• Nenhum resultado encontrado

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

GRUPO

GRUPO IV – 2

o

BIMESTRE – PROVA A

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Eco e Narciso

Eco era uma ninfa muito tagarela, que conversava muito e sem parar. Ela sempre se intrometia e interrompia, nem que fosse só pra concordar ou repetir o que já tinha sido dito.

Certo dia, Eco encontrou a ciumenta deusa Hera. Ela estava procurando seu marido, Zeus, e a tagarelice de Eco acabou por atrasá-la. Enraivecida, a deusa acabou por castigar Eco. A partir de então, a pobre Eco só podia repetir as últimas palavras do que alguém dissesse.

Algum tempo depois, em um de seus passeios, Eco viu um belíssimo rapaz chamado Narciso, considerado o homem mais bonito e deslumbrante que já existiu. Todos se enamoravam ao vê-lo, mas ele não se interessava por ninguém. Eco ficou apaixonada! Como não podia falar nada, resolveu segui-lo pelo bosque, esperando o momento em que ele dissesse algo e ela pudesse repetir, para, assim, conseguir conversar com o belo moço e mostrar seu amor.

No dia seguinte, Narciso estava passeando no bosque e acabou se perdendo.

Ao gritar por ajuda, Eco, que o seguia, pode falar com ele, pois conseguia repetir o que ele gritava: — Aqui, aqui! – Eco repetia.

— Vem cá! – Narciso falou. — Vem cá – Eco repetiu.

— Vamos nos encontrar. – disse Narciso

Ao ouvir isso Eco saiu de seu esconderijo e foi até ele para abraçá-lo.

Ao vê-la, Narciso a rejeitou e fugiu gritando. Envergonhada e triste, Eco se escondeu no fundo de uma caverna. Sofreu tanto por esse amor não correspondido, que foi emagrecendo, definhando, até perder seu corpo. Desapareceu por completo, ficando reduzida apenas a uma voz, que repetia as palavras dos outros.

Narciso continuou sua vida sempre da mesma maneira: sem se importar com ninguém. Certa vez, uma da moças que Narciso magoou, chorou muito e pediu:

– Que ele possa amar alguém tanto como nós o amamos!E que também seja impossível que ele conquiste seu amor. A deusa Nêmeses ouviu o pedido e resolveu atendê-lo.

No fundo do bosque havia um laguinho de águas tão paradas e claras que parecia um espelho. Durante uma caçada Narciso passou por ali.

Resolveu beber um pouco d’água e, ao se curvar, viu sua própria imagem refletida nas águas do lago. Narciso nunca tinha visto um espelho e não sabia que aquela ali era sua própria imagem. Imediatamente se apaixonou maravilhado por tanta beleza.

Ele passou muito tempo parado, sem comer nem dormir, admirando aquela imagem. Chorou e suas lágrimas caíram sobre a imagem, que choravam com ele, e ficou turva.

— Ai de mim – gemia Narciso.

E a única resposta que ele ouvia era de Eco que repetia: — Ai de mim!

Desinteressado por tudo e cada vez mais fascinado por si mesmo, foi definhando. Ao perceber que ia morrer, suspirou: — Adeus!

Fechou os olhos, deixou cair a cabeça sobre a grama. Na água o rosto sumiu. Só Eco respondeu: — Adeus!

No lugar do corpo de Narciso nascera uma flor perfumada e linda, como uma estrela de pétalas brancas em volta de um miolo amarelo, para sempre chamada de Narciso.

(2)

Prova Grupo IV – 6º ano (5ª série) – Tarde – 18/5/2011

Vocabulário

Ninfa: seres femininos que habitavam os campos, bosques Enamoravam: encantavam, apaixonavam

Hera: deusa dos casamentos e da maternidade Zeus: deus de todos os deuses, senhor do céu

Leia o texto duas vezes antes de responder a qualquer questão. Boa Prova!

Mara

Após ler o texto, responda ao que se pede.

1.

A deusa Hera e a ninfa Eco tiveram um desentendimento que gerou um conflito entre elas. Qual a causa e a consequência desse desentendimento? Explique. (Valor: 0,5 ponto)

2.

Eco, ao ver pela primeira vez Narciso, considerado o homem mais bonito e deslumbrante que já existiu, se apaixonou perdidamente. Esse amor foi correspondido? O que aconteceu? (Valor: 0,5 ponto)

3.

“Durante uma caçada, Narciso passou por ali.

Resolveu beber um pouco d’água e, ao se curvar, viu sua própria imagem refletida nas águas do lago. Narciso nunca tinha visto um espelho e não sabia que aquela ali era sua própria imagem.” Que sentimento tomou conta de Narciso? Foi bom ou ruim? Explique o que aconteceu. (Valor: 0,40 ponto)

(3)

4.

