• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Cleuçuely da Silva Gomes AC1710707

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - PIM I e PIM II CLEUÇUELY SAPATOS FEMININOS LTDA

Rio Branco – Acre 2017

(2)

Cleuçuely da Silva Gomes AC1710707

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - PIM I E PIM II CLEUÇUELY SAPATOS FEMININOS LTDA

Projeto apresentado à disciplina de Projeto Integrado Multidisciplinar I e Projeto Integrado Multidisciplinar II, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Universidade Paulista – UNIP, Unidade Rio Branco, como requisito para conclusão do 1º Semestre.

Orientado: Prof. Pablo Queiroz

Rio Branco – Acre 2017

(3)

RESUMO

Ultimamente as corporações convivem em constantes alterações, cada vez mais as relações de consumo crescem e ganham complexidade.

Este trabalho fundamenta-se em casos que hoje em dia tem envolvido o mundo empresarial, expõe uma companhia de pequeno porte atuante no comércio brasileiro e que embora tenha pouco tempo de vida vem se desenvolvendo e crescendo no ramo de venda de sapatos feminino e tem conquistado continuamente mais consumidores com uma forte potência devido a sua constante busca pela qualidade de seus produtos e pela competência de seus colaboradores.

(4)

Sumário

INTRODUÇÃO ... 5

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ... 6

1.1 Denominação e Forma de Constituição ... 6

1.2 Dados e Fatores Relevantes da Origem da Organização ... 6

1.3 Natureza e Ramo de Atuação ... 6

1.4 Informação Sobre o Porte da Empresa ... 7

1.5 Números de Funcionário ... 7

1.6 Principais Produtos ... 7

1.7 Principais Fornecedores ... 7

1.8 Principais mercados e principais seguimentos desses mercados em que se encontra o cliente alvo ... 8

1.9 Principais Concorrentes da Organização e Aspectos Relevantes de Cada Um 8 1.10 Organograma: Quem faz parte da alta direção e os Diferentes elementos da estrutura organizacional ... 9

2 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ... 9

2.1 Os Recursos Organizacionais ... 9

2.2 Apresentar os recursos materiais e patrimoniais utilizada pela empresa ... 10

2.3 Mostrar a Forma de controle de estoque ... 10

3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ... 10 4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ... 11 5 ECONOMIA E MERCADO ... 11 6 MATEMÁTICA APLICADA ... 11 6.1 Faturamento Anual ... 12 6.2 Compras Anuais ... 12 6.3 Folha de pagamento ... 13 CONCLUSÃO ... 14 REFERÊNCIAS ... 15

(5)

5

INTRODUÇÃO

Este projeto tem a finalidade de apresentar uma empresa que trabalha com vendas de sapatos votada para o público feminino. É uma empresa nova no mercado acriano, que promete um crescimento rápido, vez quer, trabalho com padrões de qualidade total. Através de muitos estudos e pesquisas, esse projeto tem a finalidade de detalhar os principais pontos de uma empresa.

Está organizado em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A metodologia utilizada foi a pesquisa em algumas apostilas do curso e portais da internet.

(6)

6

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 1.1 Denominação e Forma de Constituição

Todos sabem que para constituir uma empresa e ter sucesso no mercado precisa ter: foco, dedicação, formar metas bem definidas, ter disponibilidade e empenha-se o máximo possível. A Cleuçuely Sapatos Femininos tem ciência que para ser sólida no comércio de sapatos feminino, precisa em primeiro lugar da ênfase a sua constituição e observar atentamente a sua missão no mercado de trabalho.

A empresa de nome fantasia Cleuçuely Sapatos Feminino LTDA e razão social Cleuçuely da Silva Gomes ME, está cadastrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ 47.938.549/0001-95 e inscrição estadual 01.965.812/805-21, está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1770, bairro do Bosque em Rio Branco – Acre.

1.2 Dados e Fatores Relevantes da Origem da Organização

A empresa surgiu em 2012, momento em que Cleuçuely, a proprietária recebera uma herança, uma quantidade de valor que daria para mesmo viver durante algum tempo sem se preocupar com a sua situação financeira.

