• Nenhum resultado encontrado

Manual dos Bixos JORNALISMO. Comunicação é o futuro. Comunicação é na Cásper. #PasseiNaCásper

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual dos Bixos JORNALISMO. Comunicação é o futuro. Comunicação é na Cásper. #PasseiNaCásper"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Manual dos Bixos

JORNALISMO

#PasseiNaCásper

Comunicação é o futuro.

Comunicação é na Cásper.

2021

(2)

3

Sumário

Aulas RA Cartão de Acesso Carteirinha Matriz Curricular Coordenadorias Faltas Notas Exames Horas Complementares Bolsas de Estudos Entidades Casperianas

Centro Acadêmico Vladimir Herzog Centro de eventos

Centro Interdisciplinar de Pesquisa Central de Estágios Ambientes da Faculdade Monitoria Estágio Representantes de Sala Mídias Sociais Bilhete Único Onde Comer? Estacionamentos Gráficas 3 3 3 3 4 5 5 5 5 5 6 6 8 8 9 9 9 11 11 11 12 12 12 13 13

Cartão de Acesso

É essencial para a sua vida na faculdade. Você deve usá-lo desde a hora da entrada, ao passar pela catraca, até a hora de emprestar um livro na nossa biblioteca.

RECADINHO DOS VETERANOS: Nunca empreste seu cartão para alguém! Caso esqueça o seu em casa, peça um provisório na recepção.

*Em caso de perda, o aluno deverá pagar uma taxa para receber um novo.

Carteirinha

A carteirinha contém informações mais detalhadas (curso, RA, RG, CPF etc). É com ela que você paga meia entrada em cinemas, teatros e afins.

Aulas

Agora está cada vez mais perto de você se tornar um casperiano. Para isso, vamos deixar alguns pontos mais claros sobre as aulas:

Período matutino: 8h às 11h30 (intervalo das 9h40 às 9h50) Período noturno: 19h às 22h30 (intervalo das 20h40 às 20h50)

Aulas Online: Durante o período de pandemia, teremos aula pela

plataforma Microsoft Teams. Além disso, a faculdade disponibiliza Pacote Office para facilitar o acompanhamento das aulas por parte dos alunos.

RA

O Registro Acadêmico será muito importante em toda sua jornada aqui na Cásper. Ele funciona como uma identidade e é com ele que você conseguirá acessar o portal, logar nos laboratórios, emprestar livros na Biblioteca, imprimir seus textos e trabalhos e computar suas horas complementares.

Seja muito bem-vindo ao nosso mundo casperiano. Para que você entenda mais sobre a faculdade, pedimos que leia com carinho este

manual e consulte-o sempre que necessário.

Se restar alguma dúvida, seus veteranos estarão sempre disponíveis para respondê-la.

(3)

4

5

Matriz Curricular

Abaixo, colocamos sua grade de aulas para o 1º ano de Jornalismo. Se precisar de alguma ajuda, pergunte à Coordenadoria de JO no 5º andar, ao lado da Sala dos Professores.

Disciplinas

Aulas por semana

Antropologia Introdução ao Jornalismo: Epistemologia e Técnicas Fotojornalismo Laboratório de Jornalismo Sociologia Filosofia Jornalismo em Ambientes Digitais História da Comunicação e do Jornalismo Língua Portuguesa I Teoria da Comunicação 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

Coordenadorias

Há cinco coordenadorias, as famosas “Coords”, uma para cada curso, além da Coordenadoria de Cultura Geral. Elas estão concentradas em uma sala no quinto andar, sempre de portas abertas para atender os alunos, respondendo suas dúvidas, dando informações e recebendo reclamações e sugestões.

RECADINHO DOS VETERANOS: Lembre-se de consultar o horário dos coordenadores no mural de sua sala de aula.

Faltas

É exigido por lei federal o comparecimento do aluno a, no mínimo, 75% das aulas ministradas. A entrega de atestados é feita na Central de Atendimento no 5º andar!

Notas

A Cásper conta com um sistema anual, ou seja, as matérias são as mesmas por um ano inteiro. As notas são liberadas no sistema a cada semestre, tendo como média mínima para aprovação nota 7,0 (sete).

Exames

Quem tirar entre 5,0 e 6,9 na média do ano deve prestar os exames apenas no final do ano. A nota de aprovação da média final é 6,0. Se a média for menor que 5,0, o aluno pega DP direto. Estude! O aluno que não comparecer ao exame final será automaticamente reprovado na disciplina.

Horas Complementares

Ao final dos quatro anos de curso, devemos entregar 310 horas de atividades complementares. Todas as informações sobre as atividades que podem ser feitas e quanto cada uma vale estão no link: casperlibero. edu.br/graduacao/jornalismo/atividades-complementares-de-jornalismo/

RECADINHO DOS VETERANOS: Aproveite as palestras, cursos e outras oportunidades oferecidas pela Faculdade e pelos próprios alunos. Geralmente, são atividades muito boas para contabilizar essas horas e para ganhar conhecimento também.

(4)

6

7

Bolsas de Estudos

A Cásper oferece três maneiras para conseguir bolsa, sendo elas:

1. Avaliação Socioeconômica

O aluno do 1º ano participa de uma avaliação socioeconômica para pleitear uma bolsa de 25% para o 2º semestre. Haverá um edital no começo do ano, enviado por e-mail. No final do ano, um novo edital é divulgado para que todos os alunos possam concorrer a bolsas entre 30% e 70% durante o ano seguinte. Essa forma de bolsa é atualizada todos os anos.

2. Estágio e Monitoria

Se for aprovado no processo seletivo, o aluno pode ser monitor ou estagiário em um dos departamentos da Fundação Cásper Líbero (TV Gazeta, Rádio Gazeta Online, Gazeta Esportiva, site e Faculdade) e recebe uma bolsa-auxílio.

3. Iniciação Científica

O aluno pode desenvolver um projeto de pesquisa pelo CIP, ganhando 25% de bolsa. O processo tem início no primeiro semestre de cada ano, quando os pré-projetos inscritos são avaliados por uma banca docente. Caso seja aprovado, o estudante começa sua pesquisa sob a orientação de um professor.

*Para mais informações, acesse o site da Cásper ou vá à sala do CIP no 6º andar, próxima à quadra de esportes.

Entidades Casperianas

AfriCásper

Coletivo que, desde 2014, debate as riquezas culturais, heranças

históricas e problemáticas atuais que envolvem a cultura africana e seus descendentes. As reuniões ocorrem quinzenalmente às quartas-feiras por volta das 18h.

Aguante Rojo

Barra Brava da Cásper que canta e vibra com todo o coração (e garganta). É a responsável pela pirotecnia nas competições e festas e sempre está presente nos jogos torcendo pelos atletas, além de organizar o tradicional Recreio da Aguante no bar do Zóio.

Atlética Jesse Owens

Representada pelo mascote Homem-Pássaro (@homempassaro), a Atlética Jesse Owens é a entidade responsável pela realização, suporte e organização da experiência casperiana, fomentando o esporte e

promovendo ações sociais, além de ser responsável pela confecção dos produtos e produção das festas que acompanham os alunos durante os melhores quatro anos de suas vidas.

Para que tudo funcione adequadamente, a Atlética possui uma gestão dividida em cargos específicos. Através de uma votação interna, elegemos um presidente, vice-presidente, secretário e diretores responsáveis por áreas como: comunicação, financeiro, esportes, eventos, produtos e social. Atualmente, a entidade conta com times de 12 modalidades esportivas, são elas: basquete, cheerleading, futebol de campo, futsal, handebol, natação, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, xadrez e, como novidades, os e-sports. Essas equipes treinam semanalmente e participam de diversos campeonatos, como o JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), NDU (Novo Desporto Universitário), etc.

UM POUCO SOBRE O JUCA: A Faculdade Cásper Líbero é tricampeã nos Jogos

Universitários de Comunicação e Artes (JUCA), campeonato esportivo universitário que reúne as principais faculdades paulistas de Comunicação. A cada ano, o evento acontece em uma cidade anfitriã do interior de São Paulo e conta sempre com muitos jogos, uma torcida apaixonada, muita fumaça vermelha, arquibancada lotada e festas.

Bateria Cásper Líbero

Nossa tão amada bateria, que marca presença em diversos eventos casperia-nos, é atração onde quer que chegue. Não é preciso ter conhecimento

musical, já que a BCL ensinará tudo a você nos ensaios. Todos são bem-vindos!

Cásper Solidária

Entidade fundada em 2018 que nasceu com o objetivo de ajudar

diversos públicos com vulnerabilidade por meio do trabalho voluntário! Todos estão super bem-vindos, afinal, juntos é que faremos a diferença!

Frente Feminista Casperiana Lisandra

Criada em 2013 para promover debates e, principalmente, impulsionar o aprendizado sobre o feminismo, a frente também marca presença nas principais redes sociais com postagens informativas e atuais, capazes de expandir nosso conhecimento sobre a luta feminina. Sendo também um espaço de troca de ideias e experiências, a Lisandra está pronta para receber as casperianas com todo prazer! Ah, e por que o nosso nome é Lisandra? No nosso primeiro encontro a gente te conta! ;)

(5)

8

9

Frente LGBT+ Casperiana

Formada em 2013, busca a inclusão daquelus que fazem parte da

comunidade LGBTQ+, tornando a faculdade um ambiente acolhedor e respeitoso. Os eventos são abertos para todes.

Grapetes - Grupo de Teatro

Grupo de Teatro: Dirigido pela atriz Mara Faustino, o grupo

se reúne nas manhãs de sábado para fazer exercícios de improvisação e, posteriormente, ensaios para a peça escolhida. O espetáculo ocorre no fim do ano. Em 2019, o grupo apresentou a peça Be My Baby.

Her Campus

A Her Campus é uma revista digital produzida somente por mulheres, e com um público majoritariamente feminino. Fazemos parte de um grupo internacional de mulheres universitárias, e produzimos conteúdo em inglês e português. As estudantes podem colaborar com a Her Campus como repórteres, editoras de texto, social media, designers, produtoras de eventos, editoras de vídeos (IGTV e YouTube), além de produtoras, apresentadoras e editoras de podcast.

PARA PARTICIPAR: Entre no grupo do Facebook “Colaboradoras – Her Campus”, ou entre em contato com a gente no Instagram @hccasperlibero.

CásperÁsia

Somos um grupo de debate e acolhimento para todos os casperianos com ascendência asiática (amarelos e marrons). Desde 2018, realizamos conversas para discutir vivências asiático-brasileiras, além de refletir sobre o nosso papel como aliados na luta antirracista.

Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH)

Responsável pela representação máxima dos estudantes da Faculdade Cásper Líbero. Compõe o movimento estudantil paulista e brasileiro, faz reuniões e eventos que são de interesse das alunas e dos alunos.

RECADINHO DOS VETERANOS: A sala do CAVH fica no 3º andar, ao lado da sala da Atlética. Você pode tocar violão, encontrar seus amigos e aproveitar o espaço recém reformado!

Centro de Eventos

Elabora e executa todos os eventos da Fundação. Alunos dos cursos de JO, PP, RP e RTVI podem colaborar em atividades desenvolvidas pelo Centro de Eventos nas áreas de Assessoria de Imprensa, Núcleo de Criação, Comunicação Interna e Núcleo de Eventos.

Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP)

Organiza as atividades de pesquisa docente e discente, promovendo a iniciação científica dos alunos e professores. Você poderá participar do CIP a partir do 2º ano e desenvolver três linhas de pesquisa:

comunicação na contemporaneidade; pro cessos midiáticos: tecnologia e mercado; e produtos midiáticos: jornalismo e entretenimento.

RECADINHO DOS VETERANOS: Não perca essa oportunidade, além de se tornar um pesquisador, você ainda ganha uma bolsa de 25% de desconto na sua mensalidade.

Central de Estágios

Orienta os alunos com questões técnicas, como a participação em entrevistas de emprego e elaboração de um currículo.

RECADINHO DOS VETERANOS: Não deixe de olhar os e-mails enviados pela Central. Ela manda vagas de estágio semanalmente para os alunos.

Ambientes da Faculdade

Biblioteca

Ao se matricular, o aluno já estará pronto para solicitar empréstimos na biblioteca, devendo apresentar seu cartão de acesso. Localiza-se nos 4º e 5º andares. Confira o horário de funcionamento no site!

Central de Atendimento

Fornece informações e protocolos, além de encaminhar documentos e solicitações. Fica localizada no 5º andar. Confira o horário de funcionamento no site!

Central de Impressão

Ela fica no 5º andar, próxima aos laboratórios de redação. Todos os meses, recebemos uma cota cumulativa de R$ 9,00 (nove reais) para impressão, que pode ser gasta à vontade com o que precisarmos imprimir. Confira o horário de funcionamento no site!

Estúdios

Algumas matérias são divididas entre as salas de aulas e os estúdios. Entre eles, temos o de foto digital e analógica, rádio e TV. Confira o horário de funcionamento no site!

(6)

10

11

RECADINHO DOS VETERANOS: Quando precisar usar os estúdios, faça uma reserva com antecedência e peça ajuda a um técnico, que te auxiliará no que precisar

Laboratórios

Os laboratórios de informática digital estão espalhados pelos andares, mas temos a quantidade de seis laboratórios no total. Há também um laboratório de iMac especializado em edição no 5º e outro no 6º andar. Os laboratórios mais utilizados ficam no 5º andar.

