• Nenhum resultado encontrado

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento de Trabalho de Conclusão

de Curso (TCC) do Bacharelado em

Engenharia Mecânica

Organização:

Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica Coordenador:

Eider Lúcio de Oliveira

(2)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADEMICAS IV

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR: Eider Lúcio de Oliveira

R

EGULAMENTO

DE

T

RABALHO DE

C

ONCLUSÃO DE

C

URSO

-

TCC

Bacharelado em Engenharia Mecânica

DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ARTIGO 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Engenharia Mecânica possui como princípios:

a) procurar transformar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) em um centro federal de produção científica e tecnológica voltado para a democratização do saber e do fazer integrados em prol da sociedade;

b) ser parte integrante do processo de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão no projeto político-pedagógico da Instituição;

c) ser parte da criação de conhecimentos, de soluções tecnológicas e de informações voltadas para o desenvolvimento dos projetos curriculares, da vida acadêmica e da pesquisa no IFG; d) ser um momento de desenvolvimento do espírito investigativo do graduando da Instituição.

DA DEFINIÇÃO,OBJETIVOS E CARGA HORÁRIA DO TCC

ARTIGO 2º - O TCC é um componente curricular obrigatório do Curso Superior em Engenharia Mecânica, oferecido pelo IFG, e consiste numa atividade necessária para o desenvolvimento, a criação e a integração de um conjunto de competências e habilidades do currículo do referido curso e de seu projeto pedagógico.

ARTIGO 3º - O TCC visa a promover a capacidade de identificação de temáticas, a formulação de problemas, a elaboração de projetos, a identificação de métodos e de técnicas, o controle de planejamento, etc. Esta atividade será desenvolvida por meio de orientação e acompanhamento docente, tendo como referências o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, a Política de Pesquisa e Extensão do IFG e as políticas de ensino, pesquisa e extensão da Coordenação de Mecânica.

ARTIGO 4º - O TCC possui como objetivos imediatos:

(3)

b) desenvolver a capacidade de planejamento e a disciplina para identificar, analisar e implementar abordagens e soluções para problemas naturais e/ou tecnológicos;

c) despertar o interesse pela pesquisa em geral e pela pesquisa aplicada e de inovação tecnológica em particular;

d) estimular o espírito investigativo e, prioritariamente, a construção do conhecimento de forma coletiva;

e) promover o desenvolvimento de projetos de extensão junto à sociedade, tendo em vista a busca de soluções tecnológicas para problemas dentro da engenharia.

ARTIGO 5º - O TCC é subdividido em duas unidades curriculares, doravante denominadas TCC I e TCC II. A matrícula na disciplina TCC I poderá ser realizada se o discente tiver integralizado 70% da grade curricular do curso de Engenharia Mecânica.

ARTIGO 6º - O TCC poderá ser desenvolvido integralmente no próprio IFG ou parcialmente em outras instituições de ensino superior, de pesquisa, bem como em organizações públicas e em empresas públicas e privadas.

ARTIGO 7o – O Conselho do Curso será composto pelo colegiado de professores da Engenharia Mecânica. O Conselho é responsável por:

a ) programar as datas de recebimento e avaliação dos pré-projetos de TCC;

b ) programar e conduzir as avaliações parcial e final dos TCC em desenvolvimento; c ) encaminhar a divulgação dos resultados dos TCC;

d ) definir a política, a programação e a orientação do TCC em sua esfera específica, bem como lhe cabe assegurar a coerência entre suas atividades imediatas, a política de produção e pesquisa da Instituição e o Regulamento do TCC.

DAS MODALIDADES E CATEGORIAS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

ARTIGO 8º - O TCC subdivide-se em duas modalidades básicas:

a) Projeto de Pesquisa, que consiste em uma pesquisa em sentido estrito, na qual se busca o conhecimento das causas de um fenômeno natural. Como tal poderá ser uma pesquisa bibliográfica, laboratorial e/ou de campo, devendo resultar em uma monografia;

b) Projeto de Implementação, que consiste em uma pesquisa em sentido lato, na qual se busca encontrar uma resposta prática para um problema técnico-profissional, tecnológico ou técnico-científico, podendo demandar, para o seu desenvolvimento, uma etapa de pesquisa prévia (bibliográfica, laboratorial e/ou de campo), tendo em vista alcançar suas etapas subseqüentes.

ARTIGO 9º - O TCC será conduzido em grupo de alunos de, no máximo, 3 (três) membros. Quando houver necessidade de exceder este número de componentes, a questão deverá passar por apreciação e ser autorizada pelo futuro orientador e o Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica.

(4)

ARTIGO 10º - Os resultados do TCC deverão ser apresentados em monografia segundo a estrutura formal apresentada no documento: NORMAS PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA - IFG.

DA OFERTA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

ARTIGO 11º - Cabe ao professor interessado em orientar um ou mais TCCs, divulgar amplamente (murais do IFG, redes sociais ou site próprio) informações sobre sua(s) linha(s) de pesquisa(s) e sobre tema(s) para o(s) trabalho(s). As propostas de TCC devem estar situadas dentro dos núcleos temáticos da Engenharia Mecânica.

ARTIGO 12º - Cabe ao grupo de alunos formado para realização do TCC encontrar um professor-orientador e desenvolver, com orientação dele, o pré-projeto de TCC de acordo a estrutura sugerida no documento: MODELO DE PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSO (TCC) DA ENGENHARIA MECÂNICA – IFG.

ARTIGO 13º - O pré-projeto de TCC deverá ser escrito, revisado e assinado pelos alunos e pelo professor-orientador no semestre que antecede o da matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I e entregue ao coordenador do curso de Engenharia Mecânica pelo menos 15 (quinze) dias antes do encerramento deste mesmo semestre.

ARTIGO 14º - Cabe ao Conselho de Curso avaliar os pré-projetos e aprovar a matricula dos alunos interessados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

DO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

ARTIGO 15º – O professor-orientador poderá ser de coordenação diferente da mecânica do IFG desde que subordinado a este Regulamento e às políticas específicas e complementares do Conselho de Curso.

ARTIGO 16º - O acompanhamento dos alunos nos projetos finais será feito pelo professor-orientador, observando-se sempre a vinculação entre a área de conhecimento na qual será desenvolvido o projeto e a área de atuação deste docente.

ARTIGO 17º – Será permitido a cada professor-orientador orientar, no máximo, 02 (dois) TCCs por semestre.

ARTIGO 18º - O acompanhamento dar-se-á através de reuniões entre o professor-orientador e seus orientandos.

ARTIGO 19º - O Conselho de Curso poderá solicitar aos professores-orientadores relatórios sobre os projetos, nos quais deverá constar uma breve descrição das etapas vencidas do cronograma proposto, o estágio atual de desenvolvimento e as possíveis alterações que se

(5)

DA AVALIAÇÃO/APROVAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

ARTIGO 20º - No final de cada semestre será realizada a Semana de Defesa de TCC com apresentações de trabalhos de TCC I e TCC II. A divulgação desse evento será feita através dos murais do IFG com antecedência mínima de 15 dias da data de início do mesmo.

ARTIGO 21º - É responsabilidade da Coordenação de Mecânica a organização e divulgação da Semana de Defesa de TCC.

ARTIGO 22º - A avaliação do TCC I: consiste na apresentação escrita e em defesa oral do TCC diante de uma banca examinadora composta pelo professor-orientador e um professor da coordenação da área. O trabalho escrito deverá ser entregue com uma antecedência de, no mínimo, 15 (quinze) dias da data da defesa oral.

ARTIGO 23º - A avaliação do TCC II: consiste na apresentação escrita e em defesa oral do TCC diante de uma banca examinadora composta pelo professor-orientador, um professor da coordenação da área e um avaliador convidado, que poderá ser um docente pertencente ou não à coordenação ou um profissional convidado que pertença à área do trabalho. O trabalho, em sua versão final, em que deve constar o nome dos professores ou profissionais componentes da banca examinadora, deverá ser entregue com uma antecedência de, no mínimo, 15 (quinze) dias da data da defesa oral.

ARTIGO 24º - A avaliação final será registrada em ata (fichas de avaliação), na qual constarão as notas e os comentários dos avaliadores. As adequações sugeridas pela banca examinadora devem feitas direto nas cópias do trabalho que cada avaliador e entregue aos alunos no final dos trabalhos de defesa do TCC.

ARTIGO 25º - A avaliação final será definida em termos de uma nota de zero a dez, definida pela banca examinadora por valor individual ou coletivo. A aprovação será alcançada se o aluno obtiver nota superior ou igual a 6,0 (seis).

ARTIGO 26º - Na avaliação do TCC II, em caso de aprovação com correções, o lançamento da nota de cada aluno será feita pelo orientador, condicionada à conclusão adequada das correções sugeridas, o que deverá ocorrer num prazo máximo de 30 dias.

ARTIGO 27º - Após a aprovação do TCC os autores deverão entregar à coordenação 1 (uma) cópias da versão final devidamente encadernada e uma cópia eletrônica em formato Portable Document Format (PDF).

DAS COMPETÊNCIAS

ARTIGO 28º - Compete ao professor-orientador do TCC: a) tomar ciência deste Regimento;

b) selecionar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos;

(6)

d) orientar às modificações do pré-projeto de TCC que forem solicitadas pelo Conselho de Curso;

e) compor, orientar e dirigir a banca de avaliação do TCC; f) lançar as notas de TCC I e TCC II;

g) receber a versão final do TCC e encaminhá-la ao Conselho de Curso.

ARTIGO 29º - Compete ao orientando do TCC: a) tomar ciência deste Regimento;

b) montar grupo de trabalho e buscar um professor-orientador para o TCC; c) escrever e revisar o pré-projeto de TCC;

d) cumprir o que foi proposto no pré-projeto de TCC;

e) entregar os relatórios indicados pelo orientador dentro dos prazos estipulados; f) realizar as correções exigidas pela banca examinadora dentro do prazo previsto.

DOS DIREITOS AUTORAIS

ARTIGO 30º - Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás são reservados direitos co-autorais dos Trabalhos de Conclusão de Curso que resultarem em inovação tecnológica que justifique a solicitação de patente, conforme legislação em vigor.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

ARTIGO 31º - Em caso de cancelamento ou suspensão do TCC por parte dos orientandos ou do orientador, ou de ocorrência de mudanças eventuais no TCC, o Conselho de Curso deverá ser notificado imediatamente, para que sejam tomadas as devidas providências. Em caso de substituição ou desligamento de orientador por parte do Conselho de Curso cabe a este conselho notificar e justificar imediatamente os orientandos sobre as razões de tal fato, bem como apresentar alternativas de orientação e/ou supervisão para o desenvolvimento do projeto de TCC.

ARTIGO 32º - Os TCC poderão ser realizados como continuidade de projetos de pesquisa que estiverem vinculados à iniciação científica da própria instituição ou de instituições de fomento.

ARTIGO 33º - Casos não previstos por este Regulamento serão resolvidos pelo Conselho do Curso de Engenharia Mecânica.

ARTIGO 34º - Este Regulamento entrará em vigor após sua apreciação e aprovação pelo Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica do IFG, devendo ser aplicado aos alunos matriculados no currículo vigente.

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Portanto, as normas ISO, ABNT e Petrobras devem ser consultadas e analisadas durante a aplicação de procedimentos metodológicos da Arquivo- logia relacionados à gestão e

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e