• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE MEDICINA

DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO

SERVIÇO DE PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA MÉDICA

EDITAL DO CONCURSO PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR (LATO SENSU)

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Reitor: Prof. Carlos Antônio Levi da Conceição

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Decano: Profª. Maria Fernanda Quintela da Costa

FACULDADE DE MEDICINA

Diretor: Prof. Roberto de Andrade Medronho

Diretor Adjunto de Pós-Graduação: Prof. Guilherme Santoro Lopes DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL

Chefe: Jorge Adelino Rodrigues da Silva

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO Diretor: Prof. José Marcus Raso Eulálio

SERVIÇO DE PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA MÉDICA Chefe: Prof. Marco Antônio Brasil

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR:

Coordenadores: Gisela Cordeiro Pereira Cardoso, Anderson Nunes Pinto e Raquel Alcides dos Santos.

(3)

APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF/UFRJ visa atender às crescentes demandas de formação de recursos humanos na área hospitalar. Trata-se de um curso de natureza técnico-profissional e teórico-prático presencial na área da Psicologia Hospitalar, tendo como público-alvo os psicólogos e modalidade de oferta presencial. O Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica possui corpo clínico formado por psicólogos e psiquiatras com larga experiência assistencial e tradição no ensino da prática hospitalar, oferecendo estágio de psicologia e atividades de ensino em nível de extensão há 20 anos.

O Curso tem como objetivos apresentar o hospital geral como campo de atuação do psicólogo; capacitar o psicólogo para responder eficazmente as demandas de saúde mental nos diferentes contextos do hospital geral, a saber, enfermaria, ambulatório, triagem, emergência, unidades intensivas e programas especiais; proporcionar condições para o psicólogo desenvolver um trabalho interdisciplinar em equipe multiprofissional.

O oferecimento deste curso justifica-se pelo surgimento de novas tecnologias médicas que traz questões à espera de respostas adequadas para a boa prática assistencial. Também se justifica pela mudança de paradigma sanitário, que ao incluir de modo destacado as variáveis psicossociais, determina a necessidade de investimento educacional no sentido de melhor capacitar os profissionais para a atuação interdisciplinar e multiprofissional. Além disso, justifica-se pela escassez de cursos de psicologia hospitalar no estado do Rio de Janeiro. Finalmente, a proposta de criação do referido curso corresponde ao compromisso histórico da UFRJ com a formação de recursos humanos na área da saúde.

(4)

A Faculdade de Medicina da UFRJ comunica, por meio do presente edital, a abertura das inscrições para o Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar em 2012.

1. DO PERÍODO, DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO CURSO 1.1. Início, término e duração

O curso terá início no dia 12/03/2012 e será concluído no dia 28/02/2013, tendo duração de 12 meses.

1.2. Carga horária

Terá carga horária total de 620 horas e carga horária semanal de 12 horas distribuídas em 3 dias na semana. A carga horária total será distribuída entre carga horária teórica cuja duração será de 100 horas, carga horária teórico-prática cuja duração será de 120 horas e carga horária prática cuja duração será de 400 horas.

1.3. Dias e horários obrigatórios

Os dias da semana e os horários obrigatórios para os alunos serão as segundas e quartas-feiras de 8:30h às 12:30h.

2. DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO GERAL 2.1. Parte teórica

A parte teórica constará de três módulos temáticos, cada um durando 3 meses, com uma aula semanal de 1 hora e 30 minutos de duração, às segundas-feiras, de 8:30h às 10:00h.

2.2. Parte prática

A parte prática será realizada em forma de rodízio pelas áreas de assistência em saúde mental: Ambulatório, Enfermaria, CTI e Programas Especiais, no turno da manhã (de 8h às 12h) ou no turno da tarde (de 13h às 17h), em diferentes dias da semana e turnos.

2.3. Supervisão

A Supervisão será grupal e semanal feita por um psicólogo do serviço, com duração de 1 hora (quartas-feiras, de 8:30 às 9:30 horas), na sala de reuniões do serviço, abordando o atendimento realizado aos pacientes de ambulatório e internados no HUCFF, assim como o manejo das situações clínicas e de interconsulta psicológica;

(5)

2.4. Atividades interdisciplinares

As atividades interdisciplinares serão realizadas de 10:30 h às 12h, às quartas-feiras, alternando quinzenalmente entre o Centro de Estudos e o Clube de Revistas no auditório 9E34.

