• Nenhum resultado encontrado

Outubro 2020 CARTA MENSAL AO INVESTIDOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Outubro 2020 CARTA MENSAL AO INVESTIDOR"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CARTA MENSAL AO INVESTIDOR

(2)

Olá, investidor!

Seja bem-vindo a mais uma carta!

No mês de setembro tivemos uma correção do índice depois de 5 meses positivos. O S&P500 recuou 4%, enquanto o Nasdaq recuou 5,7% e o Dow Jones 2,3%.

No final do mês os investidores experimentaram um pouco do que pode ser a volatilidade por conta das eleições americanas.

Além disso, uma segunda onda de lock-downs é cada vez mais provável. A infeções na Europa e EUA continuam a aumentar. Os líderes mundiais são o Brasil e os EUA em termos de mortes e infecções pela doença.

Os dados econômicos saíram mistos mostrando o aquecimento de alguns setores e uma recuperação mais lenta em outros. O mercado imobiliário é um que está aquecido em diversas partes do mundo.

Naturalmente a inflação está retornando e devemos ficar com os olhos bem abertos para valores altos.

Confira na carta do mês de outubro nossos comentários sobre os principais eventos do mês..

(3)

Os principais eventos do mês

A grande volatilidade voltou no mês de setembro após informações que abalaram a recuperação dos últimos meses. O medo de um novo lockdown nos EUA e Europa fizeram as bolsas terem dias voláteis de correção que assustaram grande parte dos investidores.

No espectro político não foi diferente. O debate entra Trump e Biden causou grande insatisfação. O mercado quer uma decisão sobre as eleições e não dúvidas. Uma possível contestação de resultado poderia atrapalhar a recuperação econômica e agravar ainda mais a situação.

Trump pegou Covid-19 e não quis participar dos debates na forma digital, isso também preocupa pois o tempo está cada vez mais curto.

As negociações entre democratas e republicanos sobre o novo pacote de estímulos tem oscilado bastante também e pra colaborar em novembro teremos início da temporada de balanços dos 3 trimestre.

Na minha opinião, a partir de agora até o final do ano teremos uma grande volatilidade que pode ser para ambos os lados. É importante você estar ciente disso para ter o emocional mais controlado. 2021 Acredito que será um ano mais estável e de recuperação num modo geral.

(4)

Atenção para inflação

Os dados de inflação começam a subir a medida que os mercados são estimulados por baixos juros e políticas de incentivos fiscais.

Isso é positivo por um lado, mas negativo por outro. A

recuperação econômica naturalmente terá como

consequência a inflação, porém, o problema é quando ela sai totalmente de controle.

Uma forte inflação pode desvalorizar o seu patrimônio. Se você não tiver posicionado em ativos que vão corrigir esse efeito a consequência pode ser grave.

Ter uma parte do patrimônio dolarizado é uma ótima saída para tal problema. Confira a evolução dos dados de inflação no Brasil.

(5)

Uma análise histórica

Uma característica muito importante em investimentos é que o sucesso está no longo prazo. É lógico que não podemos desperdiçar algumas oportunidades que surgem no curto prazo, porém, nossa estratégia principal deve ser com um olhar de 10, 20, 30 anos.

Repare no período de 2002 até 2008. Tivemos duas grandes crises num intervalo de 6 anos. A primeira foi a bolha da internet que fez o índice derreter -50,53%, a segunda, a crise imobiliária com quedas que chegaram a -60,83%.

Um investidor que acumulou ações de boas companhias durante esse período foi extremamente feliz no período seguinte. Do final da crise de 2008 em diante o índice subiu praticamente todos os anos.

(6)

É obvio que é fácil chegar a essa conclusão depois que a história já foi escrita, o difícil mesmo era tomar essas decisões durante as crises.

Numa estratégia de investimentos de longo prazo precisamos estar preparados para períodos onde os mercados irão andar de lado. Essa é uma ótima fase para acumular as ações.

Não quero aqui dizer se as bolsas vão subir ou cair nos próximos anos, mas sim falar sobre a importância de estar preparado para os diferentes cenários.

Antigamente era muito comum investir em apenas um mercado. Hoje em dia, não. Estar preparado significa ter uma estratégia global para o patrimônio considerando a alocação em diferentes países, moedas, empresas e ativos.

A dica é que você aumente o potencial de seu portfólio através do planejamento e das estratégias de longo prazo. Nunca saberemos com certeza se estamos a frente de um longo bull market ou um longo período de estagnação.

(7)

“O grande risco é não assumir riscos. Em

um mundo que muda, de verdade,

rapidamente, a única estratégia com

garantia de fracasso é não assumir riscos.”

Mark Zuckerberg

Fundador do Facebook, a rede social mais

acessada do mundo.

(8)

No mês de setembro tivemos bons resultados com as alterações feitas no mês anterior. As compras em Netflix, ServiceNow e Teradyne tiveram bons resultados, estando todas elas com mais de 10% de ganho.

Outros ativos na carteira também subiram como é o caso da Lennar que está se beneficiando muito do boom imobiliário nos EUA e a Alexion que subiu mais de 12% depois de anunciar que espera um crescimento de USD 200 mi em suas receitas.

Para os demais ativos acreditamos que os preços continuam abaixo do valor justo, e esperamos uma recuperação nos próximos trimestres.

Confira a evolução de cada ação durante o mês.

(9)

Operações encerradas value investing+10,11%

Carteira de Value Investing

Operações abertas value investing+10,29%

Os ativos que possuem “2” na primeira coluna significa que houveram duas compras para fazer o preço médio. As compras foram feitas na carta mensal enviada em abril referente a março.

(10)

Carteira de Dividendos

Nossa carteira de dividendos recebeu no mês de setembro proventos de 3 ações de nossas carteiras, foram elas: A AT&T que pagou USD 132,08 e está com um DY de 7,43%; a ABBV que pagou USD 67,26 e está com um DY de 5,24% e a recém chegada Cisco (CSCO) que pagou USD 44,64 e tem um DY de 3,60%.

Nesse ano nossa carteira já recebeu no total USD 1.851,19 em dividendos.

Aqui existe uma oportunidade. Muitos de nossos ativos estão em baixa por conta da crise e dos conflitos em relação ao petróleo, porém, um ponto importante a ressaltar é que elas continuam a pagar os dividendos e a relação dos ganhos está alta.

Agora é um momento interessante para comprar este tipo de ativos.

(11)

Carteira de Dividendos

Operações abertas dividendos-15,30%

Operações encerradas dividendos+7,29%

Os ativos que possuem “2” na primeira coluna significa que houveram duas compras para fazer o preço médio. As compras foram feitas na carta mensal enviada em abril referente a março.

(12)

Carteira de Fundos Imobiliários - REITs

Nossa carteira de fundos imobiliários também tem boas oportunidades. No mês nós recebemos dividendos de 4 fundos no total de USD 579,10. Foram eles a Iron Mountain, Brandywine, National Health Investors e Spirit Realty Capital. Quero que você de uma atenção especial para esses 4 REITs que citei. Esses 4 são de setores diversificados e que foram resilientes durante a pandemia. Os 4 não pararam de pagar dividendos e atualmente estão com DY muito atrativos.

Se você gosta de fundos imobiliários e busca por opções estáveis e resilientes, sugiro dar uma atenção especial a esses 4: IRM, BDN, NHI e SRC. Eles são os 4 primeiros da lista.

Os outros fundos da carteira são do setor hoteleiro. Ali existem boas oportunidades, mas a recuperação está mais delicada, por isso estamos aguardando.

(13)

Carteira de Fundos Imobiliários - REITs

Operações abertas dividendos -19,48%

Operações encerradas dividendos+5,76%

Os ativos que possuem “2” na primeira coluna significa que houveram duas compras para fazer o preço médio. As compras foram feitas na carta mensal enviada em abril referente a março.

(14)

Contatos

E-mail: contato@difmarkets.com

Site:

www.pt.difmarkets.com

Isenção de responsabilidade

DIF Markets não leva em conta os objetivos individuais de investimento do destinatário, nem seus objetivos específicos de investimento, sua situação financeira, nem os requisitos e necessidades específicas. Portanto, todas as publicações da DIF Markets são oferecidas, a menos que especificado de outra forma, para fins informativos e/ou marketing, e não serão interpretadas como fiscais ou contábeis, ou uma recomendação ou ideia de investimentos, ou qualquer outro tipo de incentivo a agir, investir ou desinvestir de qualquer forma (coletivamente, “Recomendações”). A DIF Markets não será responsável por quaisquer perdas derivadas de quaisquer investimentos com base nas recomendações recebidas. A DIF Markets só responderá (de acordo com a seção “Limitação de Responsabilidade”) no caso de uma possível Recomendação não ter sido feita de acordo com as regras e práticas da profissão. Leia o disclaimer completo clicando aqui.

+598 93 997 431

Referências

Documentos relacionados

[...] consiste em uma constatação informal determinada pelo magistrado antes da decisão de deferimento do processamento da recuperação judicial, com a finalidade de

Posto isso, o projeto Universidade Sem Fronteiras “Educação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolar”

O SICOOB UNIÃO CENTRAL opera com diversos instrumentos financeiros, com destaque para disponibilidades, aplicações interfinanceiras de liquidez, relações

Concerning the formation of modern Brazil, João Roberto Martins (Universidade Federal de São Carlos) analyses the chan- ges in Brazilian military thinking in the post-Cold War era..

Este processo seletivo se destina aos (às) Estudantes Universitários (as) matriculados (as) no curso de graduação em Ciências Biológicas, nas modalidades

Pelo arranjo institucional de gestão do Sistema Penitenciário brasileiro, previsto na Lei de Execução Penal, ainda que seja positiva a postura do Judiciário, em especial do STF

Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento e domínio dos conceitos básicos de cálculo diferen- cial e integral de funções de várias variáveis. Relacionar os conhecimentos

Conselheiros presentes: Luiz Roberto Herbst (Presidente), César Filomeno Fontes, Salomão Ribas Junior (Relator), Wilson Rogério Wan-Dall, Julio Garcia, Adircélio de