• Nenhum resultado encontrado

2 Revisão bibliográfica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2 Revisão bibliográfica"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2 Revisão bibliográfica

Partindo de alguns trabalhos inovadores no final da década de setenta como os de Strelkoff e Katapodes (1977), Fangemeier e Ramsey (1978), Stringham e Keller (1979), vários autores continuaram na década de oitenta estes trabalhos e foram prolíficos em avanços científicos na teoria de infiltração, na modelação do escoamento e no desenvolvimento de sistemas de rega de superfície. Nos Estados Unidos, Souza (1981), Strelkoff e Clemmens (1981), Kemper (1981), Elliot e Walker (1982), Haie (1984), Bautista e Wallender (1985) e Trout e Kincaid (1989), e em Portugal Serralheiro (1988), Tabuada (1989) e Sousa (1990) encorajados pela massificação de sistemas computacionais e pela crise energética do início da década, deram um impulso significativo à teoria e prática da rega de superfície. Os diversos modelos matemáticos e programas concebidos para a simulação da rega e a previsão da sua qualidade, a rega com sulcos longos, o desenvolvimento da rega intermitente1 e do cabo-rega são os frutos mais visíveis dessa época. A década que se seguiu caracterizou-se pelo aprofundamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento das diversas frentes de trabalho já iniciadas por estes autores, com grande ênfase na modelação matemática do escoamento.

2.1 Características da infiltração e do escoamento em sulcos

Na rega por sulcos, a água é introduzida em canais paralelos, onde flui por gravidade, da cabeceira até ao fim destes, havendo infiltração lateral e vertical no solo. Numa primeira fase, a água avança sobre o solo seco, ocupando a parcela. Depois, existe normalmente uma fase de manutenção, em que a água infiltra em toda a extensão dos sulcos. Quando o módulo parcelar é cortado, inicia-se a fase de recessão, normalmente de montante para jusante dos sulcos.

(2)

Sob condições uniformes, presumindo um perfil regular do sulco, pode-se estabelecer uma relação generalizada entre o caudal aplicado, a geometria do sulco e o seu declive. Essa relação pode ser expressa através da equação do fluxo uniforme de Manning: Q n A R S =1 2 3 12 (2.1) sendo, Q- Caudal, m3seg-1;

A - área da secção transversal, m2 ; R - raio hidráulico (R=A Pm-1) em m2 m-1;

S - declive m m-1.

Apesar desta equação ter sido deduzida originalmente para o fluxo em canais com perfis trapezoidais, o seu uso tem sido generalizado para rega em sulcos, com bastante êxito.

2.1.1 O perímetro molhado e a infiltração

A profundidade de escoamento influencia a superfície submersa e consequentemente deve também influenciar o volume infiltrado por unidade de comprimento do sulco (Strelkoff e Souza, 1984; Izadi e Wallender, 1985; Serralheiro, 1988, 1996). Desde que Fangmeier e Ramsey, no já clássico ensaio de 1978, mediram diminuições quase proporcionais da infiltração com o perímetro molhado, utilizando a diminuição do caudal em sulcos com declives e secções transversais precisos, diversos autores têm concluído que a taxa de infiltração e o volume infiltrado variam quase linearmente com o perímetro molhado (Strelkoff e Souza, 1984; Samani et al., 1985), facto que já fora proposto pelo Soil Conservation Service, que também assume que a infiltração aumenta linearmente com o perímetro molhado (USDA-SCS, 1983).

No entanto, a correlação existente entre o perímetro molhado e a taxa de infiltração diminui durante a rega, pois a redução do gradiente do potencial matricial reduz a magnitude de fluxo horizontal, sendo frequentemente constatado que a relação linear entre a infiltração acumulada e o perímetro molhado obtido em sulcos estagnados não é reproduzível em condições de escoamento (Izadi e Wallender, 1985; Trout, 1992).

(3)

Do exposto, e de acordo com Samani et al. (1985), a uniformidade de rega é afectada não só pela diminuição do tempo de infiltração ao longo do sulco, mas também pela diminuição da profundidade da toalha de água a jusante.

Strelkoff e Souza (1984) avaliaram seis métodos diferentes de modelar o efeito da variação da profundidade de escoamento sobre a infiltração, sendo método mais complexo o que considerava o tempo de infiltração em cada troço do perímetro molhado. No entanto, eles concluem que este método não é mais preciso do que aquele que considera o perímetro molhado como um todo. Nesta linha de trabalho, Serralheiro (1988), usando dados obtidos em infiltrómetros, verifica a linearidade da dependência da infiltração em relação ao perímetro molhado e estuda a possibilidade de uma equação de infiltração determinada com um perímetro molhado conhecido ser generalizada para quaisquer valores de perímetro molhado. No entanto, quando incorpora a equação da infiltração, assim generalizada, num modelo de simulação da rega, o ajustamento entre valores observados e simulados não melhora em relação à simulação com a equação não generalizada; segundo o mesmo autor, esta não melhoria dever-se-á à dificuldade de definir, na simulação, o valor de perímetro molhado representativo de toda a rega. Outra possível razão é o facto das fendas e irregularidades na superfície do solo poderem dominar o processo de infiltração no início da rega, mascarando a influência do perímetro molhado (Izadi e Wallender, 1985).

É hoje suficientemente aceite que a relação entre o perímetro molhado e a profundidade de escoamento é bem descrita por uma equação do tipo potência, que pode ser obtida através de observação do perímetro molhado em função da profundidade de escoamento em dois ou mais pontos. Strelkoff e Clemmens (2000), analisam os diversos métodos de obtenção dessa equação, concluindo que os métodos numéricos correntes resultam num erro de 3-10%. Como alternativa, apresentam um método de interpolação não-linear, que resulta num erro inferior a 1%.

2.1.2 Rugosidade do sulco

A irregularidade da superfície do sulco, denominada rugosidade superficial, deve-se ao formato natural dos agregados, às operações culturais, ou acção de plantas e animais. Essa rugosidade é normalmente expressa através do coeficiente de rugosidade de Manning, n, e tem influência directa sobre as características do escoamento e

(4)

consequentemente sobre a infiltração. Ao longo da rega, devido à acção do escoamento, a rugosidade diminui e a geometria torna-se mais eficiente, ou seja, adquire um formato hidraulicamente mais favorável (Izadi e Wallender, 1985). A redução da rugosidade, tal como o aumento do declive, tem um efeito negativo sobre a infiltração, pois não só aumenta a velocidade de escoamento como, ao diminuir a área do escoamento, diminui também a superfície infiltrante. Serralheiro (1988), trabalhando em solos argiluviados obteve valores de n de 0,073 e 0,055 para a primeira e segunda rega, respectivamente, enquanto que Renault e Wallender (1997) observaram valores de 0,06, 0,04 e 0,03 para as três primeiras regas. Normalmente, para a sua determinação, aplicam-se os parâmetros de escoamento observados durante a rega na equação do escoamento uniforme de Manning, resolvendo-a em ordem a n (Fangmeier e Ramsey, 1978; Serralheiro, 1988).

Geralmente aceita-se que o valor de n é uma característica inerente da superfície, independente da profundidade de escoamento. No entanto, à medida que esta diminui, a rugosidade desempenha um papel progressivamente maior sobre o escoamento, ou seja, o efeito da rugosidade sobre o escoamento aumenta de escala (Bassett et al., 1980).

2.1.3 Evolução dos perfis transversais

Nas paredes do sulco é o efeito combinado das forças de atrito, resultantes do movimento da água e das forças gravitacionais, o responsável pela desagregação e arrastamento das partículas do solo. As paredes do sulco são escavadas pela acção do escoamento, diminuindo a estabilidade das zonas do perfil acima do perímetro submerso que, ao serem humedecidas por capilaridade, e pela acção do seu próprio peso, desprendem-se e precipitam para o fundo do sulco, onde rapidamente se desagregam, pelo impacto da queda e pela acção desagregante da água ao ser absorvida pelos torrões que provoca a quebra da coesão entre as partículas (Brown et al., 1988). O materiais que se desprendem, ou são prontamente incorporados na corrente, no caso de partículas mais finas, ou sofrem um pequeno transporte, ou no caso de partículas mais grosseiras e de agregados, permanecem no mesmo lugar, originando estratos sedimentares ao longo do sulco e dando origem a uma secção transversal mais larga e menos profunda (Foster e Lane, 1983 citados por Trout et al., 1993). Assim, o perfil

(5)

transversal do sulco evolui progressivamente de uma forma original, conseguida mecanicamente, para uma forma mais estável, em que a força de atrito do escoamento é menor que a força crítica de atrito.

Nos casos em que há uma diminuição brusca de declive no sulco, diminuirá também a sua capacidade de transporte, verificando-se a deposição de sedimentos nessa mesma zona. Contrariamente, nas situações em que o declive aumenta no sulco, verifica-se um aumento da capacidade de transporte e erosiva do escoamento e, como tal, da taxa de erosão, situação que se prolonga até a redução do caudal mais a jusante provocar a deposição dos sedimentos transportados (Hairsine, 1992; Trout et al., 1993; Owoputi e Stolte, 1995). A combinação destes processos de transporte e deposição acaba por regularizar o declive do sulco o que, segundo Trout et al. (1993), constitui o “nivelamento hidráulico”, em que o solo é destacado de zonas mais declivosas e depositado nas zonas mais planas.

Em situações de declive suave ao longo do sulco, parte do solo que se destaca das paredes do sulco vai-se depositando no fundo, face à progressiva insuficiente capacidade de transporte do escoamento, facto que afecta a distribuição de diferentes grupos texturais ao longo do sulco. Nestes sulcos, é a capacidade de transporte e não o destacamento o factor que limita a perda de solo nos sulcos (Meyer et al., 1993).

Existe uma relação inversa entre a capacidade de destacamento do escoamento e o seu teor em sedimentos. À medida que o teor de sedimentos no escoamento aumenta, aumenta a energia despendida para os transportar e, consequentemente menos energia está disponível para destacar outras partículas (Moore e Burch, 1986). Foster e Meyer (1972) exprimem esta relação da seguinte forma:

D D T T r c r c + = 1 (2.2)

onde Dr e Dc são respectivamente a taxa actual de destacamento e a taxa máxima de destacamento, enquanto que Tr e Tc são respectivamente o teor actual em sedimentos e a capacidade máxima de transporte.

Ao longo do sulco o escoamento diminui à medida que a água se infiltra, pelo que tanto o transporte de sedimentos como a capacidade de destacamento vão diminuindo progressivamente. Trout (1996) observa que a maior parte da erosão tem lugar no primeiro quarto do sulco, e grande parte do solo erodido (50 e 75% para declives de 1,33 e 0,52%, respectivamente) é depositado na segunda metade do sulco.

(6)

O volume total de excedentes no fim do sulco é também um factor determinante na percentagem de sedimentos que são transportados para fora do campo. Trout (1996) observa aumentos de 30 a 50% de erosão, quando o volume de excedentes aumenta apenas 20%. Assim, os sulcos bloqueados, em que o volume de excedentes é zero, podem minimizar o transporte de sedimentos para fora do campo.

2.1.4 Formação da crosta

A deposição das partículas do solo e a sua consolidação, entre as regas, produz à superfície do solo uma camada fina de partículas dispersas, com maior densidade aparente, e sem estrutura, denominada crosta. De acordo com as observações de Medina

et al. (1998) e Segern e Trout (1991) esta camada apresenta uma condutividade

hidráulica inferior à do solo subjacente, reduzindo a taxa de infiltração. Devido à sua compacidade, a energia necessária para a sua remoção é maior do que aquela necessária para remover o solo original. Estes processos simultâneos de redução de infiltrabilidade e formação duma superfície lisa no sulco, aumentam a velocidade de escoamento, o que por sua vez pode produzir maior destacamento.

O teor inicial de água do solo também influencia estes processos, pois, sob iguais condições de escoamento, o aumento do teor de água enfraquece os agregados e resulta em maior destruição dos mesmos, com formação de crosta e menores taxas de infiltração (Gollani et al., 1991; Wangemann et al., 2000). Como consequência conjugada destes factores, o perfil transversal dos sulcos tem uma evolução significativa na primeira rega, ligeira na segunda e praticamente estabiliza a partir da terceira rega, em que a crosta já se encontra estabelecida (Trout, 1996; Miguens, 1997).

2.1.5 Velocidade de escoamento e a taxa de infiltração

De uma forma geral, enquanto a velocidade do escoamento for pequena, ela não exerce nenhuma influência sobre a taxa de infiltração no sulco. A partir do momento em que atinge um valor de atrito crítico, com suficiente energia para mover as partículas do solo, inicia-se o processo de destruição dos agregados e a formação da crosta de deposição, razão pela qual é geralmente aceite que a infiltração no sulco diminui com o aumento da velocidade do escoamento (Eisenhauer et al., 1983; Brawn et al., 1988).

Referências

Documentos relacionados

Disto decorre que cada entidade sindical minimamente representativa deverá, num futuro próximo, escolher, em primeiro lugar, um dado mix de serviços,sejam de de natureza

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Coeficiente de partição (n-octanol/água): N.D./N.A. Temperatura de auto-ignição: N.D./N.A. Temperatura de decomposição: N.D./N.A. Propriedades comburentes: N.D./N.A. N.D./N.A.=

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

v Ambiental (DEA), Departamento de Articulação Institucional (DAI), Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o