• Nenhum resultado encontrado

Ministério Público emite Nota de Elogio ao delegado Rodrigo Colen e equipe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério Público emite Nota de Elogio ao delegado Rodrigo Colen e equipe"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Teófi lo Otoni,

quinta-feira, 1º abril de 2.021 Diretor Responsável:

Wilmar Souza e Silva

(33) 98851-0806

Edição nº

3.823

CNPJ: 17.709.734/0001-47

www.diariotribuna.com.br

|

tribunadomucuri@gmail.com

|

facebook.com/diariotribuna

Estamos contratando PCD VENHA FAZER PARTE

DA NOSSA EQUIPE!

(Pessoas com deficiência)

Deixe seu currículo em uma de nossas lojas ou pelo e-mail: assistenterh@farmaciaindiana.com.br

Ex-deputado Ivair

Nogueira falece aos 69

anos, vítima da Covid-19

Página 4

Por Humberto Barbosa

Página 5

Ministério Público emite Nota de Elogio

ao delegado Rodrigo Colen e equipe

Dr. Rodrigo Colen com os investigadores de polícia

Cristiano e Tales, que compõem sua equipe Dr. Hélio Pedro SoaresPromotor de Justiça, Dr. Enzo Pravatta BassettiPromotor de Justiça, Dr. Rodrigo com o amigo Dr. Jeferson Botelho, Época da operação Rede Sexual, em 2013

O Ministério Público de Minas Gerais, por seus promotores de Justiça, dr. Hélio Pedro Soares e dr. Enzo Pravatta Bassetti, das 6ª e 8ª Promotorias de Justiça de Teófi lo Otoni, encaminhou ofício conjunto ao chefe do 15º Departamento de Polícia Civil de Teófi lo Otoni, dr Rômulo Quintino, com uma Nota de Elogio para o Delegado de Polícia, dr. Rodrigo Marques Colen, extensivo à sua equipe. Os promotores destacam, que há muito o dr. Rodrigo Colen vem trabalhando continuamente atendendo às requisições e requerimentos destas Promotorias de Justiça, sempre com elevada atenção, presteza, prontidão e zelo. Jamais descumpriu prazos consignados para respostas, as quais todas satisfatórias. Página 8

PM apreende vasta

quantidade de droga e

dinheiro em Padre Paraíso

Na segunda-feira (29/03), a Polícia Militar recebeu várias denúncias informando sobre tráfico de drogas na Rua São Jorge, município de Padre Paraíso, e deflagrou uma operação para averiguar a denúncia. No local, um indivíduo ao perceber a presença da PM, dispensou uma sacola com drogas ilícitas e fugiu pelo fundo da casa que estava sendo utilizada para o tráfico de entorpecentes. Página 6

Nota técnica autoriza

vacinação de portadores

de HIV no grupo de

prioridades da vacinação

contra a covid-19

De acordo com o do-cumento, a autorização partiu da análise de no-vas evidências científi cas publicadas sobre o risco de desfechos negativos da Covid-19 em PVHIV, tornando necessárias as recomendações de incluir todos os indivíduos viven-do com HIV entre 18 e 59 anos de idade... Página 3

(2)

2

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Rodrigo Pacheco defende

discurso único para que

população siga a ciência

Brasília – O

pre-sidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pa-checo (Democratas--MG), ressaltou, nesta quarta-feira (31), a im-portância da uniformi-zação do discurso entre os Poderes do país para que os cidadãos possam seguir recomendações científicas no combate à Covid-19. O senador mineiro ressaltou a rele-vância da vacinação, do distanciamento social e o uso de máscaras para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Escolhido como representante dos go-vernadores, Pacheco participou da primeira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto, com participação do pre-sidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além do ministro da Saúde, Mar-celo Queiroga, e um ob-servador representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É muito importante que se tenha um alinhamento da comunicação do go-verno, no sentido de se ter uma uniformização do discurso, de que é ne-cessário se vacinar, usar máscara, higienizar as mãos, o distanciamento social, de modo a pre-venirmos o aumento da doença no país”, disse.

Pacheco ainda pediu à população que evite aglomerações durante o feriado da Semana San-ta. Segundo o Ministério da Saúde, até terça-feira

(30), foram contabiliza-dos 12,6 milhões de casos da Covid-19 e 317.646 óbitos em razão da do-ença. O senador minei-ro destacou, durante o encontro, a necessidade de aprimoramento das relações internacionais do Brasil, por meio do Itamaraty e do Ministé-rio da Saúde, com outros países dispostos a ajudar, principalmente os Esta-dos UniEsta-dos. “Isso é algo que posso testemunhar em função da reunião que tive ontem com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman”, afirmou.

Pacheco ainda repas-sou aos demais integrantes do comitê as reivindicações dos governadores, como a atualização do Plano Nacional de Imunização (PNI), para que profissio-nais da segurança pública e da educação tenham prioridade na imunização.

Projetos - Rodrigo

Pacheco também apre-sentou ao grupo questões legislativas importantes para o combate eficaz ao vírus. Ele elencou a importância da amplia-ção das imunizações dos brasileiros por meio da

ajuda da iniciativa pri-vada, o que passa por alterações no PNI, e a sanção do projeto que concede incentivos fis-cais para empresas que custearem a contratação de leitos na rede privada de saúde para uso do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta (PL 1.010/2021) oriunda da Câmara foi aprovada, no Senado, na terça-feira (30).

Outro assunto debati-do tratou sobre a necessi-dade de haver segurança jurídica às medidas to-madas pelo Executivo e Legislativo no enfrenta-mento da pandemia. Os representantes do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) se comprome-teram com essa questão. “Foi o primeiro gran-de passo gran-de unificação, de demonstração dessa união entre os Poderes da República com o objetivo comum de enfrentamen-to organizado, técnico, científico, com planeja-mento e com ações que decorram deste planeja-mento, para esse enfren-tamento da pandemia que tem se agravado a cada dia mais”, destacou.

Polícia Civil investiga

possíveis fraudes no

registro de veículos

em Padre Paraíso

A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Trânsito de Teófilo Otoni, com apoio do delegado de Padre Paraíso, realizou no dia 10/03/2021, diligências investigativas no setor de trânsito de Padre Paraí-so para apurar possíveis fraudes no registro de veículos por pessoas per-tencentes a outros muni-cípios. O delito apurado é de falsidade ideológica.

