• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO 2021/1 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E BIODIVERSIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO 2021/1 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E BIODIVERSIDADE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

CÂMPUS DE RIO CLARO

EDITAL DE SELEÇÃO 2021/1 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E BIODIVERSIDADE

RIO CLARO, SÃO PAULO, BRASIL

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade está com inscrições abertas para a seleção de candidatos(as) para os cursos de mestrado e de doutorado.

O Programa NÃO GARANTE bolsa de estudos para qualquer candidato(a) aprovado(a) em exame de seleção e estimula fortemente que os(as) discentes submetam pedido de bolsa para agências de fomento. Nos últimos anos, discentes têm ficado muitos meses sem bolsa.

A distribuição de bolsas do Programa, quando disponíveis, é feita através de processo classificatório distinto do processo seletivo e seguindo critérios definidos por comissão específica. A distribuição de bolsas é feita considerando também os(as) discentes já matriculados(as) em anos anteriores, ainda não contemplados(as). Após a seleção, a comissão de distribuição de bolsas disponibilizará no site do Programa um link para uma planilha com os itens que serão considerados no processo de classificação. A página oficial do PPG disponibiliza a previsão de liberação de bolsas.

1. VAGAS

Serão ofertadas vagas nas modalidades de: I – Ampla concorrência;

(2)

II – Vagas reservadas para candidatos(as) optantes/autodeclarados pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis e não-binares);

1.1. Serão oferecidas neste Processo Seletivo 22 vagas para o curso de Mestrado e 19 vagas para o curso de Doutorado. Fica estabelecido que, os cursos de Mestrado e Doutorado contarão, adicionalmente ao número de vagas de ampla concorrência, cada um, mais 5 e 4 vagas, respectivamente, destinadas exclusivamente à candidatos(as) optantes/autodeclarados pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis e não-binares);

1.2. Candidatos(as) que se inscreverem como optantes/autodeclarados pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis e não-binares) deverão apresentar o Documento de Autodeclaração em arquivo no formato PDF (Anexo 3).

1.3. Para candidato(as) na modalidade de reserva de vagas para indígena é preciso que seja apresentada cópia do registro administrativo de nascimento e óbito de índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena, reconhecido pela FUNAI, assinada por liderança local.

1.4. Para candidato(a) selecionado(a) na modalidade de reserva de vagas para quilombola é preciso que seja apresentada declaração de pertencimento assinada por liderança local ou documento da Fundação Palmares reconhecendo a comunidade como remanescente de quilombo;

1.5. Na hipótese de não haver candidatos(as) optantes/autodeclarados pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis e não-binares) desta modalidade de reserva de vagas, aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos(as) demais candidatos(as) aprovados(as), observados os critérios de avaliação;

1.6. Na hipótese de não haver candidatos(as) para a ampla concorrência, aprovados em número suficiente para ocupar as vagas, as vagas remanescentes serão revertidas

(3)

para a reserva de vagas, sendo preenchidas pelos demais candidatos(as) aprovados(as), observados os critérios de avaliação;

1.7. Na hipótese de haver mais candidatos(as) aprovados (as) do que vagas na modalidade de reserva de vagas, o Conselho do Programa fará uma classificação baseada a partir da carta de intenção do(a) candidato(a);

1.8. Os casos omissos serão avaliados pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação.

2. INSCRIÇÕES

2.1. O período de inscrições será entre 15/02/2021 e 19/03/2021.

2.2. As inscrições serão feitas on-line (link no final do Edital). Após a realização da inscrição, o(a) candidato(a) deverá acessar o sistema e realizar o upload dos documentos exigidos. Ao finalizar a inscrição, um e-mail com informações adicionais será encaminhado automaticamente para o(a) candidato(a).

2.3. O(a) candidato(a) deverá enviar os seguintes documentos após efetivar a inscrição on-line:

○ Cópia da cédula de identidade, do título de eleitor, do CPF, do certificado de reservista (sexo masculino) e da certidão de nascimento ou casamento;

○ 1 (uma) foto 3x4 recente;

○ Cópia do comprovante de depósito referente ao pagamento da taxa de inscrição - R$ 76,00;

○ Currículo Lattes atualizado;

○ Carta de intenções contendo uma apresentação do(a) candidato(a), descrição dos pontos positivos do seu histórico escolar e acadêmico, e interesses gerais de pesquisa e possíveis projetos a serem desenvolvidos. A carta poderá ser escrita em português ou inglês. O conteúdo da carta não deve ultrapassar duas páginas;

○ Termo de compromisso assinado pelo(a) orientador(a) pretendido(a), em que o(a) mesmo(a) se compromete a orientá-lo(a) em caso de aprovação, de acordo com o modelo disponibilizado no final deste Edital (Anexo 1).

(4)

○ Termo de autodeclaração étnico-racial para candidato(as) que optarem pela modalidade de reserva de vagas para pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis e não-binares) (Anexo 3).

2.4. As cópias a serem entregues são simples, não havendo a necessidade de autenticação. Toda documentação poderá ser combinada em um único arquivo em formato .pdf;

2.5. Na ausência de qualquer documento solicitado, a inscrição será indeferida;

2.6. A Seção Técnica de Pós-graduação não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica: falha de computadores, falhas de comunicação e de preenchimento, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados;

2.7. O descumprimento das informações para inscrição via on-line implicará na sua não efetivação.

3. REDUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Em conformidade com o que dispõe a Lei Estadual no 12.782, de 20 de dezembro de 2007, poderá ser concedido o direito de redução do valor da taxa de inscrição.

3.1. O direito da redução do valor da taxa de inscrição, correspondente a 50% (cinquenta por cento), será concedido às candidaturas que, CUMULATIVAMENTE, preencham os seguintes requisitos:

I - Ser estudante regularmente matriculado(a): a) em uma das séries do ensino fundamental; ou b) no ensino médio ou equivalente; ou c) em curso pré-vestibular; ou d) em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação. II - Receber remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários-mínimos ou estar desempregado.

III - Candidatos(as) optantes/autodeclarados pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis e não-binares).

(5)

Observação: será considerado(a) desempregado(a) o(a) candidato(a) que, tendo estado empregado(a), estiver sem trabalho no momento e no período de até 12 meses anteriores à data da solicitação da redução do valor da taxa.

3.2. O(a) candidato(a) que desejar solicitar o referido direito deverá encaminhar ao e-mail da Seção Técnica de Pós-graduação (stpgib.rc@unesp.br) o requerimento de solicitação de redução do valor da taxa de inscrição, até o dia 17/03/2021. Informar no título do e-mail: Requerimento de Redução do Valor da Taxa de Inscrição – PPG Ecologia e Biodiversidade – 2021/1.

Observação: o(a) candidato(a) que for beneficiado(a) com a redução da taxa de inscrição deverá enviar, junto com a documentação da inscrição, comprovante de depósito bancário ou transferência eletrônica em nome do Instituto de Biociências de Rio Claro, no valor da taxa reduzida: R$ 38,00

Ao DD Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão Diretor do Instituto de Biociências

Prezado Senhor,

Solicito a redução da taxa de inscrição ao Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade.

Seguem anexos, os documentos necessários para o atendimento aos requisitos I, II e III do item 2 do Edital da Seleção 2021/1.

Atenciosamente,

______________________________ nome e assinatura do(a) candidato(a)

E-mail: ______________________________________ (preenchimento obrigatório) Telefone: ____________________________________

(6)

3.3. O resultado do pedido de redução da taxa de inscrição será encaminhado ao solicitante via e-mail até o dia 18/03/2021 com o resultado da solicitação;

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será constituída pelas etapas abaixo, aplicadas igualmente às candidaturas que concorrerem às duas modalidades de vagas.

4.1. Processo seletivo individualizado, realizado por um(a) orientador(a) pretendido(a)

O(a) orientador(a) pretendido(a) fará uma seleção individualizada dos(as) candidatos(as) que o(a) tenham indicado, conforme termo de compromisso firmado (Anexo I), utilizando-se obrigatoriamente de todos os seguintes instrumentos de avaliação:

● Análise do currículo Lattes ● Análise de carta de intenções ● Entrevista por videoconferência

Outros instrumentos de avaliação, como prova teórica de conhecimentos específicos, poderão ser usados se o(a) orientador(a) pretendido(a) julgar necessário.

A responsabilidade do agendamento do processo seletivo individualizado é exclusiva do(a) candidato(a) e orientador(a) pretendido(a), e recomenda-se que o(a) candidato(a) inicie o contato assim que possível.

Em caso de mais de um(a) orientador(a) pretendido(a), o(a) candidato(a) deverá realizar separadamente o agendamento com cada orientador(a).

(7)

O formato do processo seletivo individualizado, respeitando os instrumentos de avaliação listados acima, será de inteira responsabilidade de cada orientador(a) pretendido(a).

Cada orientador(a) poderá aprovar um número máximo de candidatos(as) equivalente ao número de vagas por ele(ela) ofertado na ampla concorrência, mais os(as) candidatos(as) pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombola e pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis e não-binares) que o(a) tenham indicado e tenham sido aprovados(as).

O resultado do processo seletivo individualizado será expresso através dos conceitos “aprovado(a)” ou “reprovado(a)”.

Os(as) orientadores(as) pretendidos(as) divulgarão o resultado de sua seleção através de um formulário de avaliação disponibilizado no final deste Edital (Anexo 2).

4.2. O resultado da seleção será disponibilizado no site da Seção Técnica de Pós-Graduação do IB/UNESP Rio Claro até 02 de abril de 2021.

5. Proficiência em língua inglesa

Discentes do Programa, inclusive estrangeiros(as), devem comprovar proficiência em língua inglesa em até 12 meses após a data de sua matrícula. Candidatos(as) aprovados(as) na seleção individual pelo(a) orientador(a) poderão realizar prova de proficiência em línguas em data a ser definida após a divulgação do resultado da seleção.

Os critérios e mecanismos para comprovação serão definidos em Instrução Normativa específica.

(8)

6.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) solicitarão matrícula, mediante entrega de requerimento dirigido ao Diretor do Instituto de Biociências, na Seção Técnica de Pós-graduação, utilizando formulário de requerimento. A solicitação poderá ser feita até 15 de dezembro de 2021.

7. INFORMAÇÕES

7.1. Seção Técnica de Pós-Graduação - Instituto de Biociências - Av. 24-A, no. 1515 - Bairro Bela Vista – CEP: 13506-900 - Rio Claro/SP - Tel.: (19) 3526-9690 - Email: stpgib.rc@unesp.br

Horário de atendimento: dias úteis das 13h30 às 17h.

Link para inscrição:

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=16& tipo=REGULAR

Link para inserção dos documentos:

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.login.action

Anexo 1 - Termo de Compromisso para Seleção Individual Anexo 2 - Formulário de avaliação

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, a análise conduziu à determinação dos cuidados a ter na implementação de Bolonha ao Ensino Superior Militar, designadamente na manutenção da especificidade do

A Gestão avalia o desempenho dos segmentos baseada na informação sobre resultados antes de juros e impostos (EBIT). Esta mensuração exclui os efeitos de

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 13-15 COMPGRA-T1 (Vagas: 55) Prof.. Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 19-21 INTARTI-T1 (Vagas:

Capital, identificando no envelope: ISENÇÃO DO VALOR DE INSCRIÇÃO - Concurso Público 03/2018 - Prefeitura do Município de Leme. A comprovação da tempestividade da solicitação

Tortuoso e sujeito a sérias objeções, o argumento resultou vitorioso na condenação de José Dirceu por corrupção ativa. Os discursos e páginas ustificativas dos

Na hipótese de não haver candidatos negros (pretos e pardos), optantes desta modalidade de reserva de vagas, aprovados em número suficiente para ocupar as vagas

36 - A coleta seletiva do lixo constitui em separar o lixo em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondente com sua classificação. Sem o processo da separação

A nosso ver, as conclusões dos autores não deixam dúvidas de que as abordagens ao fenómeno têm contribuído para clarificar a identificação daqueles que estão