• Nenhum resultado encontrado

ATA DA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GOVERNADOR VALADARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GOVERNADOR VALADARES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATA DA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GOVERNADOR VALADARES

DATA: 19 de setembro de 2005

LOCAL: Gerência Executiva do INSS em Governador Valadares I - PRESENÇAS

Representação do Governo

INSS - Maria da Penha Pereira de Melo, Conselheira Titular INSS - Antônio Carlos Nader , Conselheiro Titular

INSS – Nilton Oliveira Gobbi, Conselheiro Suplente INSS- Jose Perpetuo de Souza, Conselheiro Titular INSS- Dax Wallace X. Siqueira, Conselheiro Suplente INSS – Leonel Vieira da Motta, Secretário

Representação dos trabalhadores em atividade

FETAEMG – Aurineide Rodrigues Pereira, Conselheiro Titular Pedro Edson Batista, Conselheiro Suplente

CUT Vale do Aço – Cláudio Marconi Tomaz Ferreira- Conselheiro Titular METASITA – José Geraldo Faustino – Conselheiro Suplente

Representação dos trabalhadores aposentados e pensionistas APPT- Stelo Aleixo de Castro, Conselheiro Titular

Mário Lúcio de Souza, Conselheiro Suplente AEA-MG- Antônio Lisboa de Oliveira, Conselheiro Titular

Varonil Adão da Silva, Conselheiro Suplente Representação dos empregadores

FIEMG - Marco Antônio Astolfi Diniz Rodrigues, Conselheiro Titular Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu - Lino da Costa e Silva, Conselheiro Suplente

(2)

II - ASSUNTOS ABORDADOS

1. Posse dos Conselheiros representantes dos trabalhadores aposentados e pensionistas 2. Delimitação de senhas p/o atendimento na APS Gov. Valadares

3. Super Receita- Andamento da Unificação da Receita Previdenciária e Receita Federal 4. Outros assuntos

III - ABERTURA

Verificado a existência do quorum mínimo exigido, a Presidente do Conselho deu início a reunião com a leitura da ata da reunião anterior que foi aprovada pelos conselheiros presentes.

IV- POSSE DOS CONSELHEIROS REPRESENTANTES DE TRABALHADORES APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Foi dada a posse aos novos conselheiros titulares e suplentes representantes dos trabalhadores aposentados e pensionistas, com a assinatura do termo de posse, sendo aqueles membros da Associação dos Aposentos de Timóteo – APPT e pela Associação dos Eletricitários aposentados de Minas Gerais – AEA-MG.

V- DELIMITAÇÃO DE SENHAS P/ ATENDIMENTO NA APS GOV. VALADARES. - A Conselheira Presidente expôs os seguintes fatos:

- Relembrou que esta Gerência recebeu uma Notificação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/regional Gov. Valadares em maio/2005 na qual afirmava-se ser ilegal o procedimento da Agência da Previdência Social de Gov. Valadares delimitar senhas para o atendimento de intermediários dos segurados incluindo nesta delimitação os advogados. Na reunião do Conselho de junho/2005 este assunto foi debatido na pauta e foi consenso entre os conselheiros que quando os advogados procuram a Agência exercendo atividades não privativas da advocacia como intermediação de requerimentos de benefícios, atuando como despachantes, não poderiam ter atendimento diferenciado. O atendimento diferenciado aos advogados se circunscreve às situações em que os mesmos estiverem atuando, representando seus clientes, em causas judiciais contra o INSS. A Procuradoria local emitiu parecer que subsidiou a decisão administrativa da Gerência embasada na legislação vigente e no entendimento deste Conselho.

- Esta Gerência recebeu um comunicado da Câmara de Vereadores de Governador Valadares convidando a participar em 09/09/05 de Audiência Pública cujo tema seria “a limitação de senhas a serem dadas aos despachantes e a cobrança abusiva de honorários por parte desses profissionais para intermediar pedidos de benefícios junto ao INSS”. Essa Conselheira compareceu a referida audiência juntamente com a Chefe da APS de Gov. Valadares e o Procurador Chefe e notou: a ausência de representantes de associação de moradores, aposentados, dentre outros, e a maciça presença de muitos representantes de despachantes, sendo que o tema mais abordado por esses e pelos representantes do legislativo municipal presentes à Audiência, teria sido o alegado

(3)

cerceamento da atividade profissional dos despachantes ocasionado pela limitação de senhas aos mesmos quando do atendimento na Agência da Previdência Social de Gov. Valadares. Durante a Audiência foi mais uma vez esclarecido aos presentes que a prioridade do atendimento é para o cidadão e que cada APS tem normativamente competência para administrar da melhor forma possível o acesso aos serviços previdenciários de forma a garantir o melhor atendimento possível.

- Esta Gerência recebeu também uma Recomendação do Ministério Público Estadual no sentido de que seja dada prioridade no atendimento a idosos e deficientes, quando pleiteiem benefícios para si, colocando-os na frente das filas.

- A Chefe da APS em Governador Valadares informou:

- Que essa APS tem área de abrangência de 22 municípios. Que ao tomar posse na função do primeiro semestre de 2004, observou que a maioria das pessoas que estavam na frente da fila eram representantes/despachantes.

- Que a cada dia da semana é atendido a um Sindicato Rural, sendo que os problemas que aparecem, quando possível são imediatamente resolvidos como o representante dos mesmos ou nas reuniões bimestrais.

- Que no período pós- greve foram destinados 20% (vinte por cento) das senhas para atendimento a representantes, sendo que atualmente voltou a serem destinadas a eles 10% (dez por cento) das senhas.

- O Chefe da APS em Timóteo fez um breve relato referente a situação das APS do Vale do Aço quanto ao atendimento a intermediários. Afirmou que a presença dos despachantes naquela região não era tão relevante quanto na cidade de Gov. Valadares. Relatou maiores problemas com a ação de políticos. Quanto a advogados em exercício de atividade privativa da advocacia é marcado dia, hora e local para que os mesmos tomem conhecimento de processos de seus clientes.

- Foi acordado pelos Conselheiros presentes que seja feita uma Moção ao Conselho Nacional de Previdência Social reforçando o entendimento deste Conselho quanto ao acordado em reunião anterior e novamente reiterado nesta reunião a respeito do atendimento a agenciadores nas Agências da Previdência Social e que o Conselho Nacional possa sugerir mudança na legislação no sentido de normatizar o atendimento a ser dado a agenciadores, uma vez que a legislação tem normas mais rigorosas para a atuação de representantes legais quando agem na área de manutenção de benefício não ocorrendo o mesmo na área da concessão de benefícos.

- A Conselheira Presidente salientou que a capacidade de atendimento da APS Governador Valadares é limitada principalmente em função do número de servidores existentes não permitir uma vazão maior da demanda.

VI- CRIAÇÃO DA SUPER RECEITA- UNIFICAÇÃO DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA E RECEITA FEDERAL

- O Conselheiro Sr. Antônio Carlos Nader, Delegado da Receita Federal do Brasil em Governador Valadares informou:

(4)

- Que a Medida Provisória nº 258 que entrou em vigor em 15/08/2005 foi prorrogada por mais 60 (sessenta dias) mediante ato da Presidência do Congresso.

- Que a mesma recebeu inúmeras emendas destinadas a alterar ou incluir dispositivos na mesma.

- Reiterou que o objetivo pretendido é a concentração da arrecadação tributária federal em apenas um órgão, propiciando aprimoramento do controle da evasão fiscal, racionalização de procedimentos e combate a sonegação.

- Que nesta fase inicial vários procedimentos que eram executados pela extinta Secretaria da Receita Previdenciária continuam sendo executados da mesma forma, entre eles o Planejamento Fiscal, tendo em vista a necessidade de se alcançar as metas de arrecadação anteriormente previstas.

- Alguns Conselheiros demonstraram preocupação quanto a forma de criação do novo órgão (Medida Provisória) ao invés de Projeto de Lei. A representação de aposentados e pensionistas manifestou preocupação em especial com a destinação das receitas arrecadadas apesar de está previsto na referida Medida Provisória que as receitas deverão ser destinadas exclusivamente a pagamento de benefícios. Entenderam também que para unificar cadastros não seria necessário a unificação de órgãos.

VII – OUTROS ASSUNTOS

- A Conselheira Presidente informou aos presentes que está sendo objeto de discussão nacional um convênio entre o INSS e o “Sistema S” (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SENAR, SENAT entre outros) relativo a atendimento via Internet de modo que os benefícios possam ser requeridos pelos trabalhadores via empresa.

- Informou-se que houve uma mudança na estrutura do INSS, uma vez que deixaram de existir as Superitendências e foram criadas Gerências Regionais, sendo uma delas com sede em Belo Horizonte, que abrange os Estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

- A Conselheira Presidente informou que está em implantação uma ação em Governador Valadares a ser efetuada por estagiários da linha da Procuradoria local no sentido de contribuir para otimizar os trabalhos de orientação/informação sobre previdência social aos segurados que venham pleitear benefícios nesta Agência da Previdência Social, visando melhoria do produto através da correta elaboração dos requerimentos apresentados pelos trabalhadores.

- O Conselheiro Aurineide fez breve relato sobre a reunião que foi realizada em 18 de agosto entre as Agências da Previdência Social e os Sindicatos do Polo Regional Leste realizada em Manhuaçu. Os presentes entenderam que ao invés de se pleitear a criação de novas APS, o que no momento não ocorreria, seria melhor a existência de um equipe itinerante para atendimento à demanda dos trabalhadores rurais. Sendo que os trabalhos seriam executados uma semana fora das APS e outra dentro das APS para introduzir os dados nos Sistemas do INSS. Entenderam também que o melhor seria protocolar todos os requerimentos no intuito de que não haja perda de benefícios, uma vez que o início do pagamento desses depende da data do protocolo.

(5)

- A Conselheira Presidente informou que essa Gerência receberá um novo servidor que trabalhará na APS de Mutum e que o mesmo está sendo treinado para atuar na área de benefício em sua atual lotação, APS Cariacica.

- O Conselheiro Antonio Nader informou que a partir da competência 09/2005 será implantada uma melhoria quanto as Guias de Arrecadação do FGTS e Informações à Previdência Social, uma vez que a GFIP passará a ser um documento único, sendo que a GFIP retificadora sobreporá a outra anteriormente emitida, abolindo-se os formulários retificadores outrora existentes. Haverá mudança também na forma como os dados são recebidos pelo INSS, que deixarão de ser recebidos de forma seccionada.

- Próxima reunião marcada para o dia 18 de outubro de 2005, às 9:00 horas a ser realizada na cidade de Manhuaçu.

Sem mais a relatar, eu, Leonel Vieira da Motta, lavrei a presente ata, que será assinada por mim e por todos os Conselheiros presentes. Governador Valadares, 19 de setembro de 2005.

Maria da Penha Pereira de Melo... Antônio Carlos Nader... Nilton de Oliveira Gobbi... José Perpetuo de Souza... Dax Wallace X. Siqueira...

Marco Antônio Astolfi Diniz Rodrigues... Lino da Costa e Silva... Aurineide Rodrigues Pereira ... Pedro Edson Batista... Cláudio Marconi Tomaz Ferreira... José Geraldo Faustino ... Stelo Aleixo de Castro... Mário Lúcio de Souza... Antônio Lisboa de Oliveira...

(6)

Referências

Documentos relacionados

A gestão dos resíduos sólidos é um dos mais graves problemas ambientais atuais. É preciso conscientizar a sociedade sobre a questão do excesso de consumo,

O programa possui 8 eixos: Simplifica, Negócios, Investe, Centro Histórico, Cidade Inteligente, Cidade Sustentável, Inclusão Econômica, Cidade Criativa, e 360 medidas,

Os imóveis adquiridos pelo Fundo são registados de acordo com o seu valor de aquisição, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos e eventuais

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Existe, também, certa sinonímia entre os conceitos, uma vez que essa expressão também relaciona termos de conteúdo próximo: rede pessoal e rede migratória são tipos de rede

O objetivo deste artigo é analisar a configuração das redes sociais dos novos emigrantes brasileiros partindo de Criciúma e Governador Valadares rumo a Boston, nos Estados

O principal objetivo deste artigo é compreender esse fenômeno destacando como se dá o processo do retorno e porque alguns emigrantes da microrregião de Governador Valadares