Segundo a PC “os setor de trânsito da 1ª Delegacia Regional de Teófilo Otoni recebeu na data de 02/03/2021 um pedido de transfe-rência de propriedade de um veículo Toyota/ Hilux CDSRXA4FD. Ao analisar a referida docu-mentação, constatou-se que o referido veículo foi registrado, “empla-cado”, na cidade de Pa-dre Paraíso, apesar de o proprietário ser pessoa jurídica com sede em Teófilo Otoni/MG”.

A nota da PC diz ainda que, “posteriormente, o representante de outra em-presa compareceu à Delega-cia de Trânsito solicitando informações acerca de ou-tro veículo Toyota/Hilux CDSRXA4FD, momen-to em que se constamomen-tou que a referida pessoa jurídica tem sede na ci-dade de Poté/MG, mas o veículo também teve o registro da propriedade transferida para o muni-cípio de Padre Paraíso”. Diante desses fortes indícios de prática de con-duta delituosa, visando averiguar a procedência das informações, uma equipe de policiais civis da Delegacia de Trânsito de Teófilo Otoni, com apoio do dr. Artur Vieira Temponi Leite, delegado de Padre Paraíso, realizou diligências na data de 10/03/2021, no setor de trânsito de Padre Paraíso.

A Polícia Civil infor-ma que, “durante os le-vantamentos realizados (análise das documen-tações protocoladas no período de 01/08/2020 a 10/03/2021), foram identificados, inicial-mente, 80 veículos de propriedade de pessoas

jurídicas e físicas que, apesar de não possuírem residência ou domicílio na cidade de Padre Para-íso, transferiram o regis-tro de seus veículos para o referido município, prestando, para tanto, in-formações falsas acerca do endereço indicado na ficha de cadastro entre-gue ao setor de trânsito”. Nas investigações, “foram identificados 06 endereços falsos usados pelos despachantes e pelos proprietários dos veículos para fazer as transferências irregulares. De posse dos endereços identificados, fo-ram realizadas, pela equipe de policiais civis, diligên-cias para averiguar quem neles reside ou se alguma empresa funcionava nos referidos locais. Constatou--se, dessa feita, a princípio, que os endereços indica-dos pelos proprietários dos veículos (empresas e pessoas físicas) e pelos despachantes eram falsos”.

Foram identificadas pessoas físicas com re-sidência/domicílio, e ju-rídicas, com sede, nos seguintes municípios (lo-cal em que deveriam ter sido registrados - “em-placados” - os respectivos veículos): 67 de Teófilo Otoni, 03 de Ouro Verde de Minas, 02 de Itamba-curi e 01 de Caraí, Ita-jubá, Catuji, Poté, Ponto dos Volantes, Ataléia e Novo Cruzeiro, todos os municípios de Minas Ge-rais. A PC destaca que as condutas ilícitas em apu-ração causaram prejuízos aos cofres públicos dos referidos municípios, uma vez que 50% da receita de IPVA arrecadada pelo Estado de Minas Gerais é repassada aos municípios de registro do veículo.

“Os proprietários dos veículos, no caso das pes-soas jurídicas, os seus

representantes legais, e os despachantes pratica-ram, a princípio, o crime de falsidade ideológica, uma vez que inseriram ou fizeram inserir em docu-mento público declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamen-te relevanjuridicamen-te. No caso, o artigo 120 do Código de Trânsito prevê que todo veículo automotor deverá ser registrado perante o órgão executivo de trânsi-to no município de domi-cílio ou residência de seu proprietário e, com isso, ao declararem falsamente endereço no município de Padre Paraíso tais pessoas praticaram, a princípio, o delito citado acima”.

Foi instaurado um inquérito policial para a devida apuração dos fa-tos, com oitivas de todos os investigados - os

des-pachantes e os proprietá-rios envolvidos. Também foi lançado impedimento administrativo em todos os veículos já identifi-cados, e os proprietários serão notificados para re-gularizarem a situação de registro de seus veículos, providenciando a retifi-cação do endereço para o verdadeiro local de sua residência ou, no caso das pessoas jurídicas, de sua sede. Todos os veículos também serão submetidos a novo processo de visto-ria para averiguar se não apresentam alguma irre-gularidade que os impeça de circular em via pública.

Equipe policial:

Au-gusto Luis Frade Dru-mond (Delegado de Trân-sito de Teófilo Otoni) e Artur Vieira Temponi Leite (Delegado de Padre Paraíso). Investigadora: Roqueline Rhis Bremer. (Informações: Polícia Civil-MG/ Teófilo Otoni).

(3)

3

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Para conselhos, vacinação

contra Covid-19 não é

transparente

Publicadas portarias que

autorizam leitos para

atendimento exclusivo dos

pacientes com Covid-19

A presidenta do Con-selho Regional de Medici-na de MiMedici-nas Gerais (CRM--MG), Cibele de Carvalho, disse, nesta terça-feira (30/03/21), que nem todos os trabalhadores da linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19 foram vacinados em Mi-nas Gerais e que a situação pior em imunização na Região Metropolita-na de Belo Horizonte (RMBH) está na Capital.

Ela afirmou reite-radas vezes que falta clareza na definição de procedimentos para a vacinação, e que cada ente federado tem com-portamentos diferentes. Cibele foi ouvida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação acerca dos critérios esta-belecidos para definição dos grupos prioritários para aplicação da vacina.

Foram ouvidos tam-bém pela CPI da Assem-bleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) repre-sentantes dos conselhos profissionais de odonto-logia, de enfermagem e de fisioterapia e terapia ocupacional. Em geral, todos apontaram a fal-ta de coordenação geral para a imunização, tendo a representante do CRM esclarecido que há dificul-dades também para que o órgão obtenha informa-ções sobre o cenário atual. Ela frisou que os nú-meros sobre a situação da vacinação ainda estão sendo levantados, mas adiantou que a situação mais crítica é a de Belo

Horizonte. Cibele disse à CPI que a Capital tem cerca de 140 mil trabalha-dores em saúde, dos quais somente 86 mil teriam sido vacinados até o último sábado (27/03), quando a vacina foi aplicada àque-les com mais de 60 anos. Isso, mesmo depois que o então titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral, ter informado, em reunião no fim de janeiro, que até o fim de fevereiro todos os profissionais de saúde se-riam imunizados no Estado. Somente quanto à classe médica, ela informou que há em Minas pouco mais de 20 mil médicos, dos quais 60% teriam sido vacinados até o último sábado.

