• Nenhum resultado encontrado

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 1 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

PARECER ÚNICO

Nº 811775/2008 /2008 SUPRAM-ZM

Indexado ao(s) Processo(s) Nº:00031/1986/017/2008 e APEF: 04861/2008 Tipo de processo:

Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação

Empreendedor: ITATIAIA MÓVEIS S.A.

CNPJ: 25.331.521/0001-52 Empreendimento:

Fábrica de móveis de madeira com aplicação de tinta e/ou verniz Município:

Ubá

Atividade predominante:

Fabricação de móveis de madeira com aplicação de pintura e/ou verniz Código da DN e Parâmetro

B-10-02-2 Área construída: 15.120 m² Número de Empregados: 200 Porte do Empreendimento

Pequeno ( ) Médio ( ) Grande ( X )

Potencial Poluidor

Pequeno ( ) Médio (X) Grande ( ) Classe do Empreendimento

1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( X ) 6 ( ) Fase Atual do Empreendimento

LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( )

Localizado em UC (Unidades de Conservação)?

( X ) Não ( ) Sim _____________________________________________ Bacia Hidrográfica: Rio Paraíba do Sul

Sub Bacia: Rio Pomba

(2)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 2 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

2. Histórico Inspeção/Vistoria/fiscalização

( ) Não ( X ) Sim Auto de Fiscalização Nº: 657/2008 Data: 24/11/2008 Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº:

2.1 Descrição do histórico:

A Itatiaia Móveis S.A. é uma empresa do setor moveleiro cuja principal atividade é a fabricação de móveis de metal com tratamento químico superficial e/ou pintura por aspersão, devidamente licenciada conforme Certificado de LO nº 558/2005 emitido em 30 de agosto de 2005 com validade até 2011.

Em outubro de 2006 a Itatiaia Móveis S.A ampliou as suas atividades passando a realizar também a fabricação de móveis de madeira com pintura e/ou verniz.

Em 21 de novembro de 2007 a empresa protocolou o formulário de caracterização do empreendimento – FCEI referente à atividade de fabricação de móveis de madeira.

Em 24 de março de 2008 a empresa formalizou o processo para Licença de Operação em caráter corretivo junto à SUPRAM - Zona da Mata.

Em 24/09/2008 foi realizada vistoria pelos técnicos da SUPRAM – ZM às instalações do empreendimento a fim de subsidiar a análise do referido processo de licenciamento ambiental. 3. Controle Processual

O processo encontra-se formalizado e devidamente instruído com a documentação exigível e conforme declaração da Prefeitura Municipal, o tipo de atividade desenvolvida e o local de instalação do empreendimento supracitado, estão em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo no município.

Como de notório conhecimento, a Licença de Operação Corretiva – LOC visa regularizar aqueles empreendimentos que já se encontram em fase de execução de atividades operacionais, mas que ainda não possuem o devido licenciamento ambiental para tal fim.

De outra maneira, verifica-se também que a localização do estabelecimento como sendo em área urbana em distrito industrial, não tendo sido informado nem constatado qualquer supressão de vegetação, tendo no entanto uma regularização junto ao órgão ambiental competente de uma intervenção em área de preservação permanente com processo n.º 04861/2008. Por sua vez, no

(3)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 3 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

uso industrial, fora informado que a água utilizada no sistema está regularizada no processo de licenciamento da fabrica como um todo, licenciada conforme Certificado de LO nº 558/2005 emitido em 30 de agosto de 2005 com validade até 2011.

É oportuno salientar ao empreendedor que o descumprimento de todas ou quaisquer condicionantes previstas ao final deste parecer único, e qualquer alteração, modificação e ampliação sem a devida e prévia comunicação a SUPRAM-ZM, bem como, prestar informações incorretas ao órgão licenciador, torna o empreendimento em questão passível de autuação. A validade da Licença de Operação em caráter corretivo ora pleiteada é de 06 (seis) anos. Por derradeiro, ressalte-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo Requerente, de certidões, alvarás ou licenças, de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento.

