• Nenhum resultado encontrado

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Tookmed Doctor's - Equipe

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

tookmed.com/7-erros-de-dieta-evitar-quando-voce-tem-diabetes/

Cortar carboidratos é um dos pilares do controle do diabetes, mas não é infalível. Evite esses erros de baixo teor de carboidratos para melhorar a saúde com diabetes tipo 2.

‘Baixo teor de carboidratos’ significa coisas diferentes para pessoas diferentes, e não existe uma abordagem única para esse plano alimentar

Os carboidratos aumentam os níveis de açúcar no sangue: isso você sabe. Portanto, é natural que cortar carboidratos e adotar dietas com poucos carboidratos seja uma estratégia de nutrição comum para reduzir os níveis de glicose no sangue e melhorar o controle do diabetes tipo 2 .

Por exemplo, um estudo descobriu que uma dieta baixa em carboidratos e rica em proteínas é uma estratégia eficaz para minimizar os picos de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

E em um pequeno estudo publicado em junho de 2019, uma dieta baixa em carboidratos mostrou ajudar pessoas com síndrome metabólica – um conjunto de condições que inclui obesidade abdominal e colesterol alto , triglicerídeos, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue em jejum – melhorar seu número, mesmo quando não emagrecer .

(2)

Dito isso, seguir uma dieta baixa em carboidratos , especialmente se você tiver diabetes tipo 2, não é tão simples quanto simplesmente cortar carboidratos .

Aqui estão sete dos erros mais comuns e mais importantes na dieta de baixo teor de

carboidratos a serem evitados para um melhor controle do açúcar no sangue e saúde geral.

1. Não explorar todas as suas opções de dieta de baixo teor de carboidratos

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

O que “baixo teor de carboidratos” realmente constitui varia de pessoa para pessoa e de pesquisador para pesquisador. Não existe uma recomendação universalmente aceita para quantos carboidratos você deve comer em uma dieta baixa em carboidratos.

Dito isto, em largos traços , recebendo menos de 26 por cento de suas calorias diárias de carboidratos pode ser considerado baixo-carb. Para alguém que faz uma dieta de 2.000 calorias, isso significaria comer menos de 130 gramas de carboidratos por dia.

(3)

As dietas “muito baixas em carboidratos” envolvem comer de 20 a 50 gramas de carboidratos por dia. As dietas cetogênicas , que têm alguma sobreposição com as dietas com muito baixo teor de carboidratos, muitas vezes podem exigir a ingestão de ainda menos gramas de

carboidratos por dia.

Qual é o certo para você? “Há muitos fatores que devem ser considerados ao decidir quantos carboidratos um indivíduo deve consumir diariamente.

Alguns desses fatores incluem o quão bem controlados os níveis de açúcar no sangue estão, medicamentos ou insulina atuais , condições de saúde adicionais, preferências alimentares, orçamento e metas de saúde.

(4)

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

Sua equipe de tratamento do diabetes pode ajudá-lo a determinar a abordagem certa de baixo teor de carboidratos para você, mas também pode ajudar a evitar quaisquer efeitos colaterais ruins, potencialmente perigosos ou com risco de vida decorrentes do consumo de baixo teor de carboidratos para ajudar a controlar o diabetes tipo 2.

Você e seu médico podem precisar diminuir ou alterar seus medicamentos para evitar baixo nível de açúcar no sangue ou hipoglicemia ; complicações cardiovasculares; e cetoacidose diabética (CAD) , que é uma emergência sanitária.

Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que tomam insulina, medicamentos que promovem a insulina ou medicamentos para pressão arterial.

Além disso, os inibidores de SGLT2 , medicamentos orais que ajudam os rins a reduzir os níveis de glicose no sangue, levam algumas pessoas a CAD potencialmente fatal, com a ingestão de baixo teor de carboidratos agravando esse risco.

É recomendado que alguém que tome inibidores de SGLT2 não faça uma dieta baixa em carboidratos ou deva primeiro interromper e mudar os medicamentos sob a supervisão de seu médico.

(5)

nutricionista ou educador em diabetes a cada dois ou três meses.

3. Não ficar atento ao monitoramento do açúcar no sangue

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

Seguir uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, mas seguir uma dieta baixa em carboidratos não garante que eles estejam estáveis. Sem um monitoramento cuidadoso, podem ocorrer períodos de hiperglicemia e também de hipoglicemia.

Quando você faz uma dieta baixa em carboidratos, monitorar o açúcar no sangue pode fornecer informações importantes que você pode usar para ajustar as porções das refeições e também as dosagens dos medicamentos.

Para obter as informações mais completas e tomar as decisões mais informadas, experimente o monitor contínuo de glicose (CGM), que mede o açúcar no sangue a cada cinco minutos ou menos.

4. Focar muito no total de carboidratos e não o suficiente na qualidade dos

carboidratos

(6)

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

Para a melhor saúde, seguir uma dieta baixa em carboidratos não deve ser apenas sobre o que você corta, mas também sobre o que você adiciona ao seu plano de nutrição, uma dieta saudável atende a todas as necessidades nutricionais do corpo e não excede as necessidades calóricas do corpo.