A informação foi dada em resposta a ques-tionamento do deputado Guilherme da Cunha. O parlamentar disse que, ao analisar nesta terça-feira (30) o vacinômetro do Es-tado, que expõe o número de doses recebidas e apli-cadas em Minas, constatou que haveria um excedente superior a 180 mil doses, segundo ele a diferença entre recebidas e ainda não usadas. A quantidade é

su-ficiente para vacinar todos os profissionais de saúde.

Em 19 de fevereiro, data em que o ex-secretário de Estado de Saúde e ser-vidores da área adminis-trativa da SES teriam sido vacinados, motivando a instalação da CPI, o CRM enviou ofício à pasta ma-nifestando preocupação acerca dos critérios ado-tados no Estado para a imunização. Como não houve resposta imediata ao ofício, a questão foi então levada ao Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes-MG).

A médica ainda disse ter levado ao conhecimento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) toda a situação de atrasos e de falta de transparência quan-to a datas e prioridades na vacinação. Disse, também, que foi relatado ao MPMG o fato de que médicos afas-tados por idade de risco ou comorbidades não puderam voltar ao trabalho, mesmo num cenário de grande de-manda por atendimento, porque não tinham ainda recebido a vacina em 19 de fevereiro, quando teria havi-do a vacinação de servihavi-dores administrativos da SES.

Nota técnica autoriza

vacinação de portadores

de HIV no grupo de

prioridades da vacinação

contra a covid-19

De acordo com o documento, a autori-zação partiu da análise de novas evidências científicas publicadas sobre o risco de des-fechos negativos da Covid-19 em PVHIV, tornando necessárias as recomendações de incluir todos os indi-víduos vivendo com HIV entre 18 e 59 anos de idade no grupo de comorbidades para a priorização da vacina-ção contra Covid-19. O Objetivo é reduzir o im-pacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de

hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Destaca-se que as PVHIV com 60 anos ou mais já estão contempla-das na priorização por fai-xa etária, que antecede o grupo de comorbidades, conforme a ordem esta-belecida, a Nota Técnica

Nº 155/2021-CGPNI/ DEIDT/SVS/MS e o Plano Nacional de Ope-racionalização da Vaci-nação Contra a Covid-19 (PNO). Mais informa-ções com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Mari-nho, pelo telefone (31) 2125-2433. (Foto: Mi-nistério da Saúde).

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações

(CGPNI) do Ministério da Saúde publicou a nota técnica 282

de 2021 com a atualização das recomendações da vacinação

contra a covid-19 ()em pessoas vivendo com HIV

O M i n i s t é r i o d a Saúde publicou na sex-ta-feira (26) três por-tarias que autorizam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento ex-clusivo dos pacientes com Covid-19. Com as portarias, fica es-tabelecido recurso fi-nanceiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coro-navírus (Covid-19), a ser disponibilizado aos

estados e municípios, em parcelas mensais. As despesas autorizadas correspondem ao pri-meiro trimestre de 2021. Portarias: • PORTARIA GM/MS Nº 557, DE 26 DE MAR-ÇO DE 2021; • PORTARIA GM/MS Nº 558, DE 26 DE MAR-ÇO DE 2021; • PORTARIA GM/MS Nº 559, DE 26 DE MAR-ÇO DE 2021.

No dia 26 de março, foi publicada, também,

porta-ria que autoriza, em caráter excepcional, o pagamento de leitos de Suporte Ven-tilatório Pulmonar para atendimento exclusivo dos pacientes da Covid-19 aos estados, Distrito Federal e municípios, referentes ao primeiro trimestre de 2021. PORTARIA GM/MS Nº 561, DE 26 DE MARÇO DE 2021. Mais informa-ções com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433. (Foto: Pixabay).

Representantes de médicos, dentistas, enfermeiros e fisioterapeutas

ouvidos em CPI denunciam falta de coordenação

Deputados da CPI dos Fura-Filas da Vacinação ouviram representantes de entidades da área de saúde (Foto: Reprodução)

(4)

4

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Barbacena com bai-xa incidência - A

Secre-taria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou na última quinta-feira, 25, mais um boletim epide-miológico sobre a incidên-cia do Aedes Aegypti no estado. O mosquito é trans-missor da dengue, Zika e Chikungunya. Conforme o Estado, entre o dia 30/11, e a última terça-feira, 23, 36 cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes não tiveram registros de óbitos pela doença ainda que o índice registrado da presença do mosquito na região seja alto. Contudo, já são 2.006 casos prováveis de dengue nas cidades da região, sendo Cataguases o local com mais registros, com 894 casos prováveis. (Folha de Barbacena)

Arcos já arrecadou R$3,2 milhões - Em

ja-neiro deste ano, Arcos já arrecadou R$3,2 milhões brutos com IPVA – Impos-to sobre a Propriedade de Veículos Automotores, de acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Com o des-conto do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desen-volvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Edu-cação), de R$645.851,62, o valor líquido

arrecada-do foi de R$2,5 milhões (2.583.406,93). A arreca-dação de janeiro de 2021 aumentou 2,4% com rela-ção ao mesmo período de 2020, quando foram arre-cadados R$3,1 milhões do imposto. (Jornal Correio Centro-Oeste - Arcos)

Uberlândia recebeu R$ 1,344 milhão - Novas

portarias foram publica-das no Diário Oficial da União (DOM) autorizan-do o repasse de recursos do Ministério da Saúde para leitos de UTI ex-clusivos para pacientes com Covid-19. Segundo a Portaria GM/MS n° 558, de 26 de março de 2021, Uberlândia vai receber R$ 1,344 milhão para 28 leitos. Serão R$ 960 mil para 20 leitos no Hospital Municipal e R$ 384 mil para oito leitos no Hospi-tal Santa Catarina (Anexo

do Hospital Municipal). (Diário de Uberlândia)

Promotor contesta reajuste - O promotor de

Justiça Weber Augusto Ra-belo Vasconcelos expediu a recomendação ao presidente da Câmara de Itaúna adote a revogação da resolução que promoveu a recom-posição salarial de agen-tes políticos e servidores municipais. Para que os agentes políticos pudessem receber a recomposição, foi alterado artigo da Lei Orgânica. Assim, prefeito, vice-prefeita, vereadores e secretários municipais rece-berão recomposição salarial de 12.03%, referentes ao período de alguns anos sem reajustes nos seus salários. Os servidores municipais receberão os salários com reajustes de 5.45%, referen-tes à inflação do ano passa-do. (Folha do Povo – Itaúna)

Rede de Notícias

Ex-deputado Ivair

Nogueira falece aos 69

anos, vítima da Covid-19

Corregedoria modifica

plantão de cartórios para

registro de óbitos

O ex-deputado es-tadual Ivair Nogueira (MDB) faleceu nesta quarta-feira (31/03/21), vítima da Covid-19. Desde a última sexta--feira (26/3), ele estava internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte. Tinha 69 anos de idade e deixa esposa, três filhos e dois netos.

