• Nenhum resultado encontrado

Iluminar" ERIDAN RISTOVSKI. Sampaio o Rio Branco-ES e juventude o Operário- PR TÁBUA DE MARÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Iluminar" ERIDAN RISTOVSKI. Sampaio o Rio Branco-ES e juventude o Operário- PR TÁBUA DE MARÉ"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Ano XCIV Nº 36.341 | SÃO LUÍS-MA, QUARTA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2021 | CAPITAL E INTERIOR R$ 2,00 @OImparcialMA @imparcialonline @oimparcial TÁBUA DE MARÉ QUA 03.03.2021 03H49 ... 0.5M 09H58 ... 5.8M 16H06 ... 0.5M 22H15 ... 5.7M

APARTE

Transparentes

BASTIDORES

Sem marcha fúnebre, sem movimento da Sonata nº 2, sem ‘cantá’ pras almas, sem car-pideiras, sem recomendação da alma, incelenças, sem velório e sem despedida cho-rosa. O ritual dos mortos saiu da tradição para mais de 256 mil vidas perdidas para a Covid-19 no Brasil, cinco mil no Maranhão e 2,6 milhões no mundo.

Chorosos e perdidos

NOSSOS TELEFONES:

REDAÇÃO 982320262

COMERCIAL 991151624

CAA - CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE 991445645

"BBB: cilada ou

representatividade?"

PAULO SERGIO GONÇALVES

Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Estácio e mestre em Letras

O p i n i ã o

O p i n i ã o

O p i n i ã o

O p i n i ã o

O p i n i ã o

O p i n i ã o

O p i n i ã o

O p i n i ã o

98 98232-0262

“Luta por

medicação"

REGINA PRÓSPERO

Cofundadora do Instituto Vidas Raras

“Iluminar"

ERIDAN RISTOVSKI

Empresária/Missionária/ Idealizadora do Projeto Videira

ANNA SOROKIN

Conheça o curioso

acordo entre a Netflix

e uma golpista

Foi um golpe elaborado, daqueles

em que a realidade supera a ficção, e

passou anos despercebido. PÁGINA 12

Copa do Brasil

: Moto Club pega o Botafogo,

Sampaio o Rio Branco-ES e juventude o Operário- PR

PÁGINA 12

.

Prefeito de Grajaú decreta

“lockdown” por 15 dias

Mais fiscalização e punição severa

para quem não usar máscara

47 casos de nova variante

são monitorados no Maranhão

PF investiga

fraude em compra

de testes rápidos

em Pinheiro

Funcionários da Secretaria

de Saúde de Pinheiro e

empre-sários de Teresina são suspeitos

de simularem a compra e

vda de testes rápidos e não

en-tregarem. PÁGINA 14

Governador Flávio Dino discute novas

restrições com classe empresarial

MAIS CONVERSAS

}

O governador Flávio Dino dialogou com representantes da classe empresarial maranhense com o objetivo de discutir novas ações para conter a disseminação da COVID-19 em todo o estado.

PÁGINA 3

COMBATE AO CORONAVÍRUS

PETS

Dicas para ajudar

no sono do cão

(2)

oimparcial.com.br

POLÍTICA

George Raposo

E-mail: gdinamite@gmail.com

2

Em live, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo Euler de

Morais, garante que certame em junho deste ano é factível

Con tra par ti das

Mais cus tos

Mer co sul

ANATEL

Obrigações do leilão de

5G começa em 2022

A

re a li za ção do lei lão do 5G em ju nho des te ano é “fac tí vel”, com o iní cio da im ple men ta- ção das con tra par ti das exa ta- men te um ano de pois, ga ran tiu o pre- si den te da Agên cia Na ci o nal de Te le- co mu ni ca ções (Ana tel), Le o nar do Eu- ler de Mo rais, em li ve nes ta ter ça-fei ra (2/3) com a de pu ta da Luí sa Can zi a ni, co or de na do ra-ge ral da Fren te Par la- men tar Mis ta da Eco no mia e Ci da da- nia Di gi tal.

“As obri ga ções que

fo ram fi xa das co me çam

em ju nho de 2022”,

afir mou.

A de pu ta da ques ti o nou o pre si den- te da Ana tel so bre o tem po de im ple- men ta ção da no va tec no lo gia. “Sa be- mos o quan to a co nec ti vi da de é im- por tan te pa ra saú de, agri cul tu ra, edu- ca ção. É um te ma trans ver sal. O 3G le- vou 10 anos pa ra ser im ple men ta do. O 4G, uma mé dia de 4 anos. Co mo se rá o 5G no Bra sil? Um es tu do apon ta que 58% das pes so as es ta rão co nec ta das em 2025, mas 2025 é lo go ali”, in da- gou.

O pre si den te da Ana tel pon tu ou to- das as con tra par ti das ne ces sá ri as, por fai xa de frequên cia, e rei te rou que as obri ga ções ini ci ais es tão pre vis tas pa-

ra 2022. Tam bém lem brou que al gu- mas ope ra do ras já dis po ni bi li zam a tec no lo gia 5G DSS em al gu mas ca pi- tais. “As em pre sas usam as ave ni das (frequên cia) do 4G e dis po ni bi li zam al gu mas fai xas pa ra o 5G”, es cla re ceu. O con se lho da Ana tel de ci diu im- por obri ga ções aos ven ce do res das fai xas ofer ta das, em vez de fa zer um lei lão ar re ca da tó rio. Uma das con tra- par ti das se rá a lim pe za da prin ci pal fai xa do 5G, a de 3,5 GHz. Com uma ban da de 400 MHz, que vai de 3,3 GHz a 3,7 GHz, a frequên cia é mui to pró xi- ma da re cep ção de te vê aber ta via an- te na pa ra bó li ca, ex pli cou Mo rais. “Qual quer si nal ir ra di a do po de ge rar in ter fe rên cia. En tão, pa ra que pu dés- se mos li ci tar, pre ci sa ría mos ga ran tir que as pes so as não fi cas sem sem aces so à te vê”, as si na lou.

A obri ga ção dos ven ce do res do lei- lão des sa fai xa se rá mi grar a re cep ção do si nal de te vê da ban da C, on de es tá ho je e po de so frer in ter fe rên cia, pa ra a ban da Ku. “Lim par a fai xa é um pro- ces so com ple xo e tra ba lho so”, ad mi- tiu. As ope ra do ras de te le fo nia aler- tam que is so po de atra sar a im ple- men ta ção do 5G e que há al ter na ti vas pa ra mi ti gar o pro ble ma, sem a mi- gra ção. As fai xas de 700 MHz e 2,3 GHz, de ta lhou Mo rais, têm um ecos- sis te ma ma du ro pa ra o 4G, por is so, as obri ga ções são pa ra ex pan são des sa re de. “Na de 700 MHz, co mo a pro pa- ga ção do si nal é me lhor por que a frequên cia é mais bai xa, o com pro-

mis so é a in ter net nas ro do vi as. Na fai xa 2,3 GHz, a con tra par ti da é 4G em to dos os 5.570 mu ni cí pi os”, acres cen- tou. A úl ti ma fai xa ofer ta da, a de 26 GHz, ser vi rá pa ra ban da lar ga sem fio e não con tem pla exi gên ci as, de acor-do com o pre si den te da Ana tel.

Ques ti o na do pe la de pu ta da Luí sa Can zi a ni se a exi gên cia de uma re de 5G stan da lo ne (ex clu si va) vai ge rar mais cus tos de im plan ta ção, Mo rais ad mi tiu que sim e dis se que foi vo to ven ci do nes sa ques tão. “Ho je, uma tec no lo gia en tre ga a pla ta for ma pa ra a ge ra ção se guin te. Com o 5G stan da- lo ne, as em pre sas vão ter, em ter mos de pre ci fi ca ção, o cus to do hard ware. Po de ri am fa zer uma tran si ção mais su a ve ou mais abrup ta. O con se lho op tou pe lo stan da lo ne e mi nha po si- ção foi ven ci da nes se as pec to”, afir-mou.

