• Nenhum resultado encontrado

PREVALÊNCIA DO USO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS E FARMACOLÓGICOS EM ACADÊMICOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREVALÊNCIA DO USO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS E FARMACOLÓGICOS EM ACADÊMICOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PREVALÊNCIA DO USO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS E FARMACOLÓGICOS EM ACADÊMICOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINAI.

PREVALENCE OF THE USE OF NUTRITIONAL AND PHARMACOLOGICAL ERGOGENIC RESOURCES IN BACHELOR ACADEMICS IN PHYSICAL EDUCATION OF A SOUTHERN UNIVERSITY OF THE STATE OF SANTA

CATARINA.

Guilherme Costa DomingosII Anderson Cargnin de CarvalhoIII

Resumo: O uso de substâncias para melhorar o desempenho em modalidades esportivas remonta a antiguidade. A busca pela melhora da performance esportiva são os principais fatores da procura pelos esteroides anabolizantes e os suplementos nutricionais por atletas profissionais e recreativos. O uso de recursos ergogênicos é comum entre os estudantes universitários, mesmo os que praticam pouca atividade física, sendo os indivíduos do sexo masculino mais propensos a sua utilização. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência do uso de recursos ergogênicos nutricionais e farmacológicos em acadêmicos de bacharel em educação física de uma universidade do sul de Santa Catarina. Foi aplicado um questionário online, sobre a utilização dessas substâncias. A amostra foi composta 108 acadêmicos, idade média de 22 anos ±5,89, 54 do sexo feminino e 54 do sexo masculino. Os exercícios físicos mais praticados foram musculação, funcional, crossfit e aeróbico, a maioria praticava até seis horas semanais e os objetivos com a prática foram saúde, ganho de massa muscular, emagrecimento, lazer, estética e performance. Obteve-se uma prevalência de 50% que faziam uso de algum recurso ergogênico nutricional (REN), os mais citados foram whey protein e creatina. A principal finalidade mencionada foi ganho de massa muscular (100%). Entre os usuários 55,55% receberam indicação de um nutricionista. Sobre o uso de esteroides anabolizantes verificou-se uma prevalência de 3,7% que utilizam estas substâncias, todos do sexo masculino. A substância mais citada pelos usuários foi a oxandrolona. Entre os usuários todos mencionaram indicação médica. Em conclusão, verificou-se uma prevalência considerável de usuários de REN, e uma baixa prevalência de usuários de recursos ergogênicos farmacológicos.

Palavras-chave: Recursos ergogênicos. Suplementação. Esteroides Anabolizantes. Educação Física.

I Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em educação

física bacharelado da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 2020.

II Acadêmico do curso bacharel em educação física da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.

E-mail: guilhermedomingos123@hotmail.com

III Mestre em ciências da saúde – Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Professor (a) titular

(2)

Abstract: The use of substances to improve performance in sports dates back to antiquity. The search for improving sports performance are the main factors in the demand for anabolic steroids and nutritional supplements by professional and recreational athletes. The aim of this study was to verify the prevalence of the use of nutritional and pharmacological ergogenic resources in undergraduate students in physical education at a university in the south of Santa Catarina, identifying the most used, the indication and the profile of the users. The survey was conducted in August and September 2020, an online questionnaire was applied on the use of these substances. The sample consisted of 108 students, mean age 22 years old ± 5.89, 54 females and 54 males. The most practiced physical exercises were bodybuilding, functional, crossfit and aerobic, most practiced up to six hours a week and the objectives with the practice were health, muscle mass gain, weight loss, leisure, aesthetics and performance. A prevalence of 50% was obtained using some nutritional ergogenic resource (REN), the most cited were whey protein and creatine. The main purpose mentioned was gaining muscle mass (100%). Among users, 55.55% received a recommendation from a nutritionist. Regarding the use of anabolic steroids, there was a prevalence of 3.7% who use these substances, all male. The substance most cited by users was oxandrolone. Among the users, all mentioned medical indication. In conclusion, there was a considerable prevalence of REN users, and a low prevalence of users of pharmacological ergogenic resources. It is suggested that future studies be done for a better understanding.

Keywords: Ergogenic resources. Supplementation. Anabolic steroids. Physical education.

1 INTRODUÇÃO

Para compreender melhor o que são recursos ergogênicos nutricionais (REN) e recursos ergogênicos farmacológicos (REF) é necessário explanar um pouco sobre a história. Desde os tempos antigos eram utilizadas substâncias para melhorar o desempenho em modalidades esportivas, soldados manipulavam ervas, alguns tipos de cogumelos e admitiam que se ingerissem partes sexuais dos animais teriam domínio de seu desejo sexual (HALUCH, 2019).