Engenheiro civil, advogado e empresário, Ivair Nogueira foi 1º--vice-presidente da As-sembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na 17ª Legislatura. Exer-ceu seis mandatos con-secutivos no Parlamento mineiro, entre 1995 e 2019. Afastou-se apenas em 1999 e 2000, para ocupar a Secretaria de Estado de Esportes, du-rante a gestão do gover-nador Itamar Franco.

A Corregedoria de Justiça de Minas Gerais modificou a escala de plan-tão bimestral nos cartórios para os registros de óbi-to referente ao mês abril que ocorrerem em Belo Horizonte, aos sábados, domingos e feriados, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h, em razão do agravamento da pandemia do Covid-19 na capital.

De acordo com o aviso nº 19/CGJ/2021, excep-cionalmente, os registros podem ser feitos pelos seguintes Cartórios: I - Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º Subdistrito de Belo Hori-zonte que ficará responsá-vel pela sua circunscrição bem como pela circunscri-ção do Cartório de Regis-tro Civil Pessoas Naturais

Foi o primeiro depu-tado estadual da história de Betim (Região Metro-politana de Belo Horizon-te), cidade onde foi vice--prefeito (1989-1990) e prefeito (1991-1992). Seu primeiro cargo públi-co foi no mesmo municí-pio, em 1984, como se-cretário de Obras. Entre outras funções exercidas

na ALMG, presidiu a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Sua atuação como relator da CPI Car-cerária, em 1997, possibi-litou um amplo diagnós-tico do sistema prisional do Estado e o reconhe-cimento de organismos internacionais de defesa dos direitos humanos. do 4º Subdistrito de Belo

Horizonte; II - Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 3º Subdistrito de Belo Horizonte que ficará responsável pela sua circunscrição, bem como pela circunscri-ção do Cartório de Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do 2º Subdistrito de Belo Horizonte.

Segundo o

documen-to, informações sobre as circunscrições dos Cartó-rios de Registro Civil das Pessoas Naturais de Belo Horizonte poderão ser obtidas por meio do link https://www.tjmg.jus.br/ portaltjmg/cartorios-extra-judiciais/#.YGNjIq9KiUk. (Assessoria de Comunica-ção Institucional – Ascom - Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG).

Tribunal de Justiça de Minas Gerais amplia o atendimento durante

o agravamento da pandemia de Covid-19 na capital

(5)

5

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Opinião/Gerais

Pagamento das anuidades do Crea-MG é prorrogado

O plenário do Conse-lho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou por unanimida-de, no dia 25 de março de 2021, o adiamento dos prazos para o recolhi-mento das anuidades dos Creas até o dia 30 de julho deste ano. A deliberação atende à demanda dos profissionais em todos os Regionais devido às difi culdades enfrentadas diante da pandemia de Covid-19. O conselheiro federal por Minas Gerais, relator da matéria e

coor-denador da Comissão de Controle Sustentabilidade do Sistema, engenhei-ro civil Gilson Queiengenhei-roz, aponta que a comissão ponderou os impactos da paralisação das atividades econômicas. “Essa pro-posta pretende suavizar o impacto financeiro e ajudar os profi ssionais e empresas, principalmente nos locais onde as ativida-des estão totalmente para-lisadas”, afi rma Gilson.

Segundo o relator, esse adiamento vai ajudar na adimplência dos profi

s-sionais e empresas para, assim, terem as suas certi-dões liberadas e poderem participar de licitações públicas, além, também, de não caírem em dívida ativa. “Dessa forma os profi ssionais e empresas vão conseguir reduzir os impactos financeiros. E vamos torcer para que chegue logo a vacina para a gente poder trabalhar novamente. Enquanto isso, para quem tiver que trabalhar e sair, vamos manter o distanciamento social e usar as

másca-ras”, ressalta Gilson. Com a decisão sobre o adiamento das anuida-des, a cota única no va-lor integral ou parcelado defi nido para o exercício deverá ser paga até 30 de julho. Até a mesma data, profi ssionais e empresas podem solicitar parcela-mento em até cinco vezes que devem ser quitadas em parcelas iguais e su-cessivas do valor integral defi nido para o exercício. “Com a decisão, a cota única do valor integral e a cota do parcelamento

das anuidades definidas para o exercício de 2021 deverão ser pagas até o dia 30 de julho sem juros e sem multa”, reforça o

diretor administrativo e fi nanceiro do Crea-MG, engenheiro civil Paulo Galvão. (Iane Chaves - Assessora de Imprensa).

Decisão isenta médico

de erro de diagnóstico

e tratamento

Um paciente que tratou de câncer em 2016, quando tinha 66 anos, teve seu pedido de indenização por erro médico negado pelo juiz Elias Charbil Abudul Obeid, em sentença pu-blicada no último dia 24 de Março pela 26ª Vara Cível de Belo Horizon-te. O idoso entrou com ação de indenização ale-gando que, em março de 2016, procurou o médi-co especialista de Belo Horizonte, em razão de uma dor que sentia no braço direito. Ele contou ainda que as do-res começaram quando ele praticava exercícios físicos e que chegou a fazer um exame de imagem em Manhuaçu.

Foi constatada uma lesão, e sugerido que ele procurasse o atendi-mento especializado do médico, com o qual ele já havia se tratado em outra época. De acordo com o paciente, o mé-dico especialista aderiu à tese de lesão muscular decorrente de esforço, ignorando o resultado do exame de imagem que sugeria uma inves-tigação mais criteriosa. O médico especialista optou por uma cirur-gia, realizada em agosto daquele mesmo ano, ocasião em que foi lo-calizado, no braço do paciente, uma parte de tecido necrosada, que foi retirada e enviada para diagnóstico patológico.

O resultado do exa-me indicou um tipo de

câncer, "Neoplasia Me-senquimal pleomórfica de alto grau". O paciente considerou que o médico realizou grande manipu-lação cirúrgica no local afetado, sem os devidos cuidados durante o proce-dimento cirúrgico, vindo a colocar na circulação sanguínea células neoplá-sicas de alto grau, agra-vando o risco de metás-tase e consequentemente de vida do autor. Por essa razão, ele decidiu con-tinuar o tratamento em uma clínica de São Paulo, alegando ter gasto mais de R$ 80 mil, valor que ele requereu como inde-nização por danos mate-riais, além de ter pedido também indenização por danos morais, decorrentes de erro médico.

Em sua defesa, o mé-dico contestou a crono-logia de atendimento do paciente e também argu-mentou que o diagnóstico e tratamento propostos por ele, até o momento da cirurgia, estavam de acor-do com a anamnese reali-zada pelo profi ssional an-terior e com as queixas do paciente. Disse ainda que

o diagnóstico do câncer que motivou o tratamento posterior só foi possível em virtude da cirurgia realizada, bem como da retirada do tecido ne-crosado e dos exames de imuno-histoquimica requisitados por ele.

Durante a ação, foi realizada perícia médica que embasou a decisão do juiz. De acordo com o laudo, o paciente foi atendido "em conformi-dade com o que preconi-za a literatura médica", tendo ainda concluído o perito que o médico prestou um diagnóstico apurado depois de minu-ciosa análise do quadro.

Também foi destaca-do que a lesão residual no braço do idoso não apre-senta relação com a con-duta do médico, que foi compatível com quadro clínico do autor, o que le-vou o juiz a julgar impro-cedentes os pedidos de indenização por erro mé-dico. Processo 5166688-2 5 . 5166688-2 0 1 8 . 8 . 1 3 . 0 0 5166688-2 4 . (Assessoria de Comu-nicação Institucional – Ascom - TJMG - Uni-dade Fórum Lafayette).

Perícia concluiu que diagnóstico e tratamentos iniciais foram corretos

Três mosqueteiros

que não se esqueceram

da terrinha

Por Humberto Barbosa

Cirurgia que ajudou a diagnosticar o câncer foi considerada correta pela perícia (Crédito: Imagem Ilustrativa )

Arnaldo Pinto Junior

Eurico Gade Humberto Luiz

Chamamos de terrinha aquele lugar onde nascemos e o cartório de registro civil chama de naturalidade. Hoje vamos lembrar de alguns deles. Primeiro dois com afi nidades próprias. Arnaldo Gomes Pinto Junior (Baga-na), que foi para a capital e os outros dois, Humberto Luis Salustiano Costa e Eurico Gade que foram para Cara-tinga. Arnaldo tem pedigree esportivo, seu pai (Pinto Cho-fer) ajudou fundar um clube de futebol (Canto de Minas) e o fi lho, já fez quase tudo em futebol, na Liga, nos clubes, como atleta e dirigente, nos jornais, nas emissoras de rá-dio e TV e até ajudou fundar uma entidade, Associação dos Filhos e Amigos de Teófi -lo Otoni. O pai de Humberto Luis, (João Gabriel da Costa) foi um dos fundadores do América, vereador e diretor do cemitério, tornou-se muito conhecido pelo apelido de Seu Nô. Seu filho foi

tri-campeão americano, como goleiro (55, 56 e 57).

Sabemos muito pouco sobre Eurico Gade, que foi narrador esportivo da Rádio Teófilo Otoni, depois mu-dou para Caratinga, onde formou uma parceria com Humberto Luis, na direção de uma emissora de rádio, mais tarde foi para BH, onde faleceu. Eurico tinha um irmão Gehard Gade, que esteve no exterior, voltou e hoje mora perto de Recife. Tenho dúvidas sobre seu pri-mo Walter Gade, se trabalhou na Rádio Teófi lo Otoni e na FENORD. Chamamos de três mosqueteiros, porque de longe estiveram em frequen-tes contatos, não esqueceram da terrinha. Humberto Luis tem um envolvimento fre-quente com nossa Academia de Letras e há muitos anos, escreveu no jornal Afato (Contos & Causos), todos os fatos ocorridos na terrinha. Com muita frequência está

indagando sobre sua terra. Eurico Gade é de uma família muito conceituada em Teófilo Otoni, descen-dente dos alemães. Arnaldo foi gerente do BEMGE, cronista esportivo, atleta, professor universitário e em casos esporádicos até cartola. Humberto Luiz foi vereador, autor da Lei nº 1.067 de 02-05-66 que ins-tituiu o Brasão e o Pavilhão/ Bandeira ofi cial do municí-pio, foi presidente da Liga de Desportos, presidente da União Estudantil, presidente do Grêmio Acadêmico Aé-cio Cunha da Faculdade de Filosofi a e desde 1968 está radicado em Caratinga, onde tem participado da comu-nidade com a mesma ener-gia, usada em sua terrinha. Todos os três levaram para outras cidades, nossos valo-res, nossas tradições e nosso nome, tendo entre eles um traço comum, todos trabalha-ram na Rádio Teófi lo Otoni.

(6)

6

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Segurança Pública

Operação da Polícia

Militar apreende armas de

fogo e pássaros em Caraí

Polícia Militar de Caraí

apreende menor na posse

de veículo furtado

Polícia Militar prende dois

homens por tráfico de

drogas em Rio do Prado

N a s e x t a - f e i r a

(26/03), das 08 às 12 horas, policiais militares lotados no 2º Pelotão da cidade de Caraí desenca-dearam operação de com-bate aos homicídios e demais crimes violentos na zona rural da cidade, conforme ordem de ser-viço do 19º BPM, e con-seguiram apreender duas espingardas polveiras de fabricação caseira e dois pássaros da fauna silves-tre brasileira, mantidos em cativeiro sem licença do órgão ambiental.

Na terça-feira (30/03), durante operação da Polí-cia Militar na cidade de Ca-raí, os militares receberam denúncias anônimas in-formando que dois irmãos seriam os autores do furto de uma motocicleta Honda CG 150 Titan KS, cor pre-ta, placa HEY-6314/Novo Cruzeiro, ocorrido no dia 22/02/2021 em Caraí/MG.

Segundo a denúncia, o veículo já estaria com a placa de outra motocicleta e escondida dentro da residên-cia deles, situada no Córrego Simudouro, zona rural de Ca-raí, às margens da MG-342, onde estariam praticando o tráfico ilícito de drogas. O local é tido como ponto de venda de entorpecente, já sendo alvo de denúncias crime sobre a traficância de drogas pelos dois irmãos.

Os militares foram até a residência, que estava com as portas e janelas abertas e algumas luzes acesas. Chamaram os mo-radores, mas não obtive-ram resposta. Após alguns instantes, aproximou-se um dos irmãos, que, ao ser cientificado sobre o teor da denúncia, negou os fatos e autorizou a entrada dos policiais para fazerem buscas no local.

Foram feitas buscas em uma casa ao lado que, segundo o menor, seria abandonada. No local, que não possuía móveis, foi localizado na sala do veículo a motocicleta Hon-da CG 150 Titan KS, cor preta, com a placa GPK-6015/Novo Cruzeiro-MG, emendada com arames.

A Polícia Militar pren-deu dois homens de 18 e 31 anos, na sexta-feira (26/03), suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas, na área central da cidade de Rio do Prado. Os militares faziam patrulhamento quando depararam com dois ho-mens saindo de uma casa abandonada, que ao verem a viatura eles começaram a correr, mas foram alcan-çados e abordados.

Foram realizadas bus-cas nos suspeitos e na resi-dência abandonada, sendo localizadas e apreendidas O armamento foi

en-caminhado à delegacia de Polícia Civil da cidade de Novo Cruzeiro. Os pás-saros foram devolvidos ao seu habitat natural e as

gaiolas destruídas. Equipe: sargento Edmilson e cabo João Pedro. (Informações/ Foto: Tenente Thalles Do-hler Schutte/ Comandante 2º Pelotão / 232ª Cia PM).

Em consulta do veículo pelo chassi, foi constatado tratar-se de motocicleta furtada, objeto da denúncia crime. O menor disse que não tem conhecimento so-bre essa motocicleta.

Mas, durante buscas dentro da residência dele, foram localizadas 04 cha-ves mixas, sendo 02 feitas com chaves de motocicle-tas, 01 com chave de fenda e 01 com ferro, sendo esta última testada na ignição do veículo furtado, que a fez funcionar com o giro da chave mixa. Também foram encontrados na resi-dência: 01 coldre de revól-ver, 01 espingarda polveira de fabricação caseira sem os canos, 01 porção de substância semelhante à maconha, 01 balança de

precisão, 01 sacola plás-tica contendo várias lu-vas plásticas descartáveis, possivelmente usadas para embalar drogas, 01 tarrafa de pesca, e outros objetos.

O menor foi apreendi-do em flagrante e conduzi-do à delegacia de Polícia Civil de Teófilo Otoni, junto com os materiais apreendidos, ele foi devi-damente acompanhado de seu representante legal. A tarrafa foi encaminhada à Polícia Militar Ambiental de Teófilo Otoni para me-didas administrativas cabí-veis. O veículo foi remo-vido ao pátio conveniado do Detran/MG em Novo Cruzeiro. (Informações/ Foto: Tenente Thalles Do-hler Schutte, Comandante 2° Pelotão / 232ª Cia PM).

80 pedras e 01 pedra bru-ta de crack, recipientes com pólvora, 06 cordões, 01 relógio, 02 aparelhos celulares de procedência duvidosa e R$120 em

dinheiro. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Almenara. (ACO 44º BPM, Almenara).

PM apreende vasta

quantidade de droga e

dinheiro em Padre Paraíso

Na segunda-feira (29/03), a Polícia Militar recebeu várias denúncias informando sobre tráfico de drogas na Rua São Jor-ge, município de Padre Paraíso, e deflagrou uma operação para averiguar a denúncia. No local, um indivíduo ao perceber a presença da PM, dispen-sou uma sacola com dro-gas ilícitas e fugiu pelo fundo da casa que estava sendo utilizada para o tráfico de entorpecentes.

Por estar cercado, o autor danificou vários

telhados de residências próximas na tentativa de fuga, mas foi alcançado e preso. Após buscas na residência utilizada por ele, foi encontrado vasta quantidade de drogas, muito dinheiro e mate-riais utilizados para o tráfico de drogas. Tam-bém foi apreendida a mo-tocicleta utilizada por ele para a prática criminosa.

O homem recebeu voz de prisão em flagran-te pelo crime de tráfico de drogas, e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil

no plantão em Pedra Azul junto com os materiais apreendidos. Ao todo foram apreendidos: 70 pi-nos de cocaína, 71 pedras de crack, mais 02 pedras grandes da mesma droga, 07 buchas de maconha, 59 quadrículas de LSD, várias embalagens para acondicionar drogas, 01 balança de precisão, 01 aparelho celular, uma moto e um capacete, além da quantia de R$1.092,70. (Assessoria de comunica-ção organizacional da 14ª Cia PM Ind., Araçuaí).

(7)

7

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PADRE PA-RAÍSO/MG –- Inexigibilidade de Chamamento Público para Celebração de Parceria com o Muni-cípio - O MuniMuni-cípio de Padre Paraíso/MG, por

inter-médio da SECRETÁRIA DE CULTURA, TURISMO E DIREITOS DA MULHER , em conformidade com art. 31 e 32 da lei federal nº. 13.019/2014, informa que foi autorizada a inexigibilidade de chamamento público para formalização de parceria mediante ter-mo de fomento, a ser celebrada com o INSTITUTO CULTURAL IN-CENA, inscrito no CNPJ sob o nº 18.304.255/0001-03, de modo que se torna público a justifi cativa de inexigibilidade que está disponível na SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E DIREITOS DA MULHER. Nos termos do art. 32, § 2º da Lei Federal nº 13.019/2014, fi ca aberto o prazo de 05 (cinco) dias para eventuais impugnações ao presente, que deverão ser efetuadas no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Padre Paraíso, e posteriormente ser enviadas à Secretaria Municipal de Educação. Padre Paraíso, 24 de março de 2021. Geane Pinheiro de Matos Bertoldo. Secretária de Cultura, Turismo e Direitos da Mulher.

Prefeitura Municipal

de Padre Paraíso

Publicidades

Publicação Legal

Valéria Ramos de Souza OAB/MG 149.354

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO VALE DO MUCURI

AV. ALFREDO SÁ, 1769 TEÓFILO OTONI – MINAS GERAIS

Viação Vale do Mucury, contrata:

Pessoas com Defi ciência

Os interessados deverão entregar currículo na Av. Sidônio Otoni, 1839- São Jacinto (garagem da empresa).

O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta e aos sábados

de 07h30 às 11h30.

Expediente

Um jornal Diário a serviço do nordeste de Minas - Fundado em 05 de agosto de 1969

Diretor Responsável: Wilmar Souza e Silva Redação e Composição:

Rua Victor Renault, 737 - Fundos - Laerte Laender 39.803-151 • Teófi lo Otoni • MG

Tribuna do Mucuri Ltda. CNPJ: 17.709.734/0001-47 • (33) 98851-0806

Representante em Belo Horizonte: André Francisco Oliveira Silva (98851-0805)

Jurídico: Dr. Marcos Ganem Advogados Associados

m.ganem@uol.com.br

Contábil:

Vitaly Almeida & Contadores Associados Ltda vitalyalmeida@gmail.com

Colaboradores:

Alfredo Ferreira Filho; Dr. Hélio Pedro Soares; José de Paiva Neto; Juliana Lemes da Cruz;

Dr. Jeferson Botelho Pereira; Paulo Sérgio Almeida Santos; Márcio Barbosa dos Reis.

Impressão:

Gráfi ca Três Vales • Rua Marcelo Guedes, 154 Cidade Alta • Fone: (33) 3522-3070

www.grafi casmodelo.com.br

Leia e assine DIÁRIO TRIBUNA

Telefone: (33) 98851-0806

(8)

8

Quinta-feira, 1º de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

www.diariotribuna.com.br

|

tribunadomucuri@gmail.com

|

facebook.com/diariotribuna

Cidade

Ministério Público emite Nota de Elogio

ao delegado Rodrigo Colen e equipe

O

Ministério

Pú-blico de Minas G e r a i s , p o r seus promoto-res de Justiça, dr. Hélio Pedro Soares e dr. Enzo Pravatta Bassetti, das 6ª e 8ª Promotorias de Justiça de Teófilo Otoni, encaminhou ofício conjunto ao chefe do 15º Departamento de Polí-cia Civil de Teófilo Otoni, dr Rômulo Quintino, com uma Nota de Elogio para o Delegado de Polícia, dr. Rodrigo Marques Colen, extensivo à sua equipe.

Os promotores des-tacam, que há muito o dr. Rodrigo Colen vem tra-balhando continuamente atendendo às requisições e requerimentos destas Pro-motorias de Justiça,

sem-pre com elevada atenção, presteza, prontidão e zelo. Jamais descumpriu prazos consignados para respostas, as quais todas satisfatórias.

Como exemplo do tra-balho sério desempenhado pelo dr. Rodrigo Colen e sua equipe, os promotores citaram “uma investigação nos autos de um inquérito policial, que desaguou em oferecimento de denúncia perante a 269ª Zona Elei-toral, que por sua vez, tal investigação foi fruto de outra encetada em face de denúncia oferecida contra um ex-servidor público municipal de Teófilo Oto-ni, que também resultaram em duas ações penais”.

Os promotores ressal-tam o profissionalismo do

O delegado dr. Ro-drigo Colen em muito dignifica a Polícia Civil de Minas Gerais e representa a essência do bom servi-dor público, aquele que serve à comunidade com sua força de trabalho, com ética, força de justiça e senso de responsabilidade.

Todo servidor público deve se espelhar na figura desse colega delegado de Polícia, dr. Rodrigo Co-len. É claro que existem algumas pessoas que não apreciam certos compor-tamentos éticos, não mor-rem de paixões por isso, e ainda odeiam o trabalho da Polícia, e por isso devem aprender logo a se apaixo-narem com os malfeitores e sanguessugas da sociedade, a vida em sociedade exige o cumprimento de cláusulas oriundas do contrato social, viver em sociedade exige disposição de parcela de liberdade, quem não sabe cumprir normas rígidas, cogentes, não está prepara-do para viver em sociedade.

Parabéns aos colegas do Ministério Público, Dr. Enzo Pravatta Bassetti e Dr. Hélio Pedro Soares, quando magistralmente apontam:

“Tais investigações também foram conduzidas com

to-tal eficiência e lisura pelo ora elogiado, inobstante ter enfrentado diversas frentes contrárias, principalmente de natureza político-partidária. Mas, mantendo-se firme em suas convicções, jamais se deixou abater diante de ame-aças e influências criminosas e imorais com o propósito de demovê-lo de praticar os atos de ofício para os quais estava designado. Por outro lado, público e notório o elevadíssimo conceito social que o dr. Rodrigo Colen por suas qualidades pessoal e profissional. Os signatários também assim o endossam”.

Numa sociedade preva-lente, onde a grande maioria das pessoas procura o bem comum, cumpre sua missão de verdadeiro cidadão, a vontade do marginal não pode prosperar. É certo que toda homenagem deve ser dividida com outros colegas da Polícia, pois ninguém consegue o sucesso sozinho. Toda vitória é um somatório de forças. Certamente, essa homenagem traz uma parce-la significativa da participa-ção de todos os agentes da Polícia Civil da Delegacia Regional da nossa

queri-da Teófilo Otoni.

Para-béns, guerreiros da Polícia Civil de Teófilo Otoni.

Dr. Rodrigo Colen, a lisura e eficiência que coordenou algumas investigações, que nem sempre agradam a to-dos, mas não se intimidou com as diversas frentes contrárias enfrentadas, segundo a nota, principal-mente, político-partidária. “Sempre se mantendo fir-me em suas convicções, jamais se deixou abater diante de ameaças e influ-ências criminosas e imorais com o propósito de demo-vê-lo de praticar os atos de ofício para os quais estava designado”, disseram.

“Por outro lado, é pú-blico e notório o elevadís-simo conceito social que o dr. Rodrigo Colen, por suas qualidades pessoal e profis-sional. Os signatários tam-bém assim o endossam. Isto posto, sentimos oportuno levar ao vosso conhecimen-to nosso parecer a respeiconhecimen-to do Delegado de Polícia ora citado, consignando nossa sugestão para que, admi-nistrativamente seja feita a anotação pertinente em seu prontuário funcional”, pontuaram os promotores de Justiça, em nota conjun-ta direcionada ao chefe do Departamento PCMG.

Para o Dr. Rodrigo Marques Colen, o reco-nhecimento sempre é bom, e ainda vindo de pessoas sérias, profissionais e com-prometidas como os promo-tores de Justiça, dr. Hélio Pedro Soares e dr. Enzo Pravatta Bassetti, melhor ainda. Isso é o combustí-vel que o impulsiona para trabalhar cada vez mais e melhor. “Ainda mais, dr. Hélio que é o Promotor do Controle Externo da Ativi-dade Policial, representa um incentivo em nossa cami-nhada profissional”, disse.

O chefe do 15º Depar-tamento de Polícia Civil, Dr. Rômulo Quintino, des-taca, que o reconhecimento é merecido pela excelência do trabalho do dr. Rodrigo Colen que é prestado na região dos Vales do

Jequi-tinhonha e Mucuri. “Trata--se de um delegado probo, competente e dedicado com o serviço público”, disse.

“Trabalhar com Rodri-go é muito fácil. Devido ao seu conhecimento jurídico, capacidade de se relacionar e fazer parcerias com as mais diversas instituições públicas e privadas, com-petência pra criar soluções diante dos problemas que lhe são apresentados, etc. Enfim... Profissional com-pleto que muito agrega ao serviço prestado pela Polí-cia Civil no âmbito do 15°

DPC”, disse o investigador

de polícia, Cristiano Neiva.

“Rodrigo é exemplo de profissional, ético, justo e imparcial. São oito anos trabalhando na sua equipe e a cada dia aprendemos mais com sua perspicácia

e tecnicidade’, destacou o

investigador de polícia, Tales Nola Borges.

Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o delegado de Polícia, dr. Jeferson Botelho, fala sobre a Nota de Elogio ao dr. Rodrigo Colen:

Vejo essas notas de homenagens em reconhe-cimento às ações desen-volvidas por autoridades públicas, fico imaginando a satisfação de quem a rece-be, e a felicidade de quem a reconhece, e mais que isso, o elogio ganha extre-ma importância quanto a fonte de onde provém esse reconhecimento, no caso, o Ministério Público, e neste caso específico, fico muito feliz pela homenagem feita ao dr. Rodrigo Marques Colen, um profissional diferenciado, dedicado e competente, vocacionado para o exercício da função pública, um profissional que não precisa do cargo e muito menos dos corres-pondentes honorários, cujo exercício se baseia única e exclusivamente por absolu-ta vocação profissional.

8ª Promotoria de Justiça Teófilo Otoni-MG

(Controle Externo da Atividade Policial)

6ª Promotoria de Justiça Teófilo Otoni

(Atribuição Criminal)

_____________________________________________________________________________

R. Joaquim Ananias de Toledo n. 105, Bairro Laerte Laender – Teófilo Otoni-MG - CEP 39.803-171

Fones: 33-3523-4684 / WhatsApp (33) 98451-9691 – e-mailpj8teofilootoni@mpmg.mp.br

www.mpmg.mp.br

Ofício Conjunto nº: 59/2021/8PJTO/6ªPJTO

Teófilo Otoni, 19 de março de 2021. Excelentíssimo Senhor

Doutor Rômulo Quintino da Silva

DD. Chefe do 15º Departamento de Pol. Civil de MG

Teófilo Otoni-MG

Assunto: Nota de Elogio - Faz.

Excelentíssimo Senhor,

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por seus Promotores de Justiça abaixo assinados, no uso de suas atribuições legais, veem, com elevadíssimo respeito à honrosa presença de Vossa Senhoria, encaminhar a presente NOTA DE ELOGIO para o ilustre Delegado de Polícia, Doutor Rodrigo Marques

Colén.

Há muito citado Delegado de Polícia vem trabalhando continuamente atendendo às requisições e requerimentos destas Promotorias de Justiça, sempre com elevada atenção, presteza, prontidão e zelo. Jamais descumpriu prazos consignados para respostas, as quais todas satisfatórias.

Além disso, digno de elogio foi o excelente trabalho empreendido frente a investigação nos autos do inquérito policial nº 009/2019, o qual desaguou em oferecimento de denúncia perante a 269ª Justiça Eleitoral – processo n. 060001-98.2021.6.13.0269; que por sua vez, tal investigação foi fruto de outra encetada em face de denúncia oferecida contra Ricardo Rivelino Bispo (PCnet n. 2017-686-002850-001-005817133-06), do qual também resultaram em duas ações penais: 0481739-29.2019.8.13.0686 dando-o como incurso no artigo 171 4x, e processo n. 0073775-97.2017.8.13.0686 pela prática dos crimes de Organização Criminosa – art. 2º, § 4º, II da Lei 12.850/13 – e crime de “lavagem” de bens – art. 1º § 4º da Lei. 9613/98. Tais investigações também foram conduzidas com total eficiência e lisura pelo ora elogiado, inobstante ter enfrentado diversas frentes contrárias, principalmente de natureza político-partidária. Mas, mantendo-se firme em suas

8ª Promotoria de Justiça Teófilo Otoni-MG

(Controle Externo da Atividade Policial)

6ª Promotoria de Justiça Teófilo Otoni

(Atribuição Criminal)

_____________________________________________________________________________

R. Joaquim Ananias de Toledo n. 105, Bairro Laerte Laender – Teófilo Otoni-MG - CEP 39.803-171

Fones: 33-3523-4684 / WhatsApp (33) 98451-9691 – e-mailpj8teofilootoni@mpmg.mp.br

www.mpmg.mp.br

convicções, jamais se deixou abater diante de ameaças e influências criminosas e imorais com o propósito de demovê-lo de praticar os atos de ofício para os quais estava designado.

Por outro lado, público e notório o elevadíssimo conceito social que o Dr. Rodrigo Colén por suas qualidades pessoal e profissional. Os signatários também assim o endossam.

Isto posto, sentimos oportuno levar ao vosso conhecimento nosso parecer a respeito do Delegado de Polícia ora citado, consignando nossa sugestão para que, administrativamente seja feita a anotação pertinente em seu prontuário funcional

Atenciosamente,

HELIO PEDRO SOARES:16913000634

Assinado de forma digital por HELIO PEDRO SOARES:16913000634 Dados: 2021.03.19 11:27:01 -03'00'

ENZO PRAVATTA BASSETTI

Assinado de forma digital por ENZO PRAVATTA BASSETTI Dados: 2021.03.19 11:33:55 -03'00'

Dr. Rodrigo Marques Colen - Delegado de Polícia Civil em Teófilo Otoni Dr. Rodrigo Colen com os investigadores de polícia,

Referências

Documentos relacionados

Experiências Profissionais voltadas para Educação 2000 à 2005 – IESI – Instituto de Ensino Superior de Itapira Professor do Curso Superior de Administração de Empresas com

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

When ELISAcom is considered as standard test, since it is an accredited test worldwide used, then ELISAinh presented 100% of sensitivity and 83.5% of specificity in relation to

A metodologia, técnicas, procedimentos e instrumentos técnicos- operacionais de acompanhamento familiar eespecializado aos usuários na Política de Assistência Social (CRAS e