• Nenhum resultado encontrado

PowerPoint. Objetivos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PowerPoint. Objetivos:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Objetivos:

 Criar uma nova apresentação e formatá-la;

 Alterar esquemas e fundos personalizados;

 Botões de ação;

 Criar hiperligações na apresentação;

 Inserir organogramas.

1. Primeiro diapositivo de esquema “só título”:

1.1. Inserir um WordArt com o título “Cientistas Famosos”.

1.2. Coloque uma imagem de fundo alusiva ao tema e aplique apenas nesse diapositivo.

2. Segundo diapositivo de esquema “Conteúdo Duplo”: 2.1. Título: Isaac Newton

Texto 1

Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileo) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Embora tenha nascido no dia de Natal de 1642, a data dada aqui é no calendário Gregoriano, que adoptamos hoje, mas que só foi adotada na Inglaterra em 1752. 2.2. Insira uma imagem do cientista.

2. Inserir o terceiro diapositivo de esquema “Título e objeto”: 2.1. Título: Isaac Newton

Texto 2

Newton veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreu antes de seu nascimento. Ele foi criado por sua avó. Um tio o enviou para o Trinity College, Cambridge, em Junho de 1661.

“Ao observar uma maçã caindo ao chão, pensou que haveria uma força a puxar o fruto para a Terra e que essa mesma força poderia, também, puxar a Lua, impedindo-a de escapar da sua órbita.”

Através de experiências com prismas, Newton descobriu o fenómeno de decomposição da luz nas sete cores do espectro luminoso.

(2)

3. Inserir o quarto diapositivo de esquema “Título e objeto”: 3.1. Título: Isaac Newton

Texto 3

A ideia genial de Newton em 1666 foi imaginar que a força centrípeta na Lua era proporcionada pela atracção gravitacional da Terra. Com sua lei para a força centrípeta e a terceira Lei de Kepler, Newton deduziu a lei da atracção gravitacional.

Em 1679 Newton provou que a Lei das Áreas de Kepler é uma consequência da força centrípeta, e também que a órbita é uma elipse, para um corpo sob uma força central em que a dependência radial varia com o inverso do quadrado da distância ao centro.

Halley persuadiu Newton a escrever um trabalho completo sobre sua nova física e sua aplicação à astronomia, e em menos de 2 anos Newton tinha escrito os dois primeiros volumes do Principia, com suas leis gerais, mas também com aplicações a colisões, o pêndulo, projéteis, fricção do ar, hidrostática e propagação de ondas. Somente depois, no terceiro volume, Newton aplicou suas leis ao movimento dos corpos celestes. Em 1687 é publicado o Philosophiae naturalis principia mathematica ou Principia, como é conhecido.

4. Inserir o quinto diapositivo de esquema “Conteúdo Duplo”: 4.1. Título: Isaac Newton;

4.2. Insira quatro imagens, legendadas, a seu gosto do Isaac Newton.

5. Insira o sexto diapositivo com a informação de Einstein, o esquema é “Título e objeto”: 5.1. Título: Einstein

Texto 4

Albert Einstein (1879 - 1955)

Nasceu em 14 de Março de 1879 na cidade de Ulm, Alemanha, de origem judaica, naturaliza-se suíço e, posteriormente, norte-americano;

Este génio do século XX teve uma infância solitária. Gostava de ler e ouvir música, não se identificando com os desportos praticados pelas outras crianças. Einstein sempre demonstrou grande habilidade para a compreensão dos conceitos matemáticos. Com 12 anos de idade aprendeu sozinho Geometria Euclidiana e, quando a sua família se mudou para Milão em 1894, Einstein dedicou-se à leitura de inúmeros livros de ciências. "O Livro Popular das Ciências Naturais", escrito por Bernstein em 1869, é considerado como uma das obras que mais o marcou na sua juventude.1916- Publica a Teoria da Relatividade;

Einstein foi sempre crítico dos métodos de ensino praticados na escola. Apesar de ter fracos resultados escolares, Einstein tinha uma enorme curiosidade em compreender o universo.