RECADINHO DOS VETERANOS: Sempre olhar as plaquinhas na porta de cada laboratório, para saber se está disponível ou reservado para aula e quais são suas regras de uso e horários.

Jardim

O famoso jardim da Cásper, localizado no 3º andar, é um ótimo lugar para estudar, conversar ou apenas relaxar entre uma aula e outra. Rende umas fotos lindas para organizar o feed do Instagram ou postar stories para mostrar o quão casperiano você é!

A única regrinha: é proibido fumar nesse espaço.

Núcleo Editorial

As revistas Cásper e Esquinas, que você pode encontrar espalhadas pela faculdade, são produzidas pelo Núcleo. Na Esquinas, todos os estudantes da faculdade podem participar escrevendo, fotografando ou ilustrando, seja na versão impressa, seja no site revistaesquinas.casperlibero.edu.br

Produtora Experimental Audiovisual 

Na produtora você pode vivenciar todas as etapas de realização audiovisual. A equipe produz o Edição Extra, programa sobre

Comunicação exibido no primeiro domingo de cada mês, na TV Gazeta, às 23h30. O setor também produz vídeos para redes sociais. É um espaço de experimentação de linguagem e formatos no qual os alunos podem propor pautas e projetos. 

Rádio Gazeta Online 

Estudantes participam como monitores e colaboradores da programação radiofônica composta por jornalismo, esporte e

entretenimento. A programação é veiculada por streaming de áudio durante 24 horas por dia e também pode ser acessada pelo aplicativo da Rádio Gazeta Online. Alguns programas também são transmitidos em vídeo. A equipe produz arquivos sonoros no formato de podcast e publica conteúdos para os perfis da rádio nas redes sociais.

RECADINHO DOS VETERANOS: O espaço da Gazeta AM fica no 4º andar. Vale a pena dar uma passadinha para conhecer os estúdios, saber como funciona uma rádio de verdade e, de quebra, ouvir uma boa música.

Tesouraria

Efetua o recebimento e a cobrança de taxas e fica no mesmo local da Central de Atendimento. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Teatro Cásper Líbero e Sala Aloysio Biondi

Palestras, apresentações ou aulas especiais ocorrem nesses espaços. De vez em quando, os casperianos são liberados das aulas para irem aos eventos. Não se esqueça de, quando chegar, validar sua carteirinha para obter presença e de repetir o ato na hora da saída.

Monitoria

Ao longo do ano, são liberadas as vagas para fazer parte da monitoria. Você deve enviar seu currículo e torcer para ser chamado para o

processo seletivo. O Núcleo Editorial, a Produtora Experimental e a Rádio Gazeta Online são espaços que têm ajuda dos monitores, que recebem uma bolsa-auxílio equivalente a 50% do valor da mensalidade.

Estágio

O aluno também pode estagiar em um dos departamentos da

Fundação Cásper Líbero (TV, Rádio, Site). Neste caso, o estudante pode receber uma bolsa-auxílio, VR (vale refeição) e VT (vale transporte). O estudante poderá participar dos processos seletivos através de currículo e participação em entrevistas.

Representantes de Sala

Logo no começo do ano, sua turma terá que decidir um ou dois

representantes de sala, que terão como tarefa ser um porta-voz da sala. Eles levam questões importantes para a Coordenadoria e participam de reuniões voltadas para o desenvolvimento acadêmico e outros assuntos que interessem a todos os alunos.

RECADINHO DOS VETERANOS: Escolha bem o seu representante e certifique-se de que a pessoa está determinada a cumprir suas tarefas. Caso queira ser um representante, tenha noção do seu compromisso com a sala e esteja sempre disposto a ajudar.

(7)

12

13

Mídias Sociais

Existem vários grupos e páginas criados por alunos e relacionados à Cásper nas redes sociais. Alguns são mais ativos, outros, nem tanto, mas cada um tem a sua finalidade. O mais conhecido é o Cásper

Líbero Closed Caption: se você precisa de ajuda em algum trabalho ou atividade, perdeu ou encontrou algo ou está procurando por uma vaga de estágio, é lá que terá alguém para ajudar.

Bilhete Único

Para você que tem interesse em adquirir o Cartão Bilhete Único para estudantes, agora é seu momento! Entre no site da SPTrans e siga as instruções disponíveis no portal. Link útil: estudante.sptrans.com.br/

Onde comer?

Aqui indicamos alguns ótimos lugares nos arredores da Cásper para você matar a fome.

Veneza Grill & Lanches

Uma lanchonete na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2214. Oferece self-service no almoço e salgados, mas seu carro-chefe é a esfiha aberta de carne, mais conhecida por “esfiha de um real”.

Domino’s Pizza

Só viveu verdadeiramente quem já provou a pizza na Alameda Santos, 996. E o melhor: sempre tem promoções e combos imperdíveis.

Lanchonete Bella Jaú

É na Alameda Jaú, 2027. Está sempre lotada, principalmente no horário de almoço e ao anoitecer, porém sempre receptiva.

Puppy

Localizado na Av. Paulista, 1001, o Puppy tem um dos melhores pães na chapa da região. Ainda por cima, o ambiente é ponto de encontro dos alunos em algumas sextas-feiras.

Restaurante do Joaquim

Comida caseira por quilo, com um preço superacessível (17 reais à vontade). Localizado na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 36, a aproximadamente 550 metros da Cásper.

Rockafé

Famosa cantina da Cásper localizada no 3º andar. Oferece praticidade quando a fome bate na hora do intervalo.

Oferece self-service na hora do almoço

Shopping Cidade São Paulo

A praça de alimentação do Shopping Cidade São Paulo fica na Avenida Paulista, 1230.

Top Center Shopping

Localizado na Avenida Paulista, 854, ao lado da faculdade, possui uma grande variedade de restaurantes. Vale lembrar que vários deles dão descontos para casperianos.

Estacionamentos

Globe Park

Na Alameda Campinas, 300, também possui convênio com a Cásper, cobrando dez reais a diária e 150 reais a mensalidade.

Paulista Park

Possui convênio com a Cásper e faz um plano mensal de 450 reais, com desconto para os alunos. Atendimento das 8h às 23h. A entrada é pela Avenida Paulista, 620/648 – 2º subsolo.

TC Parking

O estacionamento da Rua Doutor Seng, 282, possui diária de 12h, realiza lavagens e ainda possui um descontinho para universitários. Vale a pena conhecer!

Gráficas

Quebram um galho na impressão de trabalhos quando não der para imprimir na faculdade.

AlphaGraphics - Alameda Santos, 815

Bazar e Papelaria Viradouro - Avenida Paulista, 1499 - Loja 14 EMBRACOP - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2457

Papelaria Nero - Avenida Paulista, 726 – Loja 11 Papelaria Tatiana - Avenida Paulista, 2073

(8)

14

15

Mais informações em:

www.casperlibero.edu.br

falecomadirecao@casperlibero.edu.br

Esperamos que esse Manual dos Bixos te ajude a passar pelo

início da sua graduação em JO na Cásper de forma tranquila.

Pode contar com seus veteranos para o que der e vier. Aproveite

os melhores quatro anos da sua vida com a gente!

Acesse o QR code ou entre no link

casperlibero.edu.br/calouros2021

para conferir a mensagem de boas-vindas que os professores e

professoras da Cásper prepararam para você!

facebook.com/faculdadecasperlibero

@casperlibero

@casperlibero

Referências

Documentos relacionados

métodos: Estudo retrospetivo e descritivo dos processos clínicos das crianças com idade inferior ou igual a 10 anos referenciadas à Consulta de Oftalmologia Pediátrica do

Quando o módulo está configurado para controlar um motor aspirado ou turbo por MAP, o mapa de correção por carga do motor é feito por pressão, indo desde um valor de correção

De acordo com ANATEL (2008), as geradoras FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO, RÁDIO E TELEVISÃO BANDEIRANTES LTDA, REDE FAMÍLIA DE COMUNICAÇÃO LTDA, TELEVISÃO CACHOEIRA

De acordo com as atuais diretrizes de insuficiência cardíaca crônica, deve-se considerar a realização do cateterismo cardíaco em pacientes com disfunção ventricular sem etiologia

Nosso trabalho intitulado “A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” tem como escopo central realizar uma investigação qualitativa com os alunos

através de outras técnicas, como, por exemplo, dentística restauradora, porém é importante que o profissional tenha a capacidade de impor os limites necessários para cada

análise das quebras naturais de relevo e também da amplitude topográfi ca; 3) defi nição da escala de análise e intervalos altimétricos; 4) defi nição da paleta de cores

O Coletivo Despertar de Teatro Musical surgiu como ideia em 2019, virou projeto mesmo em 2020 e começou oficialmente seus ensaios em 2021, ano que também marcou a estreia do elenco