• Nenhum resultado encontrado

Asa Teste 4 7ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Asa Teste 4 7ano"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

 –

 –

E

ESCOLASCOLA ____________ __________________________________________________________________________________ DDATAATA ____/ ____/ ____/ ____/20___20___ N

NOMEOME __________ ________________________________________________________________________________________________ NNºº _____ _____TTURMAURMA ______ ______

Grupo I

Grupo I – –LEITURALEITURA As amizades perdidas As amizades perdidas 5 5 10 10 15 15 20 20 25 25 O auge

O auge11 das amizades é na adolescência. Aquelas amizades em que um dia não sabemos o das amizades é na adolescência. Aquelas amizades em que um dia não sabemos o

nome um do outro e na semana seguinte não passamos um dia sem nos falar. Fazemos amigos nome um do outro e na semana seguinte não passamos um dia sem nos falar. Fazemos amigos num piscar de olho, por vezes literalmente. Estamos todos a passar pelos mesmos dilemas num piscar de olho, por vezes literalmente. Estamos todos a passar pelos mesmos dilemas22 ee

com a intensidade típica da nossa idade, criamos uma ligação única entre nós. com a intensidade típica da nossa idade, criamos uma ligação única entre nós.

Existem amizades que vêm e pouco depois, sem grande alarido, partem. São pessoas que Existem amizades que vêm e pouco depois, sem grande alarido, partem. São pessoas que conhecemos por acaso, durante uma certa altura da nossa vida, mas que por circunstâncias conhecemos por acaso, durante uma certa altura da nossa vida, mas que por circunstâncias alheias a nós ou até por falta de tempo, de um momento para o outro, deixam de existir. E se alheias a nós ou até por falta de tempo, de um momento para o outro, deixam de existir. E se algum dia nos voltarmos a encontrar, iremos colocar um sorriso na cara e perguntar como é que algum dia nos voltarmos a encontrar, iremos colocar um sorriso na cara e perguntar como é que a vida lhes correu até agora.

a vida lhes correu até agora.

Não são essas as amizades de que quero falar, porque, embora com alguma pena, essas Não são essas as amizades de que quero falar, porque, embora com alguma pena, essas estavam destinadas a partir. Não existiram aqueles momentos de confidencialidade entre dois estavam destinadas a partir. Não existiram aqueles momentos de confidencialidade entre dois amigos que enfrentaram o mundo juntos. O tipo de amigos que se sentam num carro, cercados amigos que enfrentaram o mundo juntos. O tipo de amigos que se sentam num carro, cercados por uma noite escurecida, a falar sobre tudo aquilo que os rodeia, entristece, anima, ou que os por uma noite escurecida, a falar sobre tudo aquilo que os rodeia, entristece, anima, ou que os confunde.

confunde.

As horas passam tão depressa como os anos que já tiveram juntos. E assim tão rapidamente As horas passam tão depressa como os anos que já tiveram juntos. E assim tão rapidamente devagar, cria-se uma amizade sem fim. Entre risos e segredos, todas essas pequenas aventuras devagar, cria-se uma amizade sem fim. Entre risos e segredos, todas essas pequenas aventuras partilhadas deixam-nos com o sentimento tranquilo de que entre o inseguro funcionamento do partilhadas deixam-nos com o sentimento tranquilo de que entre o inseguro funcionamento do mundo, aquilo que temos está pregado no ar... Até que um dia, sem um aviso prévio, o vento mundo, aquilo que temos está pregado no ar... Até que um dia, sem um aviso prévio, o vento sopra e tudo voa.

sopra e tudo voa. São as amizades perdidas, que, em vez São as amizades perdidas, que, em vez de partir, fogem.de partir, fogem.

Não acontece tão de repente assim, acontece devagarinho e é quase sorrateiramente Não acontece tão de repente assim, acontece devagarinho e é quase sorrateiramente33 que que

palavras deixam de ser trocadas. Ninguém nos disse que a nossa última conversa seria a última. palavras deixam de ser trocadas. Ninguém nos disse que a nossa última conversa seria a última. No entanto, suavemente, brutalmente, o tempo passou e agora somos apenas estranhos que No entanto, suavemente, brutalmente, o tempo passou e agora somos apenas estranhos que partilham memórias.

partilham memórias.

Sinto curiosidade em saber se ao voltarmos a encontrar esses nossos amigos daqui a muitos Sinto curiosidade em saber se ao voltarmos a encontrar esses nossos amigos daqui a muitos anos, trocar umas palavras com a pessoa a quem contávamos todos os nossos segredos será anos, trocar umas palavras com a pessoa a quem contávamos todos os nossos segredos será constrangedor

constrangedor44, ou se será um encontro entre velhos amigos que um dia se conheceram sem, ou se será um encontro entre velhos amigos que um dia se conheceram sem

filtros. filtros.

Benedita Mendonça

Benedita Mendonçaininhttp://visao.sapo.pt/opinhttp://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialisiao/bolsa-de-especialistas/2018-04-13-Atas/2018-04-13-As-amizades-perdidass-amizades-perdidas

(consultado em 15/02/2019). (consultado em 15/02/2019). Notas

Notas 1

1augeauge: ponto mais alto.: ponto mais alto.

2

2dilemadilema: situação difícil, sem aparente saída.: situação difícil, sem aparente saída.

3

3sorrateiramentesorrateiramente::de modo discreto.de modo discreto.

4

(2)

 –

 –

1.

1. Para cada item (Para cada item (1.1.1.1. a a 1.4.1.4.), escolhe a opção que completa corretamente as afirmações que), escolhe a opção que completa corretamente as afirmações que se seguem de acordo com o texto.

se seguem de acordo com o texto.

1.1.

1.1. No texto afirma-se que algumas amizades são No texto afirma-se que algumas amizades são passageiraspassageiras (A)

(A) porque não eram verdadeiras ou não aconteceram no tempo certo.porque não eram verdadeiras ou não aconteceram no tempo certo. (B)

(B) por motivos que não estão relacionados connosco ou por serem superficiais.por motivos que não estão relacionados connosco ou por serem superficiais. (C)

(C) porque lhes dedicámos pouco tempo ou porque lhes dedicámos pouco tempo ou por fatores que não dependem de nós.por fatores que não dependem de nós. (D)

(D) porque aconteceram na altura errada e não tiveram significado.porque aconteceram na altura errada e não tiveram significado.

1.2.

1.2. A cronista considera queA cronista considera que (A)

(A) é uma satisfação que algumas amizades passageiras acabem.é uma satisfação que algumas amizades passageiras acabem. (B)

(B) é normal que algumas amé normal que algumas amizades passageiras acabem.izades passageiras acabem. (C)

(C) é normal que algumas amizades passageiras sejam ié normal que algumas amizades passageiras sejam indesejáveis.ndesejáveis. (D)

(D) é lamentável que algumas amizades passageiras sejam indesejáveis.é lamentável que algumas amizades passageiras sejam indesejáveis.

1.3.

1.3. A verdadeira amizade distingue-se pelo facto A verdadeira amizade distingue-se pelo facto dede (A)

(A) se associar às confidências.se associar às confidências. (B)

(B) de implicar cumplicidade nalguns assuntos.de implicar cumplicidade nalguns assuntos. (C)

(C) durar para sempre.durar para sempre. (D)

(D) estar destinada a acabar.estar destinada a acabar.

1.4.

1.4. No final do texto, a cronista confessa que gostava de saber como se sentiria aoNo final do texto, a cronista confessa que gostava de saber como se sentiria ao reencontrar um amigo

reencontrar um amigo (A)

(A) do passado.do passado. (B)

(B) passageiro.passageiro. (C)

(C) que nunca foi um estranho.que nunca foi um estranho. (D)

(D) que partiu de repente.que partiu de repente.

Grupo II

Grupo II – – EDUCAÇÃO LITERÁRIA EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Lê o poema que se

Lê o poema que se segue. Em caso de necessidade, consulta as notas.segue. Em caso de necessidade, consulta as notas.

5

5

Amigo

Amigo

Mal nos conhecemos

Mal nos conhecemos

Inaugurámos a palavra “amigo”. Inaugurámos a palavra “amigo”. “Amigo” é um sorriso

“Amigo” é um sorriso

De boca em boca,

De boca em boca,

Um olhar bem limpo,

Um olhar bem limpo,

Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,

Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,

Um coração pronto a pulsar

Um coração pronto a pulsar

Na nossa mão!

(3)

 –  – 10 10 15 15 “Amigo” (recordam

“Amigo” (recordam-se, vocês aí,-se, vocês aí,

Escrupulosos

Escrupulosos11 detritos detritos22?)?)

“Amigo” é o contrário de inimigo! “Amigo” é o contrário de inimigo! “Amigo” é o erro corrigido,

“Amigo” é o erro corrigido,

Não o erro perseguido, explorado,

Não o erro perseguido, explorado,

É a verdade partilhada, praticada.

É a verdade partilhada, praticada.

“Amigo” é a solidão derrotada! “Amigo” é a solidão derrotada! “Amigo” é uma grande tarefa, “Amigo” é uma grande tarefa,

Um trabalho sem fim,

Um trabalho sem fim,

Um espaço útil, um tempo fértil,

Um espaço útil, um tempo fértil,

“Amigo” vai ser, é já uma grande festa! “Amigo” vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O’Neill,

Alexandre O’Neill, Poesias completas,Poesias completas,Lisboa,Lisboa,

Assírio & Alvim, 2000. Assírio & Alvim, 2000. 1

1escrupulososescrupulosos: cuidadosos.: cuidadosos.

2

2detritos:detritos: restos; resíduos. restos; resíduos.

1.

1. O sujeito poético inicia o poema com o versoO sujeito poético inicia o poema com o verso “Mal nos conhecemos”“Mal nos conhecemos”..

Identifica a quem se refere o pronome pessoal

Identifica a quem se refere o pronome pessoal “nos”.“nos”.

 ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________ 2.

2. Relê a segunda estrofe e estabelece a relação entre as expressões da coluna A e umaRelê a segunda estrofe e estabelece a relação entre as expressões da coluna A e uma possível interpretação na coluna B.

possível interpretação na coluna B.

Coluna

Coluna A A Coluna Coluna BB

A.

A. “um sorriso“um sorriso / De boca em boca / De boca em boca””

B.

B. “Um olhar bem limpo”“Um olhar bem limpo”

C.

C. “Uma casa, mesmo modesta“Uma casa, mesmo modesta, que se, que se

oferece oferece””

D.

D. “Um coração“Um coração pronto a pulsar pronto a pulsar””

1. 1. AmorAmor 2. 2. HonestidadeHonestidade 3. 3. AlegriaAlegria 4. 4. Acolhimento/PartilhaAcolhimento/Partilha 3.

3. Assinala a opção que corresponde à intenção do poeta quando se refereAssinala a opção que corresponde à intenção do poeta quando se refere aos “escrupulososaos “escrupulosos detritos”

detritos” (verso 10)(verso 10).. (A)

(A) Os amigos verdadeiros.Os amigos verdadeiros. (B)

(B) Os amigos falsos.Os amigos falsos. (C)

(4)

 –

 –

4.

4. Explica o significado do verso: “‘Explica o significado do verso: “‘AmigoAmigo’’ é um erro corrigido”é um erro corrigido” (verso 13)(verso 13)..

 ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________ 5.

5. Seleciona a opção que Seleciona a opção que completa corretamente a afirmação.completa corretamente a afirmação. 5.1.

5.1. No verso “No verso “‘Amigo’‘Amigo’é a solidão derrotada!”é a solidão derrotada!”(verso 15)(verso 15), está presente, está presente

(A)

(A) uma metáfora que mostra que os amigos compartilham a nossa solidão.uma metáfora que mostra que os amigos compartilham a nossa solidão. (B)

(B) uma metáfora que mostra que os amigos não nos deixam sozinhos.uma metáfora que mostra que os amigos não nos deixam sozinhos. (C)

(C) uma personificação que mostra que os amigos compartilham a nossa solidão.uma personificação que mostra que os amigos compartilham a nossa solidão. (D)

(D) uma personificação que mostra que os amigos não nos deixam sozinhos.uma personificação que mostra que os amigos não nos deixam sozinhos.

6.

6. Na última estrofe, o sujeito poético diz que a amizade pode ser trabalhosa, mas, ao mesmoNa última estrofe, o sujeito poético diz que a amizade pode ser trabalhosa, mas, ao mesmo tempo, motivo de felicidade.

tempo, motivo de felicidade.

Explica o que significam estas afirmações. Explica o que significam estas afirmações.  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  ___________________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________ 7.

7. Analisa formalmente o poema, classificando as estrofes que o Analisa formalmente o poema, classificando as estrofes que o compõem.compõem.  ___________  _________________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________  ___________  _______________________________________________________________________________________________________________________________________ Grupo III

Grupo III – – GRAMÁTICA GRAMÁTICA

1.

1. Associa corretamente as orações sublinhadas na coluna A à sua classificação na coluna B.Associa corretamente as orações sublinhadas na coluna A à sua classificação na coluna B. Coluna

Coluna A A Coluna Coluna BB

A.

A. Os amigos são importantes porque nuncaOs amigos são importantes porque nunca nos abandonam.

nos abandonam. B.

B. A verdadeira amizade alegra a vida e afastaA verdadeira amizade alegra a vida e afasta a solidão.

a solidão. C.

C. Os amigos que perdemos ficarão sempre naOs amigos que perdemos ficarão sempre na nossa memória.

nossa memória. D.

D. Quando nos sentimos tristes, queremos osQuando nos sentimos tristes, queremos os nossos amigos junto de nós.

nossos amigos junto de nós.

1.

1. Oração coordenadaOração coordenada copulativa.

copulativa. 2.

2. Oração subordinada adjetivaOração subordinada adjetiva relativa restritiva.

relativa restritiva. 3.

3. Oração subordinada adverbialOração subordinada adverbial temporal.

temporal. 4.

4. Oração subordinada adverbialOração subordinada adverbial causal.

(5)

 –

 –

2.

2. Substitui o constituinte sublinhado pelo pronome pessoal adequado. Faz as alteraçõesSubstitui o constituinte sublinhado pelo pronome pessoal adequado. Faz as alterações necessárias.

necessárias.

Os verdadeiros amigos respeitam sempre a opinião

Os verdadeiros amigos respeitam sempre a opinião dos outros.dos outros.  _____________

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________

3.

3. Associa as expressões sublinhadas em cada frase da coluna A à sua função sintática naAssocia as expressões sublinhadas em cada frase da coluna A à sua função sintática na coluna B.

coluna B.

Coluna

Coluna A A Coluna Coluna BB

A.

A. Amigo é uma grande tarefa.Amigo é uma grande tarefa. B.

B. A amizade traz momentos de alegria.A amizade traz momentos de alegria. C.

C. Os amigos enriquecem a nossa vida.Os amigos enriquecem a nossa vida.

1.

1. Sujeito simplesSujeito simples 2.

2. PredicadoPredicado 3.

3. Predicativo do sujeitoPredicativo do sujeito

4.

4. Transforma as frases ativas em frases passivas.Transforma as frases ativas em frases passivas. a)

a) Os amigos ocupam muito do nosso tempo.Os amigos ocupam muito do nosso tempo.  ____________

 __________________________________________________________________________________________________________________________________

b)

b) A amizade alegrará sempre a nossa vida.A amizade alegrará sempre a nossa vida.  ____________

 __________________________________________________________________________________________________________________________________

5.

5. Identifica a única opção cuja palavra sublinhada não é um pronome.Identifica a única opção cuja palavra sublinhada não é um pronome. (A)

(A) Os nossos amigos enchem o coração de alegria.Os nossos amigos enchem o coração de alegria. (B)

(B) A amizade enriquece-nos.A amizade enriquece-nos. (C)

(C) Os teus amigos são também Os teus amigos são também nossos.nossos. (D)

(D) Nós vivemos para ajudar os amiNós vivemos para ajudar os amigos.gos.

Grupo V

Grupo V – – ESCRITA ESCRITA

Tanto o texto do grupo II como o do grupo III têm por base o tema da amizade. Tanto o texto do grupo II como o do grupo III têm por base o tema da amizade. Escreve um

Escreve um texto de opiniãotexto de opinião referindo a tua perspetiva sobre a importância dos amigos na referindo a tua perspetiva sobre a importância dos amigos na nossa vida. Fundamenta o teu

nossa vida. Fundamenta o teu ponto de vista com pelo menos ponto de vista com pelo menos dois argumentos.dois argumentos. O teu texto deve ter um mínimo de 150 e um máximo de 200 palavras. O teu texto deve ter um mínimo de 150 e um máximo de 200 palavras. Segue o esquema apresentado:

Segue o esquema apresentado: Introdução

Introdução::

‒ Apresentação do teu ponto de vista sobre a Apresentação do teu ponto de vista sobre a importância dos amigos na nossa vida.importância dos amigos na nossa vida.

Desenvolvimento Desenvolvimento::

‒Argumento 1: apresentação de uma razão que justifique a tua opinião.Argumento 1: apresentação de uma razão que justifique a tua opinião. ‒

‒ Argumento 2: apresentação de uma razão que justifique a tua opinião. Argumento 2: apresentação de uma razão que justifique a tua opinião. Conclusão

Conclusão::

(6)

 –

 –

PROPOSTAS DE CORREÇÃO PROPOSTAS DE CORREÇÃO Grupo I

Grupo I – – Compreensão do Oral Compreensão do Oral 1.1. 1.1. (C) (C) 1.2. 1.2. (A) (A) 1.3. 1.3. (B) (B) 2. 2. b), c) e) b), c) e) Grupo II

Grupo II – – Leitura Leitura 1.1. 1.1. (C) (C) 1.2. 1.2. (B) (B) 1.3. 1.3. (A) (A) 1.4. 1.4. (A)(A) Grupo III

Grupo III – – Educação Literária Educação Literária 1.

1.O pronome “nos” refereO pronome “nos” refere--se ao sujeito poético e ao se ao sujeito poético e ao seu interlocutor, um “tu”, que representará o seu amigo.seu interlocutor, um “tu”, que representará o seu amigo.

2.

2. AA – – 3; B 3; B – – 2; C 2; C – – 4; D 4; D – – 1. 1. 3.

3. (B)(B) 4.

4. O verso significa que osO verso significa que os amigos sabem perdoar e aceitam os outros com os seus defeitos e os ajudam a melhorar,amigos sabem perdoar e aceitam os outros com os seus defeitos e os ajudam a melhorar, apontando os seus defeitos sem criticar.

apontando os seus defeitos sem criticar. 5.1.

5.1. (B) (B) 6.

6. O sujeito poético refere, primeiro, que ter um amigo é uma tarefa grande e que não tem fim. Ao mesmo tempo,O sujeito poético refere, primeiro, que ter um amigo é uma tarefa grande e que não tem fim. Ao mesmo tempo,

um amigo é sinónimo de momentos de grande alegria, “grande festa”. um amigo é sinónimo de momentos de grande alegria, “grande festa”.

7.

7. O poema é composto por seis estrofes: a primeira é um dístico; a segunda uma sextilha, a terceira e a quarta são O poema é composto por seis estrofes: a primeira é um dístico; a segunda uma sextilha, a terceira e a quarta são tercetos, a quinta é um monóstico e a última é uma q

tercetos, a quinta é um monóstico e a última é uma q uadra.uadra. Grupo IV

Grupo IV – – Gramática Gramática 1.

1. A A – – 4; B 4; B – – 1; C 1; C – – 2; D 2; D – – 3. 3. 2.

2. Os verdadeiros amigos respeitam-na sempre. Os verdadeiros amigos respeitam-na sempre. 3.

3. AA – – 3; B 3; B – – 2; C 2; C – – 1 1

4. 4.

a) Muito do nosso tempo é ocupado pelos amigos. a) Muito do nosso tempo é ocupado pelos amigos. b) A nossa vida será sempre alegrada pela amizade. b) A nossa vida será sempre alegrada pela amizade. 5.

5. (A)(A)

Grupo V

Grupo V – – Escrita Escrita Proposta:

Proposta:

A amizade é um sentimento fundamental na vida de todos nós. Na verdade, ninguém consegue viver sem ter A amizade é um sentimento fundamental na vida de todos nós. Na verdade, ninguém consegue viver sem ter amigos, uns mais próximos e outros

amigos, uns mais próximos e outros mais distantes.mais distantes.

Os amigos apoiam-nos nos momentos difíceis. Quando surge um problema na nossa vida, por exemplo um Os amigos apoiam-nos nos momentos difíceis. Quando surge um problema na nossa vida, por exemplo um desentendimento com os pais, um resultado mais fraco num teste ou um problema amoroso, os nossos amigos desentendimento com os pais, um resultado mais fraco num teste ou um problema amoroso, os nossos amigos estão presentes para nos ajudarem. Às vezes, só para nos ouvirem. Assim, o problema torna-se mais simples, estão presentes para nos ajudarem. Às vezes, só para nos ouvirem. Assim, o problema torna-se mais simples, porque o partilhámos com alguém

porque o partilhámos com alguém especial.especial.

Os amigos também tornam a nossa vida mais feliz. São os amigos que nos fazem festas surpresa no nosso Os amigos também tornam a nossa vida mais feliz. São os amigos que nos fazem festas surpresa no nosso aniversário, que nos visitam em casa quando estamos doentes, que nos acompanham a festas, que nos telefonam aniversário, que nos visitam em casa quando estamos doentes, que nos acompanham a festas, que nos telefonam só para saberem de nós e nos ouvem,

só para saberem de nós e nos ouvem, horas a fio.horas a fio.

Concluindo, os amigos tornam a nossa vida mais simples, mais feliz. E nós, como amigos deles, retribuímos Concluindo, os amigos tornam a nossa vida mais simples, mais feliz. E nós, como amigos deles, retribuímos com prazer a amizade que eles nos oferecem.

com prazer a amizade que eles nos oferecem.

(153 palavras) (153 palavras)

Referências

Documentos relacionados

mesmo porque como é uma coisa que me deixa feliz, que eu tenho prazer em fazer apesar da dor, acredito que isso influencia em todo o restante da minha vida né, porque quando a

Elgin (2000) também descreveu mudanças de comportamento decorrentes da vida simples: estar mais tempo com a família e amigos; desenvolver potenciais físicos (exercícios

“Uma coisa que gosto de fazer é curtir a amizade, sentar e conversar com meus amigos, com meus pais. Gosto de futebol. Gosto de coisas simples. Moro com minha família.. “O grupo é

Método das Partidas Simples e Dobradas. É o método de escrituração que se limita abrir contas para as pessoas que se tornam devedoras e credoras das pessoas naturais,

Tendo como ponto de partida as relações de amizade de Teresa ao longo de sua vida e as cartas utilizadas como meio de comunicação entre Teresa e seus amigos, os alunos

Viver uma vida feliz não está para os antigos do mesmo modo como está para nós, contemporâneos, que a associamos a um simples e passageiro estado subjetivo de

Muito mais do que a vida boemia, regada a gastos e do prazer de ser cobiçado por “tanta mulher bonita”, juntamente com seus amigos-irmãos, a narrativa de

Apesar de a proposta principal dos grupos não ser essa, a realização desses pacientes é uma importante parte da sua qualidade de vida. O fato de que essas reuniões se tornam um