• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EAD"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – EAD

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 31 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Em 2006, iniciou-se na Universidade Anhembi Morumbi a concepção do projeto que veio a dar origem à criação das Escolas. Naturalmente, os cursos já estavam agrupados por áreas de conhecimentos afins, e o projeto de implantação das Escolas, entre 2009 e 2010, formalizou uma prática já existente. Ao estimular a sinergia entre os cursos afins, novas matrizes curriculares foram concebidas e implantadas neste mesmo período.

Neste sentido, a Missão da Escola de Negócios, criada no segundo semestre de 2009, é garantir oportunidade de alto desempenho para todos os alunos, implementando sistemas de aprendizagem que privilegiem o trabalho cooperativo, o uso de estudos de casos e os projetos, tendo como alicerces a internacionalidade e a inovação, promovendo a realização e o sucesso profissional do corpo discente e dos egressos, e colaborando para o desenvolvimento do País.

(3)

3

SOBRE O CURSO

A Escola oferece cursos presenciais de bacharelado em Administração, Comércio Internacional, Marketing e Relações Internacionais; cursos superiores de tecnologia em Marketing, Finanças, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Além disso, oferece cursos na modalidade EAD de bacharelado em Administração; cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Comércio Exterior. Adicionalmente, oferece os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais: MBA em gestão de Negócios, MBA em Marketing e Vendas e MBA em Recursos Humanos e na modalidade EAD o cursos de especialização em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos e Portfólios, Gestão de Marketing, e Gestão da Tecnologia da Informação. Todos têm como finalidade desenvolver competências (saber agir), habilidades (saber fazer e conhecer) e atitudes (saber ser). A Escola espera que seu aluno seja capaz de efetivar ações e práticas inovadoras, demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

A matriz curricular dos cursos da Escola é composta por unidades de conteúdo que buscam o aprendizado por meio de competências em que o conhecimento transcende a informação. A formação compreensiva e ampla a respeito das complexidades humana e empresarial é possibilitada por meio de características inter e multidisciplinares das unidades de conteúdo, reforçada pela sinergia entre as unidades; de maneira que o aluno de qualquer dos cursos componentes da Escola desenvolva um conjunto de habilidades em perfeita consonância com o perfil desejado do egresso.

Ao oferecer o curso, a Universidade Anhembi Morumbi, embora dê ênfase a uma formação que privilegie a atuação de seus formandos no setor privado, contempla em sua matriz curricular conteúdos que permitam conhecimentos aprofundados em operações logísticas, nas suas vertentes administrativa, financeira, tributária e operacional propriamente dita, proporcionando um robusto suporte ao desenvolvimento dos negócios.

Em decorrência da maior estabilidade da economia brasileira nos últimos anos, alinhada à intensa movimentação dos mercados doméstico e internacional, alavancada tanto pela evolução tecnológica das últimas décadas, particularmente no que se refere às comunicações, quanto pelo processo de "globalização", é possível observar um dinamismo acelerado no mundo dos negócios, ocasionando demandas crescentes por profissionais qualificados na área de logística. A formação desses profissionais, para acompanhamento e direcionamento das exigências do mercado, com a agilidade e competência exigidas numa conjuntura econômica globalizada, tem proporcionado aos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Logística, oportunidades significativas de atuação, num mercado aquecido como o brasileiro, principalmente na cidade de São Paulo.

O que diferencia o Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhembi Morumbi de seus concorrentes, além de disciplinas e programas que privilegiam a internacionalidade, visando capacitar o egresso para atuar num mercado globalizado, é um currículo que contempla a aplicabilidade prática e a interdisciplinaridade, favorecendo a atuação do profissional em diversas áreas e organizações, como empresas públicas e privadas, empresas do terceiro setor, institutos de pesquisa, entidades governamentais, instituições de ensino, entre outras. Deve-se ressaltar também que a formação desse profissional possibilita sua atuação como gestor e empreendedor, apto a exercer essas funções em negócios próprios.

(4)

OBJETIVOS DO CURSO

GERAL

ESPECÍFICOS

PÚBLICO-ALVO

Formar alunos especializados na aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte, aptos a planejar e coordenar a movimentação física e de informações sobre operações multimodais de transporte, proporcionando fluxo de materiais e de qualidade. Desenvolver a capacidade de gerenciamento de sistemas logísticos de gestão de materiais, incluindo redes de distribuição, bem como desenvolver a capacidade de gerenciamento de processos de compras, identificação de fornecedores, padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais. Também são desenvolvidas competências orientadas ao gerenciamento de estoques, sistemas de abastecimento e fluxo de pedidos.

otimizado

• Desenvolver a competência empreendedora nos alunos, de forma a torná-los aptos a conceber projetos para a criação de organizações, unidades de negócios, produtos e serviços;

• Aprimorar a competência gestora dos alunos, possibilitando a compreensão e o inter-relacionamento das diversas funções gerenciais e preparando-os para enfrentar desafios complexos envolvendo operações logísticas;

• Capacitar os alunos para lidar com a internacionalização dos mercados, a responsabilidade social corporativa, a sustentabilidade e a gestão estratégica de negócios em ambientes com alta diversidade, atuando de forma ética e responsável;

• Preparar os alunos para desenvolver estratégias logísticas fundamentadas no uso de ferramentas de mensuração e necessidades do mercado;

• Ampliar a fluência digital do aluno em mídia de educação a distância, crescentemente exigida nos processos de comunicação pessoal e profissional, tanto locais quanto internacionais, e de atividades colaborativas virtuais.

• Desenvolver o domínio do léxico de logística.

Aliando elevado nível acadêmico a uma concepção pedagógica contemporânea, com recursos didáticos sofisticados, o Curso Superior de Tecnologia em Logística EAD da Universidade Anhembi Morumbi visa formar profissionais diferenciados na área de Logística.

O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Logística é preparado para compreender que as necessidades atuais e futuras das organizações que demandam uma gestão equilibrada dos sistemas social, econômico e ambiental (Tripé da Sustentabilidade, ou Triple bottom line). O curso prevê que este egresso desenvolva as seguintes competências principais:

• Competência empreendedora para conceber a criação de uma organização, unidade de negócio, produto ou serviço;

• Competência gestora para analisar e avaliar sistematicamente os procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, lidando com sistemas de informação gerencial a fim de tomar decisões assertivas e baseadas em fatos;

• Competência para gerenciar a área de logística para analisar a viabilidade de produção e/ou operação de um negócio, departamento, produto ou serviço, bem como dados econômicos e financeiros, gerenciando recursos e propondo soluções;

• Competência crítica e proativa, capacitando o aluno a propor melhorias contínuas e a trazer soluções inovadoras aos procedimentos, práticas e rotinas organizacionais, trabalhando em equipe com comportamento ético, orientado por valores, promovendo o desenvolvimento de atitudes de compromisso com a transformação da sociedade;

• •

• Competência de interação em diversas mídias eletrônicas presentes e cada vez mais utilizadas pela sociedade do conhecimento.

Adicionalmente, está prevista também a formação de competência para o autoestudo, inerente ao estudo a distância, e importante numa perspectiva de educação continuada exigida pela sociedade.

(5)

5

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2013)

PERÍODO DISCIPLINA

80 80

40

CH

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.720

o

3

o

1

o

2

400 PERÍODO DISCIPLINA 40 80 80 80 80 CH 40 400

o

4

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 400 Atividades Complementares I 120 Modelos de Administração Comportamento Organizacional Comunicação e Expressão Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Raciocínio Lógico 40 80 80 Gestão de Pessoas Métodos Quantitativos Empreendedorismo Contabilidade e Custos Economia Projeto Interdisciplinar I

Gestão da Produção e Logística Estratégias Mercadológicas Projeto Interdisciplinar II PERÍODO DISCIPLINA 80 80 40 CH 400 80 40 40 40 Gestão Financeira

Logística Empresarial Integrada Pesquisa Operacional 80 Transporte e Distribuição Logística Internacional Gestão de Estoque Gestão de Compras

Tópicos Especiais de Logística Sociedade Dir e Cidadania Negociação

Optativa

Projeto Interdisciplinar III

40 40 40 40 40 40

(6)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO – 80h

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 80h

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 40h

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80h

GESTÃO DE MARKETING – 80h

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

GESTÃO DE PESSOAS – 80h

MÉTODOS QUANTITATIVOS – 80h

RACIOCÍNIO LÓGICO – 40h

Apresenta e discute a evolução dos modelos de administração desde os tradicionais até os contemporâneos em uma perspectiva histórica, explorando os conceitos, fundamentos e visões de cada um. Explora as possibilidades de aplicação de cada um dos modelos nas práticas empresariais atuais, destacando sua adequação às características do negócio.

Aborda o comportamento humano nas organizações, sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Abrange os conceitos de comportamento organizacional, motivação, grupos e equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura organizacional, mudança organizacional e resistência à mudança.

Trata do processo da comunicação e funções da linguagem. Discute gêneros textuais e tipos textuais como ferramentas para produção de textos, além de fatores de textualidade. Aborda também variações linguísticas, hipertexto e aspectos de leitura e produção de textos.

Trata da oralidade e a prática de apresentação. Discute a teoria da comunicação humana, seus elementos, efetividade e eficácia, obstáculos e tipologia da comunicação. Aborda, ainda, a gestão da comunicação nas organizações; aspectos da comunicação interna, características da comunicação institucional e comunicação mercadológica.

Apresenta o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, posicionamento e colocação no mercado, além do composto do marketing. É enfatizada a manutenção e o crescimento em mercados correntes e a abertura de novos mercados.

A disciplina trata de lógica e argumentação, dedução e indução, falácias, distintas concepções de lógica: fundamentos e relevância. Explora, ainda, o silogismo aristotélico, lógica proposicional: sintaxe e semântica, lógica de predicados de primeira ordem, e técnicas de dedução.

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos o planejamento e o processo de movimentação de pessoas, desenvolvimento humano e organizacional, carreira, desempenho e remuneração, entre outros.

Resgata os conceitos básicos de matemática e estatística. Fornece ferramentas que permitem a extração de informações de um conjunto de dados em forma de medidas, tabelas e gráficos, bem como a simulação de fenômenos a partir de modelos quantitativos, além de conclusões sobre uma população a partir de dados amostrais.

(7)

7

EMPREENDEDORISMO – 40h

CONTABILIDADE E CUSTOS – 80h

ECONOMIA – 80h

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA – 80h

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS – 80h

LOGÍSTICA EMPRESARIAL INTEGRADA –- 80h

GESTÃO FINANCEIRA – 80h

A disciplina trata do ambiente econômico e o empreendedorismo, bem como resgata a história do empreendedorismo. Caracteriza o perfil empreendedor e discute conceitos fundamentais do empreendedorismo. Discute criatividade e seleção de ideias, identificação e aproveitamento de oportunidades.

PROJETO INTERDISCIPLINAR I – 40h

Apresenta os conceitos e procedimentos fundamentais adotados pela Contabilidade, necessários à elaboração dos demonstrativos financeiros básicos (balanço patrimonial e demonstração do resultado), bem como discute as relações de custo-volume-lucro, alavancagem e formação de preços.

A disciplina trata dos fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macro economia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações. Trata das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso numa situação real de criação de uma empresa. Na condução deste trabalho é possível ao aluno obter a visão geral de um negócio, além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

Aborda a evolução da administração da produção, a localização e layout de planta e decisões de nível operacional tais como: planejamento de produção, arranjo físico e fluxo de produtos, qualidade e gestão de cadeia global de fornecedores, operações de entrega, sistemas de transporte, armazenagem, manuseio e acondicionamento do produto.

Estuda as etapas de elaboração e a implantação de um plano estratégico de marketing. Tem como ponto de partida o atendimento e satisfação das necessidades dos clientes, passando pela análise do mercado e dos concorrentes, a fim de determinar os produtos a serem ofertados e as estratégias de atuação. Fornece instrumentos para avaliar e analisar os resultados alcançados pelo marketing da empresa.

Aborda os conceitos fundamentais de finanças e suas aplicações práticas, bem como os principais instrumentos de gestão e mensuração da saúde financeira das empresas, fornecendo insumos importantes para a tomada de decisões, projetos de investimento e fontes de financiamento.

PESQUISA OPERACIONAL – 40h

Discute as definições de logística empresarial e sua importância em um ambiente globalizado, abordando o enfoque sistêmico de indicadores e nível de serviços logísticos. Enfoca as funções logísticas, localização de instalações e logística reversa. Abrange a cadeia de suprimentos, desde as fontes produtoras até o consumidor final.

Analisa o processo decisório no âmbito do planejamento e programação da produção e conceitua modelagem e aplicação de técnicas de pesquisa operacional (PERT e CPM) para auxiliar o planejamento agregado, programação e sequenciamento da produção e gerenciamento de projetos.

PROJETO INTERDISCIPLINAR II –- 40h

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso para análise de viabilidade de um projeto de criação de uma empresa. Na condução deste trabalho, é possível ao aluno obter a visão gerencial de um negócio, além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

(8)

TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO – 80h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

LOGÍSTICA INTERNACIONAL – 40h

NEGOCIAÇÃO – 40h

GESTÃO DE ESTOQUE – 40h

GESTÃO DE COMPRAS – 40h

PROJETO INTERDISCIPLINAR III – 40h

SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA – 40h

TÓPICOS ESPECIAIS DE LOGÍSTICA – 40h

Estuda as modalidades de transportes e sua utilização de acordo com tipos de carga, distância e tempo; os diversos tipos de transportadores e operadores logísticos, além de roteirização e controle de frotas. Analisa o planejamento de instalações de armazenagem e de centrais de distribuição, operações de recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagens e expedição.

Aborda tanto questões de distribuição como de transporte internacional. Explora as instituições que intervêm na logística internacional, tipos de modais, Incoterms 2000, unitização de carga, pallet, container, embalagem, armazéns, transbordo e empresas de serviços para logística, além de políticas governamentais de controle da navegação internacional.

Enfoca, de maneira intensiva, a negociação no contexto profissional envolvendo empregadores e empregados, pares organizacionais, clientes e empresas, entre outros. São abordados conceitos básicos de negociação, planejamento da negociação, questão ética, conflitos, estilos de negociação e negociações internacionais, envolvendo diferentes culturas.

Estuda a natureza e técnicas estatísticas de previsão das demandas, análise dos tipos de estoques e procedimentos adotados na gestão dos estoques. Analisa procedimentos aplicáveis à gestão de estoques, método das quantidades fixas e das revisões periódicas, filosofia just in time, entre outros aspectos relevantes.

Aborda o planejamento, a programação e o controle de materiais com destaque para os processos de aquisição, incluindo importação, armazenamento e movimentação de materiais, além do planejamento da negociação e tomada de decisão. Dedica-se também ao desenvolvimento de fornecedores incluindo global sourcing, marketing reverso, parcerias com fornecedores, comakership e outras formas de parceria.

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos específicos adquiridos e competências desenvolvidas por meio de um projeto com foco na área de logística de uma empresa. Dedica-se à elaboração de um projeto de logística eficaz.

A disciplina discute sociedade e comunicação, indivíduo e alteridade, Estado, sociedade, direito e cidadania. Aborda os direitos fundamentais e debruça-se sobre tópicos de Direito do Consumidor, e de Direito Trabalhista.

A disciplina aborda tópicos emergentes e complementares na área de logística, enfocando a capacidade de planejamento, análise e de tomada de decisões no atual contexto competitivo caracterizado por constantes e radicais mudanças.

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa. Intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I – 120h

OPTATIVA – 40h

(9)

9

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(10)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – EAD

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Prof. Ms. Wilian Gatti Junior

DIREÇÃO DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Prof. Dr. Paolo Tommasini

Dutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology e pelo Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, ambos nos Estados Unidos. Desde 1999 na área educacional, atuou como professor e orientador pela Toronto Waldorf School, professor de graduação no curso de Administração, pós-graduação MBA e como Diretor Acadêmico. Também foi consultor na área de excelência em gestão.

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) em 1996, com MBA pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2005 e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) em 2010 e, desde 2011, cursa o doutorado em Administração na FEA-USP onde desenvolve projeto de pesquisa sobre transição tecnológica. Professor nos cursos de graduação da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2012, é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Logística EAD da Universidade Anhembi Morumbi.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, os dados obtidos pelo Sensoriamento Remoto Orbital são cada vez mais utilizados para identificar a ocorrência de doenças foliares na cultura de soja,... Além do mais,

Um eu maleável, uma colagem de fragmentos em incessante vir a ser, sempre aberto a novas experiências – essas são as condições adequadas à experiência de trabalho de curto prazo,

Este material didático é fruto de uma pesquisa intitulada “CULTURA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA”, com o

Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar, por meio do ensaio mecânico de resistência a flexão, as propriedades mecânicas de barras de liga de titânio (Ti-6Al-4V)

E por ser a assunção de riscos ação inerente ao posicionamento empreendedor (LAZZA- ROTTI et al., 2015), compreender a relação entre esses construtos origina a primeira

ÉTICA E CONTROLE SOCIAL GOVERNANÇA CORPORATIVA RISCOS E COMPLIANCE COMUNICAÇÃO PARA REGULADORES INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÉTODOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE

Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um treinamento de componentes múltiplos sobre a funcionalidade e a percepção subjetiva de esforço

O presente trabalho apresenta uma variação do algoritmo de Hill Climbing utilizado em [Barros, 2012] para gerar soluções para o problema de clusterização de