Percebemos que no texto, Eco era uma ninfa muito tagarela, que conversava muito e sem parar. Ela sempre se intrometia e interrompia, nem que fosse só pra concordar ou repetir o que já tinha sido dito. Pensando na convivência entre as pessoas, essa característica de Eco pode ser considerada positiva ou negativa? Justifique sua resposta. (Valor: 0,40 ponto)

5.

Classifique os substantivos destacados nas orações abaixo em simples ou composto, primitivo ou derivado, comum ou próprio, concreto ou abstrato. (Valor: 1,2 ponto)

a) Eco não teve seu amor correspondido pelo Narciso.

b) “A deusa Nêmeses ouviu o pedido e resolveu atendê-lo.”

c) “Como não podia falar nada, resolveu segui-lo pelo bosque.”

Todos nós temos defeitos e qualidades. Saibamos respeitar as nossas diferenças. Beijo, Mara.

(4)
(5)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

GRUPO

GRUPO IV – 2

o

BIMESTRE – PROVA B

Valor da prova: 4,0 Nota: ______________

1.

Quando Narciso passeava pelo bosque, acabou se perdendo porque estava ventando muito forte, atrapalhando assim as condições meteorológicas do momento. Além dos ventos, cite outros dois fatores que podem influenciar na meteorologia. 2. As águas claras do lago que ficava no fundo do bosque, além de servir como espelho para Narciso, também eram importantes para as condições meteorológicas, porque conseguiam chegar à atmosfera e participar das precipitações atmosféricas. Explique como a água que está no lago, pode chegar até a atmosfera e participar das precipitações atmosféricas, influenciando as condições do tempo e do clima. 3.

Além da tagarelice de Eco, outros fatores meteorológicos podem provocar o atraso das pessoas, como mudança de planos de viagens, esportes, colheitas.

Portanto, se as condições do tempo e do clima podem influenciar a vida das pessoas, mediante seus conhecimentos sobre tempo e clima, explique corretamente se você concorda ou discorda da frase:

“Eco não foi naquele dia ao passeio pelo bosque, porque o clima estava com temperatura muito baixa.”

4.

O texto mostra que os personagens da história visitavam muito o bosque. Sabe por quê?

É porque no bosque, além das flores, existiam muitas árvores, que influenciavam nas condições do clima e do tempo de uma região.

(6)
(7)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

GRUPO

GRUPO IV – 2

o

BIMESTRE – PROVA C

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Desde que começamos a estudar os povos da História Antiga, aprendemos que os mitos são histórias criadas como o objetivo de revelar uma explicação sobre algum questionamento, que para os homens do passado, parecia fazer sentido. Por outro aspecto, estes povos que acreditavam nos mitos eram também bastante práticos, e em muitas características parecidas conosco. Tendo isto em vista, responda às questões a seguir:

1.

Pensando nos povos da antiguidade oriental, explique qual era a importância de se obter terras férteis e escravos, não deixando de esclarecer qual destas propriedades era mais importante do que a outra e o porquê. (Vale 1,5)

2.

Explique qual era a vantagem de se praticar o comércio ou deixar que outros povos dominados continuassem a prática comercial dentro do seu território ou ainda, em outros territórios, com outros povos não dominados. (Vale 1,5)

(8)
(9)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

GRUPO

GRUPO IV – 2

o

BIMESTRE – PROVA D

Valor da prova: 4,0 Nota: ______________

Leia a frase do texto: “Eco se escondeu no fundo da caverna.”

1.

As cavernas são encontradas na superfície terrestre e são formadas por rochas. A camada superficial do nosso planeta é a crosta terrestre ou litosfera. Quais são as outras duas camadas?

a) _______________________________________________________ b) _______________________________________________________

2.

Tempo geológico é a longa história da Terra. O que o ser humano usa para estudá-lo?

3.

No Japão é muito comum a ocorrência de terremotos. Explique.

4.

Quais são as duas teorias que procuram explicar as transformações ocorridas e que, ainda ocorrem, na superfície ou crosta terrestre?

(10)
(11)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

GRUPO IV – 2

o

BIMESTRE – PROVA E

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

GRUPO

1.

Calcule a expressão abaixo e descubra quantas vezes Eco repetiu sem parar a palavra “feliz”.... (32 – 41) x 15 + 2 = R: ______________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Aplique as propriedades da potenciação nas expressões e reduza em uma potência: (23)2 : 24 x 25 = b) 3 x 34 : 33 = 3. Se a = 25 e b = 33 – 31, calcule o valor de b – a.

(12)

Referências

Documentos relacionados

 Limitações Objectos definidos com outra representação: • Convertidos em malhas poligonais. ©2010, CG&M/IST e Figuras

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados