• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIO - III. 2. Divida o texto em duas colunas e coloque linhas entre as colunas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIO - III. 2. Divida o texto em duas colunas e coloque linhas entre as colunas."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIO - III

1. Digite o texto abaixo:

Seja para ocupar a vida dos filhos enquanto os pais trabalham, seja para manter os jovens em um ambiente saudável e longe das drogas ou ainda para iniciar a criança em uma atividade física, o esporte se faz cada vez mais presente. Clubes, academias, escolinhas... os locais para a prática e as modalidades oferecidas são tantos que os pais podem se perder na hora da escolha. Mas como matricular seu filho no esporte adequado?

Psicólogos alertam para os perigos de obrigar as crianças a fazer o que não querem e sugerem como os pais devem proceder para não forçar a barra. Até por que nem todo mundo vai ser um Ronaldinho, um Gustavo Kuerten, uma Ana Moser, um Fernando Scherer ou uma Hortência. Pode até ser que seu filho venha a ser um grande atleta, mas isso vai depender apenas da aptidão e esforço do praticante.

Um dos problemas relacionados ao esporte e que envolve pais e filhos é a falta de tempo. Hoje, é comum que pai e mãe trabalhem fora e, com isso, tenham pouco tempo para as crianças. A solução para muitos pais é encher o pequeno de atividades para que ele não fique sozinho e se mantenha ocupado. E uma das atividades é a prática do esporte. Mas cuidado: é fundamental procurar saber o gosto de seu filho, entendê-lo e respeitá-lo. A pior coisa que pode acontecer é a criança ser obrigada a praticar determinado esporte.

2. Divida o texto em duas colunas e coloque linhas entre as colunas.

Selecione o texto que deseja dividir em colunas e, em seguida, clique no menu Formatar>Coluna como mostra a imagem abaixo:

(2)

Selecione a opção Duas e marque também a opção Linha entre colunas como indicam as setinhas acima na imagem. Após selecionar as opções desejadas, basta clicar no botão ok. Se você selecionou certo seu texto agora está em duas colunas com uma linha entre as colunas.

3. Capitule a primeira letra dos dois primeiros parágrafos.

É importante ressaltar que só se pode ter uma letra por parágrafo capitulada, sendo assim, para capitular você pode selecionar apenas a primeira letra do parágrafo no qual você deseja capitular ou simplesmente clicar no parágrafo que deseja capitular. Em seguida, clique no menu Formatar>Capitular como mostra a imagem abaixo:

Ao clicar, aparecerá a seguinte tela:

Para capitular, basta selecionar a opção do meio Capitular e em seguida clicar em ok. Caso deseje fazer isso em mais de um parágrafo, basta clicar nos outros parágrafos e repetir exatamente o mesmo processo.

4. Aplique cabeçalho e rodapé com: a) Cabeçalho: SENAC - 60 Anos.

b) Rodapé: Página X de Y (Recurso AutoTexto).

(3)

Ao clicar, aparecerá no cabeçalho da folha (página) que você estiver uma caixa de texto pronta para que você digite o que desejar no cabeçalho, em neste caso digite SENAC – 60 anos.

Para digitar o rodapé, basta pressionar SETA para baixo no teclado (apenas uma única vez). Ao fazer isso, automaticamente a caixa de texto se deslocará para o rodapé. Observe que quando se começa a trabalhar com cabeçalho e rodapé uma nova barra de ferramentas surge, veja abaixo:

Clique no botão Inserir AutoTexto, aparecerá a seguinte tela como mostra a imagem:

Escolha a opção Página X de Y como se pede na questão. Por último, clique no botão fechar da barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé ou se preferir dê um duplo clique no texto.

5. Crie o seguinte exemplo de tabulação:

Windows ... 01 Word ... 05 Excel ... 16 Power Point... 23 Internet... 26 Access ... 32

(4)

Clique no menu Formatar>Tabulação como mostra a imagem:

Ao clicar, aparecerá a seguinte tela:

Em Marca de tabulação, define-se até que centímetro da régua se deseja que a tabulação vá, neste caso se utiliza 16cm, ou seja, apenas digite o número 16.

Em alinhamento, normalmente se escolhe a opção Direito para que os números fiquem bem alinhados como normalmente estão em livros, revistas, etc. Para selecionar, basta clicar na opção desejada.

Caso deseje que sua tabulação fique com aqueles pontinhos que normalmente se vêem em índices e sumários, escolha a opção de preenchimento 2 e, por último, clique em ok.

(5)

EXERCÍCIO - IV

1. Digite o texto abaixo:

Vitamina C: quanto maior o consumo, melhor?

Amplamente presente nas frutas e hortaliças, a vitamina C é um dos nutrientes mais populares, podendo ser encontrada em produtos industrializados enriquecidos tais como, sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais.

Essa fama deve-se aos inúmeros benefícios que esse nutriente proporciona ao organismo, como:

- estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções; - aumento da absorção de "ferro não-heme" (ferro proveniente de alimentos de origem

vege-tal como, por exemplo, feijão, espinafre e lentilha);

- auxílio no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes;

- atuação como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

Com tantas vantagens, podemos imaginar que quanto maior o seu consumo, melhor será para o nosso corpo, certo? Errado! Por ser uma substância hidrossolúvel (solúvel em água), o excesso é excretado por intermédio da urina.

A vitamina C está presente em grande quantidade nos mais variados alimentos podendo ser facilmente atingida a sua recomendação. Assim, não é indicado o uso de suplementos que, em geral, contêm mais de 10 vezes a recomendação diária da vitamina, ou seja, cerca de 1.000 mg ou 1 g em cada pastilha ou tablete.

2. Insira uma figura, configure-a como marca d’água (desbotado) e coloque-a atrás do texto. Clique no menu Inserir>Figura>Clip-art como mostra a imagem abaixo:

(6)

No lado esquerdo da tela, aparecerá a seguinte tela:

Na caixa Pesquisar texto, digite o que se deseja procurar, como no caso acima digite Flor. Em seguida, clique no botão Pesquisar ou simplesmente pressione enter. Após a pesquisa, aparecerão os resultados na mesma tela (considerando que existam imagens de acordo com o que você digitou). Veja a imagem:

Para inserir uma imagem, basta clicar uma única vez sobre a mesma que já aparecerá no texto. Ao aparecer a imagem, selecione a mesma (clique uma vez sobre ela) e, em seguida, aparecerá a seguinte barra de ferramentas:

É possível que ela não apareça. Caso isso aconteça, clique no menu Exibir>Barra de ferramentas>Figura.

As setas acima mostram respectivamente as ferramentas Cor e Disposição de texto.

Para ter maior controle sobre a imagem, com ela selecionada clique na ferramenta Disposição de texto e escolha a opção Quadrado como mostra a imagem abaixo:

(7)

Depois disso, você terá mais controle sobre a imagem, podendo manipular mais facilmente para qualquer parte do texto. Caso deseja colocar a imagem atrás do texto, basta na ferramenta disposição de texto, como mostra a imagem acima, escolher a opção Atrás do texto.

Para colocar sua imagem como marca d’água, clique na ferramenta Cor e escolha a opção Desbotado como mostra a imagem:

NOTA: Lembre-se de estar sempre com a imagem selecionada quando estiver trabalhando com ela.

3. Insira um WordArt e coloque-o atrás do texto.

(8)

Ao clicar, aparecerá a seguinte tela:

Escolha a opção desejada e clique em ok. Na próxima tela, apague a mensagem Seu texto aqui e escreva o que desejar:

Em seguida, clique em ok. O wordart aparecerá na tela.

Para colocá-lo atrás do texto, selecione-o e clique na ferramenta disposição de texto que se encontra na barra de ferramentas Wordart como mostra a imagem abaixo:

(9)

Clique na opção atrás do texto e pronto.

Caso esta barra de ferramentas não esteja sendo exibida vá até o menu Exibir>Barra de ferramentas>Wordart.

4. Insira uma AutoForma Rosto Feliz e aplique efeitos de preenchimento com duas cores. Clique no botão AutoFormas>Formas básicas e escolha a opção Rosto feliz como mostra a imagem:

Após selecionar, clique e arraste no texto para criar sua autoforma. Com a mesma autoforma selecionada, ainda na barra de ferramentas desenho, clique na setinha ao lado da ferramenta preenchimento e escolha a opção Efeitos de preenchimento como mostra a imagem:

(10)

Após clicar, aparecerá a seguinte tela:

Caso deseje colocar atrás do texto, basta clicar em cima com o botão direito>ordem>enviar para trás do texto.

5. Configure as margens da seguinte forma: a) Superior: 3cm.

b) Esquerda: 3cm. c) Inferior: 2cm. d) Direita: 2cm.

Configure também o papel para A4.

Referências

Documentos relacionados

Na perspectiva de possibilidades abrangendo os mais diversos locais para trabalho seja em: portais como o Google para gerenciar a informação eletrônica, variados

A análise de variância para o percentual de grãos com sintomas de giberela, em nível de campo e em casa de vegetação, mostrou diferença significativa entre

A nota final será a média ponderada resultante da somatória da média das notas atribuídas pelos docentes (peso 3) com a média das notas atribuídas pelos alunos (peso 1).. As

Assim também, os fiéis são constantemente convidados a se unirem para ouvir a Palavra de Deus, comungar da Eucaristia, o Jesus feito Pão da Vida, rezar em comunidade, pedir,

Assunção faz dos discursos e versões em disputa dos mestres de capoeira seu objeto de análise, iluminando não apenas as maneiras pelas quais a capoeira tem

Inspeção dos aparelhos de apoio metálicos As anomalias que afetam as ESTRUTURAS DE AÇO são as mesmas que afetam os aparelhos de apoio metálicos e, muitas delas, independentes do tipo

Conclusão: O cuidado a pessoa com estomia deve ocorrer de maneira holística para uma melhor adaptação e qualidade de vida destes pacientes, sendo a família e os profissionais de

Quando o problema envolveu a construção do gráfico sobre inferência direta, os resultados obtidos neste estudo contrastam com os de Carvalho (2008) tanto em termos do desempenho