• Nenhum resultado encontrado

MEDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE EXAME DE HISTÓRIA 2ª SÉRIE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE EXAME DE HISTÓRIA 2ª SÉRIE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

Itapecerica da Serra, Novembro de 2020.

Disciplina:

HISTÓRIA

Professor (a) –

GEDÁLIA QUEIROZ

EXAME DE HISTÓRIA

2ª SÉRIE

NOME:_____________________________________________________________________________________ DATA: ______________/_____________/______________ TURMA: _______________________________

01 – (EsPCEx (Aman)) no século XIX, uma corrente de filósofos acreditava ser possível reformar o capitalismo por meio da ação do estado ou da associação dos trabalhadores em cooperativas auto geridas.

Esses princípios são denominados: A) Materialismo histórico.

B) Socialismo utópico C) Socialismo científico. D) Liberalismo.

E) Anarquismo.

02 – (ESPM-SP) em conjunto com as grandes transformações econômicas políticas e sociais do século XIX, surgiram doutrinas e correntes ideológicas. Uma delas foi o anarquismo, que pregava: A) o respeito à propriedade privada, o controle demográfico e a sobrevivência da Lei natural da oferta

e da procura;

B) a revolução socialista, o controle do estado pela ditadura do proletariado, o comunismo;

C) a erradicação do estado, das classes, das instituições e tradições a a imediata instalação do comunismo;

D) há necessidade de um contrato entre os governados e o estado, o imperativo da moral e do bem comum como fundamentos do poder político;

E) a religião como instrumento de reforma e justiça social, além da formação de comunidades coletivas.

03 – (UFPR) A unificação alemã foi articulada pelo reino da:

A) Prússia, após a derrota da comuna de Paris na Guerra Franco-Prussiana, apoiado em uma aliança com aristocracia austríaca e a burguesia prussiana.

B) A Áustria, devido a sua superioridade industrial e militar dentro da confederação germânica, apoiado em uma aliança com aristocracia prussiana.

C) Áustria, como resposta a ameaça prussiana de unificação após a instituição do Zollverein na confederação germânica, apoiado em uma aliança com aristocracia austríaca.

(2)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

D) Prússia, devido a mobilização nacionalista da confederação germânica durante a guerra franco-prussiana, apoiado em uma aliança com a grande burguesia austríaca.

04 – (Unesp – SP) A expansão territorial dos Estados unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Louisiana francesa pelo governo central, da anexação de territórios mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras indígenas.

Esse e processo expansionista foi ideologicamente justificado pela doutrina do destino manifesto, segundo a qual

A) O direito pertence aos povos mais democráticos e laboriosos.

B) O mundo deve ser transformado para o engrandecimento da humanidade.

C) O povo americano deve garantir a sobrevivência econômica das sociedades pagãs. D) As terras pertencem aos seus descobridores e primeiros ocupantes.

E) A nação deve conquistar o continente que a providência lhe reservou.

05 – (UEPB) O café é uma bebida mundialmente conhecida. No Brasil, as primeiras sementes chegaram no século XVIII e foram introduzidas no Pará por Francisco Melo Palheta.

Assinale a alternativa correta:

A) Produtores e investidores do café no oeste paulista passaram a ter maior sintonia com as tendências capitalistas, o que inicialmente era apresentado pela base produtiva escravista foi sendo substituído pelo trabalho livre.

B) Os fazendeiros do vale do Paraíba tinham uma visão empresarial moderna, e utilizavam da própria lucratividade do café para investir em outras atividades econômicas.

C) As atividades cafeicultoras em expansão no oeste paulista não incentivaram o crescimento urbano na segunda metade do século XIX porque o Brasil tinha uma população efetivamente rural. D) O sistema de parcerias implementado pelo senador Vergueiro resolveu a questão da mão de obra

da produção cafeeira prosperando até o século XX.

E) O sucesso da economia cafeeira no século XIX se deve ao fato de este produto tem atendido exclusivamente o mercado interno.

06 – (Unifor – CE) O café introduzido no brasil no início do século XVIII, para consumo doméstico ponto com avanço da Revolução Industrial, na Europa e depois nos Estados unidos, agricultura do café expandiu-se rapidamente terceira década do século XIX este produto já era exportado em larga escala.

Sobre o assunto assinale a alternativa correta.

