• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS DE CASTANHAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL SELEÇÃO 2010 MESTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS DE CASTANHAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL SELEÇÃO 2010 MESTRADO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS DE CASTANHAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA

EDITAL – SELEÇÃO 2010 – MESTRADO

1. A Coordenação do Mestrado em Saúde Animal na Amazônia – Área de Concentração Saúde Animal na Amazônia, de responsabilidade da Universidade Federal do Pará, comunica que as inscrições do Processo de Seleção de Candidatos para a Turma 2010 estarão abertas no período de 05 de NOVEMBRO de 2009 a 04 de DEZEMBRO de 2009, para um total de 11 (onze) vagas, distribuídas entre os orientadores do Curso.

Ressalta-se que os candidatos serão selecionados de acordo com a disponibilidade de vaga de cada Professor/Orientador conforme especificado no ANEXO I.

2. Inscrição dos candidatos para Seleção-2010:

Poderão participar da seleção para o Curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia os graduados em Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina, Zootecnia, Agronomia e áreas afins. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar:

2.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (ANEXO II); 2.2. Cópia do Diploma ou declaração equivalente;

2.3. Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

2.4. Comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais; 2.5. Duas fotografias 3 x 4;

2.6. Curriculum Vitae devidamente comprovado através da certificação em cartório ou pela apresentação dos originais junto à secretaria do Curso no ato da inscrição, no modelo LATTES - CNPq;

2.7. Histórico escolar de graduação;

2.8. Declaração de dedicação exclusiva ao curso (ANEXO III);

2.9. Carta de aceitação do provável Orientador, ficando o mesmo responsável pela orientação, caso o candidato seja aprovado na seleção (ANEXO IV). 2.10. As inscrições serão realizadas na secretaria do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, localizada na Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

2.11. Serão aceitas inscrições VIA SEDEX, desde que postadas até a data limite anunciada neste edital (04/12/2009) e atendendo às exigências do item um deste edital, endereçadas ao Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, 68.745-390.

2.12. O candidato poderá inscrever-se por meio de procuração específica para esse fim, sendo necessária autenticação em cartório.

(2)

2

2.14. Para a realização das provas, será necessária apresentação de documento de identidade com foto (RG, CNH, etc.) juntamente com o comprovante entregue no ato da inscrição.

2.15. Os candidatos não aprovados na seleção deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa, até um mês após a divulgação do resultado da 1ª (primeira) etapa. Findo este prazo os documentos serão descartados.

2.16. Será acatada a inscrição de alunos concluintes da Graduação, os quais deverão apresentar o Diploma de Graduado ou declaração equivalente no ato da matrícula no Curso, que ocorrerá no período de 02 a 07/03/2010.

3. Processo de seleção:

O processo de seleção será realizado em Castanhal, na sede do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, e constará das seguintes provas:

3.1: Das Provas e análise de currículo

3.1.1 Prova de Conhecimento Específico- de caráter eliminatório e classificatório. Para a prova de conhecimentos específicos será sorteado, no momento da prova, um dos temas listados no Anexo V, sobre o qual o candidato deverádissertar. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota mínima 07 (sete). Somente serão corrigidas as provas de inglês e avaliação do currículo da etapa do processo de seleção dos candidatos que alcançarem a nota mínima 7 (sete) na Prova de Conhecimento Específico. 3.1.2. Análise do Curriculum Vitae. (serão seguidos os critérios especificados no ANEXO VI deste Edital).

3.1.3. Prova de Proficiência em inglês (permitido o uso de dicionário). 3.2. Da classificação final:

A classificação final será resultado da avaliação dos itens 1 a 3 deste Processo Seletivo, sendo atribuídos os pesos de acordo com o que segue:

- Prova de Conhecimento Específico: peso 5 (cinco); - Avaliação de Curriculum Vitae: peso 3 (três); - Prova de Proficiência em Inglês: peso 2 (dois). 4. Cronograma

a) Período de inscrição: 05/11/2009 a 04/12/2009.

LOCAL: Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, 68.745-390.