6. Insira o sétimo diapositivo com a informação de Einstein, o esquema é “Conteúdo Duplo”: 6.1. Título: Einstein;

Texto 5

Albert Einstein (1879 - 1955)

Apresentou uma postura autodidacta, afirmando que "preferiria suportar qualquer tipo de castigo a ter de papaguear as coisas aprendidas" e auto-classificava-se como “livre-pensador fanático";

Terminou a escola secundária em Arrau, Suíça, com boas notas apenas em Matemática, e entrou em 1896 para o Instituto Politécnico de Zurique, onde se graduou em 1900 como professor do ensino secundário de Física e de Matemática.

(3)

6.2. Insira uma imagem do Einstein.

7. Insira o oitavo diapositivo com a informação de Einstein o esquema é “Título e objeto”: 7.1. Título: Einstein;

Texto 6

Maio de 1905: explicação do movimento Browniano;

Junho de 1905: publicação do seu mais famoso artigo, o da “Teoria da Relatividade Restrita”; O Nobel:

Baseado na sua Teoria da Relatividade, Einstein explicou as variações no movimento orbital dos planetas e previu a inclinação da luz das estrelas na vizinhança de um corpo massivo, como o Sol. A confirmação deste último fenómeno durante um eclipse em 1919 tornou Einstein mundialmente conhecido.

Comprovadas as suas teorias, Albert Einstein recebeu o Prémio Nobel da Física em 1921, não pela teoria da relatividade restrita, mas sim pelos seus trabalhos de 1905 sobre o efeito fotoeléctrico.

Em busca da Teoria Unificada;

8. Insira o nono diapositivo com a informação de Einstein o estilo é “Título e objeto”: 8.1. Título: Einstein;

Texto 7

Paralelamente às suas investigações científicas, Albert Einstein lutou por diversas causas sociais. Tornou-se membro do Comité de Cooperação Intelectual da Liga das Nações em 1922. Em 1925, juntamente com o líder dos direitos civis indianos, Mahatma Gandhi, trabalhou numa campanha pela abolição do serviço militar obrigatório. Participou ainda num importante manifesto internacional, organizado pela Liga Internacional da Mulher pela Paz e Liberdade e que lutava pelo desarmamento internacional como sendo a melhor maneira de assegurar uma paz contínua. 9. Insira o décimo diapositivo com a informação de Einstein, o esquema é “Conteúdo Duplo”:

9.1. Título: Einstein;

9.2. Insira imagens do Einstein a seu gosto que se encontra na pasta os meus documentos. 10. Insira o décimo primeiro diapositivo com o esquema é, “Título e objeto”:

10.1. Título: Galileu Galilei Texto 8

Galileu Galilei (1564 - 1642)

Galileu Galilei nasceu em 15 de Fevereiro de 1564 na cidade de Pisa. Filho de Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati herdou do pai um grande gosto pela música e uma enorme aptidão para a matemática, e da mãe um carácter forte e persistente;

Em 1574 a sua família mudou-se para Florença e Galileu foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese, em Vallombrosa. Aos 17 anos ingressou na Universidade de Pisa, para estudar Medicina, e aí permaneceu durante quatro anos, tendo abandonado em 1585 para se dedicar ao estudo da física, da astronomia e da matemática;

10.2. Insira uma imagem de Galileu a seu gosto.

11. Insira o décimo segundo diapositivo com a informação de Galileu o esquema é, “Título e objeto”: 11.1. Título: Galileu;

(4)

Texto 9

Aos 25 anos foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa e em 1592 tornou-se professor na Universidade de Pádua, onde permaneceu 18 anos. Aqui efectuou diversas descobertas.

Algumas das descobertas mais importantes são as leis do pêndulo e a lei da queda dos graves. Entre as suas invenções contam-se a do termoscópio e do telescópio.

No início do século XVII surgiram os primeiros telescópios na Holanda. Galilleu desenvolveu o seu próprio telescópio astronómico (diz-se que sem nunca ter visto nenhum) e foi o primeiro a observar manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter e as fases de Vénus. As suas primeiras descobertas foram publicadas no “Sidereus Nuncius” (1610), manuscrito que causou sensação pela Europa inteira e entre 1619 e 1624, baseado no princípio do telescópio, começou a produzir microscópios ou "occhialini "como os designou. 12. Insira o décimo terceiro diapositivo o esquema é, “Título e objeto”:

12.1. Título: Galileu; Texto 10

Em 1632, Galileu publicou “Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo”, onde produzia uma conversa entre três personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius. Nesta obra, Galileu afirmou que a terra girava em torno do sol, o que contrariava a teoria aceite pela Igreja Católica. Os Diálogos foram proibidos e Galileu foi interrogado diversas vezes. Apesar das ameaças de tortura, Galileu manteve as suas convicções sobre a teoria heliocêntrica, que segundo o Santo Ofício de Roma, era incompatível com a Sagrada Escritura. Galileu foi obrigado a negar a publicamente a teoria copernicana e condenado a viver em prisão domiciliária em Arcetri, onde escreveu as obras "Discorsi" e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze", "Aattinenti alla meccanica" e "I movimenti locali", que foram secretamente publicadas na Holanda em 1638.

13. Insira o décimo quarto diapositivo o esquema é, “Título e objeto”: 13.1. Título: Galileu;

Texto 11

Diz a lenda que, quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abjurar a sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu teria murmurado: "Eppur si muove" ("No entanto move-se"). Morreu em 8 de Janeiro de 1642 em Arcetri, completamente cego.

Principais realizações:

A luneta astronómica, com a qual descobriu as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares e planetas até então desconhecidos; A balança hidrostática; O compasso geométrico e militar; Foi o primeiro a contestar as ideias de Aristóteles; Descobriu que a massa não influi na velocidade da queda de corpos; Estudou as oscilações do pêndulo e criou o 1º mecanismo pendular.

14. Insira o décimo quinto diapositivo o esquema é, “Conteúdo Duplo”: 14.1. Título: Galileu;

14.2. Insira imagens de Galileu a seu gosto.

15. Insira os botões de ação com hiperligações para os diapositivos respetivos e formatação igual a representada na imagem da 1ª questão.

16. Insira o décimo sexto diapositivo o esquema é, “Título e objeto”: 16.1. Título: ORGANOGRAMA;

(5)

16.2. Insira o seguinte organograma, fundo das caixas de texto, preenchimento cores predefinidas, nevoeiro a partir do centro e variante 1, a sombra com estilo similar ao representado, e a cor do sombreado é preta;

17. Insira o décimo sétimo diapositivo o esquema é, “Título e objeto”:

17.1. Título: Tabela;

17.2. Formatação da tabela:

17.2.1. Cor da linha e do preenchimento, vermelho escuro. Espessura da linha exterior 2 ¼ e interior 1 ½ tracejado.

18. Todos os diapositivos devem ter botões de acção (home, anterior, seguinte, sair). 19. Insira som do ficheiro em toda a apresentação;

20. Inserir o rodapé com o seu nome e número de diapositivo em toda a apresentação, excepto no diapositivo de título.

Referências

Documentos relacionados

Improved water and soil management for sustainable agriculture in the Huang-Huai-Hai rivers plain (invited paper) In: S & T Co-operation with Asia in the Area of

Conforme apresentado pelas análises tanto dos gêneros multissemióticos quanto pelas atividades e capacidades de leitura, já é possível vermos a presença de

Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar os fatores de risco que podem desenvolver a hipertensão arterial em atletas; analisar as variações dos níveis pressóricos

쎲 Outros dispositivos de rede ligados através de tomadas múltiplas devem ser ligados à rede eléc- trica através da tomada integrada no dLAN 650 triple+. De forma a tirar o

Milhões de revolucionarios franceses reencarnaram aqui, da mesma forma a doutrina codificada na França por Kardec floresceu no Brasil, a mediunidade no Brasil tanto em quantidade

Dispõe de jogos de mesa, campo de ténis, piscina, esplanada, parque de estacionamen- to e facilidades para realização de conferências.. Hoje, a Pousada de Santa Lu- zia

Figura 5.2: Espectro do coeficiente de transmissão como função do número de onda k para valores distintos do parâmetro α, que controla a não-linearidade, para o caso de um

Por último, a regeneração natural é um dos indicadores mais eficientes na avaliação do sucesso da restauração, sendo determinante no processo de sucessão florestal, pois