A) os primeiros cafezais para exportação concentravam-se no vale do Rio Paraíba no estado do Rio de janeiro e no oeste de São Paulo.

(3)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

C) na medida em que as boas terras do vale do Paraíba foram esgotando-se o plantio do café deslocou-se para o Espírito Santo e Bahia.

D) Na segunda metade do século 19 o café já era o principal produto de exportação com Largo crescimento em São Paulo.

E) Os governos dos Estados produtores optaram por não proteger a agricultura do café, para manter os princípios da não intervenção.

07 – (Uern) a República da espada teve início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894, assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca deu as decisões tomadas no Brasil naquele período. Um dos fatores que contribuíram para a ascensão dos militares ao poder no Brasil, logo no início da República, foi

A) O apoio incondicional das oligarquias rurais e dos grandes cafeicultores paulistas, que tinham, em sua monarquia, representantes no exército brasileiro.

B) A vitória do Brasil na guerra do Paraguai, que de uma certa forma a fortalecer o exército, que passou a exigir maiores saldos e maior participação política.

C) A subvenção inglesa na implantação da República brasileira interessada na expansão da doutrina Monroe, que defendia o fim dos regimes monárquicos na América.

D) A tendência latino-americana de estabelecer governos ditatoriais e militares, atrelados as concepções imperialistas e bolivianas e, naturalmente, desvinculadas da influência norte-americana.

08 – (PUC PR) o clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:

A) Pelo problema da sucessão entre “civilistas” e “militaristas”, tendo como foco principal a figura de Rui Barbosa.

B) Pelo desencadeamento do problema de Canudos, que envolveu grande parte do exército brasileiro.

C) pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.

D) Pela manutenção da política de Deodoro, sobretudo quando a dissolução do congresso e a permanência do Estado de sítio.

E) Pelo descontentamento dos cafeicultores, ainda inconformados com abolição da escravatura. 09 – (PUC – RS) considere as afirmações abaixo sobre a proclamação da República no Brasil, em 1889.

I. Teve, como uma das suas principais causas, abolição da escravidão, em 1888, pois essa medida levou a oligarquia cafeeira e escravocrata carioca, uma das bases de apoio do imperador, a se sentir atraída pela monarquia e abandonar o regime imperial.

(4)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

II. Resultou em profundas alterações estruturais no Brasil, na medida em que a queda da monarquia acarretou a perda de poder da oligarquia cafeeira, que foi alijada do sistema político, em favor da ascensão das classes médias urbanas.

III. Teve, como um dos seus principais agentes, o exército brasileiro, que, desde a guerra do Paraguai, desejava ampliar o seu papel político no império, o que não era permitido pelo imperador.

IV. atendeu aos interesses das camadas mais humildes da população brasileira, tendo em vista a impopularidade do imperador EA tendência de um regime republicano permite a participação popular no sistema eleitoral recém-implantado.

Estão corretas as afirmativas A) I e II apenas.

B) II e III, apenas. C) I e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

10 – (UEL -PR) A tomada de impressões digitais, inventada em bengala, durante o domínio britânico na Índia, buscou uma nova maneira segura de identificar os súditos britânicos coloniais. Francis Galton, pai da Eugenia moderna, esperava poder provar que elas revelavam a raça de cada indivíduo. Mas em 1892, foi forçado a admitir o fracasso: não havia diferenças sistemáticas entre as impressões digitais dos grupos.

(VINES, Gail. Folha de São Paulo, 6 Ago. 1995.) Sobre o texto, é correto afirmar:

A) os ingleses confirmaram na Índia diferenças biológicas entre as raças através de experimentos científicos realizados no corpo humano

B) na Índia, súditos do império britânico, independentemente de suas origens, desconheceram ações de discriminação ou segregação.

C) As principais potências europeias estimulavam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, nas suas respectivas possessões coloniais para beneficiar as populações locais.

D) Na Índia, associação entre os ensaios científicos e a dominação política buscava comprovar a superioridade dos ingleses sobre os demais povos.

E) Na Ásia, o colonialismo aliou a busca de novos mercados para o capital a valorização dos atributos raciais dos povos colonizados.

11 – (Unesp – SP) O “novo tipo de colonialismo", mencionado no texto, tem entre suas características,

A) A busca de fontes de energia e de matérias-primas pelas potências europeias, associada a realização de expedições científicas de exploração do continente africano.

(5)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

B) A tentativa das potências europeias de reduzir a hegemonia norte-americana no comércio internacional e retomar posição de liderança na economia mundial.

C) O esforço de criação de um mercado consumidor global, sem Iraque a política ou prevalecimento comercial de um país ou continente sobre os demais.

D) Aquisição de escravos pelos mercadores africanos, para ampliar a mão de obra disponível nas colônias remanescentes na América e ilhas do Oceano Pacífico.

E) O estabelecimento de alianças políticas entre líderes europeus e africanos, que favorecessem o avanço militar dos países do ocidente europeu na primeira guerra mundial.

12 – (Unesp – SP) entre os fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), podemos citar

A) Corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

B) O conflito étnico entre sérvios croatas na região da antiga Iugoslávia. C) O confronto entre Áustria e Hungria pelo controle dos Balcãs.

D) A disputa comercial e industrial entre Inglaterra e Alemanha. E) A invasão da Polônia pelas tropas da Alemanha.

13 – (Uece) o ano de 2014 foi marcado pelos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu o, inicialmente, as maiores potências europeias e trouxe, ao final, mais de 9 milhões de combatentes mortos e outros tantos incapacitados e feridos; ainda hoje é difícil precisar o número de mortes em virtude de doenças e da fome que se espalharam por todos os países envolvidos no conflito.

Sobre esse conflito armado que pôs fim à época da entre "Belle époque” europeia, pode-se afirmar corretamente que

A) Foi desencadeado pela Anschlluss, anexação da Áustria pela Alemanha, e 1938. B) teve como fator causador a tomada do poder da Rússia pelos Bolcheviques, em 1917.

C) Se deu como consequência das disputas imperialistas e da formação de alianças políticas na Europa, desde o século XIX.

D) Resultou da cerrada disputa por influência política e econômica entre as duas superpotências: EUA e URSS.

14 – (Unesp – SP) a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos dessa alteração, destacam-se:

A) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.

B) A desestabilização da sociedade europeia com emergência do socialismo e a construção de governos fascistas nos países europeus.

C) O domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.

(6)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

D) A oposição da França à divisão do seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e Alemanha.

E) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

15 – (UFF – RJ) o período que aconteceu a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) mostrou um panorama de crise e, evidenciado pela força dos movimentos sociais liberais, socialistas e anarquistas, em decorrência dos primeiros sinais de fracasso da expansão imperialista quais sinais foram expressivos na Rússia dos czares, onde provocaram o avanço das desigualdades e a eclosão de movimentos grevistas, como de 1905, que denunciavam as revoluções. Esse clima na Rússia decorreu de vários fatores, dentre os quais destacam-se:

A) os investimentos financeiros realizados por ingleses e franceses, que aumentaram as diferenças sociais e as desigualdades entre cidades e campo, estimulando os movimentos sociais e a corrida expansionista dos czares.

B) Os processos de financiamento da economia agrária, que melhoraram as condições de vida do campesinato, dificultando o desenvolvimento industrial, promovendo desemprego nas grandes cidades e aumentando a tensão social;

C) Os problemas de relacionamento entre as grandes áreas geladas improdutivas, que dificultaram o deslocamento da população e limitaram a remessa de alimentos para as grandes cidades, dando origem aos movimentos sociais urbanos liderados, desde o final do século XIX, pelos bolcheviques;

D) Os conflitos entre os países imperialistas em função das limitações do mercado Russo, que motivaram o apoio da França aos movimentos sociais rurais e ao apoio da Inglaterra, aos urbanos; E) Os projetos de desenvolvimento criados pelos czares, que levaram ao aumento de desregrado dos impostos e ao beneficiamento das regiões europeias em detrimento das áreas rurais dominadas pelo Japão, originando os movimentos contrários a monarquia.

16 – (Imec – SP) a crise que atingiu a bolsa de Nova York, em 1929, serviu para demonstrar a crise do modelo liberal aplicado na economia norte-americana e para superá-la foi executado um programa que tinha como base:

A) A não intervenção do estado, objetivando dar ao mercado condições próprias de superação do grave momento econômico.

B) uma política de investimento maciço em obras públicas, que ficou conhecido como "Aliança para o progresso".

C) Um conjunto de medidas intervencionistas que ficou conhecido como “New Deal”.

D) a supressão de uma série de conquistas da classe trabalhadora, como o salário-mínimo, finalidade de facilitar a geração de empregos.

E) o rompimento dos acordos anteriormente firmados com o FM, acordos que haviam sido assassinados numa época de expansão econômica e que agora ficaram em viabilizados.

17 – (PUC – RS) A década de 1920 foi um período importante de transição na história política do Brasil republicano, sendo caracterizada

(7)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

A) pela exclusão de boa parte das oligarquias regionais no poder central do país, na medida em que os estados mais importantes economicamente controlavam à presidência da república.

B) Por uma grande renovação nacional com alternância de partidos de projetos políticos no controle do país apesar da baixa participação popular nas decisões coletivas.

C) Por uma forte presença dos militares no comando da nação, especialmente dos chamados “tenentes”, cuja revoltas permitiram A ascensão do exército aos cargos máximos do país.

D) Pela descentralização política, como federalismo, mas, ao mesmo tempo, por forte concentração administrativa, devido ao controle do executivo sobre os demais poderes de estado.

18 – (PUC – RJ) sobre o período da Primeira República ((1889-1930), é CORRETO afirmar que: A) Os temas da nação e da cidadania ganharam centralidade na constituição de 1891, havendo

atenção aos problemas sociais e a participação política, com leis trabalhistas e extensão significativa do direito ao voto.

B) A violência e o risco de fraude nas eleições eram reduzidos - assim como a barganha política, à venda de votos e a dependência a chefes locais, havendo combate dos expedientes ilícitos pelo Estado.

C) Havia estado forte e centralizador que limitava a autonomia do poder estadual e garantia o controle sobre a produção e comercialização dos principais produtos agrícolas brasileiros.

D) Havia uma ordem liberal e uma organização federativa, o domínio político das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, além de uma participação eleitoral restrita. 19 – (PUC – RJ) o fascismo foi uma experiência política central para o século 20 pontos sua ascensão, como regime, inicia-se na Itália após a primeira grande Guerra Mundial, com "marcha sobre Roma" de 1922, na qual os fascistas italianos passaram a controlar as principais instâncias de poder no país.

Considerando essa afirmação, faça o que se pede.

A) Caracterize a conjuntura política e econômica europeia que permitiu A ascensão do fascismo entre as duas guerras.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

B) Cite dois elementos que caracterizaram o fascismo.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(8)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

C) Explique as especificidades do totalitarismo nazista, destacando seu contexto de desenvolvimento e suas características principais.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 20 – A segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou de todas as guerras ocorridas em tempos passados. Explique quais foram os principais fatores que antecederam a segunda Guerra Mundial.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 21 – (UFPR) Durante o Estado Novo (1937 – 1945) “os periódicos acabaram sendo obrigados a reproduzir os discursos oficiais, a dar ampla divulgação as inaugurações, a enfatizar as notícias dos atos de governo, a publicar fotos de Vargas (...). havia íntima relação entre censura e propaganda.

(CAPELATO, M.H. Multidões em cena. SP: Unesp, 2009, 2 Ed., p. 86).

Por que o governo desse período deu tanta importância ao controle dos meios de comunicação? Quais tipos de informação e conteúdo eram censurados pelo governo do Estado Novo nos meios de comunicação? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(9)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – COVID 19 – CIRCULAR

86

/2020, 09.09.2020

– IPÊ

Referências

Documentos relacionados

É importante ressaltar que como o sistema não possui um algoritmo de planejamento de caminhos completo, apenas um de navegação, em alguns casos o nosso sistema não foi capaz de

§ 2º Estágio curricular supervisionado para aluno com trabalho formal: de acordo com o Art.17 do RGCG, onde diz: "§ 3º As competências profissionais adquiridas por meio de

Embora os critérios para diagnóstico da SM não incluam níveis de colesterol total, nesse estudo constatou-se maior risco de indivíduos que apresentam triglicérides elevados

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

Effect of the fumigation process with three concentrations of phosphine on germination (G), accelerated aging (AA), seedling length (SL) and hypocotyls length (HL) of soybean seeds

TERMO DE COMPROMISSO Nº 122/2018 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 040/2018 – COSEL/SESAU – OBJETO: Registro de Preços para eventuais e futuras aquisições de material médico

Não aplicável Ensaio: Não aplicável • Outras informações: Não