• Nenhum resultado encontrado

REDE BRASILEIRA DE JARDINS BOTÂNICOS Os Jardins Botânicos e a Economia Verde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REDE BRASILEIRA DE JARDINS BOTÂNICOS Os Jardins Botânicos e a Economia Verde"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

(2)

  

 

    

 





























   

(3)

 

1. INTRODUÇÃO

No dia 06 de maio de 2012 o Presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos – RBJB João Toledo recebeu via e-mail da Sra. Fátima Brito, da Casa da Ciência e representante do Grupo de trabalho “Popularização da Ciência na Rio+20” a confirmação que a proposta da RBJB havia sido aceita para expor no Armazém Pop Ciência Rio+20. A partir de então foi disparado solicitação de sugestões e a participação dos Jardins Botânicos filiados a RBJB pelo Facebook para poder em conjunto conceituar a exposição, uma vez que o conteúdo tinha de estar de acordo com o tema central da Rio + 20: "ECONOMIA VERDE no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da Pobreza”. Para tanto era necessário conseguir conteúdo dos jardins, criar e elaborar os painéis e conseguir recursos para o custeio.

Após eu entrar em contato informalmente com a Maryane Vieira Saisse Tecnologista do Núcleo de Educação Ambiental – NEA do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/ MMA ela aceitou e foi participar com João Toledo de reunião na segunda-feira do 21 de maio de 2012, às 14h no auditório da Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro Muller 3 – Botafogo – RJ) com as instituições que iriam participar do Armazém Pop Ciência Rio+20. O Sr. Ildeu Moreira apresentou um panorama do armazém e da planta com a localização das instituições. A idéia foi tirar todas as dúvidas e apresentar o que já estava resolvido e o que ainda estava pendente. Solicitou também que fossem encaminhadas duas ou três fotos emalta resolução e um release de 1 lauda com informação sobre a instituição, o projeto que iria ser apresentado e como a atividade seria realizada com o público. Esse material seria disponibilizado para divulgação e era muito importante que fosse curto e objetivo para que os jornalistas o utilizassem os textos sem muitos cortes.

João Toledo recebeu muitos materiais por email, como Manual do Expositor (para que as instituições tomassem conhecimento das normas de funcionamento do espaço); preenchimento dos formulários e outros documentos necessários para a participação.

Todas essas solicitações foram encaminhadas em tempo hábil e recebidas algumas idéias de como a RBJB poderia participar. Dentre elas de Renato Arruda, IAC; Helena Quadros e Vera Bastos, JB Parque Zoobotânico do Museu Goeldi; Jose André Verneck, Jardim Botânico Plantarum e prevaleceu a sugerida por Mariane Saisse, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/ MMA.

(4)

 

João solicitou e foi atendido para que as instalações da RBJB fossem próximas ao Museu Goeldi e INPA para complementar o conteúdo e criar uma possibilidade de interligação.

Assim foi elaborada a proposta e após várias trocas de emails foi encaminhada conforme abaixo:

REDE BRASILEIRA DE JARDINS BOTÂNICOS Os Jardins Botânicos e a Economia Verde

O papel dos jardins botânicos brasileiros para a manutenção da diversidade vegetal e cultural, e a conservação destes recursos genéticos. Painel fotográfico e ilha interativa.

Através de painel fotográfico, apresentação multimídia na ilha interativa, artefatos e plantas, a Rede Brasileira de Jardins Botânicos apresenta o trabalho dos jardins associados para a Conservação da Flora Brasileira, destacando o valor multicultural das plantas e a Educação Ambiental para a conservação e manutenção destes recursos.

Esta exposição destaca a intenção da RBJB em propor a criação do SISTEMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO EX SITU, utilizando a ciência, tecnologia e inovação para um programa cooperativo que contribui para a Estratégia Global de Conservação das Plantas | GSPC , da qual o Governo Brasileiro é signatário.

Realização: Rede brasileira de Jardins Botânicos Apoio: Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

(5)

 

2. RESULTADOS

João Toledo conseguiu uma ótima e estratégica localização da RBJB, bem em frente à arena das palestras. Observem o link do site: http://www.popciencia.com.br/ Para localizar, amplie a imagem, ficamos no pavilhão da esquerda (primeiro), bem em frente à arena. A RBJB apresentou o Painel fotográfico (com um mapa geral dos jardins, os biomas, as plantas e as ações para conservação) objetos, artefatos e plantas.

O Presidente da RBJB também participou de reunião no Instituto Inhotim na primeira semana de Junho, conseguindo assim o apoio necessário juntamente com a Fundação Jardim Botânico Poços de Caldas para a participação da RBJB na Rio+20.

No dia 04 de Junho o Presidente encaminhou o release da exposição da RBJB no Armazém da Popularização, da seguinte maneira:

O texto está dividido em duas partes:

I - Apresentação sumária - Tema (para ser publicada na página do espaço expositivo permanente)

Vide texto abaixo:

REDE BRASILEIRA DE JARDINS BOTÂNICOS Os Jardins Botânicos e a Economia Verde

O papel dos jardins botânicos brasileiros para a manutenção da diversidade vegetal e cultural, e a conservação destes recursos genéticos.

Painel fotográfico e ilha interativa. II - Release Disponível

Através de painel fotográfico, apresentação multimídia na ilha interativa, artefatos e plantas, a Rede Brasileira de Jardins Botânicos apresenta o trabalho dos jardins associados para a Conservação da Flora Brasileira, destacando o valor

(6)

 

multicultural das plantas e a Educação Ambiental para a conservação e manutenção destes recursos.

Esta exposição destaca a intenção da RBJB em propor a criação do SISTEMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO EX SITU, utilizando a ciência, tecnologia e inovação para um programa cooperativo que contribui para a Estratégia Global de Conservação das Plantas | GSPC, da qual o Governo Brasileiro é signatário.

Realização

Rede Brasileira de Jardins Botânicos - RBJB Apoio

Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

INHOTIM – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico 2.1 – REUNIÃO TÉCNICA RBJB

Dentro da programação da Rio + 20, a RBJB promoveu uma reunião técnica na FIOCRUZ, para construção do Sistema Nacional de Conservação Ex Situ. A Rede vem trabalhando esta idéia desde fevereiro deste ano, junto ao MMA | CONAMA, na proposta de adequação e alteração da Resolução CONAMA 339, que rege os jardins botânicos brasileiros. Atualmente o Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB), contando apenas com 22 jardins, de um conjunto muito maior de instituições que zelam pela conservação ex situ dos recursos da flora. A idéia é de agregar outras instituições para a construção conjunta deste sistema, que visa num primeiro momento a criação de uma plataforma que apresente a real situação da conservação ex situ no Brasil, e as expectativas para o cumprimento da meta 8 da GSPC. A reunião aconteceu na sede da FIOCRUZ, Manguinhos, avenida Brasil , Rio de Janeiro, às 9:00 horas do dia 18 de junho de 2012.(notícias site da RBJB: http://www.rbjb.org.br/) Participaram da Reunião: o Presidente da RBJB, João Neves Toledo; o Vice-Presidente da RBJB, Dr. Renato Ferraz; representantes do Instituto Inhotim, da Fiocruz, e SBRG.

2.2 – PALESTRAS

Nos dias 18 e 20 de Junho a RBJB participou na Arena de Palestras, com os seguintes temas respectivamente “Criação do Sistema Nacional de Conservação

(7)

Ex- 

Situ” e “Jardins Botânicos: apenas um jardim?”. Houve uma ótima participação do público presente. Abaixo imagens das palestras:











   

(8)

 

2.3 - PARTICIPAÇÃO HELENA QUADROS NA RIO+20

Minha participação ocorreu a partir do dia 18 até o dia 22 de Junho. Fiquei na parte de orientação no estande da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, especialmente na exposição dos materiais levados de Belém (PA) sobre o Açaí (Euterpe oleracea) selecionados por mim e Vera Burlamaqui Bastos, do Museu Goeldi e em palestras na Arena no Armazém Pop Ciência Rio+20. Vide abaixo:

 

 

(9)

          

(10)

 

Aproveitei os intervalos no Armazém para visitar várias outras exposições, conforme abaixo:

1. Museu Paraense Emílio Goeldi – Armazém Pop Ciência



 

2. Visita à Exposição: Amazônia, ciclos da modernidade – Centro Cultural Banco

do Brasil

 

(11)

 

3. Visita à Exposição Biomas do Brasil – Armazém Pop Ciência

 

4. Visita à Exposição “No Coração do Mundo - Povo Yawanawa” – Minc.

  

(12)

 

3 CONSTRUÇÃO SNCEs

O Presidente da RBJB João Toledo encaminhou emails para os Jardins associados realizarem cadastro conforme abaixo:

Cadastro Inicial do Sistema Nacional de Conservação Ex situ ( SNCEs) Todos os jardins estão convidados a participar da construção do SNCEs.

Basta seguir os passos, informando as espécies que mantém no seu jardim. 1. Vá ao link: http://www.inhotim.tv.br/exsitu/

2. Há sinalização de todos jardins botânicos, ponto vermelho é porque não tem nenhum dado, ponto verde é porque já há dados. Pode clicar em qualquer um que verá foto do Jardim e listagem das espécies cadastradas.

3. À medida em que há cadastro, automaticamente aumenta-se o gradiente da Meta. 4. Para alimentar com dados, vá à parte superior da página, no campo de login e senha e digite a sigla de algum Jardim Botânico, listagem abaixo, e a senha “Rio+20”, igual para todos.

5. Clique à esquerda em “Registrar Espécies”, selecione a espécie e inclua o número de indivíduos para adicioná-la.

6. Atualize a página inicial e verá que se o ponto estava vermelho torna-se verde e automaticamente é atualizada.

7. Há duas formas de relatórios, clique à esquerda em “Jardins Botânicos” que verá o saldo de espécies por Jardim Botânico ou em “Relação de Espécies” para ter a listagem por espécies.

Helena do Socorro Alves Quadros

Tecnologista Sênior MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Secretária Geral da Rede Brasileira de Jardins Botânicos

(91) 3182-3249/8801-0664/8267-9276 hquadros@museu-goeldi.br secretaria.rbjb@yahoo.com.br

Referências

Documentos relacionados

CodCr referencia Curso CodDisc referencia Disciplina Sala (CodPr,CodSl,Capacidade) entidade. CodPr referencia Prédio Prédio (CodPr,Endereço)

Assim, o jogo dramático é defendido por alguns autores como uma atividade que para além de impulsionar o desenvolvimento social da criança, favorece simultaneamente

Além do mais, há elevada complexidade em torno dos usos conceituais realizados pelos intelectuais analisados neste estudo que invalida as teses que defendem que os inte-

Foram criados instrumentos de registo para a taxa de concretização das atividades de propostas e para a taxa de participação dos alunos nas sessões síncronas,

10.4 Não somarão pontos para a disputa por equipes os atletas que realizarem mudanças na inscrição após o dia 05 de novembro de 2021 (prazo limite para realizar inscrições

criptogênico e FOP, o ensaio RESPECT fornece evidência do benefício na redução do risco de acidente vascular cerebral com fechamento da prótese AMPLATZER PFO Occluder maior que

Trata-se do estudo da influência de fatores externos na quebra do estado de dormência das sementes de Acacia Mangium, através da realização de um experimento no

As the original code was not made available by the author, we decided to imple- ment our own version so to test all the descriptors in a fair manner, as Guo’s benchmark itself