• Nenhum resultado encontrado

PAD-SOF /09/ de 15

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PAD-SOF /09/ de 15"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Divisão de Planejamento e Orçamento (DPOR)

Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF)

Diretoria Geral de Coordenação Administrativa (DGCA)

ATENÇÃO: Cópias impressas não são controladas.

1 OBJETIVO

Estabelecer critérios e procedimentos para a elaboração do Plano Orçamentário Anual – POA do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ).

2 APLICAÇÃO E VIGÊNCIA

Aplica-se a todas as Unidades Administrativas (UA) do TRT/RJ, passando a vigorar a partir da sua publicação na Internet / Intranet.

3 DEFINIÇÕES

TERMO/SIGLA DESCRIÇÃO

Ações

Representam as atividades a serem implementadas em cada Unidade Administrativa (UA) para que sejam atingidos os objetivos estratégicos.

Atividade

Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

Comissão de Gestão

Orçamentária (CGO)

Comissão composta por 2 (dois) Desembargadores, pelo Diretor Geral de Coordenação Administrativa (DGCA), pelo Diretor Geral de Coordenação Judiciária (DGCJ), pelo Diretor da Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF) e pelos chefes do Gabinete da Presidência (GP) e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADI).

Custeio

Dotações destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive para atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis, pagamento de serviços de terceiros, pagamento de pessoal e encargos, aquisição de material de consumo, entre outras. Entidades

Representativas

São unidades que influenciam ou são influenciadas pelas ações do TRT/RJ.

Focos Estratégicos

Designação coletiva que sintetiza os desafios fundamentais a serem enfrentados pelo TRT/RJ, num determinado lapso de tempo, de forma a possibilitar o cumprimento adequado da missão e da visão de futuro estabelecidas.

(2)

TERMO/SIGLA DESCRIÇÃO

Investimento

Dotações destinadas ao planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis, considerados necessários à realização destas últimas, bem como para a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.

Objetivos Estratégicos

Resultado buscado ou almejado pela Instituição, em consonância com os direcionadores estratégicos estabelecidos TRT/RJ.

Plano

Orçamentário Anual (POA)

Plano anual que consolida as ações e seus respectivos orçamentos autorizados.

Projeto

Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam num período limitado de tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.

Risco Probabilidade de não-ocorrência de uma contratação em função da complexidade do seu objeto.

Unidades Administrativas (UA)

São todas as unidades que compõem a estrutura organizacional do Tribunal, cabendo a cada qual identificar as suas necessidades para atingir os objetivos estratégicos definidos pelas suas respectivas assessorias, secretarias e diretorias.

Unidades

Estratégicas (UT)

São as unidades responsáveis pela análise e proposição das necessidades das Unidades Administrativas (UA) a elas vinculadas, sendo Unidades Estratégicas: Gabinete da Presidência do TRT/RJ (GP), Diretoria Geral de Coordenação Administrativa (DGCA) e Diretoria Geral de Coordenação Judiciária (DGCJ).

Unidades

Executoras (UE)

São aquelas cuja função primordial é a execução do orçamento conforme o Plano Orçamentário Anual, por meio da elaboração do pedido de compra e seus consectários (projeto básico, termo de referência, especificações e outros), sendo unidades executoras: SES, SLG, STI, SGP, SJU, SGC, EMATRA e ESACS/RJ. Eventualmente, em virtude da especificidade de determinada ação, uma Unidade Administrativa (UA) poderá funcionar como Unidade Executora (UE).

Unidade Orçamentária (UO)

É aquela cuja função é elaborar o Plano Orçamentário Anual, adequando as informações consolidadas de todas as unidades que compõem o Tribunal aos limites estabelecidos pela Lei Orçamentária Anual, sendo a unidade orçamentária a Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF).

(3)

4 REFERÊNCIAS

Lei nº 4320 de 17 de março de 1964; Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA);

Resolução Administrativa (RA) TRT/RJ nº 02/2007, de 25 de janeiro de 2007 e alterações da CGO, por meio da ata de 01 de julho de 2008.

5 RESPONSABILIDADES GERAIS

FUNÇÃO RESPONSABILIDADE

Conselho de Gestão Estratégica

Estabelecer os Focos Estratégicos do TRT/RJ.

Comissão de Gestão

Orçamentária

Proceder à aprovação, o acompanhamento e o realinhamento da execução orçamentária do TRT/RJ.

Unidades Administrativas (UA)

Identificar as necessidades e propor as ações para atingir os objetivos estratégicos definidos pelas suas respectivas assessorias, secretarias e diretorias;

preencher o formulário Planilha Orçamentária (anexo II à RA nº 02/2007) e encaminhá-lo à respectiva Unidade Executora (UE), conforme a especificidade do objeto do pedido.

Unidades

Executoras (UE)

Consolidar as propostas elaboradas pelas Unidades Administrativas (UA), definir de forma indicativa o grau de prioridade e o custo de cada ação;

analisar o aspecto técnico de cada ação, sua exeqüibilidade e o risco da não efetivação de sua contratação;

encaminhar às Unidades Estratégicas (UT) o formulário Proposta de Plano Orçamentário Anual (anexo III à RA nº 02/2007);

acompanhar a execução das atividades e dos projetos vinculados à sua Unidade;

encaminhar à Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF), até o dia 10 (dez) de cada mês, o Relatório de Atividades e Projetos (anexo V, à RA nº 02/2007);

executar o orçamento conforme o Plano Orçamentário Anual (POA) aprovado pela Comissão de Gestão Orçamentária.

(4)

FUNÇÃO RESPONSABILIDADE

Unidades

Estratégicas (UT)

Avaliar e definir, na proposta do POA encaminhado pelas Unidades Executoras (UE), o grau de prioridade das ações referentes às suas respectivas Unidades Administrativas (UA); expurgar ou modificar as ações que não estiverem em

consonância com os focos e com os objetivos estratégicos; comunicar as alterações efetuadas às respectivas UE;

adicionar outras ações que julgarem necessárias e levantar os dados necessários à sua execução, junto à UE respectiva;

encaminhar o resultado à Unidade Orçamentária (UO), através da planilha Proposta de Plano Orçamentário Anual (anexo III à RA nº 02/2007) .

Unidade Orçamentária (UO)

Consolidar todas as Propostas e elaborar o Plano Orçamentário Anual - POA (anexo IV à RA nº 02/2007);

submeter o POA à Comissão de Gestão Orçamentária para aprovação;

submeter à Comissão de Gestão Orçamentária as dúvidas e os conflitos de interesse entre as diversas unidades que estiverem envolvidas na elaboração do POA;

divulgar o calendário anual para o cumprimento da metodologia estabelecida;

acompanhar a execução do POA.

6 CRITÉRIOS GERAIS

6.1 A gestão orçamentária tem como parâmetros os focos e os objetivos estratégicos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), estabelecidos para um determinado período.

6.2 As ações a que se refere este Padrão Administrativo - PAD são aquelas decorrentes de novas contratações e / ou aquisições para o exercício seguinte.

6.3 Eventualmente, em virtude da especificidade de determinada ação, uma Unidade Administrativa (UA) poderá funcionar como Unidade Executora (UE).

6.4 A Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF) dará conhecimento à Comissão de Gestão Orçamentária, com o objetivo de adotar providências e apurar

(5)

responsabilidades, quando for o caso, de todas as ocorrências em que os prazos para entrega das informações não forem cumpridos.

6.5 Em caso de pedido de crédito adicional ou levantamentos de necessidades solicitados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e outros órgãos superiores de orçamento, as UE deverão, extraordinariamente, prestar informação complementar à SOF no prazo estabelecido por esta Secretaria.

6.6 Para substituição, inclusão ou exclusão de determinada ação, a UE deverá apresentar à SOF justificativa circunstanciada, a qual será submetida à apreciação da Comissão de Gestão Orçamentária, a fim de proceder ao realinhamento do Plano Orçamentário Anual - POA.

6.7 As Varas, as Turmas, os Gabinetes, a Seção Especializada em Dissídios Individuais (SEDI), a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SEDIC), a Secretaria do Tribunal Pleno e do Órgão Especial (SP) terão suas necessidades levantadas pelas UE, através de formulário próprio.

6.7.1 O formulário, devidamente preenchido, deverá ser remetido para o e-mail orçamento@trtrio.gov.br .

6.8 As propostas das Entidades Representativas serão encaminhadas ao Gabinete da Presidência do TRT/RJ (GP), sua respectiva Unidade Estratégica (UT), que preencherá a Planilha do anexo II à RA nº 02/2007 e a encaminhará à UE, respectiva.

6.9 As necessidades deverão ser formalizadas pelas UA e encaminhadas à respectiva UE, observando:

NATUREZA DA NECESSIDADE UNIDADE EXECUTORA

Material de consumo e permanente, exceto os definidos na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria de Engenharia e Segurança Patrimonial (SES) e Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC).

Secretaria de Logística (SLG)

Equipamentos, sistemas e serviços de informática,

(6)

Manutenção e compra de equipamentos prediais,

serviços e obras civis. SES

Cursos, treinamentos e eventos para magistrados.

Escola de Magistratura da Justiça do Trabalho do Estado

do Rio de Janeiro (EMATRA)

Cursos, treinamentos e eventos para servidores.

Escola de Administração e Capacitação de Servidores do

TRT/RJ (ESACS) Serviços para gestão de recursos humanos. Secretaria de Gestão de

Pessoas (SGP) Obras literárias e serviços arquivísticos. SGC

Serviços específicos da atividade judiciária. Secretaria Judiciária (SJU)

7 ELABORAÇÃO DO PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL

7.1 O Conselho de Gestão Estratégica estabelece os focos estratégicos do TRT/RJ.

7.2 Com base nos focos estratégicos, as UA no nível de Diretoria, Assessoria, EMATRA, ESACS e Corregedoria Regional (CR) definem os seus objetivos estratégicos.

7.3 Cada UA, ressalvado o disposto nos itens 6.7 e 6.8, propõe as ações necessárias para a consecução dos objetivos estratégicos, no âmbito de sua competência, mediante o preenchimento do formulário Planilha Orçamentária, anexo II à RA nº 02/2007, que, em seguida, deverá ser encaminhado à respectiva UE, conforme a especificidade do objeto do pedido.

7.4 As UE, de posse das Planilhas Orçamentárias, verificam se as mesmas foram corretamente preenchidas.

7.4.1 Caso seja constatado erro no preenchimento, encaminham as planilhas à UA responsável pela regularização.

7.5 As UE procedem à consolidação das mesmas, definem de forma indicativa o grau de prioridade e o custo de cada ação, analisam o seu aspecto técnico, sua exeqüibilidade e o risco da não efetivação de sua contratação, e encaminham as propostas às UT mediante preenchimento do formulário Proposta de Plano Orçamentário Anual (anexo III à RA nº 02/2007).

(7)

7.6 As UT, de posse dos formulários, verificam se os mesmos foram corretamente preenchidos.

7.6.1 Caso seja constatado erro no preenchimento, encaminham as planilhas à UE responsável pela regularização.

7.7 As UT avaliam e definem o grau de prioridade das ações referentes às suas respectivas UA, expurgando e modificando aquelas que não estiverem em consonância com os focos e objetivos estratégicos, adicionando outras ações que julgarem necessárias, encaminhando-as posteriormente à Unidade Orçamentária (UO).

7.8 A UO, de posse de todas as propostas, verifica se as planilhas foram corretamente preenchidas.

7.8.1 Caso seja constatado erro no preenchimento, encaminha as planilhas à UT responsável pela regularização.

7.9 A UO consolida as propostas encaminhadas pelas UT, elabora o POA mediante o preenchimento da planilha Plano Orçamentário Anual (anexo IV à RA nº 02/2007) e submete-o à aprovação da Comissão de Gestão Orçamentária.

7.9.1 Caso o POA não seja aprovado, a Comissão de Gestão Orçamentária retorna-o à SOF para os devidos ajustes.

7.10 A SOF providencia junto às UE e às UT os ajustes necessários ao realinhamento do POA e, posteriormente, o encaminha à Comissão de Gestão Orçamentária para aprovação.

7.11 Aprovado o Plano, as UE realizam a sua execução sob o acompanhamento da SOF.

8 INDICADORES

NOME FÓRMULA FREQÜÊNCIA

Índice de execução de ações planejadas

[(Quantidade total de ações planejadas e executadas por UE’s) / (Quantidade total de

(8)

NOME FÓRMULA FREQÜÊNCIA Índice de execução

de ações não planejadas

[(Quantidade total de ações não planejadas e executadas por UE) / (Quantidade total de ações não planejadas por UE) x 100]

Anual

Índice de execução das ações propostas

[(Quantidade total de ações executadas por UE) / (Quantidade total de ações (planejadas e não planejadas) por UE) x 100]

Anual

Índice de ações não planejadas

[(Quantidade total de ações não planejadas por UE) / (Quantidade total de ações (planejadas e não planejadas) por UE) x 100]

Anual

9 GESTÃO DE REGISTROS

Os registros desse processo de trabalho são mantidos da seguinte forma:

IDENTIFICAÇÃO RESPON- SÁVEL ACESSO ARMAZE-NAMENTO RECU-PERAÇÃO PROTEÇÃO PRAZO MÍNIMO DE GUARDA NA UA DESTINAÇÃO

ANEXOS III SOF Irrestrito Pasta Data Condições

apropriadas 5 anos Eliminação POA (ANEXO IV) SOF Irrestrito Pasta Data Condições

apropriadas 5 anos Eliminação

UA = Unidade Administrativa

10 ANEXOS

Anexo 1 - Fluxograma do Processo Elaborar o Plano Orçamentário Anual. Anexo 2 – Documento Anexo I à RA nº 02/2007, de 25/01/2007;

Anexo 3 – Planilha Orçamentária Anexo II à RA nº 02/2007, de 25/01/2007;

Anexo 4 – Proposta de Plano Orçamentário Anual Anexo III à RA nº 02/2007, de 25/01/2007;

Anexo 5 - Planilha do Plano Orçamentário Anual Anexo IV à RA nº 02/2007, de 25/01/2007;

Anexo 6 – Relatório de Atividades e Projetos Anexo V à RA nº 02/2007, de 25/01/2007.

(9)

ANEXO 1 – FLUXOGRAMA DO PROCESSO ELABORAR O PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL

Estabelecer os focos estratégicos do

TRT/RJ

Consolidar e definir de forma indicativa o grau de prioridade e estimar os custos e os riscos de não efetivação das ações

Preencher a planilha Proposta de Plano Orçamentário Anual (anexo

III) e encaminhar à UT Unidade Executora

UE

Preencher a Planilha Orçamentária (anexo II) ou

o formulário próprio e encaminhar à UE Unidade Administrativa UA Conselho de Gestão Estratégica Unidade Estratégica UT Acompanhar a execução do Plano Orçamentário Anual Propor as ações necessárias

para a consecução dos seus objetivos estratégicos Definir os seus objetivos

estratégicos Planilhas preenchidas corretamente? S N Planilhas preenchidas corretamente? S N S

Preencher a planilha Plano Orçamentário Anual (anexo IV) e submeter à Comissão de Gestão Orçamentária

Plano aprovado?

S

N

Encaminhar o POA à SOF para os ajustes necessários, junto às UE e

UT

Fim

Avaliar e definir o grau de prioridade das ações e encaminhar à UO a planilha

Proposta de Plano Orçamentário Anual (anexo III)

Unidade Orçamentária UO Planilhas preenchidas corretamente? Consolidar as propostas de Plano Orçamentário Anual encaminhadas pelas UT

(10)

ANEXO 2 – DOCUMENTO ANEXO I À RA Nº 02/2007, DE 25/01/2007 ANEXO I Unidades Administrativas (UA) Unidades Estratégicas (UT) Unidades Executoras (UE) Unidade Orçamentária (UO) Gabinete da Presidência

Gabinete da

Presidência

Secretaria de

Tecnologia da

Informação

Secretaria de

Logística

Secretaria de

Engenharia e

Segurança

Patrimonial

Secretaria de

Gestão de

Pessoas

Secretaria

Judiciária

Secretaria de

Orçamento,

Finanças e

Contabilidade

Seção de Apoio Externo e Institucional Entidades Representativas Assessoria Jurídica Assessoria de Recurso de Revista Assessoria de Desenvolvimento Institucional Assessoria de Imprensa e Comunicação Social Secretaria de Controle Interno Corregedoria Regional Ouvidoria EMATRA ESACS/RJ Comissões e Conselho Secretaria de Tecnologia da Informação, Divisões e Seções

Diretoria Geral

de Coordenação

Administrativa

Secretaria de Logística, Divisões, Seções e Setores Secretaria de Engenharia e Segurança Patrimonial, Divisões, Seções e Setores

(11)

Secretaria de

Orçamento, Finanças e Contabilidade,

Divisões e Seções

Secretaria de

Gestão do

Conhecimento

EMATRA ESACS Secretaria de Gestão de Pessoas, Divisões e Seções Comissão Permanente de Licitação

Tribunal Pleno, Órgão Especial, Turmas e Varas, Seção Especializada em Dissídios Individuais e Seção Especializada em Dissídios Coletivos

Diretoria Geral

de Coordenação

Judiciária

Secretaria de Distribuição, Divisões e Seções Secretaria Judiciária, Divisões e Seções Secretaria de Gestão do Conhecimento, Divisões e Seções

(12)

ANEXO 3 – PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ANEXO II À RA Nº 02/2007, DE 25/01/2007

Un. Exec. Ano Un. Adm.

Prioridades: 1 - Alta 2 - Média 3 - Baixa

Responsável Rúbrica Prioridade Justificativa CUSTEIO E INVESTIMENTO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Ações Objetivo Estratégico Foco Estratégico

(13)

ANEXO 4 – PROPOSTA DE PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL ANEXO III À RA Nº 02/2007, DE 25/01/2007

Un. Est. Un. Exec. Ano

Valor Estimado Total 0,00 Valor Estimado Total 0,00 Valor Estimado

Prioridade: 1 - Alta 2 - Média 3 - Baixa Risco: 1 - Alto 2 - Médio 3 - Baixo Total 0,00 Justificativas Prioridade Risco

Ações

Ações

Justificativas Prioridade Risco

Foco Estratégico Objetivo Estratégico Un. Adm.

PROPOSTA DE PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL

ATIVIDADE INVESTIMENTO ATIVIDADE CUSTEIO

Foco Estratégico Objetivo Estratégico Un. Adm.

PROJETO

(14)

ANEXO 5 – PLANILHA DO PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL ANEXO IV À RA Nº 02/2007, DE 25/01/2007

Un. Est. Un. Exec. Ano

Valor Estimado Total 0,00 Valor Estimado Total 0,00 Valor Estimado

Prioridade: 1 - Alta 2 - Média 3 - Baixa Risco: 1 - Alto 2 - Médio 3 - Baixo Total 0,00

PROJETO

Foco Estratégico Objetivo Estratégico Un. Adm. Ações Justificativas Prioridade Risco

ATIVIDADE INVESTIMENTO

Foco Estratégico Objetivo Estratégico Un. Adm. Ações Justificativas Prioridade Risco PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL

ATIVIDADE CUSTEIO

(15)

ANEXO 6 – RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PROJETOS ANEXO V À RA Nº 02/2007, DE 25/01/2007

Unidade Executora Ano

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PROJETOS

ATIVIDADE INVESTIMENTO Ação Justificativa Situação Atual Situação Atual Justificativa PROJETO Ação Justificativa Nº do Processo Assunto Nº do Processo Assunto Situação Atual

Ação Nº do Processo Assunto

ATIVIDADE CUSTEIO

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste estudo foi compreender as representações sociais dos enfermeiros participantes sobre a educação permanente direcionada aos agentes comunitários de saúde nas

(Unesp 2015) Dois copos de vidro iguais, em equilíbrio térmico com a temperatura ambiente, foram guardados, um dentro do outro, conforme mostra a figura. Uma pessoa, ao tentar

Estratégia: Fundos que buscam valorização de suas cotas por meio de aplicação em empresas que apresentam bom nível de governança corporativa ou se destaquem em

Não tenho nenhuma enfermidada no Sistema Digestivo 3.110 Medicamento para a artrite reumatóide.. Sistema Endócrino Diabetes Tipo 1 / Tipo

Para efeitos do presente Contrato ocorrerá Invalidez Total e Permanente em consequência de Doença ou Acidente, sempre que a Pessoa Segura fique total, irreversível e

Concluiu-se que no referente a falta de cobertura vegetal, em alguns pontos da microbacia do rio Corrente, isso não se dá exclusivamente por conta da atividade

Parede de separação com espaços interiores não aquecidos (ELEV3), dupla, de 26.5 cm, com isolamento na caixa de ar, composta por: 1) betão armado 20 com 20 cm de espessura,

4.4.10.1.2.2.1 Os candidatos que não apresentarem a do- cumentação que comprove que concluirão, até a data da matrícula de que trata o item 11 deste edital, o programa de