• Nenhum resultado encontrado

Plano Ensino 1 Sem. 2014 - Psicologia da Personalidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano Ensino 1 Sem. 2014 - Psicologia da Personalidade"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2014

CURSO: Psicologia

GRAU / HABILITAÇÃO: Bacharelado e Formação de Psicólogo

DISCIPLINA: Psicologia da Personalidade

CARGA HORÁRIA: Teórica: 80H

Prática: -Total: 80H

SEMESTRE DO CURSO: 5º. Semestre

PROFESSOR(ES): Ana Cândida Magalhães e

Helenice F. Oliveira Rocha

1. EMENTA:

Estuda a constituição da estrutura da personalidade proposta pela psicanálise freudiana.

2. OBJETIVOS:

Conhecer o referencial teórico psicanalítico com ênfase nas contribuições de S. Freud para o tratamento psicoterapêutico. Identificar a partir desta teoria as questões técnicas que viabilizam o trabalho do psicoterapeuta.

3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

As ações formativas, realizadas no desenrolar das atividades acadêmicas do presente componente curricular, são adotadas para que se desenvolvam e/ou aprimorem competências e habilidades que possibilitem aos licenciandos serem capazes de: conhecer a teoria e a técnica psicanalítica através da abordagem freudiana dos conflitos psíquicos inconscientes bem como suas influências sobre a saúde e a doença psíquica e serem capazes de apropriarem-se destas referências aplicando-as na compreensão e tratamento dos fenômenos clínicos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 – As contribuições de S. Freud para a compreensão da personalidade e do mundo mental. 2 – Os sonhos e o Inconsciente.

3 – Sexualidade.

4 – Desejo, Pulsão e Recalque.

(2)

6 – Narcisismo.

7 – O complexo de Édipo. 8 – As instâncias psíquicas.

5. METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas expositivas dialogadas. Discussão de textos.

6. PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

A avaliação acadêmica é realizada por disciplina, incidindo sobre a frequência e a atividade escolar do estudante. São atividades de avaliação: pesquisas, exercícios, leitura e interpretação de textos, de casos, trabalhos práticos, seminários, provas escritas, constantes no Plano de ensino e de aula apresentado aos estudantes pelo professor, no início do semestre letivo.

A composição das notas do 1º e 2º bimestres será feita da seguinte maneira: A) Composição da nota para o 1º. Bimestre (B1):

Avaliação continuada com no mínimo três INSTRUMENTOS. Um deles poderá ser prova escrita. O primeiro será um trabalho individual e escrito com tema a ser divulgado, valendo 1,5 pontos; o segundo uma resenha escrita e individual do livro “O que é psicanálise” valendo 1,5 pontos; o terceiro uma prova individual e escrita valendo 4,0 pontos e o quarto a AIC (Avaliação Interdisciplinar Cumulativa, conforme regulamento anexado) valendo 3,0 pontos.

Média final da B1 = Será a soma dos quatro instrumentos utilizados (0 a 10 pontos).

IMPORTANTE: No caso de falta do aluno não haverá substituição das avaliações parciais, independente do instrumento usado pelo professor.

B) Composição da nota para o 2º. Bimestre (B2): (Somente para disciplinas presenciais e estágios de ênfase (do 7º ao 10º sem.)

B2A – Avaliação do Professor com peso de 0,0 a 10,0 na data prevista pela UnG em calendário acadêmico.

IMPORTANTE:

Aprovação:

No caso de disciplinas com avaliação B1 e B2. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média de aproveitamento semestral igual ou superior a 7,0 (sete inteiros), desde que não ultrapasse o limite de 25% de faltas no semestre letivo. A média bimestral deverá ser lançada de meio em meio ponto. A média semestral será obtida pela soma das duas médias bimestrais e o resultado dividido por 2. Oficialmente, o cálculo desta média será feito pelo sistema de processamento de dados da Universidade Guarulhos, com arredondamento de 0,25 para mais.

O aluno que, numa disciplina, obtiver média semestral inferior a 4,0 (quatro inteiros) será considerado reprovado nessa disciplina, independentemente do numero de faltas e não terá direito a fazer o exame especial de recuperação.

No caso de disciplinas com avaliação única. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média de aproveitamento semestral igual ou superior a 7,0 (sete inteiros), desde que não ultrapasse o limite de 25% de faltas no semestre letivo. Não haverá provas substitutivas de avaliações parciais e não haverá exame especial de recuperação.

Nas disciplinas com avaliação cumpriu ou não cumpriu. Será considerado aprovado o aluno que obtiver o conceito cumpriu desde que não ultrapasse o limite de faltas de 25% no semestre letivo. Não haverá provas substitutivas de avaliações parciais e não haverá exame

(3)

especial de recuperação e não haverá reposição de supervisões. Haverá reposição de atendimentos ou visitas de estágios conforme critério do supervisor de estágio, ouvido a coordenação de estágio do campo em questão.

7. ATIVIDADES EXTRACLASSE E/OU DE COMPENSAÇÃO DE CARGA HORÁRIA:

Atividades de leitura e de análise de textos propostas pelo docente.

8. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

A

Aula TT/P Conteúdo/Atividades

Estratégia de Aula / Recursos

1 T Apresentação da disciplina. A constituição da personalidade: a visão psicanalítica.

Aula expositiva dialogada. 2 T As contribuições teóricas e técnicas de S. Freud

para a compreensão do mundo mental. Os sonhos e o Inconsciente.

Aula expositiva dialogada.

3 T Continuação. Aula expositiva dialogada.

4 T Continuação. Aula expositiva dialogada.

5 T Sexualidade: Desejo e Pulsão. Aula expositiva dialogada. 6 T Os dois princípios do funcionamento mental. Aula expositiva dialogada.

7 T Recalque. Aula expositiva dialogada.

8 T Avaliação. Individual e escrita.

9 T Narcisismo. Aula expositiva dialogada.

10 T Continuação. Aula expositiva dialogada.

11 T O complexo de Édipo. Aula expositiva dialogada.

12 T Continuação. Aula expositiva dialogada.

13 T Feriado – Dia do Trabalho. Leitura e análise de texto. 14 T As instâncias psíquicas. Aula expositiva dialogada.

15 T Continuação. Aula expositiva dialogada.

16 T As personalidades neurótica e psicótica. Aula expositiva dialogada.

17 T Avaliação B2. Individual e escrita.

18 T Prova substitutiva. Individual e escrita.

19 T Recesso escolar – Copa do mundo – jogo do Brasil.

Sugerido leitura de texto. 20 T Feriado – Corpus Christi. Sugerido leitura de texto.

(4)

9. BIBLIOGRAFIA: BÁSICA:

1 – Bergeret, J. Personalidade normal e patológica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 2 – Freud, S. Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1978.

3 – Laplanche, J. – Pontalis, J-B. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

COMPLEMENTAR:

1 – Bleichmar, H. Depressão: um estudo psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1983.

2 – Brenner, C. Noções básicas de psicanálise: introdução à psicologia psicanalítica. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

3 – Mijolla, A. Dicionário Internacional da Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2005. 4 – Quinodoz, J. M. Ler Freud: guia de leitura da obra de S. Freud. Porto Alegre: Artmed, 2007.

5 – Rocha, H. F. O. O ideal: um estudo psicanalítico. São Paulo: Vetor, 2012.

ASSINATURA DOS PROFESSORES:

(5)

REGULAMENTO DA 3ª. AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR CUMULATIVA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE GUARULHOS – 1º. 2014

1 PARTICIPANTES

A 3ª Avaliação Interdisciplinar Cumulativa do Curso de Psicologia da Universidade Guarulhos é um instrumento de avaliação direcionada aos estudantes que estejam regularmente matriculados no Curso de Psicologia da UnG, nos períodos matutino ou noturno.

1. Todos (as) os (as) estudantes regularmente matriculados no curso de Psicologia farão a AIC/PSI. Será aplicada dia 16 de abril de 2014, no horário regular de aulas do período matutino e noturno.

2. O (a) estudante que estiver cursando ou devendo em regime de “DP” ou adaptação, duas ou mais disciplinas constantes da AIC (ver quadro de cada turma) estará dispensado de realizar a AIC. Deverá completar sua nota em prova ou outro instrumento das disciplinas em curso, a ser definida pelo professor. 3. As disciplinas ofertadas em UnG Digital não comporão a prova AIC e os alunos

com adaptações ou “DPs” APENAS nessas disciplinas farão a 3ª. AIC/PSI regularmente.

4. Os estágios supervisionados não utilizarão a nota da AIC/PSI em sua avaliação.

5. O (a) estudante que estiver cursando apenas “DP” e/ou Adaptação e não pertencer a nenhuma turma está dispensado de realizar a 3ª. AIC/PSI e deverá completar sua nota em prova ou outro instrumento, das disciplinas em curso, a ser definida pelo professor.

6. O (a) estudante que não se submeter a qualquer das fases da AIC/PSI, deverá fazer prova complementar ou outro instrumento definido pelo professor no valor da parte escrita/oral da AIC.

2 TEMÁTICA

Todas as provas da 3ª. AIC/PSI abordarão temas desenvolvidos conforme descritos nos planos de ensino das disciplinas, e transcritos como integrantes da 3ª. AIC/PSI. Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

1º Semestre:

6 TEORIAS E TÉC. DE GRUPOS 6 NEUROFISIOLOGIA 6 PROCESSOS PSICOLÓGICOS 6 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 6 FILOSOFIA

Teorias e Técnicas de Grupo: Psicologia Individual e Psicologia de Grupos: nascimento de

uma disciplina; Marcos referenciais teóricos fundantes: Contribuições da Psicanálise (Fundamentos de Sigmund Freud, Bion e os Supostos Básicos, A teoria de Pichon-Riviére e a técnica dos Grupos Operativos); A Gestalt e a Teoria de Campo de Kurt Lewin; A Socionomia e o método do Psicodrama de Jacob Levy Moreno (Contribuições da Análise Psicodramática); Teorias sistêmicas; Os fenômenos do campo grupal; Processos obstrutivos nos grupos, nas instituições e nos sistemas humanos em geral; Teoria da técnica: Orientações específicas para o trabalho prático.

(6)

Neurofisiologia: medula espinal (Substância Cinzenta e Branca, Principais vias, Plexos

Braquial e Lombo-Sacro, Tipos de Neurônios e sinapses); tronco encefálico (Principais Síndromes, Pares Cranianos, Formação reticular); cerebelo (Morfologia Externa, Morfologia Interna e Núcleos da Base, Vias Aferentes e Eferentes e vestibulares), diencéfalo (ventrículo, Formações Talâmicas e Sistema Límbico), telencéfalo (Morfologia Externa e Interna), controle motor; O papel do córtex cerebral, dos núcleos da base, do cerebelo, do tronco encefálico e da medula espinhal no controle motor; Distúrbios do comportamento; psicologia aplicada às disfunções neurológicas (Doenças Vasculares do Encéfalo, Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular, Tumores do Sistema Nervoso, Doenças Degenerativas e Desmielinizantes, Heredoataxias, Memória, cognição, Comportamento emocional).

Processos Psicológicos: Introdução aos fenômenos e Processos Psicológicos; Sensação

e percepção; Consciente, Pré-consciente e Inconsciente; Pensamento e Linguagem; Atenção e memória; Principais Teorias Motivacionais; Sentimento e emoção; Eventos ambientais e comportamentos.

Psicologia da Aprendizagem: A aprendizagem como objeto de estudo; As relações entre o

desenvolvimento e a aprendizagem; Teorias ou concepções de aprendizagem (Inatismo; Ambientalismo; Construtivismo); Dificuldades de aprendizagem.

Filosofia: Posturas do ser humano perante a realidade: a submissão, a magia, a religião e

a filosofia; breve visão da História da Filosofia na Antiguidade Clássica: origem da Filosofia no Mundo Ocidental e a questão da mudança entre os pré-socráticos; os grandes pensadores grego-romanos: das propostas dos sofistas à profundidade dos socráticos e às novas buscas dos pós-socráticos; A Filosofia na Idade Média e o argumento de autoridade; A Filosofia nos tempos Modernos (Condicionantes históricos e suas consequências, das divergências entre Racionalismo e Empirismo ao Criticismo Kantiano, O Positivismo de Augusto Comte, Dialética Moderna, Existencialismo, Fenomenologia).

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,1 cada acerto, totalizando de 0,0 a 3,0 pontos (somados na B1).

2º Semestre:

4 ÉTICA DO PSICÓLOGO 3 HISTÓRIA PSIC. BRASIL 6 BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA

6 PSICOLOGIA INFÂNCIA 3 ESTA-TÍSTICA 3

PROJETO INTEGRADO I 1 TEORIAS E TÉC. DE GRUPO

1 NEUROFISI-OLOGIA 1 PROC. PSICOLÓGICOS 1 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 1 FILOSO-FIA

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Ética Profissional do Psicólogo: Introdução à Ética: ética pessoal & ética profissional.

Resumo histórico da regulamentação da profissão: a) criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia (Sistema Conselhos de Psicologia); b)evolução do Código de Ética e das Resoluções que o complementam; Código de Processamento Disciplinar; Filosofia moral: moral, ética, liberdade, responsabilidade, consciência moral, virtude, vício, normas morais e jurídicas e natureza humana. Estágios do desenvolvimento moral: anomia, heteronomia e autonomia. Modelos éticos; Módulo integrado – prática, filosofia e normas. Responsabilidade social do Psicólogo.

(7)

História da Psicologia no Brasil: Os primeiros passos dados pelo Brasil acerca do

comportamento humano; A busca de recursos humanos entre a população que habitava o Brasil no período colonial; A saúde mental dando seus primeiros passos no Brasil com Franco da Rocha; O uso político da saúde mental e de pacientes psiquiátricos; A educação impondo-se no Brasil; Programas de saúde a partir do séc. XIX e suas relações com a Psicologia.

Bases Epistemológicas da Psicologia: O que é psicologia e o que fazem os psicólogos; A

psicologia científica (O Estruturalismo; O Funcionalismo; O Associacionismo); As Principais Teorias da Psicologia no Século 20 (O Behaviorismo e a Terapia Comportamental); A Gestalt - A Psicoterapia da Gestalt; Noções de Psicanálise (Estrutura da Personalidade; A Descoberta da Sexualidade Infantil); Psicologia Humanista - Terapia Centrada na Pessoa. Os principais teóricos da psicologia bem como a essência das teorias que criaram e defenderam ao longo da vida.

Psicologia da Infância: Conceitos básicos do desenvolvimento humano. Influências

internas x influências externas; efeitos da interação; Perspectivas teóricas clássicas e contemporâneas; Planejamento de pesquisa e observação. Influências genéticas e fatores ambientais que influenciam a vida intrauterina. Nascimento e capacidades reflexas e perceptivas do recém-nascido. Importância da vinculação afetiva com o ser materno e paterno. Desenvolvimento físico na infância; Desenvolvimento cognitivo na infância; Importância da linguagem para o desenvolvimento da criança; Desenvolvimento socioemocional na infância; Ambientes de desenvolvimento: lar e escola; O brincar e o desenvolvimento infantil.

Estatística: Conceitos de Estatística (Estatística descritiva, Estatística analítica ou de

inferência, Rápido histórico, Método estatístico, Instrumentos de coleta de dados e suas variáveis, Amostra (n ideal); Representações (Tabelas, Dados não agrupados, Dados agrupados, Gráficos, Colunas, Barras, Setores, Dispersão, Medidas de tendência central, Moda, Média, Mediana); Medidas de Posição (Separatrizes)- Mediana, Percentil, Decil, Quartil; Medidas de Dispersão (Variância, Desvio Padrão, Coeficiente de variação); Distribuições de Probabilidade (Normal e Testes Qui-quadrado).

Projeto Integrado I: Apresentação da aprendizagem por projetos; Problematização para

elaboração de projetos; Justificativa para execução de projetos; Organização dos objetivos primários e secundários no planejamento de projetos; Sistematização formal para apresentação de projetos; Elaboração de projeto integrado e interdisciplinar.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,1 cada acerto, totalizando de 0,0 a 3,0 pontos (somados na B1).

3º Semestre:

4 PSIC. SOCIAL 3 MAC 3 PROJETO INTEGRADO II 4

TEORIAS EXIST. FENOMENOLÓGI-CAS 5 PSICO.. ADOL/ ENVELHECI-MENTO ---1 BASES EPISTEMOLÓ-GICAS DA PSICOLOGIA.

1 ESTATIS-TICA 1 ÉTICA DO PSICÓLOGO 1

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL

1 PROJETO INTEGRADO I 1 PSIC.INFÂNCIA

1 TEORIAS E TÉC.DE GRUPO 1 NEURO- FISIOLO-GIA 1 PROC. PSICOLÓGI-COS

1 PSICOLOGIA DA. APRENDIZAGEM 1 FILOSOFIA

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

(8)

Psicologia Social: O Social da Psicologia Social. As críticas à Psicologia Social tradicional;

A Psicologia Social crítica; A Psicologia Social como um campo de saber interdisciplinar: Uma nova concepção de homem para a psicologia; O indivíduo e seu processo de constituição. A linguagem enquanto mediação do indivíduo com o mundo; A linguagem e o poder, a ideologia, a consciência, o pensamento e as representações sociais; O processo de construção da identidade a partir das categorias da psicologia social: pensamento, atividade, consciência e identidade; A identidade como papéis, a identidade do “eu”, identidade como metamorfose e emancipação. O Psicólogo como agente de transformações sociais. Pesquisa Participante: Contribuições metodológicas na compreensão dos fenômenos psicossociais; Estrutura e Dinâmica da vida cotidiana; Exclusão/Inclusão social; Grupos marginalizados/ Violência Social; Métodos de investigação: observação participante e entrevista: Entrevista aberta, semiaberta e fechada.

Métodos de Análise do Comportamento: Usos e aplicações práticas da observação;

Características da linguagem científica; Definição de comportamento, produtos de comportamento e eventos ambientais; Técnicas de registro de comportamento; Cálculo de concordância entre observadores; Registradores de comportamento; Programa de trabalhos observacionais; Normas básicas para partes de relatórios científicos (ABNT).

Projeto Integrado II: Releitura da aprendizagem por projetos; Problematização para

elaboração de projetos com o enfoque proposto para o semestre; Justificativa para execução de projetos; Organização dos objetivos primários e secundários no planejamento de projetos; Sistematização formal para apresentação de projetos; Elaboração de projeto integrado no enfoque proposto para o semestre (articular 2 disciplinas específicas da psicologia).

Teorias Existenciais Fenomenológicas: Fundamentos básicos

existenciais-fenomenológicos em psicologia (movimento humanista em psicologia: tradição fenomenológica e existencial; fundamentos filosóficos na fenomenologia: Husserl, Merleau-Ponty e no existencialismo: Kierkegaard, Heidegger e Sartre; psicologia existencial: a. Maslow e a “terceira força”); principais abordagens de inspiração fenomenológica-existencial: teoria e técnica (abordagem centrada na pessoa: Rogers: a- a importância da “experiência” na compreensão do humano; b- as “proposições” para uma teoria da conduta; c- a teoria do self e o comportamento; d- estados de congruência e incongruência do eu (saúde e doença); e- como criar uma relação de ajuda; f- o processo de terapia: condições “necessárias e suficientes” para que ocorram mudanças; g- ludoterapia centrada-na-criança; h– aconselhamento psicológico; abordagem gestáltica: Frederick Perls (a- a gestalt e os fenômenos da percepção; b- a teoria da gestalt. e terapia do “aqui-e-agora”); A gestalt em ação: o processo terapêutico; A relação psicólogo-cliente nas abordagens existenciais-fenomenológicas.

Psicologia da Adolescência ao Envelhecimento: Caracterização Geral da Adolescência;

Início e término da Adolescência: demarcadores e critérios; Adolescência: invenção cultural ou estágio de desenvolvimento; Principais contribuições teóricas ao estudo da adolescência: Visão Sócia histórica e Psicanalítica; Adolescência e puberdade – Desenvolvimento físico e imagem corporal; Desenvolvimento físico do adolescente e transtornos alimentares (bulimia e anorexia);Desenvolvimento moral (Kohlberg); Autoconceito e Identidade (Erikson); O papel da escola na formação do adolescente; Questões sociais e contemporâneas: Estatuto da Criança e do Adolescente, adolescente em situação de risco e índice de bem-estar infanto-juvenil no Brasil; Fatores demográficos e epidemiológicos do envelhecimento; Construindo uma vida adulta; relacionamentos e papeis: trabalho, casamento, paternidade/maternidade. Novas configurações familiares; Meia-idade: identidade e papeis e questões da meia idade

(9)

(ser avô/avó, cuidar dos pais, imagem corporal, sexo e menopausa); Idade avançada: aposentadoria, condição socioeconômica, envelhecimento e doenças; Visão integrativa do desenvolvimento psicossocial. Esquema do ciclo da vida humana: as oito idades do homem; O sentido histórico da vida e da consciência de finitude: como lidar com a morte.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,1 cada acerto, totalizando de 0,0 a 3,0 pontos (somados na B1).

4º Semestre:

2 AVALIAÇÂO PSIC. INFANTIL 3 INTER-VENÇÕES PSICOS-SOCIAIS 2 PSICOLOGIA DO COMPORTA-MENTO NAS ORG. 3 TEORIAS E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMPORTAMENTO --- ---1 MAC 2 PSICOLO-GIA SOCIAL 2 TEORIAS EXISTENC. FENOMENOLÓ GICAS 1 PSICOLOGIA DA ADOLESCENCIA AO ENVELHECIMENTO --- ---1 BASES EPISTEMO-LÓGICAS DA PSIC.

1 ESTATÍSTICA 1 ÉTICA DO PSICÓLOGO 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL 1 PSICO-LOGIA INFÂN-CIA 1 PROJETO INTEGRA-DO I 2 TTG 1 NEUROFI-SIOLOGIA 2 PROCESSOS PSICOLÓGICOS 2 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 1 FILOSO-FIA

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Avaliação Psicológica da Infância: Técnica de Entrevista Inicial com os Pais; Observação

Lúdica – Utilização da Caixa; - A Escala Wechsler de Inteligência WISC III (fundamentação teórica, técnica de aplicação, avaliação e interpretação do teste); DFH III – o desenho da figura humana: avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças (fundamentação teórica, técnica de aplicação, avaliação e interpretação do teste); Técnica de Entrevista de Devolução de Resultados (pais e criança).

Intervenções Psicossociais: Concepção de Psicologia Institucional e Comunitária;

Concepção de instituição e processos grupais; O que é uma atuação psicossocial; Fundamentos éticos e metodológicos para o enquadramento; Tipos de práticas em diversos tipos de instituições/organizações/grupos; Diagnóstico institucional/ Levantamento da demanda Institucional; Atuação psicossocial – métodos e manejos.

Psicologia do Comportamento nas Organizações: Comportamento organizacional;

Cultura e Clima Organizacional; Percepção e motivação nas organizações; Endomarketing e o papel da comunicação nas organizações; Grupos e equipes de Trabalho; Liderança, poder e autoridade; Mudança organizacional.

Teorias e Técnicas Experimentais do Comportamento: Condicionamento; Aquisição,

manutenção e extinção do comportamento; Reforço e Reforçamento; Controle Aversivo; Controle de Estímulos; Comportamento controlado por regras.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,1 cada acerto, totalizando de 0,0 a 3,0 pontos (somados na B1).

5º Semestre:

2 TÉCNICAS E INSTRUM. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO 2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO 2 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 2 LEITURA COMENTADA DE PRONTUÁ-RIOS

(10)

---INFÂNCIA ÇÕES PSICOS-SOCIAIS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DO COMP. COMPORTAMEN-TO NAS ORG. 1 MAC 1 PSICOLOGIA SOCIAL 1 TEORIAS EXISTENC. FENOMENOLÓGICA S 1 PSICOLOGIA DA ADOLESCENCIA AO ENVELHECIMEN-TO 1 PROJETO INTEGRADO II 1 ÉTICA DO PSICÓLOGO 1 HISTÓRIA DA PSIC. NO BRASIL 1 PSICOLOGIA DA INFÂNCIA 1 ESTATÍSTICA 1 BASES EPISTEMOLÓGI-CAS DA PSICOLOGIA 1 NEUROFISIOLOGIA 1 TEORIAS E TÉC. DE GRUPO 1 PSICOLOGIA DA

APRENDIZAGEM 1 FILOSOFIA 1 PROCESSOS PSICOLÓGICOS

Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica: Entrevista psicológica clínica;

Fundamentação teórica do teste Palográfico (Técnica de aplicação do teste Palográfico, Interpretação do teste Palográfico); Fundamentação teórica do teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (Técnica de aplicação do teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, Análise e interpretação dos resultados do teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, Elaboração de laudo conclusivo; Entrevista devolutiva em Psicologia) ;Técnica de aplicação do Teste G36; Fundamentação teórica, correção e interpretação do Teste G36; Técnica de aplicação do Quati (Fundamentação Teórica e correção do Quati, Interpretação do Quati e elaboração de laudo).

Psicologia da Personalidade: As contribuições de S. Freud para a compreensão da

personalidade e do mundo mental; Os sonhos e o Inconsciente; Sexualidade; Desejo, Pulsão e Recalque; Os dois princípios do funcionamento mental; Narcisismo; O complexo de Édipo; As instâncias psíquicas.

Psicologia, Organizacional e do Trabalho: Estrutura e projetos organizacionais.

Desenvolvimento histórico da relação homem X trabalho; Comportamento organizacional; Indivíduo e organização; Natureza e Interação entre as pessoas e organizações;

Subjetividade e condições de trabalho; Organizações como sistemas abertos;

Recrutamento e seleção de pessoal; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Acompanhamento e avaliação de pessoal; Sistemas de reconhecimento e comunicação organizacional; Medicina, higiene e segurança do trabalho;

Psicologia e Educação: Psicologia e Educação; História da Psicologia Escolar no Brasil e

no mundo; O papel do Psicólogo Escolar e os modelos de atuação; Análise do cotidiano escolar: alguns problemas que se apresentam hoje; Especificidade e pluralidade de atuação do psicólogo escolar.

Leitura Comentada de Prontuários: FALTA CONTEÚDO

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,1 cada acerto, totalizando de 0,0 a 3,0 pontos (somados na B1).

6º Semestre:

3 TEORIAS E TÉCNICAS PSICANALÍTICAS 3 AVAL. PSICOLÓGICA: TÉCNICAS PERCEPTIVAS

2 POLÍTICAS PUBLICAS EM SAÚDE MENTAL 2

PSICOLOGIA E SAÚDE DO TRABALHADOR 1 TEORIAS 1 TEORIAS 1 TEORIAS 1 PSIC. TRABALHO E

(11)

PRÁTICAS EXPERI-MENTAIS COMP.

EXISTENCIAIS FENOMENOLÓGICAS

PERSONALIDADE DAS ORG. 1 AV. PSIC. INFANTIL 1 ESTATISTICA 1

PSIC. DESENVOL. ADOLESC/ENVELHE-CIMENTO 1 PSIC. SOCIAL 1 MET. CIENTÍFICA 1 MÉTODOS DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

2 PSIC. DESENVOL. INFÂNCIA 1

TEORIAS E TÉCNICAS DE GRUPO 1 BASES EPISTEMO-LÓGICAS 1 ÉTICA DO PSICÓLOGO. 1 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 1 FISIOLOGIA 1 NEUROFISIOLOGIA 1 HISTÓRIA PSICOLOGIA NO BRASIL 1 PROCESSSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Teorias e Técnicas Psicanalíticas: Evolução histórica da Psicanálise; Estrutura do

Inconsciente; Primeira e Segunda Tópicas; Complexo de Édipo; Narcisismo e os processos de identificação; A técnica psicoterapêutica de base psicanalítica; Entrevista, contrato terapêutico; Transferência e contratransferência; Setting terapêutico; A psicanálise contemporânea: principais contribuições.

Avaliação Psicológica: técnicas perceptivas: Fundamentos teóricos e metodológicos

(aplicação, correção e interpretação) dos instrumentos projetivos perceptivos.

Psicologia e Saúde do Trabalhador: Necessidades e práticas aplicadas à saúde do

trabalhador pela psicologia do trabalho.

Políticas Públicas em Saúde Mental: Modelos de atenção e prevenção em saúde. A

contemporaneidade da assistência em Saúde mental e os novos rumos na políticas públicas. Os indicadores clínicos, epidemiológicos e sociais. O papel estratégico das Redes de Atendimento Psicossocial.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,1 cada acerto, totalizando de 0,0 a 3,0 pontos (somados na B1).

7º Semestre:

matriz 2008

2 ATIV. ACAD. INTEGRA-DAS 2 BIOÉTICA E EXERC. PSICOLOGIA 2 INTERVEN-ÇÕES. PSICOS-SOCIAIS 2 MODALIDA-DES PSICOD. INTERV. CLÍNICA 2 PSICO-LOGIA ANALÍTICA 2 ATENDI-MENTO HOME CARE 1 AVALIAÇÃO PSIC. CLÍNICA 1 PSICOPATO-LOGIA 1 TEORIAS E TÉC. PSICANALÍTI-CAS 1 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO --- ---2 ANÁLISE EXPERI-MENTAL DO COMP. 1 TEORIAS DA PERSONALI-DADE 1 PSICOLOGIA TRABALHO E ORGANIZAÇÃO . --- --- ---1 PSICOLGIA DA ADOLESC /ENVELHEC 1 PSICOLOGIA SOCIAL 1 AVALIAÇÃO PSIC. INFANTIL 1 ESTATÍSTICA --- ---1 METODO-LOGIA CIENTÍFICA 1 PSICOLOGIA DA INFÂNCIA --- --- --- ---1 BASES EPISTEMO-LÓGICAS PSICO. 1 ÉTICA DO PSICÓLOGO --- --- --- ---1 HISTÓRIA DA PSICO. BRASIL 1 PROCESSOS PSICOLÓGI-COS --- --- ---

(12)

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Atividades Acadêmicas Integradas: Temas regionais emergentes em saúde; Atuação em

equipe multidisciplinar e multiprofissional; Educação e promoção da saúde em diversos ciclos da vida; Pactos pela vida e pela saúde; Programas e protocolos de atenção básica em saúde.

Bioética e Exercício Profissional em Psicologia: Fundamentos da ética em pesquisa;

Pesquisa científica e a saúde; Conhecimento e saúde: entre ciência e arte; Breve história da bioética: da ética da pesquisa à bioética; Bases conceituais e correntes da bioética; Regulamentação relacionada com pesquisa com seres humanos (Regulação ética internacional, A resolução do Conselho Nacional de Saúde n. 196/96 versão 2012);Sistema de regulação ética nacional; Métodos de pesquisa e ética (Introdução aos métodos e técnicas de pesquisa científica - Pesquisa clínica; Pesquisa em saúde pública; Pesquisa em ciências sociais e humanas); Integridade na pesquisa e ética na publicação; Funcionamento dos Comitês de Ética em Pesquisa; Comitês de ética em pesquisa: organização e funcionamento (O papel dos representantes dos sujeitos de pesquisa no sistema CEP/Conep e a tramitação entre o Comitê e a Comissão; Parecer ético de projetos de pesquisa: fundamentos e elementos práticos).

Intervenções Psicossociais: Concepção de Psicologia Institucional e Comunitária;

Concepção de instituição e processos grupais; O que é uma atuação psicossocial; Fundamentos éticos e metodológicos para o enquadramento; Tipos de práticas em diversos tipos de instituições/organizações/grupos; Diagnóstico institucional/ Levantamento da demanda Institucional; Atuação psicossocial – métodos e manejos.

Modalidades Psicodinâmicas de Intervenção Clínica: A psicoterapia breve: histórico e

conceituação; A psicoterapia breve: aspectos essenciais do método; A psicoterapia breve: teoria e técnica; As contribuições de M. Klein para a compreensão do mundo mental; A posição esquizo-paranóide; A posição depressiva; A inveja primitiva; As contribuições de D. W. Winnicott para a compreensão do mundo mental; O desenvolvimento emocional primitivo; A preocupação materna primária e o ambiente suficientemente bom; Objetos e fenômenos transicionais; A tendência anti-social.

Psicologia Analítica: Jung – uma vida e obra; A Estrutura da Psique (Inconsciente Pessoal,

Coletivo e Arquétipo); Arquétipos: (Ego, Persona, Sombra, Anima/Animus e Self); Os Complexos Psicológicos; Tipos Psicológicos; Sincronicidade; O Processo de Individuação.

Serviço Domiciliar em Saúde- Home Care: Conceituação assistência domiciliar (home

care); Aspectos Éticos e Filosóficos, Políticos e Legais em Saúde no domicílio; Legislação em Home Care; Gestão de Recursos Humanos; Gestão em Saúde na assistência domiciliar; Relações Psicossociais no Núcleo Familiar; Processo e Estratégia do Cuidar em Família; Logística em Saúde Pública e Privada em Atenção Domiciliar; Alterações e Agravos à Saúde em Atenção Domiciliar; Ações multiprofissionais em Home Care; Ações da Enfermagem em Home Care; Ações da Nutrição em Home Care; Ações da Psicologia em Home Care.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,05 cada acerto, totalizando de 0,0 a 1, 5 pontos (somados na B1).

(13)

A) Optantes do campo clínico: Estágio com opção de ênfase I – Psicopatologia

Clinica.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

B) Optantes de campos não clínicos: caso oral de Subjetividade e Saúde do

trabalhador ou Desafios Institucionais de Inclusão.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

8º Semestre:

2 PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 3 PSICOLOGIA. PREVENTIVA E DA SAÚDE 3 TEORIAS E TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS COGNITIVAS 3 PSICOLOGIA HOSPITALAR

1 BIOÉTICA E EXER. PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA 1 INTERVENÇÕESPSICOSSOCIAIS 1 MODALIDADES PSICODINÂMICAS DE INTERVENÇÃO CLINICA 1 PSICOLOGIA ANALÍTICA 1 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA

1 PSICOPATOLOGIA 1 TEORIAS E TÉC. PSICANALÍTICAS 1 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

1

ANÁLISE EXPERIMENTAL

COMPORTAMENTO 1

TEORIAS

PERSONALIDADE 1 TEORIAS EXISTENCIAIS FENOMENOLÓGICAS ---1

PSIC. DESENV. ADOLESCENCIA AO

ENVELHECIMENTO 1 PSICOLOGIA SOCIAL 1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

INFANTIL ---1 METODOLOGIA CIENTÍFICA 1 PSIC. DESENV.INFÂNCIA --- ---1 BASES EPISTEMOLÓGICAS PSICOLOGIA --- --- ---1 HISTÓRIAPSICOLOGIA NO BRASIL 1 PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS ---

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Projeto de Pesquisa em Psicologia: Importância dos elementos metodológicos de uma

pesquisa; Normas e procedimentos para pesquisas envolvendo seres humanos; Apresentação e discussão da Resolução 196/1996 do CNS - Conselho Nacional de Saúde; Formulação do Problema de Pesquisa; Importância e organização das justificativas do trabalho; Importância e estratégias de focalização dos objetivos do trabalho; Método: Sujeitos, Material/Instrumentos, Procedimento; Previsão de Análise de Dados; Diferentes tipos de monografia; Apresentação e discussão do programa e atividades; Procedimentos de coleta de dados: Pesquisa quantitativa e Pesquisa qualitativa; Normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Organização do item de apresentação e discussão dos resultados; diferentes tipos de exposição de dados: Quadros, Tabelas, Gráficos e Textos; Organização da(s) Conclusão(ões); Organização dos demais elementos para completar a Monografia.

Psicologia Preventiva e da Saúde: Os desafios da Psicologia Preventiva; Tendências que

moldaram a Psicologia da Saúde: principais pressupostos teóricos; O papel do psicólogo da Saúde; A influência da Psicanálise no surgimento do pensamento psicossomático; Aspectos da constituição do psiquismo segundo o pensamento psicanalítico. As contribuições de D.W. Winnicott. A influência do ambiente; Histórico e considerações epistemológicas da Psicossomática; A Psiconeuroimunologia; A Psico-oncologia no Brasil. Aspectos emocionais

(14)

presentes na etiologia do câncer; O papel do psicólogo na prevenção de doenças e na saúde;- Tratamentos.

Teorias e Técnicas Comportamentais Cognitivas: Introdução aos princípios básicos da

teoria comportamental e cognitiva; Princípios teóricos e práticos da terapia cognitiva; A análise funcional do comportamento; Terapia racional-emotiva-comportamental (TREC); Terapia comportamental cognitiva em situações adversas; Técnicas em Terapia comportamental cognitiva.

Psicologia Hospitalar: Histórico: Instituição de saúde e Psicologia Hospitalar no Brasil;

Conceitos: Saúde e Doença, OMS e Ministério da Saúde; Psicologia Hospitalar: O adoecimento Distúrbios psicológico; Aspectos psicológicos em torno da doença Manifestações da subjetividade; Atuação do Psicólogo; Artigos científicos em Psicologia da Saúde; Roteiro de Avaliação Psicológica em Hospital Geral; Luto.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,05 cada acerto, totalizando de 0,0 a 1,5 pontos (somados na B1).

Fase 2: Prova Oral

A) Optantes do campo clínico: Estágio com opção de ênfase II – Psicodiagnóstico. Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

B) Optantes de campos não clínicos: caso oral de Diagnóstico Institucional ou

Questões Psicopedagógicas Contemporâneas.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12,13,14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

9º Semestre:

4 PSICOLOGIA

JURÍDICA

4 TCC I --- --- ---1 PSICOLOGIA

HOSPITALAR 1 PSICOLOGIA PREVENTIVA E DA SAÚDE 1 TEORIAS E TECNICAS COMP. COGNITIVA --- ---1 BIOÉTICA E EXERCÍCIO PSICOLOGIA INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS 1 MOD. PSICOD. INT. CLÍNICA 1 PSICOLOGIA ANALÍTICA ---1 AVALIAÇÃO PSIC. CLÍNICA 1 PSICOPATOLOGIA 1 PSICOGIA E EDUCAÇÃO 1 GESTÃO DE PESSOAS 1 TEORIAS TÉC. PSICANALÍ-TICAS 1 ANÁLISE EXP. COMPORTA-MENTO 1 TEORIAS DA PERSONALIDA-DE 1 TEORIAS EXISTENCIAIS FENOMENOL. --- ---1 PSICOLGIA ADOLESCEN-CIA / ENV. 1 PSICOLOGIA. SOCIAL 1 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL --- ---1 PSICOLOGIA DA INFÂNCIA --- --- --- ---1 ÉTICA DO

PSICÓLOGO 1 BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA --- --- ---1 HISTÓRIA PSICOLOGIA NO BRASIL --- --- ---

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

(15)

Psicologia Jurídica: A história da Psicologia Jurídica no Brasil; Perícia Psicológica em

processos judiciais: aspectos legais e éticos; Intervenções Psicossociais; Psicologia no Direito de Família (Psicologia e o Direito da criança e do adolescente); Psicologia nas Instituições Penais; Psicologia e o Direito Civil; Vitimologia e o processo de Vitimização.

Trabalho de Conclusão de Curso I: Organização da Monografia: Introdução, Método,

Referências e Anexos.

Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,05 cada acerto, totalizando de 0,0 a 1,5 pontos

(somados na B1).

Fase 2: Prova Oral

A) Optantes do campo clínico: Estágio com opção de ênfase III – Estratégias

Psicológicas Focais.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

.

B) Optantes de campos não clínicos: caso oral de Projetos Organizacionais e do

Trabalho e Intervenção ou Orientação Vocacional e Profissional.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

10º Semestre:

3 PSICODRAMA 3 PSICOLOGIA E COMUNICAÇÃO SOCIAL 3 TCC II --- ---2 PSICOLOGIA JURÍDICA --- --- --- ---1 PSICOLOGIA HOSPITALAR 1 PSICOLOGIA PREVENTIVA E DA SAÚDE 1 TEORIAS E TECNICAS COMP. COGNITIVA --- ---1 INTERVEN-ÇÕES PSICOS-SOCIAIS

1 MOD. PSICOD. INT.

CLÍNICA 1 PSICOLOGIA ANALÍTICA --- ---1 AVALIAÇÃO

PSIC. CLÍNICA 1 PSICOPATOLOGIA 1 PSICOGIA E EDUCAÇÃO 1 GESTÃO DE PESSOAS 1 TEORIAS TÉC. PSICANALÍ-TICAS 1 ANÁLISE EXP. COMPORTA-MENTO 1 TEORIAS DA PERSONALIDA-DE 1 TEORIAS EXISTENCIAIS FENOMENOL. --- ---1 PSICOLGIA ADOLESCEN-CIA / ENV. 1 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL --- --- ---1 PSICOLOGIA DA INFÂNCIA --- --- --- ---1 ÉTICA DO PSICÓLOGO --- --- --- ---1 HISTÓRIA PSICOLOGIA NO BRASIL --- --- ---

---Para as disciplinas do semestre vigente entrarão apenas conteúdos ministrados no 1º. bimestre.

Psicodrama: Teoria Socionômica de Jacob Levy Moreno (Biografia do autor e histórica do

(16)

ramos teóricos da Socionomia e seus respectivos métodos; Os 4 eixos necessários à aceitação acadêmica de uma teoria (Visão de mundo e de homem; Desenvolvimento do psiquismo; Desenvolvimento da identidade/personalidade, Métodos); Conceitos teóricos centrais, Ato terapêutico X Processo terapêutico; Métodos e Técnicas (os 5 instrumentos; As técnicas: Técnicas históricas; Técnicas básicas; Técnicas derivadas; Etapas de trabalho); autores pós-morenianos (Escola francesa: o psicodrama psicanalítico, Escola Argentina: Dalmiro Bustos e Jaime Guilhermo Rojas-Bermudez, Escola brasileira: José Fonseca e Victor Silva Dias); Teoria da Análise Psicodramática (Desenvolvimento do psiquismo, Psicopatologia das neuroses e os mecanismos de defesa, Processo de busca e Tipos de angústia, Início de um grupo de psicoterapia: composição, configurações e fases do grupo, Fases da terapia, Pesquisa intrapsíquica, Técnicas).

Psicologia e Comunicação Social: Relações entre Psicologia e Comunicação Social;

Teorias Psicológicas (Psicanálise, Comportamental: estímulo–resposta; Reforçamento positivo e negativo, Percepção fenomenológica); Impossibilidade de não se comunicar (Conteúdo e níveis de relação da comunicação, Comunicação digital e analógica, Comunicação persuasiva); Linguagem e comunicação; Psicologia das cores (Cor, memória e comunicação, Significado psicológico das cores, Reação corporal à cor, Fatores que influem na escolha das cores); Leitura de imagens: Psicanalítica, Comportamental, Fenomenológica.

Trabalho de Conclusão de Curso II: Organização da Monografia: Introdução Método,

Apresentação e discussão dos resultados, Considerações finais, Referências, Anexos. Total: 30 questões de múltipla escolha, contextualizadas e com cinco alternativas. Valor 0,05 cada acerto, totalizando de 0,0 a 1, 5 pontos

(somados na B1).

Fase 2: Prova Oral

A) Optantes do campo Clínico: Estágio com opção de ênfase IV - Estratégias

Grupais na Clínica.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

B) Optantes de campos não clínicos: caso oral Desenvolvimento de Talentos ou

Intervenções Institucionais.

Sorteio dias 28 e 29 de abril de 2014.

Apresentação Oral à Banca Examinadora: dias 12, 13, 14 de maio de 2014. Valor 0,0 a 1,5 pontos (somados na B2).

3 EQUIPE COORDENADORA

A Coordenação Geral da Avaliação Interdisciplinar Cumulativa do curso de Psicologia é composta pelos seguintes membros:

 Professora Dra. Jumara Silvia Van De Velde – Diretora do Curso de Psicologia da UnG;

 Professor Dr. Armando Rocha Junior – Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia da UnG;

 Professor Ms. Luiz Fernando Bacchereti – Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia da UnG;

 Professor Dr. Paulo Francisco de Castro – Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia da UnG;

(17)

 Professora Ms. Silvia Suely Souza Maia – Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia da UnG;

 Psicóloga Ligiana Koller Gorgonio – Técnica do Setor de Psicologia Aplicada – secretária da Comissão.

4 INSCRIÇÕES PARA AS FASES 1 E 2

4.1 Os alunos regulamente matriculados em cada semestre referido no item 2, estarão automaticamente inscritos na avaliação.

4.2 Cada aluno estagiário de estágio com opção de ÊNFASE poderá realizar a prova oral sozinho ou compor uma dupla com colega de qualquer grupo de supervisão da mesma ênfase.

4.3 Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma dupla.

4.4 A comunicação entre a Coordenação e o representante de cada dupla dar-se-á pessoalmente ou por e-mail do representante.

4.5 Não serão admitidas inclusões ou substituições de participantes das duplas, após o sorteio do caso.

5 FASES DA 2ª. AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNG

A 2ª AIC/PSI será realizada em duas fases:

5.1 A primeira fase será composta de TRINTA questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e conteúdo cumulado definido neste Regulamento, a ser elaborado de acordo com a disposição de disciplinas do item 2 deste Regulamento, a ser realizada, nos períodos matutino e noturno, em: 16 de abril de 2014, em todas as turmas.

5.2 Neste dia, 16 de abril, não haverá aulas e os setores e clínica do curso de Psicologia não funcionarão.

5.3 A segunda fase compreenderá a resolução de um caso clínico do estágio com opção de ênfase, constantes do item 2 que será entregue ao representante da dupla nos dias do sorteio, já indicados nos item 2, deste regulamento na Sala do NDE, no Serviço-escola de Psicologia.

5.4 A dupla apresentará por escrito a solução do caso para a banca examinadora, no dia e horário agendado. A banca arguirá tão somente sobre o que está descrito no documento a ela entregue. A nota só será divulgada pela banca após publicação de gabarito dos casos.

5.5 As bancas examinadoras se realizarão entre os dias 12, 13 e 14 de maio de 2014, nos períodos matutino e noturno, conforme horário das turmas. Os horários específicos e composição das bancas serão divulgados no dia 08 de maio de 2014. Não haverá

supervisão de estágios ou atendimentos nos horários das bancas examinadoras. 6 ELABORAÇÃO DAS PROVAS E RESPONSABILIDADES DAS COMISSÕES

6.1 A escolha dos membros da Comissão de Avaliação, bem como de Consultores (se necessário) será de responsabilidade da Coordenação Geral da AIC/PSI.

6.2 A Comissão de Avaliação (banca) será formada por 2(dois) ou 3 (três) integrantes, sendo responsáveis por avaliar o desempenho das duplas de participantes na fase 2, conferindo pontuação de acordo com os Critérios de Avaliação, descritos neste regulamento.

(18)

7.1

Primeira Fase (escrita)

Uma prova de múltipla escolha com 30 (trinta) questões, com cinco alternativas:

1º, 2º, 3º, 4º e 5º, 6º semestres: valor de 0,0 a 3,0 pontos, sendo 0,1 pontos cada acerto. Esta nota comporá a B1.

7º, 8º. 9º, 10º semestres: valor de 0,0 a 1,5 pontos, sendo 0,05 pontos cada acerto. Esta nota comporá a B1.

7.2

Segunda Fase 7.2.1 Fase - Prova Oral

7º, 8º, 9º, 10º casos para todos os estágios com opção de ênfase. Não haverá casos dos estágios do núcleo básico.

A resolução de caso e apresentação oral de sua compreensão terá o tempo mínimo de 05 minutos prorrogáveis por mais 05. Os questionamentos da banca examinadora não poderão ultrapassar o período de 05 minutos;

2-A ordem de apresentação será definida por sorteio promovido pela Coordenação Geral sendo divulgado conforme determinado no item 5.4, do Regulamento da AIC/PSI;

3-A entrega de texto da compreensão do caso à banca examinadora é OBRIGATÓRIA e deverá ser feita no início da apresentação;

4-No período da apresentação oral, as duplas não se comunicarão e estarão isoladas em sala especial a ser indicada no dia.

5-A dupla já avaliada e dispensada pela banca não poderá permanecer no ambiente próximo às avaliações, evitando assim o barulho que pode atrapalhar as demais apresentações.

6-A saída de quaisquer integrantes das duplas do local de isolamento ou das instalações da UnG sem autorização dos componentes da banca examinadora, implicará na eliminação deste componente da AIC/PSI;

7-Não será permitido às duplas qualquer uso de equipamentos eletrônicos durante a apresentação em banca, sem a autorização da Coordenação Geral.

8-Nos dias da apresentação as duplas dispensarão seus clientes, remarcando o atendimento.

7.2.2 CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

Em qualquer das etapas, a Coordenação Geral da AIC/PSI poderá indeferir as DUPLAS que não tenham atendido ao presente Regulamento;

O prazo para interposição de recurso à direção do curso de Psicologia para a 1ª fase é de até 24 horas após a divulgação do gabarito da fase em questão. Só serão aceitos os recursos protocolados diretamente no Serviço-escola de Psicologia, (RDPS) endereçado à Coordenação Geral da AIC/PSI com justificativa fundamentada da discordância do resultado divulgado. Para a fase oral não caberá recurso.

Cada ESTUDANTE terá acesso ao gabarito, após a realização da 1ª fase para verificar quantos pontos alcançou e para que apresente ou não, o recurso pelo o gabarito divulgado. A pontuação da segunda fase será divulgada após o término de todas as apresentações em Banca Examinadora e publicação de gabarito dos casos.

7.2.3 CRITÉRIOS DE VALOR DA RESOLUÇÃO DO CASO

NOTA 0,0 a 1,5 pontos – critérios abaixo definidos - para o 7º, 8º, 9º, 10º semestres:

* Compreensão Clínica: 0,5

* Argumentação (construção do raciocínio): 0,25 * Coerência (fundamentação teórica): 0,5

* Instrumentos Gramaticais: 0,25 Esta nota comporá a B2.

8 DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora, cujas decisões, nos termos desse regulamento, são soberanas e irrecorríveis;

(19)

8.2 Os integrantes das equipes autorizam o Curso de Psicologia da UnG a divulgar seus nomes e imagens para fins de divulgação.

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

Direitos Fundamentais da União Europeia, deve ser interpretado no sentido de que não se opõe a uma regulamentação de um Estado-Membro que submete o recurso de uma decisão

Ex.: Azul de metileno – pode ser um corante vital se estiver em baixa concentração; O soluto de Lugol é um corante não vital pois mata rapidamente o material biológico.. Não

Um ponto de rede lógica perto da caixa central de cabos para assim conectar o switch na rede principal da escola ou diretamente na internet. Um Switch Gigabit de

Começámos a decoração da sala do ATL com os trabalhos de Natal que já estavam feitos até à data e também com a conclusão de outras actividades de

Quando se deu o processo de implementação do regime de metas para a inflação no Brasil.. •  No início de março de 1999, em ambiente ainda marcado pela incerteza quanto ao

Este tipo de modelo permite a criação de sistemas de controle baseados na inversão da causalidade física, desde que possa ser construído um modelo matemático desta causalidade e