• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Caderno de Questões

Você recebeu do fiscal um CADERNO DE QUESTÕES e um CADERNO DE RESPOSTAS.

O CADERNO DE QUESTÕES consta de 7 (sete) páginas, numeradas sequencialmente, incluindo o espaço para rascunho.

O CADERNO DE RESPOSTAS consta de 10 (dez) páginas, numeradas sequencialmente.

Esta é uma prova dissertativa, com o valor máximo de 60 (sessenta) pontos. O valor de cada questão está registrado ao lado do número da questão ou do item.

Concurso Público para Provimento de Cargos de

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Edital Nº 59/2013

Fisioterapia em Saúde Coletiva

Área:

RE - 60

1

Confira, no cartão grampeado ao CADERNO DE RESPOSTAS, o seu nome, o número de identidade e o de inscrição, além do código da Área de Atuação/Conhecimento para a qual você está concorrendo. Em caso de incorreções, comunique ao fiscal de sala.

2

Verifique se o número do código impresso na folha de resposta da questão 05 (didático-pedagógica) corresponde ao código constante da filipeta no Caderno de Respostas.

3

O tempo de duração previsto para a realização desta prova é de 04 (quatro) horas.

4

Para qualquer tipo de rascunho, somente será permitida a utilização das folhas constantes do CADERNO DE

QUESTÕES. Não é permitido ao candidato destacar qualquer folha deste caderno.

5

O desenvolvimento das questões só será considerado se transcrito a caneta

azul ou preta, para o espaço destinado à resposta de cada questão no CADERNO DE RESPOSTAS.

, de corpo transparente de tinta

Instruções

1

Confira, no cartão grampeado ao CADERNO DE RESPOSTAS, o seu nome, o número de identidade e o de inscrição, além do código da Área de Atuação/Conhecimento para a qual você está concorrendo. Em caso de incorreções, comunique ao fiscal de sala.

2

Verifique se o número do código impresso na folha de resposta da questão 05 (didático-pedagógica) corresponde ao código constante da filipeta no Caderno de Respostas.

3

O tempo de duração previsto para a realização desta prova é de 04 (quatro) horas.

4

Para qualquer tipo de rascunho, somente será permitida a utilização das folhas constantes do CADERNO DE

QUESTÕES. Não é permitido ao candidato destacar qualquer folha deste caderno.

5

O desenvolvimento das questões só será considerado se transcrito a caneta

azul ou preta, para o espaço destinado à resposta de cada questão no CADERNO DE RESPOSTAS.

, de corpo transparente de tinta

Instruções

(2)

Questão 01

Questão 02

(10 pontos)

(10 pontos)

Sob o título Influência do Programa Saúde da Família na melhoria dos indicadores no país é tema de

debate no Rio, a Agência Brasil publicou, em julho de 2012, notícia sobre a expansão da Atenção Básica,

constatando que, por meio das Unidades Básicas de Saúde, tem havido melhora nos indicadores de saúde no Brasil. Essa melhora estaria vinculada a uma assistência integral, por uma equipe multidisciplinar perto de casa, como estratégia de prevenção de doenças e a manutenção de saúde. No texto, Claunara de Mendonça, que já foi diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, lembra que algumas cidades brasileiras ainda não estão cobertas pelo Saúde da Família, principalmente nos municípios maiores. Esse é um desafio permanente.

Considerando a Lei Nº 8.080 e o Manual para a Organização da Atenção Básica, responda aos questionamentos A e B.

A) Liste e comente 5 (cinco) princípios comuns a essas legislações que fundamentem as práticas e a organização desse nível de complexidade da atenção.

B) Descreva uma ação da Atenção Básica que seja dirigida a grupos específicos da população, citando o impacto esperado e os indicadores que podem ser utilizados no seu acompanhamento.

O imaginário biomédico dominante na biomedicina apresenta algumas características, marcantes, centrais ao chamado paradigma biomecânico e flexneriano: visão do corpo humano como máquina; visão das doenças como coisas concretas, que não variam em pessoas e lugares, e que surgem como defeitos das peças dessa máquina, de natureza material. As lesões materiais ou germes são as causas últimas das doenças e demandam exames que vasculham o interior do corpo para o diagnóstico. O tratamento é centrado preferencialmente em medicamentos quimicamente purificados e cirurgias. O relacionamento é autoritário com os doentes (paradigma do cuidado hospitalar), que devem se submeter aos profissionais e aprender deles o saber científico, único verdadeiro para cumprimento eficaz de tratamento e prevenção.

