• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios para pra final de História. 7ª série

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios para pra final de História. 7ª série"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Lista de exer

Lista de exercícios para pra final de História. – 7ª série

Nome___________________________________________turma______.

1- Descreva como era realizada a exploração do ouno no Brasil colônia, citando os impostos cobrados e como e onde era a realização desta cobrança. Depois conclua comentando quais foram as principais cnsequências na época para a região do ouro e para toda a colônia.

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2- Porque a Revolução industrial afetou tanto os setores fabrís e acabou transformando a relação patrão- trabalhador e toda a sociedade moderna?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3- Desenvolva um texto comentando as principais ideias dos filósofos eu se destacaram entre os iluministas. Explique como ela influenciou a Revolução Francesa e por que ela é considerada e chamada de Revolução burguesa?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

PROVÍNCIA BRASILEIRA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FILHAS DA CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

COLÉGIO VICENTINO SÃO JOSÉ

(2)

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4- Quais eram as principais características da constituição brasileira de 1824 e por que ela era contrária ao modelo liberal pregado pelos iluministas?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5- Relacione a guerra do paraguai com a prátrica neocolonialista do final do séwculo XIX. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6- Qual relação podemos estabelecer com o aumento de imigrantes para o Brasil após o ano de 1845?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 7- Qual era a relação existente entre Portugal e Holanda?

( ) Portugal e Holanda eram parceiros econômicos desde a época do descobrimento. O acordo se dava da seguinte forma: Portugal fornecia mão-de-obra para a exploração do ouro e a Holanda distribuía o metal em barra para os compradores mundiais.

( ) O acordo entre os dois países era sobre a exploração da cana-de-açúcar onde Portugal plantava, cortava e produzia o açúcar bruto enquanto a Holanda refinava e vendia o açúcar para todo o mundo.

( ) Na realidade não existia acordo entre Portugal e Espanha, o que existia era uma disputa pelo território nordestino brasileiro com suas fontes de ouro.

( ) A relação entre ambos os países visava o fornecimento de escravos para todas as colônias espanholas no continente americano.

8- O movimento das Bandeiras e a criação de gado foram muito importantes para o Brasil colonial, por que:

( ) colaborou para o declínio da exploração dos metais preciosos. ( ) ajudou no desenvolvimento da cana-de-açúcar.

( ) ampliou o território brasileiro e colaborou para que o ouro fosse encontrado no Brasil.

(3)

( ) Um dos principais impostos cobrados pela Coroa portuguesa era o “quinto” no qual os mineradores deveriam entregar a quinta parte do ouro encontrado para Portugal. ( ) O órgão criado por Portugal na região das minas para fiscalizar, controlar e administrar a exploração do ouro foi chamado de Intendência das Minas.

( ) O enriquecimento da região proporcionou o desenvolvimento artístico e cultural que pode ser notado nas construções de igrejas do período, na arte religiosa e na literatura desenvolvida.

( ) Portugal liberava sem a cobrança de impostos o território para a exploração da região das minas desde que o quinto fosse pago de maneira correta.

( ) No período da mineração houve uma urbanização da sociedade brasileira colonial. Surgiu uma classe social intermediária, fato que pouco se observou durante o período da produção da cana-de-açúcar.

10- Sobre a exploração do ouro no Brasil colônia assinale a alternativa incorreta: ( ) A economia açucareira entra em declínio acentuado no século XVIII, tendo-se em vista, dentre outros fatores, a concorrência do açúcar antilhano.

( ) Com a exploração do ouro brasileiro, Portugal torna-se a mais importante nação européia, chegando às portas da Revolução Industrial.

( ) Os paulistas tiveram atuação relevante na descoberta do ouro brasileiro pelo conhecimento dos caminhos e pela experiência nas bandeiras.

( ) A descoberta do ouro nas Minas Gerais, no fim do século XVII, recuperou a economia colonial da crise em que se encontrava desde a queda do açúcar.

11- Como os iluministas pensavam em relação à economia? ( ) A economia deveria ser fiel as ordens do rei.

( ) A economia deveria ser livre, fortalecendo o liberalismo econômico, onde os Estados poderiam comercializar livremente.

( ) Acreditavam que a Igreja em conjunto do rei deveria liderar as transações econômicas entre Estado e Religião.

( ) A economia deveria ser liberal, porém, deveria existir um conjunto de leis, onde o monarca teria o poder de veto sobre as negociações que fossem prejudiciais ao seu reino.

12- Montesquieu foi um grande filosofo iluminista e responsável por uma divisão do poder político que é utilizado até os dias de hoje em diversos países. Qual é a divisão proposta por Montesquieu?

( ) A divisão entre reis, nobres e burgueses, onde cada um deveria responder sobre um setor da sociedade, buscando o melhor desenvolvimento econômico e social.

( ) A divisão entre Executivo, Legislativo e Judiciário onde cada um deve ser independente em suas funções para não ocorrer uma interferência de poderes, obstruindo o desenvolvimento político de um país.

( ) A divisão entre nobre o povo, sendo os primeiros, representantes do poder legislativo, sobrando para o povo desenvolver o poder judiciário, propondo uma unidade política e uma justiça social.

( ) Montesquieu propôs a divisão dos poderes executivo para membros pertencentes à nobreza e o legislativo apenas para os filósofos, pois eles saberiam organizar de forma adequada as leis que seriam mais justas e que beneficiariam a população.

(4)

13- Qual uma das principais conseqüências no desenvolvimento das cidades através da Revolução Industrial?

( ) O crescimento descontrolado das cidades em torno das fábricas, provocado pela fuga do trabalhado do campo em busca de uma melhor condição de vida.

( ) A morte descontrolada nas áreas rurais e o crescimento de clubes para a descontração dos trabalhadores no fim de semana.

( ) A conseqüência das cidades foi que a riqueza cresceu rapidamente, levando a população a buscar empregos nas fábricas.

( ) Como as fábricas eram distantes das cidades, os centros urbanos passaram a ficar completamente abandonados levando à falência diversos artesãos.

14- A queda da produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social que se manifestou:

( ) Na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego.

( ) No aumento da exploração francesa sobre o seu império colonial, na reação da elite colonial e no início do movimento de independência.

( ) No abrandamento da exploração senhorial sobre os servos, na divisão das terras dos nobres emigrados e na suspensão dos direitos constitucionais.

( ) Na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço máximo dos cereais, na expansão territorial francesa e nas guerras entre os países europeus.

15- Quais eram os dois grupos burgueses que lideraram a Revolução francesa? Quais eram suas diferenças?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 16- Sobre a vinda da família real portuguesa é correto afirma que:

1- A vinda da família real para o Brasil derivou do conjunto de circunstâncias históricas européias, mas, em última análise, representou também hábil manobra da diplomacia britânica.

2- Os primeiros atos de D. João VI no Brasil marcam uma ruptura no processo colonial estabelecido em três séculos.

3- A abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional resulta da interrupção do comércio ultramarino português pela ocupação inimiga.

( ) 1, 2 e 3 estão corretas. ( ) 1, 2 e 3 estão incorretas. ( ) 1 e 2 estão corretas. ( ) 1 e 3 estão incorretas.

17- A concretização da emancipação política do Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da assembléia constituinte em 1824.

Assinale a opção que relaciona corretamente as normas da Constituição Imperial com o formato da sociedade brasileira da época da pós independência.

(5)

( ) A abolição do modelo patriarcal, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa.

( ) A abolição progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais razões da oposição ao Imperador D. Pedro I.

18- Leia com atenção as afirmativas abaixo e encontre as que expressam o modelo do primeiro reinado. Depois, assinale a questão correta.

I – A dissolução da constituinte, o estilo do governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de D. Pedro I.

II – O temor de uma provável recolonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses.

III – O aumento das exportações agrícolas, a estabilidade da moeda e a redução do endividamento externo foram os pontos favoráveis do governo de Pedro I.

IV – A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra da Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador,

Então:

( ) Todas estão corretas. ( ) Todas são falsas.

( ) Apenas a I e II estão corretas. ( ) Apenas I, II e IV estão corretas. 19- O que foi a Comuna de Paris?

( ) Tentativa de um golpe de Estado onde o objetivo era restaurar o antigo regime conhecido como absolutismo;

( ) insurreição revolucionária promovida pelos trabalhadores de Paris onde o objetivo era de organizar um governo socialista.

( ) Ação de anarquistas italianos, franceses e espanhóis de promover um governo anárquico, onde o povo seria a base para o novo governo.

( ) Movimento revolucionário que ocorreu em Paris durante um ato grevista após a derrota da França para a Alemanha em 1881,

20- Entre os feitos do “Conselho da Comuna” que controlou Paris por 2 meses podemos destacar:

( ) Controle dos preços de alimentos, ensino gratuito e prazos maiores para pagamentos das prestações dos alugueis.

( ) Divisão das propriedades latifundiárias entre os operários comunistas e cargo de comando para todos os trabalhadores que eram sindicalizados.

( ) Execução de mais de 20 mil monarquistas após a derrota da frança para a Prússia em 1871 e Promover um governo autoritário para equilibrar as forças políticas que se divergiam entre proletários e burgueses.

( ) Estatização das indústrias estrangeiras para garantir o controle sobre os produtos comercializados em toda França e a manipulação sobre os investimentos e os lucros das indústrias estatais.

21- Podemos entender o neocolonialismo como:

( ) Um esforço das economias centrais em promover as economias periféricas.

( ) Necessidade prévia ao incremento do desenvolvimento industrial nos países capitalistas.

(6)

( ) Um acordo entre as potências capitalistas, visando dividir, de forma pacífica, os mercados mundiais.

( ) A expansão econômica e política em escala mundial das economias capitalistas na fase cosmopolita.

22- Quais eram as circunstâncias históricas de quando foram decretadas as leis que levaram à abolição da escravatura no Brasil em 1888?

( ) Antes da Guerra do Paraguai, pois o Brasil deveria alforriar os escravos antes de convocá-lo para a guerra.

( ) Durante a Guerra do Paraguai pois conforme o Brasil vencia os combates, os soldados escravos retornavam para as fazendas e iam sendo alforriados.

( ) Depois da Guerra do Paraguai, quando o império já se encontrava enfraquecido devido as campanhas republicanas e abolicionistas.

( ) Depois da Guerra do Paraguai, pois o Brasil tinha um projeto de modernização e industrialização e para isso era necessário libertar todos os escravos para que se tornassem assalariados.

23- Quais foram as maiores consequencias da guerra do Paraguai para o Brasil, Paraguai e Inglaterra?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

15 A chapa eleita para Diretoria do DCE da UESB Campus de Itapetinga será empossada pela Comissão Eleitoral, em cerimônia solene, no prazo de até 72 (setenta e duas)

Temos como funções típicas dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, respectivamente: o poder de formular normas legais e inovar o ordenamento; o poder de compor litígios

Primeiramente considera que tem a autoridade para legislar quem pode fazer as melhores leis para todos e este não pode ser outro senão o conjunto dos cidadãos, pois a maioria

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Não é autorizada a utilização destes produtos como componentes essenciais de sistemas de controlo nuclear, sistemas de suporte de vida ou equipamento para utilização em

História do Município: Fundação, Contextualização Histórica, Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Símbolos Municipais: brasão, hino, bandeira, Educação

História do Município: Fundação, Contextualização Histórica, Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Símbolos Municipais: brasão, hino, bandeira, Educação