Vale lembrar, agora fazendo menção quando de eventual pedido de Revalidação de Licença de Operação, que o seu requerimento deverá ser protocolizado com toda a documentação necessária em até 90 (noventa) dias antes do seu vencimento.

4. Introdução:

A empresa Itatiaia Móveis S.A. encontra-se instalada no município de Ubá, às coordenadas Lat 42º57’49” e Long 21º06’22”. O licenciamento em questão refere-se à atividade de fabricação de móveis de madeira com aplicação de tinta e/o verniz. Atualmente os produtos fabricados são os moveis de madeira residenciais: dormitórios, home-office e armários de cozinha.

A escolha do local para a instalação da Itatiaia Móveis de Madeira se deu exclusivamente pela facilidade de administração e logística, que é conseguida devido à sua instalação dentro da área que já é usada pela Itatiaia Móveis de Aço.

Atualmente a produção da empresa corresponde a um consumo mensal de 60.000 m² de matéria pima. Segundo a classificação da DN 74/2004 a empresa é enquadrada na classe 5. A água utilizada é captada em 4 poços tubulares, devidamente outorgados junto ao IGAM sendo destinada ao abastecimento das duas atividades desenvolvidas na empresa. Além da água de poço o empreendimento utiliza água da rede pública – COPASA, com consumo mensal da ordem de 251 m³/mês.

A energia elétrica utilizada no empreendimento é fornecida pela CFLCL – Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina.

(4)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 4 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

5.1. Caracterização do empreendimento

O empreendimento Itatiaia Móveis é uma unidade fabril de produção de móveis de madeira com aplicação de pintura e/ou verniz, estando atualmente instalada em um galpão com uma área de 14.100 m². Com a finalidade de desafogar o layout atual ora adaptado para receber a unidade de produção de móveis de madeira, a mesma será transferida para um novo galpão que encontra-se em faencontra-se de construção, o qual terá uma área de 15.120 m²

O galpão utilizado atualmente será utilizado como almoxarifado o qual atenderá às duas atividades realizadas na empresa. O quadro funcional da fabricação de móveis de madeira é composto por 200 empregados que trabalham em dois turnos de 8h e 45 min, cinco dias por semana.

As matérias primas principais para a fabricação de móveis que são o aglomerado, o MDF e as chapas de fibra, são estocadas em lotes.

O material é retirado do estoque, levado por meio de roletes para a máquina onde o mesmo passa pelo processo de corte e usinagem (através de sistema computadorizado) onde a matéria prima é cortada, passando logo após pelo processo de usinagem e filetação. Em seguida cada peça é perfurada e após esta etapa, as peças são disponibilizadas para o processo seguinte. No processo seguinte, da cabine de lixiviação, as peças são recebidas pela máquina onde é feita a aplicação de fundo, passando por lixação e equalização das mesmas e em seguida é aplicado o acabamento nas peças, daí as mesmas são disponibilizadas para o processo seguinte que é a linha de pintura.

Na linha de pintura, que é feita em estufa, as peças recebem acabamento e após este processo as peças são levadas para secagem em estufa, onde depois de seco será armazenado no estoque final até serem disponibilizadas para a fase de embalagem, onde as peças são recebidas, passando por processo de revisão das mesmas (controle de qualidade), quando passam por processo de separação e preparo das mesmas para serem devidamente embaladas e, após esta etapa, são disponibilizadas já em produtos, para expedição.

O calor das estufas utilizadas na secagem das peças é proveniente de uma caldeira já existente, com capacidade de geração de 6.500 Kcal de vapor, utilizando biomassa como combustível (serragem de madeira). A referida caldeira é equipada com ciclone tendo sido contemplada no processo de licenciamento ambiental da atividade de fabricação de móveis de aço.

5.2. Impactos Identificados/Medidas Mitigadoras

Os principais impactos causados pela atividade estão relacionados à geração de efluentes líquidos industriais, esgoto sanitário, resíduos sólidos, efluentes atmosféricos e ruídos.

