• Nenhum resultado encontrado

Projecto de Turismo de Natureza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto de Turismo de Natureza"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Curso Técnico de Informática e Sistemas

2010

Sandra Jacinto Nº 18 Curso de TIS 28-09-2010 Formadores:

Projecto de Turismo de

Natureza

Casas de Campo

(2)

Índice

Conteúdo

Introdução ... 3

 Definição do tipo de turismo em causa; ... 4

 Descrição do projecto; ... 4

 Possível localização; ... 6

 Justificação do projecto; ... 8

 Oferta de serviços/actividades; ... 9

 Identificação e justificação dos recursos humanos necessários 10 Conclusão ... 12

(3)

Fonte Santa da Fornalha

Introdução

Neste projecto de Turismo de Natureza vou abordar o tema casas de campo.

Começarei por fazer uma breve apresentação sobre a descrição do projecto e a sua possível localização. Em seguida irei descrever a oferta a nível de alojamento, os serviços prestados e as actividades realizadas ao ar livre.

Irei mencionar a identificação e justificação dos recursos humanos necessários.

Este projecto vai ser realizado na Fonte Santa da Fornalha, que se trata de casas que se situam em zonas rurais, na serra de Monchique, e fica localizada perto de onde se juntam as ribeiras de Monchique e a do Oudelouca, perto da localidade da Fornalha.

(4)

 Definição do tipo de turismo em causa;

Casas de campo: Estas são casas particulares, situadas em zonas rurais que prestem um serviço de hospedagem quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários.

Devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características integrar-se na arquitectura e ambiente rústico próprio da zona e local onde se situem.

 Descrição do projecto;

Recuperar as casas em ruínas deixando as habitações com as mesmas características para que se integrem na arquitectura e ambiente rústico próprio da zona, para servirem de hospedagem às pessoas que ali se deslocam para os tratamentos termais.

(5)

Remodelar os balneários existentes, os tanques são em tijoleira abaixo do solo (à maneira romana), um de forma rectangular e os outros dois de forma semi-circular do século XIX, para os tratamentos termais visto que as suas águas são milagrosas.

A nível de actividades vou remodelar um forno existente para que os hóspedes possam participar no fabrico de pão caseiro, e também poderão participar em passeios pedestres e festas locais.

Criar um espaço onde possa ser exposto e vendido o artesanato típico desta zona, abrir um restaurante com comidas tradicionais de Monchique o qual é muito apreciada pelos turistas.

(6)

 Possível localização; Fonte santa da Fornalha Alferce - Monchique

Escolhi este sítio, porque é um lugar onde a natureza predomina, muito calmo e maravilhoso, no qual é muito visitado principalmente na época do verão, mas está muito degradado e precisa de ser recuperado urgentemente.

As suas águas são medicinais, a Fonte Santa da Fornalhaé composta por várias nascentes "nascente do reumático " para doentes de reumatismo e de dermatoses e a "nascente do fígado" para doentes hepáticos.

Existe também uma pequena cascata antes de chegar às casas, onde há outra nascente de água medicinal (e que tem um cheiro estranho). Esta é designada pelos populares por "Fonte das Chagas" diz-se ser boa para sarar cortes e feridas.

(7)

O sítio da fonte Santa: Local famoso pelas suas águas e historicamente conhecido aquando das visitas de D. Sancho II (séc. XIII) e D. João I (séc. XIV), reis de Portugal, que aí se deslocaram para tratamento termal.

Localização

Fica localizada perto da Barragem do Oudelouca que foi inaugurada há pouco tempo (ano de 2010), o que é uma mais-valia para o meu projecto atraindo mais visitantes para esta zona.

A área envolvente é uma zona protegida (reserva) devida há existência da Águia de Bonneli nesta zona e também do lince Ibérico.

(8)

 Justificação do projecto;

Neste projecto vou contribuir para a criação e manutenção de postos de trabalho que é muito benéfico hoje em dia, porque devido à falta deste há muito desemprego.

A criação de serviços complementares também muito importante para que as pessoas possam usufruir destes equipamentos quer na área da animação, passeios pendestes para os turistas, tratamento termal e apoio ao funcionamento da hospedagem (lavandaria, limpeza dos espaços, restauração, entre outros);

Um dos objectivos do projecto é atrair os turistas para uma zona isolada e de difícil acesso, promovendo o surgimento de várias iniciativas culturais, onde se incluem o artesanato, o fabrico do pão e as festas locais para que a história e a tradição não se percam.

Contribuirá e valorizará a recuperação do património histórico local, deixando as habitações com as mesmas características para que se integrem na arquitectura e ambiente rústico próprio da zona.

Em termos sociais, promove-se um conjunto de saberes-fazer apreciados e valorizados por quem prefere este tipo de alojamento; Proporcionar-se-á uma procura turística no combate à sazonalidade, devido às suas águas termais as pessoas podem frequentar esta zona em qualquer estação do ano.

(9)

 Oferta de serviços/actividades; Como serviços, este projecto irá oferecer:

Transporte de turistas para passeios pedestres, tratamento termal, hospedagem, serviço de lavandaria, limpeza dos espaços, restauração.

A nível de actividades, os hóspedes poderão: Passear no jardim;

Participar no fabrico de pão caseiro;

Participar em passeios pedestres para que possam ficar a conhecer melhor a nossa fauna e flora.

(10)

 Identificação e justificação dos recursos humanos

necessários;

Para a concretização deste projecto irão ser necessários alguns recursos humanos, tais como:

Um Director: É a pessoa que administra tudo, dando as ordens,

nada pode ser feito sem um director.

Um Gerente: Responsável pela organização e gestão deste espaço

de casas de campo, bem como de todos os recursos humanos.

Um Administrativo: Têm de manter sempre tudo o que seja

contratos recibos e toda a papelada em ordem sempre a tempo.

Um Técnico de Manutenção: Responsável pela manutenção dos

espaços e equipamentos.

Dois Recepcionistas: Para garantir que a recepção funciona 24

horas por dia, se os clientes precisarem de alguma coisa, terem sempre alguém que os possa ajudar.

Um Jardineiro: O jardineiro tem de manter o jardim sempre nas

(11)

Lavandaria: Os dois empregados da lavandaria têm que garantir,

que quando os empregados de limpeza precisarem de roupa para as camas e da roupa dos clientes esteja sempre preparada.

Um Cozinheiro: O responsável pela preparação das refeições, para

os hóspedes e para quem visitar o local e quiser almoçar ou jantar, a comida será típica de Monchique e também não podem faltar os doces tradicionais desta zona.

Um Ajudante de cozinha: Pessoa que ajuda o cozinheiro na

preparação das refeições.

Um Empregado de mesa: para receber os clientes da melhor

maneira e têm por obrigação fazer um óptimo atendimento.

Dois Empregados de limpeza: para garantir que está sempre tudo

em ordem e preparado para a chegada de novos hóspedes. Cada empregado de limpeza tem a responsabilidade de manter sempre a sua área de serviço limpa e arrumada.

Dois Guias turísticos: São responsáveis por fazer as visitas guiadas

com os clientes e explicar tudo acerca da fauna e flora que existe nesta zona de Monchique.

Vou precisar de 16 empregados para que o meu projecto siga em frente e tenha futuro, pretendo que estes empregados tenham

(12)

contratos a tempo inteiro, e que sejam pessoas à procura do primeiro emprego para que possam ter oportunidade de ganhar experiência.

Conclusão

Ao longo deste projecto fiquei a saber como funcionam as casas de campo. Estas casas de campo que escolhi ficam situadas na Fonte Santa da Fornalha e são constituídas com alojamentos, restaurante, área de lazer, jardim etc.

Com a realização deste trabalho posso concluir que um projecto deste tipo seria uma mais-valia para Monchique, porque iria arranjar mais emprego e com a visita de turistas também se divulgava mais a fauna, a flora e as nossas tradições.

(13)

Bibliografia

Para a realização deste trabalho foi necessário realizar algumas pesquisas e encontrar algumas fotos do local.

http://www.aguas.ics.ul.pt/faro_fornalha.html

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GCZ4JT http://refoista.blogspot.com/2008/05/fonte-santa-da-for.html

Referências

Documentos relacionados

Têm direito ao beneficio PASSE LIVRE, que permite a ISENÇÃO na aquisição e utilização DA COTA MENSAL DE 48 VIAGENS, POR LINHA SOLICITADA E APROVADA PELA EMTU- SP- , cuja distância

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Em termos da definição da rota do processo e do tamanho da reserva, a lixiviação em tanques é de maior potencial de aplicação à amostra estudada. Isso ocorre porque a

divaricata nas concentrações estudadas diminuem o índice de velocidade de emergência e comprimento do sistema radicular e aumentam o comprimento da parte aérea

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de