2.5. Atividades complementares

As atividades complementares consistirão no “round” de casos clínicos com a equipe do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica (segundas-feiras, de 11 às 12 horas, na sala de reunião do Serviço) e participação em rounds de outros serviços, de acordo com a rotina do serviço a que o aluno estiver inserido no período relativo à sua prática.

3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. Período

09/01/2012 a 06/02/2012. 3.2. Local, dias e horários

O candidato deverá comparecer à secretaria do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, sala 9E28, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro), entre segunda e sexta-feira e entre 9 e 12 horas.

3.3. Pré-requisitos

O candidato deverá ser graduado em Psicologia em curso reconhecido pelo Ministério da Educação e possuir carteira de identidade profissional do Conselho Federal de Psicologia ou protocolo de requerimento da mesma.

3.4. Documentação necessária

O candidato deverá apresentar original e entregar em envelope não lacrado as cópias dos seguintes documentos: diploma do curso de graduação ou declaração de conclusão da graduação em psicologia; cópia da carteira de identidade profissional do Conselho Regional de Psicologia ou protocolo de requerimento da mesma; currículo acadêmico e profissional; duas fotos 3x4; cópia da identidade e do CPF.

(6)

3.5. Procedimentos

O candidato deverá comparecer ao local das inscrições munido dos documentos citados em 3.4, preencher a ficha de inscrição em anexo e devolvê-la completamente preenchida, recebendo em seguida o comprovante de inscrição.

4. DA SELEÇÃO 4.1. Vagas

A seleção será para o preenchimento de 10 vagas. 4.2. Etapas

A primeira etapa será a análise de Curriculum Vitae, de caráter eliminatório; a segunda etapa será a entrevista, de caráter eliminatório e classificatório.

4.3. Banca examinadora

A seleção dos candidatos será feita por uma banca composta por três docentes do curso que examinará o conteúdo do currículo e da entrevista.

4.4. Critérios

A seleção dos candidatos será realizada de acordo com os seguintes critérios: identificação com a área hospitalar aferida pela participação em estágios, cursos e eventos científicos, além de vínculos profissionais e produções acadêmicas afins; compatibilidade entre os interesses e a disponibilidade do candidato com as exigências do curso; articulação entre a experiência prática na área hospitalar e o conhecimento teórico adquirido ao longo da trajetória acadêmico-profissional, compatibilidade entre as expectativas em relação ao curso e a proposta do mesmo.

4.5. Divulgação dos resultados e da convocação para a entrevista

Os resultados de cada etapa serão divulgados no site do HUCFF. Os nomes dos candidatos aprovados para a segunda etapa serão divulgados no dia 08/02/2012. No mesmo dia serão divulgadas as datas e os horários para a realização da entrevista, que poderá ser realizada no dia 12/02/2012, no dia 13/02/21012 ou no dia 15/02/2012. O resultado final da seleção com os nomes dos classificados será divulgado no dia 27/02/2012.

4.6. Recursos

(7)

5. DA MATRÍCULA 5.1. Efetuação da matrícula

5.1.1. Terão direito à matrícula os candidatos selecionados e admitidos mediante a aprovação na seleção e apresentação da documentação comprobatória exigida, de acordo com o estabelecido em 3.4.

5.1.2. A matrícula será efetivada através da assinatura de contrato com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC, fundação responsável pela administração financeira do curso de especialização.

5.1.3. A efetivação da matrícula com a assinatura do contrato será realizada no primeiro dia do curso, na secretaria do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica.

5.2 Trancamento

Em nenhuma hipótese haverá trancamento de matrícula. 5.4. Cancelamento

O aluno terá sua matrícula cancelada automaticamente quando infringirem o Código de Ética do Psicólogo ou tiver um número de faltas não justificadas superior a 15% da carga horária total.. Neste caso o aluno não poderá pleitear sua readmissão Em caso de desistência o aluno deverá comunicar a coordenação do curso a fim de garantir a possibilidade de sua readmissão.

5.5. Readmissão

A readmissão dar-se-á necessariamente através de processo seletivo. Em caso de readmissão o aluno poderá requerer aproveitamento das disciplinas cursadas em turmas anteriores. Cabe à coordenação do curso de pós-graduação lato sensu analisar o histórico do aluno e o conteúdo das disciplinas cursadas para conceder ou não o seu aproveitamento.

6. DO INVESTIMENTO FINANCEIRO 6.1. Custo

O investimento financeiro para realizar o curso será de R$ 5760,00 (cinco mil setecentos e sessenta reais).

(8)

6.2. Modo de pagamento

6.2.1 O valor citado em 6.1 será pago conforme discriminado a seguir: 01 Parcela de R$ 480,00 (quatrocentos e oitenta reais) na assinatura do Contrato e 11 Parcelas mensais de R$ 480,00 (quatrocentos e oitenta reais) a cada 30 dias após o início do curso.

6.2.2. Os pagamentos deverão ser realizados após a apresentação dos respectivos boletos bancário. 6.2.3. O atraso no pagamento das parcelas implicará em pagamento de multa e juros.

6.3. Devolução de valores

Em nenhuma hipótese serão devolvidos os valores pagos pelos serviços educacionais prestados aos alunos cuja matrícula tiver sido cancelada por qualquer motivo, incluindo o caso de desistência nos termos que constam em 5.4.

6.4. Administração financeira

A administração financeira do curso será feita pela Fundação COPPETEC. 7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O presente edital segue a orientação geral do projeto aprovado pelo Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ em 14 de outubro de 2011 e publicado no boletim interno da UFRJ em 14 de outubro de 2011 de acordo com o processo 049605/10-81. Assim sendo, encontra-se em consonância com a Resolução ME/CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

7.2. A inscrição no Concurso implica a aceitação dos termos deste edital.

7.3. Os casos omissos e as situações não previstas serão decididos pela Coordenação do Curso.

(9)

ANEXO I

CRONOGRAMA

INÍCIO DAS INSCRIÇÕES 09/01/2012 TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES 06/02/2012 RESULTADOS DA 1ª ETAPA DA SELEÇÃO 08/02/2012 INÍCIO DA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS 13/02/2012 TÉRMINO DA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS 15/02/2012 RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO 27/02/2012 INÍCIO DO CURSO E MATRÍCULA 12/03/2012 TÉRMINO DO CURSO 28/02/2013 TÉRMINO DO PRAZO PARA

ENTREGA DA

MONOGRAFIA

(10)

ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO NO EDITAL DO CONCURSO PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR (LATO SENSU)/ UFRJ, turma 2012. Inscrição n°__________

Nome: ___________________________________________________________________________ CPF:__________________________________

RG: __________________________________

CRP: _________/________________________ ( ) protocolo

Endereço: Rua, avenida: ________________________________________________________, n°_______, Complemento: _____________________________________, Bairro: ____________________, Cidade: _________________________, Estado: ________________, CEP: ___________-_____.

Contatos: e-mail: _________________________________@___________.com._____; Telefones: ________________, ___________________, __________________.

Documentação anexada:

— cópia do diploma do curso de graduação ou declaração de conclusão da graduação em psicologia; — cópia da carteira de identidade profissional do Conselho Regional de Psicologia ou protocolo de requerimento da mesma;

— currículo acadêmico e profissional; duas fotos 3x4; — cópia da identidade e do CPF.

Declaro que li o EDITAL DO CONCURSO PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR (lato sensu) do HUCFF/UFRJ, turma 2012 e estou de acordo com as condições descritas no mesmo. Responsabilizo-me pelas informações prestadas neste documento assim como pelas informações que constam na documentação anexada ao mesmo.

(11)

Assinatura: __________________________________________________________________.

Comprovante de Inscrição (a ser preenchida pelo representante da organização do concurso): Declaro que ________________________________________, está inscrito(a) no EDITAL DO CONCURSO PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR (lato sensu) do HUCFF/UFRJ, turma 2012 sob o n°_______.

Data: _____ de Fevereiro de 2012.

Nome: _____________________________________________________________________. Assinatura: _________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo