• Nenhum resultado encontrado

Exercícios Genética e sistema imunitário. Professora: Ana Paula Souto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios Genética e sistema imunitário. Professora: Ana Paula Souto"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Exercícios – Genética e sistema imunitário Professora: Ana Paula Souto

Nome: _______________________________________ no: ____ Turma: ___

1) Cite as diferenças entre mitose e meiose. Relacione o número de cromossomos da célula-mãe com o das células-filhas. Na mitose o número de cromossomos se conserva, uma célula-mãe origina duas células-filhas e essa divisão celular ocorre em células somáticas. Já na meiose, a célula-mãe origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos e essa divisão ocorre na formação de gametas.

2) Adaptada (UFSE) O núcleo das células eucarióticas abriga os cromossomos. Dos processos de divisão celular e de separação correta dos cromossomos é que depende a estabilidade do material genético dos organismos eucarióticos. Sobre esses processos, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. JUSTIFIQUE, as afirmativas falsas:

(F) As células somáticas de um animal que se reproduz sexuadamente têm metade do número de cromossomos presente nos gametas. (Tem o dobro)

(F) O desenvolvimento de um organismo, da célula-ovo até um adulto, constituído por diversos órgãos e tecidos, depende primordialmente da meiose. (mitose)

(V) Na meiose ocorre separação dos cromossomos homólogos.

(F) O Câncer resulta da multiplicação desordenada das células nos tecidos. Logo, ele resulta da perda de controle das divisões meióticas. (mitóticas)

(V) Tanto na meiose quanto na mitose ocorre a duplicação do DNA durante a fase S do ciclo celular.

(F) Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos. (Seres vivos como as bactérias se multiplicam apenas por mitose)

(V) Quando uma célula se divide por mitose ela dá origem a duas células, cada uma com o mesmo número de cromossomos da célula inicial.

(V) A produção dos gametas em seres vivos se dá pelo processo de meiose.

(F) Na meiose não há duplicação do DNA, a célula apenas se divide ao meio, ficando metade dos cromossomos em cada uma. (Na meiose a célula há a duplicação do DNA e, por passar por duas divisões, a célula-mãe origina quatro células-filhas para que haja metade dos

cromossomos em cada uma.)

(V) Na mitose ocorre a duplicação do DNA antes da célula se dividir. 3) Analise o quadro abaixo e responda às seguintes questões.

Nome popular Nome científico Quantidade de cromossomos

Tatu Dasypus

novemcinctus 64 Cavalo Equus caballus 64 Mosca da fruta Drosophila

melanogaster 8

Homem Homo sapiens 46

Ervilha Pisum sativum 14

Milho Zea mays 20

Carpa Cyprinus carpio 104

a) Explique porque o tatu (Dasypus novemcinctus) e o cavalo (Equus caballus), apesar de terem a mesma quantidade de material genético, apresentam tantas diferenças entre si. (Apesar de ter a mesma quantidade de material genético, as diferenças entre esses animais resultam das diferenças na sequência do DNA e nos tipos de proteínas produzidas)

(2)

B

A

b) Represente os cromossomos da mosca da fruta (Drosophila menalogater) ou da ervilha (Pisum sativum) no momento que se alinham no equador da célula para iniciar a divisão mitótica.

c) INDIQUE o número de cromossomos dos gametas de cada espécie. (Tatu e cavalo: 32; mosca da fruta: 4; homem: 23; ervilha: 7; milho: 10; carpa: 52)

4) Analise a figura a seguir, que mostra o cariótipo de um indivíduo de uma determinada espécie. Em seguida responda às questões abaixo.

a) Esse cariótipo poderia ser de um indivíduo da espécie humana? JUSTIFIQUE sua resposta. (Sim, pois apresenta 23 pares de cromossomos)

b) EXPLIQUE por que os cromossomos sempre aparecem aos pares. (O indivíduo é formado da união dos gametas, sendo que um cromossomo de cada par virá espermatozóide (do pai do indivíduo) e o outro cromossomo de cada par virá do óvulo (da mãe do indivíduo).)

