• Nenhum resultado encontrado

BFF-FF1805

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BFF-FF1805"

Copied!
86
0
0

Texto

(1)Desenvolvimento, Implementação e Validação de um Bloco de Função Lógica Fuzzy parametrizado por Software Livre em um Sistema Distribuído Fieldbus aplicado no controle de temperatura em uma Planta Experimental de Câmara Frigorífica.. Autor: Me. Ricardo Augusto de Almeida Orientador: Prof. Dr. Flávio Vasconcelos da Silva.. CAMPINAS 2015.

(2) SUMÁRIO      .   . Resumo.......................................................................................................3 Capítulo 1 – Introdução..........................................................................6 Capítulo 2 - Revisão bibliográfica e fundamentação teórica...........9 Capítulo 3 – Retrofit e instrumentação PECF..................................23 Capítulo 4 – Estudo das perturbações aplicada na PECF.............33 Capítulo 5 – Implementação de estratégias de controle tradicionais e aquisição de dados do comportamento da PECF..........................................................................................................43 Capítulo 6 – Desenvolvimento do BFF-FF........................................48 Capítulo 7 – Parametrização e simulação do BFF-FF......................56 Capítulo 8 – Validação do funcionamento do Bloco de Função Fuzzy no sistema Fieldbus para controle de processos na PECF..........................................................................................................61. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 2.

(3) RESUMO . Desenvolvimento, parametrização e validação de um bloco de função de lógica Fuzzy (BFF-FF).. . Parametrização por código aberto (Open Source) em arquiteturas de automação distribuídas (Fieldbus Foundation - FF).. . Obter conhecimento especialista de controle em tempo real na Planta Experimental Câmara Frigorífica (PECF).. . Aplicação do BFF-FF na PECF para controle da temperatura de evaporação. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 3.

(4) RESUMO . O BFF-FF comunicou com o servidor e cliente OPC no DFI e com o sistema SCADA.. . Os parâmetros na PECF foram obtidos através do SCADA e gravados em um Banco de dados.. . A implementação das variáveis: PV, MV e simulação da perturbação na PECF foram realizadas nos instrumentos IF e FI.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 4.

(5) RESUMO . Os resultados da PV (temperatura de evaporação) foram obtidos pelo aumento e diminuição da perturbação (carga térmica) e da resposta da MV (frequência do inversor).. . Este trabalho beneficia o projeto de novos experimentos viabilizando desenvolver aplicações de controle de processos com controladores Fuzzy sem a necessidade de investimentos nos IDE de algoritmos científicos.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 5.

(6) INTRODUÇÃO - OBJETIVOS . Desenvolver o bloco de função Fuzzy para instrumentos distribuídos Fieldbus Foundation (BFF-FF).. . Desenvolver uma interface de parametrização de lógica fuzzy para sistemas de refrigeração (FIS).. . Estudar o comportamento do BFF-FF em câmaras frigoríficas industriais.. . Validar e comparar o BFF-FF ao BF-PID. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 6.

(7) INTRODUÇÃO - JUSTIFICATIVAS . O controle Fuzzy executado por sistema especialista no BFF-FF viabiliza o controle descentralizado aplicado neste caso a um sistema EMCS para uma aplicação do tipo HVAC&R.. . Este trabalho beneficia o desenvolvimento de algoritmos Fuzzy em código aberto para experimentos em laboratórios de pesquisa que desejam criar aplicações de controle de processos avançados.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 7.

(8) INTRODUÇÃO - JUSTIFICATIVAS . As aplicações em código aberto retira a necessidade de investimentos nos IDE de algoritmos científicos pagos diminuindo significativamente o custo de tais aplicações.. . A outra vantagem do desenvolvimento nesta arquitetura de sistemas foi que a parametrização do BFF-FF pode ser efetuada remotamente em dispositivos móveis e sua execução no sistema FF pode ser monitorada em tempo real à distância.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 8.

(9) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . A facilidade de adaptação dos parâmetros de controle aos sistemas de refrigeração são determinadas pelas variáveis linguísticas, suas funções de pertinência e as suas regras(Fileti, Antunes, Silva, Silveira, et al., 2007).. . Histórico controle aplicado EMCS aumenta performance: Aquecedores, Ventilação, Ar condicionado e Refrigeração (HVAC&R) (Naidu e Rieger, 2011).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 9.

(10) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . Entre os HVAC&R, os sistemas refrigeração necessitam técnicas de controle avançado, comportamento dinâmico complexo e ao comportamento não linear (Silva, Neves e Silveira, 2006).. . A configuração de Lógica Fuzzy, para performance e eficiência de um sistema de refrigeração é um dos métodos utilizados.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 10.

(11) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . Na automação industrial alguns dos equipamentos capazes de processarem os métodos avançados de controle são:. . A Unidade Central de Processamento (CPU) em estações de trabalho; Controlador Lógico Programável (CLP); Interface Distribuída Fieldbus (DFI) dentre outros equipamentos que suprem o custo computacional requerido pelo método de controle avançado aplicado.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 11.

(12) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . . . Os blocos de função obedecem a norma IEC 61804, Linguagem de Descrição Eletrônica do Dispositivo “Electronic Device Description Language” (EDDL) (Christian et all,2004). As arquiteturas FF são muito utilizadas no controle de processos químicos e de alimentos e são encontrados na literatura acadêmica em publicações desde 1991 até os dias atuais (Daraiseh et al., 1991; Wang, et al., 2005; Wang et al., 2005; Silva, et al., 2006; Almeida, et al., 2011;Scarassati et al,. 2013). A configuração dos instrumentos plataformas abertas baseada em “eXtend Module Language” (XML) (Pantoni e Brandao, 2009). Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 12.

(13) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Figura 2 – Estrutura dos Blocos Fieldbus Foundation (SMAR,1999).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 13.

(14) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Tabela 01. – Norma IEC 61131 Bloco Fuzzy para CLP. Volume IEC 61131-1 IEC 61131-2 IEC 61131-3 IEC 61131-4. IEC 61131-5. IEC 61131-6 IEC 61131-7. IEC 61131-8. Título Informações Gerais Requisitos de equipamentos e testes Linguagens de programação. Descrição Definição de terminologias e conceitos básicos Construção eletrônica e mecânica de testes. Estrutura de programas do CLP, linguagens de programação e execução de programa. Guia sobre seleção, instalação e manutenção de Guia do usuário CLPs Facilidades de programas para comunicação Especificação do com outros dispositivos utilizando comunicação serviço de baseada em MAP (manufacturing aided plannig) mensagens e MMS (manufacturing message specifications) Comunicação via Facilidade de programas de comunicação de Fieldbus CLP utilizando IEC Fieldbus Programação para Facilidades de programas para a manipulação de controle Fuzzy lógica Fuzzy dentro de CLPs Guia para Guia para aplicação e implementação das implementação de linguagens da IEC 61131-3 linguagens para CLPs. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 14.

(15) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Figura 3. – Interligação de Bloco de Função Fuzzy para PLC.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 15.

(16) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Conforme a norma o bloco de função Fuzzy executa o algoritmo na CPU de um CLP. As aplicações podem ser: • Controle (malha aberta ou fechada, SISO ou MIMO, para sistemas lineares ou não lineares); • Ajuste on-line ou off-line de parâmetros de controle; • Reconhecimento de padrões e classificação; • Tomada de decisão em tempo real; • Ajuda de operação para tomada de decisões ou ajuste de parâmetros; • Sistemas de detecção de falhas e diagnósticos. . Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 16.

(17) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . O desenvolvimento de controladores Fuzzy com Blocos FF padrão foram o foco de estudos em aplicações com estratégia de escalonamento de controladores PID para redes industriais foundation fieldbus (LIMA, 2004).. . Os IDE’s para computação científica podem ser substituídos por um Sistema de Inferência Fuzzy (Fuzzy Inference System) escrito em linguagem C++ e desenvolvidos por um Modelo de Linguagem Unificada (Unified Modeling Language) (UML) (VILELA,2010).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 17.

(18) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . Após o estudo das referencias bibliográficas conforme a metodologia do Ciclo “Planejar Fazer Estudo e Ação ( Plan Do Study Act – PDSA). A pesquisa nas bases de dados Scopus, Capes e Web of Knowledge forneceram subsidio sobre artigos, normas e manuais de fabricantes que abordam os seguintes temas:. . Publicações sobre controladores FLC’s em aplicações HVAC&R que utilizam FIS de ambientes de desenvolvimentos proprietários;. . Norma IEC 61131-7 aplicada à elaboração de Blocos de Função Fuzzy em PLC’s. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 18.

(19) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA . Norma IEC 61804 aplicada ao desenvolvimento de Blocos de Função em sistemas distribuídos Foundation Fieldbus.. . Publicações sobre controladores FLC em aplicações HVAC&R de grande porte com automação distribuída FF-H1 monitoradas e supervisionadas por SCADA.. . Publicações de aplicações em FIS de código aberto e livre de licença (FuzzyLite v1.03).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 19.

(20) REVISÃO BIBLIOGRAFICA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONCLUSÃO:  Na literatura acadêmica não foram encontrados as seguintes características desta tese:  Blocos de Função Fuzzy parametrizados por FIS Open Source;  Bloco de Função Fuzzy desenvolvido para redes FF;  Aplicação de Blocos de Função Fuzzy FF em sistemas HVAC&R para EMCS;  Aplicação de Blocos de Função Fieldbus em Câmara Frigorífica;  Aplicação de Blocos de Função Fieldbus Fuzzy com blocos padrão em Câmara Frigorífica. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 20.

(21) O PROJETO PECF SCADA, BANCO DE DADOS. Ensaios Iniciais. FIS. Ensaios Controle PID. BFF-FF. Validação BFF-FF Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 21.

(22) MATERIAIS E MÉTODOS Capítulo 3 – Retrofit e Instrumentação da PECF;  Capítulo 4 – Estudo das perturbações aplicada na PECF;  Capítulo 5 – Implementação de estratégias de controle tradicionais e aquisição de dados do comportamento da PECF;  Capítulo 6 – Desenvolvimento do BFF-FF;  Capítulo 7 – Parametrização e simulação do BFF-FF;  Capítulo 8 – Validação do funcionamento do Bloco de Função Fuzzy no sistema Fieldbus para controle de processos na PECF. . Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 22.

(23) MATERIAIS E MÉTODOS - CAPÍTULO 3. PECF. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO. SISTEMA DE CONTROLE. SISTEMA DE SUPERVISÃO. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 23.

(24) MATERIAIS E MÉTODOS PECF SR Tabela 1. – Reativação do Sistema de Refrigeração. Etapas executadas na reativação do Sistema de refrigeração Condensador a água Limpeza Tubulação de gás Condensador a ar Gás refrigerante Troca Motor do compressor Servidor SCADA Vazamentos Válvulas manuais Válvulas solenoides Bombas de circulação Compressor Torre de resfriamento Inversores de frequência Rede FF-HSE Revisão e testes Rede FF-H1 Instrumentos Fieldbus Painel elétrico Fiação elétrica Fiação de instrumentação Painel do PLC Painel do DFI Sensores de pressão Sensores de pressão diferencial Sensores de vazão mássica Sensores de vazão volumétrica Sensores de temperatura Terminadores de rede. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 24.

(25) MATERIAIS E MÉTODOS – RETROFIT - SR Tabela 2.- Retrofit do Sistema de Refrigeração. Troca. Instalação. Etapas executadas na PECF Estação de trabalho Licença Hard key Servidor SCADA Cabos de sensores Tubulações de cobre Câmara Frigorífica Resistência Elétrica Evaporadores na Câmara Sensores internos Tubulação de gás Fiação de rede Fiação de sensores Fiação de alimentação Instrumentos Fieldbus Foundation Painel elétrico para o Evaporador Conversor de Potência para a Resistência Sistema Operacional System 302 Firmware para Instrumentos Fieldbus Sistema SCADA Conf700 Matlab QtCreator Scilab Pacote Office Banco de Dados IDE Netbeans Navegadores de Internet Team Viewer. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 25.

(26) RESULTADOS – INSTRUMENTAÇÃO CONTROLE - REDES Figura 4. – PECF Diagrama com CLP , DFI, Instrumentos em rede.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 26.

(27) RESULTADOS – Fieldbus Foundation Figura 5. – Rede Fieldbus Foundation na PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 27.

(28) RESULTADO - SCADA Figura 6- SCADA e Rede FF na PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 28.

(29) RESULTADOS – REDE MODBUS Figura 7 – Rede Modbus na PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 29.

(30) RESULTADOS – PECF Figura 8 . – PECF e os Subsistemas SR, SC e SS.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 30.

(31) RESULTADOS – SCADA - PECF Figura 9. – Telas do SCADA na PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 31.

(32) RESULTADOS – BANCO DE DADOS - PECF Figura 10. – Banco de Dados da PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 32.

(33) MATERIAIS E MÉTODOS - CAPÍTULO 4. PERTURBAÇÕES. AFERIÇÃO SENSORES E ATUADORES. ENSAIOS INICIAIS. COMPORTAMENTO EM MALHA ABERTA. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 33.

(34) RESULTADOS – AFERIÇÃO Figura 11. – PECF Diagrama LADDER com linearização de sensores.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 34.

(35) RESULTADOS – ENSAIOS INICIAIS Figura 12. – Ensaios iniciais na PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 35.

(36) RESULTADOS – COMPORTAMENTO EM MALHA ABERTA Tabela 3.- Comportamento do sistema de refrigeração.. Data. 28/2/13 14:30 01/3/13 14:30. TE106 TE103. TE104 TE105 TE108 TE109 TE111 TE401. TE402. Saida Cond. Ent. Comp. Saida Comp. Ent. Cond. Ent. Valv. Ent. Evap. Saida Evap. Suc. Vent. Camara. 26,11. 19,72. 89,38. 63,84. 28,7. -7,84. -1,92. -1,19. -0,59. 23,8. 19,58. 85,06. 53,7. 26,76. -18,92 -13,29 -13,17. -13,14. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 36.

(37) RESULTADOS – REGIME PERMANENTE Figura 13. – Ensaios iniciais na PECF regime permanente.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 37.

(38) RESULTADOS – LIGA E DESLIGA Figura 14. – Ensaios iniciais na PECF controle On-Off.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 38.

(39) RESULTADOS – PERTURBAÇÕES DE FREQUENCIA Figura 14. – Ensaios iniciais na PECF alterações de frequência.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 39.

(40) RESULTADOS – CARGA TÉRMICA SIMULADA Figura 15 – Ensaios iniciais na PECF alterações da carga térmica.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 40.

(41) RESULTADOS – PERTURBAÇÃO NA REFERENCIA DE FREQUENCIA Figura 15 – Ensaios na PECF perturbações de frequência.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 41.

(42) RESULTADOS FINAIS – CAPITULO 4 Tabela 4.- Comportamento da variação da carga térmica simulada obtida no SR. Temperatura de Entrada do Evaporador. RESPOSTA DA CARGA SIMULADA Temperatura Temperatura Temperatura de Saída do no ponto De retorno do ar Evaporador central. Frequency Response (Hz). Carga Térmica (%). 1,84. 9,290001. 1,16. 9,870001. 93. 100. -5,9. 0,66. -0,29. 1,36. 93. 50. -4,8. 0,85. 0,26. 1,95. 81. 50. -4,4. 2,27. -2,71. 2,82. 75. 50. Tabela 5.- Comportamento da variação de frequência obtida no SR. DADOS DO TERMINAL NO INVERSOR DE FREQUENCIA Frequency Frequency Current Electric Response References % References (I) % Response (A) Power (kW) (Hz) % Min. Max. mA Min. Max. Min. Max. Min. Max. 49,3. 50,0. 63. 13. 9,02. 9,30. 35,0. 35,2. 1,10. 1,25. 55,1. 56,0. 68. 14. 8,91. 9,05. 39,3. 39,6. 1,15. 1,42. 61,0. 62,0. 73. 15. 8,58. 8,88. 43,5. 43,7. 1,19. 1,43. 67,6. 68,0. 78. 16. 8,48. 8,83. 47,9. 48,1. 1,1. 1,66. 73,3. 74,1. 83. 17. 8,48. 8,65. 52,1. 52,4. 1,32. 1,66. 79,7. 80,5. 88. 18. 8,25. 8,68. 56,5. 56,7. 1,44. 1,60. 86,7. 87,2. 93. 19. 8,37. 8,56. 61,2. 61,5. 1,53. 1,79. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 42.

(43) MATERIAIS E MÉTODOS – CAPÍTULO 5. METODOS DE CONTROLE. DETERMINAÇÃO DOS BLOCOS DE FUNÇÃO. ESTRATEGIA DE CONTROLE PID. AUTO-SINTONIA VIA OPC. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 43.

(44) MATERIAIS E MÉTODOS – BLOCO DE FUNÇÃO PID Figura 16 – Esquema do Bloco de Função PID FF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 44.

(45) RESULTADOS – ESTRATÉGIA PID Figura 17 – Estratégia do Bloco de Função PID FF na PECF.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 45.

(46) RESULTADOS – AUTO SINTONIA VIA OPC – MATLAB Figura 18 – Auto sintonia pelo Simulink via OPC.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 46.

(47) RESULTADOS FINAL CAPÍTULO 5 Figura 19 – Controle PID sintonizado.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 47.

(48) MATERIAIS E MÉTODOS – CAPÍTULO 6. DESENVOLVIMENTO DO BFF-FF. IEC 61804 EDDL. XML. FUZZY INFERENCE SYSTEM – C++. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 48.

(49) MATERIAIS E MÉTODOS DESENVOLVIME NTO DO BFF - FF Figura 20 – Objetos do Bloco de Função Fuzzy Fieldbus Foundation.. BFF-FF IEC 61804 EDDL DESCRIÇÃO DO DISPOSITIVO DECLARAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DECLARAÇÃO DO BLOCO DE FUNÇÃO DECLARAÇÃO DE ENTRADAS E SAIDAS DECLARAÇÃO DE OUTRAS VARIÁVEIS CORPO DO BLOCO DE FUNÇÃO BLOCO DE FUZZIFICAÇÃO BLOCO DE DEFUZZIFICAÇÃO BLOCO DE REGRAS BLOCO DE OPÇÕES RESOURCE BLOCK Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 49.

(50) RESULTADOS – TRECHO DO CÓDIGO XML PARA OS OBJETOS DO BFF-FF Figura 21 – Trecho do código em XML do objeto (Autor) .. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 50.

(51) MATERIAIS E MÉTODOS – BIBLIOTECAS FUZZYLITE Figura 22 – Diagrama UML de fuzzificação e defuzzificação em C++(Vilela,2010).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 51.

(52) MATERIAIS E MÉTODOS – FUNCIONAMENTO DO BLOCO DE REGRAS Figura 23 – Diagrama UML do Bloco de Regras em C++ (Vilela,2010).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 52.

(53) MATERIAIS E MÉTODOS – FUNCIONAMENTO DAS VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS Figura 24 – Diagrama UML edição das variáveis linguísticas em C++ (Vilela,2010).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 53.

(54) RESULTADOS FINAIS – CÓDIGO ABERTO DE INTEROPERABILIDADE BFF-FF E FUZZYLITE Figura 25 – Trecho do código em XML do objeto Resource Block (Autor) .. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 54.

(55) RESULTADOS FINAIS – Capítulo 6 Figura 26 – Esquema do Bloco de Função Fuzzy Fieldbus Foundation (Autor) .. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 55.

(56) MATERIAIS E MÉTODOS – CAPÍTULO 7. PARAMETRIZAÇÃO E SIMULAÇÃO. PARAMETRIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PERTINÊNCIA. CONFIGURAÇÃO DO BLOCO DE REGRAS. SIMULAÇÃO OFFLINE. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 56.

(57) MATERIAIS E MÉTODOS – VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS DE ENTRADA Tabela 6.- Configuração variável linguística ERROTEV. Termo Linguístico ERROTEV. Sigla. Faixa do erro. Negative Large. NL. -2,00 a -1,50. Negative Medium. NM. -1,75 a -1,25. Negative Small. NS. -1,50 a -0,25. Zero. ZR. -0,25 a 0,25. Positive Small. PS. 0,00 a 1,50. Positive Medium. PM. 0,50 a 2,00. Positive Large. PL. 1,50 a 4,50. Tabela 7.- Configuração variável linguística DERROTEV. Termo Linguístico DERROTEV Negative Large Negative Medium Negative Small Zero Positive Small Positive Medium Positive Large. Sigla. Faixa do erro. NL NM NS ZR PS PM PL. -1,00 a -0,50 -0,75 a -0,25 -0,50 a 0,00 -0,25 a 0,25 0,00 a 0,50 0,25 a 0,75 0,50 a 1,00. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 57.

(58) MATERIAIS E MÉTODOS – VARIÁVEL LINGUÍSTICA DE SAÍDA - COMPRESSOR Tabela 7.- Configuração variável linguística de saída Compressor. Termo Linguístico. Sigla. Faixa de atuação. Negative Large. NL. 63,00 a 63,50. Negative Medium. NM. 63,25 a 63,75. Negative Small. NS. 63,50 a 64,00. Zero. ZR. 63,75 a 64,25. Positive Small. PS. 63,50 a 73,00. Positive Medium. PM. 73,00 a 88,00. Positive Large. PL. 88,00 a 98,00. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 58.

(59) MATERIAIS E MÉTODOS – DEFINIÇÃO DA BASE DE REGRAS Tabela 7.- Configuração da base de regras do BFF-FF. ∆𝑒(𝑘) NL. NM. NS. ZR. PS. PL. ZR. PS. PM. PL. PM. NS. ZR. PS. PS. NM. NS. ZR. NL. NS NM. 𝑒(𝑘). NL. PM. PL. PL. PL. PL. PM. PL. PL. PL. ZR. PS. PM. PL. PL. NM. NS. ZR. PS. PM. PL. NL. NL. NM. NS. ZR. PS. PM. NL. NL. NL. NM. NS. ZR. PS. NL. NL. NL. NL. NM. NS. ZR. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 59.

(60) RESULTADOS – SIMULAÇÃO OFFLINE. Figura 27 – Simulação da parametrização Offline(Autor) .. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 60.

(61) MATERIAIS E MÉTODOS – CAPÍTULO 8. VALIDAÇÃO DO BFF-FF NA PECF. TRANSFERÊNCIA DO BFF-FF. CONTROLADOR BLOCO PID. CONTROLADOR BLOCO FUZZY. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 61.

(62) MATERIAIS E MÉTODOS – DIRETÓRIO DO BFF-FF NO INSTRUMENTO IF-302 Figura 28. – Estrutura de arquivos no configurador FF(Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 62.

(63) RESULTADOS – INTERFACE DE TRANSFERÊNCIA DO BFF-FF Figura 29 – Programa de transferência do BFF-FF(Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 63.

(64) RESULTADOS – BLOCO CONFIGURADO NO SYSCON Figura 30 – Bloco na configuração da rede FF da PECF (Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 64.

(65) RESULTADOS – ESTRATÉGIAS FUZZY E PID Figura 30 – Estratégia BFF-FF na rede FF da PECF (Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 65.

(66) RESULTADOS – COMPORTAMENTO PID. Figura 31 – Comportamento do controlador PID (Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 66.

(67) RESULTADOS – COMPORTAMENTO FUZZY Figura 31 – Comportamento do controlador Fuzzy (Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 67.

(68) RESULTADOS – COMPORTAMENTO PID Figura 32 – Comportamento do controlador PID (Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 68.

(69) RESULTADOS – COMPORTAMENTO FUZZY Figura 33 – Comportamento do controlador Fuzzy (Autor).. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 69.

(70) RESULTADOS – COMPORTAMENTO PID. Frequência do motor. Figura 33 – Comportamento do controlador Fuzzy (Autor).. Erro. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 70.

(71) Frequência do motor. RESULTADOS – COMPORTAMENTO FUZZY. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 71.

(72) CONCLUSÃO FINAL . Para a comprovação de estudos experimentais de lógica fuzzy em câmaras frigoríficas industriais, utilizadas principalmente na conservação de alimentos como a PECF é necessário uma instrumentação e uma supervisão em tempo real. O desenvolvimento do sistema de refrigeração, do sistema de controle, do sistema de supervisão SCADA, os vínculos ao banco de dados e às aplicações descritas no Capítulo 4 foram determinantes para iniciar o desenvolvimento de estratégias de controladores fuzzy.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 72.

(73) CONCLUSÃO FINAL O estudo do comportamento da PECF em malha aberta descrito no Capítulo 5 e o estudo do comportamento da PECF em malha fechada mostraram o perfil para desenvolver a base do conhecimento na parametrização do controlador Fuzzy para a PECF.  O desenvolvimento do FIS e o BFF-FF em código aberto conforme a descrito no Capítulo 7, e o desenvolvimento do BFF-FF estão conforme as normas IEC 61131-3 (EDDL), IEC 61131-4 (DD),IEC 61804 (BFF) que utilizou o IDE QtCreator para gerar a interface de parametrização.  O FIS foi parametrizado com o conhecimento aprendido da PECF, onde a simulação do BFF-FF foi apresentado no Capítulo 7. . Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 73.

(74) CONCLUSÃO FINAL O Capítulo 8 mostrou a validação do BFF-FF na PECF atingindo os objetivos específicos deste capítulo sendo estes:  A transferência do BFF-FF parametrizado pelo FIS Open Source para PECF;  O Comparativo entre a estratégia de controle do bloco de função PID-FF e a estratégia de controle do BFF-FF;  O Comparativo entre o comportamento de controle do bloco de função PID-FF e o comportamento de controle do BFF-FF. . Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 74.

(75) CONCLUSÃO FINAL . . Com a finalização do comparativo entre o comportamento de controle do bloco de função PID-FF e o comportamento de controle do BFF-FF pode-se notar as diferenças no comportamento do perfil de ambos. Estas diferenças vão deste os tempos das curvas de respostas das temperaturas, tempo de resposta da variável manipulada, diminuição do erro e do desvio médio do erro em relação a variável controlada. Conclui-se que o desenvolvimento, a parametrização, implementação e a validação do BFF-FF em plataformas de código aberto estão comprovados nesta aplicação. E serve como base de estudos experimentais em controladores avançados para câmaras frigoríficas industriais, utilizadas principalmente na conservação de alimentos. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 75.

(76) CONCLUSÃO FINAL . A maior contribuição atribuída ao desenvolvimento desta aplicação foi utilizar plataformas gratuitas para estudos de controladores distribuídos FF em sistemas de refrigeração com câmara frigorífica. Esta contribuição pode estender-se a outras aplicações HVA&R que desejam utilizar o FIS para controlar outros sistemas através de Lógica Fuzzy sem os custos de licenças. A possibilidade de trabalhar com ferramentas gratuitas em sistemas como a PECF abre um novo horizonte de possibilidades principalmente na Engenharia Química e na Engenharia de Alimentos onde estas aplicações podem ser estudadas por laboratórios de automação e refrigeração como o LCAP e o LACPA.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 76.

(77) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, R. A.; A. M. F. FILETI, A. M. F.; SILVA, F. V. ANÁLISE DO DESEMPENHO DE REDES ETHERNET E FIELDBUS FOUNDATION APLICADOS A PROCESSOS QUÍMICOS.COBEQ 2012. QUÍMICA, C. B. D. E. Foz do Iguaçu 2012. AMERICA, I. S. O. E. T. R. Fieldbus Standard for Use in Industrial Control Systems, Part 2: Physical Layer Specification and Service Definition, Amendment X : Medium Attachme, Parte 2. In: (Ed.). ISA Standard: ISA publisher, 1991. ISBN 1556173172, 9781556173172 ST - Fieldbus Standard for Use in Industrial Control Systems, Part 2: Physical Layer Specification and Service Definition, Amendment X : Medium Attachme, Parte 2. APLICAÇÕES, D. E.; TREINAMENTO, D.; SMAR. Como Implementar projetos com Fieldbus Foundation. Sertãozinho ET - 2th: Smar, 51-53 ST - Como Implementar projetos com Fieldbus Disponível em: <http://www.smar.com/System302/Files/Projetosff/cursofb02.pdf>. ______. Como Implementar projetos com Fieldbus Foundation. 2th. Sertãozinho: Smar, 1998. 51-53 Disponível em: <www.smar.com/System302/Files/Projetosff/cursofb02.pdf>. APREA, C. Fuzzy control of the compressor speed in a refrigeration plant. International Journal of Refrigeration, v. 27, n. 6, p. 639-648, 2004. Disponível em: <http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0140700704000258>.Disponível em: < file:///C:/Users/Ricardo/Documents/Projeto Refrigeração Câmara/Art controle 290911-1.pdf >. APREA, C.; MASTRULLO, R.; RENNO, C. Experimental analysis of the scroll compressor performances varying its speed. Applied Thermal Engineering, v. 26, n. 10, Jul 2006. ISSN 1359-4311. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000236430000003 >. BALCILAR, M.; DALKILIC, A. S.; WONGWISES, S. Artificial neural network techniques for the determination of condensation heat transfer characteristics during downward annular flow of R134a inside a vertical smooth tube. International Communications in Heat and Mass Transfer, v. 38, n. 1, Jan 2011. ISSN 0735-1933. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000286557300012 >. BEGHI, A.; CECCHINATO, L.; RAMPAZZO, M. On-line, auto-tuning control of Electronic Expansion Valves. International Journal of Refrigeration, v. 34, n. 4, p. 1151-1161, 6// 2011. ISSN 0140-7007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140700710002896>.. BOSLER, W. H. HP in control. Hydrocarbon Processing, v. 78, n. 3, p. 17, 1999. ISSN 00188190. Disponível em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=afh&AN=1762300&lang=pt-br&site=ehost-live>. CHO, E. et al. Variable fuzzy control for heat pump operation. Journal of Mechanical Science and Technology, v. 25, n. 1, p. 201-208, 2011. Disponível em: <http://www.springerlink.com/index/10.1007/s12206-010-1105-x>.Disponível em: < file:///C:/Users/Ricardo/Documents/Projeto Refrigeração Câmara/Art controle 071011-7.pdf >. COSTA, T. V.; FILETI, A. M. F.; SILVA, F. V. Scilab/Scicos: An Alternative Tool for Real-Time Monitoring and Advanced Control Fieldbus Industrial Systems. In: DEBRITOALVES, R. M.;DONASCIMENTO, C. A. O., et al (Ed.). 10th International Symposium on Process Systems Engineering: Part A, v.27, 2009. (Computer-Aided Chemical Engineering). ISBN 1570-7946. 978-0-444-53472-9.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 77.

(78) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DARAISEH, A.; FLANDERS, P. S. Safety instrument system for monitoring and controlling chemical process field device, has transceiving unit transmitting and receiving signals between field devices and safety logic solver over both hardwired and wireless networks: Saudi Arabian Oil Co.. EKREN, O.; SAHIN, S.; ISLER, Y. Comparison of different controllers for variable speed compressor and electronic expansion valve. International Journal of Refrigeration, v. 33, n. 6, p. 1161-1168, 9// 2010. ISSN 0140-7007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140700710000915>. EL, E. Estrat ´ egia de Escalonamento de Controladores PID Baseado em Regras Fuzzy para Redes Industriais Foundation Fieldbus Usando Blocos Padr ˜ oes Universidade Federal do Rio Grande do Norte c ˜ Estrat ´ egia de Escalonamento de Controladores PID Baseado em Regras Fuzzy para Redes Industriais Foundation Fieldbus Usando Blocos Padr ˜ oes. Disponível em: < file:///C:/Users/Ricardo/Documents/Universidades/Unicamp/fuzzy.pdf >.. FADAEI, A. et al. Function block and networked control system Implementation on a real pilot plant. 978-1-4244-1705-6. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000262125901057 >.. 2008. ISBN. FADAEI, A.; SALAHSHOOR, K. Design and implementation of a new fuzzy PID controller for networked control systems. Isa Transactions, v. 47, n. 4, Oct 2008. ISSN 0019-0578. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000260323800001 >. ______. A Novel Real-time Fuzzy Adaptive Auto-Tuning Scheme for Cascade PID Controllers. International Journal of Control Automation and Systems, v. 9, n. 5, Oct 2011. ISSN 1598-6446. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000295500600002 >. FALLAHSOHI, H. et al. Predictive functional control of an expansion valve for minimizing the superheat of an evaporator. International Journal of Refrigeration, v. 33, n. 2, p. 409-418, 2010. ISSN 0140-7007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140700709002424>.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 78.

(79) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FANGER, P. Moderate thermal environments - Determination of the PMV and PPD indices and specification of the conditions for thermal comfort. International Organization for Standardization, Geneva, Switzerland, n. ISO-7730, 1984. FILETI, A. M. F. et al. Experimental investigations on fuzzy logic for process control. Control Engineering Practice, v. 15, n. 9, p. 1149-1160, 9// 2007. ISSN 0967-0661. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0967066107000317>. ______. Experimental investigations on fuzzy logic for process control. Control Engineering Practice, v. 15, n. 9, Sep 2007. ISSN 0967-0661. Disponível em: <<Go to II>://WOS:000247812200009 >. FRANCO, I. C. et al. A neuro-fuzzy identification of non-linear transient systems: Application to a pilot refrigeration plant. International Journal of Refrigeration-Revue Internationale Du Froid, v. 34, n. 8, Dec 2011. ISSN 0140-7007. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000297826500036 >. HAINES, R. Control Systems for Heating, Ventilating and Air Conditioning. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1971. HAINES, R. W., HITTLE, DOUGLAS C. Control Systems for Heating, Ventilating, and Air Conditioning. 6th. United States: Kluwer Academic Publishers, 2003. ISBN 978-0-387-30521-9. HAN-XIONG, L.; GATLAND, H. B. Conventional fuzzy control and its enhancement. Systems, Man, and Cybernetics, Part B: Cybernetics, IEEE Transactions on, v. 26, n. 5, p. 791-797, 1996. ISSN 1083-4419.. HANG, C. C.; ASTROM, K. J.; HO, W. K. Refinements of the Ziegler-Nichols tuning formula. IEE Proceedings D: Control Theory and Applications, v. 138, n. 2, p. 111-118, // 1991. ISSN 01437054 (ISSN). Disponível em: <http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.00026118737&partnerID=40&md5=ff85e03d3a48ba469c0222e9aea3f33c>. HANSEN, J. C. et al. Fuzzy logic based controller for cooling and refrigerating system|has speed of IC enginedriven centrifugal compressor regulated in response to continuously updated output from fuzzy logic software routine: York Int Corp.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 79.

(80) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS JIANG, M. et al. Research on the control laws of the electronic expansion valve for an air source heat pump water heater. Building and Environment, v. 46, n. 10, Oct 2011. ISSN 0360-1323. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000292223900011 >. KARJALAINEN, S. Gender differences in thermal comfort and use of thermostats in everyday thermal environments. Building and Environment, v. 42, n. 4, p. 1594-1603, 4// 2007. ISSN 0360-1323. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360132306000242>. KAZEMIAN, H. B. Comparative study of a learning fuzzy PID controller and a self-tuning controller. ISA Transactions, v. 40, n. 3, p. 245-253, 7// 2001. ISSN 0019-0578. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0019057800000562>. LEE, C. C. Fuzzy logic in control systems: fuzzy logic controller. I. Systems, Man and Cybernetics, IEEE Transactions on, v. 20, n. 2, p. 404-418, 1990. ISSN 0018-9472. LEE, I. H.; CHOI, J. W.; KIM, M. S. Studies on the heating capacity control of a multi-type heat pump system applying a multi-input multi-output (MIMO) method. International Journal of Refrigeration, v. 34, n. 2, p. 416-428, 3// 2011. ISSN 0140-7007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140700710002173>. LI, G.; TSANG, K. M.; HO, S. L. Fuzzy based variable step approaching digital control for plants with time delay. ISA Transactions, v. 37, n. 3, p. 167-176, 7// 1998. ISSN 0019-0578. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0019057898000160>. LI, H.; FEI, J. Fuzzy Control for a Variable Speed Refrigeration System. 2011 Third International Conference on Measuring Technology and Mechatronics Automation, p. 272-275, 2011. ISSN 978-1-4244-9010-3. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=5721173>.Disponível em: < file:///C:/Users/Ricardo/Documents/Projeto Refrigeração Câmara/Art controle 071011-9.pdf >. LI, Q.; JIANG, J. Evaluation of Foundation Fieldbus H1 Networks for Steam Generator Level Control. Ieee Transactions on Control Systems Technology, v. 19, n. 5, Sep 2011. ISSN 1063-6536. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000293982200008 >. LI, Q.; JIANG, J.; RANKIN, D. J. Evaluation of Delays Induced by Profibus PA Networks. Ieee Transactions on Instrumentation and Measurement, v. 60, n. 8, Aug 2011. ISSN 0018-9456. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000293658600018 >. LI, X. et al. A new method for controlling refrigerant flow in automobile air conditioning. Applied Thermal Engineering, v. 24, n. 7, p. 1073-1085, 5// 2004. ISSN 1359-4311. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S135943110300348X>.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 80.

(81) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MAMDANI, E. H.; ASSILIAN, S. An experiment in linguistic synthesis with a fuzzy logic controller. International Journal of ManMachine Studies, v. 7, n. 1, p. 1-13, 1// 1975. ISSN 0020-7373. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0020737375800022>.. ______. An Experiment in Linguistic Synthesis with a Fuzzy Logic Controller. International Journal of Human-Computer Studies, v. 51, n. 2, p. 135-147, 8// 1999. ISSN 1071-5819. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581973603035>. MANSOUR, S. E. et al. Online optimization of fuzzy-PID control of a thermal process. Isa Transactions, v. 44, n. 2, Apr 2005. ISSN 0019-0578. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000228232300012 >. MATHWORKS. Fuzzy logic toolbox. Fuzzy Logic Toolbox. SIMULINK. Massashussetts, USA: Mathworks. 2014: Matlab p. 2014. NAIDU, D. S.; RIEGER, C. G. Advanced control strategies for heating, ventilation, air-conditioning, and refrigeration systems--an overview: Part I: hard control. HVAC & R Research, v. 17, p. 2+, 2011/01//// 2011. ISSN 10789669. Disponível em: <http://go.galegroup.com/ps/i.do?id=GALE>. Acesso em: 2012/10/4/. PANTONI, R. P.; BRANDAO, D. Developing and implementing an open and non-proprietary device description for FOUNDATION fieldbus based on software standards. Computer Standards & Interfaces, v. 31, n. 2, Feb 2009. ISSN 0920-5489. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000261868200033 >. PANTONI, R. P. et al. Developing and implementing an open and nonproprietary device description for fieldbus devices based on software standards. 2007. ISBN 978-1-4244-0754-5. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000252265104027 >. QURESHI, T. Q.; TASSOU, S. A. Variable-speed capacity control in refrigeration systems. Applied Thermal Engineering, v. 16, n. 2, p. 103-113, 2// 1996. ISSN 1359-4311. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/135943119500051E>. RADA-VILELA, J. Fuzzylite: A fuzzy logic control library in C++".Proceedings of the Open Source Developers Conference, 2013. Auckland, New Zealand 2013. SANAYE, S.; DEHGHANDOKHT, M.; FARTAJ, A. Temperature control of a cabin in an automobile using thermal modeling and fuzzy controller. Applied Energy, v. 97, n. 0, p. 860-868, 9// 2012. ISSN 0306-2619. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306261912001791>.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 81.

(82) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SILVA, F. et al. Saving energy using fuzzy control applied to a chiller: an experimental study. Clean Technologies and Environmental Policy, v. 14, n. 4, p. 535-542, 2012. ISSN 1618-954X. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s10098-011-04096>. SILVA, F. V.; FILHO, L. C. N.; SILVEIRA JR, V. Experimental evaluation of fuzzy controllers for the temperature control of the secondary refrigerant in a liquid chiller. Journal of Food Engineering, v. 75, n. 3, p. 349-354, 8// 2006. ISSN 0260-8774. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026087740500258X>. SILVA, F. V.; FILHO, L. C. N.; SILVEIRA, V. Experimental evaluation of fuzzy controllers for the temperature control of the secondary refrigerant in a liquid chiller. Journal of Food Engineering, v. 75, n. 3, p. 349-354, 2006. Disponível em: <http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S026087740500258X>.Disponível em: < file:///C:/Users/Ricardo/Documents/Projeto Refrigeração Câmara/Art Controle 071011-11.pdf >. SILVA, F. V.; NEVES, L. C.; SILVEIRA, V. Experimental evaluation of fuzzy controllers for the temperature control of the secondary refrigerant in a liquid chiller. Journal of Food Engineering, v. 75, n. 3, Aug 2006. ISSN 0260-8774. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000236476400007 >. SILVA, F. V. et al. Saving energy using fuzzy control applied to a chiller: an experimental study. Clean Technologies and Environmental Policy, 2011. ISSN 1009801104. Disponível em: <http://www.springerlink.com/index/10.1007/s10098-011-04096>.Disponível em: < file:///C:/Users/Ricardo/Documents/Projeto Refrigeração Câmara/Art controle 071011-8.pdf >. ______. Saving energy using fuzzy control applied to a chiller: an experimental study. Clean Technologies and Environmental Policy, v. 14, n. 4, p. 535-542, 2012. ISSN 1618-954X. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s10098-011-0409-6>. SILVEIRA, A. S.; RODRIGUEZ, J. E. N.; COELHO, A. A. R. Robust design of a 2-DOF GMV controller: A direct self-tuning and fuzzy scheduling approach. Isa Transactions, v. 51, n. 1, Jan 2012. ISSN 0019-0578. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000300078100004 >. SMAR. Tutorial Fieldbus. A FOUNDATIONTM Fieldbus Technology Overview. SMAR. Brazil, São Paulo. 1: 29 p. 2013. TAKAGI, T.; SUGENO, M. Fuzzy identification of systems and its applications to modeling and control. Systems, Man and Cybernetics, IEEE Transactions on, v. SMC-15, n. 1, p. 116-132, 1985. ISSN 0018-9472. TAN, D. W. W. W. A simplified type-2 fuzzy logic controller for real-time control. Isa Transactions, v. 45, n. 4, Oct 2006. ISSN 0019-0578. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000241395800004 >.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 82.

(83) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS TASSOU, S. A.; MARQUAND, C. J.; WILSON, D. R. Comparison of the performance of capacity controlled and conventional on/off controlled heat pumps. Applied Energy, v. 14, n. 4, p. 241-256, // 1983. ISSN 0306-2619. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/030626198390051X>.. TIAN, J.; FENG, Q.; ZHU, R. Analysis and experimental study of MIMO control in refrigeration system. Energy Conversion and Management, v. 49, n. 5, May 2008. ISSN 0196-8904. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000255318600006 >. TIZZEI, A. et al. SYSTEM FOR STUDIES OF CONTROL STRATEGIES APPLIED IN THE REFRIGERATED CHAMBERS. Engenharia Agricola, v. 31, n. 5, Sep-Oct 2011. ISSN 1809-4430. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000306569100004 >. VERHAPPEN, I. Foundation Fieldbus Digital technology: Today and the Future. Measurement & Control, v. 42, n. 2, Mar 2009. ISSN 0020-2940. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000264495300003 >. WANG, K.; WANG, H.; IEEE. Application of FF FFB in hybrid/batch control. In: (Ed.). 2005 Ieee International Conference on Control Applications, 2005. (IEEE International Conference on Control Applications). ISBN 1085-1992 0-7803-9353-8. WANG, T. et al. The application and research of Fieldbus and expert system in the chemical examination station of the power plant. 2005. ISBN 0-7918-4182-0. Disponível em: <<Go to ISI>://WOS:000242015800055 >. ZADEH, L. A. Fuzzy sets. Information and Control, v. 8, n. 3, p. 338-353, 6// 1965. ISSN 0019-9958. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S001999586590241X>.. ÅSTRÖM, K. J. et al. Automatic tuning and adaptation for PID controllers - a survey. Control Engineering Practice, v. 1, n. 4, p. 699-714, 8// 1993. ISSN 0967-0661. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/096706619391394C>. ŞAHIN, A. Ş. Performance analysis of single-stage refrigeration system with internal heat exchanger using neural network and neurofuzzy. Renewable Energy, v. 36, n. 10, p. 2747-2752, 2011. ISSN 0960-1481. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960148111001236>. ŞENCAN, A. Performance of ammonia–water refrigeration systems using artificial neural networks. Renewable Energy, v. 32, n. 2, p. 314-328, 2// 2007. ISSN 0960-1481. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S096014810600022X>.. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 83.

(84) SUGESTÕES DE TRABALHOS FUTUROS. . - Aumento do COP e de eficiência energética em sistemas HVAC&R através de controladores Fuzzy em microprocessadores embarcados;. . - Reator Multipropósito para biomateriais inteligente aplicado a biopolímeros com controle de variáveis de processo e contagem de células por reconhecimento de imagem;. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 84.

(85) SUGESTÕES DE TRABALHOS FUTUROS. . . . . - Desenvolvimento de controladores inteligentes em nuvem para controle de aplicações HVAC&R em câmaras frigoríficas. - Simulação de processos de reações para biopolímeros em reatores virtualizados por Clusters computacionais compostos por consoles de jogos em Software livre. - Simulação de processos HVAC&R por Clusters computacionais compostos por consoles de jogos em Software livre. - Desenvolvimento de gagets para aumento de eficiência energética em equipamentos residenciais utilizando redes elétricas inteligentes e controladores inteligentes. Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 85.

(86) FIM AGRADECIMENTOS:        .     . A Deus e meus entes queridos; Prof. Dr. Flávio Vasconcelos da Silva; Prof. Dr. Vivaldo Silveira Junior; Profa. Dra. Ana Frattini Fileti; Prof. Dr. Jones Erni Schmitz; Professores da Faculdade de Engenharia Química; Professores da Faculdade de Engenharia de Alimentos; Laboratório de Controle e Automação de Processos; Laboratório de Automação e Controle de Processos de Alimentos; Faculdade de Engenharia Química; Faculdade de Engenharia de Alimentos; Universidade Estadual de Campinas; Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior; Apresentação Preliminar de Tese de Doutorado. 86.

(87)

Referências

Documentos relacionados

A espontaneidade demonstrada pelos alunos participantes do grupo focal ao dizerem de suas experiências de leitura no impresso, mesmo que a dinâmica tivesse como fito principal

7) Selecione o usuário ou grupo adicionado | em Permissões selecione as permissões desejadas | clique em OK. 8) Para compartilhar, clique na Guia Compartilhamento |

4.2 O Formulário de Inscrição para Monitoria poderá ser retirado no Setor Coordenação Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Uberaba Parque

Os recursos para avaliação de treinamentos associados aos simuladores atualmente disponíveis avaliam apenas de forma simplificada o registro das sessões, se limitando

11 Sobre as lógicas de classificação articuladas no cenário brasileiro diante da recente chegada dos imigrantes haitianos, as políticas migratórias adotadas pelo Estado e a

Para ativos e passivos reconhecidos nas demonstrações financeiras ao valor justo de forma re- corrente, a Companhia determina se ocorreram transferências entre níveis da hierarquia,

A regressão logística mostrou que após a avaliação das diversas variáveis clínicas, cirúrgicas e laboratoriais, apenas um pequeno número delas são fatores

O conteúdo deste capítulo inicial está dividido da seguinte forma: breve apresentação da teoria principialista (i); a principal crítica feita a ela (ii); a maneira como