• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE ACOLHIMENTO UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE ACOLHIMENTO UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

GUIA DE ACOLHIMENTO

UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL

SERVIÇO DE NEFROLOGIA

CHUC, EPE - Pólo Hospital Geral

(2)

BEM VINDO

O seu médico prescreveu-lhe um tratamento de substituição renal. O início de um tratamento de diálise constitui uma mudança importante na sua vida.

O nosso objetivo é favorecer uma boa comunicação e assegurar um tratamento de qualidade.

Não hesite em esclarecer todas as suas dúvidas.

Este guia apresenta-lhe algumas referências para facilitar a sua integração.

(3)

3

DESCRIÇÃO DA UNIDADE

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi instituído pela deliberação nº15/2012 de 30 de abril e resultou da fusão dos serviços de nefrologia dos anteriores Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e do Hospital Geral do Centro Hospitalar de Coimbra (HG).

A Unidade de Diálise Peritoneal do CHUC está sediada no Pólo B – Hospital Geral, situado na Quinta dos Vales, S. Martinho do Bispo 108, 3041-853, Coimbra

(4)

O QUE É A DIÁLISE PERITONEAL?

A Diálise Peritoneal (DP) é um meio de tratamento que visa

substituir os rins que deixaram de funcionar.

Os rins têm por função eliminar os líquidos e os produtos tóxicos que se acumulam no organismo. Esta eliminação processa-se através da urina.

Algumas vezes urina-se em volume considerado normal, embora a urina não contenha as substâncias tóxicas a eliminar, pelo facto dos rins terem perdido a capacidade de as filtrarem.

Outras vezes os rins perdem também a capacidade de produzir e eliminar urina e por isso os líquidos acumulam-se no organismo ficando o doente edemaciado (inchado).

Na Diálise Peritoneal, a membrana peritoneal é utilizada como um dialisador.

Quando a solução de DP se encontra na cavidade peritoneal, ocorre a remoção das toxinas e do excesso de água, até que as

concentrações de solutos do lado do sangue e do lado da solução de DP estejam equilibradas. Após um certo tempo de permanência, a solução de DP é drenada da cavidade peritoneal, através do cateter e substituída por nova solução de DP. A este processo de

substituição de solução de DP chama-se troca. A DP pode ser realizada de duas formas:

Manual: Diálise Peritoneal Contínua Ambulatória (DPCA) Automatizada: Diálise Peritoneal Automática (DPA)

(5)

5

COMO É FEITA A DIÁLISE PERITONEAL?

Para a realização de DP é necessário um catéter no abdómen

(cateter peritoneal). Este catéter é colocado no bloco operatório em regime ambulatório.

A DP é um tratamento realizado em casa, pelo próprio ou pelo cuidador, e como tal necessita de um período de aprendizagem com ensino e treino.

O ensino é realizado no serviço, pelos Enfermeiros, durante um período de dias seguidos e com a duração adaptada às necessidades de cada pessoa.

Na DPCA as trocas são realizadas durante o dia, e o horário será definido de forma a adaptar-se ao seu dia-a-dia; um exemplo de horário é 8h, 13h, 17h e 22h e cada troca demora cerca 20-30 minutos.

Na DPA as trocas ocorrem durante a noite através de uma máquina chamada cicladora e tem a duração média de 8h.

Todo o material necessário à realização da DP será fornecido e entregue em casa gratuitamente

(6)

UMA EQUIPA À SUA DISPOSIÇÃO

Diretor do Serviço de Nefrologia do CHUC,EPE

Prof. Doutor Rui Alves Coordenadora do Pólo B - HG Drª Helena Raposo

Responsável da Unidade Diálise Peritoneal Dr. Pedro Maia

Enfermeiro Chefe do Pólo B - HG Enf.ª Teresa Julião

- Médicos Nefrologistas - Enfermeiros

- Assistentes administrativas (secretariado) - Assistentes operacionais

- Unidade de Nutrição e Dietética - Serviço Social

Os profissionais de saúde deste serviço desejam-lhe as boas vindas, garantindo que tudo farão para que tenha cuidados de qualidade.

(7)

7

UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL

A Unidade de Diálise Peritoneal está localizada no piso 1 do edifício central do Pólo B - HG e é constituído por:

- Gabinete de secretariado - Sala de espera

- Dois gabinetes de consulta

- Duas salas de ensino / treino de Diálise Peritoneal - Uma sala de procedimentos técnicos

- Gabinete do Enfermeiro chefe - Casas de banho utentes

(8)

CONSULTA DE DIÁLISE PERITONEAL

A Unidade de Diálise Peritoneal funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h

A consulta de Diálise Peritoneal é efetuada das 08.30 às 13.30 em dias definidos para cada nefrologista.