5) ) As figuras a seguir foram retiradas de dois livros de Biologia.

As afirmações a seguir dizem respeito a elas. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa CORRETA:

a) As duas figuras, A e B, mostram representações de uma molécula de DNA e são modelos criados pelos cientistas a partir de observações e especulações.

b) A figura A não é um modelo, pois mostra realmente uma molécula de DNA, obtida ao se fotografar o núcleo da célula com um microscópio muito potente.

c) A figura B é um modelo de uma molécula de DNA, pois não mostra os átomos individuais.

d) A figura A só pode ser obtida quando a célula está se duplicando, pois, nessa situação, o DNA apresenta seus átomos isolados.

(3)

6) A figura representa um cromossomo. Sobre a importância desta estrutura, é INCORRETO afirmar que

a) trata-se de uma fita dupla de DNA, enrolada sobre si mesma várias vezes.

b) É formado por genes, cuja expressão varia de célula para célula em um mesmo organismo.

c) por ser uma fita dupla de DNA, esta estrutura encontra-se sempre condensada, como podemos ver na figura.

d) as células do ser humano apresenta 23 tipos diferentes de cromossomos e 2 exemplares de cada um desses tipos.

7) Observe a figura abaixo e responda às questões.

Uma célula, ao entrar em processo de divisão, dobra seus cromossomos e depois divide-os novamente. Essa separação dos cromossomos se dá de duas maneiras diferentes. No caso da célula A apresentada na figura, o número I, indica uma das maneiras e o número II a outra. Utilizando a figura e os conhecimentos científicos atuais, responda às questões.

a) Cite o nome dos processos representados pelos números I e II. Processo I – meiose

Processo II - mitose

b) Explique a afirmativa “Por mais que uma criança se pareça com os pais, ela não é idêntica a eles” (A criança é resultado da fecundação dos gametas. Dessa forma, dos cromossomos de cada par, um cromossomo veio da mãe e outro cromossomo veio do pai)

A

(4)

Utilize a figura abaixo e seus conhecimentos para responder às questões 8, 9 e 10

A figura acima apresenta um esquema explicativo para a formação de gêmeos idênticos (monozigóticos) e de gêmeos fraternos (dizigóticos).

8) Quanto (em porcentagem) do material genético é compartilhado por gêmeos monozigóticos? (100%)

9) Tendo em vistas as células marcadas com as letras A, B e C, marque a afirmativa CORRETA.

a) A célula A e C apresentam o dobro de material genético da célula B.

b) Todas as células do corpo no qual se encontra a célula B, exceto os gametas, apresentam material genético idêntico.

c) Tanto a célula A quanto a célula C apresentam, no total, 22 cromossomos e um cromossomo sexual X.

d) As características do ser humano formado pela união de A e C não dependem dos genes presentes em seus cromossomos.

10) Felismina e Astrogildo são casados a 20 anos e tiveram, neste tempo, 4 filhos. Seria um caso normal, exceto pelo seguinte detalhe: na primeira vez que deu a luz, Felismina teve seu primeiro casal de gêmeos, Bernardo e Ana Clara e na segunda vez, teve outro casal de gêmeos, mas desta vez Gabriela e Thaís. Sobre este raro caso, é CORRETO afirmar que

a) tanto Bernardo e Ana Clara quanto Gabriela e Thaís são, necessariamente, gêmeos dizigóticos.

b) tanto Bernardo e Ana Clara quanto Gabriela e Thaís são, necessariamente, gêmeos monozigóticos.

c) Bernardo e Ana Clara são, necessariamente, gêmeos dizigóticos e Gabriela e Thaís podem ou não ser, também, gêmeas dizigóticas.

d) Bernardo e Ana Clara são, necessariamente, gêmeos monozigóticos e Gabriela e Thaís podem ou não ser, também, gêmeas monozigóticas.

A

C

Um óvulo fecundado Dois óvulos fecundados

Formação de gêmeos monozigóticos Formação de gêmeos dizigóticos

B

Óvulo começa a se dividir normalmente Óvulos começam a se dividir normalmente

Massa de células se divide em duas, originando dois seres.

Massas de células continuam se dividindo normalmente, originando dois seres.

(5)

11) Alguns animais apresentam um imenso potencial de regeneração. Estrelas-do-mar, por exemplo, são capazes de se regenerar completamente mesmo que após um ataque de um predador sobre apenas um dos braços da estrela-do-mar inicial, como representado na figura.

a) CITE o nome da divisão celular. (mitose) b) Qual dos gráficos representa o processo

em questão? JUSTIFIQUE.

(Gráfico 2, pois na mitose, o número de cromossomos das células-filhas será sempre igual ao

número de cromossomos da célula-mãe)

12) A figura apresenta cromossomos de uma célula humana no estágio inicial da mitose. Esse estágio pode ser comprovado pelo fato que os mesmos se encontram em um estado condensado. Considerando a figura e os conhecimentos científicos atualmente aceitos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) o filho desta mulher, apresentará as características recessivas da mãe, independente dos genes herdados do pai da criança.

b) nesse estágio, os cromossomos estão duplicados e os genes alelos se encontram quadruplicados.

c) os cromossomos deste cariótipo não são exclusivamente responsáveis pelas características fenotípicas desta mulher.

d) o filho desta mulher, apresentará as características dominantes da mãe, independente dos genes herdados do pai da criança.

13) No heredograma adiante os indivíduos II.1 e II.3 são afetados por uma característica de herança recessiva expressa pelo gene A. Utilizando a figura e os conhecimentos científicos atuais, é INCORRETO afirmar que:

(6)

a) o indivíduo I.2 apresenta genótipo Aa. b) o indivíduo III.1 apresenta genótipo Aa. c) o indivíduo II.4 apresenta genótipo AA. d) o individuo II.3 apresenta genótipo aa.

14) Gregor Mendel é considerado o pai da genética pelos seus experimentos com ervilhas, nos quais procurou entender como as características eram transmitidas de uma geração para a seguinte. Uma das características por ele testadas foi a cor da semente. Descobriu que a cor amarela é dominante sobre a cor verde, sendo essas as duas possíveis cores. Sobre os trabalhos de Mendel e sua importância para a genética, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. JUSTIFIQUE, as afirmativas falsas:

(V) Aproximadamente 50% dos descendentes do cruzamento de dois indivíduos heterozigotos serão também heterozigotos.

(V) Dois genótipos possíveis ocasionam indivíduos com sementes amarelas e apenas um genótipo produzirá indivíduos com sementes verdes.

(F) Aproximadamente 1/4 dos descendentes do cruzamento de dois indivíduos heterozigotos com sementes verdes apresentarão sementes amarelas. (indivíduos com sementes verdes não poderão ser heterozigotos, pois essa característica é recessiva)

(V) O cruzamento de um indivíduo homozigoto com sementes verdes com um indivíduo homozigoto com sementes amarelas resultará apenas em indivíduos com sementes amarelas. (F) As características recessivas são características pouco freqüentes na população e as características dominantes são as mais frequentes. (Características dominantes são as que aparecem na geração F1 e as características recessivas são as que não aparecem na geração F1, ou seja, não está relacionado à frequência da característica na população)

15) É sabido que cães utilizam a cauda para expressar sua postura. Um cão abanando a cauda é um cão dispoto a brincar e divertir o dono ou os companheiros, a cauda entre as pernas é sinal de medo ou submissão. Já a cauda reta e rígida, é um sinal de ameaça, de agressividade. Porém, é uma prática amputar a cauda dos cães de algumas raças como poodles, rottweillers e pitbulls, a fim de aumentar sua agressividade ou por motivos estéticos. De qualquer maneira, ao visualizar dois poodles adultos, sendo um sem cauda e o outro com cauda, podemos afirmar que, provavelmente, eles têm:

a) o mesmo fenótipo e genótipos diferentes. b) o mesmo genótipo e fenótipos diferentes. c) genótipos e fenótipos iguais.

d) genótipos e fenótipos diferentes.

16) Pesquisadores identificaram um gene recessivo (alelo o) que pode causar a obesidade em camundongos. O alelo normal (O), dominante, expressa a leptina, hormônio que controla o apetite. Assim, níveis altos de leptina levam à saciedade e à conseqüente perda de apetite, enquanto níveis mais baixos desse hormônio levam ao aumento do apetite. Para um experimento, cientistas purificaram uma linhagem de camundongos mutante para a leptina, ou

Legenda:

Normal

Afetado

(7)

seja, camundongos incapazes geneticamente de produzir a leptina. O esquema representa o experimento.

Legenda:

 camundongo normal (produz leptina)  camundongo obeso (não produz leptina) De acordo com o esquema, é CORRETO afirmar que:

a) O fenótipo normal pode ser observado apenas em camundongos que apresentem os alelos OO, enquanto o fenótipo obeso só pode ser observado em camundongos oo. b) Um cruzamento entre os camundongos do grupo I após o tratamento, gerará

descendentes capazes de produzir a leptina, portanto capazes de controlar o próprio apetite.

c) Essa incapacidade de produção de leptina pode ter sido causada por uma mutação nos genes ou pelo isolamento de cromossomos que apresentam apenas alelos recessivos. d) Independente do meio ambiente, ou seja, independente da dieta, o fenótipo expressado

por esses camundongos será sempre obeso. 17) Observe o heredograma. Nele está representado o estudo do albinismo, relacionada ao gene S. Utilize seus conhecimentos para responder às seguintes questões.

a) CITE o genótipo dos seguintes indivíduos: - I.1: ss

- II.2: Ss - II.4: Ss

b) Calcule a probabilidade de um futuro terceiro filho do casal II.1 e II.2 ser albino. Considere o genótipo de II.1 (Ss).

(8)

¼ SS; 2/4 Ss; ¼ ss Resposta: Considerando que o genótipo dos indivíduos que apresentam sardas ao tomarem sol seja ss. A probabilidade de um futuro terceiro filho de II.1 e II.2 ser albino é de 25%.

c) Justifique o genótipo do indivíduo II.2, considerando as contribuições do pai e da mãe para o genótipo desse indivíduo.

O indivíduo II.2 é heterozigoto, pois recebeu o gene recessivo da mãe, que é homozigoto recessivo, por ser albina. Já o pai, que é normal, passou o gene dominante do pai para o filho que também é normal.

18) (ENEM) Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes

sintomas: cansaço, dificuldades de respirar e sangramento. O médico solicitou um hemograma

ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados do hemograma, constata-se

a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis

pela coagulação sanguínea.

b) O cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

c) A dificuldade respiratória ocorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.

d) O sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.

e) A dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Referências

Documentos relacionados

Ou ainda, consiste em fracionar as unidades de uma empresa em atividades, e calcular os custos de cada atividade através dos recursos consumidos, além de compreender o

Ainda conforme a nota, outros dois pontos positivos foram deixados como lastro para a sociedade civil e o setor das comunicações: a IP "inaugurou um novo momento do movimento

Além de trabalhos, jogos coletivos, envolvendo a turma toda em equipes, sejam eles pedagógicos, sejam eles de pátio, também são importantes para se trabalhar o grupo.. As

Tempo médio de germinação (TMG), velocidade média de germinação (VMG), índice de velocidade de germinação (IVG) e peso da massa seca da parte aérea (PMSPA)

Considerando o alto consumo da farinha e a sua comercialização em mercados e feiras tradicionais, o presente trabalho buscou analisar amostras de farinhas de mandioca,

Este trabalho foi realizado numa comunidade de atingidos pela barragem de Irapé, conhecida atualmente como Agrovila de Porto Corís, localizada no município de Leme do Prado, na

Portanto, hoje, aquele que se filia ao Regime Geral de Previdência Social e promove a 1ª contribuição, está garantindo aos seus dependentes o direito ao

O estágio no Ensino Médio também nos permitiu participar de diversas atividades que fazem parte do cotidiano do professor para além da sala de aula, como Conselho de Classe,