• Nenhum resultado encontrado

Acompanhamento das Ações Propostas no Relatório da CPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acompanhamento das Ações Propostas no Relatório da CPA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO

DE SISTEMAS

Presidente Epitácio – SP 2014

Acompanhamento das Ações

Propostas no Relatório da CPA

(2)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

Sumário

Acompanhamento das Ações Propostas no Relatório da CPA...2

1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional...2

2. Política para o Ensino...2

3. Política para a Extensão...4

4. Política para a Pesquisa...5

5. A Responsabilidade Social da Instituição...6

6. A Comunicação com a Sociedade...9

7. As Políticas de Pessoal, as Carreiras do Corpo Docente e do Corpo Técnico-Administrativo. .9 8. Organização e Gestão da Instituição...10

9. Infraestrutura Física...10

10. Planejamento e Avaliação...11

11. Políticas de Atendimento aos Estudantes...11

(3)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

Acompanhamento das Ações Propostas no Relatório da CPA

Este documento tem por objetivo reportar o acompanhamento das ações propostas que resultaram da análise realizada, no âmbito das dimensões do SINAES, no relatório da Comissão Própria de Avaliação do ano 2013 para o Campus de Presidente Epitácio.

1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

Ações Propostas:

1. Neste ano foram notórios e significativos os aspectos relacionados à divulgação do PDI aos alunos, servidores e à comunidade. Dentro desta perspectiva, deve-se manter esta eficiência na divulgação do PDI e averiguar constantemente se as metas traçadas estão sendo cumpridas pela instituição.

Acompanhamento:

Foi dada continuidade ao processo de divulgação do PDI na Instituição, assim como o constante acompanhamento das metas estabelecidas naquele documento.

2. Política para o Ensino

Ações Propostas:

1. Capacitação dos professores e técnico-administrativos: deve-se continuar incenti-vando a capacitação dos profissionais relacionados ao ensino, propiciando possibilidades efetivas para realização de cursos, entre outros. No âmbito da realização de mestrado, doutorado e pós-doutorado, torna-se necessário solicitar à reitoria que se estabeleça prazos bem definidos de abertura de editais de programas de afastamento para qualificação. Estas definições preestabelecidas auxilia a programação dos servidores junto aos seus orientadores, evitando constantes previsões de abertura, que, em geral, não se estabelece na data.

Acompanhamento:

Houve uma maior antecipação das datas de aberta de editais de programas de afastamento para qualificação. Nesse sentido dois docentes foram contemplados para término de seus projetos de pós-graduação (um de mestrado e um de

(4)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

doutorado), além de possibilitar um maior planejamento dos demais docentes que cursam programas de pós-graduação para realização de disciplinas.

2. Constante desenvolvimento do NAPNE (Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais): setor este de vital importância para a Instituição, no qual se realizam trabalhos para a efetiva inclusão das pessoas com necessidades especiais no âmbito educacional, proporcionando assim, oportunidades/direito ao conhecimento pleno.

Acompanhamento:

Foram desenvolvidas diversas ações pelo NAPNE provendo maior inclusão social. Podem ser citadas, dentre elas, o curso de Libras para os servidores docentes e técnico-administrativos; a palestra “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” sobre o dia do deficiente; a abertura do curso de Libras para a comunidade interna e externa; a solicitação de profissional Tradutor Intérprete de Libras; solicitação da adequação das novas estruturas do campus visando acessibilidade além do acolhimento; e acompanhamento dos alunos do programa de reabilitação do INSS, cujo objetivo é possibilitar o retorno ao trabalho em atividades compatíveis com a limitação funcional do aluno/segurado.

O campus participou da Semana de Ação Mundial que trouxe como tema “Direito à Educação Inclusiva”. Em alusão à semana, o campus Presidente Epitácio promoveu a exibição do filme “Mary e Max: uma amizade diferente”. O objetivo do encontro foi refletir sobre as diferenças e a importância de se conviver com elas, além de promover o trabalho do NAPNE no Campus.

(5)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

3. Política para a Extensão

Ações Propostas:

1. Incentivar a participação em novos processos para realização de projetos de extensão.

Acompanhamento:

Foram desenvolvidos oito projetos de bolsa de extensão abrangendo ao todo catorze discentes. Há também treze projetos desenvolvidos por docentes que promovem o relacionamento com a comunidade.

