• Nenhum resultado encontrado

1 - HISTORIA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO E DA CRIANÇA DO RIO DE JANEIRO(ICCRJ)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 - HISTORIA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO E DA CRIANÇA DO RIO DE JANEIRO(ICCRJ)"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1 - HISTORIA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO

E DA CRIANÇA DO RIO DE JANEIRO(ICCRJ)

2 - HOSPITAIS E SERVIÇOS QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO

IMPORTANTE DE STANS MURAD-NETTO

(2)

DEPOIS DE 2 ANOS E SEIS MESES DE INTERNO/RESIDENTE E INVESTIGADOR NO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DO MEXICO (INCM), UMAS DAS MAIORES REFERENCIAS MUNDIAIS DA FASE DA SEMIOLOGIA MÉDICA DO MUNDO, DE SODDI PALLARES DOS POTENCIAIS LOCAIS E HENRIQUE CABRERA DAS SOBRECARGAS SISTOLICAS E DIASTOLICAS CARDIOPATIAS DA ELETROCARDIOGRAFIA, O METODO MAIS IMPORTANTE DA CARDIOLOGIA DA ÉPOCA, DE RIVERO CARBALLO DO SINAL DA INSUFICIENCIA TRICUSPIDE, DA ANGIOCARDIOGRAFIA SELETIVA DE IGNACIO CHAVES, DA EMBRIOLOGIA E DO EXTRAORDINÁRIO MUSEU DE CARDIOPATIAS CONGENITAS DE MARIA VICTORIA DE LA CRUZ E OUTROS, AONDE FUI HONRADO AO SER ESCOLHIDO ORADOR DO FINAL DO CURSO E APÓS TER RECEBIDO GRAU MAIS ELEVADO, DE EXCELENTE, NA AVALIAÇÃO DE TODO PERIODO DE INTERNO/RESIDENCIA E CONSIDERADO UM DOS MAIS DESTACADOS FELLOWS DO INCM, FUI PARA OS EEUU.

(3)

NOS EEUU, EM JULHO DE 1961, SERVIÇO DE GOFFREDO GENSINI, St JOSEPHs HOSPITAL, SYRACUSE, NY, USA. QUE ESCREVEU O CAPÍTULO DE ARTERIOGRAFIA CORONARIA DO BRAUNWALD’S HEART DISEASE, UM DOS MAIS IMPORTANTES LIVROS DA CARDIOLOGIA MUNDIAL, VIVI A FASE DA IMAGEM EM CARDIOLOGIA E APRENDI ANGIOCARDIOGRAFIA, PRINCIPALMENTE A CINECORONARIOGRAFIA, EMPOLGANTE INICIO DESTE METODO DIAGNOSTICO DA CARDIOLOGIA, ABENÇOADO PERIODO NO GRANDE PAÍS DE UM VALOROSO POVO QUE NOS ESTIMULA QUANDO MOSTRAMOS INTERESSE, NOS

DESTACAMOS PROFISSIONALMENTE E POR ISSO AJUDARAM-ME

MUITO, PROOPORCIONANDO-ME TODO MATERIAL E PESSOAL QUALIFICADO PARA O TRABALHO EXPERIMENTAL QUE PROPUS EM CÃES:

(4)

NAQUELE PERIODO 1961-1962 A DOENÇA CORONARIA ATINGIA UM NIVEL MUITO ELEVADO DE MORBIDADE E MORTALIDADE E NÃO EXISTIA RECURSOS EFICASES, EXCETO OS NITRATOS . EU PROPUS E GENSINI ACEITOU UMA TECNICA DE PELO SEIO CORNARIANO, INJETAR SANGUE, OXIGENIO, ELETROLITOS, DROGAS, ETC. QUE ATUALMNTE CHAMAMOS DE “PERCUTANEOUS RETROGRADE VENOUS PERFUSION OF THE MYOCARDIUM TECHNIQUE” QUE USANDO CELULAS TRONCO TEVE ENORME REPERCUSSÃO INTERNACONAL E PRÊMIOS NO BRASIL E NA ESPANHA.

(5)

NAQUELE ANO CONTRIBUI COM DOIS TRABALHOS COM REPERCUSSÃO INTERNACIONAL, O PRIMEIRO ESPASMO CORONARIANO DOCUMENTADO NO SER HUMANO QUE PARTICIPEI REALIZANDO UMA CINECORONARIOGRAFIA, TRABALHO PREMIADO QUE EM HOMEMAGEM A GOFFREDO GENSINI APÓS SUA MORTE RICHARD CONTI, PRESIDENTE DO AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY PUBLICOU UM ARTIGO SOBRE A VIDA DE GOFFREDO E TRÊS DOS TRABALHOS MAIS IMPORTANTES DE SUA VIDA, EU ESTOU EM TRÊS, UM DELES O DE ESPASMO CORONARIANO. MAS, O MAIS IMPORTANTE TRABALHO, IDEALIZADO POR MIM, QUE TEVE GRANDE REPERCUSSÃO INTERNACIONAL FOI O REALIZADO EM CÃES, “ PERCUTANEOUS RETROGRADE VENOUS PERFUSION OF THE MYOCARDIUM” AMBOS COM PREMIOS INTERNACIONAIS.