Mas quando as pessoas se fixam estreitamente na redução de carboidratos, podem facilmente acabar substituindo esses carboidratos por gorduras de alto teor calórico, bem como

alimentos sem açúcar e adoçantes artificiais em carga química.

Ao seguir uma dieta baixa em carboidratos, quanto mais você se concentrar em alimentos integrais não processados, melhor.

Esses alimentos certamente podem incluir alimentos ricos em gordura , como azeite , abacate , nozes e salmão, mas a quantidade exata de gordura que você deve comer depende se você está seguindo uma dieta cetogênica ou tentando construir massa muscular magra por meio de um aumento na dieta proteína.

(7)

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

Quanto mais baixo for sua meta de ingestão de carboidratos, mais difícil se torna manter a dieta 24 horas, 7 dias por semana. Em alguns casos, você pode ficar tentado a “economizar” seus carboidratos para refeições ou lanches ricos em carboidratos, mas resista ao impulso. Distribuir uniformemente a ingestão de carboidratos ao longo do dia é fundamental para evitar grandes quedas e picos de açúcar no sangue , bem como manter os níveis de energia elevados e o cérebro trabalhando em alta velocidade.

Recomenda-se que a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 consuma de 30 a 45 gramas de carboidratos por refeição; para descobrir o equilíbrio certo para você, divida sua meta de carboidratos diários pelo número de refeições que planeja comer ao longo do dia. Os lanches também contam para esse total, mas geralmente devem ter menos carboidratos em

comparação com as refeições.

(8)

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

A fibra é crítica para a saúde geral, reduzindo a pressão arterial , melhorando a saúde da insulina e incentivando a perda de peso ao estabilizar os níveis de açúcar no sangue e aumentar os níveis de saciedade.

O problema é que a maioria, não está recebendo fibras suficientes – mesmo quando faz dietas ricas em carboidratos , em média, os adultos comem de 10 a 15 gramas de fibra total por dia, enquanto a quantidade diária recomendada para adultos de até 50 anos é de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. Mulheres e homens com mais de 50 anos devem consumir 21 e 30 gramas diárias, respectivamente.

Ao seguir uma dieta pobre em carboidratos, certifique-se de incluir muitos alimentos ricos em fibras em suas refeições. As opções de baixo a moderado carboidrato incluem verduras folhosas, frutas vermelhas, legumes, sementes de chia, tortilhas e pães com baixo teor de carboidratos e fibras.

Se você ainda tiver problemas para atender às suas necessidades de proteína ou começar a ter prisão de ventre – um sinal de que seu sistema digestivo precisa de mais fibras – você pode tentar adicionar suplementos de fibra.

(9)

7. Beber muito pouca água, correndo o risco de desidratação

7 Erros de dieta evitar quando você tem diabetes

Se nada for feito, o consumo de baixo teor de carboidratos pode aumentar o risco de desidratação , bem como de desequilíbrios eletrolíticos. Isso acontece porque, quando o corpo armazena carboidratos, ele armazena água com eles.

Além disso, em resposta aos níveis reduzidos de açúcar no sangue, o corpo não produz tanta insulina. Por sua vez, os rins expelem água e sódio do corpo, diz ela.

Além disso, se o seu plano de baixo teor de carboidratos envolver a remoção de muitos alimentos ricos em sódio, como batatas fritas, de sua dieta (o que é uma coisa boa), ele também pode reduzir os níveis de sódio.

Tanto a desidratação quanto os níveis muito baixos de sódio podem causar tontura e tontura, além de impedir o funcionamento ideal das células de todo o corpo, diz ela.

No entanto, mantenha as linhas de comunicação abertas com sua equipe de saúde antes de se encher de alimentos salgados. Em pessoas com hipertensão não controlada ou insuficiência cardíaca congestiva , por exemplo, aumentar a ingestão de sódio pode não ser uma opção saudável, diz ela.

(10)

Quanto à ingestão de água, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina recomendam 13 xícaras de líquido por dia para homens e cerca de 9 xícaras por dia para mulheres, mas pergunte a sua equipe de saúde sobre a quantidade ideal de líquido para sua saúde individual.

Fontes

Entre em contato

Referências

Documentos relacionados

A estratégia e mecanismos biológicos discutidos nesse trabalho, através de revisão da literatura desde 2006 até 2016 sobre o tema dieta baixa em carboidrato

Humanidade não é só uma luia de classes; o determinismo histórico não existe, como não existe o geoOs fatores econômicos não são exclusivos gráfico.. ou

Por meio da mo vação dentro do grupo do Facebook e da lista do Whatsapp, será possível para você manter-se focado na sua dieta e aprender bastante, com auxílio e auxiliando

Tocilizumabe está indicado também para tratamento da artrite idiopática juvenil sistêmica (AIJS) em pacientes com dois anos de idade ou mais que responderam inadequadamente à

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Tendo como proposta interligar a memória com aspectos da vida cotidiana e valo- rizar a consciência sobre construção de identidades culturais nos visitantes, acredi- tamos que