O Instituto promoveu a abertura de dezessete turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC – dentre os quais doze efetivamente foram implementados. Também foram realizadas dez turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC – no âmbito do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Diversos cursos, palestras e oficinas foram realizados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia voltados para a comunidade interna e externa.

Foram realizados uma palestra, apresentações de Capoeira e um videodebate visando a conscientização da diversidade cultural em comemoração ao dia da Consciência Negra.

2. Incentivar a realização de estágios. Acompanhamento:

Apesar da não obrigatoriedade, ainda assim três estágios foram concluídos, envolvendo a empresa Marfrig Global Foods S/A e a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio.

(6)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

3. Buscar recursos para realização de visitas técnicas. Acompanhamento:

Foi iniciado um projeto básico para contratação de ônibus para visitas ténicas em 2015.

Foram realizadas visitas técnicas para o Condomínio Portal do Lago, para a Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do SESI-SP e para as instalações da operadora de telefonia móvel Oi S/A.

4. Estimular parcerias com empresas. Acompanhamento:

Além do convênio já existente com o Centro de Interação Empresa-Escola – CIEE, foi também firmado um convênio de estágio com a empresa “Direta Estágios”.

4. Política para a Pesquisa

Ações Propostas:

1. Incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas na Instituição. Acompanhamento:

Neste ano foram desenvolvidos oito projetos de pesquisa via bolsa de iniciação científica e um projeto denominado “Pró-Equipamentos”, o qual prevê a aquisição de computadores e impressoras para a implantação de um laboratório dedicado à pesquisa e extensão.

2. Incentivar o desenvolvimento de projetos com fundações e órgãos ligados à área de pesquisa.

Acompanhamento:

Foi aprovado um projeto para a realização da Mostra Científica e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia junto ao CNPQ, que prevê a disponibilização de uma verba de R$ 24200,00.

(7)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

3. Incentivar o desenvolvimento de produtos tecnológicos. Acompanhamento:

Durante o desenvolvimento das pesquisas do IFSP – campus Presidente Epitácio – os orientadores estimulam e incentivam o desenvolvimento de novas tecnologias.

4. Estimular a elaboração de artigos para publicação. Acompanhamento:

Os projetos de bolsa de iniciação científica preveem a submissão de artigos para congressos, revistas etc. Resultados de seis projetos de extensão foram apresentados em congressos especializados. Dois docentes tiveram seus trabalhos publicados em congressos internacionais.

5. A Responsabilidade Social da Instituição

Ações Propostas:

1. Incentivar a prática de atividades relacionadas à responsabilidade social. Acompanhamento:

Uma vez que todas atividades de extensão são de cunho social, pode-se considerar todas as atividades supracitadas no item 3 ação 1 como sendo de responsabilidade social da Instituição.

Seguem descritos em detalhes os projetos de cunho social desenvolvidos no campus no ano de 2014:

• Projeto de extensão “Auxílio no traçado das vias cicláveis em Presidente Epitácio-SP” com o intuito de auxiliar os planejadores na gestão do sistema de transporte com resultados efetivos para planejar a cidade de forma sustentável, que culminasse na manutenção das ciclovias existentes e implantação de novas, incentivando a população da cidade a andar de bicicleta;

(8)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

• O projeto de extensão “Sistema para Controle de Irrigação” desenvolveu um protótipo para adequação da irrigação ao plantio, reduzindo riscos climáticos, pois monitora a temperatura e umidade do ambiente e do solo; • O projeto de extensão “Memórias de minha vida” realizado em parceria

com o abrigo dos idosos “Recanto do Vovô” promoveu o resgate da memória dos participantes. Além do resgate à memória, o projeto também promoveu o plantio de mais de vinte mudas das árvores conhecidas como jacarandá mimoso nas instalações do campus;

• Foi desenvolvido um projeto para analisar a viabilidade da utilização de materiais alternativos de construção civil em misturas de concreto para a fabricação de blocos sextavados para pavimentação. Dentro deste contexto, destaca-se que a construção civil é um dos setores que provoca maior impacto ambiental, devido ao elevado consumo de matérias-primas. Atualmente, o setor consome entre 14% a 50% dos recursos naturais que são extraídos do planeta. Contudo, a utilização de resíduos como matéria-prima na construção civil pode vir a reduzir a quantidade de recursos naturais retirados do meio ambiente;