(6)

AO REGRESSAR AO BRASIL EM AGOSTO DE 1962, DEPOIS DE RECUSAR INUMEROS CONVITES PARA PERMANECER NOS EEUU, PRINCIPALMENTE DO CHEFE DA CIRURGIA CARDÍACA E DE GENSINI, QUE INCLUSIVE ENVIOU UMA CARTA AO GOVERNADOR CARLOS LACERDA E OUTRA PARA MIM INFORMANDO QUE OFERECERAM-ME UM SERVIÇO EM MIAMI OU NOVA YORK!! EU ALEGUEI QUE MINHA FAMILIA ME PEDIA PARA VOLTAR, MEU PAI IDOSO E UM DOS IRMÃOS COM FILHOS ESTAVA DESEMPREGADO. E MUITO DOENTE ELE DISSE-ME QUE TROUXESSE A FAMILIA. EU ALEGUEI MINHA FAMILIA É GRANDE. ELE RESPONDEU-ME “TRAZ-LHES AOS POUCOS”. ASSIM É O POVO AMERICANO QUE FEZ OS EEUU O MAIOR PAÍS DO MUNDO!!! !

(7)

AO CHEGAR NO RIO DE JANEIRO, EM AGOSTO DE 1962, MINHA ALEGRIA FOI MUITO GRANDE DE VER MEUS PAIS, EMOCIONADOS E UM GRANDE AMIGO, O MAJOR HELIO LAGO. CHEGAVA NO RIO DE JANEIRO DEPOIS DE

QUASE 4 ANOS FORA.

DEPOIS DE ALGUNS DIAS COMECEI A ENFRENTAR AS DIFICULDADES. A RECUPERAÇÃO DO MEU EMPREGO NA PREFEITURA, OBTIDO POR CONCURSO QUANDO ESTUDANTE E EM LICENÇA NO EXTERIOR PARA ESTUDO. APÓS RECUPERAR O EMPREGO O SECRETARIO DE SAÚDE DESTINOU-ME PRA TRABALHAR NO AMBULATÓRIO DE CLINICA NA ZONA NORTE DA CIDADE. NAQUELE TEMPO NÃO SE FAZIA CORONARIOGRAFIA NO BRASIL E OS CATETERISMOS CARDIACOS ERAM REALIZADOS COM BAIXA FREQUENCIA E TECNICAMENTE INCOMPLETOS POR FALTA DE MATERIAL APROPRIADO E PREPARO PROFISSIOAL. ERA PROIBIDA A IMPORTAÇÃO.

EUGENIO DO CARMO DIRETOR DO INSTITUTO ESTADUAL DE CARDIOLOGIA ALOYSIO DE CASTRO (IECAC), LOCALIZADO EM UMA “CASA” NO CENTRO DA CIDADE, COMPLETAMENTE DESPROVIDA DE CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA SER HOSPITAL DE CARDIOLOGIA.

ERA AMIGO DO DONO DO CORREIO DA MANHÃ, IMPORTANTE JORNAL DO RIO DE JANEIRO NA ÉPOCA, CONSEGUIU TRANSFERIR-ME DO AMBULATORIO PARA ESTA CASA DENOMINADA INSTITUTO ESTADUAL DE CARDIOLOGIA ALOISIO DE CASTRO. DR EUGENIO OFERECEU-ME UMA SALA DE RADIOLOGIA CONTENDO UM APARELHO SIEMENS VELHO DE FLUOROSCOPIA, UM SERIOGRAFO DE APARELHO DIGESTIVO ANTIGO E COM DEFEITO, DE 4 EXPOSIÇÕES POR SEGUNDO E UMA SERINGA INJETORA MANUAL!!! CONDIÇÕES CAOTICAS PARA REALIZAÇÃO DE CATETERISMO CARDIACO. EU DEIXEI UM SERVIÇO DE INTENSIFICADOR DE IMAGEM PARA USAR FLUOROSCOPIA, UMA SERINGA INJETORA AUTOMATICA PARA USAR UMA MANUAL E UM ANGIOGRAFO VELHO DEFEITUOSO DE PESSIMAS IMAGENS ANGIOGRAFICAS E NÃO TÍNHAMOS CINEANGIOCARDIOGRAFIA!!!!!!

(8)

ALÉM DESTA SITUAÇÃO DRAMATICA TAMBEM NÃO DISPUNHAMOS DE CATETERES PORQUE NÃO ERA PERMITIDA IMPORTAÇÃO NO BRASIL!!! STANS TEVE QUE COMPRAR ROLOS DE TUBOS DE POLIETILENO FINOS E COMEÇOU A CONSTRUI-LOS.

O GUIA FOI MAIS DIFICIL E STANS TEVE QUE CONVENCER UMA FABRICA DE CORDAS DE VIOLÃO DE SÃO PAULO A SOLTAR O ARAME DO INTERIOR DAS MESMAS, E FORNECER-LHE O QUE FUNCIONARIA COMO CORDA GUIA. AS AGULHAS DE PUNÇÃO, AS PINÇAS, BISTURI ETC. ERAM ADQUIRIDOS DE UM ALEMÃO NA TIJUCA, QUE FABRICAVA INSTRUMENTOS CIRURGICOS. COMO REALIZAR CINECORONARIOGRAFIA SEM INTENSIFICADOR DE IMAGEM, SEM CINE, SERINGA INJETORA AUTOMATICA, DESFIBRILADOR, PROTETOR OCULAR E DA TIREOIDE ETC. E NO ESCURO DE UMA SALA COM FLUOROSCOPIA?