A par la men tar de fen deu a re gi o na- li za ção do aces so à in ter net e Mo rais dis se que os pres ta do res de ban da lar- ga fi xa de pe que no por te (PPPs), so-ma dos, já têm a so-mai or par ce la de mer- ca do do Bra sil. “Eles têm in te res se em par ti ci par do cer ta me pa ra en trar nes-se ou tro mer ca do de te le fo nia ce lu lar. Va mos ter blo cos re gi o nais, por que is- so traz mais com pe ti ção por qua li da- de e não ape nas por pre ço”, as si na lou. “Su pri mos to da a car ga re gu la tó ria apli ca da a es ses pe que nos pa ra que pu des sem cres cer e com pe tir com os gran des”, com ple men tou.

RELAÇÕES EXTERIORES

Ministro diz que existe esforço para prejudicar Brasil

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, ERNESTO ARAÚJO, DISSE QUE EXISTE UM ESFORÇO PARA PREJUDICAR A IMAGEM DO BRASIL  O mi nis tro das Re la ções Ex te ri o res,

Er nes to Araú jo, dis se on tem, que exis- te um es for ço por par te de al guns seg- men tos pa ra pre ju di car a ima gem do Bra sil no ex te ri or. As fa las fo ram pro- fe ri das em en tre vis ta co le ti va de qua- se du as ho ras, na qual o mi nis tro fez um ba lan ço de sua ges tão até o mo- men to e fa lou so bre as re la ções do Bra sil com paí ses co mo Chi na e Es ta- dos Uni dos. A pres ta ção de con tas se dá em um mo men to no qual é ven ti la- do com mais for ça a pos si bi li da de de tro ca da che fia do Itamaraty.

“Fa la-se que a nos sa ges tão pre ju- di ca a ima gem do Bra sil no ex te ri or. Ho je, o que nós ve mos é um es for ço de al gu mas cor ren tes po lí ti cas no Bra sil de cri ar uma má ima gem do Bra sil no ex te ri or”, dis se. Com a for- ma ção de uma ba se go ver nis ta no Con gres so for ma da por par ti dos do Cen trão, o che fe do Itamaraty pas sou a ter di ver sas crí ti cas in ter nas em re la- ção à for ma co mo con duz as re la ções do Bra sil com ou tros paí ses, co mo a Chi na. No fim do mês pas sa do, o pró- prio vi ce-pre si den te Ha mil ton Mou- rão in di cou que Bol so na ro po de ria tro car o mi nis tro das Re la ções Ex te ri- o res.

Ao fa lar so bre es sas cor ren tes que

ten tam pas sar uma ima gem ruim do Bra sil, Araú jo ci tou co mo exem plo uma car ta de ex-mi nis tros do Meio Am bi en te en vi a da a paí ses eu ro peus, no mês pas sa do, no qual pe dem aju da pa ra pro te ger a Amazô nia. Con for me o mi nis tro, a ação pro duz uma ima- gem ruim e que afe ta os in te res ses bra si lei ros, pre ju di can do a exe cu ção do acor do do Mer co sul com a União Eu ro peia, por exem plo. “São se to res que não que rem es se pro ces so de aber tu ra no qual es ta mos en ga ja dos”, dis se. De acor do com ele, es ses gru- pos sa bem que o mi nis té rio es tá cri- an do “um con jun to de re la ções que trans for mam o ve lho sis te ma de cor- rup ção, de atra so, a qual es sas pes so as es tão li ga das”. “En tão, a meu ver, es sa é a ori gem da ques tão da ima gem”, dis se.

Araú jo pon tu ou que, por ve zes, se vê a ideia de que a sua ges tão é pre ju- di ci al aos in te res ses na ci o nais, na di- men são econô mi ca e na di plo ma cia. Ele afir mou, en tre tan to, que hou ve um sal do co mer ci al nos úl ti mos dois anos, e apon tou re sul ta dos que, se- gun do ele, são oriun dos de uma pre- sen ça mui to gran de do Itamaraty nas ne go ci a ções co mer ci ais e atra ção de in ves ti men tos. Os in ves ti men tos au-

men ta ram em 2019, em re la ção a 2018, con for me o mi nis tro, e di mi nuí- ram em 2020 de vi do à pan de mia.

O mi nis tro afir mou, ain da, que o Bra sil e ou tros paí ses do Mer co sul es- tão dis pos tos a in cluir uma de cla ra- ção so bre com pro mis so com o meio am bi en te pa ra ra ti fi car o acor do de li- vre co mér cio com a União Eu ro peia. “Não que re mos re a brir a ne go ci a ção. Foi uma ne go ci a ção com pli ca da, com ple xa, e den tro des se pa râ me tro de não re a brir a ne go ci a ção do que já es tá ne go ci a do, es ta mos pron tos a abrir com a ideia da União Eu ro peia, o que aju da ria nes se pro ces so de ra ti fi- ca ção”, dis se.

Er nes to Araú jo afir mou que já hou- ve uma pe que na de cla ra ção, de dois ou três pa rá gra fos, em de zem bro do ano pas sa do, di zen do que o Bra sil es tá dis pos to a avan çar nes sa área, com com ba te ao des ma ta men to, e que is so mos trou uma boa dis po si ção pro par-te do país. “Te mos fa la do fre quen par- te-men te com in ter lo cu to res eu ro peus, da União Eu ro peia, paí ses mem bros, Por tu gal, ou tros paí ses-cha ve, e sem-pre re pe tin do que es ta mos aber tos”, afir mou.

MARANHENSE

Presidente da Conab

morre de Covid-19

SAMUEL MELO JR. ESTAVA NO CARGO DESDE DEZEMBRO O di re tor-pre si den te da Com pa nhia Na ci o nal de Abas te ci men to (Co nab), Jo sé Sa mu el de Mi ran da Me lo Jú ni or, fa le ceu nes ta ter ça-fei ra, 2, em São Luís (MA), ví- ti ma de co vid-19, con for me no ta di vul ga da pe la es ta tal. Se gun do a Co nab, Me lo Jr. Es ta va in ter na do des de o iní- cio de ja nei ro pa ra tra ta men to da do en ça.

Em ou tra no ta, a Fren te Par la men tar da Agro pe cuá ria (FPA) tam bém la men tou o fa le ci men to do exe cu ti vo. “Me lo Jú ni or ocu pou pa pel de des ta que na Uni ver si da- de Es ta du al do Ma ra nhão (Ue ma) des de 2003, on de atu- ou co mo pro fes sor”, ob ser vou a FPA.

Me lo Jr. não che gou a com ple tar três me ses à fren te da Co nab, ten do as su min do o pos to em 8 de de zem bro do ano pas sa do, após a exo ne ra ção do en ge nhei ro agrô- no mo Gui lher me Bas tos – es te saiu oi to me ses após as- su mir o car go. Me lo Jr. ha via si do in di ca do pe la ban ca da do Re pu bli ca nos no Con gres so. Na oca sião da in di ca- ção, o lí der do Re pu bli ca nos na Câ ma ra, Jho na tan de Je- sus, res sal tou ao Bro ad cast Po lí ti co (sis te ma de no tí ci as em tem po re al do Gru po Es ta do) que Me lo Jr. era “um no me téc ni co, mui to bem pre pa ra do que pas sou por to- das as aná li ses do go ver no fe de ral”.

Na oca sião, po rém, a de ci são po lí ti ca ha via de sa gra- da do à equi pe téc ni ca da es ta tal. Se gun do fon tes da Co- nab, a des pe di da de Bas tos ha via si do fei ta on li ne, já que o en tão pre si den te es ta va em São Pau lo

CIDADES-IRMÃS

Franklin Douglas propõe

parceria São Luís-Wuhan

PRESIDENTE DO PSOL COBRA MAIS RESTRIÇÕES NO ESTADO Em su as re des so ci ais, o pro fes sor Fran klin Dou glas cri ti cou as ações anun ci a das pa ra o com ba te à no va on- da de Co vid em São Luís. “O se cre tá rio de saú de do Ma- ra nhão, Car los Lu la, de ve ria se guir as su ges tões do pre- si den te do Con se lho Na ci o nal dos Se cre tá ri os de Saú de, Car los Lu la”, co brou o pre si den te do PSOL em São Luís.

“Ne nhu ma me di da res tri ti va efe ti va foi anun ci a da. Só pa li a ti vos, sem me tas, pra zos, mo ni to ra men to, res pon- sá veis a se rem co bra dos”, cri ti cou Fran klin.

Pes qui sa dor e dou tor na área de Po lí ti cas Pú bli cas, Dou glas lem brou que São Luís é uma ci da de coir mã de Wuhan, on de o Co ro na ví rus sur giu há um ano e o lo cal que me lhor com ba teu a pan de mia.

“So men te o Es ta do do Rio Gran de do Sul e o mu ni cí- pio de São Luís têm con vê nio com a ci da de chi ne sa. “É pre ci so que o Pre fei to Edu ar do Brai de aci o ne es sa par- ce ria: po dem vir res pi ra do res, más ca ras e, quem sa be, até va ci nas, se bem ar ti cu la da a aju da. E, so bre tu do: ex- per ti se! Eles ho je de têm as me lho res ex pe ri ên ci as pa ra re to mar a eco no mia, as au las, no con tex to da pan de- mia”, de ta lha Fran klin Dou glas.

O pro fes sor Fran klin de fen deu a re to ma da ime di a ta de bar rei ras sa ni tá ri as, o au men to de ôni bus nos ho rá ri- os de pi co, com hi gi e ni za ção de les a ca da vi a gem, o Hos- pi tal de Cam pa nha e que a Pre fei tu ra e o Go ver no do Es- ta do vi a bi li zem a com pra de va ci nas, em con sór cio com os de mais Go ver na do res e Pre fei tos das ca pi tais.

“Só fe char ba res e co mér cio in dis tin ta men te adi an ta pou co. Su fo ca a eco no mia e não con tem o ví rus. É pre ci- so in ten si fi car a fis ca li za ção do uso de más ca ras, do dis- tan ci a men to so ci al, co me çan do pe los bair ros com mai- or nú me ro de ca sos con fir ma dos”, propôs Fran klin.

No úl ti mo bo le tim por bair ros de São Luís, Tu ru (892 ca sos), Re nas cen ça (618), Ci da de Ope rá ria (591), Coha- trac (588) e Cen tro (567) li de ram o ran king dos bair ros com ca sos con fir ma dos de Co vid-19.

(3)

oimparcial.com.br

POLÍTICA

Celio Sergio

E-mail: celiosergio@hotmail.com

3

SAMARTONY MAR TINS

NOVAS MEDIDAS

Dino discute restrições

com classe empresarial

O

n tem, o go ver na dor Flá vio Di no di a lo gou com re pre- sen tan tes da clas se em pre- sa ri al ma ra nhen se com o ob je ti vo de dis cu tir no vas ações pa ra con ter a dis se mi na ção da CO VID-19 em to do o es ta do.

“O Ma ra nhão foi o es ta do que pri- mei ro ini ci ou a aber tu ra das ati vi da- des econô mi cas. Ti ve mos um re gi me ri go ro so por um pe río do cur to de tem po, ra zão pe la qual che ga mos ao fi nal do ano com re sul ta dos econô mi- cos que ates ta ram que ti ve mos um sen so de pro por ci o na li da de no ma- ne jo das me di das pre ven ti vas”, pon- tu ou o go ver na dor Flá vio Di no.

Pa ra o se cre tá rio es ta du al de In dús- tria e Co mér cio, Sim plí cio Araú jo, três pon tos fo ram cru ci ais no diá lo go des- ta ter ça-fei ra (2): a par ce ria en tre o po der pú bli co e pri va do na di vul ga- ção da im por tân cia do uso de más ca- ras pa ra to da a po pu la ção; a in ter lo- cu ção jun to à FA MEM pa ra for ta le cer o diá lo go com os mu ni cí pi os e a par- ce ria com os hos pi tais pri va dos de São Luís e Im pe ra triz so bre a pos si bi- li da de de au men tar o nú me ro de lei- tos dis po ní veis na re de pri va da.

“Es sa reu nião foi mui to im por tan te por que ti ve mos a opor tu ni da de de tra zer ao Go ver no do Es ta do o que os em pre sá ri os pen sam so bre as me di- das res tri ti vas nes te mo men to. Nes te mo men to o lock down foi des car ta do por que é uma me di da li mi te. Nós en- ten de mos jun to com o go ver na dor que não há ne ces si da de ain da. No en- tan to, me di das edu ca ti vas, de fis ca li- za ção, co mo res tri ções de ho rá ri os, fun ci o na men to de de ter mi na das ati- vi da des são es sen ci ais. É mui to im- por tan te que to da a so ci e da de se en- vol va, pre fei tos, go ver na dor, so ci e da- de, po der pri va do, em pre sá ri os, to dos jun tos po de mos ven cer es sa ba ta lha

DINO DISCUTIU COM EMPRESÁRIOS AS MELHORES OPÇÕES PARA ENFRENTAR COVID-19 tão di fí cil”, dis se Edil son Bal dez, pre-

si den te da FI E MA.

O Go ver no do Es ta do di a lo gou, por meio das se cre ta ri as es ta du ais, com to da a clas se em pre sa ri al, em mais de 220 reu niões se to ri ais du ran te to do o ano.

“Não é fal ta de diá lo go,

não é in com pre en são, o

nos so pro ble ma não é a

fal ta de fis ca li za ção. O

pro ble ma é que te mos

uma pan de mia que não

tem ma nu al

pré-exis ten te, com uma

im pre vi si bi li da de al ta e

mui tos de sa cer tos na

con du ção na ci o nal”,

as se gu rou Di no.

O go ver na dor con vi dou to da a clas-se em pre sa ri al pa ra o en fren ta men to con jun to. Du ran te a reu nião, os re pre-sen tan tes das clas ses em pre sa ri ais di- a lo ga ram so bre a im por tân cia de cam pa nhas edu ca ti vas, com a in ten-si fi ca ção das fis ca li za ções, uso de más ca ras e dis tan ci a men to so ci al.

RESTRIÇÃO

Cidade de Grajaú decreta “lockdown” até dia 13

ASSUMO TODA A RESPONSABILIDADE;  É MELHOR EVITAR DO QUE TENTAR REMEDIAR,  DISSE O PREFEITO DE GRAJAÚ, MARCIAL  ARRUDA

O mu ni cí pio de Gra jaú foi o pri mei- ro mu ni cí pio do Ma ra nhão de cre tar o “lock down”, me di da mais res tri ti va de iso la men to so ci al pa ra con ter o cres- cen te nú me ro de ca sos da Co vid-19 (no vo co ro na ví rus). Se gun do o úl ti mo bo le tim epi de mi o ló gi co da Se cre ta ria de Es ta do da Saú de (SES), o mu ni cí- pio con ta com 3375 ca sos con fir ma- dos e 63 óbi tos do dia 1º de mar ço. En- tre as re gras do de cre to que de ve rá ser cum pri da pe la po pu la ção é o to que de re co lher a par tir das 22 ho ras, e a proi bi ção da ven da de be bi das al coó- li cas.

O de cre to es tá em vi gor des de a meia noi te de sá ba do (27) e tem va li- da de por 15 di as e foi as si na do pe lo pre fei to de Gra jaú, Mer ci al Ar ru da (MDB), após reu nião com ve re a do res, se cre tá ri os e as ses so res mu ni ci pais, re pre sen tan te do Mi nis té rio Pú bli co, en ti da des de clas se, for ças de se gu- ran ça e pro fis si o nais da área da saú de. “Eu as su mo to da a res pon sa bi li da de; o que es ta mos fa zen do é uma pre cau- ção; é me lhor evi tar do que ten tar re- me di ar de pois”, dis se Ar ru da.

O do cu men to ba seia-se nas ori en- ta ções que cons tam na Lei Fe de ral nº 13.979, que dis põem so bre as me di- das de en fren ta men to da Emer gên cia (Ca la mi da de) de saú de pú bli ca de- cor ren te do no vo co ro na ví rus (Co vid-19) e na Por ta ria nº 188, de 03.02.2020 do Mi nis té rio da Saú de, por con ta da in fec ção hu ma na pe lo no vo co ro na ví- rus (Co vid-19), de cla rou es ta do de Emer gên cia (Ca la mi da de) em Saú de Pú bli ca de Im por tân cia Na ci o nal e no de cre to do go ver na dor Flá vio Di no (PC doB) que si na li zou que aos pre fei- tos dos 217 mu ni cí pi os ma ra nhen ses a pos si bi li da de de blo queio to tal ou con fi na men to da po pu la ção nes te mo men to em que o es ta do es tá atra- ves san do a pi or fa se da do en tes.

Se gun do o de cre to nes te pe río do o mu ni cí pio pas sa rá por um fe cha men- to to tal, fi can do aber to os ser vi ços es-

sen ci ais ci ta dos no ar ti go 8º da mi nu- ta do De cre to Mu ni ci pal. Os de mais es ta be le ci men tos co mer ci ais e de pres ta ção de ser vi ços pri va dos não es-sen ci ais, te rão as ati vi da des in ter rom-pi das nes se pe río do fi can do isen to da me di da os se guin tes es ta be le ci men- tos: far má ci as; su per mer ca dos e mer- ca dos; fei ras li vres; lo jas de ma te ri ais de hi gi e ne pes so al e lim pe za; clí ni ca, lo jas ve te ri ná ri as, lo jas de ven da de ali men ta ção pa ra ani mais; pa da ri as; açou gues; pei xa ri as; hor ti frú tis gran- jei ros; qui tan das; cen tro de abas te ci- men to de ali men tos; pos tos de com-bus tí veis en tre ou tros.

Tam bém fi ca de ter mi na da o uso de más ca ras em lo cais pú bli cos a ve da- ção de con su mo de ali men tos em res- tau ran te, lan cho ne tes e si mi la res, sen do per mi ti do ape nas a re ti ra da no bal cão, ser vi ço de dri ve th ru e te le-en-tre ga (delivery), que es tão su jei tos à pe na li da des em ca so de des cum pri- men to da me di da res tri ti va. O ho rá rio de aten di men to de mer ce a ri as, mer- ca dos e su per mer ca dos fi cou es ta be- le ci do en tre às 8h e 19hrs, de se gun da a sá ba do. Já os ser vi do res pú bli cos do mu ni cí pio vão tra ba lhar em re gi me de tra ba lho re mo to em to das as se cre- ta ri as, con for me de ter mi na ção de seus res pec ti vos ges to res. O de cre to tam bém pre vê ou tras res tri ções.

1

2

3

Con ta mal fei ta

Di as de ex pec ta ti va

Di as de ex pec ta ti va (2)

“A com pra es tá to da re don di nha na lei”

Aco mo da ção

União

Cho ro sos e per di dos

Sem mar cha fú ne bre, sem mo vi men to da So na ta nº 2, sem ‘can tá’ pras al mas, sem car pi dei ras, sem re co men da ção da al ma, in ce len ças, sem ve ló rio e sem des pe di da cho ro sa. O ri tu al dos mor tos saiu da tra di ção pa ra mais de 256 mil vi das per di das pa ra a Co vid-19 no Bra sil, cin co mil no Ma ra nhão e 2,6 mi lhões no mun- do. São vi das que fo ram e vi das que se guem. Afi nal, 65 mi lhões fo- ram re cu pe ra das do co ro na ví rus, uma das mai o res e a mais abran gen te pan de mia da his tó ria. Nem por is so to dos le vam a sé- rio a tra gé dia de ho je.

Mes mo as sim, den tre os que es ca pa ram da mor te, mi lhões fa- zem de con ta que não há so fri men to pe los que ja zem de bai xo da ter ra. É re vol tan te se ver no Bra sil, en tran do na pi or cri se da se- gun da on da da Co vid, fes tas e mais fes tas aglo me ra das, sen do pre ci so a in ter ven ção po li ci al pa ra con ter a eu fo ria das mul ti dões clan des ti nas em to dos os es ta dos. É re vol tan te ver o pre si den te da Re pú bli ca num de ba te in sa no con tra go ver na do res, es ti mu lan do a de so be di ên cia de re gras e afas tan do de si as res pon sa bi li da des pe los equí vo cos do go ver no. Es que cen do-se de ter si do elei to pa- ra li de rar o Bra sil na paz, na do en ça, na guer ra ou em qual quer cir- cuns tân cia.

Os se cre tá ri os de saú de de to dos os Es ta dos, por meio do Con- se lho que os con gre ga, aler tou o país que, só se rá pos sí vel evi tar o imi nen te co lap so na ci o nal das re des pú bli cas e pri va das de saú de se fo rem to ma das me di das de res tri ções. É a sus pen são das ati vi- da des edu ca ci o nais em to do o país, to que de re co lher a par tir das 20hs, fe cha men to das prai as e ba res e ado ção do tra ba lho re mo to tan to no se tor pú bli co quan to nas em pre sas pri va das. Em res pos- ta, o Mi nis té rio da Saú de dis se ape nas que os es ta dos têm au to no- mia pa ra fa zer o que os se cre tá ri os de saú de su ge rem.

Com pou co mais de um ano de pois da con fir ma ção do pri mei- ro ca so da do en ça no Bra sil, fo ram re gis tra dos mais de 10,5 mi- lhões de in fec ções e qua se 255 mil mor tes cau sa das pe lo no vo co- ro na ví rus. Mes mo as sim, na con tra mão do que ocor re no res tan te do mun do, a pan de mia si na li za ar re fe ci men to no Bra sil. O país con ti nua a ba ter su ces si vos re cor des de óbi tos e no vos ca sos. Os sis te mas de saú de de vá ri os Es ta dos es tão sain do do con tro le e co- lap san do os hos pi tais. E des gra ça da men te, uma par ce la enor me da po pu la ção não re co nhe ce o pe ri go, ne gli gen cia as re gras de hi- gi e ne, dis tan ci a men to e per ma ne ce pron ta pa ra aglo me rar em fes tan ças de ar rom ba.

Dos re cur sos que Bol so na ro diz ter en vi a do a es ta dos, 30% são re pas ses obri ga tó ri os ou be ne fí ci os já exis ten tes. Pro por ção de va lo res sem re la ção di re ta com ações de com ba te à pan de mia é ain da mai or, 58%.

Mes mo com os hos pi tais de São Luís e in te ri or com os lei tos de Co vid-19 à bei ra do co lap so, o go ver no do Ma ra nhão pre fe riu cau- te la e aguar dar o que ocor re rá nos pró xi mos di as pa ra a even tu al de cre ta ção de lock down. Se rão 10 di as de ci si vos.

O go ver no vai res trin gir ati vi da des nas re par ti ções e no se tor pri va do. A As sem bleia Le gis la ti va, por exem plo, vai pa ra li sar tu do a par tir de 2ª fei ra, por 10 di as, po den do am pli ar o pra zo, em ra zão dos vá ri os ca sos de Co vid-19 en tre seus fun ci o ná ri os.

O se na dor Flá vio Bol so na ro so bre a po lê mi ca da com pra de uma man são por R$ 5,9 mi lhões em Bra sí lia, va lor três ve zes do que ele de cla rou à Jus ti ça Elei to ral em 2018.

O pre fei to de São Luís, Edu ar do Brai de, par tiu a ge lei ra que se pa ra sua ges tão do go ver no es ta du al. Ele par ti ci- pou da reu nião com os de mais co le gas da Ilha de Upa- on-Açu e os che fes dos po de res e ins ti tui ções do Ma ra- nhão pa ra dis cu tir a cri se da Co vid-19.

Foi a pri mei ra vez que Edu ar do Brai de es te ve no Pa lá cio dos Leões pa ra en con tro com Flá vio Di no. Foi um en- con tro po si ti vo, pe la trans pa rên cia das ações já re a li- za das e das me tas que as ins ti tui ções ali pre sen tes pre- ten dem al can çar.

Pu ra coin ci dên cia? Do nos da OAS mor re ram de pois que um pro cu ra dor da La va Ja to dis se que fa ria em pre- sa “mi jar san gue”. O fun da dor da cons tru to ra, Cé sar Ma tos Fi lho, mor reu de ata que car día co em 2017. Um ano de pois da de cla ra ção, o fi lho de le, do mes mo no me, mor reu em 2019, quan do era in ter ro ga do em Cu ri ti ba.

O ex-pre fei to de Co dó, Fran cis co Na gib Bu zar, foi em pos sa do no De tran-MA pe lo se cre tá rio de Es ta do de Se gu ran ça Pú bli ca, Jef fer son Por te la. Ele subs ti tui La ris sa Ab dal la Brit to, que pas sa a in te grar a Se cre ta ria de De sen vol vi men to So ci al, com Már cio Onai ser.

Em sua re de so ci al, o pre fei to Edu ar do Brai de con cla mou to- dos à união pa ra ven cer a Co vid-19 .“Pa ra ven cer a pan de mia, ca- da um de nós pre ci sa fa zer a sua par te! Pre ci sa mos de sa fo gar ur- gen te men te os lei tos de hos pi tais. Não po de mos re la xar com as me di das sa ni tá ri as”, es cre veu.

(4)

oimparcial.com.br

OPINIÃO

Celio Sergio

E-mail: celiosergio@hotmail.com

4

ERI DAN RIS TOVS KI

Em pre sá ria/Mis si o ná ria/ Ide a li za do ra do Pro je to Vi dei ra

PAU LO SER GIO GON ÇAL VES Co or de na dor do Nú cleo de Es tu dos Afro-Bra si lei ros da Es tá cio, Mes tre em Le tras e Dou to ran do em Li te ra tu ras Afri -ca nas. 

“Iluminar”

Ho je ve nho com es sas li nhas es cri- tas ten tar pas sar um pou co de mi nhas ex pe ri ên ci as já vi vi das pa ra pes so as e es pe ci al men te a mu lhe res que com mui to di na mis mo ten tam de sobs truir pas sa gens e te rem uma am pla vi são do ca mi nho a ser per cor ri do e não pas sar ou cair em ci la das da vi da que nos le vam a pen sa men tos re pe ti ti vos e es ta dos de es pí ri to de sa ni ma dor ! Di zia o po e ta: A hu ma ni da de é de su- ma na, mas ain da te mos chan ce pois ao lon go da ca mi nha da ain da exis tem se res de luz que po de mos cha mar de an jos que vem ao nos so en con tro em mo men tos di fí ceis ou até aque le mo- men to que pre ci sa mos só de um em- pur rão zi nho pa ra po der con ti nu ar!

Nes te mês que ho me na ge a mos o dia in ter na ci o nal da mu lher re lem bro uma fa ta li da de que ocor reu com uma co le ga ao ti rar sua pró pria vi da de pois de bus car aju da den tro de lu ga res on- de es ta va li ga da so ci al men te e on de tam bém não en con trou um ami go ou uma pa la vra que pu des se abran dar seu co ra ção e li vrá-la da que les pen sa- men tos sui ci das!

Eu mal ti nha che ga do ao Bra sil quan- do sou be a res pei to do fa to ocor ri do e ho je me per gun to:

Por que ela não bus cou em ou tros mei os ou em ou tras pes so as uma res- pos ta e saí da pa ra o que a afli gia e vi ria bus car o que ti nha de mais pre ci o so “ a sua vi da”?

A de pres são ator men ta va sua vi da e ela pre ci sa va de um an jo aqui na ter ra pa ra so cor rê-la! In fe liz men te não en- con trou e es ta va pre sa por uma cren-

ça li mi tan te que não a dei xou bus car um mo ti vo ou for ça pa ra po der con ti- nu ar!

Pre ci sa mos lu tar sim,

pre ci sa mos con quis tar

sim!

Mas pri mei ra men te pre ci sa mos re- fle tir e bus car equi lí brio pa ra que com tan tas con quis tas não pos sa mos per- der o que é mais im por tan te:

Nos sa saú de e pra ze res que a vi da ofe- re ce!

Cilada ou representatividade? 

Uma gran de ci la da, um pro gra ma de te le vi são reu nin do tan tos ne gros de uma só vez, con fi na dos nu ma ca sa e nu ma re de de te le vi são de al can ce na ci o nal e, por ve zes, in ter na ci o nal, po de ria ser o so nho de con su mo de qual quer gru po con si de ra do mi no ri- tá rio, quan do o ter mo mi no ri tá rio é con si de ra do por ques tões de re pre- sen ta ti vi da de.

Quan do nos vol ta mos pa ra os es tu- dos de Guy De bord, que ex pli ca as re- la ções de po der es ta be le ci das pe la ima gem pro du zi da, se jam es sas ima- gens em mí di as fa la das, es cri tas ou te- le vi si o na das, ob ser va mos que o es tu- di o so, em sua obra So ci e da de do Es- pe tá cu lo (1967), afir ma que a va lo ri- za ção de di men sões so ci ais e de- mons tra ção de exer cí cio do po der e de do mi na ção so ci al, sem pre exis ti- ram nas so ci e da des, pois ne las exis- tem as clas ses so ci ais, que, por sua vez, são es ca lo na das a par tir de de si- gual da des ori gi na das pe la di vi são so- ci al do tra ba lho.

Eis aí a gran de ci la da. Quan do um de ter mi na do gru po so ci al con si de ra- do, co mo já dis se, mi no ri tá rio, es tá ex- pos to num pro gra ma co mo o BBB, on de es tão em jo go, além das re la ções so ci ais, as re la ções pes so ais, ou se ja, as di fe ren ças de cri a ção, his tó ria de vi da, ori gem e in te lec tu a li da de, to do o gru po so ci al a que eles per ten cem pas sa a ser vis to a par tir do pris ma da- que les in di ví du os que, no ima gi ná rio co le ti vo, re pre sen tam o gru po em ques tão, nes te ca so, os ne gros.

O re sul ta do de tais per cep ções dei- xa a si tu a ção ain da mais gra ve, por- que sa li en ta ain da mais a gran de in- ten ção so ci al no Bra sil de olhar pa ra o in di ví duo ne gro co mo, sem pre, re pre- sen tan te e re ten tor de um mo de lo de to dos os de mais ne gros que ali, mui- tas ve zes, não se vêem re pre sen ta dos pe lo com por ta men to da que le de ter- mi na do in di ví duo. Com is so, to do o

ca mi nho per cor ri do pe los Mo vi men- tos Ne gros e por aque les que do a ram boa par te de su as vi das de bru ça dos em lei tu ras e es tu dos e em tra ba lhos sé ri os em re la ção à si tu a ção do ne gro bra si lei ro, fi ca se ri a men te pre ju di ca- do à pri mei ra vis ta.

No ca so do BBB, e em es pe ci al das pes so as que res pon dem pe los no mes ar tís ti cos de Ne go Di e Ka rol Con ká, ob ser va mos ain da que os dois, ob ti ve- ram o mai or nú me ro de re jei ção já vis to na his tó ria do pro gra ma te le vi si- vo.

Is so mos tra o re pú dio

da po pu la ção bra si lei ra

quan to ao

com por ta men to pes so al

de tais in di ví du os, mas,

ine vi ta vel men te, traz à

to na al guns pre cei tos

que li gam seus

com por ta men tos a to do

ne gro bra si lei ro,

prin ci pal men te no

to can te ao tra ta men to

do ne gro com ou tro

ne gro.

