• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DOS VI JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA BOM JESUS/IELUSC PARTE GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DOS VI JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA BOM JESUS/IELUSC PARTE GERAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1 REGULAMENTO DOS VI JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA

BOM JESUS/IELUSC - 2018 PARTE GERAL TÍTULO I – Das Disposições Gerais

Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem o JIA (Jogos de Integração Acadêmica) e é soberano à Comissão Organizadora (C.O.).

Art. 2º - As delegações que participarem do JIA serão conhecedoras desse regulamento e assim, se submeterão a todas as consequências que delas possam emanar.

Art. 3° - É de competência da Comissão Organizadora de cada edição do JIA interpretar esse regulamento, zelar pela execução e resolver os casos omissos.

§ 1º Em casos de discordância das decisões da CO, as equipes poderão recorrer a uma instancia superior, denominada Comissão Superior (C.S), que será formada por representantes dos cursos, professores, e um representante da direção da IES.

TÍTULO II – Da Data da Competição

Art. 4º - O JIA deverá ser realizado em data fixada pela instituição.

Parágrafo único – A Comissão organizadora não se responsabiliza pela coincidência de horários de jogos.

Art. 5º - O JIA só deixará de ser realizado em caso de calamidade pública, caso fortuito ou força maior.

TÍTULO III – Da finalidade

Art. 6° - Denomina-se Jogos de Integração Acadêmica (JIA), a competição esportiva realizada anualmente entre os estudantes matriculados em qualquer curso superior no BOM JESUS/IELUSC, docentes, funcionários e egressos.

Parágrafo único - O principal objetivo do JIA é promover a integração entre docentes, estudantes, funcionários e egressos.

Art. 7º - O prazo para entrada de protesto junto à Comissão Organizadora (C.O) será de uma hora após o término da partida em questão. O protesto deverá ser encaminhado por escrito e assinado por um representante da equipe, cujo nome conste na ficha de inscrição.

TÍTULO IV – Da Comissão Organizadora

Art. 8º - Denomina-se Comissão Organizadora (C.O.), os representantes indicados por cada curso e os professores indicados pela instituição, além da direção da IES.

Art. 9º - Compete à C.O.:

a) preparar os locais dos jogos e competições dando-lhes condições para a prática de todas as modalidades esportivas;

b) garantir a segurança regular aos locais de jogos e competições, oferecendo garantias aos dirigentes, juízes, auxiliares, assim como às equipes participantes;

c) resolver os problemas relativos à disputa dos jogos surgidos durante a organização e nos dias de disputa dos mesmos.

(2)

2 Parágrafo Único. As mudanças do regulamento deverão ser aprovadas pela comissão organizadora (C.O). Não caberá mudança de regulamento durante a competição.

TÍTULO V - Das Competições

Art. 10 - Os jogos e as competições terão início no horário determinado pela instituição, sendo considerada perdedora por não comparecer (observadas às tolerâncias do regulamento), a equipe que não se apresentar no local da competição no horário previsto, com material esportivo e devidamente uniformizada.

§ 1° Entende-se por devidamente uniformizada, a equipe que se apresente com camisas ou coletes idênticos e numerados, havendo a exceção da numeração nas modalidades individuais.

§ 2° Caso seja verificada a participação de atleta em desacordo com o dispositivo no parágrafo primeiro supra, durante o jogo, o mesmo deverá deixar a partida até sanar a irregularidade. Caso isto seja constatado somente após o encerramento da partida, não caberá recurso contra a não utilização do uniforme correto.

§ 3º Cada equipe de modalidade coletiva deverá providenciar o seu uniforme.

Art. 11 - Em caso de extrema necessidade ou urgência a (C.O) poderá transferir o local e/ou horário dos jogos.

Parágrafo único. Caso não ocorra uma partida por motivos de força maior, a C.O determinará uma nova data para realização do jogo.

Art. 12 - Cada curso poderá ter até três representantes, que poderão participar das reuniões da C.O e servirá como porta-voz do seu curso perante a organização do JIA.

TÍTULO VI – Das inscrições

Art. 13 - As inscrições deverão ser feitas no período de 26 de março a 4 de abril de 2018, pelos representantes de cada curso, na Secretaria dos cursos superiores da Unidade Centro (2º andar do bloco C) e nas Secretarias dos cursos superiores da Unidade Saguaçú.

§ 1º - As equipes terão acesso às fichas de inscrição e ao regulamento da competição através do site da instituição.

§ 2º - Será considerada inscrita a equipe que efetuar o pagamento da taxa e entregar a ficha de inscrição de acordo com o caput deste artigo.

§ 3º - O número máximo de equipes que cada curso poderá inscrever em cada modalidade coletiva será o seguinte:

- Futsal Masculino = 3 equipes - Futsal Feminino = 3 equipes - Voleibol Masculino = 3 equipes - Voleibol Feminino = 3 equipes - Basquete Masculino = 2 trios - Basquete Feminino = 2 trios - Handebol Masculino = 1 equipe - Handebol Feminino = 1 equipe

§4º - Os cursos com maior potencial para formação de equipes deverão realizar eliminatórias, conforme calendário definido pela coordenação do curso.

§5º - O número máximo de atletas das modalidades de dominó, truco, xadrez e tênis de mesa está estipulado nos artigos referentes às regras destas modalidades.

(3)

3 Art. 14 - Para a participação em uma modalidade esportiva será cobrado de cada acadêmico inscrito um valor determinado pela C.O. Da segunda modalidade esportiva em diante serão cobrados de cada acadêmico inscrito por modalidade, um valor diferenciado (menor), sendo que cada acadêmico poderá participar em até duas modalidades coletivas e duas modalidades individuais. Para a participação na modalidade artística também será cobrado de cada acadêmico inscrito um valor determinado.

Parágrafo primeiro – Os cursos com turmas formadas até o 3ºano/5ª fase inclusive, poderão participar em até três modalidades coletivas e duas individuais.

Art. 15 - Nenhum jogador poderá ser inscrito após o término do período de inscrições, salvo casos excepcionais que serão avaliados pela C.O.

§1° - Caso uma equipe não esteja com o número mínimo de jogadores no horário do jogo, poderá completa-la com um acadêmico do seu curso que não esteja inscrito em nenhuma outra modalidade.

TÍTULO VII - Dos Atletas Participantes

Art. 16 - Só poderão participar do JIA, os alunos regularmente matriculados nos cursos superiores do BOM JESUS/IELUSC, egressos, professores e funcionários da instituição. § 1º Cada atleta poderá participar dos jogos representando somente o curso em que estiver matriculado, à exceção dos cursos recém lançados pela IES, que poderão inscrever equipes conjuntamente com outros cursos.

§ 2º - Professores, funcionários e egressos poderão participar das modalidades coletivas, do tênis de mesa e da modalidade artística (dança e encenação) integrando as equipes dos acadêmicos, sendo permitida a inscrição de apenas um professor ou funcionário e dois egressos por equipe.

§ 3º - Professores, funcionários e egressos poderão constituir equipes por representação e/ou constituir equipes mistas sem qualquer restrição associada ao número de representados.

§ 4º - Professores e funcionários poderão se inscrever livremente na modalidade de xadrez. § 5º - Professores e funcionários poderão formar uma equipe para participar da Gincana Solidária do JIA.

§ 5º - É vedado a qualquer acadêmico dos cursos participantes fazer parte da arbitragem dos jogos, com exceção das funções de anotador ou exceto aqueles pertencentes à comissão organizadora.

Art. 17 - Cada atleta deverá apresentar em cada jogo um documento oficial e original com foto.

§ 1º O capitão, ou algum representante de cada equipe, ficará responsável pela entrega e recebimento, de todos os documentos de sua equipe ao mesário até 15 minutos antes do horário marcado para o jogo, assim como este poderá solicitar à arbitragem a averiguação dos documentos da equipe adversária.

§ 2° A ausência de qualquer documento impossibilita o atleta de participar da partida.

§ 3° Considera-se documento a carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, CNH ou R.E. Militar.

(4)

4 § 4° O documento apresentado tem de estar, obrigatoriamente, em boas condições (intacto, sem rasuras, etc.).

TÍTULO VIII - Das Penalidades

Art. 18 - Será dado um prazo de tolerância de 5 (cinco) minutos para o início da primeira partida da rodada, e de 3 (três) minutos para as demais, contados a partir do encerramento do jogo anterior. Após este prazo o W.O poderá ser consumado pela arbitragem, que deverá assinar a súmula.

§ 1° A súmula deve ser aberta no horário oficial do início da partida ou ao final do jogo anterior, se este atrasar.

§ 2° O abandono de quadra por uma equipe será considerado W.O.

§ 3° Caso uma equipe fique com número de jogadores insuficiente para continuar a partida, a adversária será declarada vencedora pelo placar de 2 a 0 para o voleibol e de 3 a 0 para as demais modalidades coletivas, ou pelo placar do jogo, caso a diferença de gols deste seja maior que 3 gols a seu favor.

§ 4° O W.O nas modalidades individuais se efetuará quando não houver comparecimento de nenhum atleta em nenhuma prova.

§ 5° A equipe que perder por WO estará automaticamente eliminada da modalidade.

§ 6° No caso de W.O a colocação fica vaga e os pontos relativos a esta não serão computados por nenhuma equipe.

Art. 19 - Os atletas poderão cancelar a inscrição na competição até 3 (três) dias antes do início desta, porém não haverá ressarcimento das taxas ou parcelas já pagas, ficando detidas a título de arras pela CO.

Art. 20 - O atleta que for expulso de uma partida estará automaticamente suspenso da partida seguinte daquela modalidade na corrente competição.

Art. 21 - Toda e qualquer agressão física por parte de um atleta ou membro da Comissão Técnica em disputa de modalidade acarretará na eliminação do atleta da corrente competição, podendo a pena ser agravada, a critério da C.O., para as próximas edições do JIA, além de ficarem sujeitos ao Regimento Geral da Faculdade.

§ 1° A eliminação do atleta será fundamentada no relatório apresentado pelo árbitro.

Este relatório deverá ser entregue a C.O obrigatoriamente após a realização do jogo onde houve a agressão. Não o sendo entregue, deverá a C.O., se provocada pela parte interessada, instaurar comissão disciplinar para a apuração dos fatos, onde se constatadas irregularidades, deverão ser tomadas as devidas providências a fim da punibilidade. Não havendo manifestação alguma, este se tornará nulo.

§ 2° O curso de onde o atleta pertencer, poderá, a critério da C.O., perder 20 (vinte) pontos na contagem geral final, sem perder os pontos de sua colocação na modalidade.

Art. 22 - A desqualificação do atleta pelo limite de faltas, ou pelas exclusões, não será interpretada como expulsão, podendo este, portanto, participar do próximo jogo.

(5)

5 Art. 23 - Se for constatada a participação de algum atleta que não esteja devidamente credenciado pelo curso pelo qual competiu, a equipe pelo qual foi inscrito será automaticamente desclassificada da modalidade.

Art. 24 - Caso uma equipe tenha sido vencedora de um jogo em que um atleta não aluno ou não condizente com o artigo 16 integrou sua equipe, o adversário passa a ser o vencedor do jogo.

§ 1° Basta o atleta estar inscrito na súmula para ser considerado um integrante da equipe. § 2° No caso das modalidades coletivas só serão modificados os resultados que ainda estiverem em tempo hábil para tal. Caso a modalidade já tenha sido finalizada a equipe com o atleta irregular será desclassificada e as equipes com colocações inferiores subirão de posição sucessivamente.

Art. 25 - Em caso de agressão a um jogador ou membro da torcida, o responsável deverá ser expulso da edição corrente do JIA, podendo, ainda, ser a penalidade aumentada pela C.O. em proporção à gravidade da agressão cometida, além de ficar sujeito ao Regimento Geral da Faculdade.

TÍTULO IX – Da Forma de Disputa e Classificação

Art. 26 - Todas as competições, com exceção das provas individuais (dominó, truco, tênis de mesa e xadrez), serão disputadas por equipes dos cursos, de acordo com o número de inscritos, sistema de chaves, seguindo o sistema determinado para cada modalidade, salvo o previsto no parágrafo 1º do artigo 16.

Art. 27 - A contagem de pontos do JIA será feita por modalidade e atribuindo-se pontos, de acordo com sua classificação; a pontuação para as modalidades coletivas deverá ser:

1° colocado = 50 pontos 2° colocado = 40 pontos 3° colocado = 30 pontos

Art. 28 - Para os esportes individuais, ou de apenas dois competidores (dominó, truco, xadrez e tênis de mesa) a pontuação será a seguinte:

1° colocado = 30 pontos 2° colocado = 20 pontos 3° colocado = 10 pontos

§ 1º Não haverá pontuação a partir do 4º colocado.

§ 2° Caso não aconteça a decisão de terceiro lugar, o perdedor na semifinal para o primeiro colocado será o terceiro colocado e o perdedor na semifinal para o segundo colocado será o quarto colocado.

§ 3° Os perdedores nas quartas-de-finais e oitavas-de-finais para o primeiro colocado serão, respectivamente, quinto e nono colocados.

§ 4° Os perdedores nas quartas-de-finais e oitavas-de-finais para o segundo colocado serão, respectivamente, sexto e décimo colocados.

(6)

6 § 5° Os perdedores nas quartas-de-finais e oitavas-de-finais para o terceiro colocado serão, respectivamente, sétimo e décimo primeiro colocados.

§ 6º Os perdedores nas quartas-de-finais e oitavas-de-finais para o quarto colocado serão, respectivamente, oitavo e décimo segundo colocados.

§ 7º Os perdedores nas oitavas-de-finais para o quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados serão, respectivamente, décimo terceiro, décimo quarto, décimo quinto e décimo sexto colocados. Art. 29 – Para a modalidade artística a pontuação será a seguinte:

1° colocado = 150 pontos 2° colocado = 130 pontos 3° colocado = 120 pontos

Art. 30 - Será declarado vencedor do JIA o curso que totalizar o maior número de pontos na competição.

§ 1° Em caso de empate na contagem geral, será declarado vencedor o curso que possuir o maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, recorrer-se-á às seguintes colocações e assim por diante.

§ 2° Persistindo o empate, será verificada a vencedora do maior número de confrontos diretos entre as empatadas (com exceção do dominó, truco, tênis de mesa e xadrez), que será considerada campeã.

§ 3° Na hipótese de se manter o empate, todos os cursos empatados serão proclamados campeões.

TÍTULO X - Das Modalidades Esportivas

Art. 31 - Das competições do JIA deverão constar as seguintes modalidades esportivas: a) Futsal Masculino e Feminino;

b) Voleibol Masculino e Feminino; c) Basquete 3x3 Masculino e Feminino; d) Handebol Masculino e Feminino; e) Tênis de Mesa Masculino e Feminino; f) Xadrez misto;

g) Dominó Misto h) Truco Misto

REGRAS DO FUTSAL MASCULINO

Art. 32 - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) atletas. Art. 33 – As disputas dos jogos de futsal masculino serão realizadas em tempo definido após a realização das chaves e de acordo com o nº de equipes inscritas e poderá ser realizada em tempo corrido, ou em dois tempos, também com duração definida após a realização das chaves.

Art. 34 – O desempate será realizado por cobrança de pênaltis alternada até que uma das equipes tenha score superior à outra.

(7)

7 Art. 35 – As disputas de Futsal obedecerão às regras nacionais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, salvo especificações anteriores.

Art. 36 – A direção técnica da modalidade de Futsal ficará a cargo da Comissão Organizadora ou pessoas por ela designada.

REGRAS DO FUTSAL FEMININO

Art. 37 - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) atletas. Art. 38 - As disputas dos jogos de futsal feminino serão realizadas em tempo definido após a realização das chaves e de acordo com o nº de equipes inscritas e poderá ser realizada em tempo corrido, ou em dois tempos, também com duração definida após a realização das chaves.

Art. 39 - O desempate será realizado por cobrança de pênaltis alternada até que uma das equipes tenha score superior à outra.

Art. 40 - As disputas de Futsal obedecerão às regras nacionais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, salvo especificações anteriores.

Art. 41 - A direção técnica da modalidade de Futsal ficará a cargo da Comissão Organizadora ou pessoas por ela designada.

Art. 42 - Regras oficiais citadas no Art. 40°, disponíveis no link http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/LivroNacionaldeRegras2013.pdf

REGRAS DO VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO

Art. 43 – Cada equipe poderá inscrever no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) atletas, incluído o líbero, caso a equipe possua.

Art. 44 – As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo estes de 15 (quinze) pontos cada.

§ 1° - Após a realização das chaves o sistema de pontuação poderá ser alterado para um set corrido, até 25 pontos, com alteração do lado da quadra no 12º ponto.

Art. 45 - As disputas de Voleibol obedecerão às regras adotadas pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), categoria "indoor", inclusive para resolver casos em que este regulamento for omisso.

Art. 46 - Regras oficiais citadas no Art. 45°, disponíveis no link:

http://www.cbv.com.br/v1/cobrav/arquivos/REGRAS%20DE%20V%C3%94LEI%20INDOO R%202013-2016%20-%20REVISADA.pdf

Art. 47 – A direção técnica da modalidade de voleibol ficará a cargo da Comissão Organizadora ou pessoas por ela designada.

REGRAS DO BASQUETEBOL 3x3 MASCULINO E FEMININO

Art. 48 - As disputas de basquete terão 2 (dois) tempos de 7 (sete) minutos cada, com intervalo de 3 (três) minutos. Caso haja empate o desempate será realizado por lances, no sistema “mata – mata”, até que uma das equipes tenha score superior à outra.

(8)

8 § 1 - O cronometro para em situação de bola parada, nas cobranças de lance livre e tempos técnicos.

Art. 49 - Cada curso poderá inscrever no mínimo 3 (três) e no máximo 06 (seis) atletas em cada naipe.

Art. 50 - As disputas obedecerão às regras nacionais vigentes da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), salvo as especificações anteriores.

Art. 51 - Regras oficiais citadas no Art. 50°, disponíveis no link:

http://legado.cbb.com.br/entrevista/images/admin/notas/3x3_Regras.pdf REGRAS DO TÊNIS DE MESA MASCULINO E FEMININO

Art. 52 - Cada curso poderá inscrever 2 (dois) atletas na modalidade em cada naipe. Art. 53 - As partidas serão feitas em melhor de 3 (três) sets, de 21 pontos cada. Art. 54 - A disputa será simples, um contra um.

Art. 55 - A disputa do Tênis de Mesa obedecerá as regras nacionais vigentes da Confederação Nacional de Tênis de Mesa, salvo especificações anteriores.

Art. 56 - A direção da modalidade fica a cargo da Comissão Organizadora ou de pessoas por ela designadas.

REGRAS DO XADREZ

Art. 57 - Não há limites de inscritos por curso, mas a (C.O) poderá estabelecer um número máximo de participantes, caso seja necessário.

Parágrafo Único – A modalidade de Xadrez só será realizada se houver um número mínimo de 8 (oito) atletas inscritos.

Art. 58 - A disputa será feita no sistema de eliminatória simples.

Art. 59 - A disputa do Xadrez obedecerá às regras nacionais vigentes, Confederação Brasileira de Xadrez, salvo especificações anteriores.

Art. 60 - A direção da modalidade fica a cargo da Comissão Organizadora ou de pessoas por ela designadas.

Art. 61 – Não poderá haver empate nas modalidades em disputa no JIA. Caso haja empate, deverá ser usado o critério da modalidade para desfazê-lo.

Art. 62 - A (C.O) poderá alterar o tempo de jogo de qualquer modalidade, caso seja necessário. A mudança deverá ser feita antes do início dos jogos e os representantes das equipes deverão ser avisados com antecedência.

REGRAS DO DOMINÓ

Art. 63 - Cada curso poderá inscrever 2 (duas) duplas na modalidade, sendo que as duplas poderão ser mistas.

Parágrafo Único – A modalidade de Dominó só será realizada se houver um número mínimo de 8 (oito) duplas inscritas.

(9)

9 Art. 64- A disputa será feita no sistema de eliminatória simples e será regida por este regulamento e suas especificações.

Art. 65 - As pedras do jogo de dominó não deverão conter nenhuma marcação ou defeito, num total de 28(vinte e oito) peças, que devem ficar obrigatoriamente dispostas na mesa em uma ou duas fileiras.

Art. 66 - Depois de misturar (embaralhar) as pedras, serão distribuídas 7 (sete) pedras para cada um dos jogadores, que em seguida iniciarão o jogo.

Parágrafo Único. Uma substituição de jogador somente poderá ser feita após o término de uma queda.

Art. 67 - Para início da 1ª queda, as pedras são embaralhadas pelo coordenador, e o jogador que tirar a pedra com o maior número será o saidor da queda inicial. Nas demais partidas as pedras são embaralhadas pelo jogador saidor da partida finda, sendo este o último a comprar, cabe a saída, ao jogador, colocado à sua direita.

Art. 68 - Nenhum dos jogadores poderá ver as pedras de seu companheiro.

Art. 69 - A “batida” final da queda acontecerá quando um dos jogadores da dupla baixar todas as suas pedras.

Art. 70 - Para a contagem de pontos, será considerada a soma das pedras da dupla adversária (perdedora).

Art. 71 - Caso haja um “fecha”, contam-se todos os pontos conseguidos por cada dupla. A dupla que possuir menos pontos é a vencedora, e leva todos os pontos da equipe adversária. Parágrafo único - Verificado empate na contagem de pontos provenientes de um "fecha", será considerada perdedora a dupla que fechou o jogo.

Art. 72 - Joga-se com qualquer número de “dobles” ou pedras do mesmo naipe. Art. 73 - Atitudes passíveis de punições:

1. Atitudes, gestos ou sinais que caracterizam vantagem, perda de 20 pontos; 2. Cometer "gato" ou mostrar a pedra, perda de 40 pontos;

3. Passar com pedras na mão, ignorando tê-las, perda de 50 pontos, sendo que será obrigatório jogar a pedra para continuar a jogada.

Art. 74 - A direção da modalidade fica a cargo da Comissão Organizadora ou de pessoas por ela designadas.

REGRAS DO TRUCO

Art. 75 - Cada curso poderá inscrever 2 (duas) duplas na modalidade, sendo que as duplas poderão ser mistas.

Parágrafo Único – A modalidade de Truco só será realizada se houver um número mínimo de 8 (oito) duplas inscritas.

Art. 76 - A disputa será feita no sistema de eliminatória simples e será regida por este regulamento e suas especificações.

(10)

10 Art. 77 - Ficará a cargo da coordenação da modalidade a troca de baralhos quando isto se fizer necessário.

Art. 78 - Será feito o sorteio para se dar cartas da seguinte maneira, cada participante retira uma carta do monte, a maior carta definirá o carteiro. A maior carta no truco é o 3 e os naipes também tem seus valores na seguinte ordem do maior para o menor: Paus, Copas, Espadas e Ouro.

Art. 79 - O jogador encarregado de dar o baralho recolherá as cartas jogadas, em seguida o embaralhará, deixando-o sobre a mesa para o corte, pelo jogador da esquerda. As cartas devem ser embaralhadas sem que o encarregado de dar as cartas veja a seqüência das mesmas. Art. 80 - As cartas serão dadas de 1 em 1 (uma em uma), no sentido anti – horário, respeitando a mão do baralho dando a vira na 13ª carta. Sendo que a seqüência do baralho no valor das cartas é a seguinte (Maior para o menor): 3, 2, 1, 12, 11, 10, 7, 6, 5, 4.

Art. 81 - Não será permitido, em hipótese alguma, ao “pé” ver a frente do baralho, e caso isso ocorra, o infrator perderá o “tento”, sendo que em seguida o baralho passará adiante. Caso o “cortador” veja a frente das cartas, o mesmo perderá o direito de cortar e o "pé" fará o corte e dará as cartas automaticamente.

Art. 82 - Cada participante deverá sempre aguardar a sua vez de jogar, nunca passando à frente do adversário, e caso isso ocorra, a carta jogada antecipadamente, será “queimada”. Art. 83 - Perderá a vez de dar as cartas, o “pé” que porventura distribuir uma, duas, quatro ou mais cartas ao seu adversário, e perderá o “tento” e a vez, se para si ou seu parceiro.

§1. Neste caso, aquele que recebeu o número de cartas irregulares, deverá avisar imediatamente, e não o fazendo perderá o “tento”.

§2. Se isto ocorrer na mão de onze, serão 3 (três), os “tentos” perdidos.

Art. 84 - Se quando da distribuição das cartas, uma ou mais caírem viradas, a jogada será anulada, passando a distribuição do baralho para o jogador seguinte. O mesmo ocorrerá se virar mais de uma carta quando da escolha da “vira” (13ª carta).

Art. 85 - As cartas descartadas, encobertas na 2ª (segunda) e 3ª (terceira) mãos não poderão ser utilizadas.

Art.86 - Somente após uma partida poderá um jogador trocar de lugar com o parceiro.

Art. 87 - O "pé" deverá embaralhar cortes apoiados sobre a mesa, o encarregado será obrigado a dar um corte e entregar as cartas para “pé” que distribuirá as cartas distribuídas.

Art. 88 - Quando o corte for seco o cortador determinará se o baralho será dado por cima ou por baixo.

Art. 89 - Somente por sinais (mímica), os jogadores da mesma dupla poderão comunicar-se em relação ao jogo.

Art. 90 - Nenhuma palavra poderá ser trocada entre os elementos da dupla, incorrendo na perda do “tento”.

(11)

11 Art. 91 - Os sinais não poderão ser dados na forma de códigos (palavras ditas pela metade), ou em outro idioma, batidas Morse ou silvos. Isso ocorrendo acarretara na perda do tento, caso o jogo esteja trucado acarretará na perda do truco (3,6 ou 9 pontos).

Art. 92 - Fica terminantemente proibido aos jogadores marcar as cartas de qualquer maneira, seja com objetos, unhas, tintas, ou utilizar qualquer material que possibilite o reflexo das cartas.

Art. 93 - Havendo empate na 1ª (primeira) vasa, valerá a 2ª (segunda) vasa, mesmo com “trucada”, podendo a mão terminar na 3ª (terceira) vasa, valendo, pois essa carta maior na jogada.

§1. Em caso de empate nas 3 (três), sem “trucada”, ninguém ganha o tento, passando-se o baralho para frente.

§2. Quem “truca” ou “retruca” em carta exposta, perde em caso de empate.

Art. 94 - Todas as partidas serão de 12 (doze) pontos. Quando for mão de 11 (escolha) para uma das duplas, não haverá empate e todas as jogadas (dali em diante valem 3 pontos). Ex.: se as 3 (três) mãos terminarem empatadas, quem está com 11 (onze) perde os 3 (três) “tentos”. Se uma das duplas estiver com 11 (onze) “tentos, e mandar jogar, deverá ganhar a jogada, pois se não o fizer perderá os 3 (três) “tentos”. Se as duas duplas estiverem em mão de 11 (onze), e o jogo terminar empatado, haverá necessidade de outra dada de cartas, passando-se, portanto o baralho, para o jogador seguinte.

Art. 95 - Na mão de 11 (onze), os 2 (dois) jogadores poderão “trocar” (somente ver, e devolver...) suas cartas para conhecimento do jogo e depois resolverem se jogam, ou não, (neste caso o pé pode também trocar as cartas com seu adversário caso a resposta seja: Vamos Jogar) cabendo a um deles determinar com as seguintes palavras: “VAMOS JOGAR” ou “NÃO VAMOS JOGAR”.

Art. 96 – Não poderá haver empate nas modalidades em disputa no JIA. Caso haja empate, deverá ser usado o critério da modalidade para desfazê-lo.

Art. 97 - A (C.O) poderá alterar o tempo de jogo de qualquer modalidade, caso seja necessário. A mudança deverá ser feita antes do início dos jogos e os representantes das equipes deverão ser avisados com antecedência

REGRAS DO HANDEBOL MASCULINO E FEMININO

Art. 98 – Cada equipe poderá inscrever no mínimo 7 (sete) e no máximo 14 (quatorze) atletas. Art. 99 - Se a partida terminar empatada em seu tempo regulamentar haverá decisão através de tiros alternados até que uma das equipes tenha resultado superior à outra, tendo sido executado o mesmo nº de tiros por cada equipe.

Art. 100 - As disputas de Handebol obedecerão às regras da Federação especializada, salvo as especificações anteriores.

Art. 101 - Regras oficiais citadas no Art. 54, disponíveis no link:

http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27182

Art. 102 – A direção da modalidade fica a cargo da Comissão Organizadora ou de pessoas por ela designadas.

(12)

12 TÍTULO XI – Da Modalidade Artística – Dança e Encenação

Art. 103 – Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural dos acadêmicos e incentivar e promover produções artísticas, estará em disputa no JIA uma apresentação artística de dança ou encenação.

Art. 104 – Cada curso poderá inscrever apenas uma apresentação. Art. 105 - O número mínimo será de 3 participantes por apresentação.

Art. 106 - Os componentes poderão representar somente o curso em que estão matriculados, sendo vetado representar outro curso ou participar de duas apresentações, salvo o previsto no parágrafo 1º do artigo 16.

Art. 107 - Cada apresentação deverá ter no máximo 5 minutos de duração. Serão desclassificados os grupos que ultrapassarem o tempo estipulado.

§1° - Caso a apresentação cultural seja dança, o tempo de apresentação começará a ser contado a partir do início da música.

Art. 108 – Todos os itens da ficha de inscrição deverão ser preenchidos pelos grupos. Não serão aceitas fichas incompletas.

Art. 109 – Para a música da apresentação, os grupos deverão providenciar um CD ou pendrive identificado para cada coreografia/encenação a ser apresentada.

§ 1º - O CD ou pendrive deverá ter faixa única, contendo somente a música da apresentação. Art. 110 – Nas apresentações será proibido a utilização de animais, água, purpurina, sky paper, velas ou tochas acesas, serpentinas ou qualquer tipo de material que possa sujar o palco e prejudicar a próxima apresentação ou atingir a platéia.

§ 1º - A desobediência à estas determinações implicará na desclassificação do grupo. Art. 111 – As apresentações serão avaliadas pelos seguintes critérios:

- qualidade artística e técnica dos intérpretes – 3 pontos - estrutura coreográfica e criatividade – 4 pontos

- consciência no desenvolvimento do tema proposto – 3 pontos

Art. 112 – A Comissão Julgadora deverá ser composta de cinco jurados, os quais serão designados pela Comissão Organizadora.

§ 1º - Dois jurados deverão ter experiência profissional na área cultural ou vínculo com atividades culturais e três jurados serão leigos.

TÍTULO XII – Da Modalidade Gincana Solidária

Art. 113 - A Gincana Solidária dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA BOM JESUS/IELUSC tem por finalidade desenvolver o espírito de solidariedade na comunidade universitária para além dos limites institucionais, através das seguintes tarefas:

a) arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal e vinagre) b) arrecadação de ração para cães e gatos

c) arrecadação de roupas e calçados limpos e em bom estado (exceto roupas íntimas) d) doação de sangue

(13)

13 Art. 114 – Para efeito de contagem de pontos, cada curso será considerado uma equipe, assim como a equipe que poderá ser formada por professores e funcionários.

Art 115 – Somente serão aceitas para fins de contagem de pontos, as doações entregues no período de 9 a 13 de abril de 2018 nos seguintes locais e horários:

 Unidade Centro: na sala de dança 2 do Centro Cultural Deutsche Schule, das 9h às 9h30, das 18h30 às 19h e das 20h30 às 21h.

 Unidade Saguaçu III: sala ao lado do Laboratório do Ciências da Educação Básica, no térreo, das 18h30 às 19h e das 20h30 às 21h.

§ 1º - Para a doação de sangue, o participante deverá seguir os requisitos solicitados pelo HEMOSC.

§ 2º - As doações de sangue poderão ser realizadas em qualquer banco de sangue e por qualquer pessoa no período de 21 de fevereiro a 19 de abril de 2018, desde que seja apresentado o comprovante original para a Comissão Organizadora no dia 19 de abril de 2018.

Art. 116 – Para efeito de contagem de pontos, cada tarefa realizada receberá a seguinte pontuação que será computada para a equipe:

- doação de sangue 10 pontos

- arrecadação de ração (um quilo ou equivalente) 1 ponto

- arrecadação de roupa (uma peça) 1 ponto

- arrecadação de calçado (um par) 1 ponto

- arrecadação de alimentos não perecíveis (um quilo) 1 ponto - arrecadação de leite longa vida (um litro), óleo de soja (900 ml),

achocolatado (equivalente a ½ kg) e pó de café (500 gr)

3 pontos cada item

Art. 117 – A entrega dos donativos arrecadados será agendada com as instituições e realizada pela Comissão Organizadora.

Art. 118 - Para a classificação geral do JIA, será somada a seguinte pontuação da gincana solidária:

1º lugar – 150 pontos 6º lugar – 100 pontos 2º lugar – 140 pontos 7º lugar - 90 pontos 3º lugar – 130 pontos 8º lugar - 80 pontos 4º lugar - 120 pontos 9º lugar - 70 pontos 5º lugar - 110 pontos 10º lugar – 60 pontos TÍTULO XIII - Das Premiações

Art. 119 - Ao campeão do JIA caberá um troféu de posse transitória, que ficara exposto no BOM JESUS/IELUSC.

Art. 120 - Além dos resultados das modalidades esportivas e artística e da gincana solidária, para a aclamação do vencedor, haverá o julgamento da melhor torcida, cujos critérios de pontuação são os seguintes:

(14)

14 a) Animação – 30 pontos

b) Presença do curso durante os quatro dias do evento – 50 pontos, c) Uniforme – 30 pontos

d) Mascote – 30 pontos

e) Respeito ao (C.O) – 30 pontos f) Desfile de abertura – 30 pontos

§ 1º.- A pontuação para cada um dos itens acima descrito será realizada por comissão julgadora formada por cinco membros e constituída por professores e funcionários.

§ 2º - A somatória dos pontos dará a classificação dos cursos no quesito torcida. § 3º - Para a classificação geral do JIA, será somada a seguinte pontuação da torcida: 1º lugar – 150 pontos 6º lugar – 100 pontos

2º lugar – 140 pontos 7º lugar - 90 pontos 3º lugar – 130 pontos 8º lugar - 80 pontos 4º lugar - 120 pontos 9º lugar - 70 pontos 5º lugar - 110 pontos 10º lugar – 60 pontos

Art. 121 - Haverá medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados nas modalidades esportivas e na modalidade artística.

§ 1º - Não haverá premiação em medalhas para o quesito torcida nem para a gincana solidária.

Art. 122 - As medalhas serão entregues após a realização de todas as finais, em data e horários definidos pela comissão organizadora.

TÍTULO XIV - Das Disposições Finais

Art. 123- Todos os participantes e torcida serão responsáveis pela boa conservação dos locais dos jogos. Danos ao patrimônio da instituição ou da Associação Atlética estarão sujeitos a punições.

Referências

Documentos relacionados

A puberdade representa uma experiência de rupturas e transformações, que pode causar confli- tos. Nas sociedades indígenas Tembé e Kaxuyana nos Estados do Pará e Amapá, a chegada da

Deverá possuir integrado ou deverá estar disponível para download software desenvolvido pelo fabricante do equipamento com suporte a efetuar download de

Hospedagem no Apartamento Standard com Meia Pensão + hospedagem GRÁTIS para 1 criança até 11 anos ou 2 crianças até 5 anos + traslados.. A partir de: total à vista R$

14 – Devem-se preparar ramos para os fiéis como também para serem guardados para a quarta-feira de cinzas do próximo ano (para se fazer as cinzas).. 15 – Na procissão

Os resultados preliminares obtidos com o m´ etodo GAOT para o es- tado eletrˆ onico fundamental desse sistema indicam a possibilidade de melhorarmos a qualidade do ajuste com

Conhecimento teórico dos enfermeiros sobre parada e ressuscitação cardiopulmonar, em unidades não hospitalares de atendimento à urgência e emergência. Fatores envolvidos na

Após o desenvolvimento do câncer de pulmão segue-se uma série de eventos sucessivos, que incluem invasão, metástases e crescimento das metástases (Qua- dro 4). Semelhante

Postulamos que um método alternativo, combi- nando a análise de microsséries de tecido e a imunoistoquímica, pode reduzir custos e ser eficiente na detecção