(9)

STANS CRIOU UMA TECNICA DE CORONARIOGRAFIA POR “OCLUSÃO DE AMBAS VEIAS CAVAS” E DEPOIS DE VARIOS EXAMES EXPERIMENTAIS EM CÃES USOU NO SER HUMANO, E APRESENTOU EM DOIS ANOS SEGUIDOS NOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA, DE SALVADOR 1963 E BRASILIA 1964 E PUBLICOU O ARTIGO NOS “ARCHIVOS DEL INSTITUTO NACIOAL DE CARDIOLOGIA DE MEXICO” EM 1963.

UM CARDIOLOGISTA DO ESPIRITO SANTO DIRIGIU A SEGUINTE OBSERVAÇÃO A STANS: “VOCÊ NÃO TEM OUTRO ASSUNTO PARA APRESENTAR ALÉM DE CORONARIOGRAFIA?” SANTA IGNORANCIA E LAMENTAVEL ARRASO NACIONAL BRASILEIRO!!! POR OUTRO LADO STANS RECEBEU VARIAS SOLICITAÇÕES DE SEPARATAS DO ARTIGO PUBLICADO NO MEXICO INCLUSIVE DA EUROPA (ESPANHA). E, APESAR DE TUDO ISTO E DA EXPERIENCIA NOS EEUU, A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA OFICIALMENTE CONSIDERA QUE FOI EDUARDO SOUSA, DESTACADO COLEGA DE SÃO PAULO, QUE FEZ A PRIMEIRA CINECORONARIOGRAFIA DO BRASIL. ELE FEZ A 1ª CINECORONARIOGRAFIA SELETIVA PORQUE RECEBEU O EQUIPAMENTO EM SÃO PAULO ANTES DO RIO DE JANEIRO.

(10)

MAS FOI STANS QUE REALIZOU A PRIMEIRA CORONARIOGRAFIA NO BRASIL COM TECNICA CRIADA POR ELE USANDO APARELHO DE RADIOLOGIA DIGESTIVA SEM CINE, COM SERINGA INJETORA MANUAL E APESAR DESTES EQUIPAMENTOS INADEQUADOS, ENVIOU PARA PUBLICAÇÃO ESTE TRABALHO QUE FOI ACEITO PELA REVISTA ARCHIVOS DEL INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE MEXICO, UM DOS MAIORES CENTROS DE CARDIOLOGIA DO MUNDO DA ÉPOCA, LIDER EM ELETROCARDIOGRAFIA E POR RISSO UM GRANDE NUMERO DE PROFESSORES DAS MAIORES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, INCLUSIVE DA USP, PASSARAM PERIODOS ASSISTINDO AULAS TEORICAS E PRATICAS NAQUELE HOSPITAL. EU GOSTARIA DE VER UMA ANGIOTOMOGRAFIA COM MINHA TECNICA DE OCLUSÃO DAS CAVAS.

(11)

POR OUTRO LADO STANS FEZ TREINAMENTO POR UM ANO EM CINECORONARIOGRAFIAS DIARIAMENTE NOS EEUU, TEVE UM TRABALHO PREMIADO PELA 1ª DEMONSTRAÇÃO DE ESPAMO DE ARTERIA CORONARIA NO SER HUMANO, RECONHECIDO PELO ENTÃO PRESIDENTE DO AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY DR RICHARD CONTI E TAMBEM NÃO RECONHECIDO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, MAS SIM PELO

AMERICAN COLLEGE OF ANGIOLOGY E PELO ENTÃO PRESIDENTE DO AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY, FAMOSA SOCIEDADE AMERICANA DE CARDIOLOGIA.

(12)

NESTE PERIODO JESSE TEIXEIRA UM DOS MAIORES CIRURGIÕES DE TORAX DO BRASIL CONVIDOU STANS MURAD A FUNDAR O SERVIÇO DE HEMODINAMICA E ANGIOCARDIOGRAFIA DO HOSPITAL DA BENEFICIENCIA PORTUGUESA DO RIO DE JANEIRO. NESTE HOSPITAL FUNDAMOS UM DOS MAIS COMPLETOS SERVIÇOS DE HEMODINAMICA E ANGIOCARDIOGRAFIA DE NOSSO PAIS, E POR ISSO SURGIU O SERVIÇO DE CIRURGIA CARDÍACA.

(13)

EM JULHO DE 1984,STANS-MURAD NETTO RECEBEU DO SR TJONG OEI POR DOAÇÃO UM TERRENO DE 11.600 M² NA BARRA DA TIJUCA PARA CONSTRUIR UM HOSPITAL QUE FOI DENOMINADO INICIALMENTE DE JOÃO PAULO II SERVIÇOS MEDICOS S/A, NOME AUTORIZADO PELO SANTO PADRE O PAPA DO VATICANO EM 29 DE JANEIRO DE 1990. POSTERIORMENTE FOI ALTERADA A DENOMINAÇÃO SOCIAL PASSANDO A CARDIO RIO DA BARRA HOSPITAL LTDA, E EM 20 DE SETEMBRO DE 1993 MUDOU NOVAMENTE A DENOMINAÇÃO SOCIAL PARA INSTITUTO DO CORAÇÃO E DA CRIANÇA DO RIO DE JANEIRO LTDA.