HORÁRIO: 8:00 as 12:00 h e das 14:00 as 18:00h. b) Prova escrita: 09/12/2009

LOCAL: Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal-PA.

HORÁRIO: 8:00 as 12:00 h e das 14:00 as 18:00h.

c) Prova de Proficiência em Língua Inglesa: 10/12/2009

LOCAL: Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal-PA.

HORÁRIO: 8:00 as 12:00 h e das 14:00 as 18:00h. d) Avaliação do Curriculum Vitae: 10/12/2009 e) Divulgação do Resultado: 14/12/2009

DIVULGAÇÃO DOS NOMES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS E ACEITOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA.

LOCAIS: Quadro de Avisos do PPGSAAM, da Central de Diagnóstico Veterinário – Faculdade de Medicina Veterinária e nos sites

(3)

3

h) Matrícula dos aprovados no Curso: 02/03/2010 a 07/03/2010. Os alunos aprovados deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da matrícula o plano de estudo referente ao primeiro ano letivo, contendo as disciplinas a serem cursadas, cujo calendário será disponibilizado aos selecionados com antecedência.

i) Início das aulas: 16/03/2010.

5 - Julgamento de Curriculum Vitae e Recursos

5.1 Os recursos sobre a avaliação de Curriculum Vitae deverão ser devidamente protocolados, até 48 horas após a divulgação dos resultados e deverão detalhar os pontos considerados insatisfatórios, de acordo com o Anexo IV obrigatoriamente com comprovações. Não serão consideradas eventuais modificações de pontuação em razão de desatualização do Curriculum Vitae fornecido.

6 - Disposições Gerais

6.1. O edital e seus anexos encontrar-se-ão disponíveis nos endereços

www.ufpa.br/propesp e www.campuscastanhal.ufpa.br.

6.2. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia não se compromete a conceder bolsas de estudos CAPES ou CNPq aos candidatos selecionados. As bolsas disponíveis serão distribuídas de acordo com a classificação final do candidato, respeitando as normas e critérios dos agentes financiadores.

6.3 Junto com o resultado final do processo seletivo serão confirmados o local, a data e horário de matrícula dos aprovados.

6.4 Serão considerados desistentes os candidatos que não comparecerem para efetuar a matrícula ou apresentarem documentação incompleta.

6.5 Serão aceitas matrículas através de terceiros portadores de procuração autenticada em cartório.

6.6 O resultado com a relação nominal dos aprovados no Processo Seletivo será afixado nos murais de comunicação do PPGSAAM, da Central de Diagnóstico Veterinário-Faculdade de Medicina Veterinária e nos sites

www.ufpa.br/propesp e www.campuscastanhal.ufpa.br.

6.7 Será de inteira responsabilidade do candidato a procura pelas informações referentes ao andamento do Processo Seletivo (provas, resultados, matrícula, etc.)

6.8 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia.

Castanhal, 05 de novembro de 2009.

Profa. Dra. Gabriela Riet Correa Rivero Coordenadora do Mestrado Saúde Animal

Amazônia - UFPA

Profa. Dra. Alessandra Scofield Amaral Vice-coordenadora do Mestrado Saúde

(4)

4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL – SELEÇÃO 2010 – MESTRADO

ANEXO I - VAGAS OFERTADAS – 2010

Professores/Orientadores do Curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia e o número de vagas que estão ofertando.

• Profa. Dra. Alessandra Scofield Amaral - ascofield@ufpa.br Nº de vagas: 02

• Profa. Dra. Carina Martins de Moraes - carinamoraes@ufpa.br Nº de vagas: 02

• Profa. Dra. Carla Cristina Guimarães de Moraes - ccmoraes@ufpa.br Nº de vagas: 02

• Prof. Dra. Gabriela Riet Corrêa- griet@ufpa.br Nº de vagas: 01

• Prof. Dr. Gustavo Góes Cavalcante - ggcavalcante@ufpa.br Nº de vagas: 01

• Prof. Dr. José Diomedes Barbosa Neto – diomedes@ufpa.br Nº de vagas: 01

• Prof. Dr. Júlio Israel Fernandes – vetjulio@yahoo.com.br Nº de vagas: 01

• Prof. Dr. Milton Begeres de Almeida – begeres@yahoo.com.br Nº de vagas: 01

(5)

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL – SELEÇÃO 2010 – MESTRADO

ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – 2010

Solicito a inscrição para o exame de seleção do Curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia da Universidade Federal do Pará, turma de 2010.

Castanhal, _____ de ________________________ de ____.

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (preencher com letra legível)

Nome completo

CPF: Identidade / Passaporte: UF: Data da emissão:

Data nascimento: / / Nacionalidade: Visto permanente: SIM ( ) NÃO ( )

Local de nascimento: UF: Sexo:Masculino ( ) Feminino ( )

Endereço Residencial: Bairro:

CEP: Cidade: U

F: Pais:

DDD: Fone: Fax: Endereço eletrônico:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Nome do curso: Início: ___/___ Término: ___/___ Instituição:

Cidade: País: UF:

Obs: O Programa Saúde Animal na Amazônia não poderá garantir Bolsa aos selecionados, ficando claro que a seleção não implicará em compromisso de Bolsa por parte do Programa. As bolsas disponíveis serão distribuídas de acordo com a classificação final do candidato.

(6)

6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL – SELEÇÃO 2010 – MESTRADO

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE DEDICAÇÃO INTEGRAL AO CURSO - 2010

DECLARAÇÃO

Eu,..., Carteira de Identidade no. ..., CPF: ..., residente no endereço:... ..., Bairro..., CEP..., Cidade ..., Estado..., declaro junto ao Curso de Pós-Graduação Saúde Animal na Amazônia, Campus Castanhal, Universidade Federal do Pará, que caso seja selecionado, dedicar-me-ei integralmente à realização do Mestrado, comprometendo-me a cumprir o regulamento do referido Programa.

(7)

7

´

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL – SELEÇÃO 2010 – MESTRADO

ANEXO IV – MODELO DE CARTA DE ACEITE

CARTA DE ACEITE

Eu, Prof.(a) Dr.(a) _______________________ comprometo-me a orientar o

candidato ao Mestrado em Saúde Animal na Amazônia

_______________________, caso este venha a ser aprovado no processo seletivo para a Turma 2010.

Castanhal, ___ de _____________ de 2009.

_________________________________ Assinatura do Orientador

(8)

8

´

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL – SELEÇÃO 2010– MESTRADO

ANEXO V - TEMAS PARA A PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

O candidato deverá dissertar sobre um tema dos temas relacionados abaixo, que será sorteado no momento da prova:

1. Epidemiologia das helmintoses de ovinos.

2. Raiva em animais domésticos: aspectos epidemiológicos, quadro clínico-patológico, diagnóstico, controle e profilaxia.

3. Infecções cirúrgicas, seleção antibiótica e princípios gerais no tratamento de ferimentos em pequenos animais.

4. Dermatologia de Pequenos Animais: Semiologia e métodos diagnósticos. 5. Microbiologia dos alimentos de origem animal

6. Intoxicações em ruminantes e eqüídeos por plantas tóxicas na Amazônia.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Acha, P., Szyfres, B. Zoonoses y enfermidades transmissibles comunes al hombre y a los animales. 2. ed. Washington: O.P.S, 1986.

Barbosa D B N ; Oliveira, C. M. C. ; Duarte, M. D. ; Riet-Correa, G. ; Tokarnia, C. H. . Natural and experimental poisoning of horses by bamboo (Bambusa vulgaris f. vulgaris) in Northeastern Pará, Brasil. Journal of Equine Veterinary Science, v. 26, p. 393-398, 2006.

Barbosa J. D., Oliveira C. M. C., Duarte M. D., Peixoto P. V.; Tokarnia C. H. 2005. Intoxicação experimental e natural por Ipomoea asarifolia (Convulvulacea) em búfalos e outros ruminantes. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 25, p. 231-234.

(9)

9

Birchard, S. J.; Sherding, R. G. Manual Saunders: Clínica de Pequenos Animais, 2003

Body { font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px;

Carmichael, L. E., Greene, G. E. Brucelosis canina. In: GREENE, G. E. Enfermedades infecciosas perros y gatos. México: Interamericana Mc Graw Hill, 1993. sec. 3, cap. 52, p. 604-16.

Corrêa, W. M., Corrêa C. N. M. Brucelose. In: Enfermidades Infecciosas dos mamíferos domésticos. 2 ed. Botucatu: Medsi, 1992. cap. 20, p. 195-218.

Dwight D. Bowman. Georgis' Parasitology for Veterinarians, 2002.

Ettinger & Feldman, Tratado de Medicina Interna Veterinária – Moléstias do cão e do gato, 2004.

Feitosa, F. L. F. Semiologia Veterinária, 2004.

G.M. Urquhart et al. Parasitologia Veterinária, 2ª Edição, 1998.

Gava, A. J. Princípios de tecnologia de alimentos. Editora Nobel, 2002, 284p.

http://www.agricultura.gov.br (Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros)

Instrução Normativa nº 05, de 01.03.2002 Instrução Normativa nº 69, de 16.12.2002

Kirk & Miller, Dermatologia de Pequenos Animais, 1996.

Linda Medleau & Keith Hálica. Dermatologia de Pequenos Animais - Guia Terapêutico, 2003.

Oliveira, C. A.; Barbosa D. B. N.; Duarte, M. D. ; Cerqueira, V. D. ; Riet-Correa, F. ; Riet-Correa, G. . Intoxicação por Ipomoea carnea subsp. fistulosa (Convolvulaceae) em caprinos na Ilha do Marajó, Pará. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 29, p. 583-588, 2009.

Ordóñez, J.A. Tecnologia de alimentos - Volume 2: Alimentos de origem animal. Editora Artmed, 2007, 279p.

Portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/raiva_gve.pdf Portaria SDA nº 168, de 29.09.2005

Randy Carl Lynn, Dwight D. Bowman. Parasitologia Veterinária de Georgis, 8ª Edição, 2006.

Riedel, G. Controle sanitário dos alimentos. Editora Atheneu, 2005, 455 p.

Riet-Correa F., Shild A.L., Lemos A.A. & Borges J.R. (ed). Doenças de Ruminantes e Eqüídeos, Editora Pallotti, Santa Maria. 694p.

(10)

10

Theresa Welch Fossum, Cirurgia de Pequenos Animais, Roca, 2005.

Tokarnia, C.H.; Döbereiner J.; Peixoto P.V.; Barbosa J.D., Brito M.F., Silva M.F. 2007b. Plantas tóxicas da Amazônia a bovinos e outros herbívoros. 2ª edição. Editora INPA. Manaus, Amazonas.

Tortelli, F. P.; Barbosa D B N; Oliveira, C. M. C.; Duarte, M. D.; Cerqueira, V. D.; OLIVEIRA, C. A.; Riet-Correa, F.; Riet-Correa, G. . Intoxicação por Ipomoea asarifolia em bovinos e ovinos na Ilha de Marajó. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 28, p. 622-626, 2008.

www.crmvrs.gov.br/anexo.pdf

www.pasteur.saude.sp.gov.br/extras/calendario.pdf www.pasteur.saude.sp.gov.br/extras/manual_03.pdf

(11)

11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL – SELEÇÃO 2010 – MESTRADO

ANEXO VI - FICHA DE ANÁLISE DE CURRÍCULO – 2010

O Processo de seleção constará de duas etapas distintas: 1) Prova escrita e 2) Análise do Curriculum Vitae e Prova de proficiência em língua Inglesa. Para efeitos de classificação nas duas fases considerar-se-ão os seguintes pesos:

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA PONTUAÇÃO QUANT. TOTAL

A) ARTIGOS PUBLICADOS SEGUNDO O QUALIS DA ÁREA

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO INTERNACIONAL A 20

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO INTERNACIONAL B 14

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO INTERNACIONAL C 08

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO NACIONAL A 10

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO NACIONAL B 07

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO NACIONAL C 04

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO LOCAL COM ISSN (até 20 pontos)

01

B) LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

AUTORIA DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Internacional) 10 AUTORIA DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Nacional/Local) 05 AUTORIA DE CAPÍTULO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição

Internacional)

04

AUTORIA DE CAPÍTULO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Nacional/Local)

02

ORGANIZAÇÃO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição

Internacional)

02

ORGANIZAÇÃO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição

Nacional/Local)

01

C) TRABALHOS EM EVENTOS

TRABALHO COMPLETO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL

07

TRABALHO COMPLETO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL

05

TRABALHO COMPLETO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL

03

(12)

12 INTERNACIONAL (Oral)

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL (Oral)

2,5

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL/LOCAL (Oral)

1,5

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL (Pôster)

03

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL (Pôster)

02

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL/LOCAL (Pôster)

01

PRODUÇÃO TÉCNICA D) EVENTOS

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTO (Técnico, científico e artístico) internacional

02

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTO (Técnico, científico e artístico) nacional

01

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTO (Técnico, científico e artístico) regional

0,5

E) ATIVIDADES ACADÊMICAS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (com declaração oficial da Instituição de Ensino)/SEMESTRE

05

ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR (MÍNIMO 80 HORAS) 05

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL 04

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL 03

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL 01

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS (MÍNIMO 10 HORAS) 02

F) ATIVIDADES DE EXTENSÃO

PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE EXTENSÃO PROEX (com declaração oficial da Instituição de Ensino)/SEMESTRE

04

G) ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO DO 3º GRAU (ENSINO NÍVEL SUPERIOR)/SEMESTRE

10

ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO DO ENSINO MÉDIO (POR SEMESTRE LETIVO)/ANO

05

ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO DE ESCOLAS TÉCNICAS AGROPECUÁRIA/ANO

06

ESPECIALIZAÇÃO (MÍNIMO 360h) 08

RESIDÊNCIA (MÍNIMO 1500h) 07

(13)

13 DADOS COMPLEMENTARES

PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA COM RECURSOS EXTERNOS À UFPA (Max. 5 no qüinqüênio)

04

PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA COM RECURSOS INTERNOS À UFPA (Max. 5 no qüinqüênio)

03

PRÊMIOS CIENTÍFICOS 02

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL COMO PALESTRANTE

06

PARTICIPAÇÃO EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL COMO PALESTRANTE

04

PARTICIPAÇÃO EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL COMO PALESTRANTE

02

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS (MÍNIMO 10 HORAS) COMO PALESTRANTE

05

Referências

Documentos relacionados

João de Oliveira Matos é imensamente rica no âmbito da História da Assistência à Infância Abandonada e da pedagogia/educação social portuguesa, quer pelas suas

nomear os candidatos abaixo relacionados, para os cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico Legista e Perito Técnico de Polícia Civil, integrantes do Quadro

A resistência de uma cicatriz operatória, medida pela tensão máxima, é um parâmetro bastante empregado na avaliação do processo de cicatrização, o que justifica

definida pela Comissão Gestora das bolsas, tendo como base critérios que incluem o desempenho acadêmico, a necessidade econômica, a disponibilidade de bolsas, que será

h) Histórico Escolar Completo do Curso de Mestrado reconhecido pelo MEC em qualquer área, em arquivo PDF (somente para candidato ao Doutorado). i) Frente e verso do Diploma

1 - Horários desfasados são aqueles que, embora mantendo inalterado o período normal de trabalho diário, permitem estabelecer, serviço a serviço ou para

Esta possibilidade traduz-se na escolha, pelo trabalhador, e dentro de certos limites, das horas para início e termo do período normal de trabalho diário, competindo ao

Nesta estação queremos enfatizar pontos sobre nosso testemunho de vida através dos estudos, de maneira que os visitantes não se sintam constrangidos e possam