradores dificulta a implementação do programa; o 5S melhora a qualidade dos produtos e serviços; e a falta de padronização das operações impossibilita a consolidação do 5S.

(3)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 278 O artigo tem por finalidade ressaltar os benefícios do programa 5S e conscietizar o leitor dos desafios de sua implementação, auxilinado-o a prever os obstáculos e maximizar os resultados.

2. Fundamentação teórica

Para a construção da base teórica deste trabalho, foram realizadas revisões na literatura e artigos que detalham o tema 5S, buscando desde teorias e opiniões dos grandes gurus da qualidade, visando um entendimento do leitor de conceitos básicos, até estudiosos atuais, que apresentam estudos de caso em que esta ferramenta obteve êxito e melhorias no processo produtivo, independente do segmento em que foi empregado.

2.1 Conceitos básicos de qualidade

Qualidade são as características dos produtos que satisfazem as necessidades do cliente. Assim, este significado de qualidade é orientado para o lado do rendimento, com propósito de maior satisfação do cliente, gerando um aumento do lucro. Porém, proporcionar mais e/ou melhores características de qualidade geralmente requer um investimento, portanto, envolve um aumento de custos. Mas também, esse acréscimo de qualidade resulta em redução de erros que promovem o retrabalho e insatisfação do cliente, reduzindo o preço da qualidade (DEFEO; JURAN, 2010).

Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados ao produto, desde o projeto, engenharia, produção, manutenção até o pós-venda exercem influência sobre a satisfação do usuário (FEIGENBAUM, 1991).

Qualidade é tudo aquilo que aprimora o produto do ponto de vista do cliente. A qualidade é associada à impressão do cliente. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar (DEMING, 1990).

Outro autor renomado da qualidade e de grande influência, Ishikawa (1993), apresenta um conceito de desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.

(4)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 279 O conceito qualidade possui diversos significados, sendo encontrado no dia-a-dia das pessoas, não podendo ser restrito apenas a uma definição, pois nos dias atuais, tudo pode ser relacionado a qualidade, desde simples produtos presentes no mercado até definir a competitividade entre empresas.

2.2 Programa 5S

O Japão foi e é referência de qualidade no mundo todo. A utilização da ferramenta conhecida como Housekeeping ou 5S apareceu por volta de 1950, posteriormente a 2ª guerra mundial, com o intuito de combater os ambientes sujos das fábricas e a falta de organização das empresas que atingia o Japão. Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a utilizá-la em diversas situações. Adotado na década de 90, empresas Brasileiras buscavam otimizar os custos do processo eliminando desperdícios e aumentando o tempo produtivo dos funcionários (CALLIARI; FABRIS, 2011).

O programa 5S é um conjunto de cinco conceitos a serem praticados, capaz de alterar seu estado emocional de forma que melhore seu humor, seu ambiente de trabalho, e a forma em que conduz suas atividades diárias e seu modo de agir. O termo “5S” vem de palavras Japonesas que tem como suas inicias a letra S. Na tradução das palavras, quando passadas para o inglês, foi possível achar palavras semelhantes de iniciais S, ao contrário de quando traduzido ao português. Então a solução encontrada foi adotar o termo “senso de”, no qual se assemelha com a magnitude do significado original. Portanto, o termo original 5S foi sustentado, onde o “senso de” significa exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender (LAPA, 1998).

Os 5S's foram interpretados como “sensos” não apenas para manter as iniciais S e sim porque traduz melhor o significado literal da ideia de mudança de comportamento. É preciso “sentir” a necessidade de mudar e agir. Assim, adotou-se: Seiri para senso de utilização; Seiton para senso de organização; Seisou para senso de limpeza; Seiketsu para senso de saúde e Shitsuke para autodisciplina(SILVA, 1994). Na sequência, detalha-se os passos do 5S. Primeiro passo: Seiri (utilização/seleção)

De acordo com CARPINETTI (2010), esta etapa tem o objetivo de identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, presentes no local de trabalho. O primeiro

(5)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 280 passo é selecionar o que é importante, separar ou eliminar o resto. A palavra que descreve esse senso é utilidade.

É prudente criar uma área de descarte, onde fiquem armazenados os produtos “não importantes” por determinado tempo, de modo a tomar precauções para que não ocorra o descarte definitivo de coisas que venham a ser necessárias mais tarde. O benefício mais notável desse passo é a liberação e ganho de espaço no ambiente de trabalho, também eliminado objetos que perturbam e dificultam as operações rotineiras. Esse senso é de suma importância, pois, segundo CATUNDA et al. (2010), é comum em diversos locais de trabalho o comportamento de armazenar e acumular as coisas que de momento não são úteis, com o pensamento de que certo dia se tornaram necessárias.

Segundo passo: Seiton (ordenação)

Ordenar o que foi escolhido como necessário e guardar em locais de fácil acesso levando em consideração a intensidade de utilização, o volume e peso do objeto e também um esquema lógico de fácil assimilação dos usuários. Quando se organiza as coisas, mais agradável fica o ambiente de trabalho e como consequência o processo torna-se mais produtivo (RIBEIRO, 1994).

O Quadro 1 apresenta a orientação dos objetos em relação a sua frequência de uso.

Quadro 1 - Critério para ordenação de objetos em função da frequência de uso

Frequência de uso Ordenação

Se é usado toda hora Colocar no próprio local de trabalho Se é usado todo o dia Colocar próximo ao local de trabalho Se é usado toda a semana Colocar no almoxarifado etc. Se não é necessário Descartar, disponibilizar

Fonte: Carpinetti (2010)

A frase que define esse senso de ordenação é um lugar para cada coisa, e cada coisa em seu lugar, auxiliando na economia de esforço e tempo e na redução de acidentes.

Terceiro passo: Seiso (limpeza)

A terceira etapa tem por objetivo não somente limpar, mas evitar os focos de sujeira e identificar as possíveis causas, afim de se manter limpo o ambiente de trabalho, juntamente com dados e informações atualizadas, garantindo a correta decisão no momento apropriado.

(6)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 281 Para a manutenção desse senso, são empregadas listas de verificação para locais e equipamentos (GUELBERT, 2009).

O senso de limpeza não se detém somente a limpeza da sujeira, pois também abrange outras irregularidades relacionadas a ruídos e vibrações, odores desagradáveis e iluminação, visando sempre identificar as causas dos possíveis problemas (KAMIYA et al., 2010).

Quarto passo: Seiketsu (saúde/padronização)

O quarto passo faz referência a saúde física e mental e também tem como objetivo padronizar o local de trabalho englobando todos os passos anteriores (CARPINETTI, 2010). Quando se refere a saúde mental, trata-se do comportamento ético, de forma que haja respeito mútuo e melhore as relações interpessoais, criando um ambiente de trabalho saudável (SANTOS et al., 2006). Para obter sucesso nessa etapa é necessário realizar inspeções rotineiras junto com uma disciplina de limpeza, com registros de processos padrão (NUNES; ALVES, 2008).

Quinto passo: Shitsuke (autodisciplina)

O quinto passo do programa 5S é o que detém o maior comprometimento com a melhoria contínua, pois tem o objetivo de institucionalizar e manter bons hábitos (CATUNDA et al., 2010). O senso é empregado para a correção do comportamento desapropriado dos colaboradores, fazendo com que todos cumpram as normas, procedimentos e padrões (LAPA, 1998). Para Carpinetti (2010), “a regra é fazer as coisas como devem ser feitas”.

Analisando todos os sensos, este é o de mais difícil implementação, pois exige mudanças nos hábitos dos trabalhadores, havendo certa resistência por parte destes, podendo ser por medo, insegurança ou até mesmo comodismo. Pode ser considerado também como um dos mais importantes, pois trabalha o lado social da empresa, auxiliando no aprendizado. Proporciona inúmeras melhorias, como as relações interpessoais e facilita a criação de programas de qualidade similares.

2.3 Benefícios e dificuldades do Programa 5S

Os principais benefícios provenientes do programa 5S são a redução de desperdícios, melhoria da produtividade e ambiente de trabalho, pois proporciona acréscimo na qualidade

(7)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 282 reduzindo o tempo de retrabalho. Outro ponto importante, seria a melhoria da saúde e segurança, reduzindo os riscos de acidentes e melhorando a disciplina dos colaboradores (CARPINETTI, 2010).

O programa 5S tem um contexto simples, porém, de difícil implementação e manutenção. A maioria das empresas inicia o programa através da seleção e descarte, organização e higiene do local de trabalho, entretanto não consegue manter o padrão, ou seja, dar continuidade ao processo de melhoria contínua.

2.4 Quadro resumo da revisão bibliográfica

O Quadro 2 apresenta um resumo dos autores citados na revisão bibliográfica.

Quadro 1 - Resumo da revisão bibliográfica

Ano Autores Título Metodologia Contribuição

2010 DEFEO; JURAN

Juran´s quality

handbook Tratado

Qualidade são as características dos produtos que satisfazem as

necessidades do cliente.

1991 FEIGENBAUM Total quality control Tratado

Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados ao produto, desde o projeto até o

pós-venda. 1990 DEMING Qualidade: a revolução da administração Tratado

Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do

cliente. 1993 ISHIKAWA Controle de qualidade total à maneira japonesa Tratado Apresenta um conceito de desenvolver, projetar, produzir e

comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o

consumidor.

1998 LAPA 5S Praticando os

cinco sensos Tratado

O programa 5S é um conjunto de 5 conceitos a serem praticados capazes

de alterar seu estado emocional de forma que melhore seu humor, seu ambiente de trabalho e a forma que conduz suas atividades diárias e seu

modo de agir. 2011 CALLIARI; FABRIS A importância dos 5S’s na organização Revisão bibliográfica

O Japão foi e é referência de qualidade no mundo todo. A utilização da ferramenta 5S surgiu

por volta de 1950, logo após a segunda guerra mundial com a necessidade de combater os ambientes sujos das fábricas e a

(8)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 283

Quadro 2 - Resumo da revisão bibliográfica (continuação)

1994 SILVA 5S: O ambiente da

qualidade Tratado

O 5S foi interpretado como senso não só para manter o nome original do programa, mas porque reflete melhor

a ideia de profunda mudança comportamental. 2010 CARPINETTI Gestão da Qualidade – Conceitos e Técnicas Tratado

Os principais benefícios provenientes do programa 5S são a redução

desperdícios, a melhoria da produtividade e ambiente de trabalho.

2010 CATUNDA 5S: Metodologia e implementação

Revisão bibliográfica

O senso de autodisciplina detém o maior comprometimento com a

melhoria contínua, pois tem o objetivo de institucionalizar e manter

bons hábitos. 2009 GUELBERT Estratégia de gestão de Processos de Qualidade Tratado

O terceiro senso tem por objetivo não somente limpar, mas evitar os focos

de sujeira e identificar as possíveis causas, afim de se manter limpo o

ambiente de trabalho. 2010 KAMIYA, MACHADO, SOUZA E JUNIOR Análise e implantação do conceito Just In Time

e da filosofia 5S em laboratório de pesquisa visando a melhoria da qualidade Revisão Bibliográfica

O senso de limpeza não se detém somente a limpeza da sujeira, pois

também abrange outras irregularidades relacionadas a ruídos

e vibrações, odores desagradáveis e iluminação. 2008 NUNES; ALVES Implantação do programa 5s no departamento pessoal de uma empresa de segurança privada (estudo de caso) Estudo de caso e revisão bibliográfica

Afirmam que para obter sucesso no quarto passo é necessário realizar inspeções rotineiras junto com uma disciplina de limpeza, com registros

de processos padrão. Fonte: Os autores (2016)

3. Procedimentos metodológicos

A etapa inicial é a caracterização da pesquisa seguida pelo questionamento, delineamento, coleta de dados e tratamento.

A pesquisa é exploratória com relação aos objetivos, pois tem como função familiarizar o leitor com os conceitos elementares nos quais o programa 5S é baseado. Sendo de caráter bibliográfica, pois nosso embasamento foi feito encima de artigos já publicados e trabalhos de conclusão de curso. Os dados foram analisados de maneira indutiva ratificando uma pesquisa qualitativa.

(9)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 284 Para a obtenção dos objetivo proposto neste artigo, as seguintes questões foram propostas:

1. quais os benefícios obtidos pela aplicação da ferramenta 5S?;

2. quais foram as dificuldades encontradas durante sua implementação?; 3. os resultados obtidos estão de acordo com a literatura?

Com o tema selecionado e delimitado, foi realizada a determinação dos objetivos da pesquisa e construção das hipóteses. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica afim de ser feita a interação com o assunto abordado, tais como definições de qualidade, e o surgimento e história do programa 5S. Subsequentemente, foram realizadas pesquisas em livros, trabalhos de conclusão de curso, periódicos, artigos e arquivos online com a intenção de coletar os dados da pesquisa, identificando os benefícios e dificuldades da implementação desse sistema. Após, realizou - se uma comparação com a bibliografia para a validação dos mesmos. Assim sendo, sucedeu - se um debate dos resultados encontrados, onde chegamos a uma conclusão. O delineamento da pesquisa é representando pelo mapa mental representado na Figura1.