5.2.1. Efluentes Líquidos

Os efluentes líquidos industriais são gerados na etapa de pintura dos produtos fabricados, sendo constituídos pela água do descarte das cortinas d’água das cabines de pintura. O

(5)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 5 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

empreendimento utiliza 02 (duas) cabines de pintura, equipadas com cortina d’água. Cada cabine possui um volume de 3m³ sendo o descarte das duas cabines realizado simultaneamente, com intervalos de 15 (quinze) dias.

O efluente industrial descartado é direcionado à Estação de Tratamento de Efluentes Industriais já existente na empresa e contemplada no licenciamento ambiental da atividade de fabricação de móveis de aço. O processo de tratamento de efluente empregado é o físico-químico, sendo constituído das seguintes etapas: caixa receptora do efluente, adição de sulfato de alumínio, neutralização (adição de cal), floculação (adição de polímero), decantação (decantadores A e B), saída do efluente tratado com reutilização parcial, secagem do lodo. O efluente após passar pelo tratamento é lançado no ribeirão Espírito Santo, afluente do rio Ubá.

O efluente sanitário gerado pelos 200 funcionários da unidade industrial é destinado a Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários já existente no empreendimento e contemplada no licenciamento ambiental da atividade de fabricação de móveis de aço. A referida ETE é constituída por um sistema de fossas sépticas conjugadas a filtros anaeróbios, sendo o efluente tratado lançado no ribeirão Espírito Santo, afluente do rio Ubá.

O tratamento inicia-se com o direcionamento do efluente sanitário à fossa, onde são digeridos por bactérias aeróbias e anaeróbias seguindo para o filtro onde é processada a digestão, resultando no líquido efluente que passará pela caixa de cloração e posterior descarte no corpo receptor.

O monitoramento das duas estações de tratamento existentes (ETE Industrial e ETE Sanitária) foi contemplado nas condicionantes do processo de licenciamento ambiental da atividade de fabricação de móveis de aço, conforme Certificado nº 558/2005, emitido em 30 de agosto de 2005 com validade até 30 de agosto de 2011. O empreendedor deverá manter os monitoramentos conforme determinado no licenciamento da atividade de fabricação de móveis de aço.

5.2.2. Resíduos sólidos

Os resíduos sólidos gerados no empreendimento estão sendo destinados conforme descrito a seguir, devendo o empreendedor comprovar a regularização ambiental das empresas responsáveis pelo recebimento e destinação final dos mesmos.

- Flanelas sujas geradas na cabine de lixação são acondicionadas em bombonas de plástico, armazenadas em galpão coberto e fechado lateralmente até serem destinadas a incineração feita pela empresa Reciclagem Santa Maria.

- Diluente gerado na cabine de pintura é acondicionado em bombonas de plástico, armazenadas em galpão coberto e fechado lateralmente até ser destinado a incineração feita pela empresa Reciclagem Santa Maria.

- O lodo proveniente do tratamento do efluente industrial é doado à empresa Adubos Santa Maria que o utiliza na fabricação de fertilizantes.

(6)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 6 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

- O lodo proveniente da ETE é encaminhado à empresa SR Tratamentos Ltda, localizada em Lavras/MG para ser utilizado na fabricação de composto orgânico.

- Serragem e o pó de madeira assim como as aparas geradas nas operações de corte são armazenados em silos e utilizados como combustível no próprio empreendimento.

- As latas vazias de tinta e verniz são armazenadas em fardos colocados em galpão coberto e fechado lateralmente até serem destinadas a empresa Reciclagem Santa Maria.

- O Lixo composto por papel, plástico e papelão é armazenado em fardos e destinados à venda/doação.

- O lixo doméstico que não puder ser reciclado será recolhido pela Prefeitura Municipal.

5.2.3 Efluentes Atmosféricos:

A captação do efluente atmosférico (pó de madeira) é realizada por um sistema composto por exaustor e dutos instalados nas fontes geradoras (maquinários) que conduzem o efluente até os silos de armazenamento temporário.

A caldeira existente no empreendimento possui sistema de controle de emissões atmosféricas constituído por ciclone.

5.2.4 Ruídos:

Os ruídos gerados no processo industrial são provenientes do funcionamento das máquinas, ficando restrito ao ambiente interno do empreendimento. Sendo assim, são adotados como medida de controle preventivo e de segurança, o uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual pelos funcionários.

A empresa adota ainda uma rotina de medição de ruídos no ambiente externo a unidade industrial a fim de garantir que os níveis de ruído atendam o estabelecido na legislação ambiental específica.

6. Intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) 6.1 Introdução:

O terreno possui uma área total de 33:18:47 ha, localiza-se em perímetro urbano possuindo uma declividade plana a ondulada. De acordo com as informações apresentadas nos estudos relativos à intervenção, esta ocorreu em 2.680 m2, no ano de 2008, visando promover um aterro para disposição final de um desaterro realizado para implantação de um galpão visando à expansão da fábrica de móveis de madeira.

(7)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 7 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

Justificou-se a realização da intervenção com a necessidade de destinar a terra oriunda do local onde está sendo construído o galpão.

A intervenção em APP foi realizada de forma isolada, sendo que o empreendedor não irá utilizar esta área para qualquer fim específico, sendo assim, foi solicitada a recomposição florestal em toda a área de preservação permanente em que ocorreu a intervenção, de acordo com Projeto Técnico de Recomposição da Flora apresentado.

6.2 Caracterização sucinta da área do empreendimento:

As águas superficiais drenadas por este empreendimento abastece o ribeirão Espírito Santo que deságua no Rio Ubá, sendo que este recebe todos os esgotos domésticos e industriais do município.

Com relação aos aspectos faunísticos buscou-se identificar as espécies a partir da visualização em campo de algum sinal e principalmente através de informações coletadas de alguns funcionários, destacando: Lagarto (Teiú) – Tupinambis teguixim, Gambá – Didelphis marsupialis, cobra verde – Philodryas olfersii, diversas espécies de pássaros, etc.

Com relação aos aspectos florísticos, nesse empreendimento pode-se encontrar uma vegetação característica da Floresta Estacional Semidecidual, caracterizado por um pequeno fragmento originário de regeneração natural de alguns indivíduos e pelo plantio de diversas espécies (nativas e exóticas), tais como: mangueira, embaúba, angico branco, pindaíba, sangra d’água, etc.

6.3 Caracterização sucinta da atividade

A intervenção ocorreu visando promover a construção de um galpão onde irá funcionar a fábrica de móveis de madeira da Itatiaia Móveis S.A., buscando dar destino a terra oriunda do desaterro necessário para ampliação da fábrica, salientamos que a propriedade possui alternativa locacional para destinar a terra originada deste desaterro.

6.4 Impactos Identificados:

6.4.1 Danos Físicos e Biológicos:

- Exposição do solo a erosão, com conseqüente carreamento de partículas sólidas para o curso d’água;

- Diminuição do habitat de espécies da fauna e da flora, visto que a intervenção utilizou parte do terreno para promover o aterro;

(8)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 8 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

6.5 Medidas Mitigadoras:

Providenciar o isolamento da área onde ocorrerá a recomposição florestal;

Plantio de árvores nativas no local aterrado (que está compreendido dentro da área de preservação permanente que sofreu intervenção), conforme projeto de recomposição elaborado;

Apresentar relatório descritivo e fotográfico da realização das medidas mitigadoras. 7. Conclusão:

Segundo a análise da documentação apresentada no processo de Licença de Operação corretiva da ampliação da Itatiaia Móveis S.A., referente a atividade de fabricação de móveis de madeira com aplicação de pintura e/ou verniz, conclui-se que os impactos ambientais gerados pela atividade do empreendimento serão minimizados de forma adequada.

Cabe esclarecer que a SUPRAM-ZM não possui responsabilidade técnica sobre os projetos de sistemas de controle ambiental liberados para implantação, sendo a execução, operação e comprovação de eficiência desses de inteira responsabilidade da própria empresa e seu projetista.

Diante do exposto, este parecer sugere à Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata a concessão da Licença de Operação, em caráter corretivo, requerida pelo empreendimento Itatiaia Móveis S.A., condicionada ao cumprimento dos itens relacionados nos Anexos I e II deste parecer.

Por derradeiro, ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo requerente, de certidões, alvarás ou licenças de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento.