• O projeto "Curso Pré-Vestibular Comunitário" foi concebido com o propósito inicial de proporcionar oportunidade de estudo direcionada aos vestibulares e processos seletivos, incluindo o ENEM, para pessoas em vulnerabilidade social, além de alunos ou ex-alunos de escolas públicas; • Pode-se elencar também o “Projeto Eco” que teve como finalidade a

conscientização do descarte de lixo, com o objetivo de identificar as melhores práticas e divulgar, para o maior número de pessoas possíveis, soluções viáveis e saudáveis de como dar um destino correto aos resíduos que descartamos;

• O “Trote Solidário do Centro Acadêmico ADA LOVELACE – Integração Total” o qual contemplou arrecadação de alimentos, descarte de lixo eletrônico e competições esportivas, ações estas, essenciais para fortalecer a responsabilidade ambiental e social da comunidade acadêmica;

• Foi desenvolvido um curso de dança como possibilidade de desenvol-vimento para pessoas com deficiência por meio da dança – um excelente

(9)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

recurso artístico terapêutico, que promove a inclusão, o desenvolvimento, o bem estar físico e mental, para alunos da APAE de Presidente Epitácio.

2. Buscar novos/maiores recursos para a assistência de pessoas em vulnerabilidade social.

Acompanhamento:

O Programa de Assistência Estudantil do IFSP visa desenvolver ações previstas no Decreto nº 7234, de 10 de julho de 2010, que instituiu o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, e tem como objetivo minimizar os fatores de risco e vulnerabilidade social que possam cindir sobre o processo educativo, com vistas a conter a evasão e favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes. O orçamento destinado ao campus para execução das ações é definido com base no Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFSP, que para a distribuição de recursos entre os campi leva em conta o Índice de Assistência Estudantil (IAE), obtido pelo Número de Estudantes Matriculados (NAM) dividido pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município onde o campus está sediado. No ano de 2014, orçamento aplicado na assistência estudantil no campus Presidente Epitácio somou R$ 119031,94. São consideradas ações de vulnerabilidade social os auxílios financeiros destinados à alimentação, transporte, moradia e material escolar. Esses auxílios são destinados aos estudantes que possuem renda per capita de até um salário mínimo e meio. Há também o programa Bolsa Ensino que é desenvolvido em consonância com a Resolução do Conselho Superior do IFSP nº 568, de 05 de abril de 2012, e a Portaria nº 1254, de 27 de março de 2013, que aprova o Regulamento do Programa de Bolsas de Ensino para alunos do IFSP. Esse programa visa estimular a participação dos alunos em projetos que contribuam para sua formação e aprimoramento acadêmico e profissional, bem como proporcionar seu envol-vimento com professores e demais discentes do IFSP através de ações educa-cionais. O programa Bolsa Ensino contemplou dez discentes do nível médio / técnico e quatro do nível superior, utilizando um orçamento anual de R$ 24000,00.

(10)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

6. A Comunicação com a Sociedade

Ações Propostas:

1. Dar prosseguimento no processo contínuo de divulgação do campus. Acompanhamento:

O campus possui um vigoroso projeto de divulgação dos processos de seleção e da Instituição como um todo, com o envolvimento da grande maioria dos servidores junto à comunidade, na forma de visitas em escolas e divulgação pública dos processos seletivos e os cursos oferecidos.

2. Disponibilizar uma caixa para “sugestões e reclamações” para que os alunos e servidores possam fazer seus apontamentos anonimamente.

Acompanhamento:

O projeto inicial de coleta de sugestões previa uma caixa na biblioteca mas era operacionalmente complicado por motivo de coleta, funcionamento da biblioteca etc. Foi então implementada uma solução que disponibiliza no portal da instituição um canal de comunicação anônimo, online, que remete diretamente ao setor Sócio-Pedagógico.

7. As Políticas de Pessoal, as Carreiras do Corpo Docente e do Corpo

Técnico-Administrativo

Ações Propostas:

1. Proporcionar aos servidores as condições necessárias para a realização de especializações, mestrado e doutorado.

Acompanhamento:

A resolução 690, de 10 de junho de 2012, explicita a disponibilização de carga horária semanal de trabalho para a realização de auto-capacitação para os servidores técnico-administrativos. Os docentes possuem o programa semestral de capacitação e qualificação que prevê o afastamento para desenvolvimento de auto-capacitação em pós-graduação. Também, de acordo com a resolução número

(11)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

112, de 7 de outubro de 2014, os servidores docentes possuem a possibilidade de formação continuada.

8. Organização e Gestão da Instituição

Ações Propostas:

1. Realizar reuniões periódicas, e.g., mensalmente, do corpo técnico-administrativo. Acompanhamento:

As reuniões de direção / gerência / coordenação são semanais. Convocações gerais dos servidores são menos frequentes e acontecem na necessidade de discussão de assuntos relevantes do instituição, como por exemplo: discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2014-2018), construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, discussão sobre o processo de reconhecimento do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas etc.

9. Infraestrutura Física

Ações Propostas:

1. Aquisição de livros. Acompanhamento:

O processo de compras do campus efetivou a aquisição de R$ 24337,17 em livros, do orçamento de 2013, compondo um acréscimo de 395 livros para a Biblioteca em 2014. Desses, 186 livros beneficiam direta ou indiretamente o curso superior de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. O orçamento de 2014 prevê R$ 58000,00 para livros e a compra está em processo de licitação.

2. Ampliação do número de salas de aula. Acompanhamento:

Já se encontra em construção um novo bloco de salas de aula e uma quadra poliesportiva no campus.

(12)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

3. Melhorar o funcionamento dos bebedouros. Acompanhamento:

Foram realizadas trocas em todos reparos que apresentaram defeitos e substituídos os todos os filtros de água.

10. Planejamento e Avaliação

Ações Propostas:

1. Melhorar a divulgação dos resultados da autoavaliação institucional. Acompanhamento:

Os resultados e os acompanhamentos das ações são, com frequência, divulgadas nas reuniões de convocação dos servidores, além de informações atualizadas no portal da instituição.

2. O planejamento deve ser realizado com transparência e democraticamente. Acompanhamento:

Reuniões semanais foram institucionalizadas de modo a ocorrer envolvendo Direção, Gerências – Educacional e Administrativa – e Coordenações de todos os setores.

11. Políticas de Atendimento aos Estudantes

Ações Propostas:

1. Propiciar e estimular a participação dos profissionais da área em treinamentos para aperfeiçoamento de suas funções.

Acompanhamento:

Cursos como o de Libras, o de administração pública, treinamentos de capacitação na Reitoria do IFSP, disponíveis regularmente para todos os servidores do campus, promovem o aperfeiçoamento e a melhoria dos serviços públicos prestados tanto à comunidade interna quanto externa.

(13)

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio

Como todo desenvolvimento de auto-capacitação promove direta ou indire-tamente o aperfeiçoamento de suas funções, podemos considerar todos os programas de qualificação supra citados no item 7, ação 1.

2. Ampliar a divulgação dos setores de apoio ao ensino entre os servidores e estudantes.

Acompanhamento:

Todo início de semestre há uma apresentação formal de cada um dos setores junto aos discentes apresentando as ações e responsabilidades de cada setor.

Os servidores ingressantes possuem um conjunto de palestras e apresentações composto de três dias, oito horas por dia, via videoconferência, esclarecendo assuntos pertinentes ao funcionamento da instituição além da apresentação do funcionamento de cada um dos setores do campus.

Todo início de semestre, os docentes são convocados a participar do planejamento pedagógico realizado pelo serviço sócio-pedagógico e coordenação de apoio ao ensino.

12. Sustentabilidade Financeira

Ações Propostas:

1. Divulgar em períodos pré-definidos, e.g., mensalmente, o balancete do campus (orçamento e gastos).

Acompanhamento:

O acompanhamento do balancete já ocorre normalmente em periodicidade mensal e o relatório completo é apresentado no final do ano ou início do próximo período.

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Mas apesar do reconhecimento dos pais sobre os benefícios do projeto na manutenção da saúde e da prevenção de obesidade em seus filhos, relatos apontam para a necessidade

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

species of the closest genera: Ralstonia pickettii LMG 5942 T and Cupriavidus necator

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de