(TESSER, C. D.; NETO POLI, P.; CAMPOS, G. W. S., 2010).

Considerando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS, responda aos itens A e B.

A) Discorra sobre a contribuição dessas práticas na consolidação dos princípios fundamentais do SUS.

B) Determine como essas práticas podem constituir uma estratégia para intervir no processo de desmedicalização social.

(3)

Questão 03 (15 pontos)

A política AprenderSUS, proposta pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em 2004, aponta, entre outras coisas, para a formação dos profissionais de saúde orientada para a integralidade, conforme destacado no trecho abaixo.

[...] Identifica-se há longo tempo a necessidade de promover mudanças na formação profissional de modo a aproximá-la dos conceitos e princípios que possibilitarão atenção integral e humanizada à população brasileira.

Em consonância com as considerações apresentadas, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, proposta pela SGTES em 2009, elaborou orientações e diretrizes para assegurar Educação Permanente dos trabalhadores para o SUS, considerando o desenvolvimento de estratégias e processos para alcançar a integralidade da atenção à saúde.

Considerando o exposto, responda aos itens A e B.

A) Disserte sobre as evidências da produção de novas práticas e sentidos na construção da integralidade, levando em consideração a interação ensino-trabalho.

B) Discorra sobre o conceito de educação permanente em saúde e a sua relação com o trabalho e com as práticas de formação e desenvolvimento profissional.

Questão 04 (15 pontos)

Em 2003, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Humanização (PNH), que propõe uma nova relação entre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e o profissional que o atenderá. Um de seus objetivos é efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, sendo seu eixo norteador.

(Brasil, 2004).

Com base nas referências de Humanização em Saúde, res ponda aos itens abaixo.

A) No texto Humanização: revisitando o conceito a partir das contribuições da sociologia médica, Deslandes (2006) discorre sobre a historicidade do conceito e da produção de modelos explicativos, entre eles o de Jan Howard, que identifica 11 (onze) práticas produtoras de desumanização dos cuidados e 8 (oito) práticas consideradas humanizadoras.

Apresente e discuta acerca de 3 (três) de cada uma dessas práticas.

(4)

[...] É preciso que saibamos que, sem certas qualidades ou virtudes como a amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos, identificação com a esperança, abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica.

Aceitar e respeitar a diferença é uma dessas virtudes sem o que a escuta não se pode dar.

(Freire, 1996)

[...] Pensar certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação quanto o respeito e o estímulo à capacidade criadora do educando. Implica o compromisso da educadora com a consciência crítica do educando cuja “promoção da ingenuidade não se faz automaticamente”.

(Freire, 1996)

No livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire aponta os saberes necessários à prática educativa. Considerando os fragmentos de texto acima destacados, disserte sobre a relação entre esses fragmentos e os saberes apontados pelo autor, a partir dos seguintes tópicos:

= Relação ensino, pesquisa e extensão

= Relação entre a prática docente e a construção do sujeito autônomo em tempos de inclusão.

(5)
(6)
(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

Querendo ajudar o colega, eles disputam o alinhamento de quem detém o poder para tomar o lugar da professora, quando esta não está posicionada no centro da atividade, mesmo que

Processo de produção, de acordo com a reivindicação caracterizado por ser utilizado para a padronização de técnicas sorológicas (ELISA, Western

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ​Campus​ Alvorada Direção

Comissão Própria de Avaliação Pesquisa sobre aspectos socioeconômicos e

[r]

Apenas docentes do quadro efetivo da Ufopa e em regime de dedicação exclusiva poderão se inscrever no presente edital. Todas as inscrições serão realizadas na categoria PIC Ciências,

2. O Museu Municipal de Alcochete incorpora todos os bens culturais provenientes de trabalhos arqueológicos efectuados na área geográfica do Concelho, bem como todos os outros,