A cada doente é atribuído um nefrologista de referência.

A consulta de Diálise Peritoneal é uma consulta multidisciplinar; o doente é sempre avaliado previamente numa consulta de

Enfermagem

No dia da consulta e já no piso 1, deve registar a sua consulta no gabinete de secretariado da Unidade de Diálise.

Informe no atendimento qualquer alteração de dados pessoais. Após registar a consulta, aguarda na sala de espera até ser chamado para a consulta de Enfermagem e Médica.

Sempre que possível deve vir acompanhado por um familiar ou alguém significativo para si.

Para cada consulta deverá trazer:

- Registos do domicílio do tratamento da diálise peritoneal - Se em diálise peritoneal automática, trazer o cartão da cicladora - Registos da avaliação diária do peso e tensão arterial

- Registos de glicémia (doentes com Diabetes Mellitus) - Guia de medicação

(9)

9

HOSPITAL DE DIA DE DIÁLISE PERITONEAL

O Hospital de Dia permite fornecer cuidados de saúde de modo programado aos doentes em programa de Diálise Peritoneal, como alternativa ao internamento.

Ser-lhe-á explicado em que consistem os tratamentos e será pedido o seu consentimento para a sua realização.

Estes tratamentos incluem, a preparação pré operatória para colocação do catéter de DP, o ensino / treino da técnica de DP, a realização de exames / testes necessários à adequação da técnica (ex: teste de equilíbrio peritoneal – TEP), tratamentos de

(10)

CUIDADOS COM O CATÉTER

Devido à sua importância na realização do tratamento, deverá ter em conta todas as medidas que evitem as infeções ou danos, nomeadamente:

- Manter o penso do catéter sempre limpo e seco - Não puxar o catéter

- Não contrariar a posição de saída do catéter

- Realizar o penso, conforme lhe foi ensinado (uso de máscara e higiene das mãos)

Se ocorrer dor, edema (inchaço), rubor ou exsudato no orifício de saída do catéter, deverá contactar a Unidade de Diálise Peritoneal.

(11)

11

COMPLICAÇÕES

Como em qualquer tratamento, poderão ocorrer problemas

relacionados com o tratamento de Diálise Peritoneal. Sendo o doente / cuidador responsável pelo tratamento, é fundamental o seu papel na prevenção dos mesmos.

As potenciais complicações podem ser divididas em duas categorias: - complicações infeciosas: peritonite, infeção do orifício de saída do catéter e infeção do túnel subcutâneo do cateter

- complicações não infeciosas: problemas com o funcionamento do catéter, hérnias, alterações do trânsito intestinal (obstipação), acumulação de líquidos, etc.

Durante o período de aprendizagem, os profissionais explicam as medidas que deve tomar, caso certos problemas ocorram antes, durante e após o seu tratamento.

No entanto, em caso de dúvida ou problema, deverá contactar telefonicamente a Unidade de Diálise Peritoneal, expondo os mesmos, sendo então avaliada a eventual necessidade de recorrer, para observação / orientação terapêutica, ao Hospital.

Se houver alguma intercorrência / complicação num doente em Diálise Peritoneal (relacionada ou não com a técnica de Diálise) a justificar internamento hospitalar, o doente será encaminhado para o Serviço de Nefrologia do CHUC, Pólo A - HUC

(12)

TRANSPORTE

Para se deslocar ao centro de Diálise Peritoneal, tem direito a transporte gratuito, táxi ou ambulância (consoante o seu sub - sistema de saúde), atribuído pela responsável da secção de transportes da Sub-Região de Saúde

A gratuitidade estende-se também para a realização de alguns tratamentos, exames ou consultas, desde que prescritas pelo seu nefrologista e devidamente autorizadas.

FÉRIAS

O facto de fazer Diálise Peritoneal não é impeditivo da realização de férias, no país ou no estrangeiro.

É no entanto necessário avisar a sua Unidade de Diálise Peritoneal com cerca de um mês de antecedência, informando os dias e o local escolhido, a fim de se efetuarem todos os procedimentos

necessários para assegurar a entrega do material de diálise no local escolhido e assim garantir a continuidade do seu tratamento. Se viajar para os Açores, Madeira ou para fora do país, informar a Unidade com 90 dias de antecedência

Há países (em particular nos continentes Africano e Asiático) onde não é possível a entrega de material

(13)

13

ORGANISMOS DE APOIO

Caixa de sugestões – está disponível, no hall de acesso à Unidade, uma caixa de sugestões onde pode deixar a sua opinião.