Figura 1 - Mapa mental do delineamento da pesquisa

Fonte: Os autores (2016)

A coleta dos dados foi realizada com o auxílio da internet, bibliografia relacionada, periódicos, artigos e trabalhos de conclusão de curso, visando o esclarecimento de dúvidas e a obtenção das respostas para os problemas iniciais da pesquisa. A análise foi realizada encima de 10 trabalhos.

(10)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 285 O tratamento dos dados foi realizado de forma a responder as questões abordadas inicialmente de forma mais clara, tendendo a concluir o objetivo no qual a pesquisa foi determinada. A forma na qual os dados serão validados é embasada em citações de autores comprovadas cientificamente e publicadas por demais autores de livros, periódicos e artigos. 4. Resultados e discussões

Os dados obtidos para cada caso, no objetivo de responder os questionamentos propostos nesse artigo serão tratados a seguir.

1. Implementação do 5S em uma Empresa distribuidora de energia

O programa deve ser praticado por todos os níveis da empresa, sendo o 5S uma base para a educação na busca pela qualidade. Entre os benefícios gerados está um ambiente de trabalho mais limpo e saudável, com a participação e envolvimento de todos, determinando objetivos e desafios. Para as dificuldades, relata-se os problemas no senso de autodisciplina, sendo necessário investimento na educação e treinamento dos colaboradores, na busca pela excelência (SILVA; FRANCISCO; THOMAZ, 2008). 2. 5S aplicado em uma indústria metalúrgica

O ambiente de trabalho torna-se mais produtivo, quanto este está livre de sujeira e organizado, destacando a importância de os colaboradores possuírem disciplina e preocupação com a saúde do local de trabalho, evitando acidentes e prevenindo desperdícios. A empresa em análise, possui certificação ISO, sendo necessário a melhoria contínua e a disciplina na manutenção da certificação. O programa deve ser aderido por todos os setores da indústria, do presidente aos operadores, com o intuito de promover a qualidade. A dificuldade encontrada foi em relação a resistência a mudança de atitude dos funcionários, gerando certas incertezas e medo, tratando o programa como perda de tempo, porém, com o comprometimento dos níveis superiores, é possível atingir os resultados (PEREIRA et al., 2012).

3. Implementação do programa em um canteiro de obras

O programa atingiu os objetivos esperados, tornando o canteiro de obras mais limpo e organizado, com uma grande mudança cultural dos operários em relação a disciplina. Porém, desde o início da implementação, deve ser explicado de forma clara os objetivos,

(11)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 286 buscando a motivação dos trabalhadores envolvidos, sempre abrindo espaço afim de que todos possam relatar críticas e sugestões, promovendo o desenvolvimento humano e o aprendizado. A dificuldade encontrada está relacionada a necessidade de tempo para a implementação desse programa, pois as mudanças dos hábitos e cultura dos operários não ocorre de um dia para o outro (LUIZ; VITO, 2011).

4. Aplicação do programa 5S em uma indústria de pequeno porte

Neste estudo de caso, Santos et al. (2006) apresenta que as empresas de pequeno porte devem reajustar sua visão em relação a gestão e qualidade. Com a implementação do programa 5S, através de cursos para conscientização dos trabalhadores, evidenciando a importância de evitar desperdícios, pois estes geram a perda de lucratividade juntamente com a competitividade. Um dos benefícios da implementação desse programa é possibilitar a implantação de outros programas de qualidade, utilizando a disciplina adquirida com o objetivo da qualidade total. Em relação as dificuldades encontradas, destaca-se a não aceitação dos erros de gestão por parte dos empresários, que não se conformam que suas empresas estão longe de um patamar elevado de qualidade.

5. Programa 5S implementado em uma empresa do ramo imobiliário

Foram obtidos diversos benefícios com a implementação do programa 5S, como melhoria notável no acesso a informação, higiene e limpeza do ambiente de trabalho, evitando o desperdício de tempo para encontrar papéis e pastas. Segundo os funcionários, houve uma melhora considerável no espaço físico do empreendimento, aprimorando a recepção e satisfação dos clientes. Também são realizadas auditorias periódicas, auxiliando na manutenção do programa. Nas dificuldades encontradas pelos autores, está o senso de autodisciplina, onde a maior dificuldade estaria em mudar os hábitos dos colaboradores, que tem a tendência em voltar a zona de conforto, reincidindo os mesmos erros (SILVA et

al., 2013).

6. Implementação do programa 5S em uma empresa de moda íntima

Durante a implementação do programa 5S houve dificuldades associadas a aceitação dos colaboradores, que ofereciam certa resistência a aderir as mudanças previstas pelo programa. Porém, foram realizadas reuniões com o intuito de instruir os funcionários,

(12)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 287 apresentando os benefícios e abrindo espaço para sugestões. Com isso, foi obtido uma melhoria na receptividade do processo, que apresentou grandes benefícios, como a melhoria do espaço físico da instalação, com o descarte de materiais desnecessários. Houve também, uma melhora drástica no ambiente de trabalho, reduzindo desperdícios de tempo e de matéria prima, acarretando em uma melhora considerável da produtividade e da qualidade do produto (DONIDA, 2014).

7. Aplicação do programa 5S em uma fábrica de embalagens de papel

O mercado cada vez mais competitivo, exige que as empresas busquem ferramentas para redução de custos, aumento da produtividade e melhora da qualidade, como a implementação do programa 5S. Entretanto, a implementação não ocorre de forma fácil, encontrando algumas dificuldades, pois tem a finalidade de fazer com que os operários passem a ver de forma diferente suas obrigações e atividades, mudando a filosofia de trabalho. Para colocar em vigor o programa, foram realizadas reuniões para explicar e demonstrar a todos os colaboradores tópicos referentes ao tema e sua real importância na produção com qualidade e sem desperdícios. Os benefícios obtidos com a implementação estão ligados diretamente com a organização do ambiente de trabalho, como a identificação e padronização de ferramentas e matérias primas, garantindo uma redução de 20 minutos de perda por dia, e também, destaca-se a conscientização dos trabalhadores, fato importante e de difícil obtenção, mas que garante a manutenção do programa (LEONEL, 2011).

8. Implementação do 5S em uma empresa de estamparia

Neste estudo, Warkentin (2010) apresenta que é de suma importância a participação da alta direção, disponibilizando recursos, realizando o controle do cronograma, conversando e servindo de exemplo para o restante dos funcionários, mostrando realmente o empenho de todos em relação ao objetivo proposto. Os benefícios obtidos são a redução dos tempos de procura, diminuição dos desperdícios, melhor posicionamento e facilidade na identificação dos objetos e ferramentas, todos associados ao senso de organização. Os resultados tornam-se constantes quando todos assimilam que as mudanças no ambiente e na forma de trabalhar são possíveis, sendo obtido o senso de autodisciplina, garantindo

(13)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 288 que qualquer medida tomada adiante focada para qualidade total necessite de menor esforço, tendo mais facilidade no entendimento e execução do processo. As dificuldades encontradas estão em ser um processo que precisa de uma mudança cultural dos trabalhadores, necessitando do esforço de todos os colaboradores da empresa.

9. 5S aplicado a uma empresa de aços longos

O emprego do programa 5S, seguindo à regra todos os sensos, trouxe diversos privilégios a empresa e seus colaboradores, melhorando a produtividade e qualidade tanto no produto como no setor de vendas, possibilitando também, melhora na qualidade de vida dos funcionários. Uma série de benefícios foram atingidos com a manutenção do programa durante 2 anos, desde a redução do número de acidentes, melhorias na qualidade do produto, reutilização de materiais, aumento do conhecimento e entendimento dos processos, padronização e higiene, chegando até a divulgação do programa 5S para a comunidade, abrangendo escolas a sua volta, aprimorando sua reputação em relação ao mercado. Um dos empecilhos ou ponto que impõe certa dificuldade na implementação do 5S é a demora na formação do pensamento de se fazer certo na primeira vez, pois sabe-se que as bases da manutenção do programa de qualidade estão em manter os bons hábitos, ou seja, o senso de autodisciplina (COUTINHO; AQUINO, 2015).

10. Implantação do programa 5S em uma empresa de montagem e manutenção industrial Os passos imprescindíveis para a implementação de um programa de otimização da qualidade estão ligados diretamente com a disciplina e cumprimento das normas, juntamente com a limpeza do ambiente de trabalho, todos itens tratados pelo 5S. Com a implementação desse programa, foram observados vários benefícios, tais como a mudança do layout da empresa, que facilitou a movimentação e aprimorou o espaço físico, melhorando a utilização dos recursos. Em relação a organização dos arquivos e documentos, esta desenvolveu melhorias no acesso a informação e atendimento, tanto interno como externo do setor, reduzindo os tempos de interrupção do trabalho, provocando um aumento de produtividade. Dentre as dificuldades encontradas, destacam-se a mudança de hábito dos trabalhadores, a introdução de novos valores e a alteração do ambiente de trabalho, porém, com o passar do tempo e a conscientização da importância

(14)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 289 do programa, as dificuldades reduziram, sendo sempre necessário o envolvimento de todos (GONÇALVES; MARTIN, 2015).

O Quadro 3 apresenta uma comparação entre os casos analisados, destacando as dificuldades e os benefícios.

Quadro 3 - Comparação entre os benefícios e as dificuldades para cada caso analisado

Caso Ano Autores Título Metodologia Benefícios Dificuldades

1 2008 SILVA; FRANCISCO; THOMAZ A implantação do 5S na Divisão de Controle de Qualidade de uma Empresa Distribuidora de Energia do Sul do País: um estudo de caso

Revisão bibliográfica sobre o tema e estudo de caso de um ambiente produtivo sobre a implementação do 5S. Ambiente de trabalho limpo e saudável. Falta do quinto senso, autodisciplina. 2 2012 PEREIRA; CAMARGO; SANTOS; LOPES Programa 5S: Uma ferramenta para eliminar desperdícios e otimizar os custos no processo produtivo Estudo de caso, observação sistemática e método histórico de uma indústria metalúrgica. Ambiente de trabalho mais produtivo, livre de sujeira e organizado. Evitar acidentes e desperdícios. Resistência a mudança de atitude por parte dos funcionários. 3 2011 LUIZ; VITO Implantação do programa 5S em um canteiro de obras - estudo de caso Estudo de caso, no qual foram analisados os resultados através da implantação do programa 5S em um canteiro de obras já em andamento. Canteiro de obras limpo e organizado. Melhora na disciplina dos trabalhadores. Necessidade de tempo para implementação do programa. 4 2006 SANTOS; SCHMIDT; GODOY; PEREIRA Implantação do 5S para qualidade nas empresas de pequeno porte na região central do Rio

Grande do Sul Pesquisa de caráter exploratório e de campo. Qualitativa para análise de material fotográfico e relatórios, e quantitativa para métodos estatísticos. Possibilitar a implementação de outros programas de qualidade através da disciplina adquirida. Problemas na aceitação dos erros de gestão

por parte dos empresários. 5 2013 SILVA; SOARES; QUADROS; CARNEIRO Implantação do programa 5S em uma empresa do ramo imobiliário

Estudo de caso, onde a coleta de dados foi feita por meio de visitas, imagens e formulários. As informações qualitativas foram relatadas e discutidas. Melhoria no acesso a informação, espaço físico, higiene e limpeza do local de trabalho, evitando desperdício de tempo e aumentando a satisfação dos clientes. Mudar o comportamento dos colaboradores, ou seja, autodisciplina.

(15)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 290

Quadro 4 - Comparação entre os benefícios e as dificuldades para cada caso analisado (continuação)

6 2014 DONIDA Implantação do programa de qualidade 5S em empresa de moda íntima. Estudo de caso, realizando diagnóstico da situação do local e implementação do programa. Melhoria do espaço físico e descarte de materiais desnecessários. Redução dos desperdícios de tempo e matéria prima, aumentando a produtividade e qualidade do processo Resistência dos colaboradores a aderirem as mudanças previstas pelo programa 7 2011 LEONEL O programa 5S e sua aplicação em uma fábrica de embalagens de papel. Pesquisa aplicada, com o objetivo exploratório, realizando abordagem qualitativa dos dados, sendo o ambiente o local de

coleta dos dados.

Organização do ambiente de trabalho, identificação e padronização das ferramentas e materiais primas, conscientização dos trabalhadores. Redução de 20 min de perda por dia.

Fazer com que os operários vejam de outra forma suas atividades e obrigações 8 2010 WARKENTIN Implementação do 5S em uma empresa de estamparia com base

para melhorias estratégicas

Estudo de caso, com pesquisa qualitativa e estudo de campo, para recolhimento de dados. Redução do tempo de procura, diminuição dos desperdícios, melhor posicionamento e facilidade na identificação de materiais e ferramentas. A mudança cultural dos trabalhadores, necessitando do esforço de todos os envolvidos. 9 2015 COUTINHO; AQUINO Os 5s Como Diferencial Competitivo Para o Sistema de Gestão da Qualidade: Estudo de Caso de Uma Empresa

de Aços Longos

Estudo de caso, com enfoque indutivo no processo de coleta e análise de dados, sendo uma pesquisa

de caráter exploratório. O estudo foi construído

a partir de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Redução do número de acidentes, padronização e higiene, melhoria na qualidade e produtividade, inserção social e aumento da qualidade de vida dos operários. Demora na formação do pensamento de fazer certo pela primeira vez.

(16)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 291

Quadro 5 - Comparação entre os benefícios e as dificuldades para cada caso analisado (continuação)

10 2015 GONÇALVES; MARTIN

Estudo Sobre Pontos Relevantes na Implantação do 5S em uma Empresa de Montagens e Manutenção Industrial Estudo de caso embasado em referências bibliográficas, destacando os pontos principais que favorecem a implementação do programa. Mudança do layout facilitou a movimentação e melhorou o espaço físico, aprimorando a utilização dos recursos. Organização de arquivos e documentos reduziu os tempos de interrupção do trabalho e melhorou a produtividade. Mudança dos hábitos dos trabalhadores, introdução de novos valores e alteração do ambiente de trabalho. Fonte: Os autores (2016)

Realizando uma investigação no Quadro 3, nota-se que o maior índice de melhorias está atrelado a organização e saúde do ambiente de trabalho, evitando desperdícios de material e tempo, tornando o processo mais lucrativo e com maior qualidade. A maior dificuldade relatada foi a falta de autodisciplina dos colaboradores, pois na maioria dos casos estes não colaboram na mudança de seus hábitos, oferecendo determinada resistência as práticas do programa, sendo necessária a participação dos cargos superiores, motivando e abrindo espaço para sugestões e ideias.

Os resultados obtidos pela análise dos estudos de caso da implementação do programa 5S são similares aos encontrados na literatura, portanto, o objetivo da pesquisa foi atingido, comprovando os benefícios e dificuldades do programa.

5. Considerações Finais

O 5S é um programa que exige dedicação de todos os níveis da organização, desde a alta gerência até os operários. Foi possível analisar que esse aspecto influencia diretamente nos resultados e benefícios do processo. A falta de autodisciplina, mais especificamente, o quinto senso, é a principal fonte de dificuldade na obtenção da melhoria contínua, pois quando não há empenho dos cargos superiores não ocorre a familiarização e conhecimento da metodologia do programa pelos funcionários.

(17)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 292 O baixo custo e a facilidade de encontrar materiais bases para a implementação do programa, o tornam popular e de um vasto campo de aplicação, desde grandes empresas até o dia-a-dia das pessoas. Possui inúmeros benefícios, quando consolidado dentro das expectativas, entre eles a otimização do ambiente de trabalho, com a redução de desperdícios de espaço, tempo e matéria prima, foram os casos em destaque nos trabalhos analisados.

A busca de definir benefícios e dificuldades sobre o programa 5S aplicado em empresas nacionais, respondendo as questões propostas pela pesquisa, foi concluída com êxito, pois os dados analisados correspondem a teoria encontrada nas literaturas, proporcionando a interação direta do leitor com casos reais, contribuindo com a apresentação de desafios e méritos encontrados na implementação do programa.

Por mais de meio século, o programa 5S vem sendo implementado e é referência mundial em empresas que buscam qualidade total, garantindo melhoria na qualidade dos produtos e serviços, proporcionando a empresa lucratividade e competitividade no mercado nacional. Para futuros trabalhos, aconselha-se novas análises afim de identificar novas dificuldades e casos de insucesso, considerando que o mercado industrial sofre constantes evoluções, alterando a forma de como os empresários enxergam as oportunidades, sendo assim, o programa 5S tende a se comportar de diferentes formas.

Referências

CALLIARI, E. P.; FABRIS, I. A importância dos 5S’s na organização, 2011. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Ediany-Patricia-Calliari.pdf>. Acessado em: 05 mai. 2016.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade – Conceitos e Técnicas, São Paulo, Atlas, 2010.

CATUNDA, A. S. et al. 5S: Metodologia e implantação. 2010. Disponível em: <http://www.eusounota1.dominiotemporario.com/zasnova/DownloadArtigo.ashx?codigo=86>. Acessado em: 12 mai. 2016.

COUTINHO, F. M. J.; AQUINO, J. T. Os 5s Como Diferencial Competitivo Para o Sistema de Gestão da

Qualidade: Estudo de Caso de Uma Empresa de Aços Longos. 2015. Disponível em:

<http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao/article/viewFile/738/391>. Acessado em: 05 mai. 2016. DEFEO, J. A.; JURAN, J. M. Juran's Quality Handbook. 6 ed. McGraw Hill Professional, 2010.

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.

DONIDA, I. C. Implantação do programa de qualidade 5S em empresa de moda íntima. 2014. Disponível em: <https://www.univates.br/tecnicos/media/artigos/ISABEL_C_DONIDA.pdf>. Acessado em: 10 mai. 2016. FEIGENBAUM, A. U. Total quality control. 3 ed. New York: McGrawHill, 1991.

(18)

Recebido 14/07/2016; Aceito 20/03/2018 293

GUELBERT, M. Estratégia de gestão de processos e da qualidade - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2009. ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total à maneira japonesa. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

KAMIYA, I. J. et al. Análise e implantação do conceito Just In Time e da filosofia 5S em laboratório de

pesquisa visando a melhoria da qualidade. São Carlos, SP, 2010.

LAPA, Reginaldo P. 5S Praticando os Cinco Sensos. Qualitymark Editora Ltda, 1998.

LEONEL, J. C. R. R. P. O programa 5S e sua aplicação em uma fábrica de embalagens de papel, 2011. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2011_1_Jos%C3%A9-Carlos.pdf>. Acessado em: 27 abr. 2016.

LUIZ, D. B.; VITO, M. Implantação do programa 5S em um canteiro de obras – estudo de caso, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/169/1/Douglas%20Barcelos%20Luiz.pdf>. Acessado em: 03 mai. 2016.

NUNES, C. E. de C. B.; ALVES, I. B. S. Implantação do programa 5s no departamento pessoal de uma

empresa de segurança privada (estudo de caso). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE

PRODUÇÃO, XXVIII, 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: ENEGEP, 2008. Disponível em: <http://www.abrepro.org.br>. Acessado em: 04 mai. 2016.

PEREIRA, K. L. B.; CAMARGO, R. C.; SANTOS, V. P.; LOPES, V. P. Programa 5S: Uma ferramenta para

eliminar desperdícios e otimizar os custos no processo produtivo. 2012. Disponível em:

<http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no7/artigo20.pdf >. Acessado em: 10 mai. 2016.

RIBEIRO, H. 5S: Um roteiro para uma implantação bem-sucedida. Salvador, BA: Casa da qualidade, 1994. SANTOS, N. C. R.; SCHMIDT, A.S.; GODOY, L.P.; PEREIRA, A.S. Implantação do 5S para qualidade das

empresas de pequeno porte na região centra do Rio Grande do Sul, 2006. Disponível em:

<http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/889.pdf>. Acessado em: 08 mai. 2016.

SILVA, N. P.; FRANCISCO, A. C.; THOMAZ, M. S. A implementação do 5S na divisão de controle de

qualidade de uma empresa distribuidora de energia do sul do país: um estudo de caso, 2008. Disponível

em: <http://files.comunidades.net/nivaldopsilva/2008_ENG_A_implantacao_do_5S_na_Divisao_de_Controle_ de_Qualidade_de_uma.pdf>. Acessado em: 04 mai. 2016.

SILVA, J. M. 5S: O ambiente da qualidade. Belo Horizonte – Fundação Cristiano Otoni, 1994.

SILVA, A. N. et al. Implantação do programa 5S em uma empresa do ramo imobiliário. 2013. Disponível

em: <http://www.abepro.org.br/bibliote

ca/enegep2013_tn_stp_177_007_23045.pdf>. Acessado em: 06 mai. 2016.

WARKENTIN, T. Implementação do 5S em uma empresa de estamparia com base para melhorias

estratégicas. 2010. Disponível em: <http://engenharia.anhembi.br/tcc-10/prod-22.pdf>. Acessado em: 03 mai. 2016.

Referências

Documentos relacionados

DO CANCELAMENTO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: A presente Ata de Registro poderá ser cancelada, de pleno direito, pela Administração, quando: A detentora não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

10.1. A equipe técnica da PROEX procederá à conferência da proposta submetida ao Edital, objetivando a verificação do cumprimento de todos os requisitos, bem como

O distúrbio do sono por associação acontece quando a criança aprende a dormir com a participação de estímulos, como quando para iniciar o sono os pais

Salientamos que a quase totalidade do parque de contadores instalados pela EDA não reúne, actualmente, as características técnicas necessárias quer para a sua

- Etiqueta do fornecedor, tamanho do manequim, composição do produto e instruções de lavagem indicando a forma de manuseio do produto conforme CONMETRO resolução 2 ou

Fornecimento somente após apresentação de um modelo confeccionado para aprovação do tecido, cor, bordado/serigrafia e acabamento... Marca SENAI PP P M G GG XG

(artes diversas de acordo com as necessidades da instituição) Tratamento Diferenciado: Tipo I - Participação Exclusiva de ME/EPP.. Aplicabilidade Decreto