Fo ram, en tão, le van ta das ques tões co mo a pos si bi li da de da exis tên cia do Ra cis mo Re ver so, con cei to ine xis ten- te e de fá cil en ten di men to pa ra quem, no mí ni mo, ten tou sa ber o bá si co so- bre o con cei to de ra cis mo. É la men tá- vel e ina de qua do que, o com por ta- men to do ne gro bra si lei ro se ja ba se a- do em um pro gra ma de te le vi são on- de in di ví du os es tão ex pos tos emo ci o-

nal e fi si ca men te a um con fi na men to e que, além dis so, es tão com pe tin do por um va lor mo ne tá rio ex pres si vo.

Co mo já foi di to an te ri or men te, eis a gran de ci la da, num país on de o mi to da de mo cra cia ra ci al im pe ra, con fi nar per so na li da des ar tís ti cas ne gras num lo cal on de, as mi li tân ci as são le van ta-das mis tu ra ta-das com as ques tões com-por ta men tais de for ma in di vi du al, traz à to na uma es pé cie de des ser vi ço a to do o ca mi nho per cor ri do até aqui. Aí vem a per gun ta cru ci al: Mas não é re pre sen ta ti vi da de que vo cês bus-cam? Não é o es pa ço na mí dia? E ago-ra? Sim, é a re pre sen ta ti vi da de e o es-pa ço sim, mas se bus ca tu do is so em es pa ços do co ti di a no te le vi si vo e no dia a dia de nos so país, es pa ços es ses que se rão tra du zi dos em mai o res pre- sen ças de ne gros em di fe ren tes sí ti os do me ca nis mo so ci al (tra ba lho, edu- ca ção, po lí ti ca) e não ape nas em um pro gra ma de te le vi são on de, con for- me Guy De bord, a mer ca do ria che ga à ocu pa ção to tal da vi da so ci al, on de na da mais se vê, a não ser ela mes ma (a mer ca do ria).

Não po de mos es que cer, por tan to, de per so na li da des ne gras im por tan- tes co mo Ab di as Nas ci men to, Lé lia Gon za les, Dja mi la Ri bei ro en tre ou- tros. Pre ci sa mos apren der a olhar o ne gro bra si lei ro em dois mo men tos, o co le ti vo e o in di vi du al, pois to das as pes so as são vis tas des ta for ma. Te mos o exem plo da par ti ci pan te Pau la, do BBB 19 que se mos trou sur pre sa ao ver que o res pon sá vel por es fa que ar sua ami ga não era um “fa ve la do” e sim um ra paz bran co que re si dia no ex te- ri or, te mos tam bém a ex pul são de Mar cos Har ter, no BBB 17, por su pos- tas agres sões a uma par ti ci pan te, tais com por ta men tos não fi ze ram com que to da mu lher bran ca fos se vis ta co mo pre con cei tu o sa e nem que to do ho mem bran co fos se vis to co mo agres sor.

Nes tes ca sos fo ram ob ser va das as in di vi du a li da des e não a co le ti vi da de. Is so é cor re to, mas de ve ser apli ca do ao ne gro tam bém. Aí fi ca a per gun ta: Ci la da ou re pre sen ta ti vi da de?

RE GI NA PRÓS PE RO

Co fun da do ra do Ins ti tu to Vi das Ra ras

Lu ta por me di ca ção

Vi ve mos ho je uma si tu a ção sem pre ce den tes no Bra sil. Sim, es ta mos vi ven do uma pan de mia. Mas a ine fi ci ên cia do sis te ma de saú de do país pa ra re ce ber uma so bre car ga na de man da é al go que mui tos por ta do res de do en ças ra ras vi vem di a ri a men te. A an- gús tia, a fal ta de res pos ta e, por ve zes, a de sin for ma ção e fal ta de co nhe ci men to. Se, por um la do, a ci ên cia avan çou mui to pa ra pos si bi li tar a che ga da de no vos me di ca men tos pa ra tra tar al gu- mas do en ças ra ras; por ou tro, ain da te mos um en tra ve no âm bi to re gu la tó rio que es tá im pe din do que es ses im por tan tes avan ços che guem a quem mais pre ci sa. É im por tan te re co nhe cer o bom tra ba lho fei to pe la Agên cia Na ci o nal de Vi gi lân cia Sa ni tá ria (An vi- sa), sob o mar co da Re so lu ção 205/2017, que tem pri o ri za do a apro va ção de me di ca men tos pa ra o tra ta men to de do en ças ra ras. Po rém, por ou tro la do, te mos o en tra ve da apro va ção do pre ço dos me di ca men tos, que pas sa por uma le gis la ção de 2004, épo ca que pre ce de as ino va ções tec no ló gi cas na pro por ção atu al.

Ve ja, por exem plo, o ca so da ami loi do se, do en ça que aco me te cer ca de 5 mil pes so as no Bra sil. O pri mei ro tra ta men to pa ra es sa do en ça che gou ao Bra sil em 2012, após um im por tan te tra ba lho de cons ci en ti za ção so bre a do en ça re a li za do pe la As so ci a ção Bra- si lei ra de Pa ra mi loi do se (AB Par), com o apoio do Ins ti tu to Vi das Ra ras. Ter um me di ca men to pa ra ami loi do se no Sis te ma Úni co de Saú de (SUS) é mui to bom, mas es tá lon ge de ser uma so lu ção de fi- ni ti va. Es ta mos pas san do ho je por um bo om de tec no lo gia que trou xe mui tos be ne fí ci os pa ra os pa ci en tes. Te mos que am pli ar o ar se nal me di ca men to so dis po ní vel ao pa ci en te. No ca so da ami- loi do se, vi ve mos ho je uma si tu a ção que exem pli fi ca bem es se ce- ná rio.

O me di ca men to dis po ní vel ho je no SUS pa ra o pa ci en te com ami loi do se aten de ape nas aque les com grau 1, que é ca rac te ri za- do por um pa ci en te que ain da tem au to no mia, ain da con se gue cui dar de si mes mo sem aju da. Con se gue an dar, se lo co mo ver. O tra ta men to dis po ní vel ho je é um es ta bi li za dor da do en ça. A par tir do mo men to que a do en ça evo lui, o tra ta men to pa ra de fa zer efei- to. A en tra da des se me di ca men to no SUS acon te ceu, pa ra mui tas pes so as, quan do elas es ta vam em es ta do mais avan ça do da do en- ça. Ou se ja, o me di ca men to nun ca che gou a ser uma op ção pa ra elas. E es sa fal ta de op ção te ra pêu ti ca faz com o pa ci en te apre sen- te de clí nio do qua dro clí ni co, po den do che gar a óbi to em pou cos anos.

Quan do só exis te uma op ção te ra pêu ti ca, o go ver no gas ta mui- to com um tra ta men to que não te rá o be ne fí cio de se ja do. Pois mui tos pa ci en tes po dem re cor rer a es se me di ca men to co mo úni- ca op ção, mas o tra ta men to não sur ti rá efei to. Ou, ou tro ce ná rio, é ter um pa ci en te que se re cu sa a in ter rom per um tra ta men to que não fun ci o na mais por me do de não ter ou tra op ção. Em am bos os ca sos, do pon to de vis ta de saú de pú bli ca, há um gas to de ver ba que não traz o be ne fí cio es pe ra do. Além de com pro me ter o or ça- men to pú bli co, is so aca ba tra zen do uma fal sa es pe ran ça pa ra o pa ci en te e sua fa mí lia, que ain da acre di ta que mes mo que não es- te ja ten do o be ne fí cio de se ja do, pe lo me nos es tá re ce ben do tra ta- men to. Por ve zes, até o mé di co re co men da a in ter rup ção. Mas a fa mí lia, por uma fal ta de op ção, aca ba in sis tin do em con ti nu ar o tra ta men to. Is so não é jus to.

Exis tem ou tros dois no vos tra ta men tos que fo ram apro va dos pe la An vi sa, no en tan to, o pro ces so de pre ci fi ca ção de les es tá tra- va do. Eles usam tec no lo gi as dis tin tas e atu am em eta pas di fe ren- tes do me ca nis mo de ação da ami loi do se, além de es ta rem apro- va dos pa ra es tá gi os mais avan ça dos da do en ça.