Livro de Reclamações – existente nos principais locais de

atendimento ao público – Balcão de receção na entrada principal do Hospital Geral, secretariado da C. Externa e Serviço de Urgência. Ser-lhe-á disponibilizado sempre que o solicite, permitindo-lhe apresentar por escrito todo o tipo de reclamações.

A receção, tratamento e inserção no SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações) das reclamações exaradas neste livro, cabem ao Gabinete do Cidadão, sendo o tratamento dado a estas matérias, o expresso na Resolução do Concelho de Ministros nº 189/96, DR-1ªSÉRIE -B, de 28.11.1986

Gabinete do Cidadão – funciona no piso 1, gabinete central do Serviço Social, junto ao Serviço de Cirurgia C (horário: 09-13 horas, 14-16 horas).

O Gabinete do Cidadão é um espaço privilegiado de participação dos utentes do CHUC, destinado a receber sugestões, reclamações e elogios / agradecimentos, bem como a prestar-lhes informações sobre os seus direitos e deveres, correspondendo assim, à

concretização do direito, constitucionalmente reconhecido a todo o cidadão, de tomar parte na decisão de assuntos públicos e de apresentar perante órgãos de soberania ou quaisquer outras autoridade, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos Liga dos Amigos dos HUC – dispõe de um balcão de atendimento no piso 0 do edifício central do CHUC, pólo A - HUC (hall da entrada principal).

A Liga dos Amigos do CHUC é uma organização de voluntários que presta apoio aos doentes nas mais variadas situações; poderá sempre recorrer a ela, se assim o entender.

(14)

APIR - Associação Portuguesa de Insuficientes Renais - é uma organização nacional que pretende defender os interesses e direitos dos doentes renais; pode tornar-se sócio e até concorrer aos seus órgãos dirigentes.

Solicite aos enfermeiros mais informações sobre esta Associação. Contatos: 218 371 654; 960 073 182

www.apir.org.pt; apir@apir.org.pt

Carta de Direitos e Deveres do doente – acessível em poster no corredor da Unidade de Diálise.

CONTACTOS

Hospital Geral – CHUC,EPE

Unidade de Diálise Peritoneal

Telefone: 239 800100 EXT: 33579 (08.00-24 horas) 239 800 198 (08.30-16.00 horas)

nefro.dia@chuc.min-saude.pt

secr.dia@chuc.min-saude.pt

É importante que nos forneça o seu número de telefone e de telemóvel, o de um familiar próximo, bem como, do taxista ou corporação de bombeiros que o transporta.

(15)

15

A RETER...

A Doença Renal Crónica e o seu tratamento, são parte da sua vida. Para o seu bem-estar e qualidade de vida é necessário a sua adaptação à nova condição.

Assim sendo, formamos uma equipa em que o objetivo principal é o sucesso do seu tratamento e como tal estamos disponíveis para esclarecer todas as suas questões, dúvidas e receios.

Não esquecer que, faz diálise para viver e não vive para fazer diálise.

(16)

Referências

Documentos relacionados

5 CONCLUSÃO Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre, engajamento no trabalho, bem-estar no trabalho e suas dimensões: satisfação no trabalho,

Este estudo tem como objetivo conhecer a vivência de familiares cuidadores na condição de responsáveis pela realização da diálise peritoneal domiciliar.. Pesquisa

O uso da padronização interna em espectrometria de absorção atômica em forno de grafite em determinações diretas é uma estratégia eficiente para melhorar a precisão e a

Entendendo a aproximação da Pós- graduação Stricto Sensu com a realidade dos serviços como ainda distante, o papel social da universidade na melhoria das

conhecimento e a aceitação dos docentes, sobre a importância dos jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem, como recurso extremamente positivo na

Paulo Pimenta, no trabalho referido, chamou-lhe “citação prévia oficiosa”. Na verdade, assim é pois tal citação parece não depender do despacho judicial previsto na alínea e)

There is evidence that video technology used either synchronously or asynchronously, can extend the quantity and quality of classroom observation experience, which in turn supports

Assim, pode-se concluir que o ParkLake apresenta algumas caraterísticas que se esperam que sejam vantajosas face ao seu principal concorrente comercial, Durante o