• Nenhum resultado encontrado

Revelia. Inicialmente cumpre salientar que a revelia é um ato-fato processual, quando o réu não apresenta a sua contestação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revelia. Inicialmente cumpre salientar que a revelia é um ato-fato processual, quando o réu não apresenta a sua contestação."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Revelia

Fonte: Didier Jr e Leonardo Cunha

Inicialmente cumpre salientar que a revelia é um ato-fato processual, quando o réu não apresenta a sua contestação.

Atenção! A revelia está no mundo do fatos, enquanto a presunção de veracidade é um de seus efeitos.

Efeitos:

A) Material​: Presunção de veracidade das alegações de fatos feita pelo demandante;

B) Formal​: Prazos fluem para o revel que não tenha advogado a partir da publicação da decisão;

C) Possibilidade de julgamento antecipado do mérito da causa​, caso se produza o efeito material da revelia.

Em relação à Fazenda Pública, Leonardo da Cunha Leciona sobre o efeito formal: Aliás, o próprio art. 346 do CPC dispõe que “os prazos contra o revel que não tenha patrono nos autos fluirão da data de publicação do ato decisório no órgão oficial”.

Essa situação, contudo, não é privativa da Fazenda Pública. Aplica-se para a situação de qualquer réu.

Em relação ao efeito material, leciona Leonardo:

O direito da Fazenda Pública é ​indisponível​, devendo o magistrado, mesmo na hipótese de revelia, determinar a instrução do feito para que a parte autora possa se desincumbir do seu onus probandi. Aliás, assim dispõe o art.

(2)

345, II, do CPC: “A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se: II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis”. À evidência, a revelia, sendo ré a Fazenda Pública, ​não produz seu efeito material​, de maneira que não haverá presunção de veracidade quanto aos fatos alegados pelo autor na petição inicial.

Atenção! O STJ entendeu que é aplicável o efeito material da revelia à fazenda pública quando estivermos diante de uma ​relação jurídica de direito privado​, ou seja, quando não for relação administrativa. Ler RESP. 1.084.745/MG.

Atenção 2! ​De acordo com o STJ, não ocorre a presunção absoluta de veracidade dos fatos. Vejamos:

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é assente no sentido de que a caracterização da revelia ​não importa em presunção absoluta de veracidade dos fatos​, ​a qual pode ser afastada pelo julgador à luz das provas existentes ​. AgInt no REsp 1816726 / RS DJe 03/10/2019.

Não se produzirá o efeito material da revelia quando:

a) Havendo pluralidade de réus, ​qualquer deles contestar a ação (o efeito é afastado somente em relação ao fato comum);

b) Se o direito versado for ​indisponível​;

c) Se a inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere da substância do ato;

d) Se não houver o mínimo de verossimilhança nas alegações do autor.

(3)

Importante ressaltarmos que a revelia não implica necessariamente a vitória do autor, pois não se trata de reconhecimento da procedência do pedido, mas somente alguns efeitos processuais, como visto um pouco mais acima. Vejamos como o STJ já decidiu sobre o tema:

O entendimento do STJ já se firmou no sentido de que "a decretação da revelia do réu ​não resulta, necessariamente, em procedência do pedido deduzido pelo autor​, sobretudo quando ausente a prova dos fatos constitutivos alegados na petição inicial." AgInt no AREsp 1536209 / RJ DJe 26/09/2019. Vale ressaltar também que mesmo ocorrendo a revelia o autor não pode alterar o pedido ou causa de pedir, salvo se promover nova citação do réu, conforme previsão do Código de Processo Civil.

O réu poderá intervir em qualquer fase do processo, recebendo-o no estado em que se encontrar. A partir daí será intimado em relação aos atos processuais, bem como poderá produzir provas (Art. 349, CPC e Súmula 231, STF). Vejamos alguns julgados do STF sobre o tema:

O revel, em processo cível, pode produzir provas, desde que compareça em tempo oportuno. Súmula 231

No caso, o juiz a quo deixou de aplicar os efeitos retóricos da revelia à ré, que, apesar de intempestivamente, compareceu a juízo oferecendo resposta (revelia relativa). Desde aí, qualquer que seja o resultado do extraordinário, ​a ré pode atuar normalmente no processo (art. 322 do ​CPC​), até requerendo e produzindo provas (súmula 231) ​. [AC 776 MC, rel. min. Cezar Peluso, dec. monocrática, j. 25-5-2005, ​DJ de 1-6-2005.]

(4)

Atenção! Se houver revelia, não é possível que se estenda a coisa julgada à questão prejudicial incidental. Vejamos:

Art. 503. A decisão que julgar total ou parcialmente o mérito tem força de lei nos limites da questão principal expressamente decidida.

§ 1º O disposto no caput aplica-se à resolução de questão prejudicial, decidida expressa e incidentemente no processo, se:

I - dessa resolução depender o julgamento do mérito;

II - a seu respeito tiver havido contraditório prévio e efetivo, não se aplicando no caso de revelia​;

III - o juízo tiver competência em razão da matéria e da pessoa para resolvê-la como questão principal.

§ 2º A hipótese do § 1º não se aplica se no processo houver restrições probatórias ou limitações à cognição que impeçam o aprofundamento da análise da questão prejudicial.

Informativos importantes:

1) A revelia em ação de divórcio na qual se pretende, também, a exclusão do patronímico adotado por ocasião do casamento não significa concordância tácita com a modificação do nome civil (informativo 631, STJ).

2) O curador especial tem legitimidade para propor reconvenção em favor de réu revel citado por edital (Informativo 613, STJ).

3) Reconhecida a revelia, a presunção de veracidade quanto aos danos narrados na petição inicial não alcança a definição do quantum indenizatório indicado pelo autor (Informativo 574, STJ).

4) Ainda que não ofertada contestação em peça autônoma, a apresentação de reconvenção na qual o réu efetivamente impugne o pedido do autor pode afastar a presunção de veracidade decorrente da revelia (art. 302 do CPC) (Informativo 546, STJ).

(5)

5) Incidem os efeitos materiais da revelia contra o Poder Público na hipótese em que, devidamente citado, deixa de contestar o pedido do autor, sempre que estiver em litígio uma obrigação de direito privado firmada pela Administração Pública, e não um contrato genuinamente administrativo (Informativo 508, STJ).

6) Não é cabível o arbitramento de verba de sucumbência em favor do réu revel, vitorioso em razão da sentença de improcedência, tendo em vista a inexistência de atuação de advogado. REsp 1403155 / SP DJe 23/11/2018 7) A ausência de impugnação do credor aos embargos à execução não é

suficiente para elidir a presunção de certeza consubstanciada no título judicial, não podendo ser aplicados os efeitos da revelia. REsp 1677161 DJe 07/11/2017.

8) Não é possível a concessão de assistência judiciária gratuita ao réu citado por edital que, quedando-se revel, passou a ser defendido por Defensor Público na qualidade de curador especial, pois inexiste nos autos a comprovação da hipossuficiência da parte, visto que, na hipótese de citação ficta, não cabe presumir a miserabilidade da parte e o curador, ainda que membro da Defensoria, não possui condições de conhecer ou demonstrar a situação econômica da parte ora agravante, muito menos requerer, em nome desta, a gratuidade de justiça. Precedentes. AgInt no AREsp 978895 SP 2016/0235671-0 (STJ) Data de publicação: 19/06/2018.

9)

Artigos sobre o tema:

(6)

DA REVELIA

Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Art. 345. A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se:

I - havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação; II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

III - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato;

IV - as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

Art. 346. Os prazos contra o revel que não tenha patrono nos autos fluirão da data de publicação do ato decisório no órgão oficial.

Parágrafo único. O revel poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.

Referências

Documentos relacionados

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Ainda que das carnes mais consumidas nesta altura em Portugal, tanto os caprinos como os galináceos estão re- presentados apenas por um elemento, o que nos pode dar a indicação que

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Além dos cursos técnico e médio e de graduação tecnológica, o Centro Paula Souza atua também no ensino básico ou educação não formal, por meio de cursos de formação inicial

REVELIA E A FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL Em apertada síntese, pode-se dizer que a revelia é o não comparecimento do réu ao processo para apresentação de sua defesa10... ERROR