(14)

1- TERRENO DE 11600 M² NA BARRA DA TIJUCA, FOI DOADO PELO EMPRESARIO TJONG OEI PARA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL. ADMIRAVEL SER HUMANO, UMA DAS PERSONALIDES MAIS IMPORTANTES PARA O SURGIMENTO DA BARRA

2- PROJETO DE HOSPITAL DE OITO ANDARES COM HELIPONTO (PARA POUSO DE HELICOPTERO) APROVADO PELA PREFEITURA E AERONAUTICA ABAIXO:

(15)

3- EMPRÉSTIMO DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL DE OTIMAS CONDIÇÕES COM APOIO DO GOVERNO FEDERAL.

4- MEDICOS ESPECIALISTAS MAIS DESTACADOS DO RIO DE JANEIRO FORAM CONVIDADOS E ACEITARAM PARTICIPAR DESTE PROJETO COMO: PAULO NIEMEYER (NEUROCIRURGIA); EURICO FERREIRA (OFTALMOLOGIA, IBOL), IVO PITANGUI (CIRURGIA PLASTICA); FELIPE MATOSO (RADIOLOGIA); ANTONIO JAZBICK (CIRURGIA CARDIACA); JESSE TEIXEIRA (CIRURGIA TORACICA), ETC.

COMENTARIOS DE:

PAULO NIEMEYER (PAI): ”NUNCA VI TANTA GENTE IMPORTANTE NUMA MESMA SALA” IVO PITANGUI: “VOU MORAR EM ANGRA E VIR TRABALHAR DE HELICOPTERO”

(16)

ECONOMISTA DOS EEUU CONTRATADA POR JOÃO HAVELANGE, PRESIDENTE DA FIFA NA ÉPOCA, PARA ASSESSORAR O PROJETO ECONOMICO DO HOSPITAL, ESTEVE PRESENTE NA REUNIÃO.

NAQUELA HISTORICA E INIMAGINAVEL NOITE DA REUNIÃO COM TODOS ENTRE OS MAIS FAMOSOS ESPECIALISTAS DO RIO DE JANEIRO. A INEXPERIENCIA DE STANS MURAD-NETTO QUE DEVERIA APRESENTAR OS SERVIÇOS DESTINADOS A CADA ESPECIALIDADE NA PLANTA ARQUITETONICA, SURPREENDEU SOLICITANDO O QUE CADA UM DESEJAVA NO SEU SERVIÇO DECEPCIONANDO OS CONVIDADOS E INTERROMPENDO O QUE SERIA UMA OBRA HOSPITALAR COM UM DOS MAIS DESTACADOS CORPO CLINICO/CIRURGICO QUE SE PODERIA REUNIR EM NOSSO PAÍS.

RAZÕES PARTICULARES FIZERAN STANS INTERROMPER ESTE PROJETO E COMEÇAR PELO INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO MEDICA DO RIO DE JANEIRO, PIONEIRO EM AULAS PRESENCIAIS E A DISTANCIA DE NOSSO PAÍS.

(17)

STANS CONTINUAVA COM O PROPÓSITO DE TER SEU PROPRIO SERVIÇO E/OU UM HOSPITAL QUE TIVESSE, COMO TINHA NOS EEUU, LIBERDADE E SEGURANÇA DE AUTONOMIA TOTAL PARA CRIAR E DESENVOLVER TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO E ATENDIMENTO CARDIOLOGICO :

CLINICA SÃO VICENTE: DR LUIZ ROBERTO LONDRES ESTAGIAVA NO SERVIÇO DE HEMODINAMICA E ANGIOCARDIOGRAFIA DO INSTITUTO ESTADUAL DE CARDIOLOGIA ALOYSIO DE CASTRO NO HUMAITA DIRIGIDO POR STANS MURAD-NETTO. BOM AMIGO E PROFISSIONAL INTERESSADO EM DESENVOLVER SEUS CONHECIMENTOS EM CARDIOLOGIA, ACEITOU NOSSA PROPOSTA, CERTAMENTE COM AUTORIZAÇÃO DE SEU PAI GENIVAL LONDRES UM DOS ÍCONES DA CARDIOLOGIA DAQUELA ÉPOCA, DE TRANSFORMAR A CLINICA DE REPOUSO SÃO VICENTE NUM GRANDE HOSPITAL. COMEÇAMOS POR SOLICITAR A DEMISSÃO DOS MEDICOS DA CLINICA NO QUE FOMOS ATENDIDOS POR GENIVAL LONDRES. FALTAVA UM CIRURGIÃO E INDICAMOS O NOME DO NOTAVEL FERNANDO PAULINO E MARCAMOS UM ALMOÇO NUMA CHURRASCARIA DO HUMAITA. AO CHEGAR AO ENCONTRO FERNANDO PAULINO DISSE:

“DEIXEI DE PARTICIPAR DA FESTA DE MAIS UM ANO DA FORMATURA DE MINHA TURMA DA FACULDADE PARA VIR A ESTA REUNIÃO COM VOCÊS” STANS E LUIZ ROBERTO. NESTA ÉPOCA EU ESTAVA ESTUDANDO E FAZENDO MINHA TESE PARA O “MEMORAVEL CONCURSO DE LIVRE DOSCENCIA DE CARDIOLOGIA DA UFFRJ” E ENCERRAMOS AS INUMERAS REUNIÓES QUE CULMINARAM COM FERNANDO PAULINO E DEIXEI-OS COM TERRENO LIVRE PARA MUDAR COMO DESEJASSEM. ESTA É A HISTORIA DO SURGIMENTO DA FAMOSA CLINICA SÃO VICENTE. HOJE ME SURPREENDE MUITO COMO EU ERA ALTAMENTE ACREDITADO PELOS MAIS FAMOSOS MEDICOS DO RIO DE JANEIRO. EU CREDITO GRAÇAS ÀS “PEGADAS NA AREIA” DE VERDADE!!! QUANDO TERMINEI O CONCURSO A CLINICA TINHA UM BOM CARDIOLOGISTA POR NECESSIDADE DE ATENDIMENTO CARDIOLOGICO E PREFERI CONTINUAR A BUSCA DO MEU SERVIÇO.

(18)

STANS MURAD NETTO

POR LUIZ ROBERTO LONDRES - 14 DE MARÇO DE 2014

“TIVE A HONRA, O PRAZER E O PRIVILÉGIO DE TER TRABALHADO DIRETAMENTE COM O PROFESSOR STANS MURAD NETO, HOJE UM AMIGO DISTANTE NO DIA A DIA MAS SEMPRE PRESENTE EM MINHA VIDA. DEVO A ELE MUITO MAIS DO QUE OS ENSINAMENTOS DA PRÁTICA DA HEMODINÂMICA ONDE ELE FOI UM DOS

PIONEIROS EM NOSSO PAÍS; FOI DE STANS MURAD QUE OUVI PELA PRIMEIRA VEZ, O ANO ERA 1969, QUE TÍNHAMOS QUE COMEÇAR A PENSAR EM CONSTRUIR UM HOSPITAL NA BARRA DA TIJUCA, LOCAL ENTÃO DISTANTE E COM ACESSO DIFÍCIL PELAS TORTUOSAS AVENIDA NIEMEYER E ESTRADA DO JOÁ (OS TÚNEIS

DOIS IRMÃOS, PEPINO E JOÁ SÓ SERIAM INAUGURADOS EM 1970). SEU ESPÍRITO PIONEIRO JÁ ENXERGAVA O RIO DE JANEIRO EM SEU ESPAÇO E TEMPO FUTUROS.

MAS TENHO, EM RELAÇÃO A ELE, UM DÉBITO INIGUALÁVEL: DEVO A ELE A FAÍSCA QUE DETONOU A

TRANSFORMAÇÃO DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO EM UM HOSPITAL GERAL CONCEITUADO E, COMO ELE STANS, SEMPRE PIONEIRO: A CLÍNICA SÃO VICENTE. PORTANTO, AO MESTRE E AMIGO O ETERNO

AGRADECIMENTO, CARINHO E ADMIRAÇÃO POR SUA OBRA, SEU CARÁTER E DEDICAÇÃO AO ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA DA CARDIOLOGIA. E POR TER SIDO O CATALISADOR ESSENCIAL PARA A CRIAÇÃO DA CLÍNICA SÃO VICENTE ONDE, POR DIVERSOS PERÍODOS, ATENDIA PACIENTES E PRATICAVA A

HEMODINÂMICA”.

HOMENAGEM RECEBIDA NA INAUGURAÇÃO DA HEMODINÂMICA DA CLÍNICA SÃO VICENTE

“AO DOUTOR STANS MURAD NOSSA ADMIRAÇÃO E NOSSO AGRADECIMENTO POR TER DADO O PRIMEIRO PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DA ATUAL CLÍNICA SÃO VICENTE”

(19)

HOSPITAL RIOMAR: CONSTRUIDO PELO EMPRESARIO PASQUALE MAURO QUE INDICOU ACRYSIO PEIXOTO QUE FOI MEU CHEFE NO HOSPITAL SOUSA AGUIAR, CORRETISSIMO, GRANDE CIRURGIÃO GERAL, INDICOU-ME CHEFE DA CARDIOLOGIA. PRIINDICOU-MEIRA PROVIDENCIA QUE INDIQUEI FOI COLOCAR O SERVIÇO DE HEMODINAMICA DO LADO DO CENTRO CIRURGICO. NÃO ENCONTREI ISTO ANTES EM NENHUM HOSPITAL QUE CONHECI NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, EEUU, SUIÇA ETC SEGUNDA PROVIDENCIA CONVIDAR JOSÉ PEDRO DA SILVA, COM LONGA PÓS-GRADUAÇÃO (RESIDENCIA) NA CLEVELAND CLINIC PARA CHEFIAR A CIRURGIA CARDIACA DO HOSPITAL RIOMAR. TAMBÉM ACEITOU DE IMEDIATO E TROUXE SUA EQUIPE TODA PARA O RIO DE JANEIRO. FOI UM IMPACTO E COINCIDIU COM A INTERRUPÇÃO DO ENVIO DE PACIENTES INJUSTA E DESNECESSARIAMENTE PARA OPERAR EM SÃO PAULO QUANDO AQUI TINHAMOS NOTAVEIS CIRURGIÕES, COMO POR EXEMPLO, DR EDSON NUNES.

(20)

HOSPITAL DA BENEFICENCIA PORTUGUESA DO RIO DE JANEIRO: JESSE TEIXEIRA UM DOS MAIORES CIRURGIÕES TORAXICOS DO RIO CONVIDOU-ME PARA CRIAR O SERVIÇO DE HEMODINAMICA DO HOSPITAL. NESTE HOSPITAL E NO INSTITUTO ESTADUAL DE CARDIOLOGIA ALOISIO DE CASTRO REALIZAMOS AS PRIMEIRAS CINECORONARIOGRAFIAS DO BRASIL, DEPOIS DE REALIZAR DIARIAMENTE DURANTE 1 ANO, CINECORONARIOGRAFIAS NOS EEUU E INICIAR NO BRASIL A CORONARIOGRAFIA COM TECNICA DE OCLUSÃO DAS VEIAS CAVAS COM DUPLO BALÃO (VIDE NO SITE). NESTE SERVIÇO FORAM REALIZADAS ENDARTERECTO-MIAS DE CAROTIDAS PELO DR ARNO VON RISTOW COM EXCELENTES RESULTADOS. TAMBÉM TIVEMOS O PRAZER DE TER EM NOSSO SERVIÇO FELIPE MATOSO REALIZANDO ANGIOGRAFIAS EM GERAL, TRANSFORMANDO NOSSO SERVIÇO NUM DOS MAIS COMPLETOS E DE BONS RESULTADOS DE NOSS PAÍS. A DESASTROSA ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE DO HOSPITAL E NOMEAÇÕES IMPROPRIAS INTERROMPERAM O GRANDE HOSPITAL DAQUELE PERIODO. ABANDONEI A BENEFICIENCIA COM O USO DA JUSTIÇA, PORQUE NÃO ACEITARAM A MINHA RECUSA EM CONTINUAR.

HOSPITAL BALBINO: DEIXEI A BENEFICIENCIA PROPONDO CRIAR UM SERVIÇO NO HOSPITAL BALBINO E FOMOS ACEITOS E BEM RECEBIDOS. ACOMPANHEI A DIREÇÃO DO HOSPITAL NA SOLICITAÇÃO DOS CONVENIOS. DEIXEI MINHA EQUIPE E APESAR DE RESPEITADO E PRESTIGIADO PELA DIREÇÃO PREFERI ENCERRAR O SERVIÇO E A ESPECIALIDADE.

(21)

INSTITUTO ESTADUAL DE CARDIOLOGIA ALOYSIO DE CASTRO (IECAC): QUANDO CHEGUEI AO RIO DE JANEIRO, APÓS QUASE 4 ANOS COMO INTERNO, RESIDENTE E INVESTIGADOR DO ENTÃO FAMOSO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DO MEXICO E DEPOIS COMO FELLOW NO EXTRAORDINÁRIO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA E ANGIOCARDIOGRAFIA DO CARDIOPULMONARY LABORATORY OF THE St JOSEPH’S HOSPITAL, SYRACUSE, NY, USA, DIRIGIDO PELO NOTAVEL MESTRE GOFFREDO GENSINI, QUE ESCREVEU O CAPITULO DE ARTERIOGRAFIA CORONARIA DO LIVRO BRAUNWALD HEART DISEASE UM DOS MAIS IMPORTANTES DA CARDIOLOGIA ATUAL, EU REGRESSEI AO BRASIL DEPOIS DE INSISTENTES PEDIDOS PARA QUE PERMACECESSE NOS EEUU.

(22)

UM DIA, GENTILMENTE COMO É COMUM NAQUELE GRANDE PAÍS, O CHEFE DA CIRURGIA CARDIACA, VIU-ME NO REFEITORIO, APROXIMOU-SE E DISSE: POSSO SENTAR-VIU-ME?

É CLARO, RESPONDI!!

VOCÊ TEM QUE FICAR NOS EEUU!!

AGRADECI A HONRA DO CONVITE E RESPONDI QUE NÃO PODERIA VIVER LONGE DE MINHA FAMILIA. ELE INSISTIU:

TRAZ SUA FAMILIA

MINHA FAMILIA É MUITO GRANDE. TRAZ AOS POUCOS, E CONTINUOU TENTANDO CONVENCER-ME.

AO CHEGAR DE NAVIO DE CARGA NO RIO DE JANEIRO O CHOQUE FOI GRANDE, MINHA CIDADE E MEU PAÍS, FOI GRANDE A EMOÇAO DE REVER MEUS PAIS E UM GRANDE AMIGO, CORONEL HELIO LAGO,

ESPELHO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, DE HONESTIDADE, PATRIOTISMO COM FREQUENTES

(23)

ALGUNS DIAS DEPOIS, AO APRESENTAR-ME À SECRETARIA DE SAUDE PERCEBI QUE CHEGARA AO BRASIL , FUI DESIGNADO PARA TRABALHAR NUM AMBULATORIO DE CLINICA MEDICA DO SUBURBIO DO RIO DE JANEIRO.

ALGUM TEMPO DEPOIS EU SOUBE QUE GENSINI DOS EEUU MANDARA UMA CARTA AO ENTÃO GOVERNADOR CARLOS LACERDA, PORQUE O SECRETÁRIO DE SAUDE TELEFONOU-ME PERGUNTANDO-ME O QUE EU QUERIA?

QUERO TRABALHAR EM CARDIOLOGIA E HEMODINAMICA REALIZANDO CINECORONARIOGRAFIAS QUE NO BRASIL NÃO ESTÃO FAZENDO.

O SECRETARIO RESPONDEU-ME : “DEPOIS DE PASSAR QUASE 4 ANOS NO EXTERIOR PRECISA SERVIR AO POVO “

O DIRETOR DO INSTITUTO, EUGENIO DA SILVA CARMO, AMIGO DO DONO DO JORNAL CORREIO DA MANHÃ CONSEGUIU MINHA TRANSFERENCIA PARA UMA CASA NO CENTRO DO RIO CHAMADA INSTTUTO ESTADUAL DE CARDIOLOGIA (IECAC).

(24)

EUGENIO DO CARMO, ERA O DIRETOR DESSE “HOSPITAL” ENTREGOU-ME A SALA DE RADIOLOGIA QUE TINHA UM APARELHO VELHO PARA SERIOGRAFIA DIGESTIVA, E UMA INJETORA MANUAL. FALTAVA O MATERIAL PARA CATETERISMO CARDIACO E NÃO ERA PERMITIDO IMPORTAÇÃO NO BRASIL. RESOLVI FABRICAR O MATERIAL:

OS CATETERES, COMPREI UM ROLO DE TUBO DE POLIETILENO E COM UMA VELA ACESA FIZ OS CATETERES. AS GUIAS, LIGUEI PARA UMA FABRICA DE CORDAS DE VIOLÃO DE SÃO PAULO, EXPLICANDO E IMPLORANDO QUE NOS VENDESSEM AS CORDAS COM O FIO DE AÇO DO INTERIOR LIVRE. FALTAVA OCLUIR A PONTA DA CORDA DE VIOLÃO E, FABRICAR O RESTO DO MATERAL CIRURGICO. OS CIRURGIÕES INDICARAM-ME UM ALEMÃO, SR. LANG, NA TIJUCA.

COMEÇAMOS A REALIZAR OS CATETERISMOS E CORONARIOGRAFIAS. UM DIA, CARDIOLOGISTAS AMERICANOS, MEMBROS DO AMERICAN COLLEGE OF CHEST PHYSISICIANS EM TURNÊ PELO RIO DE JANEIRO VISITARAM-NOS E MOSTREI-LHES AS PRIMEIRAS CORONARIOGRAFIAS DO RIO DE JANEIRO E DO BRASIL , CASOS DE TRANSPOSIÇÃO CORRIGIDA DOS GRANDES VASOS E UM PACIENTE COM DUPLA VIA DE SAIDA DOS GRANDES VASOS DO VD QUE OS EXALTOU “VIEMOS DOS EEUU PARA VERMOS PELA PRIMEIRA VEZ DUPLA VIA DE SAIDA DOS GRANDES VASOS DO VENTRICULO DIREITO NO BRASIL.“

(25)

EUGENIO DO CARMO AMIGO DO DONO DE UM DOS MAIORES JORNAIS DO RIO DE JANEIRO NA ÉPOCA (CORREIO DA MANHÃ), CONSEGUIU QUE O GOVERNADOR ENTREGASSE PARA O IECAC O PREDIO DE 8 ANDARES DA RUA DAVID CAMPISTA, HUMAITÁ. O SECRETARIO DE SAUDE QUERIA DEMITIR EUGENIO E ELE SABIA DO MEU RELACIONAMENTO COM O PAI DA MULHER DO PRESIDENTE DA REPUBLICA DA ÉPOCA, E FOI A MINHA CASA A NOITE E INSISTIU QUE EU FICASSE NO LUGAR DELE, ATENDI O PEDIDO E FUI NOMEADO DIRETR DO HOSPITAL.

NO GOVERNO CHAGAS FREITAS, MIRO TEIXEIRA INDICOU-ME NOVAMENTE DIRETOR DO IECAC. NAS DUAS OPORTUNIDADES COM BASTANTE PODER DO PRESIDENTE PRIMEIRO E DO GOVERNADOR DEPOIS. NÓS TRANSFORMAMOS O IECAC :

(26)

1-ESTRUTURA: NOVO ELEVADOR, O ANTIGO ESTAVA PRENDENDO GENTE ENTRE OS ANDARES

2- TROCAMOS TODA TUBULAÇÃO DE ÁGUA, GÁS E ESGOTO SEM QUEBRAR PAREDE, COMO QUERIAM OS ENGENHEIROS DA OBRA PARA “ FICAR MAIS BONITO”

3-CRIEI A CIRURGIA CARDÍACA, HEMODNAMICA, CTI, CARDIOPEDIATRIA, ECOCARDIOGRAFIA,

CARDIOPEDIATRIA, AMBULATORIO DE D.VALVULARES, HIPERTENSÃO ETC

4-DOIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IPGMRJ (STANS MURAD-NETTO) E PUC (CARVALHO DE AZEVEDO). UM ALTO FUNCIONARIO ADVERTIU-ME EM RELAÇÃO AO CURSO CONCORRENTE: “ELE VAI TE ENGOLIR,” RESPONDI, NÃO TENHO MEDO DOS COMPETENTES, MAS DOS MEDÍOCRES.

