• Nenhum resultado encontrado

09ª LISTA DE EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "09ª LISTA DE EXERCÍCIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.colégioplaneta.com.br

09ª LISTA DE EXERCÍCIOS

Ciências

História

Igor

Júlio Rodrigues

Data: 21 / 05 / 16

UNIDADE II

Português

(2)
(3)

LISTA DE HISTÓRIA

Prof.:

Júlio Rodrigues

DATA: 21/05/2016

PREPARATÓRIO IFG

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO SOBRE A CONSOLIDAÇÃO DO MUNDO GREGO (CLÁSSICO).

Herdamos da sociedade grega vários princípios que resultam na racionalidade e organização social do mundo ocidental. Bem como, o fator de evidenciar o antropocentrismo (o homem como medida de todas as coisas, a democracia e os padrões estéticos).

Literatura, Idioma, Direito, Arquitetura, Matemática,

Astronomia e Religião. Foram os maiores pilares para a formação do mundo ocidental, que herda estes pilares até os dias atuais.

Formação de tribos: Aqueus, Jônios, Dórios e Eólios.

Período Homérico: Conto do poema de Ilíada e Odisseia. Formação das cidades-estados baseadas no trabalho agrícola e governo de cidadãos aristocráticos.

Atenas: Formada pela participação dos cidadãos na vida pública, sendo considerada o berço da democracia. Em Atenas existiam diversas camadas e grupos sociais: Eupátridas que eram “bem-nascidos” e os únicos a deter direitos políticos. Geomores que eram pequenos agricultores. Demiurgos que ocupavam os papéis de comerciantes e artesãos. Metecos, sendo formado por estrangeiros e descendentes livres, sem nenhum direito e que pagavam tributos ao Estado. Escravos que correspondiam a maioria da população, sendo oriundos de guerra ou por contrair dívidas perante o Estado.

Esparta: Consolidada pelo espírito guerreiro e formação educacional militarizada, preservando a cultura de costumes e tradições rígidas. Era dividida em três camadas sociais: Espartanos que era o grupo dominante em que viviam da política e guerra. Periecos dedicavam-se ao comércio, agricultura e artesanato, sendo livres, mas não tinham direitos políticos. Hilotas eram os escravos que viviam em extrema miséria e se revoltavam constantemente com o estado.

(Brasões dos Exércitos Ateniense e Espartano)

LISTA DE EXERCÍCIOS

1) (UFRS) Em relação à sociedade espartana, assinale a opção que não corresponde à camada social dos hilotas. A) Constituíam a massa de população vencida, subjugada e

pertencente ao Estado.

B) Enquanto força-de-trabalho, eram expropriados pelos espartanos.

C) Cultivavam a terra com os seus instrumentos de trabalho, pagando uma renda fixa em espécie.

D) Como prevenção de revoltas e frente ao perigoso aumento demográfico que apresentavam, sofriam regularmente os "kriptios", formas de repressão e extermínio realizados por jovens espartanos.

E) Desenvolviam atividades mercantis que lhes possibilitavam acumular pequenas fortunas com as quais compravam títulos de cidadania.

2) (UNESP) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

A) A concepção de democracia com a participação do voto universal.

B) A promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

C) A idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

D) Os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

E) Os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

3) (UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:

A) Bizantinos B) Romanos C) Assírios D) Persas E) Macedônios

4) (MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado: A) Guerras Médicas B) Guerras Púnicas C) Guerra do Peloponeso D) Invasão macedônica E) Guerras Gaulesas

5) (UNESP-SP) A palavra democracia originou-se na Grécia Antiga e ganhou conteúdo diferente a partir do século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a democracia na pólis grega:

A) Funcionava num quadro de restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a escravidão, excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres;

B) Abrangia o conjunto da população da cidade, reconhecendo o direito de participação de camponeses e artesãos em assembleias plebeias livremente eleitas;

C) Pregava a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a palavra na Assembleia dos cidadãos reunida na praça da cidade; D) Evitava a participação dos militares e guerreiros,

considerando-os incapazes para o exército da livre discussão e para a tomada de decisões consensuais; E) Era exercida pelos cidadãos de maneira indireta,

considerando que estes escolhiam seus representantes políticos por intermédio de eleições periódicas e regulares.

(4)

6) (IFG/GO) A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

A) A pólis era uma construção social e política

autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.

B) Na pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões.

C) A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.

D) Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.

E) A experiencialização social e cultural que o grego antigo viveu nas pólis permitiu a capacidade de explicar os problemas da comunidade no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada dos deuses.

7) (UTP/PR) Sobre a religião dos gregos podemos afirmar que:

I. Era uma religião antropomórfica, ou seja, os deuses,

além da forma, tinham direitos e virtudes humanos.

II. Era grande o número de deuses, que mais se

assemelhavam aos heróis lendários.

III. Era uma religião prática, cujos seguidores pediam ajuda

para a atividade e não para a salvação de sua alma.

IV. Não havia dogmas.

A) Todas as afirmativas estão corretas. B) Somente a alternativa I está correta. C) As afirmativas I e II estão corretas. D) As afirmativas II e IV estão corretas. E) Nenhuma das alternativas.

(5)

LISTA DE PORTUGUÊS

Prof.: Maria Alves

DATA: 21/05/2016

PREPARATÓRIO IFG

1) Relacione os pronomes grifados nas frases com a classificação dada:

I. Pronome demonstrativo

II. Pronome possessivo

III. Pronome indefinido

IV. Pronome interrogativo

V. Pronome de tratamento

VI. Pronome pessoal

A) Meu ( ) caderno está todo ( ) rasgado. B) Aquela ( ) moça está chamando você ( ) C) Teus ( ) exercícios estão certos.

D) Alguém ( ) chegou antes de mim ( ). E) Nossos ( ) professores já estão aqui.

F) Todos ( ) falam, mas ninguém ( ) se entende. G) Esses ( ) alunos estão bastante adiantados. H) Seus ( ) filhos já saíram.

I) Todos ( ) aprenderam a lição.

J) Quem ( ) ainda não fez o exercício?

2) Identifique os pronomes possessivos com função de substantivo com um traço embaixo e coloque entre parênteses os pronomes possessivos com função de adjetivo.

A) Seu chapéu é de palha e o meu é de pano. B) Sua voz está rouca.

C) Meus livros de história estão emprestados. D) A tua coleção de discos está completa? E) Nossas opiniões não combinam.

F) Aquele é o meu professor de Matemática.

3) Identifique os pronomes demonstrativos existentes nas frases, classificando-os em pronomes demonstrativos substantivos ou pronomes demonstrativos adjetivos.

A) Este livro é meu. De quem é aquele? B) Aquela bicicleta é minha.

C) Isso é seu?

D) Aquilo não foi correto.

E) Aquele menino é filho da Lúcia. F) Aquelas árvores embelezam a rua.

4) Preencha as lacunas com o pronome demonstrativo adequado, de acordo com a situação em cada frase:

A) Você está estudando com outro colega e precisa usar a borracha que está com ele. Você dirá: empreste-me ________ borracha (esta, essa, aquela)

B) Você está trabalhando com uma tesoura. Ao referir-se a ela, você dirá:_______ tesoura está enferrujada. (esta, essa, aquela) C) Você e Lúcia estão precisando consultar alguns livros que estão guardados em outra sala. Você pede: Lúcia, por favor, vá pegar

________ livros de Língua Portuguesa. (estes, esses, aqueles)

(6)

LISTA DE CIÊNCIA

Prof.: Igor

DATA: 21/05/2016

PREPARATÓRIO IFG

Lista de exercícios de ciências

1) Algumas espécies de algas causam o fenômeno conhecido como “maré vermelha”, liberando toxinas que afetam o desenvolvimento

da fauna vizinha. As espécies de algas responsáveis por este fenômeno são as: A) diatomáceas.

B) crisofíceas. C) rodofíceas. D) pirrofíceas. E) feofíceas.

2) A alternativa que apresenta a associação correta entre os grupos dos protozoários (1), sua estrutura de locomoção (2) e seu exemplo (3) é:

A) Mastigóforos (1) – Flagelos (2) – Tripanossomo (3). B) Rizópodes (1) – Pseudópodes (2) – Giardia (3). C) Ciliados (1) – Cílios (2) – Ameba (3).

D) Esporozoários (1) – Ausente (2) – Alga verde (3). E) Rodófitas (1) – Flagelados (2) – Alga verde (3).

3) Qual das alternativas abaixo corresponde ao critério utilizado na classificação dos protozoários? A) Modo de reprodução.

B) A presença ou ausência de carioteca. C) As organelas locomotoras.

D) A composição química do citoplasma. E) O seu número de células.

4) A doença de Chagas é considerada uma das principais doenças tropicais. Entre as medidas mais frequentemente empregadas no controle da doença de Chagas, não se inclui o:

A) combate ao vetor.

B) controle do sangue para transfusão. C) tratamento de água.

D) uso de cortinados nos leitos. E) construção de casas de alvenaria.

5) O número de casos de malária aumentou 26% na Amazônia Legal em relação ao ano passado. Os estados de Rondônia e Amazonas, juntamente com o Pará, apresentam 80% de todos os casos da doença na Amazônia Legal.

Sobre a malária, assinale a afirmativa correta. A) O vetor é um díptero da espécie Aedes aegypti.

B) A transmissão se dá pela penetração de larvas através da pele. C) O vírus é eliminado juntamente com as fezes do vetor.

D) É causada pelo protozoário Plasmodium.

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

This work aimed to assess the role of Sit4p in the regulation of sphingolipid metabolism, autophagy and vacuolar function in ncr1Δ cells, as well as how Tor1p modulates

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

These characteristics make secondary batteries a good choice in two major types of application, as an energy storage device (e.g. Uninterruptible Power Sources, Stationary

Como cada município teve a APAA quantificada de forma absoluta (em hectares) e relativa (em porcentagem da área do município), para testar a adequação desta

É possível estabelecer um elo de ligação e comparação entre o sangue periférico e a saliva, no que concerne a diferentes estados fisiológicos e patológicos

Muito além de se discutirem os objetivos, benefícios potenciais, e ações de vários alcances para um tal programa, foram apresentados instrumentos disponíveis e a