7. Parecer Conclusivo

Favorável: ( ) Não ( X ) Sim 8. Validade da licença:

06 (seis) anos

(9)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 9 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

Data: 27/11/2008

. Gestor:

____________________________________ Julia Abrantes Felicíssimo

(MASP – 1148369-0) .Equipe Técnica/Jurídica Interdisciplinar:

_____________________________________ Antônio Márcio Cardoso da Cruz

(MASP 1021267-8) ___________________________________ Leandro Barros (MASP 1198037-2) . Diretor Jurídico ____________________________________ Leonardo Sorbliny Schuchter

(MASP 1.150.545-0) . Diretor Técnico:

_____________________________________ Gláucio Cristiano Cabral de Barros Nogueira (MASP 1197093-6)

(10)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 10 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

Anexo I

PARECER ÚNICO

Nº 811775/2008 /2008 SUPRAM-ZM

Indexado ao(s) Processo(s) Nº:00031/1986/017/2008 Tipo de processo:

Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Empreendedor:

ITATIAIA MÓVEIS S.A.

CNPJ: 25.331.521/0001-52 Empreendimento:

Fábrica de móveis de madeira com aplicação de tinta e/ou verniz Município:

Ubá

Atividade predominante:

Fabricação de móveis de madeira com aplicação de pintura e/ou verniz Código da DN e Parâmetro

B-10-02-2 Área construída: 14.100 m² Número de Empregados: 149 Porte do Empreendimento

Pequeno ( ) Médio ( ) Grande ( X )

Potencial Poluidor

Pequeno ( ) Médio (X) Grande ( ) Classe do Empreendimento

1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( X ) 6 ( ) Fase Atual do Empreendimento

LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( )

CONDICIONANTES DA LICENÇA – PROCESSO COPAM Nº: 00031/1986/017/2008

Itens Descrição da Condicionante Prazo

1 Apresentar cópia de todas as licenças obtidas para destinação final dos resíduos da fábrica, bem como das respectivas licenças para transporte, se for o caso.

30 dias

2 Providenciar a renovação tempestiva dos Certificados de outorga de direito de uso de águas públicas estaduais.

Durante a vigência da licença

(11)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARECER ÚNICO

Data: 11/03/2008 Folha: 11 /11

SUPRAM ZONA DA MATA

3 O programa de automonitoramento referente à atividade de fabricação de móveis de madeira será o mesmo definido no Anexo II do certificado nº 558/2005 referente ao licenciamento da atividade de fabricação de móveis de aço, visto que todos os efluentes da Itatiaia Móveis SA são tratados em conjunto. Com relação à medição dos níveis de ruídos, os pontos estabelecidos deverão ser realocados de maneira a contemplar também a área referente ao novo galpão industrial. Quanto aos resíduos sólidos da fabricação de móveis de madeira, os mesmos deverão ser incluídos no quadro de gerenciamento de resíduos sólidos.

Durante a vigência da licença

4 Promover o isolamento com cerca de arame farpado e a recomposição florestal do local onde ocorreu a intervenção em área de preservação permanente (APP), margem do ribeirão Espírito Santo, conforme Projeto Técnico apresentado.

90 dias

5 Apresentar relatório descritivo e fotográfico, da realização da recomposição da área de APP.

Semestral, em um período de 02 anos

IMPORTANTE: OS PARÂMETROS E FREQÜÊNCIAS ESPECIFICADOS PARA O PROGRAMA DE

AUTOMONITORIZAÇÃO PODERÃO SOFRER ALTERAÇÕES A CRITÉRIO DA ÁREA TÉCNICA DO ÓRGÃO FISCALIZADOR, FACE AO DESEMPENHO APRESENTADO PELOS SISTEMAS DE TRATAMENTO.

(12)

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Referências

Documentos relacionados

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

No entanto, esta hipótese logo é abandonada em favor de uma nostalgia reflexiva, visto que “ao invés de tentar restaurar as cópias de nitrato de algum estado

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Neste trabalho é realizado um estudo das condições de dispersão de poluentes na atmosfera para a região da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA)

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,