5-CRIEI A SOCIEDADE DE AMIGOS DO IECAC E NO NATAL JUNTEI OS ALIMENTOS QUE VINHAM DA SECRETARIA DE SAÚDE, E COM O ARRECADADO DOS MEDICOS, COMPRAMOS ALIMENTOS NO MACRO, E DIVIDIMOS EM SACOLAS E DISTRIBUÍAMOS PARA OS FUNCIONÁRIOS PARA QUE FIZESSEM A FESTA EM SUAS CASAS E NÃO NO IECAC.

6-BENDITA ENFERMEIRA AURELIA NUNES LEAL UMA DAS MINHAS AMIZADES MAIS LEAIS. QUE NOSSA SENHORA A QUEM LOUVAVA TANTO SEJA A COMPANHEIRA DE SUA OBRA NO CÉU!!

(27)

OS MEUS GRANDES ERROS E/OU EQUIVOCOS:

A)-NÃO TER UM SERVIÇO DE MINHA PROPRIEDADE NO BRASIL. EU BUSCAVA CONSTRUIR UM QUANDO

JESSE TEIXEIRA OFERECEU-ME SER GOVERNADOR DO AMERICAN COLLEGE OF CHEST PHYSICIAN, EU ACEITEI E FUI ELEITO NA SUIÇA. EM SEGUIDA CONVENCEU-ME A ACEITAR O CONVITE PARA FUNDAR O SERVIÇO DE HEMODINAMICA E ANGIOCARDIOGRAFIA DA BENEFICIENCIA PORTUGUESA DO RIO DE JANEIRO (BPRJ) E EU INFELIZMENTE ACEITEI. O SERVIÇO ERA DA BPRJ E LOGO IMPUZERAM-ME UM CARDIOLOGISTA QUE NOS PREJUDICOU MUITO. A BENEFICENCIA PROVOCAVA DESEJO DE DESTACADOS COLEGAS DE PARTICIPAR DE SEU CORPO MEDICO. PARA ATENDER UM PEDIDO PARA APOIAR O DR ANTONIO JAZBICK SER NOMEADO CIRURGIÃO CARDIACO FUI ACONSELHADO PELA SECRETARIA PARTICULAR DO JESSE TEIXEIRA A FALAR COM ELE NA CASA DELE. ASSIM EU FIZ E INFELIZMENTE PERDI A AMIZADE DE JESSE QUE PASSOU A APOIAR O

CARDIOLOGISTA QUE ME FOI IMPOSTO PELA DIRETORIA DA BENEFICENCIA PORTUGUESA. ISTO

ACRESCENTOU GRANDE PREJUIZO FUNCIONAL DO NOSSO SERVIÇO DE HEMODINAMICA.

POR ORIENTAÇÃO DE ANTONIO MANOEL, FIZ UMA PROPOSTA AO HOSPITAL BALBINO QUE ACEITOU NOSSA TRANSFERENCIA PARA ESTE HOSPITAL E PARA DEIXAR A BPRJ TIVE QUE FAZE-LO ATRAVES DA JUSTIÇA, PORQUE A BENEFICENCIA RECUSOU-SE LIBERAR-ME.

(28)

B)- NO HOSPITAL BALBINO APRENDI QUE TODO SER HUMANO DESEJA SER DONO DO SEU TERRITORIO E UM DOS CARDIOLOGISTAS QUE DEIXEI NA MINHA EQUIPE NO HOSPITAL BALBINO NÃO ACEITAVA MINHA

LIDERANÇA. NÃO CONSEGUI CONSTRUIR UMA EQUIPE E ENTREGUEI O SERVIÇO. E ENCERREI A

HEMODINAMICA E MAIS TARDE TAMBEM A ESCOLA INFELIZMENTE. APRENDI MUITO, MAS MUITO TARDE. TIVE MEU APRENZADO EM CINECORONARIOGRAFIA NOS EEUU EM 1961, NO INICIO DO USO DESTA TECNICA NA MEDICINA, QUE REVOLUCIONOU A CARDIOLOGIA MUNDIAL E POR NÓS NO RIO DE JANEIRO E EDUARDO SOUSA EM SÃO PAULO TERMOS INICIADO NO BRASIL.

(29)

STANS MURAD-NETTO MD FACC’S

DIRETOR DO INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO MEDICA DO RIO DE JANEIRO PROFESSOR LIVRE DOCENTE DE CARDIOLOGIA DA UFRJ

INTERNO,RESIDENTE,INVESTIGADOR DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DO MEXICO

FELLOW DO Sr JOSEPH'S HOSPITAL,SYRACUSE. NY. USA

CERTIFICATE OF HONOR OF THE AMERICAN COLLEGE OF ANGIOLOGY e-mail profstans@uol.com.br

Tel.: 55 21 24391994 / 55 21 999820518 SITE: Www.ipgmrj.com.br

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem