• Nenhum resultado encontrado

Regulamento da 4 ª série do Curso de Biomedicina Aprovado em abril de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento da 4 ª série do Curso de Biomedicina Aprovado em abril de 2016"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

Regulamento da 4

ª

série do Curso de Biomedicina

Aprovado em abril de 2016

O Plano Pedagógico do Curso de Biomedicina da EPM/UNIFESP estabelece que a 4a série do curso compreende uma Unidade Curricular de 1600h. Durante a 4a série, o aluno deve dedicar-se integralmente a atividades de pesquisa em laboratório de sua escolha, dededicar-senvolvendo projeto próprio, de acordo com o regulamento que segue.

CAPÍTULO I – DO ESTÁGIO

Artigo 1o O desenvolvimento das atividades da 4a série do Curso será realizado em regime de tempo integral (40 horas semanais) por, no mínimo, 200 dias letivos.

Artigo 2o As atividades da 4a série do Curso deverão proporcionar ao aluno, nas áreas básicas e/ou aplicadas relacionadas aos conteúdos ministrados no Curso, realização de projeto de investigação científica que inclua o desenvolvimento de atividades práticas e teóricas (redação do projeto e do relatório), proporcionando aprendizado de todas as fases que envolvem a execução de um projeto de pesquisa.

Artigo 3o As atividades devem ser realizadas sob a orientação de um docente/pesquisador escolhido pelo aluno.

§1oO orientador deve ser portador do título de doutor.

§2oO orientador escolhido pelo aluno deverá ser aprovado pela Comissão do Curso previamente ao início da 4a série.

§3o Ao aceitar orientar o aluno, o orientador assume o compromisso de garantir infraestrutura e material de consumo necessário para a execução do projeto proposto.

§4oCaso haja necessidade de realizar alterações significativas no projeto proposto (ex.: alteração de título e de metodologia), a Comissão Curricular (CCB) deverá ser comunicada e emitirá parecer sobre a alteração.

§5oCaso o orientador designe co-orientador para auxiliar na orientação do aluno, este deve ser docente/pesquisador portador de título de Doutor que tenha linha de pesquisa na mesma área do projeto a ser desenvolvido.

§6o Caso haja necessidade de troca de orientador, o prazo máximo para o envio do formulário de aceite do novo orientador e projeto de pesquisa será 31 de maio do ano corrente.

Artigo 4o É de responsabilidade do orientador, do co-orientador e do aluno tomar ciência

deste regulamento, que está disponível no site

http://www.unifesp.br/campus/sao/camaragrad/cursos/bt-biomed, conforme instrução passada pela coordenação do curso na reunião realizada com os alunos em setembro do ano anterior à 4a série.

(2)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

Artigo 5o O estudante deve escolher um tutor dentre os docentes em atividade e pertencente ao quadro de pessoal permanente da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), com o qual deve manter contato periódico. Para escolha e indicação do tutor, deve ser observado o ANEXO 15 deste regulamento.

§ 1oAo tutor compete o acompanhamento do desempenho e do aproveitamento do aluno no final do primeiro semestre e no final do ano, por meio de instrumentos de avaliação especificados neste Regulamento (ANEXOS 5 e 12). Cabe também ao tutor informar à CCB qualquer eventualidade encontrada pelo aluno e julgada como relevante durante o correr do estágio, independente das datas estabelecidas.

§ 2oO tutor não deve pertencer ao mesmo departamento que o orientador.

§ 3oEspera-se que o tutor também esteja disponível para discutir sobre diferentes temas, referentes ou não ao projeto, conforme demanda do aluno. Por exemplo: carreira, ciência, educação etc. Assim, o tutor deve ser um professor com quem o aluno tenha bom relacionamento.

Artigo 6o O aluno deverá encaminhar à CCB, através do email

relatoriobiomedico@gmail.com, os seguintes documentos:

a) até o final do mês de Setembro do ano anterior ao início da 4a série: - formulário de aceitação assinado pelo orientador (ANEXO1)

- currículo Lattes do orientador

- formulário de confirmação de tutoria assinado pelo tutor (ANEXO2)

b) até o primeiro dia do ano letivo em que será cursada a 4a série:

- projeto de pesquisa a ser desenvolvido e que deverá ser apresentado oralmente no início do ano letivo. O projeto e a apresentação devem conter Introdução, objetivo, metodologia, cronograma e referências bibliográficas (estilo Vancouver). Deve ser elaborado em letra Arial 12, espaçamento 1,5 e no máximo 20 páginas.

- comprovante de envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UNIFESP, ou no máximo até a apresentação do projeto.

- indicação, pelo orientador, do membro externo para compor a banca examinadora (Artigo 8o, §2o) (ANEXO 3) e do co-orientador (ANEXO 4), quando for o caso, por meio de formulário próprio endereçado à Comissão Curricular.

Artigo 7o O aluno deverá dedicar-se exclusivamente às atividades da 4a série, não sendo permitido exercer outras atividades que impliquem em redução da carga horária obrigatória.

§1oA frequência do aluno deve ser controlada e monitorada pelo orientador.

§2oEm caso de não cumprimento das exigências do horário e/ou das atividades do estágio o orientador deverá notificar a CCB.

(3)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

Artigo 8o A avaliação das atividades será realizada pelo orientador e por banca examinadora composta por um (01) membro da CCB e por um (01) membro externo à CCB, indicado pelo orientador. O membro externo deve ter título de doutor e atuar na mesma área de pesquisa na qual o projeto se insere.

§1o Os membros da banca podem pertencer a outra instituição ou à própria UNIFESP, desde que não pertençam ao mesmo Departamento onde está sendo realizado o projeto.

§2o A indicação do membro da banca pelo orientador deve ser realizada no momento da entrega do projeto à comissão curricular.

§3oOs membros da banca deverão emitir um parecer sobre o projeto e sobre o relatório final, através de formulários específicos. O parecer sobre o projeto deverá ser encaminhado ao orientador e à CCB até uma semana antes da apresentação oral do projeto.

§4oO membro da banca pertencente à CCB deverá participar da arguição do aluno nas apresentações do projeto e do trabalho final. O membro externo à Comissão deverá participar da arguição somente na apresentação do trabalho final.

Artigo 9o Em datas previamente determinadas, o aluno deverá cumprir os compromissos referentes à entrega do projeto de pesquisa, do relatório parcial, do relatório final e formulário de avaliação preenchido à CCB.

§ 1o Caso haja atrasos na entrega desta documentação, o aluno poderá ter sua nota reduzida pela CCB em 1 ponto para cada documento entregue com atraso e 2 pontos no atraso do relatório final, salvo mediante motivo de força maior justificado e comprovado.

§ 2o Os documentos acima citados devem ser encaminhados através do email relatoriobiomedico@gmail.com

Artigo 10o Os relatórios das atividades de pesquisa deverão conter introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas, mesmo que os resultados sejam parciais.

§ 1o Os relatórios deverão ser encaminhados à CCB em datas a serem determinadas para cada ano letivo.

§2oNo momento da entrega do relatório parcial, o aluno deve entregar o formulário de avaliação preenchido por ele (ANEXO 5).

§3oNa mesma data da entrega do relatório parcial, o orientador deve encaminhar à CCB o formulário de avaliação preenchido por ele (ANEXO 6).

§4oA CCB deve encaminhar os respectivos formulários preenchidos (pelo aluno e pelo orientador) ao tutor, que, com base neles deverá preencher o formulário de acompanhamento do aluno (ANEXO 7) e encaminhá-lo à CCB até 7 dias após a data da entrega do relatório parcial.

§5o Caso o estágio seja considerado não satisfatório pelo orientador e/ou pelo aluno, a CCB deverá ser notificada.

(4)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

Artigo 11o O relatório parcial de cada aluno também será lido e avaliado pelo membro da CCB que comporá a banca examinadora, o qual emitirá o parecer através de formulário específico (ANEXO 8).

§ 1oCaso alguma inconsistência seja encontrada pelo membro da CCB do curso no relatório parcial, este deve comunicar o ocorrido ao coordenador do curso, que tomará as devidas providências.

Artigo 12o O aluno deverá realizar apresentação oral do seu projeto de pesquisa, bem como do trabalho final da 4a série, em datas a serem determinadas a cada ano letivo.

§1oOs cronogramas das apresentações dos projetos e finais devem ser organizado pelos próprios alunos da 4a série corrente.

§2oA apresentação oral do projeto de pesquisa deverá ser realizada em 10 minutos, sendo seguida de discussão e arguição do aluno pelo membro da comissão que faz parte da sua banca e pela Comissão, com duração máxima de 10 minutos. O membro da comissão deverá emitir parecer sobre a apresentação e arguição do aluno até uma semana após a apresentação do projeto (ANEXO 9).

§3o O membro externo à CCB deve enviar seu parecer à CCB, através de formulário específico (ANEXO 10), até uma semana antes da apresentação do projeto.

§4o A apresentação oral do relatório final deverá ser realizada em 20 minutos, sendo seguida de arguição do aluno pela banca avaliadora. Neste caso, comporão a banca o membro da CCB e o membro externo indicado pelo orientador. A arguição terá duração de 20 minutos (10 minutos para o membro externo e 10 minutos para o membro da CCB e orientador).

§5oA nota do aluno será composta pela média entre a nota do orientador (peso 2) registrado em ficha de avaliação (ANEXO 11) e a nota atribuída pela banca examinadora (peso 1), sendo esta última a média entre as notas emitidas pelo membro da CCB (ANEXO 12) e pelo membro externo (ANEXO 13).

§6o O orientador deve encaminhar à secretaria do curso o formulário de avaliação final do aluno (ANEXO 11) até 5 dias antes da data de início das apresentações finais;

§7oAs apresentações orais serão públicas, sendo obrigatória a presença do orientador e facultativa a presença do tutor.

§8oNa data da entrega do relatório final, o tutor deverá encaminhar à CCB o formulário de avaliação final (ANEXO 14).

§9º Caso o orientador esteja impossibilitado de comparecer à apresentação, este

deverá comunicar oficialmente à CCB, devendo estar representado pelo co-orientador determinado previamente ou por algum pesquisador indicado por ele, de preferência que tenha acompanhado o desenvolvimento da respectiva parte do projeto.

(5)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

Artigo 13o A nota final do TCC, bem como a aprovação na 4a série do Curso de Biomedicina, é dada pela Comissão do Curso com base: a. na frequência; b. nas notas atribuídas pelo orientador e pela banca avaliadora. Assim, a Comissão do Curso pode alterar a média final, caso julgue haver incoerências.

§1o Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 e frequência igual ou superior a 85%

§2o Será considerado reprovado o aluno que obtiver nota inferior a 6,0 ou frequência inferior a 85%.

Artigo 14o Toda a documentação que deve ser enviada aos membros da banca de cada aluno, a saber: projeto, relatório e formulários para preenchimento, será enviada exclusivamente pela secretaria do curso.

Artigo 15o Os formulários para preenchimento a serem enviados aos orientadores e tutores são de responsabilidade exclusiva da secretaria do curso.

CAPÍTULO II – DO ESTÁGIO FORA DA UNIFESP

Artigo 14o A realização do estágio de 4o ano fora da UNIFESP é permitida e deve seguir as normas estabelecidas e descritas acima.

§1o A Instituição escolhida pelo aluno deverá ser submetida à avalição pela CCB e, caso aprovada, deve estabelecer convênio de concessão de estágio com a UNIFESP, no qual devem estar explicitadas as atividades programadas para o aluno, de acordo a Lei Federal 11.788 de regulamentação de estágio. O convênio deverá ser estabelecido até o início do período letivo em que o aluno cursará a 4a série.

§2o As apresentações do projeto e do trabalho finalizado seguem as mesmas normas determinadas para estágios realizados na UNIFESP.

§3o Não é permitida a realização do estágio fora do Brasil.

§4o Estágios realizados durante mobilidade acadêmica não podem ser considerados equivalentes ao estágio da 4a série, conforme prevê o Artigo 63, §VII do Regimento da Pró-Reitoria de Graduação, que veta a conclusão de curso em período de mobilidade acadêmica.

Artigo 15o Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Curricular do Curso.

Artigo 16o Este regulamento entra em vigor a partir da data da aprovação pela CCB.

(6)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 1

ACEITE DO ORIENTADOR – 4a SÉRIE

Eu, _________________________________ aceito ser orientador(a) do aluno(a) _________________________________________ para cumprir as atividades referentes à 4ª série do Curso de Biomedicina da Unifesp no ano letivo de 201_.

O projeto será desenvolvido no (especificar laboratório e instituição) ______________________________________________________________, sob minha orientação.

Conforme o artigo 3º §3º do Regulamento da 4ª série do curso, estou ciente de que é minha responsabilidade garantir a viabilidade de execução do projeto de pesquisa proposto para o aluno. Declaro estar ciente e de acordo com o Regulamento da 4ª série, disponível no endereço http://www.unifesp.br/campus/sao/camaragrad/cursos/bt-biomed. _____________________________ Prof(a). Dr(a). e-mail: telefone institucional: celular:

(7)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 2

ACEITE DO TUTOR – 4a SÉRIE

Eu ______________________________________ aceito ser tutor (a) do aluno (a) ____________________________________________________ durante o período da 4ª série do

Curso de Biomedicina, no ano letivo de 201_.

O (a) aluno (a) desenvolverá o projeto de pesquisa no (especificar laboratório e instituição) _______________________________________________________, sob orientação do Dr.(a)___________________________________.

Declaro que recebi cópia do Regulamento da 4ª série, com o qual estou de acordo. Declaro estar ciente e de acordo com os regulamentos das respectivas atividades.

___________________________________________ Prof.(a) Dr.(a) São Paulo _____/_____/_____ e-mail: telefone institucional: celular:

(8)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 3

INDICAÇÃO DO MEMBRO EXTERNO – 4a SÉRIE

Eu, _________________________________, orientador(a) do aluno(a) ________________________________, indico __________________________________ para participar como membro externo da banca de avaliação do aluno(a) supracitado, para analisar o projeto desenvolvido durante a 4ª série do Curso de Biomedicina da Unifesp no ano letivo de 201_.

_____________________________ Prof(a). Dr(a).

Orientador

Dados do membro externo:

e-mail:

telefone institucional: celular:

(9)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 4

INDICAÇÃO E ACEITE DO CO-ORIENTADOR – 4a SÉRIE

Eu, _________________________________, orientador do aluno ________________________________indico _________________________________para co-orientador(a) do aluno(a) supracitado para auxiliar no cumprimento das atividades referentes à 4ª série do Curso de Biomedicina da Unifesp no ano letivo de 201_.

_____________________________ Prof(a). Dr(a). Orientador De acordo, ______________________________ Co-orientador Dados do co-orientador: e-mail: telefone institucional: celular:

(10)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 5

FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO – 4a SÉRIE

(Aluno)

Aluno: Orientador: Tutor:

I. Considerando a escala (1), ruim até (5), ótimo ou (?), não tenho opinião formada, avalie o estágio do aluno em relação ao (a):

a) frequência: (1) (2) (3) (4) (5) (?) b) interesse: (1) (2) (3) (4) (5) (?) c) empenho: (1) (2) (3) (4) (5) (?) d) desenvoltura: (1) (2) (3) (4) (5) (?)

e) acompanhamento da literatura: (1) (2) (3) (4) (5) (?) f) relacionamento com o orientador: (1) (2) (3) (4) (5) (?) g) relacionamento com os colegas: (1) (2) (3) (4) (5) (?) h) espírito de colaboração: (1) (2) (3) (4) (5) (?) i) iniciativa: (1) (2) (3) (4) (5) (?) j) organização: (1) (2) (3) (4) (5) (?)

II. Considerando a escala (1), ruim até (5), ótimo ou (?), não tenho opinião formada, avalie o desenvolvimento do projeto quanto ao (a):

a) cronograma: (1) (2) (3) (4) (5) (?) b) demora na obtenção de reagentes: (1) (2) (3) (4) (5) (?) c) rigor técnico: (1) (2) (3) (4) (5) (?) d) dificuldades técnicas: (1) (2) (3) (4) (5) (?) e) avaliação geral: (1) (2) (3) (4) (5) (?) III. Comentários específicos:

(11)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 6

FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO – 4a SÉRIE

(Orientador)

Aluno: Orientador: Tutor:

III. Considerando a escala (1), ruim até (5), ótimo ou (?), não tenho opinião formada, avalie o estágio do aluno em relação ao (a):

k) frequência: (1) (2) (3) (4) (5) (?) l) interesse: (1) (2) (3) (4) (5) (?) m) empenho: (1) (2) (3) (4) (5) (?) n) desenvoltura: (1) (2) (3) (4) (5) (?)

o) acompanhamento da literatura: (1) (2) (3) (4) (5) (?) p) relacionamento com o orientador: (1) (2) (3) (4) (5) (?) q) relacionamento com os colegas: (1) (2) (3) (4) (5) (?) r) espírito de colaboração: (1) (2) (3) (4) (5) (?) s) iniciativa: (1) (2) (3) (4) (5) (?) t) organização: (1) (2) (3) (4) (5) (?)

IV. Considerando a escala (1), ruim até (5), ótimo ou (?), não tenho opinião formada, avalie o desenvolvimento do projeto quanto ao (a):

a) cronograma: (1) (2) (3) (4) (5) (?) b) demora na obtenção de reagentes: (1) (2) (3) (4) (5) (?) c) rigor técnico: (1) (2) (3) (4) (5) (?) d) dificuldades técnicas: (1) (2) (3) (4) (5) (?) e) avaliação geral: (1) (2) (3) (4) (5) (?) III. Comentários específicos:

(12)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 7

FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO - 4ª SÉRIE (Tutor)

Aluno(a): Orientador(a): Tutor(a):

1. Há alguma incoerência entre os formulários de acompanhamento preenchidos pelo aluno e pelo orientador? ( ) sim ( ) não

Se SIM, comentar:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

2. A partir da análise dos formulários de acompanhamento do aluno e do orientador, foi detectado algum problema no andamento do projeto? ( ) sim ( ) não

Se SIM, comentar:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3. A avaliação do aluno em relação ao seu estágio foi satisfatória? ( ) sim ( ) não

Se NÃO, comentar:______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

__________________________________________________________ Prof.(a)

(13)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 8

FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO RELATÓRIO PARCIAL - 4ª SÉRIE (Membro Interno CCB)

Aluno(a): Orientador (a): Tutor(a):

1. O relatório está adequadamente estruturado? ( ) sim ( ) não

Se NÃO, comentar:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. O desenvolvimento do projeto foi satisfatório? ( ) sim ( ) não

Se NÃO, comentar:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3. A avaliação do aluno em relação ao seu estágio foi satisfatória? ( ) sim ( ) não

Se NÃO, comentar:______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4. A avaliação do orientador em relação ao estágio foi satisfatória? ( ) sim ( ) não

Se NÃO, comentar:______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5. Comentários adicionais: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _________________________________________________ Prof.(a)

(14)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 9

FORMULÁRIO PARA EMISSÃO DO PARECER DO PROJETO DE PESQUISA – 4a SÉRIE

(Membro Interno CCB)

Aluno: Orientador: Título do projeto:

1. A apresentação do projeto foi satisfatória? Sim ( ) Não ( )

Se NÃO,comentar:______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

2. O aluno respondeu às perguntas satisfatoriamente? Sim ( ) Não ( )

Se NÃO,comentar:______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Comentários adicionais e/ou sugestões:

Nome: Data: Assinatura:

(15)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 10

FORMULÁRIO PARA EMISSÃO DO PARECER DO PROJETO DE PESQUISA – 4a SÉRIE (Membro Externo)

Aluno: Orientador: Título do projeto:

1. O projeto está bem fundamentado? Sim ( ) Não ( ) Se não, comentar:

2. Os objetivos estão claros? Sim ( ) Não ( ) Se não, comentar:

3. A metodologia está adequada para atingir os objetivos propostos? Sim ( ) Não( ) Se não, comentar:

4. Possibilidade de conclusão até o fim do ano: Sim ( )Não ( ) Se não, comentar:

5. Comentários adicionais:

Nome: Data: Assinatura:

(16)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 11

FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL - 4ª SÉRIE (Orientador)

ALUNO:

DEPARTAMENTO: INSTITUIÇÃO: ORIENTADOR:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (1600 HORAS):

ÁREA DO ESTÁGIO: _____________________________________________________________ HABILITAÇÃO (conforme tabela CRBM – indicar nome e código): _________________________________ FREQUÊNCIA DO ALUNO NO ESTÁGIO (em porcentagem): ________________________________

TOTAL DE HORAS DEDICADAS AO ESTÁGIO: ___________

NOTA FINAL DO ALUNO:_________

OBSERVAÇÃO:

1) Frequência mínima 85% 2) Nota: 0,0 a 10,0

Data____/____/_____

Assinatura do Orientador: _____________________________________ Relação das habilitações do Biomédico (CRBM)

1. Patologia Clínica (Análises Clínicas) 2. Biofísica 3. Parasitologia 4. Microbiologia 5. Imunologia 6. Hematologia 7. Bioquímica 8. Banco de Sangue 9. Virologia 10. Fisiologia 11. Fisiologia Geral 12. Fisiologia Humana 13. Saúde Pública 14. Radiologia 15. Imagenologia (excluindo interpretação) 16. Análises Bromatológicas 17. Microbiologia de Alimentos 18. Histologia Humana 19. Patologia 20. Citologia Oncótica 21. Análise Ambiental 22. Acupuntura 23. Genética 24. Embriologia 25. Reprodução Humana 26. Biologia Molecular 27. Farmacologia 28. Psicobiologia 29. Informática de Saúde 30. Histotecnologia Clinica / Anatomia Patológica 31. Toxicologia 32. Perfusão Extracorpórea 33. Sanitarista 34. Auditoria 35. Biomedicina Estética

(17)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 12

FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL - 4º SÉRIE (Membro Interno CCB)

ALUNO:

DEPARTAMENTO: INSTITUIÇÃO: ORIENTADOR:

1. Relatório adequadamente estruturado? ( ) sim ou ( ) não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. O desenvolvimento do projeto foi satisfatório ( )sim ou ( ) não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 3. A apresentação oral do projeto foi satisfatória ( ) sim ou ( ) não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4. O aluno respondeu satisfatoriamente à arguição? ( )sim ou ( )não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários adicionais: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

NOTA FINAL DO ALUNO: _________

Data____/____/_____

Nome:____________________________________________________________ Assinatura:________________________________________________________

(18)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 13

FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL - 4º SÉRIE (Membro Externo)

ALUNO:

DEPARTAMENTO: INSTITUIÇÃO: ORIENTADOR:

5. Relatório adequadamente estruturado? ( ) sim ou ( ) não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 6. O desenvolvimento do projeto foi satisfatório ( )sim ou ( ) não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 7. A apresentação oral do projeto foi satisfatória ( ) sim ou ( ) não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 8. O aluno respondeu satisfatoriamente à arguição? ( )sim ou ( )não

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários adicionais: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

NOTA FINAL DO ALUNO: _________

Data____/____/_____

Nome:____________________________________________________________ Assinatura:________________________________________________________

(19)

___________________________________________________________________________________________________________ Secretaria Acadêmica de Graduação - Rua Botucatu, 740 – 04023-062 – São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (0xx11) 5576 4244 - Homepage: www.unifesp.br – E-mail: secretaria.sp@unifesp.br

ANEXO 14

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO FINAL - 4ª SÉRIE (Tutor)

Aluno(a): Orientador(a): Tutor(a):

1. A avaliação do aluno em relação ao seu estágio foi satisfatória? ( ) sim ( ) não Se NÃO, comentar:

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. Com que frequência ocorreram as reuniões com o aluno tutorado?

( ) Mensal ( ) Bimestral ( ) Trimestral ( ) Semestral ( )

3. Você avalia positivamente a existência da tutoria para a 4a série? ( )Sim ( )Não Comente:

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4. Relate brevemente como foi sua experiência como tutor(a) (aqui espera-se que o tutor avalie a importância da tutoria no contexto do 4o ano, informando os principais temas das conversas (limitar-se a classificar em: científico,

carreira profissional ou problemas pessoais, sem expor qualquer conteúdo das conversas) e se julga se seu papel foi relevante). _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Data____/____/_____ Nome:____________________________________________________________ Assinatura:________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

• A elaboração de relatórios de sistematização pelos coordenadores estaduais e educa- dores sobre a experiência do curso, abordando os seguintes elementos: a

O Plano de Ação Educacional (PAE) que iremos mostrar tem como objetivo contribuir para uma melhor utilização dos resultados das avaliações externas do SPAECE, por parte do núcleo

A inclusão da Escola Estadual Ananias Alves na lista das escolas contempladas com a implementação do Profamilia despertou o interesse em pesquisar as ações

1.1 CONTEXTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL As experiências históricas no Brasil em relação à educação integral podem ser consideradas a partir de

A seleção de professores é uma medida que não parece ter uma solução tão breve e foge aos limites legais das escolas e da 28ª CRE. Para além da seleção de professores,

Além disso, alguns professores participantes do Reforço Escolar demonstraram não ter percepção necessária sobre a importância do Projeto como uma proposta

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de