Como bem afirma Barros Neto (2001), “recurso ergogênico (RE)” é definido pela Medicina do Esporte como todo mecanismo, resultado fisiológico, farmacológico ou nutricional, eficaz na melhora da performance no esporte, ou atividades ocupacionais. Os REN, configuram-se pela utilização de estratégias envolvendo a ingestão de nutrientes, sendo representada em boa parte como suplementação alimentar. Os suplementos alimentares têm como finalidade fornecer macronutrientes e micronutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação (ANVISA, 2019). A finalidade a que se propõem a utilização dos REN é

(3)

a melhora do desempenho, elevando a produção, controle e eficiência energética, com o intuito de prevenir ou causar um retardamento da fadiga (ALVES, 2002).

Os REF, são substâncias sintéticas (produzidas artificialmente), dentre eles uns dos mais utilizado, os esteroides anabolizantes androgênicos (EAA’s). A busca pela melhora da performance esportiva é um dos principais fatores da procura pelos EAA’s e os suplementos nutricionais por atletas profissionais e recreativos, muitas vezes essa procura se dá de forma desorientada, sem auxílio de um profissional qualificado, trazendo diversos riscos para a saúde do atleta, e como pode ser citado alguns dos efeitos adversos dos EAA’s, são problemas cardiovasculares, psicológicos, hepatotoxidade, infertilidade entre outros. Nos Estados Unidos estima-se que há cerca de 3 milhões de usuários de EAA’s, estima-sendo deles 70% atletas amadores que utilizam para fins estéticos (NIEDFELDT, 2018).

O uso de RE é comum entre os estudantes universitários, mesmo os que praticam pouca atividade física, sendo os indivíduos do sexo masculino mais propensos a sua utilização, relacionando a busca por uma melhor condição física (hipertrofia muscular) e estética (NAGATA et al., 2020). Um estudo realizado no Brasil, mostra a prevalência do uso de EAA, que foi de 31,6% entre professores e estudante de educação física e a principal motivação para o uso foi a melhora da estética(ABRAHIN et al., 2013). Outro estudo com acadêmicos de educação física aponta que dentre os REN, os produtos mais consumidos são creatina, suplementos proteicos e minerais, e na maioria das vezes consumidos sem auxílio de um nutricionista ou médico(SANTOS et al., 2017).

Um estudo com estudantes de educação física mostrou que cerca de 85% dos estudantes que utilizam recursos ergogênicos, afirmam que obtém informações de colegas ou até mesmo profissionais de educação física, apenas 10% buscaram auxílio de um nutricionista ou médico, 5% citaram outras fontes, como a internet e foram motivados pelos amigos ou professores (SANTOS et al., 2017). Outro estudo aponta que de 200 estudantes universitário 53 já fizeram o uso de esteroides anabolizantes, um alto índice de acadêmicos que fazem uso dessas substâncias, e muitas vezes sem prescrição médica (DE AVILLA et al.,2019). O crescimento da utilização de REN e/ou REF de forma desorientada e descontrolada que se faz necessário a realização deste estudo.

Portanto neste âmbito, acreditando que acadêmicos e professores de educação física influenciam seus alunos, e tendo em vista seus conhecimentos sobre

(4)

os benefícios e efeitos adversos indesejáveis podem induzir ou coibir a utilização, dessa forma servindo como uma figura central da utilização de recursos ergogênicos. O presente estudo tem como objetivo verificar a prevalência do uso REF e REN por acadêmicos do curso de bacharel em educação física de uma universidade do sul de Santa Catarina.

2 METODOLOGIA

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

Este é um estudo de prevalência, descritivo, quantitativo, de levantamento de dados, e de corte transversal.

2.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA

A população estudada foi composta por acadêmicos de bacharelado em educação física de uma universidade do sul de Santa Catarina. Após contato com a coordenação do curso obteve-se o número de 196 alunos matriculados.

Para a representatividade total da amostra foi utilizado cálculo estimativo disponível no site openEPI, calculado com frequência de 50%, limites de confiança de 5% com intervalo de confiança de 90%, o cálculo resultou em uma amostra de 108 participantes.

2.3 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:

Os critérios de inclusão no estudo foram: assinatura de forma virtual dos participantes no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); possuir idade igual ou superior a 18 anos; estar devidamente matriculado no curso de bacharelado em educação física da universidade do sul de Santa Catarina - UNISUL.

(5)

Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário online adaptado de Reis et al. (2019) e Silveira; Lisbôa; Sousa (2011), elaborado através da ferramenta Google Forms®. Apresentouquestões relativas ao objetivo deste estudo, com múltiplas escolhas, em algumas questões houve a opção por mais de uma resposta. As variáveis mensuradas abordadas no questionário foram: idade, gênero, percentual de conclusão do curso, renda individual, exercício praticado, horas por semana que pratica o exercício, tempo em meses que pratica o exercício, objetivo com a prática do exercício físico, uso de recursos ergogênicos nutricionais e farmacológicos, tipo de recurso ergogênico utilizado, objetivo da utilização, frequência de uso, indicação para o uso, efeitos colaterais e investimento mensal.

2.5 PROCEDIMENTOS

Foirealizado pelos representantes legais, o preenchimento da Declaração de Ciência e Concordância das Instituições Envolvidas, sendo encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com seres humanos, resolução n° 196/96. A pesquisa foi aprovada pelo CEP da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça-SC sob o parecer n° 4.146.116. Foi requerido a autorização junto a coordenação do curso de educação física da Universidade do sul de Santa Catarina, para a realização da pesquisa e aplicação do questionário aos acadêmicos.

Foi solicitado a colaboração da coordenação do curso para repassar por email em forma de mala direta a todos os acadêmicos, o link de acesso ao questionário, e também aos líderes de turma e do centro acadêmico de educação física da UNISUL para repassar através dos grupos de whatsapp, e foi participado das aulas virtuais, com agendamento prévio, para o envio do link do questionário para os acadêmicos. Foram informados os riscos da participação na presente pesquisa no próprio TCLE que se encontrou junto ao formulário online. Da mesma forma foram informados no TCLE os benefícios aos participantes e para a sociedade, do presente estudo.

A coleta foi realizada do dia 20 de agosto ao dia 20 de setembro de 2020, após a data prevista para fim da coleta de dados, foi realizado a análise dos dados coletados.

2.6 ANÁLISE DE DADOS

(6)

Para análise de dados foi utilizado estatística descritiva com valores de média e desvio padrão, frequência absoluta e relativa das seguintes variáveis: idade, gênero, percentual de conclusão do curso, renda individual, exercício praticado, horas por semana que pratica o exercício, tempo em meses que pratica o exercício, objetivo com a pratica do exercício físico, tipo de recurso ergogênico utilizado, objetivo da utilização, frequência de uso, indicação para o uso, efeito colateral e investimento mensal como variáveis independentes e o uso desses recursos ergogênicos como variável dependente, através do programa Excel 2016.

3 RESULTADOS

Fizeram parte do estudo 108 acadêmicos de bacharelado em educação física da UNISUL, no qual 54 (50%) eram do sexo masculino e 54 (50%) do sexo feminino. A idade média da população estudada foi de 22 anos ± 5,89, apresentando como valores mínimos e máximos respectivamente 18 e 41 anos. Em relação a renda pessoal e percentual de conclusão do curso os dados serão apresentados na tabela 1.

Tabela 1. Renda pessoal e percentual de conclusão do curso.

Características Sexo Feminino (n=54) Masculino (n=54) Total (n=108) n % n % n % Renda Pessoal

até 1 salário mínimo 19 35,18 30 55,55 49 45,37 de 1 a 2 salários mínimos 25 46,3 15 27,78 40 37,05 de 2 a 5 salários mínimos 9 16,67 7 12,97 16 14,81

mais que 5 salários

mínimos 1 1,85 2 3,7 3 2,77 Conclusão do Curso até 30% 12 22,22 23 42,59 35 32,41 de 30% até 60% 19 35,19 12 22,23 31 28,7 de 60% até 90% 16 29,63 15 27,78 31 28,7 mais que 90% 7 12,96 4 7,4 11 10,19

(7)

Quanto aos exercícios físicos e/ou esportes praticados os mais citados foram musculação 53 (49,1%), treinamento funcional 21 (19,4%), crossfit 22 (20,4%), aeróbicos (caminhadas, corrida, ginástica) 45 (41,7%). Outros mencionados foram artes marciais 2 (1,9%), atletismo 2 (1,9%), pilates 2 (1,9%), natação 2 (1,9%), observou-se também que 7 (6,5%) indivíduos não realizam nenhum exercício físico. O total de horas semanais, dedicadas por estes a prática de exercício físico, correspondeu a períodos de até três horas (26,9%), três a seis horas (31,5%), entre sete e nove horas (22,2%), de dez a doze horas (4,6%), de treze a quinze horas (6,5%), e mais de quinze horas apenas (2,8%). Quanto ao questionamento sobre a quanto tempo pratica exercício físico regularmente, 59 (54,6%) realizam a dois anos ou mais, 11 (10,2%) de um a dois anos, 12 (11,1%) de seis meses a um ano, 5 (4,6%) de três a seis meses, 14 (13%) menos de três meses.

Em relação aos objetivos da prática desses exercícios físicos, os mais citados pelos participantes foram saúde 70 (64,8%), hipertrofia muscular 63 (58,3%), perda de peso 34 (31,5%), como lazer 50 (46,3%), estética 34 (31,5%), performance 36 (33,3%) e controle de ansiedade 1 (0,9%).

Do total de participantes do estudo obtivemos uma prevalência de 50%, que relataram fazer uso de algum REN, sendo 28 (51,85%) do sexo feminino e 26 (48,15%) do sexo masculino. Entre os que não utilizaram 28 (25,9%) relataram que pensam ou tem vontade de utilizar esses REN. Quanto a frequência semanal em que esses REN eram consumidos 26 (48,14%) diariamente, 10 (18,5% ) duas a três vezes por semana, 18 (33,3%) quatro a seis vezes por semana.

Em relação ao questionamento sobre os tipos de REN utilizados, os objetivos desejados com o seu uso e por quem foi indicado ou orientado, havia múltiplas escolhas, sendo possível mais que uma opção de resposta. Os resultados encontrados são apresentados na tabela 2.

(8)

Tabela 2. REN utilizados, objetivos mais citados e indicação para o uso.

Recursos ergogênicos nutricionais N %

Whey Protein 54 100 Creatina 44 81,48 Polivitamínicos e minerais 22 40,74 Pré-treino 20 37,03 BCAA 13 24,07 Cafeína 12 22,22 Hipercalórico 9 16,66 Glutamina 2 3,70

Objetivos mais citados

Ganho de massa muscular 54 100

Perfomance 35 64,81

Recuperação Muscular 35 64,81

Emagrecimento 14 25,92

Aumento na ingestão de calorias 11 20,37

Indicação/orientação

Nutricionista 30 55,55

Professor de educação física 10 18,51

Pesquisa internet 13 24,07

Médico 4 7,40

Vendedor de loja de suplemento 4 7,40

Academia 2 3,70

Amigo 1 1,85

Fonte: Elaboração do autor, 2020.

Quanto ao questionamento sobre o uso de EAA’s, obteve-se uma prevalência de 3,7% que relataram fazer uso, sendo todos do sexo masculino. Em relação ao questionamento se pensa ou tem vontade de usar algum EAA, 91 (87,5%) responderam que não, 7 (6,73%) talvez, 3 (2,88%) sim e 3 (2,88%) não responderam. Dos que responderam que fazem ou já fizeram uso 1 (25%) relatou que faz uso a mais de um ano, 3 (75%) de um mês a seis meses. As substâncias citadas pelos usuários de EAA’s foram, 1 winstrol (estanozolol), 1 deca-durabolin (decanoato de nandrolona), 3 oxandrin (oxandrolona), 1 deposteron (cipionato de testosterona), 1 durateston (fenilpropionato,isocaproato de testosterona), 1 enantato de testosterona, 1 hormônio do crescimento (GH).

Do total da amostra 106 (98,1%) relataram não fazer uso de nenhum outro medicamento como REF, e 2 (1,9%) que utilizam, os medicamentos citados foram GH

(9)

e SARMS. Os sintomas colaterais evidenciados com uso desses REF’s mais citados foram aumento da libido, diminuição da libido, agressividade/alteração no humor. Sobre a indicação desses REF, os mais citados foram 6 por um médico, 3 professor de educação física, 1 nutricionista, 3 colega. Quanto ao investimento com esses RE 9 (15%) investem mais de R$200,00, 25 (41,66%) investem de R$100,00 a R$200,00, 20 (33,33%) investem de R$50,00 a R$100,00, e 6 (10%) investem menos de R$50,00.

4 DISCUSSÃO

No presente estudo a amostra correspondeu a uma mescla muito próxima de homens e mulheres adultos jovens, como já era esperado por se tratar de acadêmicos de graduação, com idade média de 22 anos, o que foi observado em pesquisas similares realizadas com estudantes de educação física. Este perfil jovem é confirmado por Cotrim; Campos; Siqueira, (2018) com idade média de 22 anos, já no estudo de Abrahin et al., (2013) com estudantes de educação física que atuam em academia em Bélem-PA, a idade média dos participantes foi de 28 anos, e no estudo de Dallago; Cardozo; Rosa, (2018) com estudantes de educação física do vale do Itajaí, com média de idade de 31 anos. A renda pessoal teve uma maior prevalência de até 1 salário mínimo e de 1 até 2 salários mínimos. A média de idade menor em relação aos outros estudos e a renda podem estar relacionados com a fase que se encontram no curso, no presente estudo 61,1% da amostra concluíram até 60% do curso.

A prevalência do uso de REN foi de 50%, sendo que 51,85% destes que utilizaram eram do sexo feminino e 48,15% do sexo masculino, o whey protein e a creatina estão entre os mais utilizados, com 100% e 81,48% de prevalência entre os que utilizam. Os dados parecem confirmar os resultados obtidos no estudo de Cotrim; Campos; Siqueira, (2018), que apontaram uma prevalência de 65,4% que utilizam suplementos alimentares, e os suplementos mais citados foram whey protein, bcaa e creatina. Outro estudo de Oliveira et al., (2017) encontraram uma prevalência menor do uso de suplementos alimentares de 19,6%, e no estudo de Silva et al., (2017) no município de Várzea Grande-MG 41% do sexo masculino e 10% do sexo feminino consumiam suplementos proteicos.

(10)

A creatina se mostrou muito eficaz para o treinamento resistido e modalidades que necessitam de força e explosão muscular, e o seu uso é considerado seguro dentro das doses recomendadas, como demonstram algumas revisões de literatura (BUTTS; JACOBS; SILVIS, 2018; JAGIM et al., 2018; KREIDER et al., 2017). Um estudo de revisão com meta-análise conduzido por Davies; Carson; Jakeman (2018), avaliou a eficácia da utilização do whey protein na recuperação muscular pós treinamento, foram analisados 8 estudos com 13 ensaios clínicos randomizados, e concluíram que o whey protein é eficaz na recuperação muscular. Outra meta-análise conduzida por Morton et al. (2018) concluiu que a suplementação proteica é eficaz no ganho de massa muscular e força durante o treinamento resistido. O que pode corroborar com os achados neste estudo é a grande base na literatura comprovando a eficácia destes suplementos e a sua segurança, e pode estar relacionado aos esportes praticados e os objetivos citados pelos usuários destas substâncias. Outro fator importante que vale ressaltar é a indicação desses REN, tendo uma maior prevalência de um nutricionista, este resultado também foi encontrado no estudo de Souza e Carvalho, (2018).

No estudo de Santos et al., (2018) realizado com estudantes de educação física, encontraram uma prevalência do uso de EAA’s de 12,7%. Isto vem de encontro aos resultados encontrados no presente estudo, com uma prevalência de 3,7% do uso de EAA’s. Uma prevalência maior foi encontrada no estudo de Abrahin et al., (2013) com 31,6% que já utilizaram EAA’s. Esta pequena prevalência do uso de EAA’s encontrada no presente estudo pode estar relacionada com os objetivos citados na prática dos exercícios físicos, onde 64,8% da amostra mencionaram como objetivo principal a busca pela saúde.

Podemos considerar que os achados neste estudo corroboram com a literatura, onde os indivíduos que relataram o uso de EAA’s mencionaram substâncias como: oxandrolona, decanoato de nandrolona, ésteres de testosterona, estanozolol, e Somatropin(GH) (DE AVILLA et al., 2019; SILVA et al., 2018; PEREIRA, 2014). É importante ressaltar que foi citado como uma EAA, o GH, todavia este pertence à classe dos hormônios peptídeos, o que ocorre provavelmente é a falta de conhecimento de quem utiliza estas substâncias. Os dados parecem confirmar os resultados obtidos no estudo de Abrahin et al. (2013), que mostra tais substâncias citadas pelos entrevistados como esteróides anabolizantes.

(11)

No presente estudo 100% dos usuários de EAA’s e outros REF são do sexo masculino, isto vem de encontro aos achados na literatura, com uma prevalência de 100% e 90% respectivamente de usuários de EAA’s do sexo masculino (SILVA; MOREAU. 2003; ABRAHIN et. al. 2013). O fato de não encontrarmos nenhum usuário de EAA’s do sexo feminino no presente estudo, pode ser explicado pois as mulheres possuem um comprometimento maior com sua saúde (COSTA-JÚNIOR; MAIA; COUTO, 2016). Em relação a indicação desses EAA’s, o mais citado foi por indicação médica, mostrando uma grande diferença dos achados no estudo de Mineiro et al. (2015), onde eles mostram que 87,95% dos usuários destas substâncias não buscaram auxílio e/ou indicação médica.

A grande maioria dos usuários destas substâncias relataram que o investimento mensal foi maior que R$50, confirmando os achados na literatura onde grande parte dos usuários mencionaram ter um custo mensal maior que R$50 e R$75 respectivamente (COSTA; ROCHA; QUINTÃO, 2013; BRITO; LIBERALI, 2012).

Este estudo apresenta algumas limitações como a utilização de um questionário online, que não permite um conhecimento mais detalhado sobre o uso dessas substâncias pelos participantes, também em relação a omissão que pode ter ocorrido nas respostas. Outra limitação é a comparação dos resultados com outros estudos, devido à falta de padronização das amostras.

5 CONCLUSÃO

Em conclusão, verificou-se uma prevalência considerável de usuários de REN, sendo que ficou bem segmentado entre ambos os sexos. Já em relação ao uso de REF verificou-se uma baixa prevalência. Dentre os usuários desses REF todos foram do sexo masculino. A musculação e o crossfit estão entre as modalidades mais praticadas pelos usuários desses RE.

Sugere-se que sejam realizadas pesquisas futuras principalmente em relação ao uso de REF, pois elas são escassas na literatura.

REFERÊNCIAS

ABRAHIN, O. S. C. et al. Prevalência do uso e conhecimento de esteroides anabolizantes androgênicos por estudantes e professores de educação física que

(12)

atuam em academias de ginástica. Rev Bras Med Esporte, v. 19, p. 27–30, 2013.

ALVES, A.; LADEIA, G. F.; MAGNANI, B. H. Prevalência de recursos ergogênicos farmacológicos e suplementos alimentares em praticantes de musculação. 2019.

ALVES, L.A. Recursos Ergogênicos Nutricionais. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa. Vol. 10. Num. 1. 2002. p. 23-50.

ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Suplementos Alimentares. 2019. Disponível em:< http://portal.anvisa.gov.br/suplementos-alimentares > Acesso em: 18 Abril. 2020.

BARROS NETO, T.L. A controvérsia dos agentes ergogênicos: estamos subestimando os efeitos naturais da atividade física? Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 45 p.121-122, 2001.

BRITO, D. S.; LIBERALI, R. Perfil do consumo de suplemento nutricional por praticantes de exercício físico nas academias da cidade de Vitória da Conquista-BA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Vol. 6. Num. 31. 2012.

BUTTS, J.; JACOBS, B.; SILVIS, M. Creatine Use in Sports. Sports Health, v. 10, n. 1, p. 31–34, 2018.

COSTA, D. C.; ROCHA, N. C. A.; QUINTÃO, D. F. Prevalência do uso de suplementos alimentares entre praticantes de atividade física em academias de duas cidades do Vale do Aço/MG: fatores associados. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Vol. 7. Num. 41. 2013. p. 287-299.

COSTA-JÚNIOR, F. M. DA; MAIA, A. C. B.; COUTO, M. T. Gender and health care: the point of view of professionals. Sexualidad Salud y SociedadRevista Latinoamericana, v. 23, p. 97–117, 2016.

(13)

COTRIM, E. J. X.; CAMPOS, T. R. DE, SIQUEIRA, L. O. DA C. Consumo de suplementos alimentares por alunos do curso de educação física no centro universitário UNIFAFIBE. 2018.

DALLAGO, G.; CARDOZO, N. L. dos S.; DA ROSA, R. L. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, p. 491–503, 2018.

DAVIES, R. W.; CARSON, B. P.; JAKEMAN, P. M. The effect of whey protein supplementation on the temporal recovery of muscle function following resistance training: A systematic review and meta-analysis. Nutrients, v. 10, n. 2, 2018.

DE AVILLA, F. S. et al. Uso de esteroides anabolizantes em estudantes de educacao fisica de uma instituição privada da zona oeste do rio de janeiro. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13, p. 340–346, 2019.

FLAVIA, I. et al. ANABOLIZANTES Habits of Physical Education Students about the use of Anabolic Steroids. v. 13, n. 037, p. 53–58, 2018.

HALUCH, D. Hormônios no fisiculturismo : história, fisiologia e farmacologia. 1ª ed. Florianópolis. Letras Contemporâneas, 2019.

JAGIM, A. R. et al. Safety of Creatine Supplementation in Active Adolescents and Youth: A Brief Review. Frontiers in Nutrition, v. 5, n. November, 2018.

KREIDER, R. B. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: Safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 1–18, 2017.

MINEIRO, L. et al. Uso de esteroides por frequentadores de academias de musculação na cidade de Caçador-SC. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX), v. 9, n. 53, p. 321–327, 2015.

MORTON, R. W. et al. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass

(14)

and strength in healthy adults. British journal of sports medicine, v. 52, n. 6, p. 376– 384, 2018.

NAGATA, J. M. et al. Associations between ergogenic supplement use and eating behaviors among university students. Eating Disorders, v. 00, n. 00, p. 1–17, 2020.

NIEDFELDT, M. W. Anabolic Steroid Effect on the Liver. Current Sports Medicine Reports, v. 17, n. 3, p. 97–102, 2018.

OLIVEIRA, S. R. U. DE et al. Avaliação Do Uso E Conhecimento De Suplementos Alimentares Por Acadêmicos Do Curso De Educação Física. Revista Cereus, v. 9, n. 3, p. 35–48, 2017.

PEREIRA, L. P. Utilização de recursos ergogênicos nutricionais e/ou farmacológicos em uma academia da cidade de Barra do Piraí-RJ. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 8, p. 58-64, 2014.

REIS, P. A. et al. Prevalência de recursos ergogênicos farmacológicos e suplementos alimentares em praticantes de musculação. 2019.

SANTOS, I. F. DOS et al. Hábitos de estudantes de educação física em relação ao uso de esteroides anabolizantes. Conexão Ciência, Formiga-MG, v. 13, n.3, p. 53-58, 2018.

SANTOS, M. F. et al. Prevalência e perfil quanto ao uso de recursos ergogênicos entre acadêmicos de Licenciatura em Educação Física. Cinergis, v. 18, n. 2, p. 121, 2017.

SILVA, C. A. DA et al. Avaliação de disturbios de imagem, consumo de proteinas e suplementos proteicos em estudantes de educação física do centro universitário do município de Várzea Grande. Mostra de Trabalhos do Curso de Nutrição do Univag, p. 88–104, 2017.

SILVA, L. S. M. F.; MOREAU, R. L. DE M. Use of anabolic-androgenic steroids among body builders in major gym centers in São Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Ciencias Farmaceuticas/Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 39, n.

(15)

3, p. 327–333, 2003.

SILVEIRA, D. F.; SOUSA, S. Q. DE; LISBÔA, S. D. O consumo de suplementos alimentares em academias de ginástica na cidade de Brasília-DF. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 5, p. 5–13, 2011.

SOUZA, I. R.; CARVALHO, A. C. Consumo de suplementos nutricionais nas academias da cidade de Braço do Norte-SC. Revista Brasileira de Nutriçao Esportiva, v. 12, n. 70, p. 213–221, 2018.

ANEXO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL. QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR A PREVALENCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS E FARMACOLÓGICOS POR ACADÊMICOS DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

Acesso pelo link: https://bit.ly/tccguilherme

1- Data de Nascimento: __/__/____

2- Gênero: ( )Feminino ( )Masculino

3- No presente momento qual o percentual você já concluiu do curso de Bacharelado em Educação Física?

( )Até 30%

( )de 30% até 60% ( )de 60% até 90% ( )mais que 90%

4- Qual a sua renda? ( )Até 1 salário mínimo. ( )De 1 a 2 salários mínimos.

(16)

( )De 2 a 5 salários mínimos. ( )Mais que 5 salários mínimos.

5- Pratica algum exercício físico e/ou esporte? * ( )Musculação

( )Treinamento Funcional ( )Crossfit

( )Esportes Coletivos (futebol, basquete, vôlei, handebol) ( )Aeróbicos (caminhada, corrida, ginástica, bike, dança, etc.) ( )Não pratico.

( )Outro:_____________________

6- Quantas horas por semana você pratica exercício físico? ( )até 3 horas ( )+ de 3 a 6 horas ( )7 a 9 horas ( )de 10 a 12 horas ( )de 13 a 15 horas ( )+ 15 horas ( )Não pratico

7- Há quanto tempo pratica exercício físico regularmente? ( )menos de 3 meses

( )de 3 a 6 meses ( )de 6 meses a 1 ano ( )1 a 2 anos

( )2 anos ou mais ( )Não pratico

8- Você pratica exercício físico para: ( ) Perder Peso e/ou gordura/emagrecer

( ) Ganhar/definir músculos/ aumentar massa muscular ( ) Saúde

( ) Lazer ( ) Estética ( ) Performance

( ) Outro: ____________

9- Você faz uso de algum recurso ergogênico nutricional (ex. suplemento alimentar)?

(17)

( ) Sim ( ) Não

10- Se a resposta anterior for não, você pensa ou tem vontade de usar algum recurso ergogênico nutricional?

( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

11- Se a resposta acima da anterior for afirmativa assinale qual(is) o(s) recurso(s) ergogênico(s) nutricional(is) utilizado(s):

( ) Creatina ( ) Whey Protein ( ) BCAA ( ) Cafeína ( ) Hipercálorico ( ) Termogênicos ( ) Outros:____________________

12- Qual(is) o objetivo do uso do(s) recurso(s) ergogênico(s) nutricional(is) citado(s) acima?

( ) Ganho de Massa Muscular ( ) Emagrecimento

( ) Aumento na ingestão de calorias ( ) Performance

( ) Recuperação Muscular ( ) Outro: _____________

13- Com que freqüência você faz uso desse(s) recurso(s) ergogênico(s) nutricional(is):

( ) Diária

( ) 2 a 3 x na semana ( ) 4 a 6 x semana ( ) Semanal

14- Quem indicou esse(s) recurso(s) ergogênico(s) nutricional(is)? ( ) Professor de Educação Física

(18)

( ) Nutricionista ( ) Médico

( ) Vendedor de Loja de Suplementos ( ) Academia

( ) Amigo

( ) Pesquisa na internet ( ) Outro:

15- Já fez ou faz atualmente uso de Esteroide Anabolizante? ( ) Sim

( ) Não

16- Se a resposta anterior for negativa, você pensa ou tem vontade de usar algum esteróide anabolizante?

( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

17- Se a resposta acima da anterior for afirmativa assinale qual(is) o(s) esteróide(s) anabolizante(s) utilizado(s):

( ) Winstrol® (estanozolol)

( ) Dianabol® (metandrostenolona)

( ) Deca - Durabolin® (decanoato de nandrolona) ( ) Oxandrin® (oxandrolona)

( ) Depo - testosterone® (cipionato de testosterona) ( ) Equipoise ® (undecilenato de boldenona)

( ) Durateston® (fenilpropionato, isocaproato, propionato e decanoato de testosterona)

( ) Outro: _______________________

18- Há quanto tempo usa/usou esteróides anabolizantes? ( ) menos de 1 mês

( ) de 1 mês a 6 meses ( ) de 6 meses a 1 ano ( ) mais de 1 ano ( ) nunca usei

(19)

19- Faz uso de outros medicamentos como forma de recurso ergogênico farmacológico?

( ) Sim ( ) Não

20- Se a resposta anterior for negativa, você pensa ou tem vontade de usar algum medicamento como forma de recurso ergogênico farmacológico?

( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

21- Se a resposta acima da anterior for afirmativa assinale qual(is) o(s) medicamento(s) utilizado(s): ( ) Efedrina ( ) Clembuterol ( ) Diuréticos ( ) GH (hormônio do crescimento ( ) hcG (gonadotrofina coriônica) ( ) Insulina

( ) Aerolin (Sulfato de Salbutamol) ( ) Eritropoetina

( ) Outro:___________________

22- Durante o uso desses recursos ergogênicos farmacológicos, já evidenciou algum sintoma colateral?

( ) Pressão alta (Hipertensão) ( ) Náuseas e vômitos

( ) Aparecimento de "espinhas" (acne) ( ) Depressão

( ) aumento da libido ( ) diminuição da libido

( ) agressividade/alteração no humor ( ) Nenhum sintoma colateral

( ) Outro: _________________

23- Quem indicou esse(s) esteróide(s) anabolizante(s) e/ou medicamento? ( ) Professor de Educação Física

( ) Nutricionista ( ) Médico ( ) Colega

(20)

( ) Outro

24- Durante o uso desses recursos ergogênicos farmacológicos fez acompanhamento médico?

( ) Sim ( ) Não

25- Você acha que o acompanhamento médico ajuda a prevenir doenças futuras? ( ) Sim

( ) Não

26- Você acha que os efeitos adversos desses farmácos podem ser prevenidos com o uso de outros produtos?

( ) Sim ( ) Não

27- Qual o seu investimento mensal com a utilização desses recursos ergogênicos nutricionais e farmacológicos?

( ) Até R$50,00

( ) de R$50,00 até R$100,00 ( ) de R$100,00 até R$200,00 ( ) Mais de R$200,00

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

Nesses anos (anos letivos 1984/85 e 1985/86) houve várias atividades que envolveram o CRPD e filarmónicas da ilha (entr. No ano letivo seguinte o professor Francisco Paquete apenas