• Nenhum resultado encontrado

DICAS PARA TORNAR SUA DETOXWEEK DIVERTIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DICAS PARA TORNAR SUA DETOXWEEK DIVERTIDA"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)
(2)

DIVERTIDA

1. Defina seu OBJETIVO

Crie uma intenção! É isso, concentre-se no que você MAIS QUER se livrar numa Detox. Trata-se de perder peso, ter mais energia, MUDAR o seu relacionamento com os alimentos, melhorar sua SAÚDE, ou talvez se livrar de problemas como dores de cabeça ou falta de energia? Escreva seus objetivos ou crie um quadro de metas para ficar realmente focado em sua intenção durante a DETOX. Ter sua intenção em mente é um motivo muito forte para mantê-lo firme. 2. Desintoxique com OUTRAS PESSOAS

É muito importante que você não sinta que está fazendo isso sozinho. Compartilhe suas experiências com um amigo ou com sua família inteira. Isso fará com que seja uma experiência mais agradável e resultará em sucesso. Como participante da #DetoxcomaNutriVivi, há outros integrantes na nossa comunidade com quem você pode compartilhar essa experiência também. 3. Foque em comer o que seu corpo AMA

Pense nesta semana em dar ao seu corpo absolutamente o melhor que ele merece. Seu corpo anseia por estar em equilíbrio, e isso é possível comendo alimentos integrais e detoxificantes. Muitas vezes não cuidamos do nosso corpo com AMOR, mas a DetoxWeek é uma oportunidade para realmente mimar-nos com nutrientes.

4. HIDRATE-SE

Hidratação é a chave para minimizar alguns dos efeitos da desintoxicação que não são agradáveis, tais como articulações doloridas, dores de cabeça ou mal humor. Manter-se hidratado corretamente ajudará a liberar as toxinas de uma maneira mais fácil.

5. CUIDE-SE

Cuidar-se durante essa semana é a chave para seu sucesso. Não só vai ajudá-lo a se sentir incrível, mas também vai fazer da Detox uma experiência muito mais agradável.

Há certas maneiras de mimar-se e ajudar nesse processo, como esfregar o corpo com uma toalha quente, recebendo uma massagem, nutrir sua pele com óleo de coco, ou fazer drenagem linfática. Inclua também uma visita ao salão de beleza ou planejar a compra daquela roupa bonita.

6. DIÁRIO

Pegue um caderno bonito e faça um ritual com isso. Seu diário será o seu melhor amigo durante a DetoxWeek - um lugar onde você pode rever seus esforços diários de desintoxicação, estar ciente de suas emoções e se concentrar em como você quer se sentir no dia seguinte.

(3)

DESAFIO DE 7 DIAS – NUTRICIONISTA FUNCIONAL ANA PAULA SANTOS – DetoxWeek

PERGUNTAS FREQUENTES

E se eu sentir fome durante a Limpeza?

A principal proposta desta limpeza é a adição de mais alimentos à base de plantas em sua dieta que curam, nutrem e limpam seu corpo. Eu recomendo que você ouça seu corpo e certifique-se de que você não está se privando de nutrientes. Porções sugeridas de sucos, smoothies e sopas são apenas um guia. Recomendo que você ajuste sua ingestão com base na sua natureza, individualidade,

necessidades e preferências.

Se você acha que as quantidades ingeridas não são suficientes, então sinta-se livre para aumentar a quantidade de modo que você não sinta fome. Se você sente falta de gorduras saudáveis e proteínas, você pode adicionar, por exemplo, o óleo de coco ou oleaginosas aos seus smoothies e comer 1 ovo mexido nos lanches ou café da manhã. Afinal, este programa é sobre nutrição e limpeza, e não privação ou restrição.

(4)

PERGUNTAS FREQUENTES NA LIMPEZA

Se você estiver tendo vontade de "mastigar" algo, ou ainda, sente necessidade de algo mais para se sentir saciado, abaixo uma lista de lanches aprovados que recomendo, especialmente se você é novo numa limpeza, ou se você

simplesmente tem um bom apetite:

• Palitos de legumes (por exemplo, aipo, cenoura, pimentões, pepinos,feijão verde)

•Chucrute (repolho recheado com arroz cateto e frango desfiado temperado) ou legumes fermentados

• Frutas com baixo açúcar como abacates, toranjas e berries congeladas. • Legumes verdes cozidos no vapor com azeite e suco de limão (brócolis, espargos, cenoura, feijão e outros vegetais verdes)

• Sopa de Missô com legumes verdes

• Qualquer fruta ou vegetais frescos que você tiver ao seu alcance!

E sobre exercício na Limpeza?

Recomendo que, ao se detoxificar, mantenha a sua rotina de exercícios o mais suave possível. Esse é um período para curar seu corpo e rejuvenescer. Prefira exercícios que trabalham sua respiração e fôlego, caminhadas, yoga e

alongamento.

Que tipo de sintomas costumam aparecer numa Limpeza?

Detoxificar e purificar é uma experiência única para cada um. No entanto, há alguns sintomas comuns que são frequentes na maioria das pessoas:

•Se você está sentindo muita fome, por favor, leia "E se eu sentir fome durante a

Limpeza?”acima.

• Se você está sentindo dores ou dores de cabeça, podem sersintomas

provenientes da abstinência de uma alimentação com grande quantidade de açúcar, alimentos processados ou cafeína.

•Você também poderá também notar alterações nos hábitos e movimentos intestinais. A forma como o corpo de cada pessoa reage é completamente

individual, no entanto, você pode esperar algumas alterações na frequência, cor e consistência das fezes durante a limpeza.

(5)

•Se os seus sintomas são mais graves, consulte um médico ou profissional da saúde. Esta limpeza não deve ser duro pra você seguir a partir do 3º ou 4º dia. Trata-se de respeitar o seu corpo.

A parte mais importante da Limpeza é respeitar seu corpo e entrar em sintonia com o que suas emoções e sentimentos podem estar lhe dizendo. Somos seres inteligentes e nossos corpos estão continuamente nos comunicando - se

estivermos dispostos a ouvi-lo.

E se eu pensar em desistir?

Está tudo bem em você querer parar. Honre esse sentimento e não se culpe por isso. Aqui estão algumas sugestões para quando as coisas ficarem difíceis: • Faça um smoothie, sopa ou suco diferente;

•Tente algum exercício suave ou preste atenção na sua respiração para oxigenar e alcalinizar seu sangue;

• Beba mais água;

• Finalmente, se você ainda está sentindo que precisa de algo mais, faça um dos lanches sugeridos acima.

Tenha orgulho de si mesmo por participar desta limpeza e seja gentil com o seu corpo, tanto físico como emocionalmente. Você está fazendo uma coisa incrível para si mesmo. Esta é uma jornada rumo à saúde vibrante. Tente encontrar o lado divertido em explorar os desafios que surgem e aprender mais sobre si mesmo.

Se eu "trapacear" e comer alguma coisa, eu falhei?

Lembre-se - você não pode pensar assim! Embora eu recomende que você dê esse tempo completo ao seu corpo como tentativa para se detoxificar, se você precisar de mais comida, tudo bem.

Mesmo que você continue a comer a sua ingestão normal de alimentos e simplesmente adicione essas receitas de sucos e smoothies no seu dia, você estará fornecendo ao seu corpo com um influxo enorme de nutrientes.

PERGUNTAS FREQUENTES NA LIMPEZA

DESAFIO DE 7 DIAS – NUTRICIONISTA FUNCIONAL ANA PAULA SANTOS – DetoxWeek

(6)

Não há perdas nesta limpeza. Faça o que é certo para você e seu corpo. Tente experimentar todas essas receitas e você ainda terá enormes benefícios! Você está fazendo algo maravilhoso para o seu corpo, fornecendo-lhe com toda esta nutrição maravilhosa.

Quais alimentos eu devo tentar evitar ao máximo na Limpeza?

Esta limpeza é projetada para ser livre de açúcares, trigo, laticínios, carnes e muitos outros alérgenos comuns (como soja, amendoim e frutos do mar). É melhor evitar esses alimentos durante a Detox.

Além disso, o corpo de todos é diferente. Todos nós processamos alimentos de forma diferente e temos tolerâncias diferentes para oalguns ingredientes

individuais. Você é completamente único e precisamos respeitar isso. Se há algo que não te cai bem ou você sabe que é um ingrediente que você não tolera muito bem, por favor não inclua. Você não falhou ouvindo seu corpo. Na verdade, isso é um enorme sucesso!

E se eu estiver tomando medicamentos atualmente?

Se você está tomando qualquer medicação, certifique-se de consultar o seu médico ou profissional de saúde antes de parar de tomar o medicamento.

E se eu não gosto de abacate ou se não for época dessa fruta?

Você pode usar óleo de coco em vez disso, pois ele fornece uma fonte de gorduras saudáveis para o smoothie, que seria fornecido a partir do abacate.

E se eu sentir falta de algo quente para beber na parte da manhã oudurante todo o dia?

Você pode sempre ter um chá Detox disponível (sugestões na lista de compras), ou adicionalmente, tentar um cremoso e delicioso Detox Latte (nas receitas). É um ótimo substituto para café, se você está sentindo falta dele.

(7)

Roteiro da Semana

Esse guia consiste em 7 dias de deliciosos sucos, smoothies, sopas e chás.

Em todos os dias deve ser incluído alguns desses ingredientes

poderosos: verdes alcalinizantes/ espirulina/ gengibre/ proteína/ óleo de coco/ chá detoxificante.

Sugiro que você consuma no máximo de 1 a 2 porções de frutas de médio/alto (IG) índice glicêmico por dia. Frutas como melancia, cereja, kiwi, melão, papaia e abacaxi devem ser consumidos commoderação. Frutas com um IG inferior pode ser consumido entre 2 a 4 porções por dia. Fazem parte desse grupo frutas como morango, ameixa, toranja, pêssego, maçã, pera, nectarina, laranja, damasco, manga (não muito madura), banana, abacate, limão e lima.

Aqui está uma rápida visão geral do esquema diário sugerido durantea DetoxWeek:

HIDRATAÇÃO: Água, Suco, Green Drink ou Chá CAFÉ DA MANHÃ: Smoothie e proteína

ALMOÇO: Vegetais, tubérculo e proteína

LANCHE DA TARDE: Smoothie, Suco, Água ou Chá

JANTAR: Igual ao almoço ou Hortaliças e proteína ou Sopa CEIA: Chá

E lembre-se, beba muita água pura filtrada ou água mineral durante toda a semana. Além disso, se você sentir fome, a qualquer momento, você sempre pode consumir mais de qualquer uma das receita desse guia.

(8)

D i a d a p r e p a r a ç ã o

Início!

Aqui estão algumas sugestões sobre o que fazer para se preparar para a limpeza. Sugiro iniciar assim que começar a DetoxWeek, assim você não perde nenhuma dica e, ainda, tem o apoio dos outros participantes e da Nutri. Se programe para preparar tudo para a semana!

Checklist da preparação:

Prepare o Caldo Detox. Divida o Caldo em dois. A primeira porção fica na geladeira (que será usado nos primeiros 3 dias da limpeza). Congele as outras porções do Caldo (que será usado na segunda metade da limpeza).

Opcionalmente, ajude a limpar o intestino usando lactobacilos vivos, caso você conheça alguma boa marca, ou utilize diariamente banana verde

congelada adicionada aos sucos, smoothies ou sopas.

(9)

C r o n o g r a m a

DetoxWeek

Esquema Diário

Sugerido

Hidratação Green Drink

ou Super Detox Suco Verde ou Gengibre Limão Detox Drink ou Gengibre e Cúrcuma Shot Incluir: Água e chás Café da manhã Smoothie + Proteína Opcional: Tubérculo Lanche da manhã Fruta + Sementes Almoço

Vegetais, Tubérculo e Proteína Opcional: Troque o tubérculo por Arroz e Feijão

Chá da tarde Fruta + Proteína

Opcional: Repositor Natural ou Detox Latte Cremoso Jantar Igual ao almoço ou Hortaliças + Proteína ou Sopa de Vegetais Antes de dormir Chá Detox

Dia da

preparação

Sugiro iniciar a Detox na segunda-feira , assim você tem o suporte da Nutri e o apoio dos outros participantes! Pegue todos os ingredientes para a semana Prepare: ➢Caldo Detox (de vegetais e frango) ➢Chás (faça sua própria mistura de chás detox) ➢Congele banana verde em rodelas (opcional)

Observações

Refeições completas: com fontes de carboidratos, proteínas e gorduras. E isso

não quer dizer só sopa, ok? Pode ser arroz e feijão mesmo, além de tubérculos como batata doce, mandioca e mandioquinha, grão de bico, lentilha, quinoa, azeite, abacate e castanhas... E a infinidade não pára! Lembrando também que isso não é uma prescrição

individualizada, mas uma orientação. Então aí você é livre para adaptar à sua realidade,

suas quantidades e seus objetivos! :)

(10)

L i s t a d e com p r a s

FRUTAS E HORTALIÇAS caiena)

Banana Cominho em pó

Maçã Canela

Pera Sal m arinho

Abacaxi Óleo de coco

Frutas vermelhas congeladas Vinagre de maçã

(sugestão: m irtilos) Especiarias (pim enta preta,

Abacate canela, cravo, cardam om o, n o

z-Limão moscada)

Espinafre Açafrão

Pepino Mel

Salsa Cacau em pó

Coentro Proteína em pó de escolha

tfortelã Chá Detox de sua escolha

Gengibre (sugestão: Cavalinha)

Cebola Sementes (sugestões: linhaça,

Talos de aipo chia, de abóbora sem casca, de

Cenoura girassol)

Abobrinha

Brócolis GELADEIRA

Abóbora de sua escolha Leite vegetal de sua escolha (coco,

Couve-flor castanhas, amêndoa, arroz)

Couve Ovos (preferencialmente caipira)

Pepino Peixe

Alho Peito de Frango (se possível,

Batata doce caipira)

Mandioca

Mandioquinha EXTRAS OPCIONAIS

DESPENSA

Espirulina em pó

Proteína em pó de sua escolha

Louro (vegana ou whey protein isolado)

Ervas secas (tom ilho, alecrim, Água de coco natural

orégano etc.) Tâmaras

(11)

Hidratação, Sucos

& Smoothies

(12)

Obtenha a sua dose de verdes alcalinizantes em menos de um minuto! Esta mistura potente faz jus ao seu nome, proporcionando uma maneira super simples de obter mais vegetais na sua dieta. Como nenhuma fruta foi adicionada, também não é livre de frutose.

Por que é tão bom paravocê:

Consumindo espirulina, você está ajudando a oxigenar e alcalinizar seu sangue. Você está fornecendo ao seu corpo com uma boa fonte de ácidos graxos e uma fonte completa de proteína!

Ingredientes para 1 porção:

230 ml de água filtrada

1 colher de chá de espirulina em pó Misture todos os ingredientes.

S u p e r S im p les

Green Drink

(13)

Ge n g i b r e L i m ã o

Detox Drink

Por que é tão bom paravocê:

A razão pela qual muitos de nós tomamos um copo de água com limão ao acordar, é porque suco de limão ajuda a eliminar toxinas e auxilia a digestão, estimulando a produção de bile. É também uma ótima fonte de nutrientes essenciais, incluindo ácido cítrico, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. O gengibre tem sido utilizado por mais de 2.000 anos para ajudar na digestão e tratar transtornos do estômago, diarreia e náuseas.

Ingredientes para 1 porção:

300 ml de água filtrada 2 rodelas de gengibre Suco de ½ limão

1 colher de chá de mel (opcional)

Adicione o limão e o mel ao copo de água. Esprema o suco do gengibre na água. Usar espremedor de alho também funciona! Desfrute à temperatura ambiente.

(14)

E r v a s

Detox Tea

Os chás Detox são ervas que nutrem o fígado, um órgão responsável pela eliminação de toxinas do seu corpo, o que ajuda a limpar o corpo, além de melhorar seu sistema digestivo.

Benefícios:

• Remove toxinas do corpo (e limpa ofígado) • Reduz a inflamação

• Ajuda a perda de pesonaturalmente

•Promove a saúde da pele e minimiza os sinais de envelhecimento

• Dão energia e aumenta o foco

Ingredientes para 1 porção:

1 colher de chá de ervas de desintoxicação de sua escolha.

Despejar a água quente sobre a erva em uma xícara aguardar de3-5 minutos, mexendo com a colher. Desfrute.

Nota: Você pode comprar chá s Detox em lojas de

alimentos saudáveis, supermercados e online.

Ervas recomendadas: Gengibre Cúrcuma

-Cavalinha - Menta - Raiz de dente de leão - Raiz de chicória Semente de funcho Raiz de alcaçuz -Milk Thistle.

(15)

S u p e r D e t o x

Suco Verde

Reduza a inflamação do sistema digestivo e alcalinize o seu corpo com este suco refrescante! Feito com um monte de “verdes” para desintoxicar, hidratar enutrir suas células, é perfeito para começar o dia.

Por que é tão bom paravocê:

O aipo fornece proteção contra a inflamação do trato digestivo. Apenas um copo contém⅓ de suas necessidades diárias de vitamina K (necessária para a saúde óssea e coagulação do sangue).

Ingredientes para 1 porção:

2-3 talos de aipo (retire as folhas) 1 pepino pequeno

2 folhas de couve 1 limão, descascado 1 pera ou 1 maçã

Bata todos os ingredientes e pronto!

Dica: Se você estiver fazendo esse suco

durante a Limpeza de 7 dias, faça 2 porções por vez e mantenha a outra na geladeira para uso em 2 dias.

(16)

Um shot rápido dos deuses que lutará contra inflamação, gripes e resfriados, além de aliviar os transtornos do estômago!

Por que é tão bom paravocê:

Este shot combina dois ingredientes incrivelmente poderosos que seu corpo adora! A combinação de açafrão e gengibre oferece uma potente mistura de compostos que são anti-inflamatórios e ricos em

antioxidantes, oferecendo vários benefícios para sua imunidade!

Ingredientes para 1 porção:

2 rodelas de gengibre 1 pitada de açafrão 1 maçã verde pequena

Bata todos os ingredientes. Despeje no seu copo e aproveite!

Dica: se você estiver fazendo a Limpeza

de 7 dias, faça 2 porções por vez e mantenha a outra na geladeira para uso em até 2 dias.

Ge n g i b r e e

C ú r c u m a

(17)

Smoothie Detox

Por que é tão bom paravocê:

Adicionar espinafre ao seu smoothie é uma ótima maneira de obter vitaminas extras. É rico em vitamina A, C, E, K e ferro biodisponível, manganês, cálcio e folato.

Com um sabor suave, o abacate no smoothie é uma ótima fonte de energia extra. Os abacates são ricos em ácidos graxos essenciais (gorduras

monoinsaturadas), um tipo de gordura que participa da síntese de alguns hormônios importantes. Além disso, adicionar essa gordura no seu smoothie ajuda você a se sentir "mais cheio" por mais tempo.

Esta receita inclui bananas, canela e tâmaras para adoçar! A combinação destes ingredientes faz uma mistura deliciosa, além de serem alimentos funcionais: bananas são ricas em potássio e ótimas para o equilíbrio metabólico; canela reduz a pressão arterial; e tâmaras contêm fibras!

Ingredientes para 1 porção:

1 punhado de espinafre ½ abacate

1 banana 1 tâmara

1 porção (30g) de proteína em pó de sua escolha (vegana ou whey protein isolado)

½ colher de chá de canela

400 ml de leite vegetal de sua escolha (coco, castanhas, amêndoa, arroz) Bata todos os ingredientes no liquidificador. Fica opcional adicionar:

semente de chia, maca em pó, cacau em pó, espirulina em pó, óleo de coco.

Dica:

Evite proteínas contendo açúcar e aditivos como corantes artificiais. Opte por uma proteína que contenha apenas ingredientes naturais.

V e r d e

(18)

C l e a n

Smoothie Verde

Por que é tão bom para você:

Este smoothie é repleto de vegetais alcalinizantes e fibras. A combinação de gengibre, limão e ervas frescas o torna ainda mais especial!

O gengibre tem uma variedade de benefícios para a saúde e tem sido usado medicinalmente durante séculos, sendo amplamente conhecido por suas propriedades

imunológicas e anti-inflamatórias.

Muitos smoothies incluem muitas frutas e adoçantes. Esta receita não contem o açúcar da fruta, para ajudar no processo de desintoxicação natural e manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Ingredientes para 1 porção:

1 punhado de espinafre ½ pepino

1 colher de sopa de salsa 1 colher de sopa de coentro 2 rodelas de gengibre

½ lima descascada

1 colher de sopa de semente de chia 400 ml de água de coco natural

Opcional: 1 colher de chá de espirulina em pó, 1 colher de

sopa de óleo de coco, ½ abacate pequeno (se você sentir que a receita precisa de mais gordura para mantê-lo saciado).

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo.

(19)

Repositor Natural

Essa bebida é cheia de eletrólitos e antioxidantes.

Por que é tão bom paravocê:

A água de coco é cheia de vitaminas, minerais e fitoquímicos. A maior concentração é de

potássio, mas também contém uma pequena quantidade de sódio, cálcio e magnésio, tornando-a uma bebida natural fonte de eletrólitos.

Os eletrólitos são fundamentais para manter a hidratação e prevenir a desidratação, além de reduzir a fadiga, o estresse e ajudar no

relaxamento muscular.

A água de coco também tem um sabor delicioso e é a base perfeita para qualquer smoothie ou mesmo consumi-la sem nada, apenas com gotinhas de limão.

Claro, a água de coco natural é a melhor opção, mas ao comprar na versão comercial, escolha marcas sem adição de açúcar ou conservantes.

Ingredientes para 1 porção:

½ pepino

½ xícara de mirtilos congelados 1 pitada de sal marinho

400 ml de água de coco

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo.

(20)

C h oco M e n ta

Smoothie Verde

Esta receita de smoothie tem sabor de sorvete de chocolate com menta – mas sem causar inchaço e sobrecarga de açúcar.

Por que é tão bom paravocê:

O cacau em pó é um dos alimentos mais saudáveis que existe. O cacau contém anandamida - conhecida como a molécula da felicidade - que cria um sentimento de euforia. Outro composto que melhora o humor encontrado no cacau é a PEA, ou feniletilamina, o que desencadeia a liberação de endorfinas e neuroquímicos agradáveis do tipo ópio.

Também ajuda a protegê-lo contra doenças cardíacas, evita o envelhecimento precoce, aumenta energia, ajuda a melhorar a função cerebral e seu

metabolismo.

Ingredientes para 1 porção:

400 ml de leite à base vegetal de sua escolha (coco, castanhas, amêndoas, arroz) Folhas de hortelã

1 porção (30g) de proteína em pó de sua escolha (vegana ou whey protein) 1 colher de sopa de cacau em pó ou nibs

1 punhado de espinafre 1 tâmara

½ abacate 1 banana

(21)

T u r b o

Smoothie

Por que é tão bom paravocê:

O abacaxi pode ajudá-lo a obter uma pele brilhante, reduzir os problemas de inchaço e digestão, prevenir resfriados e gripe, reduzir a inflamação e até fortalecer seus ossos!

Essa fruta oferece uma série de vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, C, cálcio, potássio, magnésio e manganês! Contém também a enzima digestiva bromelina, uma enzima natural que dá suporte ao sistema digestivo na quebra e absorção de nutrientes dos alimentos que comemos. Estudos mostram que a enzima bromelina em abacaxis pode reduzir o inchaço, tempo de cicatrização e dores associados a lesão e intervenção cirúrgica, bem como inflamação no corpo.

Ingredientes para 1 porção:

1 punhado de espinafre ½ pepino descascado ½ xícara de abacaxi picada ½ abacate

½ lima descascada

400 ml de água ou água de coco natural

Opcional: 1 colher de chá de espirulina em pó

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo.

(22)

M e t a l F re e

Smoothie

Smoothie alcalinizante e delicioso. Também ajudará a eliminar os metais pesados do seu corpo.

Por que é tão bom paravocê:

Muitos de nós entramos em contato com metais pesados tóxicos através do meio ambiente, produtos de uso diário e até mesmo de utensílios em nossas cozinhas, como latas de alumínio, papel alumínio e panelas de metal.

Felizmente, remover estes metais pesados é possível simplesmente consumindo os alimentos certos. Este smoothie é foi elaborado para extrair metais pesados de seus órgãos, onde eles podem se acumular ao longo do tempo.

Ingredientes para 1 porção:

½ xícara de mirtilos congelados ½ limão descascado

1 punhado de coentro 1 punhado de salsa ½ maçã verde

1 colher de sopa de sementes de chia 400ml de água de coco

Opcional: 1 colher de chá de espirulina em pó, 1 colher de sopa de óleo de coco, ½

abacate pequeno (se você sentir que a receita precisa de mais gordura para mantê-lo saciado)

(23)

C r e mo s o

Detox Latte

Por que é tão bom para você:

Não há necessidade de passar sua manhã sem 1 xícara de café. Este cremoso Detox Latte, além de delicioso e detoxicante, não tem café nele. É feito com chá detoxificante e é um delicioso mimo pras suas tardes também.

Chás Detox contêm ervas e especiarias que facilitam o fígado a eliminar toxinas. Você pode usar ervas como dente de leão ou cavalinha ou camomila ou menta, gengibre, açafrão, chicória, erva-doce, alcaçuz, hortelã, cardo mariano e folhas de aipo.

O óleo de coco fornece uma boa fonte de gordura saudável e dá cremosidade e riqueza à bebida, ajudando com a remoção de toxinas por agir como um

transportador de toxinas.

Ingredientes para 1 porção:

1 das sugestões de ervas listadas acima 180 ml de água fervida

180 ml de leite vegetal sem açúcar de sua escolha (coco, amêndoa, arroz) 1 colher de sopa de óleo de coco

1 porção (30g) de proteína em pó de sua escolha (proteína vegana ou whey protein 100% isolado)

½ colher de chá de canela 1 tâmara

Deixe a erva em 180ml de água quente por 3-5 minutos. Remova a erva e

adicione o chá a um liquidificador juntamente com todos os outros ingredientes. Bata até ficar bem cremoso. Desfrute!

(24)
(25)

C u r a

Caldo Detox

Já se perguntou por que a canja de frango é boa para um resfriado? O caldo de frango inibe a migração de neutrófilos e ajuda a diminuir os efeitos colaterais de resfriados, gripes e infecções respiratórias superiores.

Por que é tão bom para você:

Os caldos de vegetais são ricos em minerais alcalinizantes e perfeitos para limpeza. Esses minerais ajudam a alcalinizar o corpo e aumentar a capacidade de transporte de oxigênio do seu sangue, que tem múltiplos benefícios positivos para a saúde. Para quem não é vegetariano, o ideal é adicionar o frango a esse caldo para aumentar o teor de proteínas e minerais.

Ingredientes para 7 porções: 1 cebola grande, picada 6 talos de aipo, picados 3 cenouras, picadas

4 dentes de alho, esmagados 1 folha de louro

1 colher de sopa de mix de ervas secas (tomilho, alecrim, orégano etc.) 2 colheres de sopa de sal marinho

1 colher de chá de pimenta moída ou inteira

1 colher de chá de açafrão (ou 1 colher de sopa de açafrão fresco picado)

1 colher de chá de pó de gengibre (ou 1 colher de sopa de gengibre fresco picado) 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

1 galinha ou carcaça de frango (para o caldo de galinha)

2¾ litros (11 xícaras) de água (para produzir 10,5 xícaras ou 1,5 xícaras por dia para os 7 dias de limpeza)

Adicionar cebola, aipo, cenouras, alho, folha de louro, ervas secas, sal marinho, pimenta, açafrão, gengibre, vinagre e água em uma panela. Se estiver fazendo caldo de frango, adicione a carcaça de frango também. Se você estiver fazendo o caldo de vegetais, cozinhe lentamente por horas. Se você estiver fazendo o caldo de frango cozinhar lentamente por mais tempo. Deixe esfriar. Dividir o caldo em 7 porções. Armazene 3 porções em

recipientes de vidro ou frascos na geladeira (isso será usado nos primeiros 3 dias da limpeza). Congele as outras 4 porções de caldo (que será usado na segunda metade da limpeza).

(26)

V e r d e

Sopa de Vegetais

Por que é tão bom paravocê:

Nutricionalmente, esta sopa de vegetais é cheia de vitaminas, bem como fibras dietéticas e uma variedade de minerais.

Ingredientes para 1 porção:

400ml de Caldo Detox (receita acima) ¼ xícara de brócolis picado

¼ xícara de feijão verde picado ¼ xícara de abobrinha picada ¼ xícara de couve picada 2 colheres de sopa de salsa 2 colheres de sopa de coentro Sal e pimenta a gosto

Coloque o caldo em uma panela média e aqueça em fogo médio. Adicione os vegetais. Deixe cozinhar durante 7-10 minutos até os vegetais ficarem bem cozidos. Adicione a sopa a um liquidificador e misture até ficar homogêneo. Sirva e enfeite com a salsa fresca e o coentro.

(27)

C o m G e n g i b r e

Sopa de Abóbora

Ingredientes para 1 porção:

400ml de Caldo Detox (vegetais ou frango) 120 ml de leite de coco

1 xícara de abóbora picada

2rodelas de gengibre de 1 polegada cortado em fatias finas 1 pitada de pimenta caiena

1 colher de chá de coentro 1 colher de chá de cominho 1 pitada de sal marinho

Adicione tudo à panela e cozinhe por 7 a 10 minutos. Adicione a sopa a um liquidificador e bata até ficar homogêneo.

(28)

A p i m e n t a d o

Sopa de couve-flor

Por que é tão bom paravocê:

A couve-flor é fonte de potássio, vitamina C e glucosinolatos. Os glucosinolatos são compostos contendo enxofre que ativam o sistema de detoxificação do corpo. Pesquisas sugerem que eles podem desempenhar um papel na prevenção de vários tipos de câncer.

Um dos temperos mais usados na culinária indiana é o Garam Masala, que é uma mistura de especiarias comumente usada na cozinha ayurvédica. Os

benefícios para a saúde de Garam Masala incluem melhora da imunidade, perda de peso (é termogênico), ajuda nos processos digestivos, alívio de dor e

diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Ingredientes para 1 porção:

1 xícara de couve-flor cortada em floretes 400ml de Caldo Detox (vegetais ou frango) 120 ml de leite de coco

1 colher de chá de Garam Masala (pimenta preta, canela, cravo, cardamomo, noz-moscada)

1 pitada de pimenta caiena 1 pitada de sal marinho

1 pitada de pimenta preta recém-moída 1 punhado de coentro

(29)
(30)

Biomassa

d e B a n a n a v e r d e

-Lave bem as bananas com casca, uma a uma. -Enxágüe bem.

-Numa panela de pressão coloque água suficiente para cobrir as bananas e deixe ferver.

-Após coloque as bananas com a casca, tampe a panela e deixe ferver sob pressão por 8 minutos.

-Desligue o fogo, porém não abra a panela, deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.

-Espere o vapor escapar naturalmente para depois abrir a panela. -Mantenha as bananas ainda na água quente.

-Aos poucos vá colocando as bananas sem a casca em processador ou espremedor de batatas ainda quente para não esfarinhar. Outra opção é amassar com o garfo.

-Processe até obter uma massa bem espessa.

-Guarde em saco plástico (ou vasilhame de vidro) sob refrigeração por no máximo 3 dias, ou por 3 a 4 meses em congelador.

A biomassa pode ser utilizada nos sucos e smoothies, ou acrescentada nas sopas.

Como congelar:

-Coloque a biomassa numa travessa (rasa) de vidro e deixe na geladeira de um dia para o outro.

-No dia seguinte, corte em cubos equivalentes a mais ou menos 1 colher de sopa.

-Se preferir, embale cada cubo em papel manteiga e leve ao freezer ou congelador.

(31)

Antiparasitário

Os parasitas geralmente são ingeridos pelo consumo de água ou alimentos

contaminados. Eles podem causar doenças em seres humanos. Os alimentos abaixo podem ajudar a matar vermes e parasitas do seu organismo:

✓ Óleo de orégano ✓ Sementes de abóbora ✓ Óleo de cravo ✓ Óleo de côco ✓ Alho ✓ Cebola ✓ Mamão

Contra Fungos e Candida

O crescimento excessivo de Candida é um dos tipos mais comuns de desequilíbrios por fungos. Quando há alterações no pH do seu corpo, pode haver um crescimento

excessivo do fungo Candida albicans e causar infecções fúngicas na boca, no trato intestinal e na vagina. Os alimentos listados abaixo podem ajudar a eliminar esses problemas: ✓ Óleo de côco ✓ Alho ✓ Algas ✓ Gengibre ✓ Limão ✓ Lima ✓ Azeite

✓ Milk thistle (planta) Anti-inflamatório

A inflamação está na raiz da maioria das doenças. Os alimentos abaixo podem ajudar a reduzir a inflamação:

✓ Açafrão

✓ Vegetais de folhas verdes

✓Vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, espinafre, brócolis, nabo, rúcula, agrião, mostarda rabanete e couve de Bruxelas)

✓ Beterraba

Detox Blindagem

(32)

Antibacteriano

Hipócrates disse: "Deixe a comida ser seu remédio e o remédio ser seu alimento". Muito antes dos antibióticos, havia alimentos e ervas que poderiam nos ajudar a prevenir infecções e doenças. Abaixo estão os alimentos que são considerados antibióticos naturais, sem efeitos colaterais prejudiciais:

✓ Alho ✓ Limão ✓ Óleo de coco ✓ Mel ✓ Repolho ✓ Vinagre de maçã

Alimentos para limpeza do intestino

Todos os dias estamos expostos a um número chocante de toxinas. Comer alimentos que dão suporte ao sistema de detoxificação natural do seu corpo, pode ajudar a prevenir a sobrecarga de toxinas no seu organismo. Abaixo estão os alimentos que podem ajudar na detox:

✓ Aloe Vera

✓Vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, espinafre, brócolis, nabo, rúcula, agrião, mostarda rabanete e couve de Bruxelas)

✓ Sementes de linhaça ✓ Chá verde ✓ Limão ✓ Abacate ✓ Maçã ✓ Vinagre de maçã ✓ Aspargos ✓Aipo ✓ Algas ✓ Acelga ✓ Alho-poró ✓ Ervilhas

(33)

Aqui estão algumas dicas simples para ajudá-lo através da sua Limpeza de 7 Dias: 1. Hidratação

Tente beber água com limão ou lima para se manter hidratada, ajudar a digestão eprocessos de detoxificação, além de fornecer vitamina C e sabor extra.

2. Ervas

Adicionar algumas ervas na sua dieta diária é uma ótima maneira de dar suporte aos mecanismos fisiológicos de limpeza do seu corpo. Algumas ervas indicadas são Milk Thistle, cúrcuma, orégano, alecrim, canela e dente-de-leão.

3. Escovação do corpo

Esta técnica poderosa, porém simples, aumenta a circulação sanguínea e estimula a drenagem linfática, ajudando a liberar toxinas, além de ajudar a eliminar as células mortas da pele (incentivando o crescimento de novas células), resultando em uma pele mais suave e brilhante. Use uma escova de ceras naturais suave. Escove a pele ainda seca antes do seu banho, com movimentos circulares. Comece pelos seus pés e escove até a altura do seu peito. Depois de terminar, tome um banho para eliminar as células mortas da pele.

Dica: durante o banho, alternar a temperatura da água entre quente e frio para estimular ainda mais a circulação sanguínea.

4. Respiração

Experimente 10-20 respirações profundas quando você acorda de manhã e antes de dormir à noite. Você também pode fazer isso durante todo o dia se estiver se sentindo estressado ou ansioso.

5. Mindful eating e mastigação

Embora você esteja praticamente à base de líquidos, esteja presente em cada refeição. Certifique-se de provar e sentir as diferentes texturas e prestar atenção nos sinais de saciedade do seu corpo.

6. Dormir

Tente ir para a cama cedo para garantir que você obtenha um sono de qualidade.Isso ajudará a equilibrar seu ritmo circadiano. Tente desligar tudo referente à tecnologia, pelo menos uma hora antes de ir dormir, e evite luz clara à noite. Isso ajudará na produção da melatonina (hormônio do sono). Procure dormir de 7-10 horas.

Rituais Detox

(34)

Cloreto de magnésio - atua na maciez/textura (retenção de umidade) das fezes, facilitando sua eliminação.

Psyllium - é um laxante natural, composto por fibras solúveis, que auxiliam na formação do bolo fecal, ajudando a livrar o intestino do excesso de resíduos, evitando a longa permanência de substâncias potencialmente nocivas e cancerígenas no organismo.

Suplementos Adicionais

NOTA

O material preparado para essa semana de limpeza não foi elaborado para curar doenças, mas sim te ajudar a introduzir alimentos em sua dieta, que foram apontados como ativadores de mecanismos de cura do seu corpo.

Nos campos de saúde, nutrição, medicina e exercícios, existem pontos de vista e opiniões amplamente divergentes.

Antes de iniciar qualquer prática relacionada à Detox, é altamente recomendável que você primeiro se consulte com um Nutricionista Funcional.

(35)

Ana Paula Santos

(36)

V I S I T E :

ANANUTRI.COM.BR

M E S I G A :

FACEBOOK

NUTRIANAPAULASANTOS

INSTAGRAM

ANANUTRISLIM

YOUTUBE

ANAPAULASANTOSNUTRICIONISTA

C O N T A T O :

( 1 1) 9 3230 3805/ ( 1 1) 99546 7921

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

Para outras obras intimadas pela Câmara Municipal (adicional de 100%, correspondente taxa de.. licença inicial

Mamíferos inventariados nas Áreas de Influência Direta (AID) e Indireta (AII) do Empreendimento “Projeto Aripuanã - Mineração e Beneficiamento de Minério Polimetálico – Zn, Cu

Atentar para as definições existentes no Glossário, e que os processos e procedimentos podem ou não se referir a uma política corporativa, mas devem sempre se referir de forma direta

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Estudos epidemiológicos têm demonstrado forte associação entre o sedentarismo e a presença de fatores de risco cardiovascular como hipertensão arterial, resistência à

3 Sugeri alhures (Aubert, 1998) que o empréstimo não se confunde com a transcrição, esta sim, uma cópia real, sem interferência do tradutor, e que ocorre sempre que o

revolução obtido pela rotação de um trapézio isósceles em torno da base menor, como mostra a figura a seguir. Se eu encher completamente copo cônico com água e derramar toda