Como nós vivemos em uma país que tem uma economia instável, a proprietária resolveu aplicar seu dinheiro em um negócio mais rentável, momento em que contrata uma acessória do Sebrae/AC para verificar qual o ramo de negócio seria mais rentável para ele e que poderia trazer-lhe uma maior lucratividade.

Na consultoria feita pelo Sebrae ficou constatado que ela poderia abrir qualquer negócio no ramo de venda de produto feminino, foi quando decidiu montar uma loja de sapatos exclusivamente feminino.

1.3 Natureza e Ramo de Atuação

Como havia contratado uma acessória do Sebrae/AC para decidir qual a atividade comercial ela poderia exercer ficou fácil para ela decide entrar para o ramal da moda de sapatos feminino, com vendas de todos tipos de sapatos para esse gênero.

(7)

7

1.4 Informação Sobre o Porte da Empresa

A classificação da empresa e da microempresa, se baseia em grandes, medias e pequeno porte.

A empreendimento está classificada com microempresa, e dependendo do seu faturamento no futuro espera-se que num curto espaço de tempo já entra para classificação de empresa de pequeno porte.

1.5 Números de Funcionário

A corporação não conseguiu ainda grandes destaques no mercado, seu crescimento acontece gradativamente, por isso conta apenas com 6 funcionários sendo: 1 gerente, 1 auxiliar administrativo, 1 caixa e 3 vendedores.

1.6 Principais Produtos

A lucratividade mais das empresas da área de venda gira em torno dos produtos e elas despõe no mercado aos seus clientes. Por isso as empresas devem pesquisar e verificar quais são os melhores produtos que deveram pôr no mercado.

A Cleuçuely Sapatos Femininos sabendo da importância que os produtos de sua loja têm para o cliente e que eles agregam valores trabalha com produtos atualizados. Os principais são: Sandália Drezzup Meia Pata Tira Cruzada, Sandália Dijean Flatform Tiras Velcro, Espadrille Mississipi Laser, Sandália Mixage Salto Fino Metalizado, Scarpin Feminino Boneca Beira, Bota Feminina Tratorada Verniz, Bota Feminina Tratorada, Bota Feminina Over The Knne, Sapatilha Feminina Com Laço, Tenis Dc Black/Gum, Sapatilha Vizzano Vinho, entre outros produtos.

1.7 Principais Fornecedores

O foco central de todo e qualquer empreendimento e centralizado no cliente. O objetivo principal de toda empresa que trabalho com vendas e a satisfação total de seu cliente. Para isso, precisa disponibilizar produtos rápidos de modo que não demore na sua entrega.

(8)

8

Objetivando logra êxito nas suas atividades comercial as empresas precisam contar com fornecedores que esteja emprenhado em entregar os produtos na hora certa, para que não haja falta nas suas prateleiras.

Por isso a Cleuçuely Sapatos Femininos conta com os seguintes fornecedores: M&C Lozi - Fábrica de Calçados Femininos, Lindaella, Enjoei, Zapata Calçados, Di´Stefanni Atacado, Torricella, Livia Calçados Atacado e Morcelli Calçados

1.8 Principais mercados e principais seguimentos desses mercados em que se encontra o cliente alvo

A empresa atua hoje fortemente no mercado de venda de sapatos feminino no varejo, onde concentra cerca de 80% de suas vendas para faixa etária de jovens e adultos, sendo 20% da comercialização para adolescentes e crianças.

Em busca de novos negócios, a empresa está investindo no mercado de produtos de modas jovens principalmente, por ser os clientes potenciais.

Atualmente a empresa vende produtos para todas as classes sociais, com marcas de sapatos como: Arezzo, Capodarte, Luiza BArcelos, Maria Filó, Masqué Por Adriana Pedroso, Santa Lolla e Vizzano

1.9 Principais Concorrentes da Organização e Aspectos Relevantes de Cada Um

A empresa busca trabalha para atender os seus clientes com qualidade, prestando uns bons serviços à sociedade. Temos outras empresas no seu ramo de atividade, as que são nosso ponto de partida, e concorrentes maiores sendo elas:

 Avenida: Empresa que é forte concorrente por ser uma empresa que existem em diversos estados da federação, por isso tem uma boa estrutura financeira e um amplo quadro de pessoa para atender todos as demandas da loja. Está localizada à rua Rui Barbosa, nº 400 - Centro - CEP 69900-084.

 Renner: Uma das maiores lojas de modo do país em faturamento, que sempre visa superar a expectativa dos clientes, trabalha exclusivamente com a moda feminina, não somente sapatos, o que atrai muito os clientes por encontrar

(9)

9

numa só loja tudo que procura. Está localizada na Estrada da Floresta, 2320, no Via Verde Shopping, no Bairro Floresta Sul, CEP: 69912-900, em Rio Branco – Acre.

1.10 Organograma: Quem faz parte da alta direção e os Diferentes elementos da estrutura organizacional

2 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 2.1 Os Recursos Organizacionais

Podemos falar que o Recurso Organizacionais de uma empresa é todos os elementos aceitáveis que a empresa tem em posse para que seus alvos sejam alcançados. Podem ser bens e serviços desenvolvidos pela corporação. Isto não se refere necessariamente em recursos financeiros, mas em matérias primas que possam ser empregues nas fabricações, serviços oferecidos, materiais, aparelhamentos e colaboradores.

Com o alvo nos clientes, as empresas colocam as disponibilidades de produtos e serviços. Gerenciando de forma eficiente os materiais e produtos que influencia no lucro da instituição e na qualidade dos produtos e serviços prestados, olhando uma boa gestão e redução de gastos para melhor atendimento ao cliente.

(10)

10

2.2 Apresentar os recursos materiais e patrimoniais utilizada pela empresa

Quadro 1 - Recursos materiais

Material Quantidade Unidade

Prateleira 10 Un.

Gôndolas 25 Un.

Araras 10 Un.

Computador 2 Un.

Impressora fiscal 1 Un.

Quadro 2 - Recursos Patrimoniais

Equipamento Quantidade Valor total

Máquina de cartão 22 R$ 700,00

Computador 6 R$ 11.368,00 Prateleiras 6 R$ 3.000,00 Balcões 05 R$ 3.500,00 Acondicionados 5 R$ 15.000

2.3 Mostrar a Forma de controle de estoque

Para ter uma agilidade em seu atendimento e contando que não falte suprimento aos clientes a empresa conta com o moderno controle de estoque que: Otimizar o investimento com o estoque, faz estimativas de vendas; faz estimativas para pedido dos fornecedores, faz estimativa de produção e descobri os produtos que mais vendem e os que menos vendem.

3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Na era globalizada é indispensável, que uma empresa que busca a excelência em qualidade de atendimento aos viventes, seja informatizada.

A empresa utiliza 6 microcomputadores do tipo PC com a seguinte configuração: Desktop Lite Intel Celeron Dual Core 2.41ghz Mem. Ram 4gb Hd 500gb.

(11)

11

A empresa utiliza o sistema operacional Windows 10 nos seus microcomputadores, juntos como o pacote do Microsoft Office na versão 2016, para auxilia-la nas suas atividades administrativas.

4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Para sua completa integração, tanto do meio extremo como interno, integrando as pessoas e os setores de toda empresa, utiliza a comunicação de forma clara e objetiva.

Na comunicação existe por si só, não é algo planejado, e nem de um setor especifico: "é realizada individualmente por cada área da empresa para atender as necessidades pontuais.

Na comunicação interna para completa integração entre sua colaboração e seus gestores, utilizados dos seguintes recursos: Quadro de avisos; e-mails, telefones (ramais) e Skype. Utiliza-se de memorando, circular e carta, sendo maioria repassado por e-mail.

Na comunicação externa a empresa utiliza: e-mail, voip, fax, telefonia fixa, Skype e telefonia celular, como forma de manter contato com seus clientes e fornecedores.

5 ECONOMIA E MERCADO

A corporação labora inicialmente com a suposição de produção onde a sua atividade basilar é a produção e o seu fundamental alvo é o lucro, aproveitar também da analise marginal, fazer a referência a tomada de deliberações da companhia, onde faz-se a exame dos valores e benfeitorias dos insumos (matéria-prima), utiliza ainda o jogo de oferta e demanda, ou seja a demanda constituiria o número que os consumistas anseiam pegar, já a oferta traduz o comportamento dos produtores em relação a demanda. Trabalha também com a análise dos custos fixos e variáveis de forma a alavancar a produção potencial da corporação diminuindo os desperdícios.

6 MATEMÁTICA APLICADA

A matemática é largamente aplicada dentro dos empreendimentos, viabilizando os documentos dentro de procedimentos financeiros, administrativo, de recursos

(12)

12

humanos, entre outros. Aplicados pelo meio de relatórios a corporação desenvolve o seu raciocínio lógico de forma que vem solucionar as dificuldades e viabilizar resultados satisfatório para a empresa.

A empresa também utiliza a matemática na aplicação de elaboração da quantidade de produtos para a venda, levando em consideração o método da demanda e da oferta de mercado, para elaboração de seu preço de venda, quantidade de equilíbrio, e para mensuração de seus custos e despesas totais. Já a matemática aplicada ao ponto de nivelamento e para o lucro total é mais utilizada pela empresa pesquisadora.

6.1 Faturamento Anual Ano Faturamento 2012 R$ 1.804.644,00 2013 R$ 2.042.066,40 2014 R$ 2.515.977,60 2015 R$ 3.110.413,20 2016 R$ 3.856.744,50 6.2 Compras Anuais Ano Compras 2012 R$ 1.350.236,00 2013 R$ 1.534.256,00 2014 R$ 1.917.820,00 2015 R$ 2.397.275,00 2016 R$ 2.996.593,75

(13)

13 6.3 Folha de pagamento Ano Pagamento 2012 R$ 153.634,00 2013 R$ 167.466,00 2014 R$ 178.828,00 2015 R$ 194.636,00 2016 R$ 217.360,00

(14)

14

CONCLUSÃO

Esta empresa busca constantemente esforçar-se para promover a máximo de satisfação aos seus clientes e consumidores desenvolvendo técnicas de qualificação e aprimoramento de seus produtos utilizando a mais moderna e avançada tecnologia disponível no mercado brasileiro.

Portanto o presente estudo demonstra alguns aspectos da política da empresa, quanto a sua estrutura organizacional, porte, seus produtos, sua relação com seus clientes e colaboradores visando em melhor atender as expectativas de seus consumidores oferecendo um excelente produto em seu mercado de atuação.

(15)

15

REFERÊNCIAS

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Fundamentos da Administração. Rio Branco: UNIP, 2017- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP –Recurso de Materiais e Patrimoniais. Rio Branco: UNIP, 2017- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Comunicação Empresarial. Rio Branco: UNIP, 2017- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Economia e Mercado. Rio Branco: UNIP, 2017- 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Matemática Aplicada. Rio Branco: UNIP, 2017 - 1º Semestral.

APOSTILA DE ESTUDOS ACADÊMICOS– UNIP – Técnicas de Informática. Rio Branco: UNIP, 2017 - 1º Semestral.

Referências

Documentos relacionados

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Nesse contexto, com a finalidade de analisar dito problema utilizou-se o modelo de gerenciamento integrado de recursos hídricos WEAP (Water Evaluation and

A) Poderão ser aprovadas mesmo que incompatíveis com o plano plurianual. B) Somente podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os

O restaurante kadosh está classificado como uma microempresa, que está caminhando para seu crescimento na atividade comercial e na área de trabalho.. Enquadra-se

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São