Quan do uma do en ça tem di ver sas op ções te ra pêu ti cas, vo cê te rá to do o ar se nal ao seu fa vor. Se es ses no vos me di ca men tos ti- ves sem si do re gu la ri za dos, nós po de ría mos es tar ca da vez mais pró xi mos de ter es se ar se nal dis po ní vel pa ra to dos os pa ci en tes que pre ci sam.

Nos so ape lo é que o go ver no apres se e en ten da que é fun da- men tal que es sa re gu la ri za ção acon te ça de for ma mais cé le re. Ho- je, es se pro ces so es tá pa ra do na Câ ma ra de Re gu la ção do Mer ca- do de Me di ca men tos (CMED). Se gun do a CMED, a par tir do mo- men to que já exis te um me di ca men to pa ra uma do en ça, os de- mais me di ca men tos pas sam a ser con si de ra dos con cor ren tes. No en tan to, são tec no lo gi as com ple ta men te di fe ren tes. Com cus tos di fe ren tes. Sem o en ten di men to da CMED das di fe ren ças en tre os tra ta men tos, a te ra pia não se rá aces sí vel aos pa ci en tes que mais pre ci sam. Pa ra es se pa ci en te, ca be rá ape nas um úl ti mo re cur so dis po ní vel: ju di ci a li za ção.

Is so é um re tro ces so pa ra o Bra sil, pa ra a saú de dos bra si lei ros e pa ra to dos que de pen dem do tra ta men to. Nos so pe di do é que a CMED co me ce a olhar de for ma di fe ren ci a da os di fe ren tes. A le- gis la ção pre ci sa acom pa nhar as ino va ções tec no ló gi cas. Não se tra ta de uma crí ti ca ao pas sa do, mas um pe di do pa ra que o Mi nis- té rio da Saú de se atu a li ze no mes mo rit mo em que avan çam a ci- ên cia e a tec no lo gia.

(5)

oimparcial.com.br

CORONAVÍRUS

George Raposo

E-mail: gdinamite@gmail.com

5

Si lên cio dos ór gãos ofi ci ais

‘Mais bo ni tas’

No ros to de pes so as pú bli cas

M85 tem al gu ma coi sa a ver com a N95?

Más ca ras mais po ten tes

SEM PROTEÇÃO

Máscaras de vinil não

servem contra o vírus

S

e vo cê bus car o ter mo M85 no Go o gle, tal vez en- con tre um ti po de me tra lha do ra. Ou ima gem de uma ga lá xia len ti cu lar des co ber ta em 1781 que tem es te no me. Ou até o có di go da Clas si fi ca ção In ter na ci o nal de Do en ças (CID) re fe ren te a “ou tros trans tor nos es pe ci fi ca dos da den si da de e da es tru tu ra ós se as”.

Mas es se tam bém é o no me da do por ven de do res bra- si lei ros a um mo de lo de “más ca ra” trans pa ren te fei ta com po li car bo na to. Es se ti po de pro du to, com pre ço em tor no de R$ 25 a R$ 30, vem sen do ven di do pa ra to das as re giões do Bra sil, sob o ar gu men to de que é in que brá vel, não atra pa lha a be le za e dá “li ber da de pa ra res pi rar”.

O pro ble ma é: es se pro du to e si mi la res não são efi ca- zes pa ra re du zir os ris cos de trans mis são do co ro na ví- rus, se gun do os es pe ci a lis tas em in fec to lo gia e saú de co le ti va.

A ex pli ca ção, se gun do eles, es tá em dois pon tos: o pri- mei ro é que o ma te ri al não é ca paz de fil trar o ar ins pi ra- do ou ex pi ra do. O se gun do é que não há uma boa ade são ao ros to — ca rac te rís ti ca es sen ci al pa ra au men tar a pro- te ção.

Nes se pro du to, os es pa ços gran des en tre o ros to e a más ca ra per mi tem a en tra da e saí da de ar sem ne nhum ti po de fil tra gem. Por is so, as sim co mo os es cu dos pro te- to res (fa ce shi eld), es se pro du to não de ve ria ser usa do so zi nho, sem uma más ca ra de fa to por bai xo.

“Es sa más ca ra de vi nil, trans pa ren te, is so não tem fun ção ne nhu ma de más ca ra, não tem ele men to fil tran- te ab so lu ta men te ne nhum. Is so não de ve ria nem se cha- mar de más ca ra, e sim pro te tor fa ci al. Más ca ras mes mo, que te mos ho je dis po ní veis, são de te ci do, ci rúr gi ca e PFF2 ou N95”, diz o in fec to lo gis ta An to nio Ban dei ra, di- re tor da So ci e da de Bra si lei ra de In fec to lo gia. Ao mes mo tem po em que é mui to cla ro pa ra o in fec to lo gis ta que a más ca ra não fun ci o na no con tex to da pan de mia, ele con ta que tem vis to o pro du to em uso.

“Um dia des ses en trou na aca de mia em que fa ço exer cí cio fí si co uma pes soa com is so, eu fui lá di zer pa ra o do no da aca de mia que não se po de per mi tir que al- guém fa ça ati vi da de fí si ca com um ne gó cio des se. É gri- tan te o vá cuo de in for ma ção nes sa área. Mui ta con fu- são.”

A pro fes so ra da Uni camp Ra quel Stuc chi, que é in fec- to lo gis ta e con sul to ra da So ci e da de Bra si lei ra de In fec- to lo gia, tam bém ava li ou mo de los de más ca ras trans pa- ren tes dis po ní veis pa ra ven da en ca mi nha dos pe la re- por ta gem e dis se que ne nhum de les é ade qua do.

Ela des ta cou prin ci pal men te a fal ta de ade são ao ros- to. “Não cum pre a fun ção que es pe ra mos de uma más- ca ra pa ra pro te ção con tra a co vid.”

A pá gi na di vul ga da pe lo Mi nis té rio da Saú de e pe la An vi sa com re co men da ções so bre uso de más ca ras não men ci o na es se ti po de ma te ri al trans pa ren te en tre as ori en ta ções pa ra pro te ção con tra o co ro na ví rus.

A An vi sa res pon deu que “não re gu la men ta e não tem re co men da ções so bre o uso das más ca ras de vi nil ou si- mi la res”. E a as ses so ria do Mi nis té rio da Saú de res pon- deu que “a An vi sa de ve ser pro cu ra da pa ra fa lar des te te- ma”.

Ban dei ra, da So ci e da de Bra si lei ra de In fec to lo gia, diz que sen te “gran de ca rên cia de po si ci o na men to”.

“Co mo al guém co lo ca um pro te tor fa ci al trans pa ren- te, cha ma is so de más ca ra, e as au to ri da des, co mo An vi- sa e Mi nis té rio da Saú de, não se po si ci o nam so bre is so, es pe ci al men te pa ra apon tar que is so não é más ca ra?”

Be a triz Kli meck, an tro pó lo ga e dou to ran da em Saú de Co le ti va pe lo Ins ti tu to de Me di ci na So ci al da UERJ (Uni-

ver si da de do Es ta do do Rio de Ja nei ro), apon ta que, nes- te ce ná rio, “as mar cas usam a fal ta de di re tri zes pa ra ven der”.

Kli meck, que cri ou o per fil @qual mas ca ra nas re des so ci ais pa ra di vul gar in for ma ções so bre pro te ção con tra a co vid-19, diz que a vol ta às au las le vou a um au men to na quan ti da de de per gun tas re ce bi das di a ri a men te no iní cio de 2021.

O que cha mou aten ção, se gun do ela, foi o ar gu men to das pes so as de que elas que rem usar uma más ca ra com a qual pos sam se sen tir mais bo ni tas.

“Até as pro pa gan das di zem is so: vo cê po de con ti nu ar lin da usan do a más ca ra trans pa ren te. E eu não te nho pos tu ra de achar is so ig no rân cia. Is so faz par te de um de se jo das pes so as nes te mo men to, que vem uma me di- da de ci ma pa ra bai xo e nin guém ex pli ca mui to.”

O pro ble ma, ela des ta ca, é a fal ta de in for ma ção de que es ses pro du tos, na ver da de, não fun ci o nam no con- tex to da pan de mia. “É um flu xo de in for ma ções tão gran de que as pes so as não sa bem em quem con fi ar.”

“São mui tas dú vi das que re ce be mos to dos os di as e es sa de fa to é a mais pre o cu pan te por que ela não é nem con si de ra da uma más ca ra.”

A si tu a ção é agra va da pe lo exem plo da do por pes so as pú bli cas, se gun do os es pe ci a lis tas.

Du as fi gu ras que fo ram vis tas usan do di fe ren tes más- ca ras trans pa ren tes fo ram Cel so Rus so man no e Joi ce Has sel mann, en tão can di da tos à pre fei tu ra de São Pau lo em 2020.

Es se ti po de com por ta men to, diz Stuc chi, de se du ca e co la bo ra pa ra que a po pu la ção fi que mais con fu sa.

“A po pu la ção es tá pro cu ran do al ter na ti vas pa ra não usar más ca ra, pa ra usar al go mais con for tá vel ou pa ra po der aglo me rar. A par tir do mo men to que pes so as pú- bli cas e au to ri da des fa zem is so, elas pas sam a in for ma- ção pa ra a po pu la ção de que es sas más ca ras pro te gem, sim. Is so só au men ta a di fi cul da de de con tro lar mi ni ma- men te a pan de mia”, diz a in fec to lo gis ta.

Kli meck diz que é pos sí vel per ce ber di a ri a men te a in- fluên cia do com por ta men to de pes so as fa mo sas, co mo ato res e atri zes, no pú bli co em ge ral. “Um dia sai uma pes soa na TV com a más ca ra e no dia se guin te a gen te re ce be per gun tas so bre ela.”

O es cu do fa ci al que usa o no me M85 não tem na da a ver com a N95, que é uma más ca ra pro fis si o nal.

A N95, as sim co mo a PFF2 (no men cla tu ra no Bra sil), se gue pa drões es ta be le ci dos por nor mas téc ni cas pa ra ga ran tir um ní vel al to de pro te ção. É por is so que é pos- sí vel sa ber a ca pa ci da de de fil tra gem de la: a N95 fil tra pe lo me nos 95% das par tí cu las de 0,3 mí cron de di â me- tro, as mais di fí ceis de se cap tu rar.

Di fe ren te des ses pro du tos trans pa ren tes, a N95 é al- ta men te efi caz exa ta men te pe la al ta ca pa ci da de de ade- são ao ros to e pe lo ma te ri al do fil tro.

A ve da ção faz com que to do o ar ins pi ra do e ex pi ra do pas se pe lo fil tro, que é com pos to por vá ri as ca ma das que fa zem fil tra gem me câ ni ca (par tí cu las co li dem e fi- cam pre sas nas fi bras) e ele tros tá ti ca (par tí cu las são atraí das por fi bras com car ga elé tri ca).

Es pe ci a lis tas apon tam que o no me M85 aca ba con- fun din do os con su mi do res, por se apro xi mar à no men- cla tu ra da más ca ra de al ta pro te ção N95, cu jo no me se po pu la ri zou du ran te a pan de mia.

“Do pon to de vis ta de uti li za ção em área de saú de,

elas não exis tem (M85). Acho que eles fi ze ram pro po si- ta da men te pa ra pa re cer que é al go téc ni co”, diz Stuc chi.

Kli meck afir ma que é a “for ma mais es cra cha da de ten tar fa zer as so ci a ção com a N95”.

Com o avan ço de no vas va ri an tes do co ro na ví rus, al- guns paí ses eu ro peus pas sa ram a exi gir o uso de más ca- ras ci rúr gi cas ou de pa drão equi va len te à PFF2 e N95.

Em bo ra as ori en ta ções va ri em de país pa ra país, ci en- tis tas e es tu dos apon tam que as más ca ras N95, PFF2 ou equi va len te ofe re cem um grau mai or de pro te ção do que as ci rúr gi cas ou de te ci do e de vem ser pri o ri za das em si tu a ções de mai or ris co. Ve ja aqui a ex pli ca ção so- bre o fun ci o na men to des sas más ca ras, além de di cas so- bre co mo reu ti li zá-las em am bi en tes não hos pi ta la res.

No Bra sil, a An vi sa man tém a in di ca ção de más ca ras de te ci do, lim pas e se cas, pa ra a po pu la ção em ge ral, en- quan to as más ca ras ci rúr gi cas e as N95, PFF2 e equi va- len tes de vem ser usa das pe los pro fis si o nais que aten- dem pa ci en tes com co vid-19 nos ser vi ços de saú de.

A OMS man tém a re co men da ção de uso de más ca ras de te ci do pa ra o pú bli co em ge ral.

De for ma ge ral, as en ti da des na ci o nais e in ter na ci o- nais pe dem que as más ca ras te nham du as ou três ca ma- das e cu bram bem o ros to, des de a par te su pe ri or do na- riz até o quei xo. Elas de vem ser fei tas com al go dão ou po liés ter, com uma tra ma de te ci do mais den sa.

Um es tu do di vul ga do na Sci en ce Ad van ces em 2020 tes tou mais de 10 ti pos de más ca ra e apon tou que a N95 apre sen tou mai or grau de pro te ção. De pois de la, ver- sões de más ca ras ci rúr gi ca e de al go dão ti ve ram bom de sem pe nho. Nos pi o res re sul ta dos, fi ca ram as ban da- nas e as go las de cor re do res usa das co mo más ca ra.

Es ses tes tes são im por tan tes, mas têm li mi ta ções. Es- pe ci a lis tas di zem que é im por tan te lem brar que se tra ta de um exer cí cio em um am bi en te con tro la do (e não na “vi da re al”) e que as más ca ras têm di fe ren tes ní veis de pro te ção, de pen den do do te ci do e ade são.

A bus ca por for mas de au men tar a ade são das más ca- ras ao ros to vem cres cen do. Uma for ma de fa zer is so po- de ser usar uma más ca ra ci rúr gi ca com uma de te ci do por ci ma, se gun do es tu do di vul ga do pe lo Cen tro de Con tro le e Pre ven ção de Do en ças (CDC), ór gão de saú- de dos Es ta dos Uni dos. A ló gi ca é que, se a más ca ra (ou as más ca ras) es tão bem ajus ta das ao ros to, is so im pe de que o ar en tre ou saia pe las la te rais sem pas sar por fil tra- gem.

Ban dei ra diz que tem ori en ta do as pes so as a usa rem os três ti pos de más ca ras, ana li san do as con di ções da oca sião em re la ção à pro xi mi da de com ou tras pes so as e tem pos de ex po si ção.

O in fec to lo gis ta diz que as de te ci do de vem ser usa das em lo cais mais aber tos, em que a boa ven ti la ção re duz ris cos.

Pa ra am bi en tes fe cha dos, co mo um tra ba lho em es- cri tó rio, ele re co men da a ci rúr gi ca. Mas, se es se tra ba lho en vol ve reu niões mais lon gas, com mais pes so as, em lo- cais fe cha dos, re co men da a N95 ou PFF2.

Ele tam bém re co men da os res pi ra do res no trans por- te pú bli co, es pe ci al men te em vi a gens mais de mo ra das e ôni bus mais lo ta dos.

É im por tan te sem pre pro cu rar mo de los sem vál vu las. Elas não são bem-vin das no con tex to da pan de mia, já que per mi tem saí da de ar sem fil tra gem.

“Mes mo ten do ini ci a do a va ci na ção no país, ain da va- mos pre ci sar não fo men tar aglo me ra ção, man ter dis- tan ci a men to, hi gi e ni zar as mãos e usar más ca ra cor re ta e da for ma cor re ta du ran te to do es te ano, no mí ni mo”, diz Ra quel Stuc chi.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina