• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICA DE CREPAGEM APLICADOS AO ENSINO DA MODELAGEM EM LINGERIE FEMININA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÉCNICA DE CREPAGEM APLICADOS AO ENSINO DA MODELAGEM EM LINGERIE FEMININA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

TÉCNICA DE CREPAGEM APLICADOS AO ENSINO DA

MODELAGEM EM LINGERIE FEMININA

Technique of the creping applied to modeling education in female lingerie

SANTOS, Márcia Qualio Baptista; Especialista, Universidade Federal do Cariri(UFCA),marciaqtalk@gmail.com1 ARAÚJO, Maria do Socorro de; Mestre, Universidade Federal do Ceará(UFC), msdesigne@gmail.com2

Resumo

Este trabalho resulta da pesquisa experimental realizada em curso técnicos do SENAI com experiências laboratoriais, com nova técnica do draping e ‘crepagem’ utilizada no seguimento de lingerie feminino. A técnica estudada objetivou facilitar a compreensão e a execução de modelagem de lingerie por alunos que não tinham conhecimento prévio nem pratica de modelagem intima feminina em sala de aula.

Palavras Chave: Lingerie; Modelagem; Draping. Abstract

This paper result of experimental research held in SENAI technical course classes through laboratory experiments, with new technique of draping the ‘creping’ used for the follow-up of women's lingerie. The technique studied aimed to facilitate the understanding and implementation of lingerie modeling by students who had no prior knowledge or practice of intimate female modeling in the classroom.

Keywords: Lingerie; Modeling; Draping.

1

Pós-graduada em Design de Moda, Bacharel em Design Gráfico pela Faculdade do Nordeste (FANOR). Professora Auxiliar da Universidade Federal do Cariri(UFCA).

2

Mestre em Design e Marketing (UMINHO - Guimarães, PT). Bacharel e licenciada em Economia Doméstica (UFC). Professora Assistente do curso de Design-Moda (UFC).

(2)

2

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento e evolução de técnicas e tecnologias das indústrias de lingeries e moda praia, o crescimento do mercado e exigências dos consumidores na atualidade, no caso, o público feminino, fez-se expandir no mundo globalizado, métodos e processos criativos mais eficazes para o desenvolvimento de peças íntimas, sendo assim, colabora-se com estudos e ensinos qualificativos no intuito de amparar a demanda industrial.

Esse artigo resulta do trabalho de conclusão de curso (TCC), que se iniciou devido à necessidade experimental de inovar e criar um método mais fácil de modelar peças de roupas no segmento lingerie e beachwear, a partir da realização de várias técnicas experimentais, como a modelagem tridimensional e o draping já que esses tipos de técnicas não utilizam cálculos para a criação dos moldes. A técnica auxilia o processo criativo do design de moda, no desenvolvimento de peças com e sem elasticidade.

O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado da experimentação feita usando a técnica do draping no ensino e aprendizado de modelagem de lingerie para um grupo de alunos do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional-PLANSEQ3 no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Tais alunos, não tinham tido conhecimento prévio nem prática de modelagem íntima feminina em sala de aula. O novo método hipoteticamente possibilitaria aos alunos fazer uma modelagem com mais criatividade, pois apresentava possibilidade de melhoria na criação e redesign da peça, sem

(3)

3 massificar o produto projetado em terceira dimensão sob uma forma ou manequim industrial.

O trabalho desenvolvido tem relevância, considerando o fato que, atualmente existe a necessidade por parte da indústria de confecções na contratação de pessoas qualificadas profissionalmente na área de modelagem e especificamente no segmento lingerie, visto que trabalhar com modelagens para tecidos com fibras elásticas é mais complicado, pois exige calcular a elasticidade dos mesmos (MAFFEI, 2006).

2 REVISÃO DE LITERATURA

2. 1 Modelagem Plana Manual: lingerie

De acordo com Sabrá, (2009) a modelagem é uma importante etapa do planejamento do projeto de vestuário sem a qual não seria possível dar sequência à produção, pode-se dizer que é a realização material do projeto, que foi idealizado pelo designer de moda até ser transformado em um produto do vestuário.

A modelagem plana corresponde ao formato bidimensional da modelagem do vestuário e utiliza a tabela de medidas como referência para sua construção. Segundo Fischer (2010) assim como todas as habilidades manuais, a modelagem plana pode, à primeira vista, intimidar e parecer difícil, já que, traçar o estilo de linha certa na posição correta em um molde requer experiência e prática.

As novas criações e necessidades do consumo de lingerie dão conta, que, a peça íntima feminina, faz parte da linha de produtos que ajudam a realçar a beleza das mulheres, todavia, requer uma modelagem apropriada que

(4)

4 prime pelo conforto no seu uso e manuseio, além da adequação dos tecidos e aviamentos.

A técnica de modelagem plana é a mais utilizada, nos cursos de moda e na indústria de confecção, embora, nesse método só se tenha conhecimento do caimento da peça, folgas e design, depois que a peça for cortada, pilotada e experimentada.

A modelagem plana requer do modelista, muita técnica no traçado dos moldes e os cálculos das medidas conforme a tabela e ou medida do corpo, para obtenção de um produto com uma boa estética, ergonomia e funcionalidade apropriadas. E em se tratando da modelagem para algumas peças que requerem elasticidade, tal preocupação deve ser redobrada, visto que, existem tecidos com elastano e com diferentes percentuais que precisam ser calculados anteriormente para aplicação no molde.

2.2 Modelagem Tridimensional ou Draping

O vestuário vem se utilizando da técnica de modelagem tridimensional, para modelar de forma mais simples e criativa, não exigindo cálculos. Segundo Grave (2004) como brincadeira de boneca, modela-se um corpo dando a forma desejada com pedaços de tecido.

Nesta técnica, as formas(corpo ou manequim), possuem enchimento em material anatômico, permitindo que o alfinete as espete. Elas vêm com as linhas bem definidas, o que facilita a criação de peças com recortes. As medidas dos manequins industriais são pré-estabelecidas, respeitando as tabelas de medidas da indústria da confecção (HEINRICH, 2010). Esses manequins, apesar de ser uma invenção criada na idade média, vêm cada vez

(5)

5 mais fazendo parte do universo da moda contemporânea. Atualmente empresas de confecções, têm percebido a necessidade do mercado, e buscam fazer roupas, que realce a beleza de quem as vestir, com ergonomia e conforto (FILGUEIRAS et ali 2016).

2.3 Compreendendo a Técnica da Crepagem

Conforme Santos e Araújo(2016) a técnica de ‘crepagem’ consiste em fazer um molde tridimensional numa forma, utilizando fita crepe ou fita gomada verticalmente, do meio do manequim para a lateral, e depois de crepar a frente e costas, retira-se a fita crepe, colando essa “casquinha” sobre um papel de modelagem, e assim tem-se o molde do corpo.

3 METODOLOGIA

A pesquisa foi bibliográfica e experimental. Na pesquisa bibliográfica foram consultadas diversas publicações sobre o tema. A pesquisa experimental foi realizada com alunos das turmas do curso técnico de aprendizagem-SENAI empregando o método de oficinas. Foram testadas a técnica de modelagem tridimensional usando a ‘crepagem´ para modelar lingerie nas formas. A validação da técnica foi realizada com a montagem das peças costuradas em vários tipos de tecidos com e sem elasticidade.

4 RESULTADOS

4.2 Resultados da Oficina de Modelagens de Lingeries com Fita Crepe

As oficinas foram realizadas em 2 turmas diferentes, com um grupo de 22 alunas do curso Técnico de Aprendizagem do SENAI e teve carga horária de oito horas. Numa das oficinas o trabalho foi realizado individualmente e a

(6)

6 outra em dupla e cada dupla conseguiu criar e desenvolver um conjunto de peça íntima. Sendo que para cada equipe foi disponibilizado um manequim industrial, e ficou combinado que cada aluno faria uma parte da peça íntima, um dos membros criou o sutiã e o outro a calcinha. Quanto ao sutiã, devido os dois peitos do manequim, cada aluno fez um modelo.

O molde formado por fita crepe, foi colado no papel kraft, até o instante que o formato tridimensional do bojo não permitiu mais ser planificado; nesse momento o aluno fazia um corte na modelagem, criando assim o primeiro recorte da peça; depois ele continuava planificando a forma e quando necessário ele dava outros recortes, até planificar todo o molde.

Figura 1 – Técnica da crepagem para construção de peças íntimas

Fonte: Santos (2010).

As peças foram montadas com retalhos de tecidos planos de algodão (tricoline), malha de algodão fio 30, suplex, composto de 86% de poliamida e 14% de elastano e o cotton lycra composição: 92% algodão e 8% elastano.

Essa oficina permitiu a criação de um design diferenciado para as peças, através do método intuitivo, proporcionando uma criação mais inusitada, pois os recortes foram realizados de forma não planejada pelo aluno, a modelagem foi quem guiou a mão do aluno; ou seja, ele só fez recortes a partir da necessidade que teve em planificar uma forma tridimensional no papel,

(7)

7 portanto o resultado só foi percebido no final do processo, quando o aluno recolocou no manequim industrial a modelagem colada no papel e analisou design final da peça.

Figura 2: Exposição com resultado das peças desenvolvidas na oficina

Fonte: Santos (2010).

A Figura 2 apresenta parte das criações dos alunos durante a oficina, sendo esta a primeira peça de roupas que criaram, pode-se considerar que eles foram muito eficientes, pois,esta foi um das primeiras praticas no curso e a maioria não tinha conhecimento nenhum na criação e construção de modelagens para roupas.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Relativo à técnica experimental da ´crepagem` ficou evidenciado que o resultado deste estudo, quando aplicado na execução de lingerie dará grande contribuição pela rapidez, simplificação e facilidade de criar e recriar modelos. O fato de ter sido utilizado vários tipos de tecidos com e sem elasticidade, contribuiu para que os alunos pensassem alternativas para resolver problemas, quando ele surgiu em função do tipo de material usado. Nos tempos atuais, a velocidade impera, e o desenvolvimento criativo de projetos de design de moda têm prazos e devem ser acelerados, portanto, justificam-se resoluções e adequações que impliquem solucionar problemas de ensino e aprendizado e posteriormente terem aplicação profissional.

(8)

8

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

FILGUEIRAS, Araguacy P. A.; ARAÚJO, Maria do Socorro de; SOUZA, Walkíria G. de; CARVALHO, Miguel Ângelo. Reflexões sobre modelagem

ergonômica no planejamento e elaboração de produtos do vestuário.

Buenos Aires: UMINHO, 3º Congresso Internacional de Moda e Design- CIMODE, 2016.

FISCHER; Anette. Fundamentos de design de moda: construção do vestuário. Porto Alegre: Bookman, 2010.

GRAVE, Maria de Fátima: A modelagem sob a ótica da ergonomia. São

Paulo: Zennex Publishing. 2004

HEINRICH, Daiane Pletsch. Curso de corseteria. Fortaleza: Senac, 2010. MAFFEI, Alexandrino. Tecidos Inteligentes como alternativa na aplicação

dos critérios do design de moda. Paraná: P&D., 2006.

MARINHO, Raquel. Curso de modelagem íntima. Fortaleza: Atelier, 2008. SABRÁ, Flávio Glória Caminata. (Org.). Modelagem: tecnologia em

produção de vestuário. 1ª ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

SANTOS, Marcia Qualio Baptista dos. Métodos de draping aplicados ao

ensino da modelagem em lingerie.(Trabalho de Conclusão de Curso). Fortaleza: Faculdades Nordeste-FANOR, 2010.

SANTOS, Marcia Qualio Baptista dos; ARAÚJO, Maria do Socorro de. Métodos de draping aplicados ao ensino da modelagem em lingerie. In: Anais da V

SAM - 2016, v.3, n.3. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2016.

SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento

do processo de desenvolvimento do produto de moda. Dissertação

(Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru:Universidade Estadual Paulista, 2006.

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Ao comparar a capacidade de assimilação das cargas simuladas pode-se verificar que nas condições da vazão média de longo termo, o rio das Antas demonstrou ter maior

O estudo foi aplicado para os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos totais (HPA total ) e os compostos presentes na Lista de Valores Orientadores para Solo e

Assim, tanto para o Etanol, como para os compostos BTEX as áreas prioritárias para sua localização foram a seção superior da região da fonte, em primeiro lugar, apresentando

Como se pode observar nas Figuras 5.37 e 5.40, a influência da condutividade hidráulica em cenários com recarga (análise de sensibilidade 3) apresentou a mesma tendência nos

Através do acompanhamento do traçador íon brometo pelo período de 5,5 anos, quantificou-se os parâmetros de fluxo por meio de calibração com o modelo matemático bidimensional

• Realização trimestral de análise de compostos BTEX na água subterrânea dos poços de monitoramento em volta dos tanques, por tratar-se de uma área de alto risco, conforme a ASTM

Os resultados obtidos satisfazem as etapas do Processo de Identificação de Áreas Contaminadas, ou seja: a Definição da Região de Interesse como um raio de 500 m em torno do Terminal